Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Ana Paula Gestoso de Souza

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (2004), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2008), doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2012) e pós-doutorado em Tecnologia informática na formação e atuação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental (UFSCar/São Carlos). Tem experiência docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental (SEE). Também possui experiência em Educação a Distância como tutora (Pedagogia-SEaD/UFSCar; FAFE/USP), supervisora de tutoria (Pedagogia-SEaD/UFSCar) e coordenadora do curso de Pedagogia-SEaD/UFSCar. Atua principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino - aprendizagem, aprendizagem da docência, professor iniciante, programas de indução de professores, formação para a mentoria, processos/práticas de mentoria, identidade profissional docente, identidade profissional de mentor, formação inicial de professor. Atualmente é professora adjunta no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas na Universidade Federal de São Carlos. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. É membro do Grupo de Pesquisa: Estudos sobre a docência: teorias e práticas (CNPq). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2662760426985944 (12/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2015-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas. Rodovia Washington Luís, km 235 - SP-310 Jardim Guanabara 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 1633518662
  • Grande área: [sem-grandeArea]
  • Área: [sem-area]
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2017-Atual. Dialogo intergeracional na inducao de professores: o estabelecimento de um continuo de formacao docente
      Descrição: A aprendizagem dos professores é um processo contínuo que ocorre ao longo da vida profissional, não se limitando a espaços educativos formais e tradicionais. A literatura no campo da formação de professores indica que os professores devem aprender a aprender com a prática, uma vez que o ensino exige improvisação, criatividade, experimentação para além dos conteúdos. Considerando que os professores necessitam de apoio, tempo, oportunidades, diálogos, parcerias, de compreensão do contexto escolar, indagamos: quais limites e possibilidades de construção de uma rede colaborativa em um espaço virtual envolvendo professores experientes, iniciantes e licenciandos com vistas ao desenvolvimento profissional dos participantes? Temos como pressuposto que o modelo colaborativo entre professores com diferentes níveis de experiência promove reflexão sobre a própria prática. Além disso, no diálogo intergeracional, os professores experientes, serão capazes de prestar atenção à dinâmica da atribuição de significados de professores iniciantes, em vez de oferecer um inventário acumulado de métodos. Nesse sentido, a presente pesquisa tem por objetivo geral analisar as contribuições para a aprendizagem da docência provocada pelo intercâmbio on-line de professores experientes, iniciantes e licenciandos, por meio de um diálogo intergeracional em um espaço virtual. Participarão da pesquisa professores experientes (com mais de 10 anos de experiência) que atuarão como formadores dos iniciantes; professores iniciantes de escolas públicas parceiras (que já possuem vínculo institucional com a universidade) e graduandos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia presencial e a distância da UFSCar. A produção dos dados terá como fonte principal as narrativas escritas pelos envolvidos na construção de uma rede colaborativa em um espaço virtual. Adota-se, portanto, uma abordagem qualitativa de pesquisa que possibilita compreender, a partir de um acompanhamento próximo dos envolvidos, o conhecimento produzido nessa rede colaborativa, configurando-se em um estudo exploratório descritivo-analítico. Espera-se, contribuir para o campo das pesquisas sobre formação de professores, especialmente sobre os processos de aprendizagem profissional da docência; análise dos processos de planejamentos de ensino e sua implementação; compreender os desdobramentos da participação de professores nas atividades da rede colaborativa; identificar variáveis contextuais que contribuem para a eficácia ou dificultam o desenvolvimento profissional docente on-line.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) . Integrantes: Ana Paula Gestoso de Souza - Integrante / Carmen Lucia Brancaglion Passos - Integrante / REALI, Aline M. M. R. - Integrante / Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de - Coordenador / Fabiana Marini Braga - Integrante.
      Membro: Ana Paula Gestoso de Souza.
