Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Fabiana Marini Braga

É professora associada do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atua na Licenciatura em Pedagogia do curso presencial e a distância e no Programa de Pós-graduação em Educação da UFSCar. Participa como líder do Núcleo de Ação Social e Educativa/Niase, no eixo de Comunidades de Aprendizagem. Possui graduação em Administração de Empresas pela Associação de Escolas Reunidas Ltda (1999), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2007). A ênfase de seu trabalho acadêmico está na linha de Ensino e Aprendizagem, dedicando-se às seguintes temáticas: comunidade de aprendizagem, relação família-escola, criança; escola, aprendizagem dialógica, educação a distância e práticas de ensino e aprendizagem. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1103496815216263 (02/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2009-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Educação. Rodovia Washington Luís SP-310 Km235 rodovia 13560-000 - Sao Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518373 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2020-Atual. Formacao dialogica inicial e continuada de profissionais em tempos distanciamento social (COVID-19
      Descrição: Entendendo ser o momento de isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19 um momento oportuno para levantar, junto a participantes de cursos remotos baseados na aprendizagem dialógica, elementos sobre o papel que eles desempenharam na sua formação profissional, no enfrentamento do momento de isolamento social, bem como no suporte a relações fora do grupo dos cursos, a pesquisa tem como pergunta: quais os fatores limitantes e os fatores transformadores de cursos remotos em abordagem da aprendizagem dialógica, em momento de pandemia e de isolamento social? Quatro cursos ofertados pelo grupo de pesquisa da proponente serão pesquisados: duas ACIEPES, um curso de curta duração e um curso de Aperfeiçoamento. Comporão a amostra os participantes e membros da equipe que assim o desejarem e assinarem o termo de consentimento livre e esclarecido. Serão coletados dados quantitativos via um questionário online, bem como dados qualitativos via questões abertas do questionário, entrevistas e grupos focais comunicativos. Os dados serão analisados segundo dimensões e âmbitos da Metodologia Comunicativa: dimensões transformadoras e excludentes, produzidas nos âmbitos do mundo da vida e do sistema. Como resultados, prevê-se a indicação de ações que possibilitem tornar cursos remotos em momentos de crise mais dialógicos e mais plenos de sentido.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (5) . Integrantes: Fabiana Marini Braga - Integrante / Roseli Rodrigues de Mello - Coordenador / Adriana Fernandes Coimbra Marigo - Integrante / Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silva - Integrante / Raquel Moreira - Integrante / AnselmoJoão Calzolari Neto - Integrante / Alexandre Monte - Integrante / Isabela Bozzini - Integrante / Osmair B. Silva - Integrante / Rosimara. S. Correia - Integrante.
      Membro: Fabiana Marini Braga.
    2. 2017-2019. Desenvolvimento profissional docente de professores experientes e iniciantes: Programa Hibrido de Mentoria
      Descrição: Trata-se de continuidade da pesquisa ?Desenvolvimento profissional docente de professores experientes e iniciantes: Programa Híbrido de Mentoria? tendo em vista sua ampliação e aprofundamento e novas questões relacionadas às professoras iniciantes e mentoras, às bases de conhecimentos que oferecem fundamento para suas ações, suas práticas pedagógicas e outros aspectos quanto às características do PHM. Especificamente no caso das professoras iniciantes participantes pretende-se analisar a formação Inicial; as suas práticas pedagógicas; participação no PHM; e as práticas de mentoria: limites e potencialidades da atuação das mentoras. No caso das professoras experientes objetiva-se analisar suas práticas de mentoria; a interações com o grupo de pesquisas. Relativamente ao PHM II estão sendo ampliadas as análises sobre suas características. Considera-se um referencial denominado construtivo-colaborativo (COLE KNOWLES, 2003; MIZUKAMI et al., 2010) de formação e investigação de professores em que a ser considerados: natureza dos processos de aprendizagem da docência e da aprendizagem de adultos; as influências das crenças e experiências; o caráter dinâmico e situado do ensino; o valor formativo de processos reflexivos sobre as práticas docentes; a importância de condições organizacionais adequadas para fomentar o crescimento profissional de professores e a relevância da colaboração entre as participantes, concebida como diálogo, implicando professores e pesquisadores engajados em conversações, trocas e desenvolvimento profissional recíproco levando em conta múltiplos pontos de vista. As ferramentas de coleta de dados serão as narrativas escritas e diários de mentoras e iniciantes dispostas em diferentes locais (Moodle, WhatsApp, por exemplo), entrevistas, questionários, vídeos e áudios. Tal como no PHM, as análises serão realizadas processualmente de modo a possibilitar de um lado a compreensão das ações de intervenção e de outro desdobramentos evidenciados nas mentoras e PIs e em suas interações. Análises mais detalhadas serão realizadas a partir da sistematização das informações coletadas, categorizadas e, sempre que necessário, codificadas para que, neste último caso, possa ser utilizado o software de análise de dados qualitativos Atlas.Ti.. Situação Concluído. Natureza: Pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fabiana Marini Braga - Integrante / Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali - Coordenador / Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira - Integrante / Ana Paula Gestoso - Integrante / CARMEN LUCIA BRANCAGLION PASSOS - Integrante.
