Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP)
Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) Campus São Carlos
Plataforma Lattes / outubro de 2020
Ana Cristina Juvenal da Cruz
Doutora (2014) e Mestre (2010) em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista - UNESP-Assis (2006). Desde 2015 é Professora Adjunta da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Realizou estágio de doutoramento na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris, junto ao Centre d'Études Nord-Américaines em 2012. Desenvolve trabalhos na área de educação com ênfase em relações étnico-raciais, estudo e ensino das histórias africanas e afro-brasileiras, estudos pós-coloniais e da diáspora negra. Foi Professora Adjunta da UERJ, no Departamento de Formação de Professores da FEBF (2015). Realizou Pós-Doutorado em Educação na UFSCar com apoio do CNPq em 2016. É Vice-Coordenadora do GT 21 Educação e Relações Étnico-Raciais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd, gestão 2020-2021. (Texto informado pelo autor)
CRUZ, A. C. J. Apontamentos e bases epistemológicas entre formação docente e currículo: desafios contemporâneos para uma educação antirracista. Revista ABPN. v. 12, p. 120-139, issn: 2177-2770, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CRUZ, ANA CRISTINA JUVENAL DA; RODRIGUES, TATIANE COSENTINO ; CRUZ, DENISE ; CARDOSO, IVANILDA AMADO. Desafios curriculares no ensino superior: contribuições do Programa Abdias Nascimento (Curricular challenges in Higher Education: contributions from the Abdias Nascimento Program). REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS). v. 13, p. 473-489, issn: 1982-7199, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
RODRIGUES DE SOUZA, CAROLINA ; JUVENAL DA CRUZ, ANA CRISTINA ; CAMPOS PIERSON, ALICE HELENA ; VERRANGIA, DOUGLAS. IDENTIDADES, PERTENCIMENTOS E AS CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS. Revista ABPN. v. 11, p. 252-282, issn: 2177-2770, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CRUZ, ANA CRISTINA JUVENAL DA. PROTAGONISMO DO PENSAMENTO NEGRO NO BRASIL: O LUGAR DAS MULHERES E CRIANÇAS NEGRAS NO PROJETO UNESCO. EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE). v. 34, p. 1-29, issn: 1982-6621, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CRUZ, A. C. J.; RODRIGUES, T. C.. Educação em Comunidades Remanescentes de Quilombos: implicações políticas e curriculares. REVISTA CONTEMPORÂNEA DE EDUCAÇÃO. v. 12, p. 161-174, issn: 1809-5747, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, ALAN DE ALMEIDA PALES ; CRUZ, ANA CRISTINA JUVENAL DA ; ABRAMOWICZ, ANETE ; ZUIN, ANTÔNIO ÁLVARO SOARES ; SILVA, FLÁVIO CAETANO DA ; GOMES, LUIZ ROBERTO ; LUIZ, MARIA CECILIA ; DINIS, NILSON FERNANDES ; RISCAL, SANDRA APARECIDA ; RODRIGUES, TATIANE CONSENTINO. Entre subjetividades e culturas: uma nova linha de pesquisa para a educação. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS). v. 11, p. 429-438, issn: 1982-7199, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CRUZ, A. C. J. REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS E IMAGÉTICAS SOBRE AS RELAÇÕES RACIAIS NO BRASIL NA REVISTA O CORREIO DA UNESCO. SANKOFA (SÃO PAULO). v. 10, p. 9-32, issn: 1983-6023, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Ana Cristina Juvenal Cruz. O LUGAR DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NOS DEBATES CONTEMPORÂNEOS DO CURRÍCULO BRASILEIRO. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar. v. 3, p. 134-150, issn: 2447-0783, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PASSOS, J. C. ; RODRIGUES, T. C. ; CRUZ, A. C. J.. O Impacto das Ações Afirmativas no Currículo Acadêmico do Ensino Superior Brasileiro. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) - ABPN. v. 8, p. 08-33, issn: 2177-2770, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
