Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP)
Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) Campus São Carlos
Plataforma Lattes / outubro de 2020
Andrea Braga Moruzzi
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2012). Tem experiência na área de Educação, no ensino superior presencial e a distância e na educação infantil. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, Sociologia da Infância e Diferença. Na intenção de agregar pesquisadores e pesquisas com estas frentes abriu o grupo de pesquisa Educação Infantil e Pequena infância em Contexto - EDIPIC. (Texto informado pelo autor)
MORUZZI, ANDREA BRAGA; ALONSO, G.. BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS NO DEBATE SOBRE CULTURA INFANTIL. REVISTA INTERINSTITUCIONAL ARTES DE EDUCAR. v. 6, p. 653-675, issn: 2359-6856, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MORUZZI, ANDREA BRAGA; TOMAZZETTI, CLEONICE MARIA. A pesquisa -com- e a pesquisa -de-: um estudo sobre as pesquisas e a formação de professores da pequena infância. LAPLAGE EM REVISTA. v. 4, p. 71-85, issn: 2446-6220, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MORUZZI, ANDREA BRAGA; TEBET, GABRIELA GUARNIERI DE CAMPOS. SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA, PEDAGOGIA E CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ALGUMAS APROXIMAÇÕES.. NUANCES. v. 28, p. 166-185, issn: 2236-0441, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
abramowicz, anete ; MORUZZI, ANDREA BRAGA. Infância na contemporaneidade: questões para os estudos sociológicos da infância (Childhood in the contemporary world: questions for the sociological studies of childhood). Crítica Educativa. v. 2, p. 25-37, issn: 2447-4223, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MORUZZI, Andrea Braga; SILVA, B. N. B.. A UNIVERSALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS: UM ESTUDO A PARTIR DOS EDITAIS DE ABERTURA DE VAGAS NAS UNIDADES. Revista NUPEM (Online). v. 9, p. 116-131, issn: 2176-7912, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MORUZZI, Andrea Braga; ROCHA, M. J. S.. A formação de professoras da educação infantil em contexto na UAC ?UFSCar: efeitos e impactos das políticas públicas. Laplage em Revista. v. 3, p. 87-100, issn: 2446-6220, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MORUZZI, ANDREA BRAGA; SILVA, B. N. B.. A educação infantil nas universidades federais frente à Resolução CNE/CEB nº 1 de 2011. EDUCACAO EM PERSPECTIVA (ONLINE). v. 8, p. 139-155, issn: 2178-8359, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MORUZZI, Andrea Braga. A infância como dispositivo: uma abordagem foucaultiana para pensar a educação. CONJECTURA: FILOSOFIA E EDUCAÇÃO (UCS). v. 22, p. 279-299, issn: 2178-4612, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
ABRAMOWICZ, Anete. ; CRUZ, Ana Cristina J. da ; MORUZZI, Andrea Braga. Alguns apontamentos: a quem interessa a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil?. Debates em Educação. v. 8, p. 46-65, issn: 2175-6600, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
ABRAMOWICZ, A. ; CRUZ, A. C. J. da ; MORUZZI, Andrea Braga. ALGUNS APONTAMENTOS: A QUEM INTERESSA A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL?. Debates em Educação. v. 8, p. 46-65, issn: 2175-6600, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MORUZZI, Andrea Braga. Práticas de governamento das crianças pobres e negras no início do século XX. Práticas de governamento das crianças pobres e negras no início do século XX.. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos). v. 9, p. 461-483, issn: 1982-7199, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MORUZZI, Andrea Braga.. . INFÂNCIA, RAÇA E CURRÍCULO: alguns apontamentos sobre os documentos brasileiros para educação infantil. Revista Contemporânea de Educação. v. 10, p. 199-214, issn: 1809-5747, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MORUZZI, Andrea Braga. Linguagens, interações e brincadeiras ? preposições para o currículo na Educação Infantil. Revista Educação e Linguagens. v. 3, p. 16-26, issn: 2238-6084, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MORUZZI, Andrea Braga. LINGUAGENS, EDUCAÇÃO INFANTIL E CURRÍCULO: construindo possibilidades para valorização da Interação e das Brincadeiras. LINGUAGENS, EDUCAÇÃO INFANTIL E CURRÍCULO: construindo possibilidades para valorização da Interação e das Brincadeiras.. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil). v. VIII, p. 474-478, issn: 1980-9026, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Livros publicados/organizados ou edições (0)
Capítulos de livros publicados (10)
MORUZZI, Andrea Braga; ALONSO, G.. Os bebês interrogam a Infância? Um estudo dos bebês sob aportes sociológicos. Em: Gabriela G. C. Tebet. (Org.). Estudos dos bebês e diálogos com a Sociologia. 1ed.São Carlos. : PedroJoão. 2019.v. 1, p. 519-538. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MORUZZI, Andrea Braga; ALONSO, G.. ROBÓTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DAS INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS. Em: eise Aparecida Peralta; José Augusto Pacheco.. (Org.). ROBÓTICA EDUCACIONAL: DA EPISTEMOLOGIA AO USO DE KITS. 1ed.Porto Alegre. : Editora Fi. 2019.v. 5, p. 83-108. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MORUZZI, ANDREA BRAGA; TOMAZETTI, C.. A formação do docente da educação infantil - breve delineamento dos debates contemporâneos. Em: Luiz Fernando Soares Zuin;Poliana Zuin; Priscila de Azevedo Ramalho.. (Org.). Formação de professores - práticas do ensinar e do aprender. 1ed.São Carlos. : PNAIC/UFSCar. 2018.v. 1, p. 201-228. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MORUZZI, Andrea Braga; SILVA, B. N. B. ; BARROS, B. C.. Formação de professores da educação infantil: a especificidade em questão. Em: Anete Abramowicz, Afonso Canella Henriques.. (Org.). Educação Infantil: A luta pela infância. 