Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Aline Sommerhalder

Professora Associada do quadro docente efetivo do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, CECH- Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus de São Carlos/SP/Brasil, atuando nos cursos de Licenciatura em Pedagogia.Chefe de departamento na gestão jan.2018 - jan.2019. Professora do quadro docente permanente do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE)/UFSCar, campus de São Carlos/SP/Brasil, atuando no campo da pesquisa educacional, na linha de Pesquisa Educação Escolar: Teorias e Práticas (orienta mestrado e doutorado), com ênfase na área de educação infantil. Pós-doutorado (2020) na Itália, na Università Degli Studi Roma Tre (UniRomaTre - Dipartimento di Scienze della Formazione), com bolsa PrInt Capes - Programa Institucional de Internacionalização. Doutora em Educação Escolar (2010) pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista - UNESP- Campus de Araraquara/SP.Mestre (2004) em Ciências da Motricidade - área de Pedagogia da Motricidade Humana pela mesma Universidade. Pedagoga (Licenciada) (2000) pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Instituto de Biociências- Campus de Rio Claro/SP ; Pesquisadora da área de Educação Infantil e Pesquisas Educacionais com crianças de 0 a 10 anos. Atua especialmente nas temáticas: práticas educativas de crianças na educação infantil; lúdico (brincadeiras, jogos e brinquedos), práticas educativas e pedagógicas para crianças de 0 a 10 anos, educação das infâncias em contextos escolares, estudos sobre infâncias. Coordenadora do Cfei - Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância/CNPq, laboratório que integra o Grupo de Pesquisa sobre Processos Educativos de Crianças em Contexto/CNPq. Pesquisadora com Convênio de Cooperação Científico, Acadêmico e Tecnológico Internacional estabelecido com: Università Degli Studi Di Modena e Reggio Emilia (UniMore - Modena e Reggio Emilia - Itália); Università Degli Studi Roma Tre (UniRomaTre - Roma - Itália); Universidade de Lisboa (ULisboa), Università degli Studi di Roma quot;Foro Italicoquot; (UniRoma 4 - Roma - Itália) e Convênio Internacional de Cooperação com a Edugest - Formação Educacional (Espanha) e a Serveis per a la Infancia Créixer Junts (Espanha) e em avaliação o Convênio Internacional de Cooperação com a Universitat de València (Espanha) . Membro pesquisadora estrangeira do Centro di Ricerca e Servizi per la Formazione a Distanza -(Dipartimento di Scienze della Formazione - Università Degli Studi Roma Tre - Roma/Itália). Membro do Comitato Scientifico Collana Editoriale - quot;Laboratorio di Metodologie Qualitative nella Formazione degli Adultiquot; -(Dipartimento di Scienze della Formazione - Università Degli Studi Roma Tre - Roma/Itália). Parceria de Consultoria Educativa com a Oz Produtora de Vídeos. Publicações na área de: Educação Infantil; Práticas Educativas de Crianças de 0 a 10 anos em contextos escolares; Lúdico na aprendizagem de crianças; Formação de Professores para a Infância. Membro associada da Rede Pikler Lóczy Brasil. E-mail de contato: sommeraline1@gmail.com /Telefone:+55(16)981463560 (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4775432120371947 (08/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2011-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, CECH - Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - DTPP. Rodovia Washington Luís, km 235 - SP-310 Guanabara 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 35091546 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (12)
    1. 2020-Atual. RELACOES FAMILIARES COM CRIANCAS EM IDADE ESCOLAR NO CONTEXTO DO SARS - CoV - 2 (COVID-19): MAPEAMENTO DE IMPLICACOES EM PAISES DA EUROPA E DA AMERICA LATINA
      Descrição: O projeto de pesquisa em questão parte da consideração do atual cenário mundial de pandemia pelo Coronavírus COVID -19 (SARS – CoV – 2 ) e a situação de emergência desencadeada em diversos contextos e países. A presente investigação tem sua gênese na Universidades da Itália (UniRoma Tre - Roma/Itália) com colaboração de pesquisadoras do Brasil (UFSCar), do campo da pesquisa educacional, com especialidade na área de educação escolar de crianças - primeira infância. Em contexto brasileiro, a participação ocorre por meio de membros pesquisadores do Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância (Cfei), com a coordenação brasileira da Dra. Aline Sommerhalder (coordenadora do Cfei). No contexto europeu (Itália), a pesquisa é coordenada pela Profa. titular Dra. Anna Aluffi Pentini, da UniRoma Tre (Roma- Itália), Coordinatrice CdL Educatori Nido e Prima Infanzia e docente do departamento de Educação e pelo pesquisador Dr. Fabio Olivieri, do mesmo departamento e Universidade. Ressalta-se que o estudo em questão origina-se na Itália, sob coordenação geral e responsabilidade dos docentes Dra. Anna A. Pentini e Dr. Fábio Olivieri. Os dois pesquisadores italianos também são membros do Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância (Cfei - Brasil). A pesquisa tem por objetivo mapear implicações nas relações familiares, especialmente famílias que possuem crianças em idade escolar, investigar condutas educacionais e sociais durante o período de quarentena atual (ou restrição/isolamento social), solicitado pelas autoridades - governos dos diferentes contextos e países envolvidos. Toma como aporte teórico autores do campo da pesquisa educacional e utiliza do método survey, tomando o questionário como instrumento de coleta, para aplicação no Brasil e em contexto europeu. Dentre as etapas da pesquisa, será realizada a tradução com adaptação do instrumento de coleta de dados para o contexto brasileiro. A análise dos dados será feita na perspectiva qualitativa e quantitativa. Destaca-se a importância da participação do Brasil nessa pesquisa, como um país Latino Americano, produzindo assim evidências científicas contributivas à compreensão, às discussões e ações no que se refere à (re)organização do cotidiano de vida e da educação e formação das crianças, com particular atenção ao percurso escolar.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Aline Sommerhalder - Integrante / Luana Zanotto - Integrante / Anna Aluffi Pentini - Coordenador / FABIO OLIVIERI - Integrante.
