Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Rosa Maria Moraes Anunciato

Professora Titular da UFSCar. Possui Licenciatura em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba (1985), Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2001). Realizou pós-doutorado na Universidade do Minho com apoio da FAPESP. Coordena o grupo de pesquisa Estudos sobre a Docência: teorias e práticas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, concepções sobre a docência, anos iniciais do ensino fundamental, narrativas e aprendizagem profissional da docência. Foi chefe de departamento em 2012 e 2013. Foi coordenadora na UFSCar do Doutorado Interinstitucional PPGE-UFSCar/ Universidade Estadual do Paraná – Campo Mourão - 2011-2015. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar - São Carlos de 2015 a 2018. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3064136997342775 (21/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise: 2002-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - DTPP. Rodovia Washington Luiz, km 235, Monjolinho 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 3351 Ramal: 8662 URL da Homepage: https://www2.ufscar.br/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (11)
    1. 2019-Atual. Comunidade de Aprendizagem Colaborativa Online: Professores Experientes, Professores Iniciantes e Licenciandos
      Descrição: A investigação centra-se no desenvolvimento profissional em um grupo colaborativo por meio da colaboração em fóruns, escrita e socialização de narrativas de estudantes e professores em diferentes fases da carreira em uma comunidade de aprendizagem online. São analisados os pedidos de auxílio, as discussões de aspectos envolvendo a teoria estudada no curso de formação, casos de ensino e outros aspectos relacionados a contínua construção de sua identidade profissional, entre outros aspectos.#10;CNPq_ Bolsa de Produtividade em Pesquisa. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Rosa Maria Moraes Anunciato - Coordenador.
      Membro: Rosa Maria Moraes Anunciato.
    2. 2017-Atual. Dialogo intergeracional na inducao de professores: o estabelecimento de um continuo de formacao docente
      Descrição: Essa pesquisa colaborativa teve o objetivo de analisar as contribuições para a aprendizagem da docência oriundas do diálogo entre professores em diferentes fases da carreira, por meio do estabelecimento de um grupo colaborativo online – a Rede de Aprendizagem e Desenvolvimento da Docência ou ReAD no ambiente virtual do Portal dos Professores da UFSCar. Processo: 404133/2016-9#10;Chamada: Universal 01/2016 - Faixa B - até R$ 60.000,00.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Rosa Maria Moraes Anunciato - Coordenador / Maria da Graça Nicoletti Mizukami - Integrante / Cármen Lúcia Blancaglion Passos - Integrante / Ana Paula Gestoso de Souza - Integrante / Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigues - Integrante / Fabiana Marini Braga - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Rosa Maria Moraes Anunciato.
      Descrição: A aprendizagem dos professores é um processo contínuo que ocorre ao longo da vida profissional, não se limitando a espaços educativos formais e tradicionais. A literatura no campo da formação de professores indica que os professores devem aprender a aprender com a prática, uma vez que o ensino exige improvisação, criatividade, experimentação para além dos conteúdos. Considerando que os professores necessitam de apoio, tempo, oportunidades, diálogos, parcerias, de compreensão do contexto escolar, indagamos: quais limites e possibilidades de construção de uma rede colaborativa em um espaço virtual envolvendo professores experientes, iniciantes e licenciandos com vistas ao desenvolvimento profissional dos participantes? Temos como pressuposto que o modelo colaborativo entre professores com diferentes níveis de experiência promove reflexão sobre a própria prática. Além disso, no diálogo intergeracional, os professores experientes, serão capazes de prestar atenção à dinâmica da atribuição de significados de professores iniciantes, em vez de oferecer um inventário acumulado de métodos. Nesse sentido, a presente pesquisa tem por objetivo geral analisar as contribuições para a aprendizagem da docência provocada pelo intercâmbio on-line de professores experientes, iniciantes e licenciandos, por meio de um diálogo intergeracional em um espaço virtual. Participarão da pesquisa professores experientes (com mais de 10 anos de experiência) que atuarão como formadores dos iniciantes; professores iniciantes de escolas públicas parceiras (que já possuem vínculo institucional com a universidade) e graduandos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia presencial e a distância da UFSCar. A produção dos dados terá como fonte principal as narrativas escritas pelos envolvidos na construção de uma rede colaborativa em um espaço virtual. Adota-se, portanto, uma abordagem qualitativa de pesquisa que possibilita compreender, a partir de um acompanhamento próximo dos envolvidos, o conhecimento produzido nessa rede colaborativa, configurando-se em um estudo exploratório descritivo-analítico. Espera-se, contribuir para o campo das pesquisas sobre formação de professores, especialmente sobre os processos de aprendizagem profissional da docência; análise dos processos de planejamentos de ensino e sua implementação; compreender os desdobramentos da participação de professores nas atividades da rede colaborativa; identificar variáveis contextuais que contribuem para a eficácia ou dificultam o desenvolvimento profissional docente on-line... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fabiana Marini Braga - Integrante / Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali - Coordenador / Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira - Integrante / Ana Paula Gestoso - Integrante / CARMEN LUCIA BRANCAGLION PASSOS - Integrante.
      Membro: Fabiana Marini Braga.
      Descrição: Essa pesquisa colaborativa teve o objetivo de analisar as contribuições para a aprendizagem da docência oriundas do diálogo entre professores em diferentes fases da carreira, por meio do estabelecimento de um grupo colaborativo online a Rede de Aprendizagem e Desenvolvimento da Docência ou ReAD no ambiente virtual do Portal dos Professores da UFSCar. Processo: 404133/2016-9 Chamada: Universal 01/2016 - Faixa B - até R$ 60.000,00.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Carmen Lucia Brancaglion Passos - Integrante / Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali - Integrante / Ana Paula Gestoso de Souza - Integrante / Fabiana Marini Braga - Integrante / Maria da Graça Nicoletti Mizukami - Integrante / Rosa Maria Moraes Anunciato - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2
      Membro: Carmen Lucia Brancaglion Passos.
      Descrição: A aprendizagem dos professores é um processo contínuo que ocorre ao longo da vida profissional, não se limitando a espaços educativos formais e tradicionais. A literatura no campo da formação de professores indica que os professores devem aprender a aprender com a prática, uma vez que o ensino exige improvisação, criatividade, experimentação para além dos conteúdos. Considerando que os professores necessitam de apoio, tempo, oportunidades, diálogos, parcerias, de compreensão do contexto escolar, indagamos: quais limites e possibilidades de construção de uma rede colaborativa em um espaço virtual envolvendo professores experientes, iniciantes e licenciandos com vistas ao desenvolvimento profissional dos participantes? Temos como pressuposto que o modelo colaborativo entre professores com diferentes níveis de experiência promove reflexão sobre a própria prática. Além disso, no diálogo intergeracional, os professores experientes, serão capazes de prestar atenção à dinâmica da atribuição de significados de professores iniciantes, em vez de oferecer um inventário acumulado de métodos. Nesse sentido, a presente pesquisa tem por objetivo geral analisar as contribuições para a aprendizagem da docência provocada pelo intercâmbio on-line de professores experientes, iniciantes e licenciandos, por meio de um diálogo intergeracional em um espaço virtual. Participarão da pesquisa professores experientes (com mais de 10 anos de experiência) que atuarão como formadores dos iniciantes; professores iniciantes de escolas públicas parceiras (que já possuem vínculo institucional com a universidade) e graduandos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia presencial e a distância da UFSCar. A produção dos dados terá como fonte principal as narrativas escritas pelos envolvidos na construção de uma rede colaborativa em um espaço virtual. Adota-se, portanto, uma abordagem qualitativa de pesquisa que possibilita compreender, a partir de um acompanhamento próximo dos envolvidos, o conhecimento produzido nessa rede colaborativa, configurando-se em um estudo exploratório descritivo-analítico. Espera-se, contribuir para o campo das pesquisas sobre formação de professores, especialmente sobre os processos de aprendizagem profissional da docência; análise dos processos de planejamentos de ensino e sua implementação; compreender os desdobramentos da participação de professores nas atividades da rede colaborativa; identificar variáveis contextuais que contribuem para a eficácia ou dificultam o desenvolvimento profissional docente on-line.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) . Integrantes: Ana Paula Gestoso de Souza - Integrante / Carmen Lucia Brancaglion Passos - Integrante / REALI, Aline M. M. R. - Integrante / Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de - Coordenador / Fabiana Marini Braga - Integrante.
