Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Tatiane Cosentino Rodrigues

Doutora em educação (2011) pela Universidade Federal de São Carlos, possui graduação (2003) em Pedagogia e Mestrado em Ciências Sociais (2005) pela mesma instituição. É professora do Departamento de Teorias e Prática Pedagógicas e do Programa de Pós Graduação em Educação da UFSCar. É líder do grupo de Pesquisa CNPq quot;Educação e relações étnico-raciaisquot;. Coordena projeto internacional do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento (CAPES). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, relações raciais, diversidade, diferença, movimento negro, currículo e formação de professores.#10;Realiza pós-doutorado na Universidade Paris Nanterre (2019-2020), no Centre de Recherche Éducation ef Formation (CREF-EA 1589). Équipe Éducation Familiale et Interventions Sociales auprès des familles com bolsa FAPESP e Print/CAPES. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8361431964064731 (07/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2013-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. Washington Luis, km 235 - Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas Jardim Guanabara 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518409 URL da Homepage: http://www.ufscar.br/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2018-Atual. Transnacionalismo e proposta curricular para a educacao das relacoes etnico-raciais e da diferenca no ensino. (Edital Universal/CNPq)
      Descrição: A proposta apresentada pretende estabelecer uma rede transnacional de investigação entre pesquisadores e pesquisadoras brasileiras em parceria com instituições internacionais: Universidad Distrital Francisco José de Caldas (Colômbia), Georgia State University (EUA), Centro de Estudos sobre América Latina- CLAS/Stanford University, Université d´Orleans e Université Paris-Nanterre (França), que há algum tempo desenvolvem pesquisas em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de São Carlos, com o Grupo de Pesquisa: estudos sobre a criança, a infância e a educação infantil: políticas e práticas da diferença, e com os/as pesquisadores/as que compõem a equipe desta proposta. O projeto que apresentamos objetiva, em uma primeira etapa, dar continuidade a pesquisa em curso que tem desenvolvido uma análise de contextos diferenciados de relações étnico-raciais estadunidense, colombiano, francês e brasileiro, no sentido de verificar como as universidades parceiras têm investigado a temática das relações étnico-raciais buscando identificar a maneira pela qual essas temáticas aparecem no ensino superior. Este projeto amplia a análise para verificar de que maneira estes temas aparecem na educação básica e no ensino médio. Pretende-se também, nesta primeira etapa, analisar se há confluências, entre o projeto que apresentamos com a Base curricular transnacional para os países do MERCOSUL, estudo realizado pelo Conselho Nacional de Educação/UNESCO e com outros currículos transnacionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Tatiane Cosentino Rodrigues - Integrante / Carolina - Integrante / Anete - Coordenador / Ana Cristina Cruz - Integrante / Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva - Integrante / Andrea Moruzzi - Integrante / Gabriela Guarnieri Tebet - Integrante / Ione da Silva Jovino - Integrante / Valter Silverio - Integrante / Fabiana Luci de Oliveira - Integrante / Joyce Elaine King - Integrante / GOMES, NILMA LINO - Integrante / veronique francis - Integrante / Cristina Teodoro Trinidad - Integrante.
      Membro: Tatiane Cosentino Rodrigues.
