Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Maria Iolanda Monteiro

possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em métodos e técnicas de ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas e saberes docentes, êxito e fracasso escolar, alfabetização, letramento, variação linguística, educação a distância, formação inicial e continuada de educadores da educação básica. Realizou pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de Campinas (2010). Professora Associada I da Universidade Federal de São Carlos, atuando no curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade presencial e a distância. É coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFSCar / São Carlos, desde 2018. Pertence ao Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4189205834370563 (04/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2010-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. Rodovia Washington Luis, km 235 São Carlos 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518375 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2012-Atual. Laboratorio de ensino e aprendizagem - LEA / Brinquedoteca UFSCAR
      Descrição: O projeto de formação do Laboratório de Ensino e Aprendizagem / Brinquedoteca tem como objetivo geral a articulação dos aspectos teóricos / práticos acerca da ludicidade e das características das disciplinas do curso de Pedagogia e a relação com a aprendizagem e o desenvolvimento da criança, do jovem e do adulto no espaço da educação contemporânea. Pretende viabilizar situação de ensino e aprendizagem, relacionadas com as especificidades das disciplinas do curso de Licenciatura em Pedagogia EaD, por meio da gravação de aulas práticas / teóricas e de webconferências, objetivando a interação educativa de alunos, professores, equipe do curso de Licenciatura em Pedagogia, tutores presenciais e virtuais. #10;Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. Sem financiamento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Maria Iolanda Monteiro - Coordenador. Número de orientações: 8
      Membro: Maria Iolanda Monteiro.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Paraninfa da Turma 2007 do Curso de Licenciatura em Pedagogia - EAD, Universidade Federal de São Carlos.. 2012.
      Membro: Maria Iolanda Monteiro.
    2. Patronesse da Turma 2008 do Curso de Licenciatura em Pedagogia - EAD, Universidade Federal de São Carlos.. 2012.
      Membro: Maria Iolanda Monteiro.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (64)
    1. 8.º SLIJ - Seminário de Literatura Infantil e Juvenil - 4.º Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária: (R)es(x)istências Literárias na Contemporaneidade.Os textos narrativos orais: a seleção do repertório na prática de contar histórias. 2019. (Seminário).
    2. VII CBE - Congresso Brasileiro de Educação. Implantação do PNAIC em São Paulo: um estudo de caso. 2019. (Congresso).
    3. VII CBE - Congresso Brasileiro de Educação. Arte de Contar Histórias em Sala de Aula: Aproximações entre Leitura e a Fruição. 2019. (Congresso).
    4. VII Encontro de Iniciação à Docência (PIBID) e I Encontro Residência Pedagógica (PRP) da UFSCar.Valorização da identidade e cultura nacionais a partir do estudo de artistas brasileiros. 2019. (Encontro).
    5. VII Encontro de Iniciação à Docência (PIBID) e I Encontro Residência Pedagógica (PRP) da UFSCar.Os impactos do pibid/pedagogia nos(as) licenciandos(as) e nas escolas de Educação Básica. 2019. (Encontro).
    6. VII Encontro de Iniciação à Docência e I Encontro Residência Pedagógica da UFSCar: formação e profissionalização docente.Relações étnico-raciais no Ensino Fundamental I. 2019. (Encontro).
    7. VII Encontro de Iniciação à Docência e I Encontro Residência Pedagógica da UFSCar: formação e profissionalização docente.Os impactos do PIBID/Pedagogia nos(as) licenciandos(as) e nas escolas de Educação Básica. 2019. (Encontro).
    8. VII Encontro de Iniciação à Docência e I Encontro Residência Pedagógica da UFSCar: formação e profissionalização docente.Estudo do Bioma Amazônico nos Anos Iniciais: Reconhecendo sua importância e Valorizando sua Preservação. 2019. (Encontro).
    9. VII Encontro de Iniciação à Docência e I Encontro Residência Pedagógica da UFSCar: formação e profissionalização docente.Jogos e histórias no processo de alfabetização. 2019. (Encontro).
    10. VII Encontro de Iniciação à Docência e I Encontro Residência Pedagógica da UFSCar: formação e profissionalização docente.Clubinho da leitura: projeto interdisciplinar da Educação Especial e Pedagogia. 2019. (Encontro).
    11. VII Encontro de Iniciação à Docência e I Encontro Residência Pedagógica da UFSCar: formação e profissionalização docente.A diversidade nos anos iniciais. 2019. (Encontro).