      Membro: Fabiana Marini Braga.
      Descrição: Melhoria do Ensino Público, coordenado por Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali, FAPESP), que se caracteriza como um projeto de pesquisa-intervenção que tem como objetivo investigar as contribuições e limites de um Programa Híbrido de Mentoria para o desenvolvimento profissional de professoras iniciantes e professoras experientes, as mentoras, de diferentes níveis de ensino. Financiamento FAPESP.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carmen Lucia Brancaglion Passos - Integrante / Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali - Coordenador / Ana Paula Gestoso de Souza - Integrante / Rosa Maria Moraes Anunciato - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Carmen Lucia Brancaglion Passos.
      Descrição: O primeiros anos da carreira docente são um período complexo, pois estes professores têm habitualmente as turmas mais complicadas, nas escolas mais difíceis e raramente recebem apoio institucional. Em face da ausência de iniciativas e programas voltados para o acompanhamento e apoio de professores iniciantes em seus primeiros anos de atividade profissional, propõe-se uma pesquisa-intervenção que objetiva investigar as contribuições e limites de um Programa Híbrido de Mentoria para o desenvolvimento profissional de professoras iniciantes e professoras experientes, as mentoras, de diferentes níveis de ensino, a partir de diferentes ênfases, a saber, professores iniciantes, professores experientes e do próprio programa. Procura-se com a sua realização compreender as diferentes implicações do caráter híbrido - compreendido como a articulação de atividades virtuais e presenciais (Vaughan, 2010), de relações mais estreitas entre a formação e a atuação docentes e superação da desconexão usual entre universidade-escola (Zeichner, 2010) - para processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência de professores iniciantes em interação com professores experientes, os mentores. Neste projeto de pesquisa Coordenado pela Professora Aline Reali, venho acompanhando mais especificamente as mentoras da educação infantil e professores iniciantes da educação infantil, procurando entender, além das relações de mentoria, as especificidades da formação docente da educação infantil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Andrea Braga Moruzzi - Integrante / Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali - Coordenador / Maria da Graça Nicoletti Mizukami - Integrante / Carmen Lúcia Brancaglion Passos - Integrante / Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira - Integrante / Ana Paula Gestoso - Integrante.
      Membro: Andrea Braga Moruzzi.
      Descrição: Os primeiros anos da carreira docente são um período particularmente complexo, estes professores têm habitualmente as turmas mais complicadas, nas escolas mais difíceis e raramente recebem apoio institucional. Em face da ausência de iniciativas e programas voltados para o acompanhamento e apoio de professores iniciantes em seus primeiros anos de atividade profissional, propõe-se uma pesquisa-intervenção que objetiva investigar as contribuições e limites de um Programa Híbrido de Mentoria para o desenvolvimento profissional de professoras iniciantes e professoras experientes, as mentoras, de diferentes níveis de ensino, a partir de diferentes ênfases, a saber, professores iniciantes, professores experientes e do próprio programa. Procura-se com a sua realização compreender as diferentes implicações do caráter híbrido - compreendido como a articulação de atividades virtuais e presenciais (Vaughan, 2010), de relações mais estreitas entre a formação e a atuação docentes e superação da desconexão usual entre universidade-escola (Zeichner, 2010) - para processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência de professores iniciantes em interação com professores experientes, os mentores. O referencial teórico engloba: professores iniciantes; professores experientes; mentores, programas de mentoria; aprendizagem da docência e desenvolvimento profissional; base de conhecimento; parceria universidade-escola; espaços híbridos de formação; narrativas escritas: Veenman, 1984; Abarca, 1999; Mizukami et al, 2002; Garcia, 2002, 1999; Shulman, 1987 e 2005; Zeichner, 2010; Vaughan, 2010;Slater, 2010 etc.. Adota-se uma abordagem construtivo-colaborativa (Cole e Knowles, 1993) de pesquisa e intervenção. Os instrumentos de coleta de dados serão derivados de diferentes ferramentas de coleta de dados obtidos em ambientes presencias e virtuais tais como: redação de ensaios e biografias, elaboração de diários e participação em fóruns e discussões, seminários, grupos de estudos etc..A análise dos dados se dará processualmente, já que poderá gerar informações e compreensões para definir os contornos da formação e orientar a ação das pesquisadoras. Pretende-se obter subsídios para programas de mentoria com professores de diferentes níveis e a comparação desta proposta com outras já realizadas; analisar o caráter híbrido da iniciativa, bem como aspectos específicos sobre professores iniciantes e de professores experientes atuarem como mentores. O grupo proponente tem ampla experiência em ações presenciais e via internet de formação de professores. Pertence ao quadro de docentes permanentes do PPGE-UFSCar com produção acadêmica consolidada relativa ao tema da proposta. Um dos espaços que o grupo proponente tem utilizado para desenvolver programas, cursos e investigações é o Portal dos Professores da UFSCar, localizado em www.portaldosprofessores.ufscar.br . Esse portal tem ao longo do tempo oferecido informações de diferentes naturezas para qualquer usuário e disponibiliza espaços para a realização de investigações usualmente pautadas num modelo construtivo-colaborativo de interação universidade-escola e tem como foco processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência. Nas diversas investigações, programas e cursos desenvolvidos os proponentes têm assumido que os professores detêm conhecimentos que são construídos ao longo de suas trajetórias como estudantes e profissionais, os quais podem ser ampliados, ajustados, revistos tendo em vista as características dos diversos contextos de atuação e momentos da carreira. Outro pressuposto refere-se ao fato de que professores em geral necessitam de apoio para se desenvolverem profissionalmente e que o diálogo entre pares, em especial o intergeracional realizado virtual ou presencialmente, tendo a escola e assuntos da sala de aula como foco, é uma ferramenta importante neste processo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (2) . Integrantes: Ana Paula Gestoso de Souza - Integrante / Carmen Lucia Brancaglion Passos - Integrante / Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigues - Coordenador / Fabiana Marini Braga - Integrante / Rosa Maria Moraes Anunciato - Integrante / Maria da Graça Nicoletti Mizukami - Integrante / Maria Alfredo Moreira - Integrante / Andrea Braga Moruzzi - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Ana Paula Gestoso de Souza.