ABRAMOWICZ, A. ; CRUZ, A. C. J. ; MORUZZI, A. B.. Alguns apontamentos: a quem interessa a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil?. DEBATES EM EDUCAÇÃO. v. 8, p. 46-65, issn: 2175-6600, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CRUZ, A. C. J.; ABRAMOWICZ, A. ; RODRIGUES, T. C.. A pesquisa sobre criança e infância no Projeto UNESCO. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos). v. 9, p. 321-346, issn: 1982-7199, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CRUZ, A. C. J.; ABRAMOWICZ, A. ; RODRIGUES, T. C.. The Research on Children and Early Childhood in the UNESCO Project (Translation). Revista Eletrônica de Educação (São Carlos). v. 9, p. 347-372, issn: 1982-7199, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Livros publicados/organizados ou edições (1)
CRUZ, A. C. J.; REIS, P. M. A. (Org.) ; SOUZA, E. F. A. (Org.). Metodologias de trabalho em educação das relações étnico-raciais. 1 ed. Assis: Triunfal Gráfica e Editora, 2016. v. 1, p. 88. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Capítulos de livros publicados (7)
CRUZ, D. G. ; SIANI, F. ; Ana Cristina Juvenal Cruz ; RODRIGUES, T. C.. Apropiación, generación y uso edificador del conocimiento. Apropiación, generación y uso edificador del conocimiento. 1ed.Cali, Colômbia: Editorial Redipe - Serie. Em: . : Educación y Pedagogía de la Comprensión Edificadora. 2018.v. 1, p. 101-114. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, E. F. A. ; RODRIGUES, T. C. ; CRUZ, A. C. J.. Pesquisas em educação sobre o acesso de crianças negras às creches brasileiras: pontos para reflexão. Em: Anete Abramowicz; Afonso Canella Henriques. (Org.). Educação infantil: A luta pela infância. 1ed.Campinas. : Papirus. 2018.v. 1, p. 211-231. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, E. F. A. ; RODRIGUES, T. C. ; Ana Cristina Juvenal Cruz. Pesquisas em educação sobre o acesso de crianças negras às creches brasileiras: pontos para reflexão. Em: Anete Abramowicz. (Org.). Educação infantil: A luta pela infância. 1ed.Campinas. : Papirus. 2018.v. 1, p. 209-230. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CRUZ, A. C. J.; ABRAMOWICZ, A. ; RODRIGUES, T. C.. Os Parques Infantis, as pesquisas do Projeto UNESCO e as relações raciais entre crianças na cidade de São Paulo. Em: Vera Lucia Jacob Chaves; Elizeu Clementino de Souza. (Org.). Documentação, Memória e História da Educação no Brasil: educação especial, relações étnico-raciais e de gênero. 1ed.Tubarão. : Copiart. 2016.v. 1, p. 209-227. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
TEBET, G. G. ; CRUZ, A. C. J.. Tizuko Morchida Kishimoto. Em: Anete Abramowicz. (Org.). Estudos da Infância no Brasil: encontros e memórias. 1ed.São Carlos. : EdUFSCar. 2015.v. 1, p. 97-114. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
ABRAMOWICZ, A. ; CRUZ, A. C. J.. Cartografias Em Educação Infantil: o espaço da diáspora. Em: FARIA, Ana Lúcia Goulart et. al.; BARRETO, Alex ; SANTIAGO, Flavio ; Macedo, Elina ; SANTOS, Solange E.. (Org.). Infâncias e pós-colonialismo: pesquisas em busca de pedagogias descolonizadoras. 2ed.Campinas. : Edições Leituras Críticas. 2015.v. 1, p. 10-23. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (0)
Resumos publicados em anais de congressos (0)
Artigos aceitos para publicação (0)
Apresentações de trabalho (6)
CRUZ, ANA CRISTINA JUVENAL DA. Relações raciais no Brasil: a abolição não realizada. 2019. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
BONONI, S. ; CRUZ, A. C. J. ; ATTIE, A.. Princípio da Igualdade. 2019. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
CRUZ, A. C. J. Pensamentos e experiências de mulheres negras. 2017. Apresentação de Trabalho/Outra
CRUZ, A. C. J.; CORREA, L. J. L.. Relações Étnico-Raciais colonizadas: racialização e a questão da identidade. 2016. Apresentação de Trabalho/Outra
ABRAMOWICZ, A. ; CRUZ, A. C. J. ; RODRIGUES, T. C.. L'institutionalisation de la thématique des relations ethnico-raciales dans la formation des professeurs pour les jeunes enfants: la construction de pratiques pédagogiques. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação
CRUZ, A. C. J. Os Parques Infantis, as Pesquisas do Projeto UNESCO e as Relações Raciais entre Crianças na Cidade de São Paulo. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação
Demais tipos de produção bibliográfica (3)
CRUZ, A. C. J. Educação e relações étnico-raciais no contexto da pandemia. 2020. Boletim Extraordinário CAAF/Unifesp - MORTOS E MORTES DA COVID-19: SABERES, INSTITUIÇÕES E REGULAÇÕE [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CRUZ, A. C. J.; ABRAMOWICZ, A.. Da confrontação cooperativa intercultural à autoformação cooperativa: o caso dos formadores de professores no interior do movimento internacional da escola moderna. 2018. Tradução/Artigo [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CRUZ, A. C. J. Os livros para crianças, manuais de civilidade contemporâneos entre formal e informal? Um exemplo: a criança negra na literatura infanto-juvenil no Brasil. São Carlos: Revista Eletrônica de Educação - REVEDUC. 2016. Tradução/Artigo [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Produção técnica
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (0)
Demais tipos de produção técnica (4)
Ana Cristina Juvenal Cruz. Curso de Difusão Cultural Aspectos da Cultura e da História do Negro no Brasil II. 2018. Curso de curta duração ministrado/Extensão [ busca Google | busca Bing ]
CRUZ, A. C. J. XXVI Curso de Difusão Cultural Aspectos da Cultura e da História do Negro no Brasil - Módulo II. 2016. Curso de curta duração ministrado/Extensão [ busca Google | busca Bing ]
CRUZ, A. C. J. Educação e Relações Étnico-Raciais: racialização e identidade negra. 2016. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
CRUZ, A. C. J. Relações Étnico-Raciais no Brasil: a pesquisa sobre criança e infância no Projeto UNESCO. 2016. Relatório de pesquisa [ busca Google | busca Bing ]
Produção artística
Total de produção artística (0)
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (4)
Fabiana de Oliveira Maciel Rocha. O Quilombismo de Abdias Nascimento: un fundamento para uma educação antirracista. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019. Orientador: Ana Cristina Juvenal da Cruz.
Solange Bonifácio. Relações étnico-raciais e formação de professores. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2019. Orientador: Ana Cristina Juvenal da Cruz.
Erica Moreira Borges. A EDUCAÇÃO E O PROCESSO DO ENSINO E ALFABETIZAÇÃO ANTES, DURANTE E DEPOIS DA COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NA GUINÉ-BISSAU. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018. Orientador: Ana Cristina Juvenal da Cruz.
Raul Polline Nunes. Espaço e paisagem: representações raciais em uma célula confederada no interior de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2018. Orientador: Ana Cristina Juvenal da Cruz.
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (2)
André Luiz Martins Kastein Filho. ?Porque se sou eu, tenho que escrever o que eu penso. Posso senhor?": falas de jovens em privação de liberdade. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2020. Orientador: Ana Cristina Juvenal da Cruz.
Denise Gonçalves da Cruz. Relações Étnico-Raciais e fomação de professores em ciências: um estudo de caso Brasil e Colômbia. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017. Orientador: Ana Cristina Juvenal da Cruz.
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (1)
Alcinéia Bispo de Andrade. "Meu pai é preto, mas tem a pele branca": experiência da docência em Educação Infantil a partir da percepção de crianças sobre cor e raça. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Sociologia nda Infância) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Ana Cristina Juvenal da Cruz.
Trabalho de conclusão de curso de graduação (4)
Jessica Andreoli de Oliveira. A pesquisa sobre o fracasso escolar na perspectiva das relações étnico-raciais. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Ana Cristina Juvenal da Cruz.