    12. Colóquio Internacional: educação, formação de professores e humanidades digitais. 2018. (Outra).
    13. IV Congresso Nacional de Formação de Professores e XIV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: um Estudo de Caso. 2018. (Congresso).
    14. XI Encontro Regional Sudeste da ABEM.Gameficação: uma pesquisa em um curso de violão no MOODLE. 2018. (Encontro).
    15. XI Encontro Regional Sudeste da ABEM.A afetividade em cursos de música em ambientes digitais de aprendizagem. 2018. (Encontro).
    16. 6º Congresso Internacional de Tecnologia Educacional / 14º Workshop EaD - NPT - USP. Uso pedagógico da robótica educacional no contexto da educação básica. 2017. (Congresso).
    17. I Seminário Internacional e IV Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo quot;Políticas Educacionais para o meio rural na América Latinaquot;.POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO CAMPO. 2017. (Seminário).
    18. IX Seminário de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCAR.Debatedora dos Projetos de Pesquisa - Mestrado e Doutorado. 2017. (Seminário).
    19. XII Encuentro Iberoamericando de Educación quot;Hacia un modelo educativo de calidade y transformadorquot;.As Tecnologias de Informação e Comunicação nos anos iniciais do ensino fundamental: caracterização sobre o uso. 2017. (Encontro).
    20. XI SIMPLAGE: Simpósio do Laboratório de Gestão Educacional.PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: IMPRESSÕES SOBRE SEUS PROCESSOS FORMATIVOS. 2017. (Simpósio).
    21. 16ª Semana da Educação Municipal de Bauru.Boas práticas nas aulas de Educação Física no início da carreira docente. 2016. (Outra).
    22. 2º Fórum Internacional de Inovação em Tecnologia Assistiva, Esporte e Saúde.A acessibilidade para deficientes visuais e auditivos em materiais didáticos na EaD. 2016. (Oficina).
    23. 2º Fórum Internacional de Inovação em Tecnologia Assistiva, Esporte e Saúde.O uso de Tecnologias Assistivas. 2016. (Outra).
    24. 6º Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacional. Vivência tecnológica na educação básica: uma estratégia para o ensino e aprendizagem de professores e alunos. 2016. (Congresso).
    25. CINEMA E VÍDEO: (des)(re)construções pedagógicas em ambientes de aprendizagens flexíveis - Prof. Dr. José Antonio Marques Moreira (. 2016. (Outra).
    26. III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (SIED:EnPED:2016).III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (SIED:EnPED:2016). 2016. (Simpósio).
    27. IV CONAVE - Congresso Nacional de Avaliação em Educação. A avaliação e o Saresp - Sistema de avaliação do rendimento escolar do Estado de São Paulo - resultados e reflexões. 2016. (Congresso).
    28. IV Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais e III Colóquio de Práticas Letradas.Uma reflexão sobre a formação docente oferecida pelo PNAIC. 2016. (Encontro).
    29. Literatura de autoria infantil. Gestão/Produção de subjetividade e autoria.Literatura de autoria infantil. Gestão/Produção de subjetividade e autoria. 2016. (Outra).
    30. XIV Semana da Educação. 2016. (Outra).
    31. 67ª Reunião Anual da SBPC. Um estudo de caso com uma professora de início de carreira: as práticas pedagógicas na Educação Física. 2015. (Congresso).
    32. V CBE - Congresso Brasileiro de Educação. Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental: o caso de uma professora de início de carreira. 2015. (Congresso).
    33. 22º Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. ANÁLISES DA LITERATURA DE RUTH ROCHA PENSANDO NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. (Congresso).
    34. IV CONGREPRINCI. Professores iniciantes e seus saberes para o trabalho em creches. 2014. (Congresso).
    35. IV CONGREPRINCI. Experiências formativas de uma professora iniciante de educação física nos anos iniciais do ensino fundamental. 2014. (Congresso).
    36. Simpósio Internacional de Educação a Distância.A participação dos(as) licenciandos(as) do curso de Pedagogia da EaD UFSCar no PIBID e os reflexos desse processo na formação inicial. 2014. (Simpósio).
    37. VI Seminário de Dissertações e Teses - PPGE.Orientadora e Debatedora do Evento. 2014. (Seminário).
    38. I CONBALF. Alfabetização e tecnologia digital no contexto dos anos iniciais. 2013. (Congresso).
    39. II Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2013). O processo de alfabetização e as tecnologias digitais: uma análise sobre o software “Coelho Sabido”. 2013. (Congresso).