      Descrição: Os primeiros anos da carreira docente são um período particularmente complexo, pois estes professores têm habitualmente as turmas mais complicadas, nas escolas mais difíceis e raramente recebem apoio institucional. Em face da ausência de iniciativas e programas voltados para o acompanhamento e apoio de professores iniciantes em seus primeiros anos de atividade profissional, propõe-se uma pesquisa-intervenção que objetiva investigar as contribuições e limites de um Programa Híbrido de Mentoria para o desenvolvimento profissional de professoras iniciantes e professoras experientes, as mentoras, de diferentes níveis de ensino, a partir de diferentes ênfases, a saber, professores iniciantes, professores experientes e do próprio programa. Procura-se com a sua realização compreender as diferentes implicações do caráter híbrido - compreendido como a articulação de atividades virtuais e presenciais (Vaughan, 2010), de relações mais estreitas entre a formação e a atuação docentes e superação da desconexão usual entre universidade-escola (Zeichner, 2010) - para processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência de professores iniciantes em interação com professores experientes, os mentores. O referencial teórico engloba: professores iniciantes; professores experientes; mentores, programas de mentoria; aprendizagem da docência e desenvolvimento profissional; base de conhecimento; parceria universidade-escola; espaços híbridos de formação; narrativas escritas: Veenman, 1984; Abarca, 1999; Mizukami et al, 2002; Garcia, 2002, 1999; Shulman, 1987 e 2005; Zeichner, 2010; Vaughan, 2010;Slater, 2010 etc.. Adota-se uma abordagem construtivo-colaborativa (Cole e Knowles, 1993) de pesquisa e intervenção. Os instrumentos de coleta de dados serão derivados de diferentes ferramentas de coleta de dados obtidos em ambientes presencias e virtuais tais como: redação de ensaios e biografias, elaboração de diários e participação em fóruns e discussões, seminários, grupos de estudos etc..A análise dos dados se dará processualmente, já que poderá gerar informações e compreensões para definir os contornos da formação e orientar a ação das pesquisadoras. Pretende-se obter subsídios para programas de mentoria com professores de diferentes níveis e a comparação desta proposta com outras já realizadas; analisar o caráter híbrido da iniciativa, bem como aspectos específicos sobre professores iniciantes e de professores experientes atuarem como mentores. O grupo proponente tem ampla experiência em ações presenciais e via internet de formação de professores. Pertence ao quadro de docentes permanentes do PPGE-UFSCar com produção acadêmica consolidada relativa ao tema da proposta. Um dos espaços que o grupo proponente tem utilizado para desenvolver programas, cursos e investigações é o Portal dos Professores da UFSCar, localizado em www.portaldosprofessores.ufscar.br . Esse portal tem ao longo do tempo oferecido informações de diferentes naturezas para qualquer usuário e disponibiliza espaços para a realização de investigações usualmente pautadas num modelo construtivo-colaborativo de interação universidade-escola e tem como foco processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (2) . Integrantes: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali - Coordenador / Carmem Passos - Integrante / Ana Paula Gestoso - Integrante / Maria da Graca Nicoletti Mizukami - Integrante / Andrea Moruzzi - Integrante / Maria Alfredo Moreira - Integrante / Fabiana Marini - Integrante / Rosa Maria M Anunciato - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.