1ed.São Paulo. : Papirus. 2018.v. 1, p. 175-208. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MORUZZI, Andrea Braga; ABRAMOWICZ, Anete.. SEXUALIDADE E PRODUÇÃO DA INFÂNCIA - disparadores, temáticas e impactos sobre os estudos da infância e/ou educação infantil. Em: Elizabeth Macedo (UERJ) e Thiago Ranniery Moreira de Oliveira (UFRJ). (Org.). Currículo, Sexualidade e ação docente. 1ed.Petrópolis, RJ. : DP et Alii. 2017.v. 1, p. 45-74. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MORUZZI, Andrea Braga. Fúlvia Rosemberg. In: Anete Abramowicz. (Org.). Estudos da Infância no Brasil - Encontros e Memorias. 1ed.São Carlos. Em: . : EDUFSCar. 2015.v. 1, p. 55-75. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MORUZZI, Andrea Braga; TOMAZETTI, C.. A educação infantil e as suas profissionais. Em: Gabriela Guarnieri de Campos Tebet; Maria Claudia Bullio Fragelli; Priscila Helena Dovigo Oliveira. (Org.). Memórias da Educação Infantil - Histórias das primeiras creches municipais de São Carlos.. 1ed.São Carlos. : Fundação Pro-memoria de São Carlos. 2015.v. 1, p. 149-154. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
ABRAMOWICZ, Anete. ; MORUZZI, Andrea Braga. As ciências humanas e a(s) criança(s) em infâncias. Em: MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda; PALMA, Rute Cristina Domingos; CARVALHO, Sandra Pavoeiro Tavares. (Org.). Processos e práticas na formação de professores da Educação Infantil. 1ed.Cuiabá. : EdUFMT. 2013.v. 1, p. 99-112. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MORUZZI, Andrea Braga; GASPAR, Nádea Regina. Pixote e a condição da infância ?menor? na década de 1980. Em: GASPAR, Nádea Regina; PAJEÚ, Hélio Márcio; MUSSARELLI, Felipe; ANDRETTA, Pedro Ivo Silveira; TORRES, Rubens Francisco; PERREIRA, Andreia Beatriz. (Org.). Discurso e Leitura de imagem. 1ed.São Carlos. : Pedro e João. 2013.v. 1, p. 221-232. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
ABRAMOWICZ, Anete. ; RODRIGUES, Tatiane Consentino ; MORUZZI, Andrea Braga. Algumas considerações sobre o PNE e a infância. Em: Almeida, LC; Pino, IR; Pinto, JMR, Gouveia, AB.. (Org.). IV Seminário de Educação Brasileira: PNE em foco - Políticas de responsabilização, regime de colaboração e Sistema Nacional de. 1ed.Campinas. : CEDES. 2013.v. v., p. 902-915. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Textos em jornais de notícias/revistas (0)
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (14)
MORUZZI, Andrea Braga; ALONSO, G. ; GONCALVES, M. A.. Childhood and virtuality: cartographing new territories. Em: 6th International Conference of the Geographies of Children, v. 1, p. 20-30, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MORUZZI, Andrea Braga; ALONSO, G. ; GONCALVES, M. A.. INFÂNCIA E VIRTUALIDADE: CARTOGRAFANDO NOVOS TERRITÓRIOS. Em: 6th International Conference of the Geographies of Children, v. 1, p. 20, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MORUZZI, Andrea Braga; ALONSO, G. ; ROCHA, M. J. S.. DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA: UM DIÁLOGO ENTRE AS ESCOLAS ITALIANAS E A UNIDADE DE ATENDIMENTO À CRIANÇA. Em: VI SEMANA DE FORMAÇÃO, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
ALONSO, G. ; MORUZZI, Andrea Braga. DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS POTENCIALIDADES. Em: XV Semana da Educação - Educação em tempos de crise., v. XV, p. 10-20, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
ALONSO, G. ; MORUZZI, Andrea Braga. A ROBÓTICA COMO INSTRUMENTO POSSIBILITADOR DE INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Em: III Seminário Luso Brasileiro de Educação Infantil, v. III, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
NAKAYAMA, K. A. F. P. ; BARROS, F. C. ; MORUZZI, Andrea Braga. Representações da criança negra na década de 1970 e 1980: um estudo sobre a ?Revista Pedagógica Brasileira ? técnicas de ensino? e a ?Nova Escola?. Em: VI Seminário Internacional ? Educação Infantil e Pós-Estruturalismo, v. 1, p. 101-115, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MORUZZI, Andrea Braga; CRUZ, Ana Cristina J. da. A criança pobre e negra: políticas e tratamentos do início do século XX. Em: III Seminário Internacional Infancia e relações etnicoraciais, v. 1, p. 600-618, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MORUZZI, Andrea Braga; SILVA, B. N. B.. Reforma políticas e impactos nas Unidades de Educação Infantil das IFES - reflexões a partir da Unidade de Atendimento a Criança - UAC- UFSCar. Em: IV Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias: Ética e Diversidade na Pesquisa, v. 4, p. 20-35, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVA, B. N. B. ; MORUZZI, Andrea Braga. 'Mapeamento das Unidades de Educação Infantil nas Universidades Federais: implantação e transformações frente às políticas públicas para infância. Em: II Semana de Formação, p. 64-72, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COURA, A. C. ; MORUZZI, Andrea Braga. 'Avaliação e qualidade na Educação Infantil: balanço nas produções da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação - ANPED - num período de 2000 a 2013'. Em: II Semana de Formação, p. 54-63, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MORASSUTTI, M. S. N. ; ROCHA, M. J. S. ; MORUZZI, Andrea Braga. A Educação Infantil no contexto universitário: reflexões sobre o estágio. Em: II Semana de Formação, p. 186-192, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (0)
Resumos publicados em anais de congressos (5)
CRUZ, Ana Cristina J. da ; SOUZA, Caroline Rodrigues de ; MORUZZI, Andrea Braga. ARTICULAÇÕES ENTRE CIÊNCIA E RAÇA NOS PARQUES INFANTIS DE SÃO PAULO. Em: GRUPECI, 2016, FLORIANÓPOLIS. ÉTICA E DIVERSIDADE NA PESQUISA EDUCACIONAL COM CRIANÇAS E INFÂNCIAS, v. 5, p. 1-243, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
