Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Anete Abramowicz

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Em 2010 concluiu um estágio de pós-doutoramento de 13 meses no CERLIS (Centre de Recherche Sur Les Liens Sociaux) na Universidade Paris Descartes em Paris na área da Sociologia da Infância. Atualmente é professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação para a infância, atuando principalmente nos seguintes temas: criança e infância, sociologia da infância, diferenças, relações raciais, etárias e de gênero. Em 2010 recebeu a bolsa produtividade. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar de 2003 a 2005, foi coordenadora do FORPRED da ANPED e vice-coordenadora do GT de 0 a 6 anos da ANPED. Foi editora responsável da Revista Eletrônica de Educação (REVEDUC) de 2007 até 2017, atualmente é editora honorária. É Professora Titular Sênior da Universidade Federal de São Carlos. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2502752385941894 (07/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1C
  • Período de análise: 2020-2020&1996-2012&2018-2020&2012-2018
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação. Avenida da Universidade Butantã 05508040 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 30913551 URL da Homepage: http://www.usp.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (17)
    1. 2018-Atual. Transnacionalismo e proposta curricular para a educacao das relacoes etnico-raciais e da diferenca no ensino. (Edital Universal/CNPq)
      Descrição: A proposta apresentada pretende estabelecer uma rede transnacional de investigação entre pesquisadores e pesquisadoras brasileiras em parceria com instituições internacionais: Universidad Distrital Francisco José de Caldas (Colômbia), Georgia State University (EUA), Centro de Estudos sobre América Latina- CLAS/Stanford University, Université d´Orleans e Université Paris-Nanterre (França), que há algum tempo desenvolvem pesquisas em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de São Carlos, com o Grupo de Pesquisa: estudos sobre a criança, a infância e a educação infantil: políticas e práticas da diferença, e com os/as pesquisadores/as que compõem a equipe desta proposta. #10;O projeto que apresentamos objetiva, em uma primeira etapa, dar continuidade a pesquisa em curso que tem desenvolvido uma análise de contextos diferenciados de relações étnico-raciais estadunidense, colombiano, francês e brasileiro, no sentido de verificar como as universidades parceiras têm investigado a temática das relações étnico-raciais buscando identificar a maneira pela qual essas temáticas aparecem no ensino superior. Este projeto amplia a análise para verificar de que maneira estes temas aparecem na educação básica e no ensino médio. Pretende-se também, nesta primeira etapa, analisar se há confluências, entre o projeto que apresentamos com a Base curricular transnacional para os países do MERCOSUL, estudo realizado pelo Conselho Nacional de Educação/UNESCO e com outros currículos transnacionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Anete Abramowicz - Coordenador / Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva - Integrante / Ione da Silva Jovino - Integrante / Valter Roberto Silvério - Integrante / Nilma Lino Gomes - Integrante / Gabriela Guarnieri de C. Tebet - Integrante / Andrea B. Moruzzi - Integrante / Tatiane Consentino Rodrigues - Integrante / Ana Cristina Juvenal da Cruz - Integrante / Carolina Rodrigues de Souza - Integrante / Fabiana Luci de Oliveira - Integrante / Véronique Francis - Integrante / Miriam Schnaiderman - Integrante / Joice King - Integrante / Diléia Martins Briega - Integrante / Cristian Kawakami - Integrante / Cristina Teodoro Trinidad - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Anete Abramowicz.
      Descrição: A proposta apresentada pretende estabelecer uma rede transnacional de investigação entre pesquisadores e pesquisadoras brasileiras em parceria com instituições internacionais: Universidad Distrital Francisco José de Caldas (Colômbia), Georgia State University (EUA), Centro de Estudos sobre América Latina- CLAS/Stanford University, Université d´Orleans e Université Paris-Nanterre (França), que há algum tempo desenvolvem pesquisas em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de São Carlos, com o Grupo de Pesquisa: estudos sobre a criança, a infância e a educação infantil: políticas e práticas da diferença, e com os/as pesquisadores/as que compõem a equipe desta proposta. O projeto que apresentamos objetiva, em uma primeira etapa, dar continuidade a pesquisa em curso que tem desenvolvido uma análise de contextos diferenciados de relações étnico-raciais estadunidense, colombiano, francês e brasileiro, no sentido de verificar como as universidades parceiras têm investigado a temática das relações étnico-raciais buscando identificar a maneira pela qual essas temáticas aparecem no ensino superior. Este projeto amplia a análise para verificar de que maneira estes temas aparecem na educação básica e no ensino médio. Pretende-se também, nesta primeira etapa, analisar se há confluências, entre o projeto que apresentamos com a Base curricular transnacional para os países do MERCOSUL, estudo realizado pelo Conselho Nacional de Educação/UNESCO e com outros currículos transnacionais... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Andrea Braga Moruzzi - Integrante / ABRAMOWICZ, Anete. - Coordenador / RODRIGUES, Tatiane Consentino - Integrante / Ione Jovino - Integrante / luci de oliveira - Integrante / Ana Cristina Juvenal da Cruz - Integrante / Nilma Lino Gomes - Integrante / Petronilha Beatriz Gonçalves e SIlva - Integrante / Walter Silvério - Integrante / Cristina Teodoro - Integrante.
      Membro: Andrea Braga Moruzzi.
      Descrição: A proposta apresentada pretende estabelecer uma rede transnacional de investigação entre pesquisadores e pesquisadoras brasileiras em parceria com instituições internacionais: Universidad Distrital Francisco José de Caldas (Colômbia), Georgia State University (EUA), Centro de Estudos sobre América Latina- CLAS/Stanford University, Université d´Orleans e Université Paris-Nanterre (França), que há algum tempo desenvolvem pesquisas em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de São Carlos, com o Grupo de Pesquisa: estudos sobre a criança, a infância e a educação infantil: políticas e práticas da diferença, e com os/as pesquisadores/as que compõem a equipe desta proposta. O projeto que apresentamos objetiva, em uma primeira etapa, dar continuidade a pesquisa em curso que tem desenvolvido uma análise de contextos diferenciados de relações étnico-raciais estadunidense, colombiano, francês e brasileiro, no sentido de verificar como as universidades parceiras têm investigado a temática das relações étnico-raciais buscando identificar a maneira pela qual essas temáticas aparecem no ensino superior. Este projeto amplia a análise para verificar de que maneira estes temas aparecem na educação básica e no ensino médio. Pretende-se também, nesta primeira etapa, analisar se há confluências, entre o projeto que apresentamos com a Base curricular transnacional para os países do MERCOSUL, estudo realizado pelo Conselho Nacional de Educação/UNESCO e com outros currículos transnacionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Cristina Juvenal da Cruz - Integrante / ABRAMOWICZ, A. - Coordenador / TEBET, G. G. - Integrante / Tatiane Cosentino Rodrigues - Integrante / Andrea Braga Moruzzi - Integrante / Valter Roberto Silvério - Integrante / Carolina Rodrigues de Souza - Integrante / Fabiana Luci de Oliveira - Integrante / Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva - Integrante / Véronique Francis - Integrante / Nilma Lino Gomes - Integrante.
      Membro: Ana Cristina Juvenal da Cruz.
    2. 2017-Atual. Ser crianca no Brasil: os indicadores e os estudos sobre a infancia: 1935 a 1970.