    3. 2017-2018. Dialogo intergeracional na inducao de professores: o estabelecimento de um continuo de formacao docente
      Descrição: A aprendizagem dos professores é um processo contínuo que ocorre ao longo da vida profissional, não se limitando a espaços educativos formais e tradicionais. A literatura no campo da formação de professores indica que os professores devem aprender a aprender com a prática, uma vez que o ensino exige improvisação, criatividade, experimentação para além dos conteúdos. Considerando que os professores necessitam de apoio, tempo, oportunidades, diálogos, parcerias, de compreensão do contexto escolar, indagamos: quais limites e possibilidades de construção de uma rede colaborativa em um espaço virtual envolvendo professores experientes, iniciantes e licenciandos com vistas ao desenvolvimento profissional dos participantes? Temos como pressuposto que o modelo colaborativo entre professores com diferentes níveis de experiência promove reflexão sobre a própria prática. Além disso, no diálogo intergeracional, os professores experientes, serão capazes de prestar atenção à dinâmica da atribuição de significados de professores iniciantes, em vez de oferecer um inventário acumulado de métodos. Nesse sentido, a presente pesquisa tem por objetivo geral analisar as contribuições para a aprendizagem da docência provocada pelo intercâmbio on-line de professores experientes, iniciantes e licenciandos, por meio de um diálogo intergeracional em um espaço virtual. Participarão da pesquisa professores experientes (com mais de 10 anos de experiência) que atuarão como formadores dos iniciantes; professores iniciantes de escolas públicas parceiras (que já possuem vínculo institucional com a universidade) e graduandos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia presencial e a distância da UFSCar. A produção dos dados terá como fonte principal as narrativas escritas pelos envolvidos na construção de uma rede colaborativa em um espaço virtual. Adota-se, portanto, uma abordagem qualitativa de pesquisa que possibilita compreender, a partir de um acompanhamento próximo dos envolvidos, o conhecimento produzido nessa rede colaborativa, configurando-se em um estudo exploratório descritivo-analítico. Espera-se, contribuir para o campo das pesquisas sobre formação de professores, especialmente sobre os processos de aprendizagem profissional da docência; análise dos processos de planejamentos de ensino e sua implementação; compreender os desdobramentos da participação de professores nas atividades da rede colaborativa; identificar variáveis contextuais que contribuem para a eficácia ou dificultam o desenvolvimento profissional docente on-line... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fabiana Marini Braga - Integrante / Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali - Coordenador / Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira - Integrante / Ana Paula Gestoso - Integrante / CARMEN LUCIA BRANCAGLION PASSOS - Integrante.
      Membro: Fabiana Marini Braga.
      Descrição: Essa pesquisa colaborativa teve o objetivo de analisar as contribuições para a aprendizagem da docência oriundas do diálogo entre professores em diferentes fases da carreira, por meio do estabelecimento de um grupo colaborativo online a Rede de Aprendizagem e Desenvolvimento da Docência ou ReAD no ambiente virtual do Portal dos Professores da UFSCar. Processo: 404133/2016-9 Chamada: Universal 01/2016 - Faixa B - até R$ 60.000,00.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Carmen Lucia Brancaglion Passos - Integrante / Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali - Integrante / Ana Paula Gestoso de Souza - Integrante / Fabiana Marini Braga - Integrante / Maria da Graça Nicoletti Mizukami - Integrante / Rosa Maria Moraes Anunciato - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2
      Membro: Carmen Lucia Brancaglion Passos.
      Descrição: A aprendizagem dos professores é um processo contínuo que ocorre ao longo da vida profissional, não se limitando a espaços educativos formais e tradicionais. A literatura no campo da formação de professores indica que os professores devem aprender a aprender com a prática, uma vez que o ensino exige improvisação, criatividade, experimentação para além dos conteúdos. Considerando que os professores necessitam de apoio, tempo, oportunidades, diálogos, parcerias, de compreensão do contexto escolar, indagamos: quais limites e possibilidades de construção de uma rede colaborativa em um espaço virtual envolvendo professores experientes, iniciantes e licenciandos com vistas ao desenvolvimento profissional dos participantes? Temos como pressuposto que o modelo colaborativo entre professores com diferentes níveis de experiência promove reflexão sobre a própria prática. Além disso, no diálogo intergeracional, os professores experientes, serão capazes de prestar atenção à dinâmica da atribuição de significados de professores iniciantes, em vez de oferecer um inventário acumulado de métodos. Nesse sentido, a presente pesquisa tem por objetivo geral analisar as contribuições para a aprendizagem da docência provocada pelo intercâmbio on-line de professores experientes, iniciantes e licenciandos, por meio de um diálogo intergeracional em um espaço virtual. Participarão da pesquisa professores experientes (com mais de 10 anos de experiência) que atuarão como formadores dos iniciantes; professores iniciantes de escolas públicas parceiras (que já possuem vínculo institucional com a universidade) e graduandos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia presencial e a distância da UFSCar. A produção dos dados terá como fonte principal as narrativas escritas pelos envolvidos na construção de uma rede colaborativa em um espaço virtual. Adota-se, portanto, uma abordagem qualitativa de pesquisa que possibilita compreender, a partir de um acompanhamento próximo dos envolvidos, o conhecimento produzido nessa rede colaborativa, configurando-se em um estudo exploratório descritivo-analítico. Espera-se, contribuir para o campo das pesquisas sobre formação de professores, especialmente sobre os processos de aprendizagem profissional da docência; análise dos processos de planejamentos de ensino e sua implementação; compreender os desdobramentos da participação de professores nas atividades da rede colaborativa; identificar variáveis contextuais que contribuem para a eficácia ou dificultam o desenvolvimento profissional docente on-line.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) . Integrantes: Ana Paula Gestoso de Souza - Integrante / Carmen Lucia Brancaglion Passos - Integrante / REALI, Aline M. M. R. - Integrante / Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de - Coordenador / Fabiana Marini Braga - Integrante.