    2. 2017-Atual. Desenvolvimento profissional docente de professores experientes e iniciantes: Programa Hibrido de Mentoria
      Descrição: Os primeiros anos da carreira docente são um período particularmente complexo, estes professores têm habitualmente as turmas mais complicadas, nas escolas mais difíceis e raramente recebem apoio institucional. Em face da ausência de iniciativas e programas voltados para o acompanhamento e apoio de professores iniciantes em seus primeiros anos de atividade profissional, propõe-se uma pesquisa-intervenção que objetiva investigar as contribuições e limites de um Programa Híbrido de Mentoria para o desenvolvimento profissional de professoras iniciantes e professoras experientes, as mentoras, de diferentes níveis de ensino, a partir de diferentes ênfases, a saber, professores iniciantes, professores experientes e do próprio programa. Procura-se com a sua realização compreender as diferentes implicações do caráter híbrido - compreendido como a articulação de atividades virtuais e presenciais (Vaughan, 2010), de relações mais estreitas entre a formação e a atuação docentes e superação da desconexão usual entre universidade-escola (Zeichner, 2010) - para processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência de professores iniciantes em interação com professores experientes, os mentores. O referencial teórico engloba: professores iniciantes; professores experientes; mentores, programas de mentoria; aprendizagem da docência e desenvolvimento profissional; base de conhecimento; parceria universidade-escola; espaços híbridos de formação; narrativas escritas: Veenman, 1984; Abarca, 1999; Mizukami et al, 2002; Garcia, 2002, 1999; Shulman, 1987 e 2005; Zeichner, 2010; Vaughan, 2010;Slater, 2010 etc.. Adota-se uma abordagem construtivo-colaborativa (Cole e Knowles, 1993) de pesquisa e intervenção. Os instrumentos de coleta de dados serão derivados de diferentes ferramentas de coleta de dados obtidos em ambientes presencias e virtuais tais como: redação de ensaios e biografias, elaboração de diários e participação em fóruns e discussões, seminários, grupos de estudos etc..A análise dos dados se dará processualmente, já que poderá gerar informações e compreensões para definir os contornos da formação e orientar a ação das pesquisadoras. Pretende-se obter subsídios para programas de mentoria com professores de diferentes níveis e a comparação desta proposta com outras já realizadas; analisar o caráter híbrido da iniciativa, bem como aspectos específicos sobre professores iniciantes e de professores experientes atuarem como mentores. O grupo proponente tem ampla experiência em ações presenciais e via internet de formação de professores. Pertence ao quadro de docentes permanentes do PPGE-UFSCar com produção acadêmica consolidada relativa ao tema da proposta. Um dos espaços que o grupo proponente tem utilizado para desenvolver programas, cursos e investigações é o Portal dos Professores da UFSCar, localizado em www.portaldosprofessores.ufscar.br . Esse portal tem ao longo do tempo oferecido informações de diferentes naturezas para qualquer usuário e disponibiliza espaços para a realização de investigações usualmente pautadas num modelo construtivo-colaborativo de interação universidade-escola e tem como foco processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência. Nas diversas investigações, programas e cursos desenvolvidos os proponentes têm assumido que os professores detêm conhecimentos que são construídos ao longo de suas trajetórias como estudantes e profissionais, os quais podem ser ampliados, ajustados, revistos tendo em vista as características dos diversos contextos de atuação e momentos da carreira. Outro pressuposto refere-se ao fato de que professores em geral necessitam de apoio para se desenvolverem profissionalmente e que o diálogo entre pares, em especial o intergeracional realizado virtual ou presencialmente, tendo a escola e assuntos da sala de aula como foco, é uma ferramenta importante neste processo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (2) . Integrantes: Ana Paula Gestoso de Souza - Integrante / Carmen Lucia Brancaglion Passos - Integrante / Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigues - Coordenador / Fabiana Marini Braga - Integrante / Rosa Maria Moraes Anunciato - Integrante / Maria da Graça Nicoletti Mizukami - Integrante / Maria Alfredo Moreira - Integrante / Andrea Braga Moruzzi - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Ana Paula Gestoso de Souza.