      Membro: Aline Sommerhalder.
    2. 2020-Atual. Criancas de 01 a 10 anos no contexto do SARS - CoV - 2 (COVID-19): investigacao sobre o espaco de brincadeiras em familias brasileiras
      Descrição: Considerando o cenário mundial de pandemia pelo Coronavírus COVID -19 (SARS – CoV – 2 ) e o possível impacto gerado no cotidiano das crianças, o estudo em método survey com parceria da Universidade Federal de São Carlos e originado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp tem como foco o brincar das crianças nesse período de quarentena no Brasil.#10;A pesquisa tem como objetivo compreender como está sendo a rotina de brincadeiras de crianças de 1 a 10 anos, no contexto de quarentena (isolamento ou restrição social), ou ausência de frequência em instituições de educação escolares (educação infantil e ensino fundamental) por motivo da pandemia do coronavírus. Trata-se de um instrumento de campo - questionário aberto e fechado, com análise qualitativa e quantitativa tendo como sujeitos do estudo adultos (pais ou mães) com crianças na idade de 1 a 10 anos que não estão frequentando a escola, em detrimento da suspensão de aulas pela pandemia de coronavírus. O questionário é online, composto por 23 questões com anonimato e sigilo ético. O Cfei - Centro dePesquisa daCriança e de Fomação dos educadores da infância - Cfei é o laboratório da UFSCar envolvido na parceria interinstitucional. Na UFSCar, os docentes Dra. Aline Sommerhalder e Dr. Fernando Donizete Alves e a mestranda do PPGE (pedagoga) Letícia Joia de Nois atuam na pesquisa. Na Unesp,a docente Profa. Dra. Tatiana Noronha de Souza é a responsável e mentora do estudo científico.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Aline Sommerhalder - Integrante / Fernando Donizete Alves - Integrante / Tatiana Noronha de Souza - Coordenador / Leticia Joia de Nois - Integrante.
      Membro: Aline Sommerhalder.
    3. 2020-Atual. La Didattica a Distanza del Nido e della Scuola dellInfanzia: Indagine esplorativa
      Descrição: Neste momento de emergência mundial, considerando o cenário de pandemia pelo Coronavírus COVID -19 (SARS – CoV – 2 ) e a consequente suspensão das atividades escolares presenciais na Itália (Dpcn 25/02/2020) e no Brasil (Medida provisória 934 de 01/04/2020, Parecer CNE/CP n.05 de 2020, Decreto 64.864, de 16-03-2020 e a Resolução Seduc – 47, de 29-4-2020 ) e assim, do atendimento educacional (presencial) nas instituições de educação infantil (nido/creches e scuola dell’Infanzia/ pré-escolas, essa pesquisa científica educacional e transnacional (Brasil e Itália) – Pesquisa de Opinião Pública é coordenada por pesquisadoras/res da área da Educação, da Università degli Studi Roma Tre (UniRoma Tre) - Roma/Itália e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus de São Carlos/SP - por meio do Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância – Cfei como ação científica de acordo de cooperação internacional entre as duas Universidades. A equipe da pesquisa é: Profa. Dra. Aline Sommerhalder (coordenadora no Brasil),Prof. Dr. Fernando Donizete Alves , Profa. Natália da Silva de Oliveira (UFSCar/Cfei - São Carlos/SP), Profa. Ms. Julia Ines Pinheiro Bolota Pimenta (UFSCar/Cfei - São Carlos/SP), Prof. Ms. Anderson Bençal Indalécio (UFSCar/Cfei - São Carlos/SP), Profa. Dra. Concetta La Rocca (UniRoma Tre – Dipartimento di Scienze della Formazione - Itália - coord.Itália); Prof. Dr. Massimo Margottini (UniRoma Tre - Dipartimento di Scienze della Formazione - Itália), Profa. Dra. Rosa Capobianco (UniRoma Tre - Dipartimento di Scienze della Formazione - Roma/Itália), Dra. Gabriella Tassone (UniRoma Tre - Funzionario Educativo Comune di Roma - Roma/Itália) e Dr. Edoardo Casale (UniRoma Tre - Roma/Itália). Essa Pesquisa de Opinião Pública tem por objetivo discutir e compreender práticas que estão sendo realizadas na forma de ‘didática a distância’ ou atividades não presenciais na Educação Infantil, com uso de tecnologias digitais e de comunicação e/ou diversas mídias, na forma online ou trabalho remoto, com uso de TV ou rádio, etc. no cenário da pandemia, pelo Coronavírus (COVID-19). Objetiva ainda conhecer, mapear e entender os motivos que o/a levaram a se envolver nessas práticas ou experiências desenvolvidas e sobre a organização e planejamento das mesmas (intencionalidades educativas, seleção das propostas/atividades ou experiências e seus processos de avaliação, escolha de materiais e de recursos, escolha de tecnologias, de meios e de métodos de comunicação e de interação). Como caminho metodológico, faz uso do método survey, por meio de questionário online aberto e fechado, contendo 43 questões . O questionário é anônimo e a compilação é voluntária . A pesquisa apresenta baixo risco, como possibilidade de constrangimento, timidez ou sensação de ansiedade pelo tempo dedicado às respostas. Como sujeitos da pesquisa tem-se no Brasil e na Itália: diretores/as de escolas de educação infantil, coordenadores/as pedagógicos, professores de creches e de pré-escolas, educadores/as de creche e outros profissionais da educação infantil (que atuam diretamente com a criança de 0 a 3 anos, como berçaristas e agentes de desenvolvimento infantil). Os dados coletados serão processados de forma agregada para fins estatísticos e em perspectiva qualitativa, com publicação de dados científicos por diferentes meios (em diversos idiomas e países), em conformidade com a legislação estabelecida pelo Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Européia - UE (GDPR) n. 679/2016, ao Decreto Legislativo n. 196/2003 quot;Código de proteção de dados pessoaisquot; (modificado pelo Decreto Legislativo nº 101 de 10.08.2018) e pela Resolução brasileira nº 510, de 07 de Abril de 2016, em seu artigo 1o - Parágrafo único: Não serão registradas nem avaliadas pelo sistema CEP/CONEP: I – pesquisa de opinião pública com participantes não identificados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) . Integrantes: Aline Sommerhalder - Coordenador / Fernando Donizete Alves - Integrante / Andressa de Oliveira Martins - Integrante / Anderson Bençal Indalécio - Integrante / Julia Pimenta - Integrante / Massimo Margottini - Integrante / Concetta la Rocca - Integrante / Rosa Capobianco - Integrante / Gabriella Tassone - Integrante / Edoardo Casale - Integrante.