      Descrição: A proposta apresentada pretende estabelecer uma rede transnacional de investigação entre pesquisadores e pesquisadoras brasileiras em parceria com instituições internacionais: Universidad Distrital Francisco José de Caldas (Colômbia), Georgia State University (EUA), Centro de Estudos sobre América Latina- CLAS/Stanford University, Université d´Orleans e Université Paris-Nanterre (França), que há algum tempo desenvolvem pesquisas em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de São Carlos, com o Grupo de Pesquisa: estudos sobre a criança, a infância e a educação infantil: políticas e práticas da diferença, e com os/as pesquisadores/as que compõem a equipe desta proposta. #10;O projeto que apresentamos objetiva, em uma primeira etapa, dar continuidade a pesquisa em curso que tem desenvolvido uma análise de contextos diferenciados de relações étnico-raciais estadunidense, colombiano, francês e brasileiro, no sentido de verificar como as universidades parceiras têm investigado a temática das relações étnico-raciais buscando identificar a maneira pela qual essas temáticas aparecem no ensino superior. Este projeto amplia a análise para verificar de que maneira estes temas aparecem na educação básica e no ensino médio. Pretende-se também, nesta primeira etapa, analisar se há confluências, entre o projeto que apresentamos com a Base curricular transnacional para os países do MERCOSUL, estudo realizado pelo Conselho Nacional de Educação/UNESCO e com outros currículos transnacionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Anete Abramowicz - Coordenador / Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva - Integrante / Ione da Silva Jovino - Integrante / Valter Roberto Silvério - Integrante / Nilma Lino Gomes - Integrante / Gabriela Guarnieri de C. Tebet - Integrante / Andrea B. Moruzzi - Integrante / Tatiane Consentino Rodrigues - Integrante / Ana Cristina Juvenal da Cruz - Integrante / Carolina Rodrigues de Souza - Integrante / Fabiana Luci de Oliveira - Integrante / Véronique Francis - Integrante / Miriam Schnaiderman - Integrante / Joice King - Integrante / Diléia Martins Briega - Integrante / Cristian Kawakami - Integrante / Cristina Teodoro Trinidad - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Anete Abramowicz.
      Descrição: A proposta apresentada pretende estabelecer uma rede transnacional de investigação entre pesquisadores e pesquisadoras brasileiras em parceria com instituições internacionais: Universidad Distrital Francisco José de Caldas (Colômbia), Georgia State University (EUA), Centro de Estudos sobre América Latina- CLAS/Stanford University, Université d´Orleans e Université Paris-Nanterre (França), que há algum tempo desenvolvem pesquisas em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de São Carlos, com o Grupo de Pesquisa: estudos sobre a criança, a infância e a educação infantil: políticas e práticas da diferença, e com os/as pesquisadores/as que compõem a equipe desta proposta. O projeto que apresentamos objetiva, em uma primeira etapa, dar continuidade a pesquisa em curso que tem desenvolvido uma análise de contextos diferenciados de relações étnico-raciais estadunidense, colombiano, francês e brasileiro, no sentido de verificar como as universidades parceiras têm investigado a temática das relações étnico-raciais buscando identificar a maneira pela qual essas temáticas aparecem no ensino superior. Este projeto amplia a análise para verificar de que maneira estes temas aparecem na educação básica e no ensino médio. Pretende-se também, nesta primeira etapa, analisar se há confluências, entre o projeto que apresentamos com a Base curricular transnacional para os países do MERCOSUL, estudo realizado pelo Conselho Nacional de Educação/UNESCO e com outros currículos transnacionais... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Andrea Braga Moruzzi - Integrante / ABRAMOWICZ, Anete. - Coordenador / RODRIGUES, Tatiane Consentino - Integrante / Ione Jovino - Integrante / luci de oliveira - Integrante / Ana Cristina Juvenal da Cruz - Integrante / Nilma Lino Gomes - Integrante / Petronilha Beatriz Gonçalves e SIlva - Integrante / Walter Silvério - Integrante / Cristina Teodoro - Integrante.
      Membro: Andrea Braga Moruzzi.
      Descrição: A proposta apresentada pretende estabelecer uma rede transnacional de investigação entre pesquisadores e pesquisadoras brasileiras em parceria com instituições internacionais: Universidad Distrital Francisco José de Caldas (Colômbia), Georgia State University (EUA), Centro de Estudos sobre América Latina- CLAS/Stanford University, Université d´Orleans e Université Paris-Nanterre (França), que há algum tempo desenvolvem pesquisas em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de São Carlos, com o Grupo de Pesquisa: estudos sobre a criança, a infância e a educação infantil: políticas e práticas da diferença, e com os/as pesquisadores/as que compõem a equipe desta proposta. O projeto que apresentamos objetiva, em uma primeira etapa, dar continuidade a pesquisa em curso que tem desenvolvido uma análise de contextos diferenciados de relações étnico-raciais estadunidense, colombiano, francês e brasileiro, no sentido de verificar como as universidades parceiras têm investigado a temática das relações étnico-raciais buscando identificar a maneira pela qual essas temáticas aparecem no ensino superior. Este projeto amplia a análise para verificar de que maneira estes temas aparecem na educação básica e no ensino médio. Pretende-se também, nesta primeira etapa, analisar se há confluências, entre o projeto que apresentamos com a Base curricular transnacional para os países do MERCOSUL, estudo realizado pelo Conselho Nacional de Educação/UNESCO e com outros currículos transnacionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Cristina Juvenal da Cruz - Integrante / ABRAMOWICZ, A. - Coordenador / TEBET, G. G. - Integrante / Tatiane Cosentino Rodrigues - Integrante / Andrea Braga Moruzzi - Integrante / Valter Roberto Silvério - Integrante / Carolina Rodrigues de Souza - Integrante / Fabiana Luci de Oliveira - Integrante / Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva - Integrante / Véronique Francis - Integrante / Nilma Lino Gomes - Integrante.