      Descrição: Este projeto congrega resultados e ênfases de projetos de pesquisas em curso ou enviados a editais de fomentos pelo Grupo de pesquisa: estudos sobre a criança a infância e a educação infantil: práticas e políticas da diferença e de projetos de pesquisas desenvolvidos sob a forma de teses, mestrados, iniciação científica que foram por mim orientados nestes últimos anos. O projeto está dividido em duas fases distintas e consiste em um primeiro momento, reunir as estatísticas em relação a situação geral da criança brasileira de 0 a 5 anos em vários aspectos: desigualdades sociais, econômicas, escolares, em relação ao gênero, classe social, raça, etnia etc, de maneira a verificar as diferenças com dois outros países, tomando por base os livros editados pela Editora Karthala e L´Harmattan de Paris . E na segunda fase, este projeto toma como referência os debates contemporâneos sobre as pesquisas que se referem ao campo teórico dos estudos sobre as criança(s) e infância(s) no Brasil e consiste em uma pesquisa qualitativa de cunho teórico-bibliográfico cujo objetivo é repertoriar e cartografar as pesquisas sobre criança(s) e infância(s) realizadas no contexto brasileiro entre os anos de 1935 a 1970.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Anete Abramowicz - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Anete Abramowicz.
    3. 2016-Atual. Conhecimento, pesquisa e inovacoes curriculares na formacao de professores para diversidade etnico-racial no ensino superior: questionamentos e contribuicoes das matrizes etnico-raciais e culturais, de saberes africanos e afrodescendentes
      Descrição: Descrição: O projeto objetiva a partir de uma análise comparativa em contextos diferenciados de relações étnico-raciais, estadunidense, colombiano e francês, pretende-se analisar se e de que maneira as universidades parceiras na pesquisa têm realizado o diálogo de conhecimentos e práticas na formação de professores (biologia e pedagogia), entre universidades e grupos que compõem a diversidade étnico-racial presente nas instituições, com foco nas matrizes de conhecimento étnico-raciais e culturais, de saberes africanos e afrodescendentes. Pretende-se identificar de que maneira as universidades têm realizado mudanças e quais são elas, em sua estrutura formal, administrativa e normativa com o ingresso de grupos étnico-raciais até então ausentes no ensino superior. Para além das mudanças administrativas o projeto objetiva analisar se e de que forma os currículos dos cursos de formação de professores de pedagogia e biologia estão se modificando para influir referências teóricas de matrizes diversas de conhecimentos étnico-raciais e culturais, de saberes africanos e afrodescendentes. Além desta análise a pesquisa pretende numa perspectiva propositiva que os estudantes brasileiros indiquem, apresentem propostas a partir dos estudos de relações étnico-raciais na França, EUA e Colômbia para o contexto brasileiro, para mudanças curriculares nos cursos de formação de professores das duas áreas indicadas e para uma política de ação afirmativa interna nas universidades brasileiras..#10;Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.#10;Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .#10;#10;Integrantes: Tatiane Cosentino Rodrigues - Coordenador / Anete Abramowicz- Integrante / Ana Cristina Cruz - Integrante / Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva - Integrante / Douglas Verrangia - Integrante / Fernanda Vieira da Silva Santos - Integrante / Camila Simões Rosa - Integrante / Iberê Araújo da Conceição - Integrante / Denise Gonçalves da Cruz - Integrante / Fernanda Siani - Integrante.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Anete Abramowicz - Integrante / Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva - Integrante / Nilma Lino Gomes - Integrante / Tatiane Consentino Rodrigues - Coordenador / Ana Cristina Juvenal da Cruz - Integrante / Véronique Francis - Integrante / Joyce King - Integrante.
      Membro: Anete Abramowicz.
      Descrição: O projeto vinculado ao Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento objetiva a partir de uma análise comparativa em contextos diferenciados de relações étnico-raciais, estadunidense, colombiano e francês, pretende-se analisar se e de que maneira as universidades parceiras na pesquisa têm realizado o diálogo de conhecimentos e práticas na formação de professores (biologia e pedagogia), entre universidades e grupos que compõem a diversidade étnico-racial presente nas instituições, com foco nas matrizes de conhecimento étnico-raciais e culturais, de saberes africanos e afrodescendentes. Pretende-se identificar de que maneira as universidades têm realizado mudanças e quais são elas, em sua estrutura formal, administrativa e normativa com o ingresso de grupos étnico-raciais até então ausentes no ensino superior. Para além das mudanças administrativas o projeto objetiva analisar se e de que forma os currículos dos cursos de formação de professores de pedagogia e biologia estão se modificando para influir referências teóricas de matrizes diversas de conhecimentos étnico-raciais e culturais, de saberes africanos e afrodescendentes. Além desta análise a pesquisa pretende numa perspectiva propositiva que os estudantes brasileiros indiquem, apresentem propostas a partir dos estudos de relações étnico-raciais na França (Université Paris Diderot e 'Université d'Orléans), EUA (Georgia State University) e Colômbia (Universidad Distrital "Francisco José De Caldas") para o contexto brasileiro, para mudanças curriculares nos cursos de formação de professores das duas áreas indicadas e para uma política de ação afirmativa interna nas universidades brasileiras.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (3) . Integrantes: Ana Cristina Juvenal da Cruz - Integrante / ABRAMOWICZ, A. - Integrante / RODRIGUES, T. C. - Coordenador / Douglas Verrangia - Integrante / Joyce Elaine King - Integrante / Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva - Integrante / Véronique Francis - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Ana Cristina Juvenal da Cruz.
    4. 2015-2015. IV Seminario Internacional: Educacao Infantil e Pos-Estruturalismo. FAPESP
      Descrição: Visitante do Exterior. Stuart Aitken e Liselott Olsen.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (6) . Integrantes: Anete Abramowicz - Coordenador / Gabriela Guarnieri de C. Tebet - Integrante / Andrea B. Moruzzi - Integrante / Tatiane Consentino Rodrigues - Integrante / Ligia Maria Motta Lima Leão de Aquino - Integrante / Ana Cristina Juvenal da Cruz - Integrante / Maria Leticia Barros Nascimento - Integrante / Maria Walburga dos Santos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 4
      Membro: Anete Abramowicz.
      Descrição: Vinda de pesquisadores estrangeiros ? Stuart Aitken e Liselott Olsen, para o debate dentro da temática. Apoio da Fapesp.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Andrea Braga Moruzzi - Integrante / ABRAMOWICZ, Anete. - Coordenador / TEBET, Gabriela G. de Campos - Integrante / Ana Cristina Juvenal da Cruz - Integrante / Maria walburga dos santos - Integrante / AQUINO, Ligia Leão de - Integrante / Maria Leticia Barros Nascimento - Integrante.
      Membro: Andrea Braga Moruzzi.
    5. 2013-2018. Politicas Publicas Municipais de Educacao infantil: diagnostico e pesquisa. OBEDUC/CAPES/INEP
      Descrição: Este projeto pretende propor indicadores para a realização de um diagnóstico da rede municipal de Educação Infantil dos municípios brasileiros que subsidie e avalie a política pública para esta etapa do ensino básico, a partir de um projeto piloto que será desenvolvido no Município de São Carlos em São Paulo. Para a realização dos indicadores e da construção do diagnóstico serão necessárias três etapas concomitantes. A primeira etapa consiste no estabelecimento de indicadores para a realização de um sistema de captação de dados da rede de Educação Infantil do município. A segunda etapa trata-se da análise dos resultados obtidos e a terceira etapa caracteriza-se pela analise dos dados obtidos comparados aos indicadores contidos no Censo Escolar do portal do INEP, com o objetivo central de subsidiar e avaliar as políticas públicas educacionais para a educação infantil. #10;Os indicadores que se pretende construir têm por objetivo traçar um perfil racial, de classe e de gênero do profissional que atua com as crianças pequenas e, ao mesmo tempo, da clientela atendida. Temos por hipótese, a partir dos dados já obtidos no município de São Carlos referentes aos anos de 2000 e 2007 em consonância com o referencial teórico adotado, que a partir da exigência do diploma de nível superior exigido para o cuidado e a educação da criança pequena na primeira etapa da educação básica e nas creches, que este fato levou a exclusão de seus quadros a profissional negra que lá trabalhava produzindo, deste modo, como uma das consequências, uma política de branqueamento como parte da política educacional brasileira existente desde 1917. #10; Esta pesquisa pretende analisar, especialmente, o impacto do recorte racial presente na política educacional, especialmente nas políticas para a infância. Utilizando a obra de Jerry Dávila (2003), Diploma of Whiteness – race and social policy in Brazil, 1917-1945, busca-se mostrar a política de branqueamento presente nos princípios e na história da educa. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Anete Abramowicz - Coordenador / Andrea B. Moruzzi - Integrante / Fabiana Luci de Oliveira - Integrante / Tatiane Cosentino Rodrigues - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Anete Abramowicz.