      Descrição: Os primeiros anos da carreira docente são um período particularmente complexo, pois estes professores têm habitualmente as turmas mais complicadas, nas escolas mais difíceis e raramente recebem apoio institucional. Em face da ausência de iniciativas e programas voltados para o acompanhamento e apoio de professores iniciantes em seus primeiros anos de atividade profissional, propõe-se uma pesquisa-intervenção que objetiva investigar as contribuições e limites de um Programa Híbrido de Mentoria para o desenvolvimento profissional de professoras iniciantes e professoras experientes, as mentoras, de diferentes níveis de ensino, a partir de diferentes ênfases, a saber, professores iniciantes, professores experientes e do próprio programa. Procura-se com a sua realização compreender as diferentes implicações do caráter híbrido - compreendido como a articulação de atividades virtuais e presenciais (Vaughan, 2010), de relações mais estreitas entre a formação e a atuação docentes e superação da desconexão usual entre universidade-escola (Zeichner, 2010) - para processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência de professores iniciantes em interação com professores experientes, os mentores. O referencial teórico engloba: professores iniciantes; professores experientes; mentores, programas de mentoria; aprendizagem da docência e desenvolvimento profissional; base de conhecimento; parceria universidade-escola; espaços híbridos de formação; narrativas escritas: Veenman, 1984; Abarca, 1999; Mizukami et al, 2002; Garcia, 2002, 1999; Shulman, 1987 e 2005; Zeichner, 2010; Vaughan, 2010;Slater, 2010 etc.. Adota-se uma abordagem construtivo-colaborativa (Cole e Knowles, 1993) de pesquisa e intervenção. Os instrumentos de coleta de dados serão derivados de diferentes ferramentas de coleta de dados obtidos em ambientes presencias e virtuais tais como: redação de ensaios e biografias, elaboração de diários e participação em fóruns e discussões, seminários, grupos de estudos etc..A análise dos dados se dará processualmente, já que poderá gerar informações e compreensões para definir os contornos da formação e orientar a ação das pesquisadoras. Pretende-se obter subsídios para programas de mentoria com professores de diferentes níveis e a comparação desta proposta com outras já realizadas; analisar o caráter híbrido da iniciativa, bem como aspectos específicos sobre professores iniciantes e de professores experientes atuarem como mentores. O grupo proponente tem ampla experiência em ações presenciais e via internet de formação de professores. Pertence ao quadro de docentes permanentes do PPGE-UFSCar com produção acadêmica consolidada relativa ao tema da proposta. Um dos espaços que o grupo proponente tem utilizado para desenvolver programas, cursos e investigações é o Portal dos Professores da UFSCar, localizado em www.portaldosprofessores.ufscar.br . Esse portal tem ao longo do tempo oferecido informações de diferentes naturezas para qualquer usuário e disponibiliza espaços para a realização de investigações usualmente pautadas num modelo construtivo-colaborativo de interação universidade-escola e tem como foco processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (2) . Integrantes: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali - Coordenador / Carmem Passos - Integrante / Ana Paula Gestoso - Integrante / Maria da Graca Nicoletti Mizukami - Integrante / Andrea Moruzzi - Integrante / Maria Alfredo Moreira - Integrante / Fabiana Marini - Integrante / Rosa Maria M Anunciato - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.
    3. 2016-2017. Memoriais de Formacao: refletindo sobre a construcao e (re) significacao da identidade profissional docente na Educacao Infantil
      Descrição: Descrição: A presente pesquisa é parte das discussões promovidas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos Formativos e Saberes da Docência/UFSCar e de um Projeto de Extensão realizado desde 2012 em uma CEMEI de São Carlos, SP. Os objetivos desta pesquisa são identificar, nos memoriais de formação das professoras participantes do projeto de extensão, indícios da constituição da identidade profissional de docentes que atuam na educação infantil, e, constatar elementos que influenciaram fortemente esse processo de formação... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ana Paula Gestoso de Souza - Coordenador / Jéssica Francine Ferreira da Silva - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Ana Paula Gestoso de Souza.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (8)
      1. XII Seminário Nacional de Formação dos Profissionais da Educação.PIBID: REVELAÇÕES NACIONAIS SOBRE FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS. 2019. (Seminário).
      2. IV Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais e III Colóquio de Práticas Letradas.Como histórias infantis podem auxiliar na construção do letramento matemático nos anos iniciais?. 2016. (Encontro).
      3. VII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica. Portfólios reflexivos e narrativas sobre o processo vivido no PIBID. 2016. (Congresso).