NAKAYAMA, K. A. F. P. ; BARROS, F. C. ; MORUZZI, Andrea Braga. Representações da criança negra na década de 1970 e 1980: um estudo sobre a ?Revista Pedagógica Brasileira ? técnicas de ensino? e a ?Nova Escola?. Em: IV Seminário Internacional - Educação Infantil e pós-estruturalismo, 2015, São Carlos. IV Seminário Internacional - Educação Infantil e pós-estruturalismo. Sao Carlos: UFSCar, p. 23-24, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MORUZZI, Andrea Braga; TEIXEIRA, E. C.. A cultura infantil em Florestan Fernandes. Em: 67ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência ? SBPC, 2015, São Carlos. 67ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência ? SBPC. São Carlos: SBPC, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MORUZZI, Andrea Braga; SILVA, B. N. B.. Educação Infantil nas Universidades Federais: trajetórias, lutas e adequações frente ás políticas públicas. Em: 67ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência ? SBPC, 2015, São Carlos. 67ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência ? SBPC. São Carlos: SBPC, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MORUZZI, Andrea Braga; CRUZ, Ana Cristina J. da. A criança pobre e negra: políticas e tratamentos do início do século XX. Em: III Seminário Internacional Infancia e relações etnicoraciais, 2014, São Carlos. Perspectivas sobre Infância e Educação Infantil - Diferença, Sociologia da Infância e Relações Étnico-raciais. São Carlos: Compacta gráfica e editora, v. 1, p. 47-47, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Artigos aceitos para publicação (0)
Apresentações de trabalho (15)
REALI, A. M. M. R. ; PASSOS, C. L. B. ; GESTOSO, A. P. ; OLIVEIRA, Rosa Maria M. A. ; MORUZZI, Andrea Braga. Ensino, aprendizagem e avaliação - práticas bem sucedidas de professores mentores. 2018. Apresentação de Trabalho/Congresso
MORUZZI, Andrea Braga; ALONSO, G. ; DRAPE, R. A.. Pesquisas do EdIPIC - Educação Infantil e Pequena Infância em Contexto. 2018. Apresentação de Trabalho/Seminário
MORUZZI, Andrea Braga. A ESCALA DAS CRIANÇAS: POTENCIALIDADES FORMATIVAS PARA PROFESSORES DA PEQUENA INFÂNCIA. 2017. Apresentação de Trabalho/Seminário
ALONSO, G. ; MORUZZI, ANDREA BRAGA. A robótica como instrumento possibilitador de interações e brincadeiras na educação infantil. 2017. Apresentação de Trabalho/Seminário
ALONSO, G. ; MORUZZI, ANDREA BRAGA. Documentação pedagógica na educação infantil: detalhando e compreendendo suas potencialidades na formação de professores da pequena infância. 2017. Apresentação de Trabalho/Outra
MORUZZI, Andrea Braga; SANTOS, M. W.. As diferentes dimensionalidades do brincar e suas possibilidades na educação infantil. 2015. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
MORUZZI, Andrea Braga. Educação Infantil e processos de adequações às políticas nacionais. 2015. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
MORUZZI, Andrea Braga. Gênero e Sexualidade na Educação Infantil. 2015. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
MORUZZI, Andrea Braga; CRUZ, Ana Cristina J. da. A criança pobre e negra: políticas e tratamentos do início do século XX. 2014. Apresentação de Trabalho/Seminário
TEIXEIRA, E. C. ; MORUZZI, Andrea Braga. 'Cultura Infantil, Crianças e Infâncias: sobre os escritos de FLorestan Fernandes'. 2014. Apresentação de Trabalho/Outra
COURA, A. C. ; MORUZZI, Andrea Braga. 'Avaliação e qualidade na Educação Infantil: balanço nas produções da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação - ANPED - num período de 2000 a 2013'. 2014. Apresentação de Trabalho/Outra
SILVA, B. N. B. ; MORUZZI, Andrea Braga. 'Mapeamento das Unidades de Educação Infantil nas Universidades Federais: implantação e transformações frente às políticas públicas para infância'. 2014. Apresentação de Trabalho/Outra
JUAREZ, V. L. ; MORUZZI, Andrea Braga. O(S) bebê(s) em diferentes contextos: o que dizem as Pesquisas na área da saúde. 2014. Apresentação de Trabalho/Outra
MORASSUTTI, M. S. N. ; ROCHA, M. J. S. ; MORUZZI, Andrea Braga. A Educação Infantil no contexto universitário: reflexões sobre o estágio. 2014. Apresentação de Trabalho/Outra
MORUZZI, Andrea Braga. Perigosa e em Perigo: a criança, a infância e as práticas educativas do século XIX. 2013. Apresentação de Trabalho/Outra
Demais tipos de produção bibliográfica (1)
CRUZ, Ana Cristina J. da ; MORUZZI, Andrea Braga ; SILVEIRA, D. B. ; ABRAMOWICZ, Anete. ; JOVINO, Ione ; SIMIAO, L. F. ; TEBET, Gabriela G. de Campos ; SANTOS, M. W. ; RODRIGUES, Tatiane Consentino. Perspectivas sobre Infância e Educação Infantil ? Diferença, Sociologia da Infância e Relações Étnico-raciais.. São Carlos: Compacta Gráfica e Editora, 2014. 2014. Anais de Evento Acadêmico [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Produção técnica
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (45)
MORUZZI, Andrea Braga; TOMAZZETTI, CLEONICE MARIA ; VALENTIN, S.. Minuta de Convênio Internacional entre UFSCar e CRFPE (França). 2019. [ busca Google | busca Bing ]
MORUZZI, ANDREA BRAGA; REALI, A. M. M. R. ; SOUZA, Caroline Rodrigues de ; BEZERRA, L. ; BRAGA, F. M.. Comissão julgadora do processo seletivo de pos-doutorandos do Programa de Pos-graduação em Educação da UFSCar. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
MORUZZI, Andrea Braga; COSTA, A. V. P. A. P.. Parecer de processo de equivalência de matriz curricular para transferência de curso. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
MORUZZI, Andrea Braga; COSTA, A. V. P. A. P.. Parecer de processo de equivalência de matriz curricular para transferência de curso. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