      Descrição: Este projeto pretende propor indicadores para a realização de um diagnóstico da rede municipal de Educação Infantil dos municípios brasileiros que subsidie e avalie a política pública para esta etapa do ensino básico, a partir de um projeto piloto que será desenvolvido no Município de São Carlos em São Paulo. Para a realização dos indicadores e da construção do diagnóstico serão necessárias três etapas concomitantes. A primeira etapa consiste no estabelecimento de indicadores para a realização de um sistema de captação de dados da rede de Educação Infantil do município. A segunda etapa trata-se da análise dos resultados obtidos e a terceira etapa caracteriza-se pela analise dos dados obtidos comparados aos indicadores contidos no Censo Escolar do portal do INEP, com o objetivo central de subsidiar e avaliar as políticas públicas educacionais para a educação infantil. Os indicadores que se pretende construir têm por objetivo traçar um perfil racial, de classe e de gênero do profissional que atua com as crianças pequenas e, ao mesmo tempo, da clientela atendida. Temos por hipótese, a partir dos dados já obtidos no município de São Carlos referentes aos anos de 2000 e 2007 em consonância com o referencial teórico adotado, que a partir da exigência do diploma de nível superior exigido para o cuidado e a educação da criança pequena na primeira etapa da educação básica e nas creches, que este fato levou a exclusão de seus quadros a profissional negra que lá trabalhava produzindo, deste modo, como uma das consequências, uma política de branqueamento como parte da política educacional brasileira existente desde 1917. Esta pesquisa pretende analisar, especialmente, o impacto do recorte racial presente na política educacional, especialmente nas políticas para a infância. Utilizando a obra de Jerry Dávila (2003), Diploma of Whiteness race and social policy in Brazil, 1917-1945, busca-se mostrar a política de branqueamento presente nos princípios e na história da educa. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Andrea Braga Moruzzi - Integrante / ABRAMOWICZ, Anete. - Coordenador / RODRIGUES, Tatiane Consentino - Integrante / luci de oliveira - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
      Membro: Andrea Braga Moruzzi.
    6. 2013-2017. O campo da infancia e a diferenca. Produtividade CNPq
      Descrição: O presente projeto de natureza teórica, analítica e documental, tem por objeto de estudo e de investigação dar continuidade aos estudos que temos realizado sobre a constituição e a genealogia do sentido atual do conceito de diferença e diversidade e seu uso na educação, nas políticas públicas e nos estudos sociais e na sociologia da infância. Ou seja, pretende-se dar continuidade e configurar a ascensão social da diversidade e da diferença nos estudos sobre a infância, e ao mesmo tempo, pretende-se entender e aprofundar a possibilidade da constituição de uma sociologia da infância no Brasil, a partir de um esquadrinhamento sobre as concepções de sujeito, cultura, diferença presentes neste campo.#10;Este projeto retoma e dá continuidade aos estudos realizados durante o período de bolsa de produtividade em pesquisa, do pós-doutoramento realizado no laboratório CERLIS na Universidade Paris 5, e das pesquisas que vêm sendo realizadas pelo grupo de pesquisa: Estudos sobre a criança e a infância: práticas e políticas da diferença, no campo dos estudos sociais e da sociologia da infância, e pretende finalizar um processo de pesquisa que cartografou a produção relativa à criança e a infância, a partir da produção teórica em artigos e livros de pesquisadores da área, bem como a partir de entrevistas realizadas . Pretende-se também, compreender os sentidos teóricos e da política pública na direção da diferença a partir do conceito analítico de diáspora proposto por Avatar Brah como possibilidade teórica para diferenciar diversidade e diferença, e por fim, agregando-se uma nova direção a este projeto pretende-se construir instrumentos analíticos e metodológicos no sentido de compreender de que maneira a criança de 0 a 5 anos compreende a diferença. Estes objetivos confluem no sentido de propor e entender como o campo dos estudos sociais e da sociologia da infância e da educação da criança pequena no Brasil se compõe. Cartografar as temáticas e metodologias que vêm sendo prod. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Anete Abramowicz - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Anete Abramowicz.
    7. 2013-2015. Estudos da Infancia no Brasil: encontros e memorias FAPESP
      Descrição: Livro financiado pela FAPESP. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Anete Abramowicz - Coordenador / Debora de Barros Silveira - Integrante / Fabiana de Oliveira - Integrante / Gabriela Guarnieri de C. Tebet - Integrante / Andrea B. Moruzzi - Integrante / Tatiane Consentino Rodrigues - Integrante / Ana Cristina Juvenal da Cruz - Integrante / Carolina Rodrigues de Souza - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Anete Abramowicz.
    8. 2013-2013. Vinda de Pesquisador Visitante / Visitante do Exterior . III Seminario InternacionaI : Infancia e Relacoes etnico-raciais. FAPESP
      Descrição: Programas Regulares / Auxílios a Pesquisa / Vinda de Pesquisador Visitante / Visitante do Exterior - Fluxo Contínuo.#10;O grupo de pesquisa denominado Estudos da criança, da infância e da educação infantil: políticas e práticas da diferença pretende realizar o III Seminário Internacional sobre a temática da infância e as relações étnico-raciais. Estes seminários internacionais (o I Seminário foi sobre a temática Educação Infantil e Diferença com o Prof. Michel Vandenbroeck da University Ghent o II Seminário foi sobre Sociologia da Infância com o Prof. Manuel Jacinto Sarmento da Universidade do Minho) têm por objetivo aprofundar os debates e às pesquisas no interior do amplo campo da sociologia e educação da infância com o objetivo de subsidiar as práticas, as teorias e as pesquisas realizadas neste campo teórico. A realização de seminários permite que questões práticas e teóricas sejam aprofundadas na medida em que as pesquisas são discutidas a partir de envio antecipado ao professor das questões centrais que serão debatidas. O tema das relações raciais e infância possuem lacunas teóricas importantes as quais pretendemos discutir e procurar equacionar com a ajuda do Prof. Dr. Pap Ndiaye considerado como um dos mais importantes pesquisadores da Europa, cujo livro a Condição Negra é central para aqueles que realizam o debate sobre raça e infância. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (45) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) . Integrantes: Anete Abramowicz - Coordenador / Debora de Barros Silveira - Integrante / Gabriela Guarnieri de C. Tebet - Integrante / Ione da Silva Jovino - Integrante / Andrea B. Moruzzi - Integrante / Tatiane Consentino Rodrigues - Integrante / Ana Cristina Juvenal da Cruz - Integrante / Lucélio Simião - Integrante / Maria Walburga dos Santos - Integrante / Lajara Janaína - Integrante / Andreína Louveira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Remuneração.
      Membro: Anete Abramowicz.
    9. 2012-2013. A diferenca, a diversidade, a educacao infantil e a renovacao pedagogica. FAPESP. Proc. 2012/01746-3
      Descrição: Auxílio a Pesquisa/ Vinda de Pesquisador Visitante Exterior. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . Integrantes: Anete Abramowicz - Coordenador / Débora de Barros Silveira - Integrante / Fabiana de Oliveira - Integrante / Tatiane Consentino Rodrigues - Integrante / Ligia Maria Motta Lima Leão de Aquino - Integrante / Lucélio Simião - Integrante / Maria Leticia Barros Nascimento - Integrante / Maria Walburga dos Santos - Integrante.
      Membro: Anete Abramowicz.