Ana Carolina Scarpeta. O debate sobre racismo e representações: o caso da contenda em torno da obra de Monteiro Lobato. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Ana Cristina Juvenal da Cruz.
Camila Bernadete da Silva Felex. Pensando sobre si mesmas: inserção e permanência de mulheres negras no ensino superior. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Ana Cristina Juvenal da Cruz.
Jiene Pio. A concepção de educação do povo Terena. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Ana Cristina Juvenal da Cruz.
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (5)
2018-Atual. Retracando rotas, compondo territorialidades: o uso da tecnologia no ensino de historia das diasporas africanas para o ensino medio (Edital Universal/CNPq) Descrição: Este projeto de pesquisa agrega pesquisadoras e pesquisadores de diferentes instituições brasileiras e uma colombiana e constitui-se em uma investigação que visa integrar tecnologia a partir de uma base epistemológica em torno da experiência da diáspora africana negra para a formação e produção de conhecimento em ensino de história para o ensino médio. A proposta consiste no desenvolvimento de um aplicativo móvel piloto com conteúdos de componentes curriculares e estratégias de aprendizagem sobre a história da experiência da diáspora negra tendo como fonte primária os 8 volumes da Coleção História Geral da África (HGA). Metodologicamente isso se fará em duas etapas: a primeira etapa será composta de um levantamento de conteúdos e aprendizagens sobre a história da experiência da diáspora africana negra tendo como fonte primária a HGA; a segunda etapa, será o desenvolvimento de um aplicativo livre, gratuito e com acessibilidade fundamentado em uma formação básica da linguagem de programação para o ensino desses conhecimentos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Ana Cristina Juvenal da Cruz - Coordenador / Priscila Martins Medeiros - Integrante / Ecivaldo de Souza Matos - Integrante / Sarah Leite Lisbão Machado Diniz - Integrante / Cleber dos Santos Vieira - Integrante / Érica Aparecida Kawakami Mattioli - Integrante / Maria Isabel Mena Garcia - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Membro: Ana Cristina Juvenal da Cruz.
2018-Atual. Transnacionalismo e proposta curricular para a educacao das relacoes etnico-raciais e da diferenca no ensino Descrição: A proposta apresentada pretende estabelecer uma rede transnacional de investigação entre pesquisadores e pesquisadoras brasileiras em parceria com instituições internacionais: Universidad Distrital Francisco José de Caldas (Colômbia), Georgia State University (EUA), Centro de Estudos sobre América Latina- CLAS/Stanford University, Université d´Orleans e Université Paris-Nanterre (França), que há algum tempo desenvolvem pesquisas em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de São Carlos, com o Grupo de Pesquisa: estudos sobre a criança, a infância e a educação infantil: políticas e práticas da diferença, e com os/as pesquisadores/as que compõem a equipe desta proposta. O projeto que apresentamos objetiva, em uma primeira etapa, dar continuidade a pesquisa em curso que tem desenvolvido uma análise de contextos diferenciados de relações étnico-raciais estadunidense, colombiano, francês e brasileiro, no sentido de verificar como as universidades parceiras têm investigado a temática das relações étnico-raciais buscando identificar a maneira pela qual essas temáticas aparecem no ensino superior. Este projeto amplia a análise para verificar de que maneira estes temas aparecem na educação básica e no ensino médio. Pretende-se também, nesta primeira etapa, analisar se há confluências, entre o projeto que apresentamos com a Base curricular transnacional para os países do MERCOSUL, estudo realizado pelo Conselho Nacional de Educação/UNESCO e com outros currículos transnacionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Cristina Juvenal da Cruz - Integrante / ABRAMOWICZ, A. - Coordenador / TEBET, G. G. - Integrante / Tatiane Cosentino Rodrigues - Integrante / Andrea Braga Moruzzi - Integrante / Valter Roberto Silvério - Integrante / Carolina Rodrigues de Souza - Integrante / Fabiana Luci de Oliveira - Integrante / Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva - Integrante / Véronique Francis - Integrante / Nilma Lino Gomes - Integrante. Membro: Ana Cristina Juvenal da Cruz.