      Membro: Ana Paula Gestoso de Souza.
    3. 2017-Atual. Desenvolvimento profissional docente de professores experientes e iniciantes: Programa Hibrido de Mentoria
      Descrição: O primeiros anos da carreira docente são um período complexo, pois estes professores têm habitualmente as turmas mais complicadas, nas escolas mais difíceis e raramente recebem apoio institucional. Em face da ausência de iniciativas e programas voltados para o acompanhamento e apoio de professores iniciantes em seus primeiros anos de atividade profissional, propõe-se uma pesquisa-intervenção que objetiva investigar as contribuições e limites de um Programa Híbrido de Mentoria para o desenvolvimento profissional de professoras iniciantes e professoras experientes, as mentoras, de diferentes níveis de ensino, a partir de diferentes ênfases, a saber, professores iniciantes, professores experientes e do próprio programa. Procura-se com a sua realização compreender as diferentes implicações do caráter híbrido - compreendido como a articulação de atividades virtuais e presenciais (Vaughan, 2010), de relações mais estreitas entre a formação e a atuação docentes e superação da desconexão usual entre universidade-escola (Zeichner, 2010) - para processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência de professores iniciantes em interação com professores experientes, os mentores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (4) . Integrantes: Rosa Maria Moraes Anunciato - Integrante / Maria da Graça Nicoletti Mizukami - Integrante / Aline Maria de M Reali - Coordenador / Cármen Lúcia Blancaglion Passos - Integrante / Ana Paula Gestoso de Souza - Integrante / Fabiana Marini Braga - Integrante / Andrea Braga Moruzzi - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Rosa Maria Moraes Anunciato.
      Descrição: Trata-se de continuidade da pesquisa ?Desenvolvimento profissional docente de professores experientes e iniciantes: Programa Híbrido de Mentoria? tendo em vista sua ampliação e aprofundamento e novas questões relacionadas às professoras iniciantes e mentoras, às bases de conhecimentos que oferecem fundamento para suas ações, suas práticas pedagógicas e outros aspectos quanto às características do PHM. Especificamente no caso das professoras iniciantes participantes pretende-se analisar a formação Inicial; as suas práticas pedagógicas; participação no PHM; e as práticas de mentoria: limites e potencialidades da atuação das mentoras. No caso das professoras experientes objetiva-se analisar suas práticas de mentoria; a interações com o grupo de pesquisas. Relativamente ao PHM II estão sendo ampliadas as análises sobre suas características. Considera-se um referencial denominado construtivo-colaborativo (COLE KNOWLES, 2003; MIZUKAMI et al., 2010) de formação e investigação de professores em que a ser considerados: natureza dos processos de aprendizagem da docência e da aprendizagem de adultos; as influências das crenças e experiências; o caráter dinâmico e situado do ensino; o valor formativo de processos reflexivos sobre as práticas docentes; a importância de condições organizacionais adequadas para fomentar o crescimento profissional de professores e a relevância da colaboração entre as participantes, concebida como diálogo, implicando professores e pesquisadores engajados em conversações, trocas e desenvolvimento profissional recíproco levando em conta múltiplos pontos de vista. As ferramentas de coleta de dados serão as narrativas escritas e diários de mentoras e iniciantes dispostas em diferentes locais (Moodle, WhatsApp, por exemplo), entrevistas, questionários, vídeos e áudios. Tal como no PHM, as análises serão realizadas processualmente de modo a possibilitar de um lado a compreensão das ações de intervenção e de outro desdobramentos evidenciados nas mentoras e PIs e em suas interações. Análises mais detalhadas serão realizadas a partir da sistematização das informações coletadas, categorizadas e, sempre que necessário, codificadas para que, neste último caso, possa ser utilizado o software de análise de dados qualitativos Atlas.Ti.. Situação Concluído. Natureza: Pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fabiana Marini Braga - Integrante / Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali - Coordenador / Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira - Integrante / Ana Paula Gestoso - Integrante / CARMEN LUCIA BRANCAGLION PASSOS - Integrante.
      Membro: Fabiana Marini Braga.
      Descrição: Melhoria do Ensino Público, coordenado por Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali, FAPESP), que se caracteriza como um projeto de pesquisa-intervenção que tem como objetivo investigar as contribuições e limites de um Programa Híbrido de Mentoria para o desenvolvimento profissional de professoras iniciantes e professoras experientes, as mentoras, de diferentes níveis de ensino. Financiamento FAPESP.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carmen Lucia Brancaglion Passos - Integrante / Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali - Coordenador / Ana Paula Gestoso de Souza - Integrante / Rosa Maria Moraes Anunciato - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Carmen Lucia Brancaglion Passos.
      Descrição: O primeiros anos da carreira docente são um período complexo, pois estes professores têm habitualmente as turmas mais complicadas, nas escolas mais difíceis e raramente recebem apoio institucional. Em face da ausência de iniciativas e programas voltados para o acompanhamento e apoio de professores iniciantes em seus primeiros anos de atividade profissional, propõe-se uma pesquisa-intervenção que objetiva investigar as contribuições e limites de um Programa Híbrido de Mentoria para o desenvolvimento profissional de professoras iniciantes e professoras experientes, as mentoras, de diferentes níveis de ensino, a partir de diferentes ênfases, a saber, professores iniciantes, professores experientes e do próprio programa. Procura-se com a sua realização compreender as diferentes implicações do caráter híbrido - compreendido como a articulação de atividades virtuais e presenciais (Vaughan, 2010), de relações mais estreitas entre a formação e a atuação docentes e superação da desconexão usual entre universidade-escola (Zeichner, 2010) - para processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência de professores iniciantes em interação com professores experientes, os mentores. Neste projeto de pesquisa Coordenado pela Professora Aline Reali, venho acompanhando mais especificamente as mentoras da educação infantil e professores iniciantes da educação infantil, procurando entender, além das relações de mentoria, as especificidades da formação docente da educação infantil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Andrea Braga Moruzzi - Integrante / Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali - Coordenador / Maria da Graça Nicoletti Mizukami - Integrante / Carmen Lúcia Brancaglion Passos - Integrante / Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira - Integrante / Ana Paula Gestoso - Integrante.
      Membro: Andrea Braga Moruzzi.
