Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Emilia Freitas de Lima

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Prudente (1970), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1978), doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1996) e pós-doutorado na PUC-Rio. Atualmente é vinculada ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos como Professora Sênior e integrante do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma Universidade. Tem experiência de ensino e pesquisa em Educação, com ênfase em Processos de Ensino e Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: inter/multiculturalidade; currículo em ação; formação de professores; professor iniciante. Foi Pró-Reitora de Graduação da UFSCar no período de 2008 a 2012. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5515637339275988 (16/03/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 1991-2014&2018-2020&2014-2018
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas. Rod. Washington Luiz, km 235 Monjolinho 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518138 Fax: (16) 33518138
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (12)
    1. 2019-Atual. Relacoes entre o curriculo e a gestao escolar
      Descrição: Pesquisa desenvolvida em três fases: 1ª) fase teórica, a fim de aprofundar a fundamentação das relações propostas; 2ª) levantamento das produções de artigos, dissertações e teses consentâneas ao tema; 3ª) de campo, de cunho qualitativo, realizada em uma escola pública de São Carlos, por meio de variadas fontes de dados, inclusive observação direta prolongada.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Emilia Freitas de Lima - Coordenador / Celso Luiz Aparecido Conti - Integrante / Renata Maria Moschen Nascente - Integrante / Mariângela Machado de Castro - Integrante.
      Membro: Emilia Freitas de Lima.
    2. 2017-Atual. Interculturalidade no curriculo em acao
      Descrição: Pesquisa qualitativa desenvolvida com professores, objetivando analisar as possibilidades e limitações da vivência da perspectiva intercultural no currículo em ação, tanto no Ensino Básico quanto no Superior.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) . Integrantes: Emilia Freitas de Lima - Coordenador / Nilmara Helena Spressola - Integrante / Tulio Ferneda - Integrante / Mariana Martha de Cerqueira Silva - Integrante / Natália Cristina Cabrera de Araújo - Integrante / Rafael Augusto Michelato - Integrante.
      Membro: Emilia Freitas de Lima.
    3. 2017-Atual. Aprofundando as especificidades dos diferentes inicios da docencia
      Descrição: Pesquisa de natureza quanti-qualitativa com vistas ao aprofundamento do conceito/condição de "professor iniciante" para além do tempo de ingresso na carreira, critério que vem sendo comumente empregado na produção sobre o tema.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Emilia Freitas de Lima - Coordenador / Maria Cecília Cerminaro Derisso - Integrante.
      Membro: Emilia Freitas de Lima.
    4. 2012-2016. Necessidades formativas de docentes do ensino superior
      Descrição: Pesquisa de campo objetivando analisar as necessidades formativas de docentes recém-ingressos em uma universidade pública, como base para a formulação de política de formação continuada de docentes do ensino superior.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Emilia Freitas de Lima - Coordenador / Meire Moreira Cordeiro - Integrante / Alessandra Maria de Cássia Sudan - Integrante / Taís Delaneze - Integrante / Maria Virgínia Urso Guimarâes - Integrante / Fernando S. Galizia - Integrante / Maria Carolina Joly - Integrante.
      Membro: Emilia Freitas de Lima.
    5. 2010-2013. Articulacao e diversificacao de espacos formativos das licenciaturas.
      Descrição: Pesquisa-ação desenvolvida junto aos cursos de licenciatura oferecidos pela UFSCar, visando aprimorar os espaços de discussão já existentes e criar novos, com a participação de docentes, estudantes e técnico-administrativos envolvidos com as licenciaturas; contribuir para a articulação de ações que visem incorporar resultados decorrentes do desenvolvimento de outros projetos relacionados às licenciaturas na UFSCar; promover ações voltadas à diversificação dos espaços formativos dos licenciandos; e contribuir para a melhoria da formação de formadores de professores.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Emilia Freitas de Lima - Coordenador / Gisele Antunes Rocha - Integrante / Thais Juliana Palomino - Integrante / Meire Moreira Cordeiro - Integrante / Alessandra Maria de Cássia Sudan - Integrante / Maria Helena Antunes de Oliveira e Souza - Integrante / Taís Delaneze - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Emilia Freitas de Lima.
    6. 2005-2010. Multi/interculturalismo, ensino e formacao de professores
      Descrição: Em sua primeira fase, a pesquisa teve como principal objetivo aprofundar teoricamente as relações entre multi/interculturalismo, ensino e formação de professores e suas possíveis implicações no âmbito da educação escolar, com especial destaque para os anos iniciais do Ensino Fundamental, com base em autores como Peter McLaren, Henry Giroux, Stuart Hall, Cortesão Stoer, Gimeno Sacristan, Michael Apple, entre outros. Na segunda fase, a pesquisa, tendo como base os conceitos de cultura, multi/interculturalismo, cultura de referência dos alunos, cultura da escola e pedagogia culturalmente relevante, pretende compreender e intervir no desenvolvimento profissional docente, por meio de projetos envolvendo os temas transversais. Em sua fase atual, o projeto inclui o levantamento de dados (tipo survey) acerca da compreensão e uso pedagógico de conceitos ligados às questões inter/multiculturais, bem como, uma pesquisa colaborativa envolvendo formação continuada em uma escola estadua de ensino fundamental (anos iniciais).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . Integrantes: Emilia Freitas de Lima - Coordenador / Gisele Antunes Rocha - Integrante / Cristiane Fontenele - Integrante / Regina Cerminaro - Integrante / André Luiz Sena Mariano - Integrante / Maria Fernanda Rodrigues - Integrante / Thais Juliana Palomino - Integrante / Viviane Patricia Colloca Araújo - Integrante / Tiago Esteves Aranha - Integrante / Eliana Marques Ribeiro Cruz - Integrante / Silmara Lourenço - Integrante / Ligia Nogueira Novaes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Pró-Reitoria de Extensão - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa. Número de produções C, T A: 17 / Número de orientações: 19
      Membro: Emilia Freitas de Lima.
    7. 2002-2005. Aprendizagem profissional da docencia: construindo o inicio da carreira
      Descrição: O projeto tem como objetivo principal identificar semelhanças e discrepâncias entre a construção de saberes de professores em início de carreira atuando em diferentes tipos de instituições. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Emilia Freitas de Lima - Coordenador / Sílvia Vilhena Pizzo - Integrante / Adriana Maria Corsi - Integrante / Gisele Antunes Rocha - Integrante / Cristiane Fontenele - Integrante / Regina Cerminaro - Integrante / André Luiz Sena Mariano - Integrante.
      Membro: Emilia Freitas de Lima.