      Membro: Aline Sommerhalder.
    4. 2019-Atual. Saberes, conhecimentos e competencias a docencia na educacao da infancia e na educacao de jovens e adultos: contributos para a formacao de educadores no Brasil e na Italia
      Descrição: Trata-se de um amplo projeto de pesquisa, parte do objeto de Acordo Específico de Cooperação Internacional firmado com a Università Degli Studi Roma Tre (UniRoma Tre), em Roma/Itália. O projeto será desenvolvido pelo Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância - Cfei e pelo Laboratorio di Ricerca Metodologie Qualitative nella Formazione degli Adulti MetQualFa, além do Centro di Ricerca e Servizi per la Formazione a Distanza (C.R.I.S.F@D). A pesquisa assume como problemática o necessário reconhecimento de que a aprendizagem é permanente (aprendizagem ao longo da vida ou lifelong learning). Ou seja, ocorre em diversos contextos e tempos experienciais das pessoas. Essa consideração afeta os processos de ensino e de aprendizagem, de desenvolvimento humano e formação profissional, desde a infância até a vida adulta (FREIRE, 1996, FREIRE, 1997; DEWEY, 1949a, 1949b; DI RIENZO 2012, 2015; LA ROCCA, MARGOTTINI e CAPOBIANCO, 2014; MARGOTTINI, 2019). Ainda há uma hierarquização no reconhecimento e valorização dos conhecimentos e competências das pessoas (sejam bebês, crianças, jovens ou adultos profissionais), atribuindo aqueles provenientes de contexto escolar/científico um ampliado valor e desconsideração ou invisibilidade daqueles originados ou desenvolvidos em outros contextos sociais, o que indica a impossibilidade da defesa, dentre outros aspectos, de uma aprendizagem permanente que afeta as ações humanas, dentre essas as profissionais (FREIRE, 1997, 2002, ALBERICI e DI RIENZO, 2014; DI RIENZO, 2014). Derivam dessa problemática apresentada as questões de pesquisa do amplo projeto: Que conhecimentos e competências caracterizam professores que atuam na educação infantil e na educação de adultos? Em que contextos formativos foram desenvolvidos os conhecimentos e as competências, apresentados pelos professores? Que caminhos formativos são indicados pelos professores como os mais adequados/propícios para a expansão de conhecimentos e competências, tendo em vista a sua atuação na educação infantil e na educação de adultos? E, estabelece como objetivo geral: identificar e definir a tipologia de conhecimentos e de competências presentes em professores de educação infantil e de educação de adultos, na perspectiva de aprendizagem ao longo da vida. Como delineamento metodológico tem-se uma pesquisa de natureza qualitativa (descritiva e exploratória) e quantitativa, com etapas de revisão de literatura e de pesquisa de campo, orientada pelo método biográfico, por meio de intervenções narrativo-biográficas em grupo focal e com entrevistas biográficas semi-estruturadas individuais (BRUNER, 1990; GATTI, 2005; BATINI e DEL SARTO, 2005). Na faceta quantitativa, o estudo de campo será realizado por meio da aplicação de questionário validado internacionalmente (organizado e disponibilizado na Plataforma Digital: http://www.competenzestrategiche.it/) (MARGOTTINI, 2017; MARGOTINI, 2018a). O desenho da pesquisa envolve assim, ainda, a tradução para a língua portuguesa desses questionários para a devida aplicação e validação dos instrumentos também no Brasil, nos grupos de sujeitos de pesquisa envolvidos. Como sujeitos da pesquisa tem-se: grupo 1. Professores/as de educação infantil (creches e pré-escolas) e grupo 2: Professores/as de educação de adultos, atuantes no Brasil e na Itália. A pesquisa seguirá os preceitos éticos e científicos exigidos nos dois países. A análise dos dados da pesquisa de campo será realizada nas duas perspectivas, ou seja, qualitativa e quantitativa, sendo a primeira sustentada em aportes da análise de conteúdo (BARDIN, 1995) e a segunda, por meio de tratamento estatístico (MARGOTTINI, 2017).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Aline Sommerhalder - Coordenador / Fernando Donizete Alves - Integrante / Paolo Di Rienzo - Integrante / Massimo Margottini - Integrante / Concetta la Rocca - Integrante.
      Membro: Aline Sommerhalder.
    5. 2019-Atual. Praticas Pedagogicas Transformadoras: as narrativas dos fazeres nas escolas brasileiras na Serie Documental 'Sementes da Educacao'
      Descrição: Esse projeto de pesquisa encontra-se vinculado ao projeto de extensão de Consultoria para Produção da Série Televisiva Documental quot;Sementes da Educaçãoquot;: 2a Temporada (exibida diretamente via Canal de Televisão Cine Brasil - http://www.cinebrasil.tv/). A Produção da Segunda Temporada Televisiva, produzida pela Oz Produtora apresentará e discutirá, em 13 episódios, iniciativas inovadoras e práticas pedag. de educação escolar pública (desde a educação infantil até o ensino superior) e gratuita no Brasil que gerem impacto em suas comunidades, evidenciando o papel transformador da educação escolar em contextos diversos do país. A pesquisa objetiva mapear, identificar, selecionar e apresentar 13 escolas ou instituições de educação infantil, que apresentem práticas pedagógicas diferenciadas do modelo tradicional, com vínculo direto com a comunidade. Essas 13 unidades de ensino participarão das gravações da Série documental ‘Sementes da Educação’ . O mapeamento, identificação e seleção das unidades de ensino englobará diferentes estados e municípios do Brasil. Como critério de centralidade, a oferta do ensino ( independente do nível) precisa ser gratuita à população. Como caminho metodológico, a abordagem assumida é qualitativa, descritiva e exploratória, com uso de instrumento questionário (aberto e fechado) e entrevista narrativa. Utilizará recurso de gravação de voz para as entrevistas, com transcrição na íntegra. Como sujeitos, estabelece: crianças de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental matriculadas nas unidades escolares, professores, gestores escolares e familiares de alunos e alunos matriculados nas escolas. Análise em vertente qualitativa, inspirada na análise de conteúdo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Aline Sommerhalder - Coordenador / Luana Zanotto - Integrante / Ana Maria LIno - Integrante / Leticia Joia de Nois - Integrante.