      Descrição: Os primeiros anos da carreira docente são um período particularmente complexo, estes professores têm habitualmente as turmas mais complicadas, nas escolas mais difíceis e raramente recebem apoio institucional. Em face da ausência de iniciativas e programas voltados para o acompanhamento e apoio de professores iniciantes em seus primeiros anos de atividade profissional, propõe-se uma pesquisa-intervenção que objetiva investigar as contribuições e limites de um Programa Híbrido de Mentoria para o desenvolvimento profissional de professoras iniciantes e professoras experientes, as mentoras, de diferentes níveis de ensino, a partir de diferentes ênfases, a saber, professores iniciantes, professores experientes e do próprio programa. Procura-se com a sua realização compreender as diferentes implicações do caráter híbrido - compreendido como a articulação de atividades virtuais e presenciais (Vaughan, 2010), de relações mais estreitas entre a formação e a atuação docentes e superação da desconexão usual entre universidade-escola (Zeichner, 2010) - para processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência de professores iniciantes em interação com professores experientes, os mentores. O referencial teórico engloba: professores iniciantes; professores experientes; mentores, programas de mentoria; aprendizagem da docência e desenvolvimento profissional; base de conhecimento; parceria universidade-escola; espaços híbridos de formação; narrativas escritas: Veenman, 1984; Abarca, 1999; Mizukami et al, 2002; Garcia, 2002, 1999; Shulman, 1987 e 2005; Zeichner, 2010; Vaughan, 2010;Slater, 2010 etc.. Adota-se uma abordagem construtivo-colaborativa (Cole e Knowles, 1993) de pesquisa e intervenção. Os instrumentos de coleta de dados serão derivados de diferentes ferramentas de coleta de dados obtidos em ambientes presencias e virtuais tais como: redação de ensaios e biografias, elaboração de diários e participação em fóruns e discussões, seminários, grupos de estudos etc..A análise dos dados se dará processualmente, já que poderá gerar informações e compreensões para definir os contornos da formação e orientar a ação das pesquisadoras. Pretende-se obter subsídios para programas de mentoria com professores de diferentes níveis e a comparação desta proposta com outras já realizadas; analisar o caráter híbrido da iniciativa, bem como aspectos específicos sobre professores iniciantes e de professores experientes atuarem como mentores. O grupo proponente tem ampla experiência em ações presenciais e via internet de formação de professores. Pertence ao quadro de docentes permanentes do PPGE-UFSCar com produção acadêmica consolidada relativa ao tema da proposta. Um dos espaços que o grupo proponente tem utilizado para desenvolver programas, cursos e investigações é o Portal dos Professores da UFSCar, localizado em www.portaldosprofessores.ufscar.br . Esse portal tem ao longo do tempo oferecido informações de diferentes naturezas para qualquer usuário e disponibiliza espaços para a realização de investigações usualmente pautadas num modelo construtivo-colaborativo de interação universidade-escola e tem como foco processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência. Nas diversas investigações, programas e cursos desenvolvidos os proponentes têm assumido que os professores detêm conhecimentos que são construídos ao longo de suas trajetórias como estudantes e profissionais, os quais podem ser ampliados, ajustados, revistos tendo em vista as características dos diversos contextos de atuação e momentos da carreira. Outro pressuposto refere-se ao fato de que professores em geral necessitam de apoio para se desenvolverem profissionalmente e que o diálogo entre pares, em especial o intergeracional realizado virtual ou presencialmente, tendo a escola e assuntos da sala de aula como foco, é uma ferramenta importante neste processo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (2) . Integrantes: Ana Paula Gestoso de Souza - Integrante / Carmen Lucia Brancaglion Passos - Integrante / Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigues - Coordenador / Fabiana Marini Braga - Integrante / Rosa Maria Moraes Anunciato - Integrante / Maria da Graça Nicoletti Mizukami - Integrante / Maria Alfredo Moreira - Integrante / Andrea Braga Moruzzi - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Ana Paula Gestoso de Souza.
      Descrição: Os primeiros anos da carreira docente são um período particularmente complexo, pois estes professores têm habitualmente as turmas mais complicadas, nas escolas mais difíceis e raramente recebem apoio institucional. Em face da ausência de iniciativas e programas voltados para o acompanhamento e apoio de professores iniciantes em seus primeiros anos de atividade profissional, propõe-se uma pesquisa-intervenção que objetiva investigar as contribuições e limites de um Programa Híbrido de Mentoria para o desenvolvimento profissional de professoras iniciantes e professoras experientes, as mentoras, de diferentes níveis de ensino, a partir de diferentes ênfases, a saber, professores iniciantes, professores experientes e do próprio programa. Procura-se com a sua realização compreender as diferentes implicações do caráter híbrido - compreendido como a articulação de atividades virtuais e presenciais (Vaughan, 2010), de relações mais estreitas entre a formação e a atuação docentes e superação da desconexão usual entre universidade-escola (Zeichner, 2010) - para processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência de professores iniciantes em interação com professores experientes, os mentores. O referencial teórico engloba: professores iniciantes; professores experientes; mentores, programas de mentoria; aprendizagem da docência e desenvolvimento profissional; base de conhecimento; parceria universidade-escola; espaços híbridos de formação; narrativas escritas: Veenman, 1984; Abarca, 1999; Mizukami et al, 2002; Garcia, 2002, 1999; Shulman, 1987 e 2005; Zeichner, 2010; Vaughan, 2010;Slater, 2010 etc.. Adota-se uma abordagem construtivo-colaborativa (Cole e Knowles, 1993) de pesquisa e intervenção. Os instrumentos de coleta de dados serão derivados de diferentes ferramentas de coleta de dados obtidos em ambientes presencias e virtuais tais como: redação de ensaios e biografias, elaboração de diários e participação em fóruns e discussões, seminários, grupos de estudos etc..A análise dos dados se dará processualmente, já que poderá gerar informações e compreensões para definir os contornos da formação e orientar a ação das pesquisadoras. Pretende-se obter subsídios para programas de mentoria com professores de diferentes níveis e a comparação desta proposta com outras já realizadas; analisar o caráter híbrido da iniciativa, bem como aspectos específicos sobre professores iniciantes e de professores experientes atuarem como mentores. O grupo proponente tem ampla experiência em ações presenciais e via internet de formação de professores. Pertence ao quadro de docentes permanentes do PPGE-UFSCar com produção acadêmica consolidada relativa ao tema da proposta. Um dos espaços que o grupo proponente tem utilizado para desenvolver programas, cursos e investigações é o Portal dos Professores da UFSCar, localizado em www.portaldosprofessores.ufscar.br . Esse portal tem ao longo do tempo oferecido informações de diferentes naturezas para qualquer usuário e disponibiliza espaços para a realização de investigações usualmente pautadas num modelo construtivo-colaborativo de interação universidade-escola e tem como foco processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (2) . Integrantes: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali - Coordenador / Carmem Passos - Integrante / Ana Paula Gestoso - Integrante / Maria da Graca Nicoletti Mizukami - Integrante / Andrea Moruzzi - Integrante / Maria Alfredo Moreira - Integrante / Fabiana Marini - Integrante / Rosa Maria M Anunciato - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.
    4. 2016-2018. Programa de formacao colaborativa: narrativas e construcao da identidade docente na formacao de professores
      Descrição: Considerando que a problematização e revisão dos saberes e experiências vividas permite construir, de modo mais sustentado, competências profissionais de natureza reflexiva crítica e ampliar a discussão sobre processos de construção da identidade docente, esta proposta tem como objetivo geral investigar o desenvolvimento profissional e constituição da identidade docente de licenciandos e professores iniciantes dos primeiros anos do Ensino Fundamental em processo de formação em grupo colaborativo online por meio da colaboração em fóruns, escrita e socialização de narrativas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Rosa Maria Moraes Anunciato - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Rosa Maria Moraes Anunciato.
    5. 2014-2015. Professores Brasileiros e Portugueses em Grupo Online: Narrativas de Formacao
      Descrição: Tendo como aporte teórico-metodológico referenciais de formação de professores e pressupostos das narrativas de formação, delineamos uma investigação focalizando professores brasileiros e portugueses em grupo colaborativo online. A pesquisa tem como cenário uma intervenção na qual os integrantes participam de um curso de extensão universitária e de formação online. A investigação centrar-se-á no desenvolvimento profissional de professores em um grupo colaborativo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Rosa Maria Moraes Anunciato - Coordenador / Maria Alfredo Moreira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa. Número de produções C, T A: 2
      Membro: Rosa Maria Moraes Anunciato.