    10. 2010-2013. Educacao, infancia e diferenca. Qual e a concepcao de sujeito da sociologia da infancia?
      Descrição: A pesquisa dá continuidade ao projeto de pós-doutorado e pretende construir a genealogia da sociologia da infância no Brasil a partir do entendimento de qual é a concepção de sujeito presente nos estudos da sociologia da infância da Europa, especialmente na França e em Portugal e no Brasil.#10;Esta pesquisa se constitui na pesquisa de produtividade nível 2 do CNPq.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Anete Abramowicz - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Anete Abramowicz.
    11. 2010-2013. Representacoes da Crianca e da Infancia na iconografia brasileira dos anos 1880-1940. Edital MCT/CNPq 14/2010 - Universal - Faixa B -
      Descrição: A pesquisa proposta Representações da Criança e da Infância na iconografia brasileira dos anos 1880-1940 tem como foco central de investigação verificar a maneira pela qual a criança e a infância são retratadas em imagens e fotos de acervos escolares e em museus históricos no período de 1880 a 1940, localizados nos estados brasileiros tais como: São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e outros que contenham acervos iconográficos. Pretende-se a partir deste foco buscar verificar as imagens de criança e infância a partir do recorte étnico-racial, de gênero e de classe social. A proposta é compreender as maneiras pelas quais a criança e a infância estão representadas na vida cotidiana e escolar em fotografias de arquivos escolares e acervos de museus. Deste modo, pretende-se realizar uma história e uma sócio-antropologia da criança e da infância no Brasil entre 1880 a 1940, utilizando-se de fotos, imagens, manuais, livros de orientação para a educação de crianças existentes em acervos escolares e em museus históricos. Este período é marcado por rupturas históricas na dinâmica social brasileira como a abolição formal do processo de escravidão negra, a passagem da Monarquia para a República, entre outras mudanças históricas que reordenam as relações sociais brasileiras. Neste momento, está em curso um projeto de nação para o Brasil, que o advento da república apontava, na qual a escola é o lugar de sua experimentação teórica e prática.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Anete Abramowicz - Coordenador / Débora de Barros Silveira - Integrante / Ione da Silva Jovino - Integrante / Fabiana de Oliveira - Integrante / Andrea B. Moruzzi - Integrante / Tatiane Consentino Rodrigues - Integrante / Ana Cristina Juvenal da Cruz - Integrante / Lucélio Simião - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1
      Membro: Anete Abramowicz.
    12. 2010-2012. Educacao e Sociologia da Infancia no Brasil: uma genealogia em construcao. proc.FAPESP 2010/05187-3
      Descrição: Título: Educação e Sociologia da Infância no Brasil: uma genealogia em construção. O presente projeto tem como foco central realizar uma genealogia no sentido de compor o campo da sociologia da infância brasileira por meio de um levantamento bibliográfico e análise de artigos e livros publicados a partir de 1947 e de entrevistas que serão realizadas com alguns pesquisadores nacionais vinculados à temática da criança, da infância, da educação infantil e da sociologia da infância. Pretendemos verificar quem são estes pesquisadores, quais são as publicações que apontam como pertencentes à sociologia da infância, quais as metodologias utilizadas, as epistemologias, os referenciais teóricos utilizados, bem como as temáticas que elegem de maneira a configurar o campo da sociologia da infância no Brasil. O recorte temporal foi escolhido por considerarmos o artigo de Florestan Fernandes com o seu trabalho denominado quot;As 'trocinhas' do Bom Retiro: contribuição ao estudo folclórico e sociológico da cultura e dos grupos infantisquot; como um marco inicial no Brasil da discussão sobre a cultura da infância. Pretendemos traçar e cartografar a maneira pela qual a sociologia da infância no Brasil foi sendo constituída a partir das publicações dos autores nacionais. O trabalho de natureza teórica pretende apontar a partir dos artigos publicados e das entrevistas que serão realizadas uma configuração do campo da infância, procurando indicar de que maneira este campo se constitui e ao mesmo tempo apontar lacunas e possibilidades de pesquisa na área.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Anete Abramowicz - Coordenador / Débora de Barros Silveira - Integrante / Gabriela Guarnieri de Campos Tebet - Integrante / Fabiana de Oliveira - Integrante / Tatiane Consentino Rodrigues - Integrante / Carolina Rodrigues de Souza - Integrante / Lucélio Simião - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Anete Abramowicz.
    13. 2009-2010. Infancia e diferenca: educacao e politicas publicas.
      Descrição: Projeto de pós-doutorado sendo desenvolvido no Centre de Recherche Sur les Liens Sociaux (CERLIS), na Paris Descartes, Paris 5.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Anete Abramowicz - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Anete Abramowicz.
    14. 2005-2009. Imagens de Criancas e Infancias.
      Descrição: Projeto que pretende trabalhar as imagens de crianças e infâncias a partir do século XVIII, encontrados nos acervos históricos nas cidades de São Carlos, Florianopólis, Dourados e Vitória da Conquista a partir de recorte racial, de gênero e classe social.#10;Este projeto foi aprovado no Edital do CNPq 019/2004. Universal#10;O projeto envolve a bolsista: Ms Ione Jovino que recebeu a bolsa no IV Concurso Negro e Educação com a temática a imgaem da criança negra na iconografia do século XIX.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (5) . Integrantes: Anete Abramowicz - Coordenador / Débora de Barros Silveira - Integrante / Fabiana de Oliveira - Integrante / Maria Teresa Santos da Cunha - Integrante / Ione da Silva Jovino - Integrante / Anete Charnet - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação - Bolsa. Número de produções C, T A: 8 / Número de orientações: 1
      Membro: Anete Abramowicz.
    15. 2003-2004. Video: imagens de criancas e infancias
      Descrição: Este projeto pretendeu discutir uma metodologia com crianças na qual elas eram ao mesmo tempo sujeito e objeto da pesquisa. Crianças de 8 e 9 anos entrevistaram e filmaram crianças de 4 a seis anos para saber a opinião delas sobre a creche que freqüentavam. O resultado da pesquisa é um vídeo que foi apresentado na 27a Reunião Anual da ANPEd, no mini-curso coordenado por mim e pela Profa Dra Ana Goulard de Faria.#10;O projeto contou com uma aluna de graduação de Imagem e Som da UFSCar, que recebeu uma bolsa da Proex/UFSCar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Anete Abramowicz - Coordenador / Ana Lúcia Goulart Faria - Integrante / Carolina Alberini - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de São Carlos - Bolsa.
      Membro: Anete Abramowicz.
    16. 2000-2001. Historias de meninas e mulheres pobres
      Descrição: Este projeto derivou do doutorado e pretendeu discutir a vida, o trabalho e as histórias contadas pelas mulheres pobres. Foram escolhidas algumas mulheres pobres que foram acompanhadas e filmadas durante 1 dia. Tais mulheres ficaram com a máquina de filmar por um dia onde retrataram suas vidas, entrevistaram personagens de seus cotidianos etc. Esta pesquisa produziu um video que foi apresentado no 12o COLE na UNICAMP.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Anete Abramowicz - Coordenador / Osmar Purcinelli Mambrim - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de São Carlos - Bolsa.
      Membro: Anete Abramowicz.
    17. 1999-2004. Diagnostico das creches da rede municipal de Sao Carlos
      Descrição: Projeto aprovado na linha de políticas públicas pela FAPESP em 1999 e pertence ao grupo de pesquisa: Estudos sobre a criança e a infância e educação infantil. Formação de professores e outros agentes educacionais, do diretório do CNPq. #10;Este projeto elaborou um banco de dados que faz a matrícula das crianças das creches e, ao mesmo tempo, fornece 76 relatórios que visibilizam a rede de educação infantil em relação às crianças, ao equipamento e aos funcionários. Os relatórios fornecem, por exemplo, informações quanto ao número total de crianças na creche, a distribuição quanto ao gênero, à raça e a renda familiar entre outros.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Anete Abramowicz - Coordenador / Itacy Salgado Basso - Integrante / Ademir Basso - Integrante / Maria Aparecida Mello - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de São Carlos - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Anete Abramowicz.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (7)
    1. Professora Titular, Universidade de São Paulo.. 2018.
      Membro: Anete Abramowicz.