      4. XII Encontro Nacional de Educação Matemática.Programa de formação de professores Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: um olhar para as práticas de leituras e escritas nas aulas de matemática. 2016. (Encontro).
      5. III Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais.III Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais. 2015. (Encontro).
      6. V Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática.Discussões sobre um software educacional e o ensino de matemática nos anos iniciais. 2015. (Seminário).
      7. XIV Conferência Interamericana de Educação Matemátic.Conversas online: o computador nas aulas de matemática. 2015. (Outra).
      8. XIV Conferência Interamericana de Educação Matemática.Professores dos anos iniciais e a formação matemática. 2015. (Outra).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (8)
      1. SOUZA, Ana Paula Gestoso de; MARIOTTO, L. S.. I Encontro dom Egressos do curso de Pedagogia da UFSCar - São Carlos. 2019. Outro
      2. SOUZA, Ana Paula Gestoso de. V Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais. 2018. (Outro).. . 0.
      3. SOUZA, A. P. G.. IV Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais. 2016. (Outro).. . 0.
      4. SOUZA, A. P. G.. III Colóquio de Práticas Letradas. 2016. (Outro).. . 0.
      5. SOUZA, A. P. G.; PASSOS, C. L. B.. III Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais. 2015. Outro
      6. SOUZA, A. P. G.. II Encontro de Educação Matemática nos Anos Inciais. 2014. (Outro).. . 0.
      7. SOUZA, A. P. G.. I Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais. 2011. (Outro).. . 0.
      8. SOUZA, A. P. G.. X Encontro Paulista de Educação Matemática. 2010. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (4)
      • Ana Paula Gestoso de Souza ⇔ Carmen Lucia Brancaglion Passos (17.0)
        1. Souza, Ana Paula Gestoso de ; Passos, Cármen Lúcia Brancaglion. Tecnologia informática e matemática nos anos iniciais: analisando um processo formativo com estudantes de pedagogia e professores. Horizontes. v. 37, p. 1-26, issn: 2317-109X, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. Souza, Ana Paula Gestoso de ; PASSOS, C. L. B.. Ensino de Matemática e Tecnologia Digital: concepções de estudantes de Pedagogia e de Professores dos anos iniciais. Revista NUPEM (Online). v. 8, p. 131-150, issn: 2176-7912, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. Souza, Ana Paula Gestoso de ; Passos, Cármen Lúcia Brancaglion. Diálogos na Formação Inicial: Software Educacional e o Ensino de Matemática nos Anos Iniciais. Educação Matemática em Revista (São Paulo). v. 49, p. 78-87, issn: 2317-904X, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. Souza, Ana Paula Gestoso de ; BERTINI, L. F. ; PASSOS, C. L. B.. Jogos nas aulas de matemática: discussões entre professores e licenciandos em um curso de extensão. Teoria e Prática da Educação. v. 18, p. 133-145, issn: 1415-837X, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. SOUZA, Ana Paula Gestoso de; PASSOS, CÁRMEN LÚCIA BRANCAGLION. Dialogando sobre e Planejando com o SuperLogo no Ensino de Matemática dos Anos Iniciais. BOLEMA : Boletim de Educação Matemática (Online). v. 29, p. 1023-1042, issn: 1980-4415, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. Passos, Cármen Lúcia Brancaglion; ROMANATO, M. C. ; ANUNCIATO, R. M. M. ; SOUZA, A. P. G. ; COURA, F. C. F. ; SILVA, A. J. N. ; FERNANDINO, M. T. E. ; LEANDRO, E. G. ; VASCONCELOS, L. O. ; SOUZA, T. F.. Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática - GEM: das narrativas de formação à pesquisa narrativa. ABORDAGENS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 1ed.Brasília. Em: Andréia Maria Pereira de Oliveira; Maria Isabel Ramalho Ortigão. (Org.). ABORDAGENS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 1ed.Brasília. : SBEM. 2018.v. 1, p. 210-233.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. PASSOS, CÁRMEN LÚCIA BRANCAGLION ; SOUZA, Ana Paula Gestoso de. Alfabetização matemática na perspectiva do letramento e a organização do trabalho pedagógico. Em: Magna do Carmo Silva Cruz; Rute Elizabete de Souza Rosa Borba.. (Org.). Ciclo de palestras - Volume 1. 