      Membro: Ana Paula Gestoso de Souza.
    4. 2014-2016. Transformacao da EJA em Comunidade de Aprendizagem: atuacoes educativas de exito para um modelo social de EJA
      Descrição: Trata-se de pesquisa voltada a investigar os processos de participação, aprendizagem e convivência em escola de EJA que se transformou em Comunidade de Aprendizagem. Comunidade de Aprendizagem é proposta elaborada pelo Centro Especial de Investigação em Teorias e Práticas Superadoras de Desigualdades (CREA), da Universidade de Barcelona, envolvendo um conjunto de atuações educativas de êxito (AEE) que favorecem a participação dos estudantes e da comunidade de entorno na tomada de decisão sobre a organização da escola, suas atividades e atuação pedagógica para que seja possível a aprendizagem de todos e o convívio proveitoso na diversidade. Para o desenvolvimento do estudo, será feita revisão bibliográfica a respeito das publicações realizadas nos últimos cinco anos dedicadas a EJA e a Comunidades de Aprendizagem em âmbito nacional e em âmbito internacional. Haverá, ainda, pesquisa de campo a ser realizada numa escola do interior paulista, cuja modalidade de EJA se transformou em Comunidade de Aprendizagem, para verificar se há efetiva melhoria nos processos de aprendizagem dos estudantes e melhoria do clima da instituição decorrente de participação dos estudantes e comunidade de entorno nos processos decisórios e nas práticas educativas, bem como do convívio proveitoso na diversidade. A pesquisa de campo será desenvolvida por meio da Metodologia Comunicativa. O referencial teórico de base tanto de Comunidades de Aprendizagem como de um modelo social de EJA e da Metodologia Comunicativa de Pesquisa é a aprendizagem dialógica... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . Integrantes: Fabiana Marini Braga - Integrante / Roseli Rodrigues de Mello - Coordenador / Paulo Eduardo Gomes Bento - Integrante / Raquel Moreira - Integrante / Adriana Fernandes Coimbra Marigo - Integrante / Rosimara Silva Correa - Integrante / Francisca de Lima Constantino - Integrante / AnselmoJoão Calzolari Neto - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - - Auxílio financeiro.
      Membro: Fabiana Marini Braga.
    5. 2012-2014. Aprendizagem Dialogica: dialogo igualitario, transformacao, solidariedade e criacao de sentido
      Descrição: Pesquisa teórica voltada a quatro dos sete eixos da aprendizagem dialógica: diálogo igualitário, transformação, solidariedade e criação de sentido. Envolve duas partes: a primeira dedicada à análise de autores de base de tais conceitos e a segunda parte à análise de como conceitos correlatos aparecem em três periódicos brasileiros de educação (Educação e Sociedade, Cadernos de Pesquisa e Revista Brasileira de Educação). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Fabiana Marini Braga - Integrante / Roseli Rodrigues de Mello - Coordenador / Paulo Eduardo Gomes Bento - Integrante / Eglen Silvia Pipi Rodrigues - Integrante / Marciele Nazaré Coelho - Integrante / Adriana Fernandes Coimbra Marigo - Integrante / Francisca de Lima Constantino - Integrante / Vanessa Cristina GIROTTO - Integrante / Vanessa Gabassa - Integrante.
      Membro: Fabiana Marini Braga.
    6. 2012-2012. Comunidades de Aprendizagem - NIASE/iNatura
      Descrição: esquisa em parceria com o Instituto Natura com os seguintes objetivos: 1) precisar o conceito de comunidades de aprendizagem e (2) oferecer indicadores de identificação, desenvolvimento ou implantação de comunidades de aprendizagem no Brasil. A pesquisa está estruturada em duas partes concomitantes: a) pesquisa teórica (revisão de conceitos em textos de base, artigos e documentos internacionais e nacionais) e (b) pesquisa de campo, com os objetivos específicos de (i) identificar se experiências educativas brasileiras podem ser entendidas como comunidades de aprendizagem e (ii) caracterizar fatores de sucesso presentes nas experiências e que possam orientar outras experiências nacionais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Fabiana Marini Braga - Integrante / Roseli Rodrigues de Mello - Coordenador / Paulo Eduardo Gomes Bento - Integrante / Eglen Silvia Pipi Rodrigues - Integrante / VANESSA gABASSA - Integrante / Adriana Fernandes Coimbra Marigo - Integrante / Flávia Maria Gonçalves de Sant'Ana - Integrante / Vanessa Cristina GIROTTO - Integrante / adriana Zakia Costa - Integrante / AnselmoJoão Calzolari Neto - Integrante / Lúcio Fábis - Integrante.
      Membro: Fabiana Marini Braga.