    2. Editora Honorária da Revista Eletrônica de Educação (REVEDUC)., REVEDUC do PPGE da UFSCar.. 2018.
      Membro: Anete Abramowicz.
    3. Artigo selecionado por meio de Edital 02/2015 desenvolvido em parceria e cooperação técnico-científica entre a SECADI/MEC ANPED e a UFGO., SECADI/MEC/ANPED/UFGO.. 2016.
      Membro: Anete Abramowicz.
    4. 1o Lugar no Concurso 001/2014 Dossiê REVEDUC, FUNAPE/SECADI/UFG/MEC/ANPED.. 2015.
      Membro: Anete Abramowicz.
    5. Professora Titular Livre, Universidade Federal de São Carlos.. 2012.
      Membro: Anete Abramowicz.
    6. Patronesse, Curso de Pedagogia da UFSCar.. 2002.
      Membro: Anete Abramowicz.
    7. Professora Homenageada, Pedagogia.. 2001.
      Membro: Anete Abramowicz.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (97)
    1. 29th Conference EECERA 2019. What counts and who counts in cartografies of babies.. 2019. (Congresso).
    2. 39a ANPED. quot;Infâncias, Juventudes, Velhices: olhares interseccionais em Educaçãoquot;. 2019. (Congresso).
    3. 6th International Conference on the Geographies on Children, Youth and Families. Perspectievs for the Study of children, youth and families.. 2019. (Congresso).
    4. V Congresso Luso-Afro-Brasileiro. Infâncias, Gênero e raça. 2019. (Congresso).
    5. 6o Seminário de Grupos de Pesquisa em Infância.OS BEBÊS TENCIONAM A SOCIOLOGIA DA INFÃNCIA. 2018. (Seminário).
    6. IV Simpósio Luso-Brasileiro dos Estudos da Infância.Por uma luta sem fronteiras na defesa dos direitos das crianças. 2018. (Simpósio).
    7. 27th Conference EECERA. Inequalities in Brazilian kindergarten - A diagnosis of the social and racial distances among young children, their teachers and school system. 2017. (Congresso).
    8. III Congresso Brasileiro de Alfabetização. Alafabetização e infâncias em diálogos. 2017. (Congresso).
    9. III Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil.Direito das Crianças e educação infantil pública de qualidade.. 2017. (Seminário).
    10. 12ª Reunião Científica Regional Sudeste da ANPED. CRECHE: POLÍTICA MENOR PARA OS PEQUENOS. 2016. (Congresso).
    11. 1º Congresso de Creches Universitárias da América Latina e Caribe (UDUAL).. Abordagens e Pedagogias da Educação Infantil. 2016. (Congresso).
    12. 5o GRUPECI.GRUPO DE PESQUISA “ESTUDOS SOBRE A CRIANÇA, A INFÂNCIA E A EDUCAÇÃO INFANTIL: POLÍTICAS E PRÁTICAS DA DIFERENÇA”. 2016. (Seminário).
    13. I Congresso de Educação PET Pedagogia. Inclusão dos Excluídos ou Exclusão dos Incluídos? reflexões sobre a Educação Escolar. 2016. (Congresso).
    14. IX Jornada Pedagógica de Piracicaba.Educação Infantil: Perspectivas Atuais. 2016. (Encontro).
    15. VII COEPDI e III Simpósio Internacional de Educação Inafntil. Infâncias, Crianças, Diversidade e Diferenças.. 2016. (Congresso).
    16. X Seminário Linguagem, Políticas de Subjetivação e Educação VI Seminário do.Infância, Linguagem e quot;culturaquot; de escrita na escola. 2016. (Seminário).
    17. IV Seminário Internacional: Educação Infantil e Pós-Estruturalismo.Debate de pesquisas: pós-estruturalismo. 2015. (Seminário).
    18. La biennale internationale: Coopérer?. L’institutionnalisation de la thématique des relations ethno-raciales dans la formation des professeurs des écoles au Brésil: aspects de la construction de pratiques pédagogiques. 2015. (Congresso).
    19. 24th EECERA. Public policies on child education in Brazil: race; gender and class. 2014. (Congresso).
    20. 4o GRUPECI. POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: DIAGNÓSTICO E PESQUISA. 2014. (Congresso).
    21. VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica. Histórias de mulheres: memória e resistência. 2014. (Congresso).
    22. 15o Seminário Internacional de Educação.Crianças e Infâncias: um outro mundo possível.. 2013. (Seminário).
    23. 36a Reunião Anual da ANPED. Constituindo o bebê como um conceito teórico no interior da sociologia da infância. In: 36ª Reunião Nacional da ANPEd, 2013, Goiânia. Anais 2013, 2013. v. 1.. 2013. (Congresso).
    24. Construyendo pedagogías descolonizadoras.Crianças e Infâncias na Sociedade Contemporânea.. 2013. (Seminário).
    25. IV Seminário de Educação Brasileira.Educação infantil, Regime de Colaboração e Sistema Nacional de Educação. 2013. (Seminário).
    26. IV Seminário do Observatório da Educação.Políticas Públicas Municipais de Educação Infantil: Diagnóstico e Pesquisa. 2013. (Seminário).
    27. Jornada Internacional Infància i espai públic. 2013. (Seminário).
    28. 18o Congresso de Leitura do Brasil. O MUNDO GRITA. ESCUTA?. Exclusão e Infância. 2012. (Congresso).
    29. 18o Congresso de Leitura do Brasil. O MUNDO GRITA. ESCUTA?. Educação Infantil e Respeito a diversidade. 2012. (Congresso).
    30. 8o Congresso do Sindicato da Educação Infantil (SEDIN). Sociologia da Infância no Brasil. 2012. (Congresso).
    31. III SEMINÁRIO DE GRUPOS DE PESQUISA SOBRE CRIANÇAS E INFÂNCIAS: POLÍTICAS E DESAFIOS NA PRODUÇÃO DA PESQUIS. O DEBATE SOBRE CRIANÇA E INFÂNCIA NA CONSTITUIÇÃO DE UMA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA BRASILEIRA. 2012. (Congresso).
    32. International Sociological Association. The genealogy of childhood in Brazil: the contours of vhildhood. 2012. (Congresso).
    33. I Seminário Internacional sobre Infâncias e Pós-Colonialismo: pesquisas em busca de pedagogias descolonizadoras.Descolonizando as pesquisas com crianças. 2012. (Seminário).
    34. VII Seminário do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade..Educação das Relações Étnico-Raciais.. 2012. (Seminário).
    35. 21st EECERA. Representations of Children and childhood in Brazilian iconography between 1880 and 1940. 2011. (Congresso).
    36. 34a Reunião Anual da ANPED. Educação Infantil: o debate sobre a diversidade e diferença na educação infantil.. 2011. (Congresso).
    37. Encontros com a ALB.Gênero, Práticas de Leitura e Exclusão: dobras e desdobramentos. 2011. (Encontro).
    38. II Congresso Nacional Diversidade, Ética e Direitos Humanos. Configurando o Debate da Diferença e da Diversidade na Educação. 2011. (Congresso).
    39. I Seminário do Curso de Especialização em Educação Infantil.As iniciações na Infância. 2011. (Seminário).
    40. Seminário Internacional da Afrodescendência 20 anos NEAB/UFSCar.Ações afirmativas:balanços e desafios. 2011. (Seminário).