    6. 2012-2015. Narrativas na formacao inicial em Pedagogia e na formacao continua de professores iniciantes
      Descrição: A investigação envolve licenciandos em Pedagogia e professores iniciantes dos primeiros anos do Ensino Fundamental, egressos do curso de Pedagogia, que possuem uma aproximação temporal no sentido de que uns estão próximos de iniciar-se na docência e outros estão há apenas alguns anos do seu tempo de estudante. O objetivo é compreender o desenvolvimento profissional docente dos participantes em grupo colaborativo por meio de narrativas de formação em duas perspectivas. A primeira delas enfoca a trajetória de formação vivida, sua experiência como estudante, expectativas, dificuldades etc. A outra, engloba as dificuldades e dilemas do inicio da docência, bem como aprendizagens individuais e coletivas construídas nas ações de planejamento, desenvolvimento e a avaliação de experiências de ensino e aprendizagem de acordo com as necessidades formativas indicadas pelos participantes. Número do processo: 401683/2011-7 Edital/Chamada: Chamada CNPq /CAPES N º 07/2011. Vinculado a esse projeto está sendo desenvolvido uma pesquisa de pós-doutorado com apoio da FAPEMAT.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Rosa Maria Moraes Anunciato - Coordenador / Alessandra Cardoso de Moraes - Integrante / Ana Paula Gestoso de Souza - Integrante / Renata Prensteter Gama - Integrante / Carmen Lucia Brancaglion Passos - Integrante / Elisa Gomes Magalhães - Integrante / Consuelo Sales - Integrante / Filomena Maria de Arruda Monteiro - Integrante / Adriana Helena Bueno - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 12 / Número de orientações: 6
      Membro: Rosa Maria Moraes Anunciato.
    7. 2009-2011. Desenvolvimento profissional docente por meio de narrativas de formacao
      Descrição: A pesquisa tem como referência um conjunto de investigações desenvolvidas pela proponente e pelas pesquisadoras e a partir dos resultados preliminares de um projeto de pesquisa junto a um grupo que envolve anualmente futuros professores (graduandos dos Cursos de Pedagogia e de Matemática da UFSCar) e professores do Ensino Fundamental. Problematizaremos a relação do professor e do estudante com a Matemática, relação tensa, ou amistosa, de acordo com as falas pontuais, as entrelinhas nos discursos nas reuniões do grupo. Isso ocorre ao longo da sua trajetória de formação e, posteriormente, de exercício profissional. A produção de narrativas de formação sobre a matemática é parte desse processo, e segundo estudos realizados, potencializa a capacidade de reflexão e orienta prospectivamente cenários alternativos no campo da atuação docente. Investigaremos o desenvolvimento profissional docente desses participantes por meio de narrativas de trajetória pessoal, das experiências presentes na ação docente do planejamento de ações futuras envolvendo o processo de aprender e ensinar os conteúdos da área de matemática. #10;Número do processo: 480207/2009-7#10;Edital/Chamada: Edital MCT/CNPq 14/2009 - Universal. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Rosa Maria Moraes Anunciato - Coordenador / Ana Paula Gestoso de Souza - Integrante / Cármen Lúcia Brancaglion Passos - Integrante / Renata Prensteter Gama - Integrante / Luci Fátima Montezuma - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 8 / Número de orientações: 2
      Membro: Rosa Maria Moraes Anunciato.
    8. 2008-2010. O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES EM GRUPO DE ESTUDO COLABORATIVO: HISTORIAS INFANTIS CONECTADAS COM A MATEMATICA NA FORMACAO E NA PRATICA DOCENTE (PROCESSO NUMERO 480539/2007-3)
      Descrição: Esta pesquisa envolve em um mesmo grupo colaborativo professores universitários, pós-graduandos em Educação, professores que ensinam matemática na escola básica, graduandos de Pedagogia e de Matemática e tem como objetivo identificar indícios de desenvolvimento profissional de professores a partir de dinâmicas colaborativas de produção de histórias infantis envolvendo matemática. Mais especificamente, irá identificar e analisar como são compartilhados conhecimentos da docência, a partir de diálogos e reflexões entre os participantes no grupo; analisar as transformações na atribuição de significados sobre o tema e conteúdos de diferentes naturezas a serem abordados no livro infantil, identificando e procurando formas de superar as lacunas; sob a ótica dos participantes, analisar as contribuições para o desenvolvimento profissional da participação no grupo colaborativo em que cada elemento está em uma fase da carreira, possuindo objetivos e formações diferenciados; analisar as atitudes em relação aos conteúdos de ensino, à profissão e a carreira advindas da participação no grupo colaborativo; identificar e analisar as mudanças na prática docente decorrentes do processo formativo vivido no grupo colaborativo, na perspectiva dos participantes. Esse é um empreendimento que promove tanto realização profissional de cada um dos participantes, quanto o desenvolvimento, a longo prazo, da cultura profissional de toda a comunidade docente. A pesquisa focalizará um grupo de estudo colaborativo e as práticas de implementação na sala de aula das histórias infantis que resultaram do trabalho no grupo. Na modalidade de pesquisa sobre grupo colaborativo ocorre intervenção na prática, na qual os pesquisadores ou participantes representativos do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo. Assim, a pesquisa deixa de ser sobre os professores, passando a ser com professores.#10;Coordenação: Cármen Lúcia Brancaglion Passos. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Rosa Maria Moraes Anunciato - Integrante / Ana Paula Gestoso de Souza - Integrante / Raquel Duarte de Souza - Integrante / Cármen Lúcia Brancaglion Passos - Coordenador / Renata Prensteter Gama - Integrante / Luci Fátima Montezuma - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 12 / Número de orientações: 2
      Membro: Rosa Maria Moraes Anunciato.
      Descrição: Esta pesquisa envolve em um mesmo grupo colaborativo professores universitários, pós-graduandos em Educação, professores que ensinam matemática na escola básica, graduandos de Pedagogia e de Matemática e tem como objetivo identificar indícios de desenvolvimento profissional de professores a partir de dinâmicas colaborativas de produção de histórias infantis envolvendo matemática. Mais especificamente, irá identificar e analisar como são compartilhados conhecimentos da docência, a partir de diálogos e reflexões entre os participantes no grupo; analisar as transformações na atribuição de significados sobre o tema e conteúdos de diferentes naturezas a serem abordados no livro infantil, identificando e procurando formas de superar as lacunas; sob a ótica dos participantes, analisar as contribuições para o desenvolvimento profissional da participação no grupo colaborativo em que cada elemento está em uma fase da carreira, possuindo objetivos e formações diferenciados; analisar as atitudes em relação aos conteúdos de ensino, à profissão e a carreira advindas da participação no grupo colaborativo; identificar e analisar as mudanças na prática docente decorrentes do processo formativo vivido no grupo colaborativo, na perspectiva dos participantes. Esse é um empreendimento que promove tanto realização profissional de cada um dos participantes, quanto o desenvolvimento, a longo prazo, da cultura profissional de toda a comunidade docente. A pesquisa focalizará um grupo de estudo colaborativo e as práticas de implementação na sala de aula das histórias infantis que resultaram do trabalho no grupo. Na modalidade de pesquisa sobre grupo colaborativo ocorre intervenção na prática, na qual os pesquisadores ou participantes representativos do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo. Assim, a pesquisa deixa de ser sobre os professores, passando a ser com professores.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Carmen Lucia Brancaglion Passos - Coordenador / Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira - Integrante / Renata P Gama - Integrante / Raquel Duarte de Souza - Integrante / Ana Paula Gestoso de Souza - Integrante / Lilan Silva de Carvalho - Integrante / Luci Fátima Montezuma - Integrante / Marina Amaral dos Santos - Integrante / Natalia Menin da Silva - Integrante / Mariana Kroll da Silva - Integrante / Laís Cecília de Assunção - Integrante / Raphael Cyrillo Ruiz Sanches - Integrante / MALIEL REGINA DOS SANTOS SERAFIM - Integrante / Monike Cristina Silva Bertucci - Integrante / Monise Del Rovere - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 11 / Número de orientações: 2
      Membro: Carmen Lucia Brancaglion Passos.