MORUZZI, Andrea Braga; COSTA, A. V. P. A. P.. Parecer de processo de equivalência de matriz curricular para transferência de curso. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
MORUZZI, Andrea Braga; COSTA, A. V. P. A. P.. Parecer de processo de equivalência de matriz curricular para transferência de curso. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
MORUZZI, Andrea Braga; COSTA, A. V. P. A. P.. Parecer de processo de equivalência de matriz curricular para transferência de curso. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
MORUZZI, Andrea Braga; COSTA, A. V. P. A. P.. Parecer de processo de equivalência de matriz curricular para transferência de curso. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
MORUZZI, Andrea Braga. Parecer de artigo para REVEDUC. 2014. [ busca Google | busca Bing ]
MORUZZI, Andrea Braga. Relatório Geral IV do Projeto de Extensão ?Preparação da UAC para o atendimento da Resolução 01 CNE/CEB? ? fevereiro de 2014. 2014. [ busca Google | busca Bing ]
MORUZZI, Andrea Braga. RELATÓRIO DE ATIVIDADES ANO BASE 2012. PARCIAL. Titulo do Projeto: Políticas Públicas Municipais de Educação infantil: diagnóstico e pesquisa. Janeiro de 2014. 2014. [ busca Google | busca Bing ]
MORUZZI, Andrea Braga; AL, E. G. E.. III Seminario Internacional Infancia e relações etnico raciais. 2014. [ busca Google | busca Bing ]
MORUZZI, Andrea Braga. Parecerista de projetos de iniciação cientifica para UNESPAR. 2014. [ busca Google | busca Bing ]
MORUZZI, Andrea Braga. Coordenação de GT no III Seminario Internacional: Infancia e relações etnico-raciais. 2014. [ busca Google | busca Bing ]
MORUZZI, Andrea Braga; MORASSUTTI, M. S. N. ; TACHIKAWA, J. Y.. Coordenação de Comissão Interna para avaliação da carreira EBTT. 2014. [ busca Google | busca Bing ]
MORUZZI, Andrea Braga. Comissão Cientifica do III Seminario Internacional Infancia e Relações Etnico- Raciais. 2014. [ busca Google | busca Bing ]
MORUZZI, Andrea Braga. Comissão Científica da II Semana de Formação, Pesquisas e Práticas em Educação Infantil. 2014. [ busca Google | busca Bing ]
MORUZZI, Andrea Braga. Coordenação de Sessão de Trabalhos na temática QUESTÕES FORMATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. [ busca Google | busca Bing ]
MORUZZI, Andrea Braga. Parecer de artigo para Revista Nupem. 2013. [ busca Google | busca Bing ]
MORUZZI, Andrea Braga. Parecer de projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão vinculado ao Proex - UFSCar. 2013. [ busca Google | busca Bing ]
MORUZZI, Andrea Braga. Parecer de artigo para Revista Educação e Linguagens de Campo Mourão - PR. 2013. [ busca Google | busca Bing ]
MORUZZI, Andrea Braga. Parecer Projeto de Extensão - Proex - UFSCar. 2013. [ busca Google | busca Bing ]
MORUZZI, Andrea Braga. Parecer de artigo para Revista Plural - USP. 2013. [ busca Google | busca Bing ]
MORUZZI, Andrea Braga; CRUZ, Ana Cristina J. da ; NOGUEIRA, A. L. M. ; GARAY, A. ; ROUHAONI, M. ; FRAGELLI, M. C. B. ; SILVA, K. M. ; NETO, J. ; RODRIGUES, F. A. ; PRADELLA, M. C. ; GOMES, A. K. M. ; TEIXEIRA, I. M. C.. Preparação da Unidade de Atendimento a Criança para o atendimento da Resolução 01 CNE/CEB. 2013. [ busca Google | busca Bing ]
MORUZZI, Andrea Braga. Parecer atividade de extensão - Proex UFSCar. 2013. [ busca Google | busca Bing ]
MORUZZI, Andrea Braga. Parecer atividade de extensão - Proex UFSCar. 2013. [ busca Google | busca Bing ]
MORUZZI, Andrea Braga. Parecer atividade de extensão - Proex UFSCar. 2013. [ busca Google | busca Bing ]
MORUZZI, Andrea Braga. Parecer Projeto de Extensão - Proex - UFSCar. 2013. [ busca Google | busca Bing ]
MORUZZI, Andrea Braga. Parecer atividade de extensão - Proex UFSCar. 2013. [ busca Google | busca Bing ]
MORUZZI, Andrea Braga. Parecer Projeto de Extensão - Proex - UFSCar. 2013. [ busca Google | busca Bing ]
MORUZZI, Andrea Braga. Parecer atividade de extensão - Proex UFSCar. 2013. [ busca Google | busca Bing ]
MORUZZI, Andrea Braga. Relatório Geral I - Preparação da UAC para o atendimento da Resolução de Março de 2011. 2013. [ busca Google | busca Bing ]
MORUZZI, Andrea Braga. Relatório Geral II - Preparação da UAC para o atendimento da Resolução de Março de 2011. 2013. [ busca Google | busca Bing ]
MORUZZI, Andrea Braga. Relatório Geral III- Preparação da UAC para o atendimento da Resolução de Março de 2011. 2013. [ busca Google | busca Bing ]
MORUZZI, Andrea Braga. Membro do Conselho do Curso de Especialização lato senso em Educação Infantil da Universidade Federal de São Carlos ? UFSCar. 2013. [ busca Google | busca Bing ]
MORUZZI, Andrea Braga; AL, E. G. E.. II Seminario Internacional Infancia e sociologia da infancia. 2013. [ busca Google | busca Bing ]
MORUZZI, Andrea Braga. Comissão Científica da I Semana de Formação, Pesquisas e Práticas em Educação Infantil. 2013. [ busca Google | busca Bing ]
MORUZZI, Andrea Braga; GONCALVES, M. A. ; GESTOSO, A. P.. Entrevista com Profa Dra. Rosemeire Orlando - As políticas de acessibilidade e inclusão. 2017. (Programa de rádio ou. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
MORUZZI, ANDREA BRAGA; GALIZIA, F. ; DOTTO, D.. Musica na Escola. 2017. (Programa de rádio ou. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
MORUZZI, ANDREA BRAGA; RODRIGUES, Tatiane Consentino ; CRUZ, Ana Cristina J. da. Ações Afirmativas. 2017. (Programa de rádio ou. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
MORUZZI, ANDREA BRAGA; MELLO, R. R. ; BELLINI, D. M. G.. Feminismo Dialógico. 2017. (Programa de rádio ou. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
MORUZZI, ANDREA BRAGA; RIBEIRO JUNIOR, D.. Violência de Gênero no ambiente Universitário. 2017. (Programa de rádio ou. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