    8. 2001-2003. Do projeto coletivo da escola a sala de aula: analisando processos de traducao de politicas publicas por professoras de series iniciais do ensino fundamental
      Descrição: A pesquisa investigou a construção, implementação e avaliação de uma base de conhecimento individual e coletiva por professoras de uma escola das séries iniciais, tendo em vista os temas transversais indicados nos PCN. Os resultados preliminares indicam que o domínio de conteúdo específico dos diferentes componentes curriculares é uma das maiores barreiras para que a base de conhecimentos seja planejada e implementada de acordo com as prescrições dos PCN.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Emilia Freitas de Lima - Integrante / Maria da Graça Nicoletti Mizukami - Coordenador / Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali - Integrante / Regina Maria Simões Puccinelli Tancredi - Integrante / Claudia Raimundo Reys - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Emilia Freitas de Lima.
    9. 1996-2000. A reflexao sobre a acao pedagogica como estrategia de modificacao da escola publica elementar por meio de abordagem construtivo-colaborativa no local de trabalho
      Descrição: O projeto teve como objetivos gerais construir conhecimentos sobre processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional de professores e, simultaneamente, intervir por meio de ações de formação continuada no contexto em que tais processos ocorrem, isto é, a escola no caso voltada para as Séries Iniciais da rede estadual em São Carlos, SP.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Emilia Freitas de Lima - Integrante / Maria da Graça Nicoletti Mizukami - Coordenador / Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali - Integrante / Claudia Raimundo Reyes - Integrante / Regina Maria Simões Puccinelli Tancredi - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Emilia Freitas de Lima.
    10. 1994-1995. Diagnostico da rede escolar de pre-escola, 1o e 2o graus localizadas no municipio de Sao Carlos
      Descrição: Este foi o subprojeto de um projeto maior, financiado pelo MEC e PROEX/UFSCar, cujo objetivo era o de diagonosticar a rede pública municipal de ensino de São Carlos/SP, com relação a vários aspectos, um dos quais o currículo, no seu aspecto formal.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Emilia Freitas de Lima - Coordenador.
      Membro: Emilia Freitas de Lima.
    11. 1994-1994. A relacao teoria-pratica no ensino de 3o grau: um estudo exploratorio
      Descrição: Estudo comparativo das concepções acerca da relação entre teoria e prática de professores da área de Matemática e de Música.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Emilia Freitas de Lima - Coordenador / Lilian Zamorano Curi - Integrante.
      Membro: Emilia Freitas de Lima.
    12. 1992-1992. Concepcoes e vivencias de professores de 3o grau com e sem formacao pedagogica
      Descrição: Estudo de concepções de docentes, que atuam em diferentes áreas do conhecimento, acerca de ensino, aprendizagem, educação, professor e aluno.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Emilia Freitas de Lima - Coordenador.
      Membro: Emilia Freitas de Lima.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (23)
      1. Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Currículo em ação e educação laica: um estudo de manifestações religiosas na Educação Infantil. 2014. (Encontro).
      2. Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.A Visão De Estudantes Da Educação De Jovens E Adultos Sobre Teoria E Prática E A Relação Com Os Conhecimentos Científico E Popular. 2014. (Encontro).
      3. IV Jornada de Estudos em Educação Musical e II Simpósio de Educação Musical e Humanização.Cultura escolar e cultura popular. 2014. (Simpósio).
      4. Palestra sobre Formação de professores e trabalho docente.Formação de professores e trabalho docente no Ensino Superior. 2014. (Encontro).
      5. VIII Encontro de Professores de Ciências Contábeis da USP-Ribeirão Preto.Docência no Ensino Superior. 2014. (Encontro).
      6. VII Seminário Regional de Formação de Gestores e Educadores do Programa de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade.Educação para o multiculturalismo. 2014. (Seminário).
      7. XI Colóquio/VII Colóquio Luso-brasileiro / I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre questões curriculares.O currículo em ação e a temática religiosa no contexto da Educação Infantil. 2014. (Outra).
      8. 36a Reunião Nacional da ANPEd. Análise de necessidades formativas de docentes ingressantes numa universidade pública. 2013. (Congresso).
      9. I Encontro Nacional de Bacharelados Interdisciplinares. 2012. (Encontro).
      10. Oficina de Trabalho sobre o PARFOR.PARFOR: socializando experiências e apresentando propostas. 2012. (Oficina).
      11. Simpósio do GEP em Educação de Jovens e Adultos.Caminhos metodológicos quando estudantes da EJA são participantes da pesquisa. 2012. (Simpósio).
      12. XVI ENDIPE.Políticas de formação docente: da intenção às práticas. 2012. (Encontro).
      13. XXV Encontro Nacional de Pró-Reitores de Graduação. 2012. (Encontro).
      14. III Seminário Inovações em Atividades Curriculares: Experiências no Ensino Superior..Mesa Redonda "As universidades e o desafio do desenvolvimento de seu corpo docente: experiências dos Centros de Apoio Pedagógico".. 2011. (Seminário).
      15. I Simpósio de Políticas Públicas em Educação / IV Seminário de Financiamento da Educação Básica.Mesa Temática "Políticas de formação e a profissionalização docente: Há um caminho para mudança?". 2011. (Simpósio).
      16. V Ciclo de Seminários em Educação: Trabalho Docente e os Desafios Contemporâneos..Mesa Redonda "Dilemas e Desafios da Educação Contemporânea".. 2011. (Seminário).
      17. XXIV Encontro Nacional de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras - ForGRAD Nacional 2011. 2011. (Encontro).
      18. Oficina PET. 2010. (Oficina).
      19. XXIII Fórum de Pró-Reitores das Universidades Brasileiras. 2010. (Outra).
      20. XXII ForGRAD - Encontro Regional Sudeste. 2009. (Outra).
      21. 31ª Reunião Anual da ANPEd.Coordenação do GT8 - Formação de Professores. 2008. (Outra).
      22. V Seminário Nacional do REUNI - Demanda de Inovação da Formação em Saúde. 2008. (Seminário).
      23. XIV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.A didática na perspectiva intermulticultural e a formação inicial de professores. 2008. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (11)
      1. LIMA, Emilia Freitas de. 31ª Reunião Anual da ANPEd - coordenadora do GT 8 - Grupo de Trabalho Formação de Professores. 2008. (Congresso).. . 0.
      2. LIMA, Emilia Freitas de. Reunião de Coordenadores de GTs com a Diretoria da ANPEd. 2008. (Outro).. . 0.
      3. LIMA, Emilia Freitas de. Reunião dos Coordenadores de GT com Diretoria da ANPEd. 2007. (Outro).. . 0.
      4. LIMA, Emilia Freitas de. 30ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). 2007. (Congresso).. . 0.
      5. LIMA, Emilia Freitas de. I Simpósio dos Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores no Brasil. 2006. (Outro).. . 0.
      6. LIMA, Emilia Freitas de. 29ª Reunião Anual da ANPEd. 2006. (Congresso).. . 0.
      7. LIMA, Emilia Freitas de. 28ª Reunião Anual da Anped. 2005. (Congresso).. . 0.
      8. SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e ; BARBOSA, L. M. A. ; LIMA, Emilia Freitas de ; ABRAMOWICZ, A.. Reunião de Trabalho - Parecer CNE/CP 003/2004: estratégias para avaliação e implantação. 2004. Outro
      9. LIMA, Emilia Freitas de. Coordenação de Oficinas sobre projeto político-pedagógico dos Cursos de Graduação. 2004. (Outro).. . 0.