    9. 2008-Atual. Percursos de formacao:singularidades e contextos
      Descrição: Estudo de um período formativo - estágio de docência, na formação inicial, atividade de aplicação prática na escola derivada de curso de extensão e outras - que envolve o desenvolvimento profissional de professores em diferentes espaços e contextos sociais. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) . Integrantes: Rosa Maria Moraes Anunciato - Coordenador / Alessandra Cardoso de Moraes - Integrante / Josilene Silva da Costa - Integrante / Juliana Pereira de Araújo - Integrante / Juliana Cristina Perlotti Piunti - Integrante. Número de produções C, T A: 8 / Número de orientações: 7
      Membro: Rosa Maria Moraes Anunciato.
    10. 2004-2007. Historias Infantis e Matematica na Formacao de Professores
      Descrição: O objetivo desse projeto é trabalhar de forma integrada conteúdos de matemática do ensino fundamental e sua conexão com a literatura infantil, tendo em vista que um dos dilemas vividos pelos professores, especialmente em início de carreira, é a dificuldade de transformar os conteúdos conceituais da Matemática em conteúdos de ensino adequados às necessidades, expectativas e experiências dos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. A produção de narrativas infantis com conteúdo matemático é objeto dessa investigação que utiliza aportes teóricos da área de formação de professores.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Rosa Maria Moraes Anunciato - Integrante / Ana Paula Gestoso de Souza - Integrante / Raquel Duarte de Souza - Integrante / Cármen Lúcia Brancaglion Passos - Coordenador / Reginaldo Fernando Carneiro - Integrante / Renata Prensteter Gama - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de São Carlos - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 18 / Número de orientações: 2
      Membro: Rosa Maria Moraes Anunciato.
    11. 2004-2005. As aprendizagens e os significados que os alunos do ensino fundamental atribuem a escola como subsidios a formacao de professores
      Descrição: Espera-se que o acesso ao modo como as crianças estão experienciando a vivência na escola, os eventos do currículo formal e suas expectativas possam auxiliar a melhor compreensão de alguns fenômenos que preocupam cotidianamente os professores como a indisciplina e/ou o desinteresse dos alunos. Na formação de professores assume uma importante dimensão da profissionalidade os significados atribuídos na experiência individual e na construção da base de conhecimentos pessoais para o exercício profissional. Essa investigação busca entender como o conhecimento advindo do contato com os alunos pode contribuir para formação inicial de futuros professores e a formação contínua dos professores em exercício.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Rosa Maria Moraes Anunciato - Coordenador. Número de produções C, T A: 3
      Membro: Rosa Maria Moraes Anunciato.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (44)
      1. 39ª Reunião Nacional da ANPEd. Expressões do pensamento geométrico em narrativas de professoras que ensinam matemática no Ensino Fundamental. 2019. (Congresso).
      2. 38a Reunião Anual da Anped. Licenciandas em Pedagogia e Professoras Iniciantes: diálogo por meio de narrativas online. 2017. (Congresso).
      3. Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da ANPEd.Reunião do FORPREd. 2017. (Outra).
      4. O Sistema de Avaliação da Pós-Graduação brasileira: desafios para a qualidade na área de Educação no novo milênio. 2017. (Seminário).
      5. Seminário Educação Pública: sujeitos e práticas.A pesquisa colaborativa na formação de professores: narrativas em ambientes online. 2017. (Seminário).
      6. VII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica. CONTRIBUIÇÕES DE NARRATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DIFERENTES CONTEXTOS: EXPERIÊNCIAS E POSSIBILIDADES. 2016. (Congresso).
      7. 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Processos formativos percorridos por professoras alfabetizadoras em início de carreira num curso de formação continuada online. 2015. (Congresso).
      8. 6o Encontro do GT Pedagogia para a autonomia.Início da Carreira Docente: analisando discussões veiculadas em grupo online.. 2014. (Encontro).
      9. ECER 2014. Narratives in Pedagogy's Initial Education and Development of New Teachers. 2014. (Congresso).
      10. II Congreso Internacional de Ciencias de la Educación y del Desarrollo. Enseñanza de contenidos matemáticos y la tecnología: concepciones de los estudiantes de Pedagogía y de los maestrosEl análisis de una experiencia educativa con los futuros profesores en el desarrollo de cuentos infantiles con contenido matemático. 2014. (Congresso).
      11. II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação. Produção e discussão de narrativas em grupo: indícios de desenvolvimento profissional de professores. 2013. (Congresso).
      12. 5o CIPA. Práticas de Formação: narrativas de professores e licenciandos. 2012. (Congresso).
      13. Enped (Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância) 2012.Narrativas de Formação: experiências em curso na modalidade EaD. 2012. (Simpósio).
      14. XVI ENDIPE.Educação a Distância. 2012. (Simpósio).
      15. I Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais.O estágio na formação matemática dos professores dos anos iniciais na modalidade EaD. 2011. (Encontro).
      16. IV Encontro Interdisciplinar de Educação – ENIEDUC.Estágio Supervisionado e Formação de Professores. 2011. (Encontro).
      17. XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. EIXO 1 - FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. 2011. (Congresso).
      18. 18º Seminário Educação:“Educação, Formação de Professores e Suas Dimensões Sócio-Históricas: Desafios e Perspectivas”.Narrativas na Formação de Professores. 2010. (Seminário).
      19. Docência: profissão e trabalho.Desenvolvimento profissional da docência: alguns desafios e práticas. 2010. (Seminário).
      20. II Congreso Internacional sobre Profesorado Principiante e Inserción Profisionala la Docencia. Supervisão de estágio de docência: aprendizagens veiculadas nos diários reflexivos. 2010. (Congresso).
      21. IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. Entre o tradicional e o virtual; novos modelos de formação e docente em questão. 2009. (Congresso).
      22. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Diferentes olhares sobre a formação e atuação docente: professores, formadores e licenciandos. 2008. (Congresso).
      23. III Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto)Biográfica. A Matemática na História da minha vida: diferentes olhares. 2008. (Congresso).
      24. VI Seminário de Metodologia para Projetos de Extensão. HISTÓRIAS INFANTIS COM CONTEÚDO MATEMÁTICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2008. (Congresso).
      25. 1o Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação.Estágio Supervisionado para Formação em Docência. 2007. (Seminário).
      26. 7a Jornada Científica da UFSCar. Teia do Saber: Histórias Infantis e Matemática nas Séries Iniciais. 2007. (Congresso).
      27. VIII Encontro em Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Aprendendo a ensinar no estágio supervisionado: as aulas de Ciências. 2007. (Encontro).
      28. II Seminário de Dissertações e Teses.Sessão de apresentação de trabalhos. 2006. (Encontro).
      29. Universidade e Reforma Agrária: construindo uma proposta para os assentados. 2006. (Seminário).
      30. VII Reunião de Didática da Matemática do Cone Sul. Desenvolvimento profissional em grupo de estudo colaborativo: Matemática conectada com histórias infantis. 2006. (Congresso).