2016-2017. Identidades, Pertencimentos e as Ciencias Naturais, Exatas e Tecnologicas Descrição: Projeto financiado pela Fundação Carlos Chagas, em decorrência do concurso "Negras e negros nas Ciências". Objetiva identificar meandros, contextos e fatores que influenciam à decisão de jovens, universitários e pré-vestibulandos, sobre a opção de cursar ou não uma carreira da área de Ciências Naturais ou Tecnológicas, assim como contribuir para uma compreensão mais profunda dos dados quantitativos que indicam disparidades raciais na formação de profissionais das áreas de Ciências Exatas e Tecnológicas, apontando, por meio da análise da trajetória dos participantes, questões sociais, econômicas, culturais e outras que possam perpassar escolhas, decisões e indecisões.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Ana Cristina Juvenal da Cruz - Integrante / Douglas Verrangia Correa Da Silva - Integrante / Alice Helena Campos Pierson - Integrante / Carolina Rodrigues de Souza - Coordenador. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas - Auxílio financeiro. Membro: Ana Cristina Juvenal da Cruz.
2016-Atual. Conhecimento, pesquisa e inovacoes curriculares na formacao de professores para diversidade etnico-racial no ensino superior: questionamentos e contribuicoes das matrizes etnico-raciais e culturais, de saberes africanos e afrodescendentes Descrição: O projeto vinculado ao Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento objetiva a partir de uma análise comparativa em contextos diferenciados de relações étnico-raciais, estadunidense, colombiano e francês, pretende-se analisar se e de que maneira as universidades parceiras na pesquisa têm realizado o diálogo de conhecimentos e práticas na formação de professores (biologia e pedagogia), entre universidades e grupos que compõem a diversidade étnico-racial presente nas instituições, com foco nas matrizes de conhecimento étnico-raciais e culturais, de saberes africanos e afrodescendentes. Pretende-se identificar de que maneira as universidades têm realizado mudanças e quais são elas, em sua estrutura formal, administrativa e normativa com o ingresso de grupos étnico-raciais até então ausentes no ensino superior. Para além das mudanças administrativas o projeto objetiva analisar se e de que forma os currículos dos cursos de formação de professores de pedagogia e biologia estão se modificando para influir referências teóricas de matrizes diversas de conhecimentos étnico-raciais e culturais, de saberes africanos e afrodescendentes. Além desta análise a pesquisa pretende numa perspectiva propositiva que os estudantes brasileiros indiquem, apresentem propostas a partir dos estudos de relações étnico-raciais na França (Université Paris Diderot e 'Université d'Orléans), EUA (Georgia State University) e Colômbia (Universidad Distrital "Francisco José De Caldas") para o contexto brasileiro, para mudanças curriculares nos cursos de formação de professores das duas áreas indicadas e para uma política de ação afirmativa interna nas universidades brasileiras.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (3) . Integrantes: Ana Cristina Juvenal da Cruz - Integrante / ABRAMOWICZ, A. - Integrante / RODRIGUES, T. C. - Coordenador / Douglas Verrangia - Integrante / Joyce Elaine King - Integrante / Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva - Integrante / Véronique Francis - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro. Membro: Ana Cristina Juvenal da Cruz.
2015-2016. Relacoes Etnico-Raciais no Brasil: a pesquisa sobre crianca e infancia no Projeto UNESCO Descrição: Projeto de pós-doutoramento cujo objetivo é repertoriar as pesquisas sobre criança e infância realizadas no programa de pesquisa da UNESCO aplicado no Brasil conhecido por ?Projeto UNESCO sobre relações raciais?, realizado em parceria com a Revista Anhembi de São Paulo entre 1950 e 1953. A análise partirá, primeiramente, dos resultados de duas pesquisas realizadas no referido projeto, a primeira é de Virgínia Leone Bicudo (1955) ?Atitudes dos alunos dos grupos escolares em relação com a côr dos seus colegas? e, a segunda, de Aniela Meyer Ginsberg (1955) ?Pesquisas sôbre as atitudes de um grupo de escolares de São Paulo em relação com as crianças de côr?. Evidencia-se que ambas as pesquisas anteciparam categorias e conceitos sobre os modos de socialização das crianças que se tornariam centrais nos estudos contemporâneos: a agência da criança e, de modo específico, a especificidade desta agência em termos de relações raciais. Buscar-se-á analisá-las com uma metodologia genealógica a fim de estabelecer uma cartografia da pesquisa sociológica sobre infância no interior dos estudos que compuseram o Projeto UNESCO.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Cristina Juvenal da Cruz - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Membro: Ana Cristina Juvenal da Cruz.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (4)
Professora Homenageada Homenageada Turma Pedagogia Diurno Universidade Federal de São Carlos - UFSCar., Universidade Federal de São Carlos.. 2020. Membro: Ana Cristina Juvenal da Cruz.