      10. LIMA, Emilia Freitas de. 27ª Reunião Anual da ANPED. 2004. (Congresso).. . 0.
      11. LIMA, Emilia Freitas de. IV Encontro dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Sudeste. 2001. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (4)
      • Emilia Freitas de Lima ⇔ Claudia Raimundo Reyes (55.0)
        1. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues ; REYES, C R ; LIMA, Emilia Freitas de ; OUTROS. Promoting and Investigating Professional Development of Elementary Schoolteacher. American Educational Research Association-Accountability for Educational Quality: Shared Responsibilty.. v. 1, p. 1/ED477800-28, 2003.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues ; REYES, C. R. ; LIMA, Emilia Freitas de ; OUTROS. Professional Development of Elementary School Teachers: Constructing and Analyzing Professional Learning through Public School and University Partnership.. Eric Clearinghouse On Teaching And Teacher Education. v. 2001, n. SP039505, p. (ERIC database # ED447069)., 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REYES, C. R. ; LIMA, Emilia Freitas de ; TANCREDI, R.M.S.P. ; MELLO, Roseli Rodrigues de. Let's help our children: a brazilian experience involving the home-school interaction. Eric Clearing House On Teaching And Teacher Education. v. 2001, n. sp039472, p. 1-22, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; LIMA, Emila Freitas de ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; MELLO, Roseli Rodrigues de. Desenvolvimento Profissional da Docência: analisando experiências de ensino e aprendizagem.. Pró-Posições (UNICAMP. Impresso). v. 11, n. n.1, p. 97-109, issn: 0103-7307, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. REALI, A. M. M. R.; REYES, Claudia Raimundo ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; TANCREDI, R. M. S. P. ; MELLO, Roseli Rodrigues de. How Teachers Assess and Attribute Grades: Report on a Teaching and Learning Experience.. Eric Clearinghouse On Teaching And Teacher Education. v. 2001, n. nED454227, p. 01-17, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. TANCREDI, R M S P ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues ; LIMA, Emilia Freitas de ; OUTROS. Os cadernos dos alunos e a prendizagem da matemática.. Educaçao e Matemática. v. 01, n. 11, p. 26-33, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. MIZUKAM, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues ; REYES, Claudia Raimundo ; MARTUCCI, E. M. ; LIMA, Emilia Freitas de ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; MELLO, Roseli Rodrigues de. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. 3a ed. São Carlos/SP: EdUFSCar, 2010. v. 1, p. 203.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        8. MIZUKAMI, M. G. N. (Org.) ; REALI, A. M. M. R. (Org.) ; REYES, C. R. (Org.) ; LIMA, E. F. (Org.) ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli (Org.). Escola e Aprendizagem da Docência : processos de investigação e formação. 2ª ed. São Carlos: EDUFSCAR, 2003. v. 1, p. 203.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        9. MIZUKAMI, M. G. N. (Org.) ; REALI, A. M. M. R. (Org.) ; REYES, C. R. (Org.) ; MARTUCCI, E. (Org.) ; LIMA, E. F. (Org.) ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli (Org.) ; MELLO, R. R. (Org.). Escola e aprendizagem da docência: processos de investigaçao e formaçao. 1ª ed. Sao Carlos: EdUFSCar, 2002. v. 01, p. 203.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        10. TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues ; REYES, Claudia Raimundo ; LIMA, Emilia Freitas de ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; MELLO, Roseli Rodrigues de. A construção da base do conhecimentos em matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. Em: Maria da Graça Nicoletti Mizukami; Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.. (Org.). Processos formativos da docência: conteúdos e práticas. 1ed.São Carlos. : EDUFSCar. 2005.v. 1, p. 285-295.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        11. LIMA, E. F. ; MELLO, Roseli Rodrigues de ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; TANCREDI, R. M. S. P.. O practicum e a formação de professores-formadores: uma experiência de ensino e aprendizagem. Em: Maria da Graça Nicoletti Mizukami; Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. (Org.). Formação de Professores: práticas pedagógicas e escola. 1ed.São Carlos. : EDUFSCAR / INEP / COMPED. 2002.v. 1, p. 339-350.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        12. REYES, Claudia Raimundo ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, A. M. M. R. ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. Pluralidade cultural: uma experiência de ensino e a aprendizagem. Em: V Encontro de Pesquisa Educacional da Região Sudeste - ANPED Regional, v. 1, p. 1-24, 2002.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        13. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, Claudia Raimundo ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. "Traduzindo" Temas transversais em práticas pedagógicas via parceria colaborativa universidade-escola: o "Projeto-Água". Em: V Encontro de Pesquisa Educacional da Região Sudeste, v. 1, p. 1-23, 2002.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        14. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues ; LIMA, Emilia Freitas de ; OUTROS. Da formação continuada à formação inicial de professores da escola primária: lições de um projeto de parceria universidade-escola. Em: 2º Congresso Internacional sobre Docencia universitaria - Docencia universitaria y Innovación, v. 1, p. 1-23, 2002.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        15. REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; OLIVEIRA, R. M. M. A. ; MELLO, R. R.. Concepções, histórias e narrativas de professoras do ensino fundamental sobre seus alunos: compreendendo práticas pedagógicas. Em: 24ª Reunião Anual da Anped - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, v. 1, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        16. TANCREDI, R M S P ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues ; REYES, C R ; LIMA, Emilia Freitas de ; OUTROS. O ensino de divisão nas séries iniciais do ensino fundamental: conhecendo o que ocorre numa escola paulista. Em: VII Encontro Nacional de Educação Matemática, v. 1, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        17. LIMA, E. L. ; ABIB, M. L. ; MELLO, R. R. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. ; TANCREDI, R. M. S. P.. Concepções de professores das séries iniciais do ensino fundamental sobre problemas de ensino-aprendizagem. Em: V Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Professores, v. 1, 2000.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        18. SILVEIRA, M. F. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; MELLO, R. R.. Alunos copistas: quem são, como são tratados e avaliados pelos professores. Em: V Congresso Estadual Paulista sobre a Foemação de Educadores, v. 1, 2000.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        19. REYES, Claudia Raimundo ; MONTEIRO, Hilda Maria ; MELLO, Roseli Rodrigues de ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; LIMA, Emilia Freitas de ; OUTROS. A formação continuada de professores em uma experiência de ensino e aprendizagem: língua portuguesa. Em: V Congresso Estadual paulista sobre Formação de Professores, v. 1, 2000.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        20. REYES, Claudia Raimundo ; MELLO, Roseli Rodrigues de ; MONTEIRO, Hilda Maria ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; LIMA, Emilia Freitas de ; OUTROS. Formación de profesores en el modelo constructivo colaborativo: la reflexión sobre practicas de clase en la construcción del conocimiento pedagogico. Em: Simposio sobre la formación inicial de los profesionales de la educación, v. 1, p. 167-170, 2000.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        21. REALI, A. M. M. R.; REYES, C. ; MARTUCCI, E. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; MELLO, Roseli Rodrigues de. Let's help our children?: a brazilian experience involving home-school interaction. Em: 81st AERA ANNUAL MEETING, p. 1-19, 2000.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        22. MIZUKAMI, M. G. N. ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; LIMA, E. F. ; MARTUCCI, E. M. ; ABIB, M. L. ; MELLO, R. R. ; TANCREDI, R. M. S. P.. A reflexão sobre a ação pedagógica como estratégia de modificação da escola pública elementar numa perspectiva de formação continuada no local de trabalho. Em: IX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, v. II, p. 310-320, 1998.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        23. ALVES, Dulcinéia Meirelles ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues ; REYES, Claudia Raimundo ; MARTUCCI, E. M. ; LIMA, Emilia Freitas de ; ABIB, Maria Lúcia ; MELLO, Roseli Rodrigues de. Experiência com o Tangram: Formando Conceitos Geométricos em Pofessores. Em: VI Encontro Nacional de Educação Matemática, 1998, São Leopoldo. Anais do VI Encontro Nacional de Educação Matemática, v. 1, p. 504-506, 1998.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        24. TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues ; LIMA, Emilia Freitas de ; MARTUCCI, E. M. ; REYES, Claudia Raimundo ; ABIB, Maria Lúcia ; MELLO, Roseli Rodrigues de. Os cadernos dos alunos e a aprendizagem da Matemática. Em: IV Encontro Nacional de Educação matemática, 1998, São Leopoldo-RS. Anais do IV Encontro Nacional de Educação Matemática, v. 2, p. 476-478, 1998.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        25. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues ; REYES, Claudia Raimundo ; LIMA, Emilia Freitas de ; OUTROS. Desenvolvimento profissional da docência, pesquisa colaborativa e comunidades de aprendizagem. Em: I Congresso CIDInE e I Congresso Internacional Luso Brasileiro, 2004, Goiânia: UFG e UFSC. I Congresso CIDInE e I Congresso Internacional Luso Brasileiro: Produção sobre conhecimento profissional e docência nos sistemas educativos português e brasileiro - dinâmicas e tendências- Programação Geral e Resumos, v. 1, p. 52-52, 2004.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        26. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, Claudia Raimundo ; LIMA, Emila Freitas de ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. Public School-University Partnership and the Professional Development of Elementary School Teachers: analysing some of the impacts of a long-term teaching and learning experience. Em: 2003 American Educational Research Association Annual Meeting - Accountability for Educational Quality: shared responsability, 2003, New Orleans. 2003 AERA On Line Program, v. 4, p. 1-1, 2003.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        27. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues ; REYES, Claudia Raimundo ; LIMA, Emilia Freitas de ; OUTROS. Promoting and investiganting professional development of elementary schoolteachers: contributions of a six-year public school - university collaborative partnership. Em: 2003 American Educational Research Association Annual Meeting, 2003, Chicago, 2003, Chicago. Online Program - AERA - Accountability for Educational Quality: Shared responsability, v. 1, p. 168-168, 2003.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        28. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues ; REYES, Claudia Raimundo ; LIMA, Emilia Freitas de ; OUTROS. Professional development of teachers: translating a knowledge base of the elementary school into pedagogical practices through a university-public school collaborative partnership. Em: 2003 International Council on Education on Teaching World Assembly, 2003, Melbourne. ICET 2003. Melbourne: ICET, v. 1, p. 27-27, 2003.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        29. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues ; REYES, Claudia Raimundo ; LIMA, Emilia Freitas de ; OUTROS. Collaborative research and professional development of elementary school teachers : analyzing a partnership between university and public school. Em: The European Conference on Educational Research, 2003, Hamburgo. ECER-2003. Hamburg: The European Educational Research Association, v. 1, p. 1-1, 2003.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        30. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues ; REYES, Claudia Raimundo ; LIMA, Emilia Freitas de ; OUTROS. Da formação continuada à formação inicial de professores da escola primária: lições de um projeto de parceria universidade- escola. Em: 2º Congresso Internacional sobre Docencia universitaria - Docencia universitaria y Innovación, 2002, Tarragona. Anais do 2º Congreso Internacional - Docencia Universitaria Innovación, v. 1, p. 83-83, 2002.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        31. TANCREDI, R M S P ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues ; LIMA, Emilia Freitas de ; REYES, C R ; OUTROS. Políticas públicas na sala de aula: uma experiência na área de matemática. Em: VI Encontro Paulista de Educação Matemática, 2001, Catanduva, SP. Anais do IV Encontro Paulista de Educação Matemática. Catanduva: SBEM/FAFICA, v. 1, p. 1-4, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        32. DIDONÉ, F.F.S. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. ; LIMA, E. L. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; MELLO, R. R.. Conhecendo mais de perto o desempenho dos alunos em Matemática: indicações para uma prática pedagógica comprometida com o sucesso escolar. Em: VI Encontro Paulista de Educação Matemática, 2001, Catanduva, SP. Anais do VI Encontro Paulista de Educação Matemática, v. 1, p. 1-4, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        33. REYES, Claudia Raimundo ; MELLO, Roseli Rodrigues de ; REALI, A. M. M. R. ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. A base de conhecimento no ensino de português: do confronto entre as concepções das professoras e as políticas públicas. Em: 13º COLE - Congresso de Leitura do Brasil, 2001, Campinas - SP. Anais do 13º COLE, v. 1, p. 212-212, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        34. REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REYES, C. R. ; LIMA, Emilia Freitas de ; OUTROS. How teachers assess and attribute grades: report on a teaching and learning experience. Em: 82 st AERA ANNUAL MEETING, 2001, Washington. ERIC Clearinghouse un Teaching end Teacher Education. Washington: ERIC Clearinghouse un Teaching end Teacher Education, v. 454227, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        35. LIMA, E. F. ; MELLO, Roseli Rodrigues de ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. O practicum e a formação de professores formadores: uma experiência de ensino e aprendizagem. Em: VI Simposium Internacional sobre el Practicum. Dasarrollo de competencias personales y profesionales en el practicum, 2001, Poio Pontevedra. AnaisVI Simposium Internacional sobre el Practicum. Dasarrollo de competencias personales y profesionales en el practicum. Espanha: Unicopia, v. 2001, p. 145-147, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        36. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, Claudia Raimundo ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; MELLO, Roseli Rodrigues de ; MARTUCCI, E.. Professional Development of Elementary School Teachers: Constructing and Analysing Professional Learning through Public School and University Partnership. Em: 81 st AERA ANNUAL MEETING, 2001, Washington. ERIC Clearinghouse on Teaching and Teacher Education. Washington: ERIC Clearinghouse on Teaching and Teacher Education, v. 2000, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        37. TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues ; LIMA, Emilia Freitas de ; REYES, Claudia Raimundo ; OUTROS. O ensino da divisão nas séries iniciais do ensino fundamental: conhecendo o que ocorre numa escola paulista. Em: VII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2001, Rio de Janeiro. Anais do VII ENEM, v. 1, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        38. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues ; REYES, C R ; LIMA, Emilia Freitas de ; OUTROS. Walking with boots of lead...: some lessons from partnership university-public school. Em: 2001 AERA ANNUAL MEETING, 2001, New Orleans. AERA ANNUAL MEETING, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        39. REALI, A. M. M. R.; REYES, Claudia Raimundo ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; MELLO, Roseli Rodrigues de. Let's help our children: a brazilian experience involving the home-school interaction. Em: 81st AERA ANNUAL MEETING, 2000, New Orleans. ERIC Clearinghouse on Teaching and Teacher Education - ERIC/SP. New Orleans: Clearinghouse on Teaching and Teacher Education - ERIC/SP, v. 446022, 2000.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        40. MELLO, Roseli Rodrigues de ; REYES, C. R. ; REALI, A. M. M. R. ; MARTUCCI, E. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. Concepções de professoras das séries iniciais do ensino fundamental sobre o ensino da língua. Em: 23º Reunião Anual da ANPEd - Educação não é privilégio, 2000, Caxambu. Anais da 23º Reunião Anual da ANPEd. São Paulo: Editora Parma Ltda, v. 2000, p. 148-149, 2000.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        41. SILVEIRA, D. B. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; MELLO, R. R. ; ABIB, M. L.. Alunos copistas: quem são, como são tratados e avaliados pelos professores. Em: V Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2000, Águas de São Pedro. V Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, v. 1, p. 151-151, 2000.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        42. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues ; REYES, C R ; LIMA, Emilia Freitas de ; OUTROS. Professional development of elementary school teachers: constructing and analyzing professional learning through public school and university partnership. Em: 81st AERA ANNUAL MEETING, 2000, New Orleans. ERIC Clearinghouse on Teaching and Teacher Education, v. 447069, 2000.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        43. REALI, A. M. M. R.; REYES, C. R. ; MARTUCCI, E. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; MELLO, Roseli Rodrigues de. "Vamos ajudar nossas crianças?" Relato de uma experiência de ensino-aprendizagem sobre relações escola-famílias de alunos das séries iniciais. Em: 22ª Reunião Anual da ANPEd - Diversidade e desigualdade: desafios para a educação na fronteira do século, 1999, Caxambu. Anais da 22ª Reunião Anual da ANPED - Diversidade e desigualdade, v. 1, p. 211-212, 1999.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        44. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, Claudia Raimundo ; LIMA, E. F. ; MARTUCCI, E. ; ABIB, M. L. ; MELLO, Roseli Rodrigues de ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. A reflexão sobre a ação pedagógica como estratégia de modificação da escola pública elementar numa perspectiva de formação continuada no local de trabalho. Em: IX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 1998, Águas de Lindóia. IX ENDIPE, v. 1, p. 31-32, 1998.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        45. SILVEIRA, M. F. L. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; MARTUCCI, E. ; ABIB, M. L.. Alunos copistas: quem são, como são tratados e avaliados pelos professores. Em: V Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Professores, 1998, Águas de São Pedro. Anais do V Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Professores, v. 1, p. 151-151, 1998.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        46. LIMA, E. F. ; ABIB, M. L. ; MARTUCCI, E. ; MELLO, Roseli Rodrigues de ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, Claudia Raimundo ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. Cocepções de professoras das séries iniciais do ensino fundamental sobre "Problemas de Aprendizagem". Em: V Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Professores, 1998, Águas de São Pedro. V Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Professores, v. 1, p. 123-123, 1998.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        47. ALVES, D. M. ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, Claudia Raimundo ; MARTUCCI, E. ; LIMA, E. F. ; MELLO, Roseli Rodrigues de. Conteúdos geométricos encontrados nos cadernos de alunos de 4ª série: indícios de uma prática pedagógica. Em: V Encontro Paulista de Educação Matemática, 1998, São José do Rio Preto. V Encontro Paulista de Educação Matemática, v. 1, p. 60-63, 1998.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        48. REYES, C. R.; MELLO, R. R. ; MONTEIRO, H. M. ; REALI, A. M. M. R. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; MARTUCCI, E. M. ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, R. M. S. P.. A formação continuada de professores em uma experiência de ensino - aprendizagem: lingua portuguesa. Em: V Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 1998, Águas de São Pedro. Anais do V Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, v. 1, p. 194-194, 1998.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        49. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, Claudia Raimundo ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. Do projeto coletivo da escola à sala de aula : analisando processos de desenvolvimento profissional de professores das séries iniciais do ensino fundamental. 2003. Relatório Científico - FAPESP
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        50. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. Do projeto coletivo da escola à sala de aula: analisando processos de desenvolvimento profissional de professores das séries iniciais do ensino fundamental. 2002. Relatório Científico - FAPESP
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        51. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, Claudia Raimundo ; MARTUCCI, E. ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; MELLO, Roseli Rodrigues de. A reflexão sobre a ação pedagógica como estratégia de modificação da escola pública elementar numa perspectiva de formação continuada no local de trabalho. São Carlos: FAPESP. 2000. Relatório Científico - FAPESP
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        52. REALI, A. M. M. R.; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REYES, Claudia Raimundo ; MARTUCCI, E. ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; MELLO, Roseli Rodrigues de. A reflexão sobre a ação pedagógica como estratégia de modificação da escola pública elementar numa perspectiva de formação continuada no local de trabalho. São Carlos: FAPESP. 1999. Relatório Científico - FAPESP
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        53. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, Claudia Raimundo ; MARTUCCI, E. ; LIMA, E. F. ; ABIB, M. L. ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; MELLO, Roseli Rodrigues de. A reflexão sobre a ação pedagógica como estratégia de modificação da escola pública elementar numa perspectiva de formação continuada no local de trabalho. São Carlos: FAPESP. 1998. Relatório Científico - FAPESP
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        54. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, Claudia Raimundo ; MARTUCCI, E. ; LIMA, E. F. ; ABIB, M. L. ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; MELLO, Roseli Rodrigues de. A reflexão sobre a ação pedagógica como estratégia de modificação da escola pública elementar numa perspectiva de formação continuada no local de trabalho. São Carlos: FAPESP. 1997. Relatório Científico - FAPESP
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        55. LIMA, Emilia Freitas de. Parecerista em seleção de artigos para a Revista Eletrônica de Educação (REVEDUC). 2018.