    40. II Congresso Brasileiro de Recursos Digitais na Educação. Recuros Digitais e formação de professores: como as pesquisas trazem essa articulação. 2013. (Congresso).
    41. II SIHELE. 2013. (Seminário).
    42. XI Semana da Educação.A contribuição da literatura infantil para as práticas alfabetizadoras e de letramento nos anos iniciais na perspectiva do Jornal Letra A. 2013. (Outra).
    43. XX Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. A poesia infantil de Manoel de Barros: o poeta das invencionices. 2013. (Congresso).
    44. XX Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. A POESIA INFANTIL DE MANOEL DE BARROS: O POETA DAS INVENCIONICES. 2013. (Congresso).
    45. XX Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. A IMPORTÂNCIA DAS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. 2013. (Congresso).
    46. II Ciclo de Palestras do Núcleo de Formação de Professores da Universidade Federal de São Carlos. 2012. (Outra).
    47. II Encontro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.Curso de Pedagogia a Distância. 2012. (Encontro).
    48. I Simpósio Internacional de Educação a Distância / I Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. 2012. (Simpósio).
    49. I Simpósio Internacional de Educação a Distância / I Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância.O processo de formação inicial e continuada docente no progrma institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) do curso de licenciatura em pedagogia a distância da UAB-UFSCar sob a ótica de seus participantes. 2012. (Simpósio).
    50. I Simpósio Internacional de Educação a Distância / I Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância.Avaliadora de Trabalhos Científicos. 2012. (Simpósio).
    51. IV Seminário de Dissertações e Teses do Programa de Pós-Graduação em Educação.IV Seminário de Dissertações e Teses do Programa de Pós-Graduação em Educação. 2012. (Seminário).
    52. VII Seminário da Faculdade de Educação e VI Seminário do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação.O uso de recursos tecnológicos pelos professores nas escolas de educação básica. 2012. (Seminário).
    53. XII Encontro do Fórum de Licenciaturas, Prograd UFSCar. 2012. (Encontro).
    54. XVI Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino.O programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) no curso de Pedagogia a Distância/UFSCar sob a ótica dos participantes envolvidos(as) no processo. 2012. (Encontro).
    55. XVI Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino.Formação em Movimento: história, discurso, imagem. 2012. (Encontro).
    56. 9.ª Jornada Científica e Tecnológica na UFSCar - VIII Congresso de Extensão.A matemática na Educação Infantil: reflexões teóricas e metodológicas na formação e na atuação de professores. 2011. (Outra).
    57. Diálogo com Nilma Lino Gomes. 2011. (Outra).
    58. I Encontro da Equipe do Estágio Supervisionado de Ensino de Licenciatura em Pedagogia.Apresentação do Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância. 2011. (Encontro).
    59. II Encontro de Iniciação à Docência e Formação Continuada de Professores. 2011. (Encontro).
    60. Programa Ação Docente na UFSCar - Compartilhando e construindo caminhos. 2011. (Outra).
    61. V Seminário do Ensino de Graduação da UFSCar - quot;Novos alunos: que Universidade?quot;. 2011. (Seminário).
    62. XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores - I Encontro Nacional de Formação de Professores. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID): um desafio assumido pela equipe do curso de Pedagogia a Distância/UFSCAR. 2011. (Congresso).
    63. 5.º Seminário Nacional - O Professor e a Leitura do Jornal.Proposta de formação de educadores a distância na área de alfabetização e letramento. 2010. (Seminário).