MORUZZI, ANDREA BRAGA; GESTOSO, A. P. ; JOVINO, Ione. Representação do Negro nas diferentes Mídias. 2017. (Programa de rádio ou. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
MORUZZI, ANDREA BRAGA; PERSENGUINO, S.. Violência de Gênero no Campus e Ações da ouvidoria - entrevista com Silvana perseguino. 2017. (Programa de rádio ou. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
MORUZZI, Andrea Braga; VASCONCELLOS, T.. O processo de institucionalização das unidades universitárias de educação infantil. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa. 2014. [ busca Google | busca Bing ]
Demais tipos de produção técnica (15)
MORUZZI, Andrea Braga; GONZALEZ, A. G. ; RODRIGUES, F. A. ; SILVA, K. M. ; JUAREZ, V. L. ; PRADELLA, M. C. ; TEIXEIRA, I. M. C.. Preparação da Unidade de Atendimento a Criança para o atendimento da Resolução 01 CNE/CEB. 2015. Relatório de pesquisa [ busca Google | busca Bing ]
MORUZZI, Andrea Braga; SANTOS, M. W. ; OLIVEIRA, Rosa Maria M. A. ; PINHEIRO, M.. ACIEPE: Educar, Cuidar e Brincar: dilemas e perspectivas do trabalho pedagógico com crianças na educação infantil. 2014. Curso de curta duração ministrado/Extensão [ busca Google | busca Bing ]
CURCINO, L. ; DUARTE, M. ; MORUZZI, Andrea Braga. Relatório Geral Parcial do Programa de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID. 2014. Relatório de pesquisa [ busca Google | busca Bing ]
MORUZZI, Andrea Braga; GARAY, A. ; SILVA, K. M. ; JUAREZ, V. L. ; PRADELLA, M. C. ; RODRIGUES, F. A. ; AUGUSTO, G. L. ; TEIXEIRA, I. M. C.. Preparação da Unidade de Atendimento a Criança para o atendimento da Resolução 01 CNE/CEB. 2014. Relatório de pesquisa [ busca Google | busca Bing ]
MORUZZI, Andrea Braga; AL, E. G. E.. III Seminario Internacional Infancia e relações etnico raciais. 2014. Relatorio Tecnico [ busca Google | busca Bing ]
MORUZZI, Andrea Braga; et al. Relatório Geral IV do Projeto de Extensão ?Preparação da UAC para o atendimento da Resolução 01 CNE/CEB? ? fevereiro de 2014. 2014. Relatorio Tecnico [ busca Google | busca Bing ]
MORUZZI, Andrea Braga; GARAY, A. ; SILVA, K. M. ; RODRIGUES, F. A. ; JUAREZ, V. L. ; PRADELLA, M. C. ; AUGUSTO, G. L. ; TEIXEIRA, I. M. C.. Relatorio Geral I - Projeto de Extensão - Apoio a Unidade de Atendimento a Criança para as adequações à Resolução de Março de 2011. 2014. Relatorio Tecnico [ busca Google | busca Bing ]
MORUZZI, Andrea Braga; GARAY, A. ; SILVA, K. M. ; JUAREZ, V. L. ; RODRIGUES, F. A. ; PRADELLA, M. C. ; TEIXEIRA, I. M. C. ; AUGUSTO, G. L.. Relatorio Geral II - Projeto de Extensão - Apoio a Unidade de Atendimento a Criança para as adequações à Resolução de Março de 2011. 2014. Relatorio Tecnico [ busca Google | busca Bing ]
MORUZZI, Andrea Braga; GARAY, A. ; RODRIGUES, F. A. ; SILVA, K. M. ; AUGUSTO, G. L. ; TEIXEIRA, I. M. C. ; PRADELLA, M. C. ; JUAREZ, V. L.. Relatorio Geral III - Projeto de Extensão - Apoio a Unidade de Atendimento a Criança para as adequações à Resolução de Março de 2011. 2014. Relatorio Tecnico [ busca Google | busca Bing ]
ABRAMOWICZ, Anete. ; MORUZZI, Andrea Braga ; RODRIGUES, Tatiane Consentino ; TEBET, Gabriela G. de Campos ; SANTOS, M. W. ; SILVEIRA, D. B. ; SIMIAO, L. F.. Educação e Sociologia da Infância - uma genealogia em cosntrução. 2013. Relatório de pesquisa [ busca Google | busca Bing ]
MORUZZI, Andrea Braga; CRUZ, Ana Cristina J. da ; NOGUEIRA, A. L. M. ; GARAY, A. ; GOMES, A. K. M. ; RODRIGUES, F. A. ; TEIXEIRA, I. M. C. ; NETO, J. ; SILVA, K. M. ; FRAGELLI, M. C. B. ; ROUHAONI, M. ; PRADELLA, M. C. ; DENARI, N.. Preparação da Unidade de Atendimento a Criança para o atendimento da Resolução 01 CNE/CEB. 2013. Relatório de pesquisa [ busca Google | busca Bing ]
MORUZZI, Andrea Braga; et al. Relatório Geral I do Projeto de Extensão ?Preparação da UAC para o atendimento da Resolução 01 CNE/CEB? ? maio de 2013. 2013. Relatorio Tecnico [ busca Google | busca Bing ]
MORUZZI, Andrea Braga; et al. Relatório Geral II do Projeto de Extensão ?Preparação da UAC para o atendimento da Resolução 01 CNE/CEB? ? agosto de 2013. 2013. Relatorio Tecnico [ busca Google | busca Bing ]
MORUZZI, Andrea Braga; et al. Relatório Geral III do Projeto de Extensão ?Preparação da UAC para o atendimento da Resolução 01 CNE/CEB? ? novembro de 2013. 2013. Relatorio Tecnico [ busca Google | busca Bing ]
MORUZZI, Andrea Braga; AL, E. G. E.. II Seminario Internacional Infancia e Sociologia da infancia. 2013. Relatorio Tecnico [ busca Google | busca Bing ]
Produção artística
Total de produção artística (0)
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (7)
Denise Gomes Soares. A ética da pesquisa com crianças em contextos de violência infantil". Dissertação (Mestrado profissional em MESTRADO EM EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de São Carlos -, . Início: 2020. Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
Marcos Antonio Gonçalves. "SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA: Reflexões sobre o pensamento de Durkheim e as contribuições de Simmel à S.I.". Dissertação (Mestrado profissional em MESTRADO EM EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de São Carlos -, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020. Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
Talita Santoro. O projeto político pedagógico nas escolas de primeira infância em contexto pós pandêmico?. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de São Carlos -, . Início: 2020. Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
Shirlei Mendes Faustino. Violência de gênero e sexualidade: o papel da escola no acolhimento e prevenção, na perspectiva dos jovens. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de São Carlos -, . Início: 2020. Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