1ed.Recife. : Editora UFPE. 2016.v. 1, p. 52-66.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        8. PASSOS, CÁRMEN LÚCIA BRANCAGLION ; SOUZA, Ana Paula Gestoso de. A matemática vivida por futuros professores dos anos iniciais revelada em narrativas. Em: MILL. Daniel; REALI, Aline M. M. R.. (Org.). Educação a Distância, qualidade e convergências: sujeitos, conhecimentos, práticas e tecnologias. 1ed.São Carlos. : EdUFSCar. 2016.v. 1, p. 241-254.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        9. Passos, Cármen Lúcia Brancaglion; Souza, Ana Paula Gestoso de. Insubordinação criativa e tecnologia informática: experiências de ensino e de formação de professores que ensinam matemática. Em: Beatriz Silva D`Ambrosio; Celi Espasandin Lopes. (Org.). Ousadia criativa nas práticas de educadores matemáticos. 1ed.Campinas, SP. : Mercado de Letras. 2015.v. 1, p. 169-196.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        10. SOUZA, T. F. ; Passos, Cármen Lúcia Brancaglion ; Souza, Ana Paula Gestoso de. Programa de formação de professores Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: um olhar para as práticas de leituras e escritas nas aulas de matemática. Em: XII ENEM Encontro Nacional de Educação Matemática, v. 1, p. 1-12, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        11. Souza, Ana Paula Gestoso de ; PASSOS, C. L. B.. Discussões sobre um software educacional e o ensino de matemática nos anos iniciais. Em: V Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática, v. 1, p. 147-156, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        12. PASSOS, C. L. B.; Souza, Ana Paula Gestoso de. Professores dos anos iniciais e a formação matemática. Em: XIV CIAEM Conferência Interamericana de Educação Matemática, v. 1, p. 1-10, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        13. Souza, Ana Paula Gestoso de ; PASSOS, C. L. B.. Conversas online: o computador nas aulas de matemática. Em: XIV Conferência Interamericana de Educação Matemática, v. 1, p. 1-10, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        14. Souza, Ana Paula Gestoso de ; Passos, Cármen Lúcia Brancaglion. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS E A TECNOLOGIA INFORMÁTICA. Em: III Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais (III EEMAI), v. `1, p. 1-12, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        15. Passos, Cármen Lúcia Brancaglion; Souza, Ana Paula Gestoso de. Professores dos anos iniciais e a formação matemática. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação
        16. PASSOS, C. L. B.; Souza, Ana Paula Gestoso de. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e a tecnologia informática: um processo formativo. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação
        17. Souza, Ana Paula Gestoso de ; PASSOS, C. L. B.. Discussões sobre um software educacional e o ensino de matemática nos anos iniciais. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      • Ana Paula Gestoso de Souza ⇔ Rosa Maria Moraes Anunciato (9.0)
        1. DE SOUZA, ANA PAULA GESTOSO ; Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigues ; BARROS, BRUNA CURY DE ; ANUNCIATO, ROSA MARIA MORAES. FORMAÇÃO E APRENDIZAGENS DE MENTORAS INICIANTES EM UM PROGRAMA DE INDUÇÃO À DOCÊNCIA. IMAGENS DA EDUCAÇÃO. v. 9, p. 141-156, issn: 2179-8427, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. SOUZA, Ana Paula Gestoso de; ANUNCIATO, R. M. M.. Aprendizagens da docência em uma comunidade de aprendizagem online: contribuições da ReAD. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica. v. 4, p. 1090-1109, issn: 2525-426X, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. OLIVEIRA, R. M. M. A.; SOUZA, Ana Paula Gestoso de ; MAGALHAES, Elisa G. ; Monteiro, Filomena M. A.. Narrativas de formação: o que dizem licenciandas e professores iniciantes. Revista de Educação Pública. v. 25, p. 631-656, issn: 2238-2097, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. SOUZA, Ana Paula Gestoso de ; REALI, Aline Maria de M Rodrigues ; Anunciato, Rosa Maria Moraes. Rede de aprendizagem e desenvolvimento da docência: contribuições de um espaço de diálogo on-line. Em: Daniel Mill; Braian Veloso; Glauber Santiago; Marilde Santos. (Org.). Escritos sobre Educação a DisTãncia: perspectivas e dimensões teórico-práticas. 