Patronesse do Curso de Licenciatura em Pedagogia Matutino, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.. 2019. Membro: Ana Cristina Juvenal da Cruz.
Professora Homenageada Turma Pedagogia Noturno, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.. 2018. Membro: Ana Cristina Juvenal da Cruz.
Patronesse da Turma do curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.. 2017. Membro: Ana Cristina Juvenal da Cruz.
Participação em eventos
Total de participação em eventos (9)
Conferencia Internacional Investigaciones Afrodescendientes en América Latina. Qué tipo de investigaciones antirracistas estamos realizando en nuestros campos?. 2020. (Encontro).
13 de maio também é dia de luta.Relações raciais no Brasil: a abolição não realizada. 2019. (Encontro).
Constituição CF/88.A participação da mulher na CF/88. 2019. (Outra).
WERA 2018 World Congress/ Reimagining Worldwide Education Research. Abdias Nascimento academic development program: curriculum innovations in higher education. 2018. (Congresso).
WERA 2018 World Congress/ Reimagining Worldwide Education Research. Theoretical and methodological implications of ethnic-racial diversity on the continuing education of teachers. 2018. (Congresso).
Mulheres Negras, Diáspora e Estudos Africanos: saberes contra-hegemônicos dos saberes nas relações étnico-racsisi.Educação das Relações Étnico-Raciais e Ensino da História da África e das Diásporas Negras. 2016. (Encontro).
37º Reuinão Nacional da Anped Plano Nacional de Educação: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira. Relações Raciais entre Crianças na Cidade de São Paulo: as Pesquisas do Projeto UNESCO. 2015. (Congresso).
Seminário Documentação, Memória e História da Educação no Brasil.Os Parques Infantis, as Pesquisas do Projeto UNESCO e as Relações Raciais entre Crianças na Cidade de São Paulo. 2015. (Seminário).
XII Conlab. A pesquisa sobre infância e relações étnico-raciais no Brasil: o caso do projeto UNESCO. 2015. (Congresso).
Organização de eventos
Total de organização de eventos (2)
CRUZ, A. C. J.. 'VII Semana da Cosnciencia Negra de Assis - Racismo à Brasileira : Políticas Afirmativas Já!'. 2006. (Outro).. . 0.
CRUZ, A. C. J.. V Semana da Consciência Negra Para ser Negro no Brasil tem que ser mais que artista. Abdias do Nascimento 90 anos. 2004. (Outro).. . 0.