Cátia Ribeiro Moreira. Cultura lúdica, cultura infantil e brincar na educação infantil em tempos de pandemia COVID-19. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de São Carlos -, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020. Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
Marcos Antonio Gonçalves. Infância e socialização na virtualidade - diálogos com a sociologia da infãncia. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de São Carlos -, . Início: 2018. Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
Giovana Alonso. Cultura infantil, culturas infantis e culturas da infância: polissemias em debate. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de São Carlos -, . Início: 2018. Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (1)
Gabriela Michelan de Toni. A educação de meninas em três atos ? um estudo sobre as configurações sociais da feminilidade. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos -, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2020. Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (3)
Mariana Gonçalves Fabricio. Gênero e sexualidade na formação do professor da pequena infância - uma análise das matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia das IFs região sugeste. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de São Carlos -, . 2017. Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
Camila Maria Ghisloti de Matos. Formação em contexto - gênese, limites e possibilidades para pensar a formação do professor da pequena infância. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de São Carlos -, . 2017. Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
BIANA NEVES BORGES DA SILVA. A criança transgênero na mídia digital - uma análise a partir da Teoria Queer. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de São Carlos -, . 2017. Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (6)
Vivian Lima Juarez. A visibilidade dos bebês na revista Criança.. (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em educação infantil) - Universidade Federal de São Carlos -, . 2014. Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
Andresa Cruz. A percepção de professoras sobre sexualidade das crianças nas práticas cotidianas da educação infantil: um estudo exploratório.. (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em educação infantil) - Universidade Federal de São Carlos -, . 2014. Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
Joseane Jaqueline Mathias Santos. Sexualidade na educação infantil: conceitos e necessidades formativas.. (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em educação infantil) - Universidade Federal de São Carlos -, . 2014. Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
Joseane Jaqueline Mathias Santos. Sexualidade na Educação Infantil: concepções, desafios e necessidades formativas. (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em educação infantil) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
Vivian Caroline de Lima Juarez. Temas em educação infantil: o(s) bebê(s) nas pesquisas acadêmicas. (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em educação infantil) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
Andresa Cristina Vilela Cruz. A sexualidade das crianças nas práticas cotidianas da Educação Infantil: um estudo exploratório. (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em educação infantil) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
Trabalho de conclusão de curso de graduação (9)
THAIS PERRONI PATRACON. A PEDAGOGIZAÇÃO DA MASCULINIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL:ANÁLISE DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
Leticia Sampaio de Souza. O TRABALHO PEDAGÓGICO COM CRIANÇAS PÚBLICO- ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: Um estudo a partir de documentos governamentais. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
JIMENE KERLLY DA SILVA. ?A ESPECIFICIDADE DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL?. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
Viviane dos Santos Silva. VIDA MARIA: Raça, Gênero e Infância na Dimensão Doméstica. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
Mariani Guerra. Infância, mídia e pedofilia. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos -, . 2018. Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
Giovana Alonso. Documentação Pedagógica - compreensão, conceitos e possiblidades. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos -, . 2018. Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
Gabriela Pavam. Os Bebês na educação infantil ? análise a partir de documentos governamentais. (Graduação em pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
Giovanna Gounella. Os bebês na educação infantil: uma análise das produções acadêmicas a partir do banco de teses e dissertações da CAPES. (Graduação em pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
Mariana Mello. O Currículo da Educação infantil ? uma análise a partir de documentos governamentais. (Graduação em pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
Iniciação científica (7)
MARCOS ANTONIO GONÇALVES DOS SANTOS. O CONCEITO DE SOCIALIZAÇÃO: o que dizem as pesquisas sobre os processos de socialização no ambiente tecnológico?. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos -, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019. Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
Marcos Antonio Gonçalves. Infãncia 2.0 - refletindo sobre o conceito de infância na contemporaneidade a partir da Sociologia da Infancia. Iniciação Científica - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018. Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