    7. 2011-2012. Educacao de Jovens e Adultos: producao de conhecimento em contexto escolar e nao escolar - MEC
      Descrição: Trata-se de pesquisa desenvolvida por equipe coordenada pela Profa. Dra. Roseli Rodrigues de Mello, com equipe composta por docentes e estudantes do curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos, financiado pelo MEC. Aborda a produção de conhecimento sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil, em contexto escolar e não-escolar. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (35) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (8) . Integrantes: Fabiana Marini Braga - Integrante / Roseli Rodrigues de Mello - Coordenador / Paulo Eduardo Gomes Bento - Integrante / Celso Luiz Aparecido Conti - Integrante / Amadeu J. M. Logarezzi - Integrante / Claudia Raimundo Reyes - Integrante / Kelci Anne Pereira - Integrante / Raquel Moreira - Integrante / Adriana Fernandes Coimbra Marigo - Integrante / Francisca Lima Constantino - Integrante / Lucimara Cristina de Paula - Integrante / Flávia Maria Gonçalves de Sant'Ana - Integrante / Emilia Freitas de Lima - Integrante. Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.
      Membro: Fabiana Marini Braga.
    8. 2009-2012. Aprendizagem Dialogica (Edital Universal CNPq e Bolsa Produtividade em Pesquisa): aprofundando a compreensao teorica e ampliando as possibilidades educativas
      Descrição: A pesquisa aqui proposta visa a aprofundar a compreensão do conceito de aprendizagem dialógica e ampliar as possibilidades educativas da escola, tanto no âmbito da aprendizagem de conteúdos escolares, da incorporação de saberes populares, bem como da vivência da diversidade como valor a ser cultivado na igualdade de diferenças. Trata-se de estudo teórico, envolvendo os princípios de diálogo igualitário, inteligência cultural, transformação, criação de sentido, dimensão instrumental, solidariedade e igualdade de diferenças, relacionando-os com discussões feitas por pesquisadores brasileiros desde os anos de 1980 sobre aprendizagem dos conteúdos escolares em sua maneira formal; questionamento das práticas construtivistas; análise dos conceitos de diversidade, multiculturalismo, diferença e interculturalismo. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (6) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . Integrantes: Fabiana Marini Braga - Integrante / Roseli Rodrigues de Mello - Coordenador / Paulo Eduardo Gomes Bento - Integrante / Eglen Silvia Pipi Rodrigues - Integrante / VANESSA gABASSA - Integrante / VANESSA GIROTTO - Integrante / Marciele Nazaré Coelho - Integrante / Raquel Moreira - Integrante / Ana Cristina Bragatto - Integrante / Adriana Fernandes Coimbra Marigo - Integrante / Francisca Lima Constantino - Integrante / Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silva - Integrante / Flávia Maria Gonçalves de Sant'Ana - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Fabiana Marini Braga.
    9. 2009-2011. Aprendizagem Dialogica: (CNPq Proc. 300707/2008-8) aprofundando a compreensao teorica e ampliando as possibilidades educativas
      Descrição: Estudo dos autores e autoras que dão base ao conceito de Aprendizagem Dialógica , elaborado pelo CREA, buscando suas contribuições para os processos de ensino. Revisão de revistas brasileiras: discussão sobre ensino e aprendizagem... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . Integrantes: Fabiana Marini Braga - Integrante / Roseli Rodrigues de Mello - Coordenador / Kelci Anne Pereira - Integrante / Carolina Orquiza Cherfem - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Fabiana Marini Braga.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (19)
      1. XI Seminário de Teses e Dissertações do PPGE.XI Seminário de Teses e Dissertações do PPGE. 2019. (Seminário).
      2. X Seminário de Teses e dissertaçõe do PPGE/UFSCar.X Seminário de Teses e dissertaçõe do PPGE/UFSCar. 2018. (Seminário).
      3. Congresso Internacional de Avaliação das Aprendizagens e Sucesso Escolar. Ensino, Aprendizagem e Avaliação das Aprendizagens e Sucesso Escolar. 2017. (Congresso).
      4. IX Seminário de Teses e dissertaçõe do PPGE/UFSCar.X Seminário de Teses e dissertaçõe do PPGE/UFSCar. 2017. (Seminário).
      5. Territórios Educadores: Diálogo, Pertença e participação.Comunidades de Aprendizagem. 2017. (Outra).
      6. VII Enconro Internacional de Comunidades de Aprendizagem. 2017. (Encontro).
      7. XV Semana de Educação.Comunidades de Aprendizagem. 2017. (Outra).
      8. Educación y trabajo de jóvenes y adultos a lo largo de la vida. Investigaciones y estudios acerca de las políticas, los sujetos y las experiencias en la educación de jóvenes y adultos?.Educação de jovens e adultos e Trabalho em periódicos brasileiros indexados na base SciELO (2010-2015): temáticas e proposições. 2016. (Encontro).
      9. X Encontro Internacional Fórum Paulo Freire.Las contribuciones del concepto de alfabetización de Paulo Freire para los estudios sobre la Educación en Derechos Humanos.. 2016. (Encontro).
      10. SIED:EnPED:2014.A participação dos/as licenciandos/as do curso de Pedagogia da Ead/Ufscar no PIBID e os reflexos desse processo na formação inicial. 2014. (Simpósio).
      11. III Congresso Regional de pessoas adultas. Mesa redonda. 2013. (Congresso).
      12. V Seminário de dissertações e teses do Programa de Pós-graduação da UFSCaro.Debatedor do V Seminário de dissertações e teses do Programa de Pós-graduação. 2013. (Seminário).
