Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Jarina Rodrigues Fernandes

Graduada em Pedagogia (1996) pela Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre (2005) e Doutora (2012) em Educação: Currículo pela referida instituição. Desde 2013 é professora adjunta no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com atividades de ensino, extensão e pesquisa na área de Educação de Jovens e Adultos. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6612611612919706 (01/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2013-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. Rodovia Washington Luís, km 235 - SP-310 Jardim Guanabara 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (016) 35091549 URL da Homepage: www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2018-Atual. Contribuicao da pedagogia xavante para a educacao brasileira
      Descrição: A Pedagogia Xavante é praticada na convivência e relações de parentesco, que se pautam na tradição do povo A’uwe Xavante. O objetivo geral da presente pesquisa de iniciação científica é analisar processos educativos que emergem em rodas de conversa realizadas junto aos padrinhos, responsáveis pelos adolescentes na casa de formação de uma aldeia xavante, e junto aos mais velhos da comunidade sobre a Pedagogia Xavante, a fim de elucidar#10;contribuições das práticas sociais e processos educativos do povo A’uwê#10;Xavante para a Educação Brasileira. Para tanto, serão utilizados dois#10;procedimentos metodológicos de forma articulada: rodas de conversa e#10;produção de diários de campo, seguidas de análise de conteúdo, a fim de identificar categorias que emergem dos processos educativos investigados. Como resultados esperados, pretendo construir análises sobre práticas sociais e processos educativos da pedagogia Xavante e identificar categorias#10;presentes, a fim de estabelecer posteriores diálogos na aldeia xavante em que se deu a pesquisa, na universidade e em outros espaços, sobre a contribuição da Pedagogia Xavante para a Educação Brasileira.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Jarina Rodrigues Fernandes - Coordenador / Alberto Pari’Uptse’Wawe Moritu - Integrante.
      Membro: Jarina Rodrigues Fernandes.
    2. 2016-Atual. Pesquisas sobre o PROEJA: um estudo dos resumos de teses e dissertacoes (2007-2018)
      Descrição: O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) trouxe diferenciais e propiciou produção de conhecimentos que precisam ser amplamente conhecidos e divulgados, tendo em vista a construção de currículos emancipatórios na EJA. O objetivo geral da pesquisa é produzir um mapeamento das teses e dissertações sobre o PROEJA defendidas nas Universidades e Institutos Federais das cinco regiões brasileiras, de 2007 a 2015, com categorização de temáticas, objetivos, percursos metodológicos e principais resultados dos referidos trabalhos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Jarina Rodrigues Fernandes - Coordenador / Roberson de Cassio Rodrigues de Moraes - Integrante / Isabella Rodrigues - Integrante / Gabrielle de Fátima Cavichioli Adão - Integrante.
      Membro: Jarina Rodrigues Fernandes.
    3. 2015-2016. Aprendizagens da docencia no Pibid
      Descrição: Este projeto tem como finalidade compreender as aprendizagens no âmbito de atuação de licenciandas em Pedagogia no Programa institucional de bolsa de iniciação à docência (Pibid) da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Para tanto, foram selecionados alguns campos nos quais têm se dado essas aprendizagens, relativos a aspectos específicos que costumam preocupar licenciandas/os no início da docência, assim como outros, relativos a elementos característicos da vivência no Pibid. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa é de natureza qualitativa, tendo como principal instrumento entrevistas semiestruturadas e análise de portfólios, a serem realizadas com pibidianas que participam do programa entre 2011 e 2013. Espera-se com este estudo ampliar a compreensão dos diferentes elementos sobre as aprendizagens da docência propiciados pela atuação no Pibid.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (61) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Jarina Rodrigues Fernandes - Integrante / Heloísa Chalmers Sisla - Coordenador / Renata Maria Moschen Nascente - Integrante.
      Membro: Jarina Rodrigues Fernandes.