COSTA, ALAN DE ALMEIDA PALES ; CRUZ, ANA CRISTINA JUVENAL DA ; ABRAMOWICZ, ANETE ; ZUIN, ANTÔNIO ÁLVARO SOARES ; SILVA, FLÁVIO CAETANO DA ; GOMES, LUIZ ROBERTO ; LUIZ, MARIA CECILIA ; DINIS, NILSON FERNANDES ; RISCAL, SANDRA APARECIDA ; RODRIGUES, TATIANE CONSENTINO. Entre subjetividades e culturas: uma nova linha de pesquisa para a educação. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS). v. 11, p. 429-438, issn: 1982-7199, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
ABRAMOWICZ, Anete. ; CRUZ, Ana Cristina J. da ; MORUZZI, Andrea Braga. ALGUNS APONTAMENTOS: A QUEM INTERESSA A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL?. Debates em Educação. v. 8, p. 46-65, issn: 2175-6600, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CRUZ, ANA CRISTINA JUVENAL DA ; ABRAMOWICZ, ANETE ; Rodrigues, Tatiane Cosentino. A pesquisa sobre criança e infância no Projeto UNESCO. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos). v. 9, p. 321-345, issn: 1982-7199, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CRUZ, A. C. ; ABRAMOWICZ, Anete ; Rodrigues, Tatiane C.. Os parques infantis, as pesquisas do projeto Unesco e as relações raciais entre crianças na cidade de São Paulo. Em: Vera Lucia Jacob Chaves, Elizeu Clementino de Souza. (Org.). Documentação, memória e História da Educação no Brasil: educação especial, questões étnico-raciais e de gênero.. 1ed.Santa Catarina. : Copiart. 2016.v. 2, p. 209-228. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
ABRAMOWICZ, A.; CRUZ, A. C. J. da. Cartografias Em Educação Infantil: o espaço da diáspora. Em: FARIA, Ana Lúcia Goulart et al.. (Org.). ARIA, Ana Lúcia Goulart de (Org.) ; BARRETO, Alex (Org.) ; SANTIAGO, Flavio (Org.) ; Macedo, Elina (Org.) ; SANTOS, Solange E. (Org.) . Infâncias e pós-colonialismo: pesquisas em busca de pedagogias descolonizadoras.. 2ed.Campinas. : Edições Leituras Críticas. 2015.v. 1, p. 10-23. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CRUZ, A. C. J.; ABRAMOWICZ, A.. Da confrontação cooperativa intercultural à autoformação cooperativa: o caso dos formadores de professores no interior do movimento internacional da escola moderna. São Carlos: Revista Eletrônica de Educação. 2018. Revisão Técnica de Artigo Traduzido [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CRUZ, A. C. J.; RODRIGUES, T. C.. Educação em Comunidades Remanescentes de Quilombos: implicações políticas e curriculares. REVISTA CONTEMPORÂNEA DE EDUCAÇÃO. v. 12, p. 161-174, issn: 1809-5747, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PASSOS, J. C. ; RODRIGUES, T. C. ; CRUZ, A. C. J.. O impacto das ações afirmativas no currículo acadêmico do ensino superior brasileiro. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) - ABPN. v. 8, p. 08-33, issn: 2177-2770, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CRUZ, ANA CRISTINA JUVENAL DA ; ABRAMOWICZ, ANETE ; Rodrigues, Tatiane Cosentino. A pesquisa sobre criança e infância no Projeto UNESCO. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos). v. 9, p. 321-345, issn: 1982-7199, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CRUZ, ANA CRISTINA JUVENAL DA ; ABRAMOWICZ, Anete ; RODRIGUES, Tatiane Cosentino. The Research on Children and Early Childhood in the UNESCO Project (Translation). Revista Eletrônica de Educação (São Carlos). v. 9, p. 347-372, issn: 1982-7199, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, E. F. A. ; RODRIGUES, Tatiane Cosentino ; CRUZ, A. C.. Pesquisas em educação sobre o acesso de crianças negras às creches brasileiras: pontos para reflexão. Em: Abramowicz, Anete; Henriques, Afonso Canella. (Org.). Educação infantil: a luta pela infância. 1ed.Campinas. : Papirus. 2018.v. 1, p. 211-233. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CRUZ, A. C. ; ABRAMOWICZ, Anete ; Rodrigues, Tatiane C.. Os parques infantis, as pesquisas do projeto Unesco e as relações raciais entre crianças na cidade de São Paulo. Em: Vera Lucia Jacob Chaves, Elizeu Clementino de Souza. (Org.). Documentação, memória e História da Educação no Brasil: educação especial, questões étnico-raciais e de gênero.. 1ed.Santa Catarina. : Copiart. 2016.v. 2, p. 209-228. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
ABRAMOWICZ, Anete. ; CRUZ, Ana Cristina J. da ; MORUZZI, Andrea Braga. ALGUNS APONTAMENTOS: A QUEM INTERESSA A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL?. Debates em Educação. v. 8, p. 46-65, issn: 2175-6600, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]