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Emilia Freitas de Lima ⇔ Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali (45.0)
        1. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues ; REYES, C. R. ; LIMA, Emilia Freitas de ; OUTROS. Professional Development of Elementary School Teachers: Constructing and Analyzing Professional Learning through Public School and University Partnership.. Eric Clearinghouse On Teaching And Teacher Education. v. 2001, n. SP039505, p. (ERIC database # ED447069)., 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REYES, C. R. ; LIMA, Emilia Freitas de ; TANCREDI, R.M.S.P. ; MELLO, Roseli Rodrigues de. Let's help our children: a brazilian experience involving the home-school interaction. Eric Clearing House On Teaching And Teacher Education. v. 2001, n. sp039472, p. 1-22, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; LIMA, Emila Freitas de ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; MELLO, Roseli Rodrigues de. Desenvolvimento Profissional da Docência: analisando experiências de ensino e aprendizagem.. Pró-Posições (UNICAMP. Impresso). v. 11, n. n.1, p. 97-109, issn: 0103-7307, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. REALI, A. M. M. R.; REYES, Claudia Raimundo ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; TANCREDI, R. M. S. P. ; MELLO, Roseli Rodrigues de. How Teachers Assess and Attribute Grades: Report on a Teaching and Learning Experience.. Eric Clearinghouse On Teaching And Teacher Education. v. 2001, n. nED454227, p. 01-17, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. TANCREDI, R M S P ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues ; LIMA, Emilia Freitas de ; OUTROS. Os cadernos dos alunos e a prendizagem da matemática.. Educaçao e Matemática. v. 01, n. 11, p. 26-33, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. MIZUKAM, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues ; REYES, Claudia Raimundo ; MARTUCCI, E. M. ; LIMA, Emilia Freitas de ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; MELLO, Roseli Rodrigues de. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. 3a ed. São Carlos/SP: EdUFSCar, 2010. v. 1, p. 203.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. MIZUKAMI, M. G. N. (Org.) ; REALI, A. M. M. R. (Org.) ; REYES, C. R. (Org.) ; LIMA, E. F. (Org.) ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli (Org.). Escola e Aprendizagem da Docência : processos de investigação e formação. 2ª ed. São Carlos: EDUFSCAR, 2003. v. 1, p. 203.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        8. MIZUKAMI, M. G. N. (Org.) ; REALI, A. M. M. R. (Org.) ; REYES, C. R. (Org.) ; MARTUCCI, E. (Org.) ; LIMA, E. F. (Org.) ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli (Org.) ; MELLO, R. R. (Org.). Escola e aprendizagem da docência: processos de investigaçao e formaçao. 1ª ed. Sao Carlos: EdUFSCar, 2002. v. 01, p. 203.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        9. TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues ; REYES, Claudia Raimundo ; LIMA, Emilia Freitas de ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; MELLO, Roseli Rodrigues de. A construção da base do conhecimentos em matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. Em: Maria da Graça Nicoletti Mizukami; Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.. (Org.). Processos formativos da docência: conteúdos e práticas. 1ed.São Carlos. : EDUFSCar. 2005.v. 1, p. 285-295.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        10. LIMA, E. F. ; MELLO, Roseli Rodrigues de ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; TANCREDI, R. M. S. P.. O practicum e a formação de professores-formadores: uma experiência de ensino e aprendizagem. Em: Maria da Graça Nicoletti Mizukami; Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. (Org.). Formação de Professores: práticas pedagógicas e escola. 1ed.São Carlos. : EDUFSCAR / INEP / COMPED. 2002.v. 1, p. 339-350.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        11. REYES, Claudia Raimundo ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, A. M. M. R. ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. Pluralidade cultural: uma experiência de ensino e a aprendizagem. Em: V Encontro de Pesquisa Educacional da Região Sudeste - ANPED Regional, v. 1, p. 1-24, 2002.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        12. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues ; REYES, C. R. ; LIMA, Emilia Freitas de ; OUTROS. Public School - University Partnership and Professional Development of Elementary Schoolteachers: analyzing some Impacts of a Long Term Teaching and Learning Experience. Em: American Educational Research Association - 2002 Annual Meeting, p. 01-01, 2002.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        13. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, Claudia Raimundo ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. "Traduzindo" Temas transversais em práticas pedagógicas via parceria colaborativa universidade-escola: o "Projeto-Água". Em: V Encontro de Pesquisa Educacional da Região Sudeste, v. 1, p. 1-23, 2002.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        14. REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; OLIVEIRA, R. M. M. A. ; MELLO, R. R.. Concepções, histórias e narrativas de professoras do ensino fundamental sobre seus alunos: compreendendo práticas pedagógicas. Em: 24ª Reunião Anual da Anped - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, v. 1, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        15. TANCREDI, R M S P ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues ; REYES, C R ; LIMA, Emilia Freitas de ; OUTROS. O ensino de divisão nas séries iniciais do ensino fundamental: conhecendo o que ocorre numa escola paulista. Em: VII Encontro Nacional de Educação Matemática, v. 1, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        16. LIMA, E. L. ; ABIB, M. L. ; MELLO, R. R. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. ; TANCREDI, R. M. S. P.. Concepções de professores das séries iniciais do ensino fundamental sobre problemas de ensino-aprendizagem. Em: V Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Professores, v. 1, 2000.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        17. SILVEIRA, M. F. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; MELLO, R. R.. Alunos copistas: quem são, como são tratados e avaliados pelos professores. Em: V Congresso Estadual Paulista sobre a Foemação de Educadores, v. 1, 2000.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        18. REYES, Claudia Raimundo ; MONTEIRO, Hilda Maria ; MELLO, Roseli Rodrigues de ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; LIMA, Emilia Freitas de ; OUTROS. A formação continuada de professores em uma experiência de ensino e aprendizagem: língua portuguesa. Em: V Congresso Estadual paulista sobre Formação de Professores, v. 1, 2000.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        19. REYES, Claudia Raimundo ; MELLO, Roseli Rodrigues de ; MONTEIRO, Hilda Maria ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; LIMA, Emilia Freitas de ; OUTROS. Formación de profesores en el modelo constructivo colaborativo: la reflexión sobre practicas de clase en la construcción del conocimiento pedagogico. Em: Simposio sobre la formación inicial de los profesionales de la educación, v. 1, p. 167-170, 2000.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        20. REALI, A. M. M. R.; REYES, C. ; MARTUCCI, E. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; MELLO, Roseli Rodrigues de. Let's help our children?: a brazilian experience involving home-school interaction. Em: 81st AERA ANNUAL MEETING, p. 1-19, 2000.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        21. REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REYES, C R ; LIMA, Emilia Freitas de ; OUTROS. "Vamos ajudar nossas crianças?" Relato de uma experiência de ensino-aprendizagem sobre relações escola-famílias de alunos das séries iniciais. Em: 22ª Reunião Anual da ANPEd - Diversidade e desigualdade: desafios para a educação na fronteira do século, v. 1, p. 211-212, 1999.