    4. 2014-2015. Transformacao da EJA em Comunidade de Aprendizagem: atuacoes educativas de exito para um modelo social de EJA
      Descrição: quot;Trata-se de pesquisa voltada a investigar os processos de participação, aprendizagem e convivência em escola de EJA que se transformou em Comunidade de Aprendizagem. Comunidade de Aprendizagem é proposta elaborada pelo Centro Especial de Investigação em Teorias e Práticas Superadoras de Desigualdades (CREA), da Universidade de Barcelona, envolvendo um conjunto de atuações educativas de êxito (AEE) que favorecem a participação dos estudantes e da comunidade de entorno na tomada de decisão sobre a organização da escola, suas atividades e atuação pedagógica para que seja possível a aprendizagem de todos e o convívio proveitoso na diversidade. Para o desenvolvimento do estudo, será feita revisão bibliográfica a respeito das publicações realizadas nos últimos cinco anos dedicadas a EJA e a Comunidades de Aprendizagem em âmbito nacional e em âmbito internacional. Haverá, ainda, pesquisa de campo a ser realizada numa escola do interior paulista, cuja modalidade de EJA se transformou em Comunidade de Aprendizagem, para verificar se há efetiva melhoria nos processos de aprendizagem dos estudantes e melhoria do clima da instituição decorrente de participação dos estudantes e comunidade de entorno nos processos decisórios e nas práticas educativas, bem como do convívio proveitoso na diversidade. A pesquisa de campo será desenvolvida por meio da Metodologia Comunicativa. O referencial teórico de base tanto de Comunidades de Aprendizagem como de um modelo social de EJA e da Metodologia Comunicativa de Pesquisa é a aprendizagem dialógicaquot; (MELLO, 2014). Participação da presente pesquisadora na pesquisa bibliográfica demandada pelo projeto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jarina Rodrigues Fernandes - Integrante / Roseli Rodrigues de Mello - Coordenador / Fabiana Marini Braga - Integrante / Paulo Eduardo Gomes Bento - Integrante / Francisca Lima Constantino - Integrante / Raquel Moreira - Integrante / Adriana Fernandes Coimbra Marigo - Integrante / Anselmo João Calzolari Neto - Integrante / Rosimara Silva Correia - Integrante.
      Membro: Jarina Rodrigues Fernandes.
      Descrição: Trata-se de pesquisa voltada a investigar os processos de participação, aprendizagem e convivência em escola de EJA que se transformou em Comunidade de Aprendizagem. Comunidade de Aprendizagem é proposta elaborada pelo Centro Especial de Investigação em Teorias e Práticas Superadoras de Desigualdades (CREA), da Universidade de Barcelona, envolvendo um conjunto de atuações educativas de êxito (AEE) que favorecem a participação dos estudantes e da comunidade de entorno na tomada de decisão sobre a organização da escola, suas atividades e atuação pedagógica para que seja possível a aprendizagem de todos e o convívio proveitoso na diversidade. Para o desenvolvimento do estudo, será feita revisão bibliográfica a respeito das publicações realizadas nos últimos cinco anos dedicadas a EJA e a Comunidades de Aprendizagem em âmbito nacional e em âmbito internacional. Haverá, ainda, pesquisa de campo a ser realizada numa escola do interior paulista, cuja modalidade de EJA se transformou em Comunidade de Aprendizagem, para verificar se há efetiva melhoria nos processos de aprendizagem dos estudantes e melhoria do clima da instituição decorrente de participação dos estudantes e comunidade de entorno nos processos decisórios e nas práticas educativas, bem como do convívio proveitoso na diversidade. A pesquisa de campo será desenvolvida por meio da Metodologia Comunicativa. O referencial teórico de base tanto de Comunidades de Aprendizagem como de um modelo social de EJA e da Metodologia Comunicativa de Pesquisa é a aprendizagem dialógica... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . Integrantes: Fabiana Marini Braga - Integrante / Roseli Rodrigues de Mello - Coordenador / Paulo Eduardo Gomes Bento - Integrante / Raquel Moreira - Integrante / Adriana Fernandes Coimbra Marigo - Integrante / Rosimara Silva Correa - Integrante / Francisca de Lima Constantino - Integrante / AnselmoJoão Calzolari Neto - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - - Auxílio financeiro.
      Membro: Fabiana Marini Braga.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (4)
    1. Professora homenageada, Turma de formandos em Pedagogia UFSCar, ingressantes em 2015 (noturno).. 2020.
      Membro: Jarina Rodrigues Fernandes.
    2. Professora homenageada, Turma de formandos em Pedagogia UFSCar, com ingressos em diferentes anos letivos (noturno).. 2018.
      Membro: Jarina Rodrigues Fernandes.
    3. Professora homenageada, Turma de formandos em Pedagogia UFSCar, ingressantes em 2011 (noturno).. 2016.
      Membro: Jarina Rodrigues Fernandes.