1ed.São Paulo. : Artesanato Educacional,. 2020.v. 1, p. 49-63.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. SOUZA, Ana Paula Gestoso de ; Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de. Contribuições da Aciepe: histórias infantis e matemática na perspectiva de egressas do curso de Pedagogia da UFSCar. Em: Maria da Graça Nicoletti Mizukami; Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.. (Org.). Docência na Contemporaneidade: aprender, ensinar e aprender a ensinar. 1ed.Curitiba. : CRV Editora. 2018.v. 1, p. 195-217.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. Passos, Cármen Lúcia Brancaglion; ROMANATO, M. C. ; ANUNCIATO, R. M. M. ; SOUZA, A. P. G. ; COURA, F. C. F. ; SILVA, A. J. N. ; FERNANDINO, M. T. E. ; LEANDRO, E. G. ; VASCONCELOS, L. O. ; SOUZA, T. F.. Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática - GEM: das narrativas de formação à pesquisa narrativa. ABORDAGENS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 1ed.Brasília. Em: Andréia Maria Pereira de Oliveira; Maria Isabel Ramalho Ortigão. (Org.). ABORDAGENS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 1ed.Brasília. : SBEM. 2018.v. 1, p. 210-233.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. SOUZA, Ana Paula Gestoso de ; Anunciato, R M M. Narrativas no programa híbrido de mentoria: uma análise sob a perspectiva de mentores em processo formativo. Em: VIII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica - CIPA, v. 1, p. 1-12, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        8. MARTINS, R. M. ; SOUZA, Ana Paula Gestoso de ; ANUNCIATO, R. M. M.. Licenciandas em Pedagogia e Professoras Iniciantes: diálogo por meio de narrativas online. Em: 38a Reunião Anual da Anped: Democracia em risco: a pesquisa e a pós-graduação em contexto de resistência, v. 1, p. 1-16, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        9. MARTINS, R. M. ; SOUZA, Ana Paula Gestoso de ; ANUNCIATO, R. M. M.. Licenciandas em Pedagogia e Professoras Iniciantes: diálogo por meio de narrativas online. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      • Ana Paula Gestoso de Souza ⇔ Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali (4.0)
        1. REALI, Aline M. M. R. ; SOUZA, Ana Paula Gestoso de ; BARROS, B. C.. O WHATSAPP NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INICIANTES NO PROGRAMA HÍBRIDO DE MENTORIA DA UFSCAR. REVISTA DA FAEEBA- EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE. v. 29, p. 344-357, issn: 2358-0194, 2020.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. DE SOUZA, ANA PAULA GESTOSO ; Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigues ; BARROS, BRUNA CURY DE ; ANUNCIATO, ROSA MARIA MORAES. FORMAÇÃO E APRENDIZAGENS DE MENTORAS INICIANTES EM UM PROGRAMA DE INDUÇÃO À DOCÊNCIA. IMAGENS DA EDUCAÇÃO. v. 9, p. 141-156, issn: 2179-8427, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigues; SOUZA, ANA PAULA GESTOSO DE ; CRUZ, ELIANA MARQUES RIBEIRO. Processos de constituição da docência: trajetórias de vida pessoal e profissional. Revista do NUPEM. v. 11, p. 116-132, issn: 2176-7912, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. SOUZA, A. P. G.; BARROS, B. C. ; MARINI, C. ; FABRI, E. I. J. ; CASTRO, M. M. ; REALI, Aline M. M. R.. RESPONSIVIDADE DE FUTUROS MENTORES QUANTO AO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM UM ESPAÇO HÍBRIDO DE FORMAÇÃO. Em: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias / Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, v. 1, p. 1-12, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Ana Paula Gestoso de Souza ⇔ Heloisa Chalmers Sisla (1.0)
        1. SISLA, HELOISA CHALMERS ; SOUZA, Ana Paula Gestoso de. Práticas pedagógicas bem sucedidas: um diálogo com discursos de professoras. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS). v. 11, p. 521-539, issn: 1982-7199, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 12/10/2020 20:18:50