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        22. ALVES, Dulcinéia Meirelles ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues ; REYES, Claudia Raimundo ; MARTUCCI, E. M. ; LIMA, Emilia Freitas de ; ABIB, Maria Lúcia ; MELLO, Roseli Rodrigues de. Experiência com o Tangram: Formando Conceitos Geométricos em Pofessores. Em: VI Encontro Nacional de Educação Matemática, 1998, São Leopoldo. Anais do VI Encontro Nacional de Educação Matemática, v. 1, p. 504-506, 1998.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        23. TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues ; LIMA, Emilia Freitas de ; MARTUCCI, E. M. ; REYES, Claudia Raimundo ; ABIB, Maria Lúcia ; MELLO, Roseli Rodrigues de. Os cadernos dos alunos e a aprendizagem da Matemática. Em: IV Encontro Nacional de Educação matemática, 1998, São Leopoldo-RS. Anais do IV Encontro Nacional de Educação Matemática, v. 2, p. 476-478, 1998.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        24. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, Claudia Raimundo ; LIMA, Emila Freitas de ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. Public School-University Partnership and the Professional Development of Elementary School Teachers: analysing some of the impacts of a long-term teaching and learning experience. Em: 2003 American Educational Research Association Annual Meeting - Accountability for Educational Quality: shared responsability, 2003, New Orleans. 2003 AERA On Line Program, v. 4, p. 1-1, 2003.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        25. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues ; REYES, Claudia Raimundo ; LIMA, Emilia Freitas de ; OUTROS. Promoting and investiganting professional development of elementary schoolteachers: contributions of a six-year public school - university collaborative partnership. Em: 2003 American Educational Research Association Annual Meeting, 2003, Chicago, 2003, Chicago. Online Program - AERA - Accountability for Educational Quality: Shared responsability, v. 1, p. 168-168, 2003.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        26. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues ; REYES, Claudia Raimundo ; LIMA, Emilia Freitas de ; OUTROS. Da formação continuada à formação inicial de professores da escola primária: lições de um projeto de parceria universidade- escola. Em: 2º Congresso Internacional sobre Docencia universitaria - Docencia universitaria y Innovación, 2002, Tarragona. Anais do 2º Congreso Internacional - Docencia Universitaria Innovación, v. 1, p. 83-83, 2002.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        27. TANCREDI, R M S P ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues ; LIMA, Emilia Freitas de ; REYES, C R ; OUTROS. Políticas públicas na sala de aula: uma experiência na área de matemática. Em: VI Encontro Paulista de Educação Matemática, 2001, Catanduva, SP. Anais do IV Encontro Paulista de Educação Matemática. Catanduva: SBEM/FAFICA, v. 1, p. 1-4, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        28. DIDONÉ, F.F.S. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. ; LIMA, E. L. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; MELLO, R. R.. Conhecendo mais de perto o desempenho dos alunos em Matemática: indicações para uma prática pedagógica comprometida com o sucesso escolar. Em: VI Encontro Paulista de Educação Matemática, 2001, Catanduva, SP. Anais do VI Encontro Paulista de Educação Matemática, v. 1, p. 1-4, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        29. REYES, Claudia Raimundo ; MELLO, Roseli Rodrigues de ; REALI, A. M. M. R. ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. A base de conhecimento no ensino de português: do confronto entre as concepções das professoras e as políticas públicas. Em: 13º COLE - Congresso de Leitura do Brasil, 2001, Campinas - SP. Anais do 13º COLE, v. 1, p. 212-212, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        30. REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REYES, C. R. ; LIMA, Emilia Freitas de ; OUTROS. How teachers assess and attribute grades: report on a teaching and learning experience. Em: 82 st AERA ANNUAL MEETING, 2001, Washington. ERIC Clearinghouse un Teaching end Teacher Education. Washington: ERIC Clearinghouse un Teaching end Teacher Education, v. 454227, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        31. LIMA, E. F. ; MELLO, Roseli Rodrigues de ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. O practicum e a formação de professores formadores: uma experiência de ensino e aprendizagem. Em: VI Simposium Internacional sobre el Practicum. Dasarrollo de competencias personales y profesionales en el practicum, 2001, Poio Pontevedra. AnaisVI Simposium Internacional sobre el Practicum. Dasarrollo de competencias personales y profesionales en el practicum. Espanha: Unicopia, v. 2001, p. 145-147, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        32. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, Claudia Raimundo ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; MELLO, Roseli Rodrigues de ; MARTUCCI, E.. Professional Development of Elementary School Teachers: Constructing and Analysing Professional Learning through Public School and University Partnership. Em: 81 st AERA ANNUAL MEETING, 2001, Washington. ERIC Clearinghouse on Teaching and Teacher Education. Washington: ERIC Clearinghouse on Teaching and Teacher Education, v. 2000, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        33. REALI, A. M. M. R.; REYES, Claudia Raimundo ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; MELLO, Roseli Rodrigues de. Let's help our children: a brazilian experience involving the home-school interaction. Em: 81st AERA ANNUAL MEETING, 2000, New Orleans. ERIC Clearinghouse on Teaching and Teacher Education - ERIC/SP. New Orleans: Clearinghouse on Teaching and Teacher Education - ERIC/SP, v. 446022, 2000.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        34. MELLO, Roseli Rodrigues de ; REYES, C. R. ; REALI, A. M. M. R. ; MARTUCCI, E. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. Concepções de professoras das séries iniciais do ensino fundamental sobre o ensino da língua. Em: 23º Reunião Anual da ANPEd - Educação não é privilégio, 2000, Caxambu. Anais da 23º Reunião Anual da ANPEd. São Paulo: Editora Parma Ltda, v. 2000, p. 148-149, 2000.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        35. REALI, A. M. M. R.; REYES, C. R. ; MARTUCCI, E. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; MELLO, Roseli Rodrigues de. "Vamos ajudar nossas crianças?" Relato de uma experiência de ensino-aprendizagem sobre relações escola-famílias de alunos das séries iniciais. Em: 22ª Reunião Anual da ANPEd - Diversidade e desigualdade: desafios para a educação na fronteira do século, 1999, Caxambu. Anais da 22ª Reunião Anual da ANPED - Diversidade e desigualdade, v. 1, p. 211-212, 1999.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        36. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, Claudia Raimundo ; LIMA, E. F. ; MARTUCCI, E. ; ABIB, M. L. ; MELLO, Roseli Rodrigues de ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. A reflexão sobre a ação pedagógica como estratégia de modificação da escola pública elementar numa perspectiva de formação continuada no local de trabalho. Em: IX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 1998, Águas de Lindóia. IX ENDIPE, v. 1, p. 31-32, 1998.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        37. SILVEIRA, M. F. L. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; MARTUCCI, E. ; ABIB, M. L.. Alunos copistas: quem são, como são tratados e avaliados pelos professores. Em: V Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Professores, 1998, Águas de São Pedro. Anais do V Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Professores, v. 1, p. 151-151, 1998.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        38. LIMA, E. F. ; ABIB, M. L. ; MARTUCCI, E. ; MELLO, Roseli Rodrigues de ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, Claudia Raimundo ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. Cocepções de professoras das séries iniciais do ensino fundamental sobre "Problemas de Aprendizagem". Em: V Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Professores, 1998, Águas de São Pedro. V Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Professores, v. 1, p. 123-123, 1998.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        39. ALVES, D. M. ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, Claudia Raimundo ; MARTUCCI, E. ; LIMA, E. F. ; MELLO, Roseli Rodrigues de. Conteúdos geométricos encontrados nos cadernos de alunos de 4ª série: indícios de uma prática pedagógica. Em: V Encontro Paulista de Educação Matemática, 1998, São José do Rio Preto. V Encontro Paulista de Educação Matemática, v. 1, p. 60-63, 1998.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        40. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, Claudia Raimundo ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. Do projeto coletivo da escola à sala de aula : analisando processos de desenvolvimento profissional de professores das séries iniciais do ensino fundamental. 2003. Relatório Científico - FAPESP