      Membro: Ana Cristina Juvenal da Cruz.
    2. 2017-Atual. Os impactos das acoes afirmativas na vida academica e profissional de estudantes negros(as) egressos(as) do sistema de cotas
      Descrição: O presente projeto tem como objetivo analisar o impacto das ações afirmativas na trajetória acadêmica e profissional de estudantes negros e negras egressas(os) das políticas afirmativas da Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal do Tocantins, Universidade Federal de Santa Catarina e da Universidade Federal de Pernambuco. Visa dar continuidade à pesquisa: “Ações Afirmativas: Ensino, Pesquisa e Extensão na perspectiva da educação das relações étnico-raciais”, iniciada em 2014 e em processo de finalização, em que foram analisados os processos de implementação dos programas de ação afirmativa nas respectivas instituições federais. O enfoque na proposição aqui delineada se desloca agora para a repercussão das políticas de ação afirmativa no acesso ao mercado de trabalho e os programas de pós-graduação, ou seja, quais têm sido as alternativas de desenvolvimento dos(as) estudantes negros(as) egressos(as) do sistema de cotas? Em que medida as políticas de ações afirmativas alteram a relação mercado de trabalho e desigualdades raciais em relação a homens e mulheres? Esses aspectos podem ampliar as perspectivas de análise, bem como, as avaliações que vem sendo realizadas sobre as ações afirmativas no ensino superior. A escolha metodológica é pela utilização da abordagem qualitativa combinada com a quantitativa. Como procedimentos investigativos optou-se pela aplicação de questionário online com questões abertas e fechadas e entrevistas semiestruturadas individuais com estudantes egressos (as) para aprofundamento. Os(As) egressos(as) selecionadas deverão ter ingressado nas universidade até o ano de 2013 e ter concluído até 2016 um dos cursos: Pedagogia, Medicina, Ciências Sociais e Engenharia Civil. Cursos esses comuns às universidades parceiras e que já têm sido focalizados pelos(as) pesquisadores(as) em estudo anterior. A proposta em tela se justifica por contribuir com as pesquisas de avaliação, consolidação e desenvolvimento das ações afirmativas no ensino superior brasileiro e, também com as pesquisas que se dediquem ao desenvolvimento de estudantes egressos(as), visando preencher uma lacuna encontrada no campo da pesquisa que se mostra fecundo e que pode jogar luz nas investigações entre acesso.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (4) . Integrantes: Tatiane Cosentino Rodrigues - Integrante / Ana Cristina Cruz - Integrante / Fabiana de Oliveira - Integrante / Karina Almeida Souza - Integrante / Priscila Martins Medeiros - Integrante / Joana Celia dos Passos - Coordenador / Rodrigo Ednilson de Jesus - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Tatiane Cosentino Rodrigues.