      Membro: Aline Sommerhalder.
    6. 2017-Atual. Educacao Infantil e anos iniciais da Escola de Ensino Fundamental: saberes, fazeres pedagogicos e experiencias de cotidiano em contextos de aprendizagens de bebes e criancas.
      Descrição: Trata-se de um projeto maior no campo das teorias e práticas na educação infantil e nas escolas de anos iniciais do ensino fundamental. Na área da educação infantil investiga a partir dos núcleos temáticos: Saberes e práticas de docência; fazeres infantis e experiências com linguagem lúdica na infância em processos de aprendizagem; Relações escola e comunidade; Aprendizagens e Práticas educativas em contextos e cotidianos de educação infantil, com correntes teóricas pedagógicas da infância. No campo da escola de anos iniciais do ensino fundamental, os núcleos temáticos gestam sobre: a transição da educação infantil para 1º ano da escola de ensino fundamental; metodologias de ensino para os anos iniciais do ensino fundamental, em especial para o 1º ano na perspectiva dos estudos da ludicidade e correntes teóricas pedagógicas da infância; Linguagens da infância (brincadeiras, brinquedos e jogos) em processos de ensino e de aprendizagem de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa apresenta abordagem qualitativa, descritivo e exploratória, com natureza documental (estado da arte) e de campo, envolvendo instrumentos: narrativa, entrevista, observação participante, grupo focal, intervenções e recursos de gravações e diários ou notas de campo. No aspecto da análise dos dados empíricos, realiza tratamento dos resultados pelo vértice da análise de conteúdo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) . Integrantes: Aline Sommerhalder - Coordenador / Maria Elisa Nicolielo - Integrante / Ana Maria LIno - Integrante / Deise Aparecida Malta - Integrante / Heliny Maximo - Integrante / Andressa de Oliveira Martins - Integrante / Julia Inês Pinheiro Bolota Pimenta - Integrante / Andressa Bernardo - Integrante / Leticia Joia de Nois - Integrante / Cristina Elisa Macedo - Integrante / Meliane Rotta - Integrante / Vanessa de Mello Ferreira - Integrante / Jessica Bogni - Integrante / Maria de Fátima Oliveira Lima - Integrante / Gabriela de Fátima Conte - Integrante / Taiane Cerminaro - Integrante.
      Membro: Aline Sommerhalder.
    7. 2015-2019. Memorias de Educadoras/es Brincantes: historias e narrativas de infancias em praticas de formacao
      Descrição: A pesquisa investiga experiências brincantes (brincadeiras e jogos, tempo e espaços para brincar) na trajetória de vida (período da infância) de professoras/es e futuros/as professores/as no contexto de um curso de extensão universitária de Formação Lúdica. Parte-se da consideração que essa trajetória lúdica alimenta os modos de pensar e de fazer pedagógico na relação com as crianças em contextos educativos. Nesse sentido, a escrita de docentes e futuros/as professores/as sobre suas experiências lúdicas se constitui em uma ferramenta para melhor conhecimento de si, de reflexão realizada sobre essas experiências e de ressignificação das mesmas. Analisa-se o percurso brincante vivido por esses/as educadores/as utilizando-se da documentação narrativa como caminho metodológico para recolha dos dados, em uma abordagem qualitativa de pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Aline Sommerhalder - Coordenador / Fernando Donizete Alves - Integrante / Carla Ferroni - Integrante / Kayenne Dias Vieira - Integrante.
      Membro: Aline Sommerhalder.
    8. 2014-Atual. Jogos e brincadeiras no cotidiano da Escola de Ensino Fundamental: o que revelam as criancas dos anos iniciais- Processo CNPq n. 472021/2014-1
      Descrição: Na prática social de brincar, crianças ensinam e aprendem um conjunto de saberes e conhecimentos sobre os mais diversos campos de experiência humana. Saberes e conhecimentos que são compartilhados com seus parceiros de jogos e brincadeiras. Nessa troca, novos sabres e conhecimentos são construídos sobre si próprias, sobre a coletividade, sobre a realidade em que vivem. De todo modo, ainda há certo distanciamento entre aquilo que as crianças ensinam e aprendem jogando\brincado e os conteúdos escolares. Nesse contexto, apresentamos como questões de pesquisa: Que jogos e brincadeiras fazem parte do cotidiano das crianças que frequentam os anos iniciais do ensino fundamental, nos momentos de recreio em uma escola pública? Que processos educativos decorrem desses momentos de brincar/jogar? Consequentemente, o objetivo geral dessa pesquisa é identificar e compreender a cultura lúdica vivenciadas por crianças no espaço escolar, mais propriamente nos anos iniciais do ensino fundamental em momentos extra sala. #10;#10;#10;Processo CNPq n. 472021/2014-1. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Aline Sommerhalder - Integrante / Fernando Donizete Alves - Coordenador / Gabriela Dias Sartori - Integrante / Camila Tanure Duarte - Integrante / Luana Zanotto - Integrante / Andressa de Oliveira Martins - Integrante / Heliny Maximo - Integrante.
      Membro: Aline Sommerhalder.
