Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP)
Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) Campus São Carlos
Plataforma Lattes / outubro de 2020
Adriana Fernandes Coimbra Marigo
Professora Adjunta do quadro docente efetivo da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), junto ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP). Atua na Licenciatura em Pedagogia. Possui Graduação e Licenciatura em Psicologia pela Universidade de Uberaba (1981) e Licenciatura em Pedagogia pela UFSCar (2005). Desde 2006, integra o Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE) da UFSCar, exercendo atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas, principalmente, aos temas: Aprendizagem Dialógica, Educação Escolar, Comunidades de Aprendizagem, Formação de Professores e Educação de Pessoas Jovens e Adultas. No âmbito desse núcleo, atua nos projetos de Tertúlias Dialógicas e na formação em Comunidades de Aprendizagem. Cursou mestrado em Educação (2009) e doutorado em Educação (2015) na UFSCar. Desenvolveu pós-doutorado na linha de pesquisa Educação Escolar junto ao NIASE, com bolsa do CNPq. Atuou como professora substituta na Licenciatura em Matemática (2019) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), no câmpus de Araraquara, SP; na Pedagogia (2016) e na Licenciatura em Química (2017) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (Unesp); como docente substituta/temporária na Pedagogia da UFSCar (2014); e como docente voluntária na Pedagogia a distância da SEaD/UAB/UFSCar (2011-2017) Nos projetos de extensão do NIASE, também participou da coordenação interna do Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos, no município de São Carlos, e atuou na equipe do projeto de Formação Inicial e Continuada no Programa Brasil Alfabetizado no município de Garça/SP, de 2010 a 2012. Teve experiência profissional em serviços bancários na Caixa Econômica Federal (1982-2011), onde também atuou como instrutora/tutora da Universidade Corporativa Caixa, em cursos presenciais e a distância, entre 2006 e 2011. (Texto informado pelo autor)
MELLO, R. R. ; BRAGA, F. M. ; COIMBRA MARIGO, A.. Comunidades de aprendizagem e suas bases de transformação no Brasil. Em: MARTIN, R. B.; RINAUDO, M. C.; PAOLONI, P. V.. (Org.). Estudios y experiencias sobre contextos y comunidades de aprendizaje. 1ed.Villa Maria. : Eduvim. 2019.v. 1, p. 52-59. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Textos em jornais de notícias/revistas (0)
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (0)
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (0)
Resumos publicados em anais de congressos (0)
Artigos aceitos para publicação (0)
Apresentações de trabalho (2)
MARIGO, Adriana F. C. A inteligência adulta na perspectiva da aprendizagem dialógica. 2019. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
MARIGO, Adriana F. C. Inteligência Adulta e Memória: contribuições da aprendizagem dialógica. 2019. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
Demais tipos de produção bibliográfica (0)
Produção técnica
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (4)
MELLO, Roseli R. de ; MARIGO, Adriana F. C. ; LOGAREZZI, Amadeu J. M.. Projeto de Extensão Tertúlias Dialógicas: literária, musical e de artes plásticas. 2019. [ busca Google | busca Bing ]
MARIGO, Adriana F. C. El Liderazgo de los Equipos Directivos en tanto dinamizadores de la cultura de las escuelas, los ambientes de aprendizaje, el clima escolar y los vínculos con la comunidad. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa. 2019. [ busca Google | busca Bing ]
MARIGO, Adriana F. C. Comunidades de Aprendizagem na Argentina. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa. 2019. [ busca Google | busca Bing ]
MARIGO, Adriana F. C. Comunidades de Aprendizaje: transformar la escuela a partir del diálogo. 2019. (Programa de rádio ou. 2019. [ busca Google | busca Bing ]
Demais tipos de produção técnica (3)
MARIGO, Adriana F. C. Diplomado Internacional en Cmunidades de Aprendizaje. 2019. Curso de curta duração ministrado/Extensão [ busca Google | busca Bing ]
MARIGO, Adriana F. C. Tertúlia Dialógica de Artes Plásticas. 2019. Curso de curta duração ministrado/Extensão [ busca Google | busca Bing ]
MARIGO, Adriana F. C. Projeto Comunidades de Aprendizagem na Argentina. 2019. Formação de professores e outros profissionais que atuam em comunidades de aprendizagem na Argentina [ busca Google | busca Bing ]
Produção artística
Total de produção artística (0)
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (2)
Marcela Silva Grippa. Interações Sociais e Educativas para Máxima Aprendizagem de Pessoas Jovens e Adultas: uma revisão de periódicos nacionais e internacionais qualificados da pesquisa educacional (2015-2019). Iniciação científica (Graduando em pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2020. Orientador: Adriana Fernandes Coimbra Marigo.