    3. 2016-Atual. Conhecimento, pesquisa e inovacoes curriculares na formacao de professores para diversidade etnico-racial no ensino superior: questionamentos e contribuicoes das matrizes etnico-raciais e culturais, de saberes africanos e afrodescendentes
      Descrição: O projeto objetiva a partir de uma análise comparativa em contextos diferenciados de relações étnico-raciais, estadunidense, colombiano e francês, pretende-se analisar se e de que maneira as universidades parceiras na pesquisa têm realizado o diálogo de conhecimentos e práticas na formação de professores (biologia e pedagogia), entre universidades e grupos que compõem a diversidade étnico-racial presente nas instituições, com foco nas matrizes de conhecimento étnico-raciais e culturais, de saberes africanos e afrodescendentes.#10;Pretende-se identificar de que maneira as universidades têm realizado mudanças e quais são elas, em sua estrutura formal, administrativa e normativa com o ingresso de grupos étnico-raciais até então ausentes no ensino superior.#10;Para além das mudanças administrativas o projeto objetiva analisar se e de que forma os currículos dos cursos de formação de professores de pedagogia e biologia estão se modificando para influir referências teóricas de matrizes diversas de conhecimentos étnico-raciais e culturais, de saberes africanos e afrodescendentes. Além desta análise a pesquisa pretende numa perspectiva propositiva que os estudantes brasileiros indiquem, apresentem propostas a partir dos estudos de relações étnico-raciais na França, EUA e Colômbia para o contexto brasileiro, para mudanças curriculares nos cursos de formação de professores das duas áreas indicadas e para uma política de ação afirmativa interna nas universidades brasileiras.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Tatiane Cosentino Rodrigues - Coordenador / Anete - Integrante / Ana Cristina Cruz - Integrante / Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva - Integrante / Douglas Verrangia - Integrante / Fernanda Vieira da Silva Santos - Integrante / Camila Simões Rosa - Integrante / Iberê Araújo da Conceição - Integrante / Denise Gonçalves da Cruz - Integrante / Fernanda Siani - Integrante.
      Membro: Tatiane Cosentino Rodrigues.
      Descrição: Descrição: O projeto objetiva a partir de uma análise comparativa em contextos diferenciados de relações étnico-raciais, estadunidense, colombiano e francês, pretende-se analisar se e de que maneira as universidades parceiras na pesquisa têm realizado o diálogo de conhecimentos e práticas na formação de professores (biologia e pedagogia), entre universidades e grupos que compõem a diversidade étnico-racial presente nas instituições, com foco nas matrizes de conhecimento étnico-raciais e culturais, de saberes africanos e afrodescendentes. Pretende-se identificar de que maneira as universidades têm realizado mudanças e quais são elas, em sua estrutura formal, administrativa e normativa com o ingresso de grupos étnico-raciais até então ausentes no ensino superior. Para além das mudanças administrativas o projeto objetiva analisar se e de que forma os currículos dos cursos de formação de professores de pedagogia e biologia estão se modificando para influir referências teóricas de matrizes diversas de conhecimentos étnico-raciais e culturais, de saberes africanos e afrodescendentes. Além desta análise a pesquisa pretende numa perspectiva propositiva que os estudantes brasileiros indiquem, apresentem propostas a partir dos estudos de relações étnico-raciais na França, EUA e Colômbia para o contexto brasileiro, para mudanças curriculares nos cursos de formação de professores das duas áreas indicadas e para uma política de ação afirmativa interna nas universidades brasileiras..#10;Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.#10;Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .#10;#10;Integrantes: Tatiane Cosentino Rodrigues - Coordenador / Anete Abramowicz- Integrante / Ana Cristina Cruz - Integrante / Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva - Integrante / Douglas Verrangia - Integrante / Fernanda Vieira da Silva Santos - Integrante / Camila Simões Rosa - Integrante / Iberê Araújo da Conceição - Integrante / Denise Gonçalves da Cruz - Integrante / Fernanda Siani - Integrante.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Anete Abramowicz - Integrante / Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva - Integrante / Nilma Lino Gomes - Integrante / Tatiane Consentino Rodrigues - Coordenador / Ana Cristina Juvenal da Cruz - Integrante / Véronique Francis - Integrante / Joyce King - Integrante.
      Membro: Anete Abramowicz.