    9. 2012-2013. Conhecendo as Necessidades Formativas das/dos profissionais de educacao infantil: um estudo no contexto da rede municipal de ensino de Descalvado/SP
      Descrição: Este projeto de pesquisa articula-se com o Projeto de Extensão: Formação de Professores de Educação Básica: uma parceria colaborativa entre escola e universidade, desenvolvido pelo quot;Núcleo de Estudos e Pesquisas das Dimensões Educativas da Educação Físicaquot; e pelo quot;Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas Pedagógicas e Processos Formativos para a Educação da Criançaquot;. #10;Este projeto de extensão caracteriza-se como uma atividade de formação continuada de professoras/es e gestoras da rede municipal de ensino da cidade de Descalvado, SP, e engloba ações formativas (formação continuada) para um grupo de profissionais constituído por professoras/es e gestoras de educação infantil. Trata-se de uma parceria da UFSCar com a Secretaria Municipal de Educação de Descalvado/SP. O objetivo desta pesquisa é investigar as Necessidades Formativas de profissionais de educação infantil da rede municipal de ensino de Descalvado/SP, participantes deste projeto de extensão. Será adotado o questionário como o instrumento de coleta de dados. Este questionário será composto por questões abertas e fechadas. Buscando responder a questão proposta e o objetivo desta pesquisa, ou seja, conhecer as Necessidades Formativas de um grupo de profissionais de educação infantil, realizaremos uma análise dos dados, na perspectiva da pesquisa qualitativa e à luz do referencial teórico escolhido.Para a análise dos dados serão construídas categorias descritivas, baseando-se no posicionamento teórico assumido para a pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Aline Sommerhalder - Coordenador / Maria Beatriz Jacomini - Integrante.
      Membro: Aline Sommerhalder.
    10. 2011-2014. Formacao de professores/as de educacao basica da rede municipal de ensino de Descalvado/SP: experiencias construidas nos processos de reflexao sobre a docencia e as praticas profissionais
      Descrição: Tem por objetivo central desenvolver ações formativas que tenham como eixo a reflexão sobre os contextos de trabalho e as práticas pedagógicas destes profissionais, buscando a melhoria de qualidade do processo de ensino e de aprendizagem no ensino fundamental e do atendimento à criança na educação infantil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Aline Sommerhalder - Coordenador / Fernando Donizete Alves - Integrante.
      Membro: Aline Sommerhalder.
    11. 2011-2013. Programa Institucional de Bolsa de Iniciacao a Docencia PIBID no curso de Pedagogia a distancia da UAB/ UFSCar
      Descrição: O PIBID é um Programa institucional que visa promover a participação dos estudantes de graduação licenciatura da UFSCar, articulando e coordenando atividades dos conteúdos curriculares e extracurriculares com ações colaborativas junto a professores de escolas públicas da educação básica. O Programa tem em vista promover experiências compartilhadas com as escolas públicas de educação básica de iniciação à docência para os licenciandos envolvidos, a formação continuada de professores em serviço e a promoção da melhoria do ensino e da aprendizagem na educação básica. O referido projeto de pesquisa tem sua gênese e se articula ao subprojeto institucional PIBID Pedagogia: modalidade a distância da UFSCar/UAB e tem por objetivo investigar e produzir conhecimentos científicos sobre as contribuições do Programa PIBID para a formação inicial de licenciandos em Pedagogia a distância da UAB/UFSCar e para a formação continuada em serviço de supervisores e professores das escolas públicas envolvidos neste projeto. Justifica-se pela pertinência do tema relacionado a formação inicial de professores de educação básica na modalidade a distância e ausência de pesquisas na interface PIBID em cursos de Pedagogia a distância no Estado de São Paulo. Este projeto de pesquisa tem como participantes sujeitos dos municípios de Jales e São José dos Campos, sendo estes: alunos bolsistas do curso de Pedagogia a distância dos Pólos de Jales e São José dos Campos e professores da rede municipal de ensino de duas escolas de educação básica, uma localizada no município de Jales/SP e outra em São José dos Campos/SP. Como instrumentos metodológicos, tem-se diversas formas de produções de memórias resultantes de reuniões presenciais, reuniões por meio web conferência, do ambiente Moodle e de atividades realizadas em parceria professores(as) e alunos(as) da rede pública de ensino de Jales e S.J.Campos e estudantes bolsistas da Pedagogia a distância da UAB/UFSCar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (14) . Integrantes: Aline Sommerhalder - Integrante / Fabiana Marini Braga - Integrante / Maria Iolanda Monteiro - Integrante / Maria Betanea Platzer - Integrante / Lucilaine Nunes Lazareto - Integrante / Carlos Eduardo Candido Pereira - Integrante / Marcia Regina Onofre - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Aline Sommerhalder.
    12. 2011-2011. Espacos e Tempos destinados ao brincar na educacao institucionalizada da infancia: o que revela o cotidiano do trabalho pedagogico na educacao infantil?
      Descrição: Considerando que o brincar (lúdico) é uma linguagem, é um elemento revelador da cultura da infância e tem um grande valor educativo, sustenta-se que esta atividade é um direito da criança e de fundamental importância no trabalho pedagógico da educação infantil. O objetivo da presente pesquisa é investigar os espaços e os tempos destinados ao brincar no cotidiano do trabalho pedagógico da educação infantil. Fundamenta-se em uma abordagem qualitativa e terá como instrumentos metodológicos a fotografia e a observação direta não estruturada deste cotidiano. A fotografia será utilizada como recurso para o registro dos espaços físicos e objetos/materiais destinados para brincar e, no caso das observações, será utilizado um Diário de Campo. Serão sujeitos participantes desta pesquisa crianças entre 4 e 5 anos e seus profissionais (professores e demais profissionais), que atuam com estas em uma turma de educação infantil de uma instituição pública de São José do Rio Preto/SP. Os dados serão analisados qualitativamente, a partir de categorias construídas e será realizada uma leitura do conteúdo à luz da literatura escolhida.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Aline Sommerhalder - Coordenador.