      31. Encontro Regional do International Council on Education for Teaching.Coordenação de Grupo de Estudos: Professores como Agentes de Mudança: O papel das Agências Formadoras. 2005. (Encontro).
      32. VIII Congresso Estadual Paulista Sobre Formação de Educadores.. A produção de material didático e o desenvolvimento profissional de professores: uma aproximação entre literatura infantil e matemática. 2005. (Congresso).
      33. VI Jornada Científica da UFSCar. 2005. (Congresso).
      34. XI Seminário de Dissertações e Teses.Avaliador. 2005. (Seminário).
      35. 12º ENDIPE.Práticas Pedagógicas: as concepções de futuros professores. 2004. (Encontro).
      36. 14º Congresso de Leitura do Brasil. Visões de infância na escola: a fala de mães sobre suas filhas no ensino fundamental. 2003. (Congresso).
      37. 2ª Semana de Educação da UFSCar.Sessão de Abertura. 2003. (Outra).
      38. Encontro Regional do Fórum Nacional dos Diretores de Faculdade/Centros de Educação das Universidades Públicas Brasileiras. 2003. (Encontro).
      39. I Congresso Regional de Educação de Pessoas Adultas - CREPA. Sessão de apresentação de trabalhos. 2003. (Congresso).
      40. VII CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES. Aprendendo a ensinar nas séries iniciais: um desafio teórico-prático. 2003. (Congresso).
      41. XI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFSCAR. A visão dos(as) professores(as) sobre a educação sexual nas séries iniciais do ensino fundamental. 2003. (Congresso).
      42. 1ª Semana de Educação da UFSCar.Sessão de Abertura. 2002. (Outra).
      43. ANPEd: V Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Aprendizagens escolares na perspectiva de alunos do Ensino Fundamental e de suas professoras: convergências e impasses. 2002. (Encontro).
      44. XI ENDIPE.XI ENDIPE. 2002. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (9)
      1. Anunciato, R M M; REYES, C.. IX Seminário de Dissertações e Teses. 2017. Outro
      2. Anunciato, R M M; SILVA, F. C.. VIII Seminário de Dissertações e Teses. 2016. Outro
      3. OLIVEIRA, R. M. M. A.; Pataro, Cristina. Seminário Interinstitucional de Educação e Formação de Professores (UFSCar / Unespar). 2015. Outro
      4. Anunciato, R M M; SILVA, F. C.. VII Seminário de Dissertações e Teses. 2015. Outro
      5. Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de; REALI, Aline Maria de M Rodrigues ; OLIVEIRA, Marcia R.. XVI ENDIPE. 2012. Congresso
      6. Mendes, Enicéia Gonçalves ; Bittar, Marisa ; Ferreira Junior, Amarílio ; Almeida, Maria Amélia ; HAYASHI, Carlos Roberto Massao ; OLIVEIRA, R. M. M. A. ; Ribeiro, Regiane ; BIFFI, Evandro José ; CABRAL, Leonardo Santos Amancio. IX Encontro de Pesquisa de Região Sudeste. 2009. Congresso
      7. BARBOSA, Raquel Lazzari Leite ; MATE, Cecília Hanna ; OLIVEIRA, Cleiton de ; CATANI, Denice Barbara ; BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas ; GUTIERRE, Jézio Hernani Bomfim ; PALMA FILHO, João Cardoso ; FUSARI, José Cerchi ; SAGLIETTI, José Roberto Corrêa ; PECHULA, Marcia Reami ; BRITO, Marcia Regina Ferreira de ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; ARNONI, Maria Eliza Brefere ; SILVA, Maria Helena Galvão Frem Dias da ; PIROLA, Nelson Antonio ; GOERGEN, Pedro L. ; OLIVEIRA, R. M. M. A. ; SILVA, Vandeí Pinto da ; PINÇA, Volmer Aureo. VIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. 2005. Congresso
      8. OLIVEIRA, R. M. M. A.; GABASSA, V.. 2a Semana de Educação da UFSCar. 2003. Congresso
      9. OLIVEIRA, R. M. M. A.; GONÇALVES, E.. 1a semana da Educação da UFSCar. 2002. Congresso

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (8)
      • Rosa Maria Moraes Anunciato ⇔ Carmen Lucia Brancaglion Passos (22.0)
        1. Passos, Cármen Lúcia Brancaglion; OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de ; GAMA, Renata P. Narrativas em grupo de professores e licenciandos: resignificando a aprendizagem da matemática. Revista de Educação PUC-Campinas. v. 18, p. 327-339, issn: 1519-3993, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. PASSOS, Cármen Lúcia Blancaglion ; OLIVEIRA, R. M. M. A. ; SOUZA, Raquel Duarte de. Analisando a base de conhecimento para o ensino: a conexão entre histórias infantis e matemática na formação continuada de professores. Educação Matemática Pesquisa (Impresso). v. 11, p. 624-645, issn: 1516-5388, 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de ; PASSOS, C. L. B.. PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS INFANTIS COM CONTEÚDO MATEMÁTICO. Ciência e Educação (UNESP. Impresso). v. 14, p. 315-330, issn: 1516-7313, 2008.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. OLIVEIRA, R. M. M. A. (Org.) ; Passos, Cármen Lúcia Brancaglion (Org.) ; PATARO, C. S. de O. (Org.). Pesquisa em educação: múltiplos olhares em um doutorado interinstitucional. 1 ed. Assis: Triunfal Gráfica e Editora; Fecilcam, 2016. v. 1, p. 256.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. Abramowicz, Anete (Org.) ; PASSOS, C. L. B. (Org.) ; OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de (Org.). Desafios e Perspectivas das Práticas em Educação e da Formação de Professores. São Carlos: Pedro e João. 1 ed. Desafios e Perspectivas das Práticas em Educação e da Formação de Professores. São Carlos: Pedro e João, 2007. v. 1000, p. 233.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. Passos, Cármen Lúcia Brancaglion; ROMANATO, M. C. ; ANUNCIATO, R. M. M. ; SOUZA, A. P. G. ; COURA, F. C. F. ; SILVA, A. J. N. ; FERNANDINO, M. T. E. ; LEANDRO, E. G. ; VASCONCELOS, L. O. ; SOUZA, T. F.. Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática - GEM: das narrativas de formação à pesquisa narrativa. ABORDAGENS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 1ed.Brasília. Em: Andréia Maria Pereira de Oliveira; Maria Isabel Ramalho Ortigão. (Org.). ABORDAGENS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 1ed.Brasília. : SBEM. 2018.v. 1, p. 210-233.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. Passos, Cármen Lúcia Brancaglion. Narrativas em um ambiente virtual de aprendizagem: narrar no grupo faz parte do processo de ensinar e aprender matemática. In: Dislane Zerbinatti Marques; Verbena Maria Rocha Cordeiro; Ozerina Victor de Oliveira. (Org.). Narrativas Digitais, história, literatura e artes na pesquisa (auto)biográfica. 1ed.Curitiba. Em: . : Editora CRV. 2016.v. 05, p. 99-113.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        8. OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de ; Passos, Cármen Lúcia Brancaglion ; PATARO, C. S. de O.. Pós-Graduação e Convênios Interinstitucionais: reflexões a partir da experiência do Dinter em Educação UFSCar-Unespar. Em: Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira; Carmen Lúcia Brancaglion Passos; Cristina Satiê de Oliveira Pátaro. (Org.). Pesquisa em Educação: múltiplos olhares em um doutorado interinstitucional. 1ed.Assis: Triunfal Gráfica e Editora. : Triunfal Gráfica e Editora; Fecilcam. 2016.v. 1, p. 11-30.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        9. PASSOS, C. L. B.; OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de ; GAMA, Renata P. Práticas potencializadoras do desenvolvimento profissional docente: atividade de ensino, pesquisa e extensão. Em: Dario Fiorentini; Regina Célia Grando; Rosana Giaretta Sguerra Miskulin. (Org.). Práticas de formação e de pesquisa de professores que ensinam matemática. 1ed.Campinas, SP. : Mercado das Letras. 2009.v. 1, p. 147-168.