      Descrição: O projeto vinculado ao Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento objetiva a partir de uma análise comparativa em contextos diferenciados de relações étnico-raciais, estadunidense, colombiano e francês, pretende-se analisar se e de que maneira as universidades parceiras na pesquisa têm realizado o diálogo de conhecimentos e práticas na formação de professores (biologia e pedagogia), entre universidades e grupos que compõem a diversidade étnico-racial presente nas instituições, com foco nas matrizes de conhecimento étnico-raciais e culturais, de saberes africanos e afrodescendentes. Pretende-se identificar de que maneira as universidades têm realizado mudanças e quais são elas, em sua estrutura formal, administrativa e normativa com o ingresso de grupos étnico-raciais até então ausentes no ensino superior. Para além das mudanças administrativas o projeto objetiva analisar se e de que forma os currículos dos cursos de formação de professores de pedagogia e biologia estão se modificando para influir referências teóricas de matrizes diversas de conhecimentos étnico-raciais e culturais, de saberes africanos e afrodescendentes. Além desta análise a pesquisa pretende numa perspectiva propositiva que os estudantes brasileiros indiquem, apresentem propostas a partir dos estudos de relações étnico-raciais na França (Université Paris Diderot e 'Université d'Orléans), EUA (Georgia State University) e Colômbia (Universidad Distrital "Francisco José De Caldas") para o contexto brasileiro, para mudanças curriculares nos cursos de formação de professores das duas áreas indicadas e para uma política de ação afirmativa interna nas universidades brasileiras.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (3) . Integrantes: Ana Cristina Juvenal da Cruz - Integrante / ABRAMOWICZ, A. - Integrante / RODRIGUES, T. C. - Coordenador / Douglas Verrangia - Integrante / Joyce Elaine King - Integrante / Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva - Integrante / Véronique Francis - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Ana Cristina Juvenal da Cruz.
    4. 2013-2016. Acao Afirmativa: ensino, pesquisa e extensao na perspectiva da educacao das relacoes etnico-raciais
      Descrição: O projeto de pesquisa proposto tem como objetivo realizar uma análise do processo de implementação dos programas de ação afirmativa nas instituições parceiras neste projeto com foco no levantamento e análise das propostas pedagógicas que acompanham o processo de implementação das políticas de ação afirmativa nestas universidades. A análise conjunta e comparativa nas instituições está sendo desenvolvida com o intuito de discutir e investigar se as instituições de ensino superior têm adotado políticas de reestruturação curricular a partir das políticas de ação afirmativa, se estas políticas de acesso têm sido acompanhadas por mudanças curriculares, de pesquisa e extensão. A partir da análise dos procedimentos, dos diferentes projetos políticos educacionais propostos pelas universidades envolvidas, espera-se analisar os diferentes desenhos e seus impactos, possibilitar a troca de experiências e indicar a partir destas análises diretrizes e propostas para que as políticas de ação afirmativa não se limitem a questões relativas ao acesso de estudantes anteriormente excluídos ou com desiguais oportunidades e possibilidades de ingressar nesse nível de ensino, para que essas políticas passem a integrar a cultura universitária, e que possam estar presentes nos diferentes componentes do dia a dia da universidade como indicam todos os documentos normativos da proposta de educação das relações étnico-raciais. O projeto está sendo desenvolvido a partir de um levantamento e análise documental dos desenhos das propostas das instituições envolvidas, análise dos relatórios de acompanhamento das políticas de ação afirmativa nas instituições, entrevistas com os gestores e alunos da graduação das instituições envolvidas: Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Universidade Federal do Pará.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Tatiane Cosentino Rodrigues - Coordenador / Ana Cristina Cruz - Integrante / Valter Silverio - Integrante / Karina Almeida Souza - Integrante / Priscila Martins Medeiros - Integrante / Joana Celia dos Passos - Integrante / Ivan Costa Lima - Integrante / Rodrigo Ednilson de Jesus - Integrante / Dayse Cabral de Moura - Integrante / Ivanilda Amado Cardoso - Integrante / Flavia Francchini - Integrante / Monique Priscila de Abreu Reis - Integrante / Marcelo Rocha dos Santos - Integrante / Edlaine Fernanda Aragon de Souza - Integrante / Fernanda Vieira da Silva Santos - Integrante / Ana Carolina Domingues - Integrante / Cassiana Franco Gardini - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Tatiane Cosentino Rodrigues.