      Membro: Aline Sommerhalder.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Professora Homenageada ( turma 2014) - Curso de Licenciatura em Pedagogia - UFSCar, UFSCar.. 2018.
      Membro: Aline Sommerhalder.
    2. Professora Homenageada ( turma 2011) - Curso de Licenciatura em Pedagogia - UFSCar, .. 2016.
      Membro: Aline Sommerhalder.
    3. Premiação pela obra: Jogo e Educação da Infância: muito prazer em aprender. Edital MEC/PNBE do Professor 2013 - Educação Infantil - Interações e Brincadeiras. Obra é parte do acervo do PNBE 2013., .. 2013.
      Membro: Aline Sommerhalder.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (48)
    1. Convegno 150 anni di Maria Montessori : LA FORZA DELL'INFANZIA DA DOVE RIPARTIRE SE NON DAI BAMBINI?. 2020. (Congresso).
    2. Convegno Internazionale L'architettura pedagogica di Maria Montessori. 2020. (Congresso).
    3. Parada Pedagógica - Educação Infantil SME 2020.Cuidar e Educar na Educação Infantil: contribuições da abordagem Pikler (Jornadas de Formação do Cfei). 2020. (Encontro).
    4. 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFSCar.Apresentação de Grupo de Pesquisa Cfei. 2019. (Encontro).
    5. 6o Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista. Brincar na infância de professoras: contribuições das narrativas na formação. 2019. (Congresso).
    6. 6o Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista. Narrativas no estágio curricular supervisionado: aprendizagem da docência na Pedagogia. 2019. (Congresso).
    7. 6o Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista. O cotidiano das práticas na educação infantil: ser professor e ser criança em pesquisas acadêmicas. 2019. (Congresso).
    8. Ciclo de Debates do Cfei: Educação de Adultos e Formação de Professores na Itália: uma perspectiva de aprendizagem ao longo da vida.Educação de Adultos e Formação de Professores na Itália: uma perspectiva de aprendizagem ao longo da vida. 2019. (Encontro).
    9. Ciclo de Debates do Cfei: Intercâmbio de Saberes Brasil- Itália: aprendizagem permanente e desenvolvimento humano em pesquisas educacionais.Intercâmbio de Saberes Brasil- Itália: aprendizagem permanente e desenvolvimento humano em pesquisas educacionais. 2019. (Encontro).
    10. Ciclo de Debates do Cfei: Quem é a criança contemporânea - uma conversa com Márcia Neder - er.Quem é a criança contemporânea - uma conversa com Márcia Neder. 2019. (Encontro).
    11. Ciclo de Debates do Cfei: Sementes da Educação.Sementes da Educação- Episódio 13 Janela. 2019. (Outra).
    12. Ciclo de Debates do Cfei com a Exibição e Discussão de Episódio da Série Documental: quot;Sementes da Educaçãoquot;..Ciclo de Debates do Cfei com a Exibição e Discussão de Episódio da Série Documental: quot;Sementes da Educaçãoquot;.. 2019. (Encontro).
    13. VII Congresso Brasileiro de Educação. Mini Curso profesrido: Educação da primeiríssima infância: a tríade educar/cuidar/brincar. 2019. (Congresso).
    14. XI Seminário de Teses e Dissertações do Programa de Pós-graduação em Educação.Avaliador e debatedor de comunicação oral. 2019. (Seminário).
    15. XI Seminário de teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educducação.Avaliador e debatedor de comunicação oral. 2019. (Seminário).
    16. IV Congresso Nacional de Formação de Professores e XIV Congresso Estadual Paulista sobre formação de educadoressso. quot;Oficina de olhar: Uma possibilidade de aprimorar a prática docente com artes visuais na Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental. 2018. (Congresso).
    17. IV Congresso Nacional de Formação de Professores e XIV Congresso Estadual Paulista sobre formação de educadoressso. Formação permanente de profissionais da educação infantil: A necessidade de aprender ao longo da vida. 2018. (Congresso).
    18. IV SEMINÁRIO DE GRUPOS DE PESQUISA DO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL DA UFSCar.Pesquisas e eixos de estudo do CFEI - Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância/CNPq. 2018. (Seminário).
    19. XIX ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO - X. Problematizando a diversidade cultural na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental: a ludicidade como eixo de trabalho. 2018. (Congresso).
    20. XIX Endipe - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA O CAMPO FORMATIVO. 2018. (Congresso).
    21. IX Seminário de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação.Debatedor. 2017. (Seminário).
    22. Congresso Nacional de Primeira Infância. O brincar como base da educação infantil. 2016. (Congresso).
    23. I Encontro A importância do brincar.Brincar como experiência de viver infâncias. 2016. (Encontro).
    24. III Congresso Nacional de Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Interações entre Professora e Crianças em Contextos de Brincadeira: reflexões sobre a formação de professores. 2016. (Congresso).
    25. IV Semana de Formação, Pesquisas e Práticas na Educação Infantil.Minicurso: Contação de Histórias na Educação Infantil. 2016. (Encontro).
    26. VI Jornada de Estudos em Educação Musical. O universo infantil: entre o brincar e o aprender. 2016. (Congresso).
    27. XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2016. (Congresso).
    28. 5o Seminário de Pesquisas em Práticas Sociais e Processos Educativos: Educar-se em direitos humanos.Processos educativos e interculturalidade: o brincar durante o translado do ônibus escolar rural. 2014. (Seminário).
    29. II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. xx. 2014. (Congresso).
    30. Seminário de Aprofundamento de Estudos quot;Do ser ao agir: ações militantesquot;. 2014. (Seminário).
    31. XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - Endipe. A docência contextualizada na Educação Infantil: aproximando de saberes e de práticas pedagógicas. 2014. (Congresso).
    32. . XII Encontro do Fórum de Licenciaturas, Prograd – UFSCar, 2012, com participação nas datas de 02 de abril e 28 de maio de 2012. 2012. (Encontro).
    33. II Encontro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) - Pedagogia EaD/UFSCar.As experiências do PIBID no processo de formação inicial de professores. 2012. (Encontro).