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        10. OLIVEIRA, R. M. M. A.; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion ; SOUZA, Raquel Duarte de ; SOUZA, Ana Paula Gestoso de ; Montezuma, Luci F. ; Carvalho, Lilian. Histórias infantis com conteúdo matemático na formação de professores. Em: Targino de Araújo Filho; Michel Jean-Marie Thiollent. (Org.). METODOLOGIA PARA PROJETOS DE EXTENSÃO: APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO. 1ed.São Carlos. : Universidade Federal de São Carlos; Cubo Multimídia. 2008.v. 1, p. 245-259.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        11. PASSOS, C. L. B.; OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de. Elaborando Histórias Infantis com Conteúdo Matemático: Uma Contribuição para a Formação de Professores. Em: MENDES, Jackeline Rodrigues; GRANDO, Regina Célia (Orgs.). (Org.). Múltiplos olhares Matemática e Produção de Conhecimento. 1ed.São Paulo. : Musa Editora. 2007.v. 1, p. 119-135.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        12. PASSOS, C. L. B.; OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de ; GAMA, Renata P. Grupo de estudo colaborativo: Matemática conectada com histórias infantis promovendo desenvolvimento profissional. Em: IX Encontro Nacional de Educação Matemática, p. 1-17, 2007.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        13. PASSOS, C. L. B.; OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de ; GAMA, Renata P. Desenvolvimento profissional em grupo de estudo colaborativo: Matemática conectada com histórias infantis. Em: VII Reunião de Didática da Matemática do Cone Sul, p. 1-12, 2006.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        14. PASSOS, C. L. B.; OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de. Investigando a construção e a aplicação de narrativas para o ensino de matemática na formação de professores. Em: 28ª Reunião Anual da ANPEd, p. 01-07, 2005.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        15. PASSOS, C. L. B.; OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de. A Criação de Histórias Infantis nas Aulas de Matemática e na Formação de professores. Em: VIII Encontro Nacional de Educação Matemática, p. 1-10, 2004.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        16. PASSOS, C. L. B.; OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de. Matemática nas séries iniciais: histórias infantis na formação de professores. Em: XII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, v. único, p. 4785-4797, 2004.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        17. PASSOS, C. L. B.; OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de ; GAMA, Renata P. Grupo de Estudo Colaborativo: Matemática conectada com histórias infantis promovendo desenvolvimento profissional. Em: IX Encontro Nacional de Educação Matemática, 2007, Belo Horizonte. Resumos IX ENEM: Diálogos entre a pesquisa e a prática educativa. Belo Horizonte: SBEM/MG, p. 39-40, 2007.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        18. PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion ; OLIVEIRA, R. M. M. A.. Aciepe: Histórias Infantis e Matemática nas Séries Iniciais. Em: VI Encontro de Extensão da UFSCar, 2007, São Carlos. Anais VI Encontro de Extensão da UFSCar. UFSCar: Carmen Lucia CLBP Brancaglion Passos, v. 1, p. 2152-2152, 2007.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        19. PASSOS, C. L. B.; OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de. A matemática revisitada: algumas experiências na trajetória escolar de futuros professores. Em: I Seminário sobre Educação Matemática no 14º Congresso de Leitura do Brasil, 2003, Campinas, SP. 14º Congresso de Leitura do Brasil e II Congresso da História do Livro e da Leitura no Brasil. Campinas: Associação de Leitura do Brasil, p. 69-69, 2003.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        20. PASSOS, C. L. B.; OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de. Teia do Saber: Histórias Infantis e Matemática nas Séries Iniciais. 2007. Apresentação de Trabalho/Congresso
        21. OLIVEIRA, R. M. M. A. Comissão Científica do XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores e o I Congresso Nacional de Formação de Professores. 2011.
          [ busca Google | busca Bing ]
        22. PASSOS, C. L. B.; NACARATO, Adair Mendes ; OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de. PASSOS, C.L.B.; NACARATO,A.M.; OLIVEIRA, R. M. M. A. A investigação sobre a prática pedagógica: narrativas reflexivas de uma professora de matemática (Banca de Exame de Qualificação de Mestrado de Maria das Graças dos Santos Abreu). 2007. Participação em banca de qualificação de mestrado
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Rosa Maria Moraes Anunciato ⇔ Ana Paula Gestoso de Souza (9.0)
        1. DE SOUZA, ANA PAULA GESTOSO ; Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigues ; BARROS, BRUNA CURY DE ; ANUNCIATO, ROSA MARIA MORAES. FORMAÇÃO E APRENDIZAGENS DE MENTORAS INICIANTES EM UM PROGRAMA DE INDUÇÃO À DOCÊNCIA. IMAGENS DA EDUCAÇÃO. v. 9, p. 141-156, issn: 2179-8427, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. SOUZA, Ana Paula Gestoso de; ANUNCIATO, R. M. M.. Aprendizagens da docência em uma comunidade de aprendizagem online: contribuições da ReAD. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica. v. 4, p. 1090-1109, issn: 2525-426X, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. OLIVEIRA, R. M. M. A.; SOUZA, Ana Paula Gestoso de ; MAGALHAES, Elisa G. ; Monteiro, Filomena M. A.. Narrativas de formação: o que dizem licenciandas e professores iniciantes. Revista de Educação Pública. v. 25, p. 631-656, issn: 2238-2097, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. SOUZA, Ana Paula Gestoso de ; REALI, Aline Maria de M Rodrigues ; Anunciato, Rosa Maria Moraes. Rede de aprendizagem e desenvolvimento da docência: contribuições de um espaço de diálogo on-line. Em: Daniel Mill; Braian Veloso; Glauber Santiago; Marilde Santos. (Org.). Escritos sobre Educação a DisTãncia: perspectivas e dimensões teórico-práticas. 1ed.São Paulo. : Artesanato Educacional,. 2020.v. 1, p. 49-63.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. SOUZA, Ana Paula Gestoso de ; Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de. Contribuições da Aciepe: histórias infantis e matemática na perspectiva de egressas do curso de Pedagogia da UFSCar. Em: Maria da Graça Nicoletti Mizukami; Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.. (Org.). Docência na Contemporaneidade: aprender, ensinar e aprender a ensinar. 1ed.Curitiba. : CRV Editora. 2018.v. 1, p. 195-217.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. Passos, Cármen Lúcia Brancaglion; ROMANATO, M. C. ; ANUNCIATO, R. M. M. ; SOUZA, A. P. G. ; COURA, F. C. F. ; SILVA, A. J. N. ; FERNANDINO, M. T. E. ; LEANDRO, E. G. ; VASCONCELOS, L. O. ; SOUZA, T. F.. Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática - GEM: das narrativas de formação à pesquisa narrativa. ABORDAGENS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 1ed.Brasília. Em: Andréia Maria Pereira de Oliveira; Maria Isabel Ramalho Ortigão. (Org.). ABORDAGENS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 1ed.Brasília. : SBEM. 2018.v. 1, p. 210-233.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. SOUZA, Ana Paula Gestoso de ; Anunciato, R M M. Narrativas no programa híbrido de mentoria: uma análise sob a perspectiva de mentores em processo formativo. Em: VIII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica - CIPA, v. 1, p. 1-12, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        8. MARTINS, R. M. ; SOUZA, Ana Paula Gestoso de ; ANUNCIATO, R. M. M.. Licenciandas em Pedagogia e Professoras Iniciantes: diálogo por meio de narrativas online. Em: 38a Reunião Anual da Anped: Democracia em risco: a pesquisa e a pós-graduação em contexto de resistência, v. 1, p. 1-16, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        9. MARTINS, R. M. ; SOUZA, Ana Paula Gestoso de ; ANUNCIATO, R. M. M.. Licenciandas em Pedagogia e Professoras Iniciantes: diálogo por meio de narrativas online. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      • Rosa Maria Moraes Anunciato ⇔ Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali (5.0)