    5. 2013-2015. Associacao Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN): a participacao das pesquisadoras negras na producao do conhecimento cientifico
      Descrição: Construir e analisar o perfil das pesquisadoras que integram a ABPN como filiadas considerando os aspectos de raça/cor, faixa etária, formação, área de atuação, áreas de pesquisa, produção bibliográfica e participação em movimentos sociais.#10;- Construir a trajetória de pesquisadoras negras para compreender sua inserção acadêmica.#10;- Examinar a intersecção raça-gênero nos interesses gerais da ABPN, nas temáticas dos congressos realizados e nos objetos de pesquisa dos/as filiados/as.#10;- Fortalecer as ações de pesquisa no campo das relações de gênero e raça na Universidade do Sul de Santa Catarina com o intuito de a médio prazo constituir um grupo de pesquisa com esse foco.#10;- Socializar os resultados da pesquisa em eventos nacionais como: Seminário Internacional Fazendo Gênero; Congresso Nacional de Pesquisadores/as Negros/as; Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e ANPED Sul.#10;- Divulgar e dialogar com os interlocutores dentro e fora do universo acadêmico, a partir dos conhecimentos produzidos na pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Tatiane Cosentino Rodrigues - Integrante / Joana Celia dos Passos - Coordenador / Tânia Maria Cruz - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Tatiane Cosentino Rodrigues.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (21)
      1. 4o. Congresso de Educação da Grande Dourados. As implicações das reformas educacionais nas políticas de diversidade. 2018. (Congresso).
      2. XIX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Educação das relações étnico-raciais no ensino superior e na formação inicial e continuada de professores. 2018. (Encontro).
      3. 3 Seminário Discente PPGS USP.Ações Afirmativas na pós-graduação: inclusão e permanência. 2017. (Seminário).
      4. I Congresso de Educação PET Pedagogia. Acesso e permanência de crianças negras à educação infantil no Brasil: uma análise das pesquisas quantitativas em educação. 2016. (Congresso).
      5. IV Encontro de Matemática nos anos iniciais III Colóquio de práticas letradas.Ciências Humanas no ciclo da alfabetização: o indígena, o negro, as questões de gênero. 2016. (Encontro).
      6. 1 Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa. Ensino, Pesquisa e Extensão na perspectiva da educação das relações étnico-raciais. 2015. (Congresso).
      7. 37 Reuniao Nacional da ANPED. A política curricular para a educação das relações étnico-raciais e as ações afirmativas no ensino superior. 2015. (Congresso).
      8. 67 Reunião Anual da SBPC. A representação do negro nos livros didáticos de história a partir da lei n. 10.639/2003: uma inclusão estática. 2015. (Congresso).
      9. Caminhos trilhados e novos desafios para o acesso de negros e indígenas na pós-graduação. 2015. (Seminário).
      10. IX Amostra de Pesquisas em Educação.A representação do negro nos livros didáticos de história a partir da lei n. 10.639/2003: uma inclusão estática. 2015. (Outra).
      11. UJornada de Pesquisa em Arte PPG IA/UNESP.Cultura Afro-Brasileira e Africana e o Ensino de Arte: Processos Criativos em Artes Visuais e Teatro. 2015. (Outra).
      12. VII Congresso Paulista de Educação Infantil. Diferença ou diversidade: as questões étnico-raciais e a infância. 2015. (Congresso).
      13. XII Conlab- Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais. Ações afirmativas: Ensino, Pesquisa e Extensão na perspectiva da educação das relações étnico-raciais. 2015. (Congresso).
      14. 19 Congresso de Leitura do Brasil. Representações de criança e infância nas obras de Gilberto Freyre. 2014. (Congresso).
      15. EECERA 2014 Conference. Public policies on child education in Brazil: race, gender and class. 2014. (Congresso).
      16. III Seminário Internacional: infância e relações étnico-raciais. 2014. (Seminário).
      17. IV GRUPECI- Seminário de Grupos de Pesquisas sobre Crianças e Infâncias: Ética e Diversidade na Pesquisa.A pesquisa sobre criança e infância no Projeto UNESCO. 2014. (Seminário).
      18. VIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores (as) negros (as). O debate contemporâneo do antirracismo: questões teóricas e políticas. 2014. (Congresso).
      19. WERA Symposium: Affirmative action policies: perspectives and challenges in the US and Brazil.Affirmative Action: teaching, research and extension in the perspective of education in ethnic and racial relationships. 2014. (Simpósio).
      20. II Seminário Internacional : Sociologia da Infância.A representação da criança e da infância na iconografia brasileira de 1890 a 1940. 2013. (Seminário).