    34. I Simpósio Internacional de Educação a Distância e I Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância.O processo de formação inicial e continuada docente no programa institucional de bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenc. em Pedagogia a Distância da UAB/UFSCar, sob a ótica de seus participantes. 2012. (Simpósio).
    35. XVI Endipe - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Reflexões sobre o educar/cuidar de crianças na educação infantil e suas relações com a docência e o fazer pedagógico. 2012. (Congresso).
    36. 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Educar e cuidar na educação infantil: uma análise do documento Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. 2011. (Encontro).
    37. Ciclo de Palestras - Ação Docente na UFSCar: Compartilhando experiências e construindo caminhos. 2011. (Encontro).
    38. DTPP Convida: Diálogo com Helena Singer.A Educação Democrática no Século XXI. 2011. (Outra).
    39. I Conegrad - Congresso de Ensino de Graduação- UFSCar e 9a Jornada Científica e Tecnológica da UFSCar. 2011. (Congresso).
    40. I Conegrad - Congresso de Ensino de Graduação- UFSCar - Palestra: Educação das relações etnicorraciais. 2011. (Congresso).
    41. I Conegrad - Congresso de Ensino de Graduação- UFSCar - Palestra: Políticas Públicas para a Formação de Professores para a EDucação Básica. 2011. (Congresso).
    42. I Encontro PIDIB UFSCar Pedagogia - UAB.Orientadores PIBID Pedagogia UAB. 2011. (Encontro).
    43. II Seminário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID UFScar. 2011. (Seminário).
    44. Relações Etnicorraciais e educação no Brasil: panorama geral e movimento negro e educação no Brasil - avanços e embates atuais (Evento promovido pelo Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas- UFSCar). 2011. (Outra).
    45. Seminário e Fórum de Debates quot;Comemoração dos 90 anos do nascimento de Paulo Freirequot;, realizado em parceria com a linha de pesquisa do PPGE: Práticas Sociais e Processos Educativos. 2011. (Seminário).
    46. VI Encontro Iberoamericano de Educação (EIDE).A subjetividade na cultura lúdica da infância: notas sobre a brincadeira de casinha na prática pedagógica da educação infantil. 2011. (Encontro).
    47. X Encontro de Iniciação Científica - ENIC Pedagogia.O Pedagogo e a Pesquisa em Educação. 2011. (Encontro).
    48. XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores e I Congresso Nacional de Formação de Professores. A CULTURA LÚDICA NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2011. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (32)
    1. SOMMERHALDER, ALINE. Comissão Organizadora do Ciclo de Debates do Cfei: Quem é a criança contemporânea? Uma conversa com Márcia Neder. 2019. (Outro).. . 0.
    2. SOMMERHALDER, ALINE. Comissão Organizadora do Ciclo de Debates do Cfei: Educação de Adultos e formação de professores na Itália: uma perspectiva de aprendizagem ao longo da vida. 2019. (Outro).. . 0.
    3. SOMMERHALDER, A.. Comissão Organizadora do Ciclo de Debates do Cfei: Sementes da Educação. 2019. (Outro).. . 0.
    4. SOMMERHALDER, ALINE. Comissão Organizadora do Ciclo de Debates do Cfei:Intercâmbio de saberes Brasil- Itália: aprendizagem permanente e desenvolvimento humano em pesquisas educacionais. 2019. (Outro).. . 0.
    5. SOMMERHALDER, ALINE; ALVES, F. D.. I Encontro sobre Educação Infantil e fazeres docentes: por onde anda o cuidar/educar?. 2018. Congresso
    6. SOMMERHALDER, A.. Ciclo de Debates do Cfei. 2018. (Outro).. . 0.
    7. SOMMERHALDER, ALINE. Comissão Científica do XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores e III Congresso Nacional de Formação de Professores. 2016. (Congresso).. . 0.
    8. SOMMERHALDER, A.. II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. 2014. (Congresso).. . 0.
    9. SOMMERHALDER, A.. Comissão Organizadora do 5o Seminário de Pesquisas em Práticas Sociais e Processos Educativos: educar-se em direitos humanos. 2014. (Congresso).. . 0.
    10. SOMMERHALDER, A.. Avaliadora de Trabalhos científicos no Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de pesquisadores em Educação a Distância - 2014. 2014. (Congresso).. . 0.
    11. SOMMERHALDER, A.. Parecerista AD HOC do 5o Seminário de Pesquisas em Práticas Sociais e Processos Educativos: Educar-se em direitos humanos. 2014. (Congresso).. . 0.
    12. SOMMERHALDER, A.. Debatedor no VI seminário de Dissertações e Teses do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE UFSCar. 2014. (Congresso).. . 0.
    13. SOMMERHALDER, A.. Orientador no VI Seminário de Dissertações e Teses do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE UFSCar. 2014. (Congresso).. . 0.
    14. SOMMERHALDER, A.; MONTRONE, A. V. G. ; GONCALVES JUNIOR, L.. Seminário Aberto “Linha de Pesquisa: Práticas Sociais e Processos Educativos”/Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSCar 2014. 2014. Congresso
    15. SOMMERHALDER, A.. XXI Congresso de Iniciação Científica da UFSCar (Membro Interno Comitê Pibic). 2013. (Congresso).. . 0.
    16. SOMMERHALDER, A.. 4o Seminário de Pesquisas em práticas sociais e processos educativos: contribuições de Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. 2013. (Congresso).. . 0.
    17. SOMMERHALDER, A.. XX Congresso de Iniciação Científica e V CIDTI/ UFSCar. 2012. (Congresso).. . 0.
    18. SOMMERHALDER, A.. Seminário Fórum de Debates quot; Comemoração dos 90 anos do nascimento de Paulo Freirequot;, em parceria com a linha de Pesquisa: Práticas Sociais e Processos Educativos - PPGE UFSCar. 2011. (Outro).. . 0.
    19. SOMMERHALDER, A.. III Seminário de Pesquisas em Práticas Sociais e Processos Educativos: 90 anos do nascimento de Paulo Freire. 2011. (Congresso).. . 0.