        1. DE SOUZA, ANA PAULA GESTOSO ; Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigues ; BARROS, BRUNA CURY DE ; ANUNCIATO, ROSA MARIA MORAES. FORMAÇÃO E APRENDIZAGENS DE MENTORAS INICIANTES EM UM PROGRAMA DE INDUÇÃO À DOCÊNCIA. IMAGENS DA EDUCAÇÃO. v. 9, p. 141-156, issn: 2179-8427, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. SOUZA, ANA PAULA GESTOSO DE ; RIBEIRO, EVALDO ; REALI, ALINE M. M. R. ; PEREZ, SILVIA MARIA ; CARNEIRO, REGINALDO FERNANDO ; OLIVEIRA, EVALDO RIBEIRO ; REALI, ALINE MARIA DE MEDEIROS RODRIGUES ; OLIVEIRA, ROSA MARIA MORAES ANUNCIATO DE. A escrita de diários na formação docente. Educação em Revista (UFMG. Impresso). v. 28, p. 181-210, issn: 0102-4698, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. Rinaldi, Renata ; MONTEIRO, M. I. ; REALI, Aline Maria de M Rodrigues ; Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de. An Online Programme to Prepare Teachers Tutors: an experience involving a University-School Partnership. Em: Maria Assunção Flores;Ana Amélia Carvalho;Fernando Ilídio Ferreira;Maria Teresa Vilaça. (Org.). Back to the Future: Legacies, Continuities and Changes in Educational Policy, Practice and Research. 1ed.Rotterdam, The Netherlands. : Sense Publishers. 2013.v. 1, p. 297-310.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. REALI, A. M. M. R.; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REYES, Claudia Raimundo ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; OLIVEIRA, R. M. M. A. ; MELLO, Roseli Rodrigues de. Concepções, histórias e narrativas de professoras do ensino fundamental sobre seus alunos: compreendendo práticas pedagógicas. Em: Maria da Graça Nicoletti Mizukami; Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. (Org.). Processos formativos da docência: conteúdos e práticas. 1ed.São Carlos. : EDUFSCar. 2005.v. 1, p. 247-268.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. RINALDI, Renata Portela ; MONTEIRO, M. I. ; OLIVEIRA, R. M. M. A. ; REALI, A. M. M. R.. Reinterpretation of the Experiences of Teacher Education and Professional Development: the role of interactions among pre-service teachers and their trainers. Em: 15th Biennial of the International Study Association on Teachers and Teaching,, v. 1, p. 274-280, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Rosa Maria Moraes Anunciato ⇔ Claudia Raimundo Reyes (5.0)
        1. REALI, A. M. M. R.; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REYES, Claudia Raimundo ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; OLIVEIRA, R. M. M. A. ; MELLO, Roseli Rodrigues de. Concepções, histórias e narrativas de professoras do ensino fundamental sobre seus alunos: compreendendo práticas pedagógicas. Em: Maria da Graça Nicoletti Mizukami; Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. (Org.). Processos formativos da docência: conteúdos e práticas. 1ed.São Carlos. : EDUFSCar. 2005.v. 1, p. 247-268.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de. R.. XVI ENDIPE. 2012.
          [ busca Google | busca Bing ]
        3. OLIVEIRA, R. M. M. A. Revista Eletrônica de Educação. 2010.
          [ busca Google | busca Bing ]
        4. OLIVEIRA, R. M. M. A. Parecerista na seleção de artigos para a Revista Eletrônica de Educação - PPGE/UFSCar. 2008.
          [ busca Google | busca Bing ]
        5. OLIVEIRA, R. M. M. A. III Concurso de Dotações de Pesquisa sobre Negro e Educação. 2003.
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Rosa Maria Moraes Anunciato ⇔ Maria Iolanda Monteiro (4.0)
        1. MONTEIRO, M. I. ; OLIVEIRA, R. M. M. A.. Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia a Distância: a formação docente para os anos iniciais do ensino fundamental. 99 ed. São Carlos: EDUFSCar, 2016. v. 1, p. 99.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. Rinaldi, Renata ; MONTEIRO, M. I. ; REALI, Aline Maria de M Rodrigues ; Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de. An Online Programme to Prepare Teachers Tutors: an experience involving a University-School Partnership. Em: Maria Assunção Flores;Ana Amélia Carvalho;Fernando Ilídio Ferreira;Maria Teresa Vilaça. (Org.). Back to the Future: Legacies, Continuities and Changes in Educational Policy, Practice and Research. 1ed.Rotterdam, The Netherlands. : Sense Publishers. 2013.v. 1, p. 297-310.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. RINALDI, Renata Portela ; MONTEIRO, M. I. ; OLIVEIRA, R. M. M. A. ; REALI, A. M. M. R.. Reinterpretation of the Experiences of Teacher Education and Professional Development: the role of interactions among pre-service teachers and their trainers. Em: 15th Biennial of the International Study Association on Teachers and Teaching,, v. 1, p. 274-280, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. OLIVEIRA, R. M. M. A. Revista Eletrônica de Educação – Reveduc. 2011.
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Rosa Maria Moraes Anunciato ⇔ Roseli Rodrigues de Mello (3.0)
        1. REALI, A. M. M. R.; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REYES, Claudia Raimundo ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; OLIVEIRA, R. M. M. A. ; MELLO, Roseli Rodrigues de. Concepções, histórias e narrativas de professoras do ensino fundamental sobre seus alunos: compreendendo práticas pedagógicas. Em: Maria da Graça Nicoletti Mizukami; Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. (Org.). Processos formativos da docência: conteúdos e práticas. 1ed.São Carlos. : EDUFSCar. 2005.v. 1, p. 247-268.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. OLIVEIRA, R. M. M. A. Parecerista na seleção de artigos para a Revista Eletrônica de Educação - PPGE/UFSCar. 2008.
          [ busca Google | busca Bing ]
        3. OLIVEIRA, R. M. M. A. III Concurso de Dotações de Pesquisa sobre Negro e Educação. 2003.
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Rosa Maria Moraes Anunciato ⇔ Anete Abramowicz (1.0)
        1. Abramowicz, Anete (Org.) ; PASSOS, C. L. B. (Org.) ; OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de (Org.). Desafios e Perspectivas das Práticas em Educação e da Formação de Professores. São Carlos: Pedro e João. 1 ed. Desafios e Perspectivas das Práticas em Educação e da Formação de Professores. São Carlos: Pedro e João, 2007. v. 1000, p. 233.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Rosa Maria Moraes Anunciato ⇔ Elenice Maria Cammarosano Onofre (1.0)
        1. OLIVEIRA, R. M. M. A. Matrizes Teóricas do Pensamento Pedagógico II. 2008. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Pedagogia a Distância - UAB-UFSCar
          [ busca Google | busca Bing ]




    Data de processamento: 12/10/2020 20:18:50