      21. Palestra Educação das relações étnico-raciais: desafios e possibilidades.Educação das relações étnico-raciais: desafios e possibilidades. 2013. (Outra).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (6)
      1. RODRIGUES, T. C.; CRUZ, A. C.. Seminário Internacional Ensino, pesquisa e inovações curriculares para as relações étnico-raciais no ensino superior. 2017. Congresso
      2. Rodrigues, Tatiane C.. VII COPEDI e III Simpósio Internacional de Educação Infantil. 2015. (Congresso).. . 0.
      3. RODRIGUES, T. C.. III Seminário Internacional: infância e relações étnico-raciais. 2014. (Outro).. . 0.
      4. RODRIGUES, T. C.. II Seminário Internacional: Sociologia da Infância. 2013. (Outro).. . 0.
      5. RODRIGUES, T. C.. IV Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco. 2012. (Outro).. . 0.
      6. RODRIGUES, T. C.. I Seminário Internacional Educação Infantil e Diferença. 2012. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (3)
      • Tatiane Cosentino Rodrigues ⇔ Anete Abramowicz (7.0)
        1. ABRAMOWICZ, Anete ; TEBET, G. G. ; RODRIGUES, Tatiane Cosentino. Brazilian Childhood Studies and Relations to Children’s Rights. Sociological Studies of Children and Youth. v. 24, p. 59-78, issn: 1537-4661, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. CRUZ, ANA CRISTINA JUVENAL DA ; ABRAMOWICZ, ANETE ; Rodrigues, Tatiane Cosentino. A pesquisa sobre criança e infância no Projeto UNESCO. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos). v. 9, p. 321-345, issn: 1982-7199, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. RODRIGUES, Tatiane Cosentino; ABRAMOWICZ, Anete. O debate contemporâneo sobre a diversidade e a diferença nas políticas e pesquisas em Educação.. Educação e Pesquisa (USP. Impresso). v. 39, p. 15-30, issn: 1517-9702, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. CRUZ, A. C. ; ABRAMOWICZ, Anete ; Rodrigues, Tatiane C.. Os parques infantis, as pesquisas do projeto Unesco e as relações raciais entre crianças na cidade de São Paulo. Em: Vera Lucia Jacob Chaves, Elizeu Clementino de Souza. (Org.). Documentação, memória e História da Educação no Brasil: educação especial, questões étnico-raciais e de gênero.. 1ed.Santa Catarina. : Copiart. 2016.v. 2, p. 209-228.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. ABRAMOWICZ, Anete. ; RODRIGUES, Tatiane Consentino ; MORUZZI, Andrea Braga. Algumas considerações sobre o PNE e a infância. Em: Almeida, LC; Pino, IR; Pinto, JMR, Gouveia, AB.. (Org.). IV Seminário de Educação Brasileira: PNE em foco - Políticas de responsabilização, regime de colaboração e Sistema Nacional de. 1ed.Campinas. : CEDES. 2013.v. v., p. 902-915.
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      • Tatiane Cosentino Rodrigues ⇔ Ana Cristina Juvenal da Cruz (6.0)
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        6. CRUZ, A. C. ; ABRAMOWICZ, Anete ; Rodrigues, Tatiane C.. Os parques infantis, as pesquisas do projeto Unesco e as relações raciais entre crianças na cidade de São Paulo. Em: Vera Lucia Jacob Chaves, Elizeu Clementino de Souza. (Org.). Documentação, memória e História da Educação no Brasil: educação especial, questões étnico-raciais e de gênero.. 1ed.Santa Catarina. : Copiart. 2016.v. 2, p. 209-228.
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      • Tatiane Cosentino Rodrigues ⇔ Andrea Braga Moruzzi (1.0)
        1. ABRAMOWICZ, Anete. ; RODRIGUES, Tatiane Consentino ; MORUZZI, Andrea Braga. Algumas considerações sobre o PNE e a infância. Em: Almeida, LC; Pino, IR; Pinto, JMR, Gouveia, AB.. (Org.). IV Seminário de Educação Brasileira: PNE em foco - Políticas de responsabilização, regime de colaboração e Sistema Nacional de. 1ed.Campinas. : CEDES. 2013.v. v., p. 902-915.
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    Data de processamento: 12/10/2020 20:18:50