    41. II GRUPECI.A pesquisa com crianças em infâncias: perpectivas metodológicas. 2010. (Seminário).
    42. quot;Appréhender une vie : une confrontation avec la reconnaissancequot; (25 mai) et quot;Compter les morts de guerrequot; (28 mai) par Judith Butler de l’Université de Berkeley.. 2009. (Seminário).
    43. Colloque International quot;Modèles de la petite enfance en histoire et en Anthropologie. 2009. (Outra).
    44. Contributions la guerre en cours. Giorgio Agamben. 2009. (Seminário).
    45. European Early Childhood Education Research. Enfant et Noir. 2009. (Congresso).
    46. Journée d'études. 2009. (Encontro).
    47. séminaire de sociologie de l'enfance du CERLIS.Sociologie de l'enfance. 2009. (Seminário).
    48. Seminário Deleuze et Guattari : d'un mille et unième plateau. 2009. (Seminário).
    49. Un seul monde, une seule école. 2009. (Seminário).
    50. XII Congrès de l’Association Internationale pour la recherche Interculturelle – Dialogues Interculturels : Décoloniser le Savoir et le Pouvoir.. A Ascensão da diversidade nas políticas educacionais contemporâneas. 2009. (Congresso).
    51. 31a Reunião Anual da ANPED. Mediação. 2008. (Congresso).
    52. Conferência Nacional da Educação Básica. 2008. (Outra).
    53. II Seminário sobre Grau de participação da criança e violação de direitos básicos em creches e pré-escolas..Direitos das Crianças: limites e possibilidades.. 2008. (Seminário).
    54. Seminário Internacional Fazendo Gênero 8.Raça, Gênero e Infância: o debate na perspectiva da diferença.. 2008. (Seminário).
    55. VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região sul - ANPED SUL. Pesquisa e Inserção Social: raça, infância e exterioridade na contemporaneidade.. 2008. (Congresso).
    56. 30a Reunião da ANPED. O debate sobre a infância e a educação infantil na perspectiva da diferença e da multidão.. 2007. (Congresso).
    57. 30a Reunião da ANPED. Infância e Juventude: questões de gênero e raça. 2007. (Congresso).
    58. I Workshop Internacional sobre desenvolvimento infantil.Desenvolvimento Infantil. 2007. (Seminário).
    59. IX Congresso estadual Paulisata sobre Formação de Professores.. Preconceitos na Escola. 2007. (Congresso).
    60. IX Seminárioquot;A produção acadêmica sobre professores: um estudo interinstitucional da região centro-oeste e do II Encontro Estadual da ANFOPE.Dilemas e Possibilidades da Pesquisa em educação.. 2007. (Seminário).
    61. 29a Reunião anual da ANPED. Escola, juventude negra e hip-hop: um ensaio sobre bio-potência. 2006. (Congresso).
    62. I Encontro de Integração entre a Graduação e a Pos-Graduação em Educação.Políticas e Perspectivas da Pesquisa em Educação na Pós-Graduação. 2006. (Encontro).
    63. IV Fórum Aberto Estadual Paulista sobre Formação de Professores das Séries iniciais do Ensino Fundamental.Ensino Fundamental de 9 anos - desafios e perspectivas.. 2006. (Simpósio).
    64. IV Semana da Educação.Mulher, Educação e Trabalho. 2006. (Encontro).
    65. V Congresso Municipal de Educação de São Paulo. Encontros e Desencontros entre os professores e os alunos nos tempos e espaços do cotidiano da escola fundamental.. 2006. (Congresso).
    66. V Semana da Educação. Mulher, Trabalho, Educação. 2006. (Congresso).
    67. XIII ENDIPE. Os discursos e as narrativas nos processos educativos: a velha questão do fracasso escolar - da classe social à raça.raça. 2006. (Congresso).
    68. 15o Congresso de Leitura do Brasil. Apresentação do seminário: gênero, práticas de leitura e exclusão social. 2005. (Congresso).
    69. 28a Reunião Anual da ANPED. A ´paparicação`na creche enquanto uma prática que inviabiliza a construção de uma educação para a multidão. 2005. (Congresso).
    70. VIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de professores. A racionalidade das atuais políticas de pós-graduação no Brasil e sua expressão no desenho e gestão dos seus programas. 2005. (Congresso).
    71. 27a reubião Anual da ANPED. 27a Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2004. (Congresso).
    72. Reunião de trabalho - Parecer CNE/CP 003/2004.Reunião de Trabalho - Parecer CNE/CP 003/2004. 2004. (Encontro).
    73. Seminário Internacional Michel Foucault: Perspectivas.Seminário Internacional Michel Foucault: Perspectivas. 2004. (Seminário).
    74. VI Encontro de Pesquisa em educação da região Sudeste.As imagens produzidas pelas crianças. 2004. (Encontro).
    75. XII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. XII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. 2004. (Congresso).
    76. 14o Congresso de Leitura do Brasil. O que pode ser dito sobre o tema práticas de leitura, gênero e exclusão?. 2003. (Congresso).
    77. 14o Congresso de Leitura do Brasil.II Encontro Prática de Leitura, Gênero e Exclusão.. 2003. (Encontro).
    78. COLE. 14o Congresso de Leitura do Brasil. 2003. (Congresso).
    79. Fórum Mundial de Educação. Fórum Mundial de Educação. 2003. (Congresso).
    80. I Congresso Regional de Educação de Pessoas Adultas - CRPA. I Congresso regional de Educação de Pessoas Adultas. 2003. (Congresso).
    81. III Concurso de Dotações para Pesquisa sobre Negro e Educação..1o Seminário de Formação do III Concurso de Dotações para Pesquisa sobre Negro e Educação.. 2003. (Seminário).
    82. I Workshop de pesquisa da UFSCar.I Workshop de Pesquisa da UFSCar. 2003. (Outra).
    83. Reunião da ANPED. 26a Reunião Anual da ANPED. 2003. (Congresso).
    84. 1a Semana da Educação.Educação Infantil. 2002. (Outra).
    85. 25a reunião Anual da ANPED. O jovem aluno e suas falas: ecos da escola noturna em tempos de novas propostas. 2002. (Congresso).
    86. 6o Seminário Municipal de Educação.O direito da criança à educação infantil. 2002. (Seminário).
    87. 6o Seminário Municipal de Educação.Palestrante da mesa redonda: O direito das crianças à Educação Infantil.. 2002. (Seminário).
    88. Congresso Nacional de Educação. 4o CONED. 2002. (Congresso).
    89. Encontro Paulista dos Estudantes de Pedagogia.Encontro Paulista dos Estudantes de Pedagogia. 2002. (Encontro).
    90. II Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros. II Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros. 2002. (Congresso).
    91. V Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.O brincar de meninas e meninos em instituições de Educação Infantil.. 2002. (Encontro).
    92. I Congresso de Educação Infantil: a hora e a vez da professora de educação infantil.. Leitura e escrita na educação infantil. 2000. (Congresso).
    93. VII Encontro Paulista dos Estudantes de Pedagogia do Estado de São Paulo.Formação de professores: da aluna à professora. 2000. (Encontro).
    94. Lectura 99 Para Leer El XXI. História e contos de mulheres. 1999. (Congresso).
    95. I Congresso de História da leitura e do Livro no Brasil. Imagens de mulheres em Perrault. 1998. (Congresso).
    96. 19a Reunião da ANPED. Quem são as crianças multirrepetentes?. 1996. (Congresso).