Fernanda Issas. A brinquedoteca do curso de pedagogia como espaço de formação docente. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos -, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018. Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
Giovana Alonso. Documentação Pedagógica na Educação Infantil - refletindo sobre as concepções e práticas. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017. Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
Giovana Alonso. A robótica na educação infantil: experimentações, possibilidades e necessidades formativas dos docentes. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos -, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016. Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
Amanda Cristina COura. Avaliação e qualidade na educação infantil - balanço das publicações da Anped. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos -, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014. Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
Elizabeth C. Teixiera. CUltura infantil em FLorestan Fernandes - contribuições para sociologia da Infancia. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013. Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (9)
2020-Atual. Curriculo transnacional para formacao de professores da infancia na perspectiva dos feminismos contemporaneos Descrição: Este projeto de pós-doutoramento, vinculado a USP, busca mapear os feminismos contemporâneos e a partir deles refletir sobre pressupostos e diretrizes para a formação de professores da infância, em uma perspectiva não sexista.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Andrea Braga Moruzzi - Coordenador / Anete Abramowicz - Integrante. Membro: Andrea Braga Moruzzi.
2018-Atual. Transnacionalismo e proposta curricular para a educacao das relacoes etnico-raciais e da diferenca no ensino. (Edital Universal) Descrição: A proposta apresentada pretende estabelecer uma rede transnacional de investigação entre pesquisadores e pesquisadoras brasileiras em parceria com instituições internacionais: Universidad Distrital Francisco José de Caldas (Colômbia), Georgia State University (EUA), Centro de Estudos sobre América Latina- CLAS/Stanford University, Université d´Orleans e Université Paris-Nanterre (França), que há algum tempo desenvolvem pesquisas em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de São Carlos, com o Grupo de Pesquisa: estudos sobre a criança, a infância e a educação infantil: políticas e práticas da diferença, e com os/as pesquisadores/as que compõem a equipe desta proposta. O projeto que apresentamos objetiva, em uma primeira etapa, dar continuidade a pesquisa em curso que tem desenvolvido uma análise de contextos diferenciados de relações étnico-raciais estadunidense, colombiano, francês e brasileiro, no sentido de verificar como as universidades parceiras têm investigado a temática das relações étnico-raciais buscando identificar a maneira pela qual essas temáticas aparecem no ensino superior. Este projeto amplia a análise para verificar de que maneira estes temas aparecem na educação básica e no ensino médio. Pretende-se também, nesta primeira etapa, analisar se há confluências, entre o projeto que apresentamos com a Base curricular transnacional para os países do MERCOSUL, estudo realizado pelo Conselho Nacional de Educação/UNESCO e com outros currículos transnacionais... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Andrea Braga Moruzzi - Integrante / ABRAMOWICZ, Anete. - Coordenador / RODRIGUES, Tatiane Consentino - Integrante / Ione Jovino - Integrante / luci de oliveira - Integrante / Ana Cristina Juvenal da Cruz - Integrante / Nilma Lino Gomes - Integrante / Petronilha Beatriz Gonçalves e SIlva - Integrante / Walter Silvério - Integrante / Cristina Teodoro - Integrante. Membro: Andrea Braga Moruzzi. Descrição: A proposta apresentada pretende estabelecer uma rede transnacional de investigação entre pesquisadores e pesquisadoras brasileiras em parceria com instituições internacionais: Universidad Distrital Francisco José de Caldas (Colômbia), Georgia State University (EUA), Centro de Estudos sobre América Latina- CLAS/Stanford University, Université d´Orleans e Université Paris-Nanterre (França), que há algum tempo desenvolvem pesquisas em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de São Carlos, com o Grupo de Pesquisa: estudos sobre a criança, a infância e a educação infantil: políticas e práticas da diferença, e com os/as pesquisadores/as que compõem a equipe desta proposta. O projeto que apresentamos objetiva, em uma primeira etapa, dar continuidade a pesquisa em curso que tem desenvolvido uma análise de contextos diferenciados de relações étnico-raciais estadunidense, colombiano, francês e brasileiro, no sentido de verificar como as universidades parceiras têm investigado a temática das relações étnico-raciais buscando identificar a maneira pela qual essas temáticas aparecem no ensino superior. Este projeto amplia a análise para verificar de que maneira estes temas aparecem na educação básica e no ensino médio. Pretende-se também, nesta primeira etapa, analisar se há confluências, entre o projeto que apresentamos com a Base curricular transnacional para os países do MERCOSUL, estudo realizado pelo Conselho Nacional de Educação/UNESCO e com outros currículos transnacionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Cristina Juvenal da Cruz - Integrante / ABRAMOWICZ, A. - Coordenador / TEBET, G. G. - Integrante / Tatiane Cosentino Rodrigues - Integrante / Andrea Braga Moruzzi - Integrante / Valter Roberto Silvério - Integrante / Carolina Rodrigues de Souza - Integrante / Fabiana Luci de Oliveira - Integrante / Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva - Integrante / Véronique Francis - Integrante / Nilma Lino Gomes - Integrante. Membro: Ana Cristina Juvenal da Cruz.