      13. II Encontro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).Curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância. 2012. (Encontro).
      14. IV Encontro de Comunidades de Aprendizagem.Grupos Interativos. 2012. (Encontro).
      15. IV Seminário de dissertações e teses do Programa de Pós-graduação da UFSCar.Debatedor dos trabalhos do IV Seminário de Dissertações e teses do Programa de Pós-graduação em educação da UFSCar. 2012. (Seminário).
      16. Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância.O PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOCENTE NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UAB-UFSCAR SOB A ÓTICA DE SEUS PARTICIPANTES.. 2012. (Simpósio).
      17. 33a Reunião Anutal da ANPED. COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM: DESENVOLVENDO UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA E DIALÓGICA DOS FAMILIARES E DO ENTORNO EM TODOS OS ESPAÇOS. 2011. (Congresso).
      18. III Encontro de Comunidades de Aprendizagem.Comunidades de Aprendizagem: aposta na qualidade da aprendizagem, na igualdade de diferenças e na democratização da gestão da escola. 2010. (Encontro).
      19. II Fórum de extensão da Universidade Federal do Maranhão.Metodologia da Extensão Universitária. 2009. (Outra).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (7)
      1. BRAGA, Fabiana Marini. Plenária do Fórum Estadual Paulista de Educação de Jovens e Adultos. 2019. (Outro).. . 0.
      2. BRAGA, Fabiana Marini. V Encontro de Comunidades de Aprendizagem. 2015. (Outro).. . 0.
      3. BRAGA, Fabiana Marini; MARIGO, A. F. C.. III CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DE PESSOAS ADULTAS (CREPA). 2013. Congresso
      4. BRAGA, Fabiana Marini; GABASSA, V ; MELLO, R. R.. III Encontro de Comunidades de Aprendizagem. 2010. Outro
      5. BRAGA, Fabiana Marini; MONTEIRO, M. I.. I Encontro do curso de Licenciatura em Pedagogia da UAB/UFSCar. 2010. Outro
      6. BRAGA, Fabiana Marini. II CREPA I CONPar. 2005. 2005. (Congresso).. . 0.
      7. BRAGA, Fabiana Marini. I Congresso Regional de Educação de Pessoas Adultas - CREPA. 2003. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (7)
      • Fabiana Marini Braga ⇔ Roseli Rodrigues de Mello (12.0)
        1. MELLO, R. R. ; BRAGA, FABIANA MARINI. School as Learning Communities: An Effective Alternative for Adult Education and Literacy in Brazil.. Frontiers in Education. v. 3, p. 01-17, issn: 2504-284X, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. BRAGA, FABIANA MARINI; MELLO, R. R. ; PAULA, L.C. A TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO DENTRO DO ATUAL CONTEXTO: UMA ARITICULAÇÃO NECESSÁRIA ENTRE SUJEITO E ESTRUTURA. INTERACCOES. v. 13, p. 185-207, issn: 1646-2335, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. BRAGA, FABIANA MARINI ; MELLO, ROSELI RODRIGUES. Comunidades de Aprendizagem e a participação educativa de familiares e da comunidade: elemento-chave para uma educação de êxito para todos. Educacao Unisinos (Online). v. 18, p. 165-175, issn: 2177-6210, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. MARIGO, A. F. C. ; BRAGA, Fabiana Marini ; CONSTANTINO, F.L ; MOREIRA, R ; MELLO, R. R. ; GIROTTO, V ; GABASSA, V. Comunidades de Aprendizagem: compartilhando experiências em algumas escolas brasileiras. POLÍTICAS EDUCATIVAS - REVISTA DO PROGRAMA DE POLÍTICAS EDUCATIVAS DO NÚCLEO EDUCAÇÃO PARA A INTEGRAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE UNIVERSIDADES DO GRUPO MONTEV. v. 3, p. 1-16, issn: 1982-3207, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. MELLO, R. R. ; BRAGA, FABIANA MARINI ; GABASSA, V.. Comunidades de Aprendizagem: outra escola é possível. 2ed ed. São Carlos: EdUFSCar, 2020. v. 1, p. 187.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. MELLO, R. R. ; BRAGA, Fabiana Marini ; GABASSA, V. Comunidades de Aprendizagem: outra escola é possível. 1 ed. São Carlos: EDUFSCar, 2012. v. 1, p. 176.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. BRAGA, Fabiana Marini; GABASSA, V ; MELLO, R. R.. Aprendizagem dialógica: ações e reflexões de uma prática educativa de êxito para todos(as). 1a ed. São Carlos: EDUFSCar, 2010. v. 1, p. 83p.
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        8. BRAGA, Fabiana Marini; MELLO, R. R. ; LOGAREZZI, A. J. M.. Transformando escolas em Comunidades de Aprendizagem: relflexão e diálogo na formação de educadores e educadoras. Em: Maria Helena Antunes de Oliveira e Souza; Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil. (Org.). Diversificando caminhos na formação de professores na UFSCar. Algumas contribuições. 1ed.São Carlos. : Compacta Gráfica e Editora. 2016.v. 01, p. 29-43.