    97. I Seminário de Apresentação dos Projetos do II Programa Relações de Gênero na Sociedade Brasileira As vozes da infância: contos e histórias.I Seminário de As vozes da infância: contos e histórias. 1996. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (24)
    1. ABRAMOWICZ, A.. Homens na Educação Infantil. 2019. (Outro).. . 0.
    2. ABRAMOWICZ, ANETE; JOVINO, I. S. ; RODRIGUES, T. C. ; CRUZ, A. C. J. da ; MORUZZI, A. B. ; TEBET, G. G. DE C.. 5º Seminário: Diferenças e Resistências. 2017. Congresso
    3. FRANCIS, V. ; ABRAMOWICZ, A.. Coopération des acteurs éducatifs et prévention des discriminations ethno-raciales. 2015. Congresso
    4. ABRAMOWICZ, A.; AQUINO, L. M. M. L. L ; TEBET, G. G. DE C. ; NASCIMENTO, M. L. B. ; RODRIGUES, T. C. ; CRUZ, A. C. J. da ; MORUZZI, A. B.. IV Seminário Internacional ? Educação Infantil e Pós estruturalismo. 2015. Outro
    5. ABRAMOWICZ, A.; HENRIQUES, A. C. ; OLIVEIRA, F. L.. I Seminário do OBEDUC. Diagnóstico e Pesquisa. 2015. Outro
    6. ABRAMOWICZ, A.; SANTOS, M. W. ; Mello, S. A.. VII COPEDI e III Simpósio Internacional de Educação Infantil. 2015. Congresso
    7. Abramowicz, Anete; CRUZ, A. C. J. da ; RODRIGUES, T. C. ; TEBET, G. G. DE C. ; MORUZZI, A. B. ; SILVEIRA, Debora de Barros ; JOVINO, I. DA S. ; SIMIÃO, L. ; ABRAMOWICZ, A.. III Seminário Internacional: infâncias e relações étnico-raciais. 2014. Congresso
    8. ABRAMOWICZ, A.; KRAMER, S. ; FRANCIS, V. ; JOVINO, I. DA S.. Simpósio: Histórias de mulheres: memória e resistência. 2014. Outro
    9. MORUZZI, Andrea Braga; ABRAMOWICZ, Anete. ; SILVEIRA, D. B. ; SIMIAO, L. F. ; RODRIGUES, Tatiane Consentino ; TEBET, Gabriela G. de Campos ; SANTOS, M. W.. II Seminário Internacional : Sociologia da Infância. 2013. Outro
    10. VANDENBROECK, M. ; ABRAMOWICZ, A. ; CRUZ, A. C. J. da ; MORUZZI, A. B. ; SILVEIRA, D. B. ; TEBET, G. G. DE C. ; Simião, Lucélio Ferreira. I Seminário Internacional Educação Infantil e Diferença. 2012. Outro
    11. ABRAMOWICZ, A.; Antonio Carlos Amorim. 18o Congresso de Leitura do Brasil (COLE). 2011. Congresso
    12. AQUINO, L. M. M. L. L ; ABRAMOWICZ, A.. 32a Reunião Anual da ANPED. 2009. Congresso
    13. AQUINO, L. M. M. L. L ; ABRAMOWICZ, A.. 31a Reunião Anual do GT da ANPED: Educação de Crianças de 0 a 6 anos. 2008. Congresso
    14. ABRAMOWICZ, A.; CUNHA, M. T. S. ; CAMARGO, M. R. R. M. ; MORAES, M. A. C.. IV seminário Práticas de leitura, gênero e exclusão. 2007. Congresso
    15. ABRAMOWICZ, A.; LIMA, R.. Políticas e Princípios da Avaliação da Pós-Graduação em Educação no Brasil. 2006. Outro
    16. ABRAMOWICZ, A.; LIMA, R.. Fórum dos Coordenadores de Pós-Graduação do Brasil. 2006. Outro
    17. ABRAMOWICZ, A.; CUNHA, M. T. S. ; CAMARGO, M. R. R. M.. 15o Congresso de Leitura do Brasil. III Encontro de gênero, exclusão social e práticas educativas. 2005. Congresso
    18. ABRAMOWICZ, A.; LIMA, R.. Encontro do Fórum dos Coordenadores de programas de Pós-Graduação em Educação. 2005. Congresso
    19. ABRAMOWICZ, A.; LIMA, R.. Seminário: Plano Nacional de Pós-Graduação em educação. 2005. Outro
    20. ABRAMOWICZ, A.; CUNHA, M. T. S.. Seminário Internacional Foucault. 2004. Outro
    21. ABRAMOWICZ, A.; CAMARGO, M. R. R. M. ; MORAES, M. A. C. ; CUNHA, M. T. S.. 14o Congresso de Leitura do Brasil. 2003. Congresso
    22. ABRAMOWICZ, A.; MORAES, M. A. C. ; CUNHA, M. T. S. ; CAMARGO, M. R. R. M.. Encontro: gênero, educação e exclusão social. 2001. Congresso
    23. ABRAMOWICZ, A.; CAMARGO, M. R. R. M. ; CUNHA, M. T. S.. 13o Congresso de Leitura do Brasil. I Encontro sobre gênero, exclusão e práticas de leituras. 2001. Congresso
    24. ABRAMOWICZ, A.; BASSO, I. S. ; MELLO, M. A.. I Congresso de Educação Infantil de São Carlos. 2000. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (10)
    • Anete Abramowicz ⇔ Tatiane Cosentino Rodrigues (7.0)
      1. ABRAMOWICZ, Anete ; TEBET, G. G. ; RODRIGUES, Tatiane Cosentino. Brazilian Childhood Studies and Relations to Children’s Rights. Sociological Studies of Children and Youth. v. 24, p. 59-78, issn: 1537-4661, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. CRUZ, ANA CRISTINA JUVENAL DA ; ABRAMOWICZ, ANETE ; Rodrigues, Tatiane Cosentino. A pesquisa sobre criança e infância no Projeto UNESCO. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos). v. 9, p. 321-345, issn: 1982-7199, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. RODRIGUES, Tatiane Cosentino; ABRAMOWICZ, Anete. O debate contemporâneo sobre a diversidade e a diferença nas políticas e pesquisas em Educação.. Educação e Pesquisa (USP. Impresso). v. 39, p. 15-30, issn: 1517-9702, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. CRUZ, A. C. ; ABRAMOWICZ, Anete ; Rodrigues, Tatiane C.. Os parques infantis, as pesquisas do projeto Unesco e as relações raciais entre crianças na cidade de São Paulo. Em: Vera Lucia Jacob Chaves, Elizeu Clementino de Souza. (Org.). Documentação, memória e História da Educação no Brasil: educação especial, questões étnico-raciais e de gênero.. 1ed.Santa Catarina. : Copiart. 2016.v. 2, p. 209-228.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. ABRAMOWICZ, Anete. ; RODRIGUES, Tatiane Consentino ; MORUZZI, Andrea Braga. Algumas considerações sobre o PNE e a infância. Em: Almeida, LC; Pino, IR; Pinto, JMR, Gouveia, AB.. (Org.). IV Seminário de Educação Brasileira: PNE em foco - Políticas de responsabilização, regime de colaboração e Sistema Nacional de. 1ed.Campinas. : CEDES. 2013.v. v., p. 902-915.
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      6. ABRAMOWICZ, Anete ; Oliveira, Fabiana Luci ; RODRIGUES, T. C.. Public policies on child education in Brazil: race, gender and class. Em: 24th EECERA European Early Childhood, 2014, Creta. ‘US, THEM ME: Universal, Targeted or Individuated Early Childhood Programmes’. Grécia: EECERA, v. 1, p. 77-78, 2014.
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      7. ABRAMOWICZ, A.; Rodrigues, Tatiane Cosentino ; CRUZ, A. C. J. da. Educação infantil: diversidade étnico-racial. 2013. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de apoio à docência
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    • Anete Abramowicz ⇔ Ana Cristina Juvenal da Cruz (6.0)
      1. COSTA, ALAN DE ALMEIDA PALES ; CRUZ, ANA CRISTINA JUVENAL DA ; ABRAMOWICZ, ANETE ; ZUIN, ANTÔNIO ÁLVARO SOARES ; SILVA, FLÁVIO CAETANO DA ; GOMES, LUIZ ROBERTO ; LUIZ, MARIA CECILIA ; DINIS, NILSON FERNANDES ; RISCAL, SANDRA APARECIDA ; RODRIGUES, TATIANE CONSENTINO. Entre subjetividades e culturas: uma nova linha de pesquisa para a educação. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS). v. 11, p. 429-438, issn: 1982-7199, 2017.