    4. Professora homenageada, Turma de formandos em Pedagogia UFSCar, ingressantes em 2010 (noturno).. 2015.
      Membro: Jarina Rodrigues Fernandes.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (5)
    1. Reflexões sobre o caso da Escola Raul Brasil, Suzano. 2019. (Outra).
    2. X Seminário de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação.Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação - 2018. 2018. (Seminário).
    3. II Congresso Internacional quot;Transformações e (In)Consistências das dinâmicas educativas. Formação de professores e gestores educacionais para as unidades prisionais paulistas: desvelando caminhos, construindo saberes. 2017. (Congresso).
    4. IX Seminário de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação.Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação. 2017. (Seminário).
    5. Seminário Balanço da EJA no estado de São Paulo. 2014. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (3)
    1. FERNANDES, JARINA RODRIGUES; BRAGA, F. M. ; ROSA, C. S. ; MELLO, R. R. ; VELIS, V. A. V. ; MARTINS, I. N. Y. ; ZAMATTARO, V.. Plenária do Fórum de Educação de Jovens e Adultos do estado de São Paulo. 2019. Outro
    2. FERNANDES, JARINA RODRIGUES; COUTO, S. ; ZAMATTARO, V. ; PIERRO, M. C. ; BRAGA, F. M. ; MELLO, R. R. ; ONOFRE, E. M. C.. VIII Seminário do Fórum Paulista de Educação de Jovens e Adultos. 2016. Outro
    3. FERNANDES, J. R.. V Seminário Nacional sobre Formação de Educadores de Jovens e Adultos. 2015. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (5)
    • Jarina Rodrigues Fernandes ⇔ Heloisa Chalmers Sisla (3.0)
      1. FERNANDES, JARINA RODRIGUES; SISLA, H. C. ; NASCENTE, R. M. M.. Pibid como espaço de formação docente. Revista Educação (PUCRS. Online). v. 39, p. 291-301, issn: 1981-2582, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. FERNANDES, JARINA RODRIGUES; SISLA, H. C. ; NASCENTE, R. M. M.. Pibid: confluência de projetos em ação. Em: Isabel Maria Sabino de Farias; Maria Socorro Lucena Lima; Maria Marina Dias Cavalcante; José Álbio Moreira de Sales. (Org.). Didática e prática de ensino na relação com a formação de professores. 1aed.Fortaleza. : Editora da Universidade Estadual do Ceará. 2015.v. 2, p. 05448-05458.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. SISLA, H. C. ; NASCENTE, R. M. M. ; FERNANDES, J. R.. Pibid: autoria profissional no Início da Docência. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Professores, v. 1, p. 0939-0951, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Jarina Rodrigues Fernandes ⇔ Elenice Maria Cammarosano Onofre (2.0)
      1. ONOFRE, ELENICE MARIA CAMMAROSANO ; FERNANDES, JARINA RODRIGUES ; FERREIRA GODINHO, ANA CLAUDIA. A EJA em contextos de privação de liberdade: desafios e brechas à educação popular. REVISTA EDUCAÇÃO (PUCRS. ONLINE). v. 42, p. 1-10, issn: 0101-465X, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. FERNANDES, J. R.; ONOFRE, E. M. C.. O papel da educação em espaços de privação de liberdade. 2013. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

    • Jarina Rodrigues Fernandes ⇔ Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silva (1.0)
      1. FERNANDES, JARINA RODRIGUES. 'A Educação Escolar e os Desafios Contemporâneos'. 2019. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

    • Jarina Rodrigues Fernandes ⇔ Aline Sommerhalder (1.0)
      1. SOMMERHALDER, ALINE ; FERNANDES, JARINA RODRIGUES ; DUARTE, CAMILA TANURE ; SANTOS, CAMILA MARQUES DOS. Estágio curricular supervisionado e a relação teoria e prática: sentidos construídos por licenciandos em Pedagogia. Educação (Rio Claro. Online). v. 26, p. 279-294, issn: 1981-8106, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Jarina Rodrigues Fernandes ⇔ Fabiana Marini Braga (1.0)
      1. FERNANDES, JARINA RODRIGUES ; BRAGA, Fabiana Marini. Inclusão digital. Em: Daniel Mill. (Org.). Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância. 1ed.Campinas. : Papirus. 2018.v. 1, p. 250-254.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 12/10/2020 20:18:50