    64. VII Congresso Brasileiro de Ensino Superio a Distância. O Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia da Educação a Distância: desafios para a formação docente. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (12)
    1. MIRANDA, A. C. ; FRANCOSO, A. C. G. ; CARDINAL, A. C. P. ; CURCINO, L. ; GALVANI, M. D. ; MONTEIRO, M. I.. Trabalho colaborativo em foco: PIBID-UFSCar e EMEB Dalila Galli. 2019. Outro
    2. GAMA, R. P. ; SOUSA, M. C. ; MONTEIRO, Maria Iolanda. VII Encontro de Iniciação à Docência e I Encontro Residência Pedagógica da UFSCar: formação e profissionalização docente. 2019. Outro
    3. GAMA, R. P. ; SOUSA, M. C. ; MONTEIRO, Maria Iolanda. Comissão geral do VII Encontro de Iniciação à Docência e I Encontro Residência Pedagógica da UFSCar: formação e profissionalização docente. 2019. Outro
    4. SISLA, H. C. ; MONTEIRO, M. I.. III Encontro de Ensino de Leitura e Escrita. 2019. Congresso
    5. MONTEIRO, M. I.; SISLA, H. C.. 2º Encontro de Ensino de Leitura e Escrita - EELE. 2017. Congresso
    6. MONTEIRO, M. I.; SISLA, H. C.. 1 º Encontro de Ensino de Leitura e Escrita - EELE. 2016. Outro
    7. PASSOS, C. L. B. ; MONTEIRO, M. I.. II Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais. 2014. Outro
    8. MONTEIRO, M. I.. IV Seminário de dissertações e teses do Programa de Pós-graduação em Educação. 2012. (Outro).. . 0.
    9. ONOFRE, M. R. ; MONTEIRO, M. I.. I Encontro PIBID/Pedagogia EaD-UFSCar . 2011. Outro
    10. AZEVEDO, P. ; MONTEIRO, M. I.. I Encontro da Equipe do Estágio Supervisionado de Ensino do Curso de Licenciatura em Pedagogia da EaD-UFSCar. 2011. Outro
    11. PASSOS, C. L. B. ; MONTEIRO, M. I.. I Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais. 2011. Outro
    12. MONTEIRO, M. I.; BRAGA, F. M.. Primeiro Encontro do Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância. 2010. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (6)
    • Maria Iolanda Monteiro ⇔ Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali (4.0)
      1. RODRIGUES, M. C. C. ; REALI, A. M. M. R. ; DOTTO, D. ; BORGES, J. ; ONOFRE, M. R. ; MONTEIRO, M. I. ; SANTOS, T. T. P.. INTERAÇÃO UNIVERSIDADE - ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE A TRAJETÓRIA DE UMA PESQUISA - INTERVENÇÃO. SABERES (NATAL). v. 1, p. 161-185, issn: 1984-3879, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. RODRIGUES, M. C. C. ; REALI, A. M. M. R. ; DOTTO, D. ; BORGES, J. ; Onofre, R.M. ; MONTEIRO, M. I. ; SANTOS, T. T. P.. INTERAÇÃO UNIVERSIDADE - ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE A TRAJETÓRIA DE UMA PESQUISA - INTERVENÇÃO. SABERES (NATAL). v. 9, p. 161-185, issn: 1646-2335, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. Rinaldi, Renata ; MONTEIRO, M. I. ; REALI, Aline Maria de M Rodrigues ; Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de. An Online Programme to Prepare Teachers Tutors: an experience involving a University-School Partnership. Em: Maria Assunção Flores;Ana Amélia Carvalho;Fernando Ilídio Ferreira;Maria Teresa Vilaça. (Org.). Back to the Future: Legacies, Continuities and Changes in Educational Policy, Practice and Research. 1ed.Rotterdam, The Netherlands. : Sense Publishers. 2013.v. 1, p. 297-310.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. RINALDI, Renata Portela ; MONTEIRO, M. I. ; OLIVEIRA, R. M. M. A. ; REALI, A. M. M. R.. Reinterpretation of the Experiences of Teacher Education and Professional Development: the role of interactions among pre-service teachers and their trainers. Em: 15th Biennial of the International Study Association on Teachers and Teaching,, v. 1, p. 274-280, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Maria Iolanda Monteiro ⇔ Aline Sommerhalder (4.0)