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        41. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. Do projeto coletivo da escola à sala de aula: analisando processos de desenvolvimento profissional de professores das séries iniciais do ensino fundamental. 2002. Relatório Científico - FAPESP
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        42. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, Claudia Raimundo ; MARTUCCI, E. ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; MELLO, Roseli Rodrigues de. A reflexão sobre a ação pedagógica como estratégia de modificação da escola pública elementar numa perspectiva de formação continuada no local de trabalho. São Carlos: FAPESP. 2000. Relatório Científico - FAPESP
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        43. REALI, A. M. M. R.; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REYES, Claudia Raimundo ; MARTUCCI, E. ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; MELLO, Roseli Rodrigues de. A reflexão sobre a ação pedagógica como estratégia de modificação da escola pública elementar numa perspectiva de formação continuada no local de trabalho. São Carlos: FAPESP. 1999. Relatório Científico - FAPESP
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        44. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, Claudia Raimundo ; MARTUCCI, E. ; LIMA, E. F. ; ABIB, M. L. ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; MELLO, Roseli Rodrigues de. A reflexão sobre a ação pedagógica como estratégia de modificação da escola pública elementar numa perspectiva de formação continuada no local de trabalho. São Carlos: FAPESP. 1998. Relatório Científico - FAPESP
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        45. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, Claudia Raimundo ; MARTUCCI, E. ; LIMA, E. F. ; ABIB, M. L. ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; MELLO, Roseli Rodrigues de. A reflexão sobre a ação pedagógica como estratégia de modificação da escola pública elementar numa perspectiva de formação continuada no local de trabalho. São Carlos: FAPESP. 1997. Relatório Científico - FAPESP
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Emilia Freitas de Lima ⇔ Roseli Rodrigues de Mello (11.0)
        1. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues ; REYES, C. R. ; LIMA, Emilia Freitas de ; OUTROS. Professional Development of Elementary School Teachers: Constructing and Analyzing Professional Learning through Public School and University Partnership.. Eric Clearinghouse On Teaching And Teacher Education. v. 2001, n. SP039505, p. (ERIC database # ED447069)., 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REYES, C. R. ; LIMA, Emilia Freitas de ; TANCREDI, R.M.S.P. ; MELLO, Roseli Rodrigues de. Let's help our children: a brazilian experience involving the home-school interaction. Eric Clearing House On Teaching And Teacher Education. v. 2001, n. sp039472, p. 1-22, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; LIMA, Emila Freitas de ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; MELLO, Roseli Rodrigues de. Desenvolvimento Profissional da Docência: analisando experiências de ensino e aprendizagem.. Pró-Posições (UNICAMP. Impresso). v. 11, n. n.1, p. 97-109, issn: 0103-7307, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. REALI, A. M. M. R.; REYES, Claudia Raimundo ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; TANCREDI, R. M. S. P. ; MELLO, Roseli Rodrigues de. How Teachers Assess and Attribute Grades: Report on a Teaching and Learning Experience.. Eric Clearinghouse On Teaching And Teacher Education. v. 2001, n. nED454227, p. 01-17, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. TANCREDI, R M S P ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues ; LIMA, Emilia Freitas de ; OUTROS. Os cadernos dos alunos e a prendizagem da matemática.. Educaçao e Matemática. v. 01, n. 11, p. 26-33, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. MIZUKAMI, M. G. N. (Org.) ; REALI, A. M. M. R. (Org.) ; REYES, C. R. (Org.) ; LIMA, E. F. (Org.) ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli (Org.). Escola e Aprendizagem da Docência : processos de investigação e formação. 2ª ed. São Carlos: EDUFSCAR, 2003. v. 1, p. 203.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. MIZUKAMI, M. G. N. (Org.) ; REALI, A. M. M. R. (Org.) ; REYES, C. R. (Org.) ; MARTUCCI, E. (Org.) ; LIMA, E. F. (Org.) ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli (Org.) ; MELLO, R. R. (Org.). Escola e aprendizagem da docência: processos de investigaçao e formaçao. 1ª ed. Sao Carlos: EdUFSCar, 2002. v. 01, p. 203.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        8. TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues ; REYES, Claudia Raimundo ; LIMA, Emilia Freitas de ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; MELLO, Roseli Rodrigues de. A construção da base do conhecimentos em matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. Em: Maria da Graça Nicoletti Mizukami; Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.. (Org.). Processos formativos da docência: conteúdos e práticas. 1ed.São Carlos. : EDUFSCar. 2005.v. 1, p. 285-295.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        9. LIMA, E. F. ; MELLO, Roseli Rodrigues de ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; TANCREDI, R. M. S. P.. O practicum e a formação de professores-formadores: uma experiência de ensino e aprendizagem. Em: Maria da Graça Nicoletti Mizukami; Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. (Org.). Formação de Professores: práticas pedagógicas e escola. 1ed.São Carlos. : EDUFSCAR / INEP / COMPED. 2002.v. 1, p. 339-350.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        10. REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; OLIVEIRA, R. M. M. A. ; MELLO, R. R.. Concepções, histórias e narrativas de professoras do ensino fundamental sobre seus alunos: compreendendo práticas pedagógicas. Em: 24ª Reunião Anual da Anped - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, v. 1, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        11. REYES, Claudia Raimundo ; MELLO, Roseli Rodrigues de ; MONTEIRO, Hilda Maria ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; LIMA, Emilia Freitas de ; OUTROS. Formación de profesores en el modelo constructivo colaborativo: la reflexión sobre practicas de clase en la construcción del conocimiento pedagogico. Em: Simposio sobre la formación inicial de los profesionales de la educación, v. 1, p. 167-170, 2000.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Emilia Freitas de Lima ⇔ Anete Abramowicz (1.0)
        1. ABRAMOWICZ, A.; SILVÉRIO, V. R. ; OLIVEIRA, F. ; TEBET, G. G. DE C.. Introdução. Em: Abramowicz, A, Solverio, V. et all. (Org.). Trabalhando a diferença na educação infantil. 1ed.São Paulo. : Liber Livros. 2006.v. 1, p. 10-17.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 12/10/2020 20:18:50