    20. SOMMERHALDER, A.. Seminário Internacional da Afro-descendência : 20 anos de NEAB/UFSCar: desafios ante a maturidade. 2011. (Congresso).. . 0.
    21. SOMMERHALDER, A.. Comissão Científica do XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores I Congresso Nacional de Formação de professores. 2011. (Congresso).. . 0.
    22. SOMMERHALDER, A.. I Congresso Internacional de Educação Física, Esporte e Lazer. 2010. (Congresso).. . 0.
    23. SOMMERHALDER, A.. I Congresso Internacional de Educação Física, Esporte e Lazer. 2010. (Congresso).. . 0.
    24. SOMMERHALDER, A.. I Congresso Brasileiro de Educadores Claretianos: A Educação Confessional diante dos desafios do Mundo Contemporâneo. 2008. (Congresso).. . 0.
    25. SOMMERHALDER, A.. IV ENIC - Encontro de Iniciação Científica /Claretiano - Semana de Saúde. 2005. (Congresso).. . 0.
    26. SOMMERHALDER, A.. Coordenação da Sessão Temática: Docência e Contemporaneidade - II Reunião Científica Psicanálise e Educação: Eros e Thanatos- desafios para a educação da criança e do adolescente - Grupo de Pesquisa Psicanálise e Educação/ UNESP. 2005. (Outro).. . 0.
    27. SOMMERHALDER, A.. IV ENIC - Encontro de Iniciação Científica Claretiano - Semana de Educação Física. 2005. (Congresso).. . 0.
    28. SOMMERHALDER, A.. IV ENIC - Encontro de Iniciação Científica - Claretiano - Semana de Educação. 2005. (Congresso).. . 0.
    29. SOMMERHALDER, A.. IV - ENIC Encontro de Iniciação Científica - Claretiano - Semana de Administração. 2005. (Congresso).. . 0.
    30. SOMMERHALDER, A.. Comissao Científica do IV ENIC - Encontro de Iniciaçao Científica - Claretiano. 2005. (Congresso).. . 0.
    31. SOMMERHALDER, A.. II Encontro de Iniciação Científica do Ceuclar. 2003. (Outro).. . 0.
    32. SOMMERHALDER, A.. Comissão de Avaliação do III Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XI Simpósio Paulista de Educação Física. 2003. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (3)
    • Aline Sommerhalder ⇔ Maria Iolanda Monteiro (4.0)
      1. ONOFRE, M. R. ; SOMMERHALDER, A. ; PEREIRA, C. E. C. ; BRAGA, F. M. ; PLATZER, M. B. ; MONTEIRO, M. I.. O programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) do curso de Pedagoga a distância/UFSCar sob a ótica dos(as) participantes envolvidos(as) no processo. Em: Yoshie Ussami Ferrari Leite; Alda Junqueira Marin; Selma Garrido Pimenta; Marineide de Oliveira Gomes; Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. (Org.). Políticas de formação inicial e continuada de professores [recurso eletrônico]. 1ed.Araraquara. : Junqueira Marin. 2012.v. 1, p. 003162-003173.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. SOMMERHALDER, A. ; PEREIRA, C. E. C. ; BRAGA, F. M. ; Monteiro, Maria Iolanda ; PLATZER, M. B. ; ONOFRE, M. R.. Parceria colaborativa escola e universidade: compartilhando experiências construídas no PIBID do Curso de Pedagogia a distância da UFSCar. Em: IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, v. 1, p. 1-10, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. PLATZER, M.B ; ONOFRE, M.R ; PEREIRA, C.E.C ; SOMMERHALDER, A. ; BRAGA, Fabiana Marini ; MONTEIRO, M. I.. O processo de formação inicial e continuada docente no programa institucional de bolsa de Iniciação à docência (PIBID) do curso de Licenciatira em Pedagogia a Distância da UAB?UFSCar, sob a ótica de seus participantes. Em: I Simpósio Internacional de Educação a Distância / I Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, v. 1, p. 1-10, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. ONOFRE, M. R. ; SOMMERHALDER, A. ; PEREIRA, C. E. C. ; BRAGA, F. M. ; LASARETO, L. N. ; MONTEIRO, M. I.. PIBID DO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTANCIA DA UFSCAR: COMPARTILHANDO SONHOS DAS ESCOLA REAL À ESCOLA IDEAL. Em: 6º Congresso de Extensão Universitária da Unesp, 2011, Águas de Lindóia. 6º congresso de extensão universitária da unesp. São Paulo: Editora Unesp, v. 1, p. 0590-0590, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Aline Sommerhalder ⇔ Fabiana Marini Braga (2.0)
      1. CURY, R.M.C ; PEREIRA, C.E.C ; SOMMERHALDER, A. ; BRAGA, Fabiana Marini. O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UAB-UFSCar: QUEM SÃO OS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM FORMAÇÃO?. Em: I Simpósio Internacional de Educação a Distância e I Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, v. 1, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. PLATZER, M.B ; ONOFRE, M.R ; PEREIRA, C.E.C ; SOMMERHALDER, A. ; BRAGA, Fabiana Marini ; MONTEIRO, M. I.. O processo de formação inicial e continuada docente no programa institucional de bolsa de Iniciação à docência (PIBID) do curso de Licenciatira em Pedagogia a Distância da UAB?UFSCar, sob a ótica de seus participantes. Em: I Simpósio Internacional de Educação a Distância / I Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, v. 1, p. 1-10, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Aline Sommerhalder ⇔ Jarina Rodrigues Fernandes (1.0)
      1. SOMMERHALDER, ALINE ; FERNANDES, JARINA RODRIGUES ; DUARTE, CAMILA TANURE ; SANTOS, CAMILA MARQUES DOS. Estágio curricular supervisionado e a relação teoria e prática: sentidos construídos por licenciandos em Pedagogia. Educação (Rio Claro. Online). v. 26, p. 279-294, issn: 1981-8106, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 12/10/2020 20:18:50