      1. ONOFRE, M. R. ; SOMMERHALDER, A. ; PEREIRA, C. E. C. ; BRAGA, F. M. ; PLATZER, M. B. ; MONTEIRO, M. I.. O programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) do curso de Pedagoga a distância/UFSCar sob a ótica dos(as) participantes envolvidos(as) no processo. Em: Yoshie Ussami Ferrari Leite; Alda Junqueira Marin; Selma Garrido Pimenta; Marineide de Oliveira Gomes; Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. (Org.). Políticas de formação inicial e continuada de professores [recurso eletrônico]. 1ed.Araraquara. : Junqueira Marin. 2012.v. 1, p. 003162-003173.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. SOMMERHALDER, A. ; PEREIRA, C. E. C. ; BRAGA, F. M. ; Monteiro, Maria Iolanda ; PLATZER, M. B. ; ONOFRE, M. R.. Parceria colaborativa escola e universidade: compartilhando experiências construídas no PIBID do Curso de Pedagogia a distância da UFSCar. Em: IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, v. 1, p. 1-10, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. PLATZER, M.B ; ONOFRE, M.R ; PEREIRA, C.E.C ; SOMMERHALDER, A. ; BRAGA, Fabiana Marini ; MONTEIRO, M. I.. O processo de formação inicial e continuada docente no programa institucional de bolsa de Iniciação à docência (PIBID) do curso de Licenciatira em Pedagogia a Distância da UAB?UFSCar, sob a ótica de seus participantes. Em: I Simpósio Internacional de Educação a Distância / I Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, v. 1, p. 1-10, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. ONOFRE, M. R. ; SOMMERHALDER, A. ; PEREIRA, C. E. C. ; BRAGA, F. M. ; LASARETO, L. N. ; MONTEIRO, M. I.. PIBID DO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTANCIA DA UFSCAR: COMPARTILHANDO SONHOS DAS ESCOLA REAL À ESCOLA IDEAL. Em: 6º Congresso de Extensão Universitária da Unesp, 2011, Águas de Lindóia. 6º congresso de extensão universitária da unesp. São Paulo: Editora Unesp, v. 1, p. 0590-0590, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Maria Iolanda Monteiro ⇔ Rosa Maria Moraes Anunciato (4.0)
      1. MONTEIRO, M. I. ; OLIVEIRA, R. M. M. A.. Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia a Distância: a formação docente para os anos iniciais do ensino fundamental. 99 ed. São Carlos: EDUFSCar, 2016. v. 1, p. 99.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Rinaldi, Renata ; MONTEIRO, M. I. ; REALI, Aline Maria de M Rodrigues ; Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de. An Online Programme to Prepare Teachers Tutors: an experience involving a University-School Partnership. Em: Maria Assunção Flores;Ana Amélia Carvalho;Fernando Ilídio Ferreira;Maria Teresa Vilaça. (Org.). Back to the Future: Legacies, Continuities and Changes in Educational Policy, Practice and Research. 1ed.Rotterdam, The Netherlands. : Sense Publishers. 2013.v. 1, p. 297-310.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. RINALDI, Renata Portela ; MONTEIRO, M. I. ; OLIVEIRA, R. M. M. A. ; REALI, A. M. M. R.. Reinterpretation of the Experiences of Teacher Education and Professional Development: the role of interactions among pre-service teachers and their trainers. Em: 15th Biennial of the International Study Association on Teachers and Teaching,, v. 1, p. 274-280, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. OLIVEIRA, R. M. M. A. Revista Eletrônica de Educação – Reveduc. 2011.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Maria Iolanda Monteiro ⇔ Marcia Rozenfeld Gomes de Oliveira (2.0)
      1. MASSETTO, D. C. ; OLIVEIRA, M. R. G. ; MONTEIRO, M. I.. Os processos de apoio online na formação de professores e seus avanços. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS). v. 7, p. 115-132, issn: 1982-7199, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. CRUZ, T. S. ; MONTEIRO, M. I. ; OLIVEIRA, M. R. G.. A utilização de recursos tecnológicos por professores das escolas de educação básica. EDUCAÇÃO EM FOCO (JUIZ DE FORA). v. 16, p. 69-89, issn: 0104-3293, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Maria Iolanda Monteiro ⇔ Claudia Raimundo Reyes (1.0)
      1. MONTEIRO, M. I. ; REYES, C. R.. Proposta de formação de educadores a distância na área de alfabetização e letramento. Em: 5.º Seminário Nacional - O Professor e a Leitura de Jornal, 2010, Campinas. Seminário Nacional O Professor e a Leitura do Jornal. Campinas: Associação de Leitura do Brasil, v. 1, p. 76-76, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Maria Iolanda Monteiro ⇔ Fabiana Marini Braga (1.0)
      1. PLATZER, M.B ; ONOFRE, M.R ; PEREIRA, C.E.C ; SOMMERHALDER, A. ; BRAGA, Fabiana Marini ; MONTEIRO, M. I.. O processo de formação inicial e continuada docente no programa institucional de bolsa de Iniciação à docência (PIBID) do curso de Licenciatira em Pedagogia a Distância da UAB?UFSCar, sob a ótica de seus participantes. Em: I Simpósio Internacional de Educação a Distância / I Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, v. 1, p. 1-10, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 12/10/2020 20:18:50