Cássia Ramos dos Santos. Uso de Tecnologias Digitais para Máxima Aprendizagem da Língua Materna no Início da Escolarização: uma revisão de periódicos nacionais e internacionais quallificados da pesquisa educacional (2015-2019). Iniciação científica (Graduando em pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2020. Orientador: Adriana Fernandes Coimbra Marigo.
Orientações de outra natureza (7)
Luana Aparecida Rossi. Práticas de Estudo na Comunidade Acadêmico-Digital. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de São Carlos. MEC, . Início: 2020. Orientador: Adriana Fernandes Coimbra Marigo.
Giovanna Maria Recco Piccirilli. Práticas de Estudo na Comunidade Acadêmico-Digital. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020. Orientador: Adriana Fernandes Coimbra Marigo.
Amanda de Carvalho. Práticas de Estudo na Comunidade Acadêmico-Digital. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020. Orientador: Adriana Fernandes Coimbra Marigo.
Vasty Veruska Rodrigues Ferraz. Práticas de Estudo na Comunidade Acadêmico-Digital. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020. Orientador: Adriana Fernandes Coimbra Marigo.
Fernanda de Oliveira Issas. Práticas de Estudo na Comunidade Acadêmico-Digital. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020. Orientador: Adriana Fernandes Coimbra Marigo.
Victoria Ferreira Guadanini. Práticas de Estudo na Comunidade Acadêmico-Digital. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020. Orientador: Adriana Fernandes Coimbra Marigo.
Isabella Porto de Oliveira. Práticas de Estudo na Comunidade Acadêmico-Digital. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2020. Orientador: Adriana Fernandes Coimbra Marigo.
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (1)
2020-Atual. Aprendizagem e desenvolvimento do pensamento academico-cientifico no contexto sociocultural da COVID-19 Descrição: Esta pesquisa parte de resultados de investigações nacionais e internacionais que consideram que as interações e o diálogo são chave da aprendizagem. Diante das restrições relacionadas com a pandemia da COVID-19, o objetivo deste estudo de método misto é explorar impactos da Educação a Distância para desenvolvimento do pensamento acadêmico-científico na formação pedagógica inicial e na formação continuada, identificando dificuldades e possibilidades oferecidas pelas tecnologias digitais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Adriana Fernandes Coimbra Marigo - Coordenador / Rebeca Chiacchio Azevedo Fernandes Galletti - Integrante / Cristiane fontes Oliveira - Integrante / Núbia Aparecida Pinto Coelho - Integrante / Cássia Ramos dos Santos - Integrante / Marcela Silva Grippa - Integrante. Número de orientações: 2 Membro: Adriana Fernandes Coimbra Marigo.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (0)
Participação em eventos
Total de participação em eventos (2)
I Jornada da "EJA" na Rede Municipal de São Carlos.Inteligência Adulta e Memória: Contribuições da Aprendizagem Dialógica. 2019. (Encontro).
XI Seminários de Teses e Dissertações.Teses e dissertações da linha de pequisa Educação Escolar: teorias e práticas. 2019. (Seminário).
MELLO, R. R. ; BRAGA, Fabiana Marini ; MARIGO, A. F. C.. Comunidades de Aprendizagem e suas bases de transformação no Brasil. Em: En R,Martín, M. C. Rinaudo y P. V. Paoloni. (Org.). Comunidades. Estudios y experiencias sobre contextos y comunidades de aprendizaje. 1aed.Córdoba. : Villa María:EDUVIM. 2019.v. v.1, p. 52-59. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]