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      2. ABRAMOWICZ, Anete. ; CRUZ, Ana Cristina J. da ; MORUZZI, Andrea Braga. ALGUNS APONTAMENTOS: A QUEM INTERESSA A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL?. Debates em Educação. v. 8, p. 46-65, issn: 2175-6600, 2016.
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      3. CRUZ, ANA CRISTINA JUVENAL DA ; ABRAMOWICZ, ANETE ; Rodrigues, Tatiane Cosentino. A pesquisa sobre criança e infância no Projeto UNESCO. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos). v. 9, p. 321-345, issn: 1982-7199, 2015.
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      4. CRUZ, A. C. ; ABRAMOWICZ, Anete ; Rodrigues, Tatiane C.. Os parques infantis, as pesquisas do projeto Unesco e as relações raciais entre crianças na cidade de São Paulo. Em: Vera Lucia Jacob Chaves, Elizeu Clementino de Souza. (Org.). Documentação, memória e História da Educação no Brasil: educação especial, questões étnico-raciais e de gênero.. 1ed.Santa Catarina. : Copiart. 2016.v. 2, p. 209-228.
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      5. ABRAMOWICZ, A.; CRUZ, A. C. J. da. Cartografias Em Educação Infantil: o espaço da diáspora. Em: FARIA, Ana Lúcia Goulart et al.. (Org.). ARIA, Ana Lúcia Goulart de (Org.) ; BARRETO, Alex (Org.) ; SANTIAGO, Flavio (Org.) ; Macedo, Elina (Org.) ; SANTOS, Solange E. (Org.) . Infâncias e pós-colonialismo: pesquisas em busca de pedagogias descolonizadoras.. 2ed.Campinas. : Edições Leituras Críticas. 2015.v. 1, p. 10-23.
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      6. CRUZ, A. C. J.; ABRAMOWICZ, A.. Da confrontação cooperativa intercultural à autoformação cooperativa: o caso dos formadores de professores no interior do movimento internacional da escola moderna. São Carlos: Revista Eletrônica de Educação. 2018. Revisão Técnica de Artigo Traduzido
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    • Anete Abramowicz ⇔ Andrea Braga Moruzzi (6.0)
      1. ABRAMOWICZ, Anete. ; CRUZ, Ana Cristina J. da ; MORUZZI, Andrea Braga. ALGUNS APONTAMENTOS: A QUEM INTERESSA A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL?. Debates em Educação. v. 8, p. 46-65, issn: 2175-6600, 2016.
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      2. ABRAMOWICZ, A. ; MORUZZI, Andrea Braga. Infância na contemporaneidade: questões para os estudos sociológicos da infância. Crítica Educativa. v. 2, p. 25, issn: 2447-4223, 2016.
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      3. MORUZZI, A. B. ; ABRAMOWICZ, A.. . INFÂNCIA, RAÇA E CURRÍCULO: alguns apontamentos sobre os documentos brasileiros para educação infantil. Revista Contemporânea de Educação. v. 10, p. 199-214, issn: 1809-5747, 2015.
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      4. MORUZZI, Andrea Braga; ABRAMOWICZ, Anete.. SEXUALIDADE E PRODUÇÃO DA INFÂNCIA – disparadores, temáticas e impactos sobre os estudos da infância e/ou educação infantil . Em: Elizabeth Macedo (UERJ) e Thiago Ranniery Moreira de Oliveira (UFRJ). (Org.). Currículo, Sexualidade e ação docente. 1ed.Petrópolis, RJ. : DP et alli. 2017.v. 1, p. 45-74.
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      5. ABRAMOWICZ, Anete. ; MORUZZI, Andrea Braga. As ciências humanas e a(s) criança(s) em infâncias. Em: MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda; PALMA, Rute Cristina Domingos; CARVALHO, Sandra Pavoeiro Tavares. (Org.). Processos e práticas na formação de professores da Educação Infantil. 1ed.Cuiabá. : Editora Universidade Federal de Mato Grosso (EDUFMT). 2013.v. 1, p. 99-112.
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      6. ABRAMOWICZ, Anete. ; RODRIGUES, Tatiane Consentino ; MORUZZI, Andrea Braga. Algumas considerações sobre o PNE e a infância. Em: Almeida, LC; Pino, IR; Pinto, JMR, Gouveia, AB.. (Org.). IV Seminário de Educação Brasileira: PNE em foco - Políticas de responsabilização, regime de colaboração e Sistema Nacional de. 1ed.Campinas. : CEDES. 2013.v. v., p. 902-915.
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    • Anete Abramowicz ⇔ Carmen Lucia Brancaglion Passos (2.0)
      1. Abramowicz, Anete (Org.) ; PASSOS, C. L. B. (Org.) ; OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de (Org.). Desafios e Perspectivas das Práticas em Educação e da Formação de Professores. São Carlos: Pedro e João. 1 ed. Desafios e Perspectivas das Práticas em Educação e da Formação de Professores. São Carlos: Pedro e João, 2007. v. 1000, p. 233.
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      2. Abramowicz, Anete ; BITTAR, M. ; PASSOS, C. L. B. ; Costa, R. S.. Programa de Pós-Graduação em Educação. Em: Romeu C. Rocha-Filho; Claudio Shyinti Kiminami; Mariana R. Pezzo. (Org.). 30 anos de Pós-Graduação na UFSCar - Multiplicando conhecimento. São Carlos. : EdUFSCar. 2007.v. único, p. 73-82.
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    • Anete Abramowicz ⇔ Claudia Raimundo Reyes (1.0)
      1. ABRAMOWICZ, A. Concurso: negro e educação. 2001.
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    • Anete Abramowicz ⇔ Elenice Maria Cammarosano Onofre (1.0)
      1. ONOFRE, E. M. C. Parecerista do XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: 'Didática e práticas de ensino - compromisso com a escola pública, laica, gratuita e de qualidade'. 2012.
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    • Anete Abramowicz ⇔ Emilia Freitas de Lima (1.0)
      1. ABRAMOWICZ, A.; SILVÉRIO, V. R. ; OLIVEIRA, F. ; TEBET, G. G. DE C.. Introdução. Em: Abramowicz, A, Solverio, V. et all. (Org.). Trabalhando a diferença na educação infantil. 1ed.São Paulo. : Liber Livros. 2006.v. 1, p. 10-17.
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    • Anete Abramowicz ⇔ Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (1.0)
      1. ABRAMOWICZ, A.; OLIVEIRA, F. ; JOVINO, I. S. ; SILVA, P. B. G. E. ; SILVÉRIO, V. R. ; CAVALLEIRO, E. ; GOISSIS, V.. São Paulo: Educando a Diferença para a igualdade. São Paulo: Governo do estado de São Paulo. 2003. Apostila para Professores
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    • Anete Abramowicz ⇔ Rosa Maria Moraes Anunciato (1.0)
      1. Abramowicz, Anete (Org.) ; PASSOS, C. L. B. (Org.) ; OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de (Org.). Desafios e Perspectivas das Práticas em Educação e da Formação de Professores. São Carlos: Pedro e João. 1 ed. Desafios e Perspectivas das Práticas em Educação e da Formação de Professores. São Carlos: Pedro e João, 2007. v. 1000, p. 233.
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    • Anete Abramowicz ⇔ Roseli Rodrigues de Mello (1.0)
      1. ABRAMOWICZ, A. (Org.) ; MELLO, R. R. (Org.). Educaçao: pesquisas e práticas. 1 ed. Campinas: Papirus, 2000. v. 1, p. 176.
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Data de processamento: 12/10/2020 20:18:50