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        9. GABASSA, V. ; MELLO, R. R. ; BRAGA, Fabiana Marini. COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM: UMA POSSIBILIDADE PARA A ESCOLA CONTEMPORÂNEA. Em: Maria Guiomar Carneiro Tommasiello; Alda Junqueira Marin ; Selma Garrido Pimenta; Luiz Marcelo de Carvalho; José Cerchi Fusari.. (Org.). Didática e Práticas de Ensino na Realidade Escolar Contemporânea: Constatações, Análises e Proposições. 1ed.Araquara. : JunqueiraMarin Editores. 2012.v. 1, p. 001921-001932.
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        10. MELLO, R. R. ; GABASSA, V ; BRAGA, Fabiana Marini. Learning Communities: Being A Teacher At A Communitarian Model Of School. Em: I CIMIE: Congreso Internacional Multidisciplinar de Investigación Educativa, 2012.
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        11. MELLO, R. R. ; GABASSA, V ; RODRIGUES, E. S. P. ; BRAGA, Fabiana Marini ; Bragatto, A.C. A proposta de Comunidades de Aprendizagem. Em: PBL 2010 Congresso Internacional., v. 1, p. 1-11, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        12. MELLO, R. R.; BRAGA, F. M. ; CHERFEM, C. O. ; CONTI, C. L. A. ; GABASSA, V. ; GIROTTO, V. C. ; LOGAREZZI, A. J. M. ; Luiz, Maria Cecília ; MARIGO, A. F. C. ; MOREIRA, R. ; PEREIRA, K. A. ; REYES, C. R. ; RODRIGUES, E. S. P. ; SILVA, A. R. N.. ACIEPE: Comunidades de Aprendizagem. 2009.
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Fabiana Marini Braga ⇔ Aline Sommerhalder (2.0)
        1. CURY, R.M.C ; PEREIRA, C.E.C ; SOMMERHALDER, A. ; BRAGA, Fabiana Marini. O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UAB-UFSCar: QUEM SÃO OS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM FORMAÇÃO?. Em: I Simpósio Internacional de Educação a Distância e I Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, v. 1, 2012.
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        2. PLATZER, M.B ; ONOFRE, M.R ; PEREIRA, C.E.C ; SOMMERHALDER, A. ; BRAGA, Fabiana Marini ; MONTEIRO, M. I.. O processo de formação inicial e continuada docente no programa institucional de bolsa de Iniciação à docência (PIBID) do curso de Licenciatira em Pedagogia a Distância da UAB?UFSCar, sob a ótica de seus participantes. Em: I Simpósio Internacional de Educação a Distância / I Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, v. 1, p. 1-10, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Fabiana Marini Braga ⇔ Adriana Fernandes Coimbra Marigo (1.0)
        1. MELLO, R. R. ; BRAGA, Fabiana Marini ; MARIGO, A. F. C.. Comunidades de Aprendizagem e suas bases de transformação no Brasil. Em: En R,Martín, M. C. Rinaudo y P. V. Paoloni. (Org.). Comunidades. Estudios y experiencias sobre contextos y comunidades de aprendizaje. 1aed.Córdoba. : Villa María:EDUVIM. 2019.v. v.1, p. 52-59.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Fabiana Marini Braga ⇔ Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali (1.0)
        1. BRAGA, Fabiana Marini; REALI, A. M.M. R ; CESARIO, P. M. ; CASTRO, M.M. Conversas interativas virtuais em um Programa Híbrido de Mentoria. ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL. v. 22, p. 712-730, issn: 1676-2592, 2020.
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      • Fabiana Marini Braga ⇔ Jarina Rodrigues Fernandes (1.0)
        1. FERNANDES, JARINA RODRIGUES ; BRAGA, Fabiana Marini. Inclusão digital. Em: Daniel Mill. (Org.). Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância. 1ed.Campinas. : Papirus. 2018.v. 1, p. 250-254.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Fabiana Marini Braga ⇔ Marcia Rozenfeld Gomes de Oliveira (1.0)
        1. RIBEIRO. L.R.C ; OLIVEIRA, M.R.G ; BRAGA, Fabiana Marini ; MILL. Daniel. Estágio Supervisionado em Pedagogia a Distância: experiências e reflexões sobre um curso de formação de professores-supervisores de estágio (PRELO). Em: Eucídio Pimenta Arruda. (Org.). Educação a distância no Brasil : a pedagogia em foco. 1eded.Uberlândia. : EduFU. 2012.v. 01, p. 65-80.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Fabiana Marini Braga ⇔ Maria Iolanda Monteiro (1.0)
        1. PLATZER, M.B ; ONOFRE, M.R ; PEREIRA, C.E.C ; SOMMERHALDER, A. ; BRAGA, Fabiana Marini ; MONTEIRO, M. I.. O processo de formação inicial e continuada docente no programa institucional de bolsa de Iniciação à docência (PIBID) do curso de Licenciatira em Pedagogia a Distância da UAB?UFSCar, sob a ótica de seus participantes. Em: I Simpósio Internacional de Educação a Distância / I Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, v. 1, p. 1-10, 2012.
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    Data de processamento: 12/10/2020 20:18:50