2017-2018. Desenvolvimento profissional docente de professores experientes e iniciantes: Programa Hibrido de Mentoria Descrição: O primeiros anos da carreira docente são um período complexo, pois estes professores têm habitualmente as turmas mais complicadas, nas escolas mais difíceis e raramente recebem apoio institucional. Em face da ausência de iniciativas e programas voltados para o acompanhamento e apoio de professores iniciantes em seus primeiros anos de atividade profissional, propõe-se uma pesquisa-intervenção que objetiva investigar as contribuições e limites de um Programa Híbrido de Mentoria para o desenvolvimento profissional de professoras iniciantes e professoras experientes, as mentoras, de diferentes níveis de ensino, a partir de diferentes ênfases, a saber, professores iniciantes, professores experientes e do próprio programa. Procura-se com a sua realização compreender as diferentes implicações do caráter híbrido - compreendido como a articulação de atividades virtuais e presenciais (Vaughan, 2010), de relações mais estreitas entre a formação e a atuação docentes e superação da desconexão usual entre universidade-escola (Zeichner, 2010) - para processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência de professores iniciantes em interação com professores experientes, os mentores. Neste projeto de pesquisa Coordenado pela Professora Aline Reali, venho acompanhando mais especificamente as mentoras da educação infantil e professores iniciantes da educação infantil, procurando entender, além das relações de mentoria, as especificidades da formação docente da educação infantil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Andrea Braga Moruzzi - Integrante / Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali - Coordenador / Maria da Graça Nicoletti Mizukami - Integrante / Carmen Lúcia Brancaglion Passos - Integrante / Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira - Integrante / Ana Paula Gestoso - Integrante. Membro: Andrea Braga Moruzzi. Descrição: Os primeiros anos da carreira docente são um período particularmente complexo, estes professores têm habitualmente as turmas mais complicadas, nas escolas mais difíceis e raramente recebem apoio institucional. Em face da ausência de iniciativas e programas voltados para o acompanhamento e apoio de professores iniciantes em seus primeiros anos de atividade profissional, propõe-se uma pesquisa-intervenção que objetiva investigar as contribuições e limites de um Programa Híbrido de Mentoria para o desenvolvimento profissional de professoras iniciantes e professoras experientes, as mentoras, de diferentes níveis de ensino, a partir de diferentes ênfases, a saber, professores iniciantes, professores experientes e do próprio programa. Procura-se com a sua realização compreender as diferentes implicações do caráter híbrido - compreendido como a articulação de atividades virtuais e presenciais (Vaughan, 2010), de relações mais estreitas entre a formação e a atuação docentes e superação da desconexão usual entre universidade-escola (Zeichner, 2010) - para processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência de professores iniciantes em interação com professores experientes, os mentores. O referencial teórico engloba: professores iniciantes; professores experientes; mentores, programas de mentoria; aprendizagem da docência e desenvolvimento profissional; base de conhecimento; parceria universidade-escola; espaços híbridos de formação; narrativas escritas: Veenman, 1984; Abarca, 1999; Mizukami et al, 2002; Garcia, 2002, 1999; Shulman, 1987 e 2005; Zeichner, 2010; Vaughan, 2010;Slater, 2010 etc.. Adota-se uma abordagem construtivo-colaborativa (Cole e Knowles, 1993) de pesquisa e intervenção. Os instrumentos de coleta de dados serão derivados de diferentes ferramentas de coleta de dados obtidos em ambientes presencias e virtuais tais como: redação de ensaios e biografias, elaboração de diários e participação em fóruns e discussões, seminários, grupos de estudos etc..A análise dos dados se dará processualmente, já que poderá gerar informações e compreensões para definir os contornos da formação e orientar a ação das pesquisadoras. Pretende-se obter subsídios para programas de mentoria com professores de diferentes níveis e a comparação desta proposta com outras já realizadas; analisar o caráter híbrido da iniciativa, bem como aspectos específicos sobre professores iniciantes e de professores experientes atuarem como mentores. O grupo proponente tem ampla experiência em ações presenciais e via internet de formação de professores. Pertence ao quadro de docentes permanentes do PPGE-UFSCar com produção acadêmica consolidada relativa ao tema da proposta. Um dos espaços que o grupo proponente tem utilizado para desenvolver programas, cursos e investigações é o Portal dos Professores da UFSCar, localizado em www.portaldosprofessores.ufscar.br . Esse portal tem ao longo do tempo oferecido informações de diferentes naturezas para qualquer usuário e disponibiliza espaços para a realização de investigações usualmente pautadas num modelo construtivo-colaborativo de interação universidade-escola e tem como foco processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência. Nas diversas investigações, programas e cursos desenvolvidos os proponentes têm assumido que os professores detêm conhecimentos que são construídos ao longo de suas trajetórias como estudantes e profissionais, os quais podem ser ampliados, ajustados, revistos tendo em vista as características dos diversos contextos de atuação e momentos da carreira. Outro pressuposto refere-se ao fato de que professores em geral necessitam de apoio para se desenvolverem profissionalmente e que o diálogo entre pares, em especial o intergeracional realizado virtual ou presencialmente, tendo a escola e assuntos da sala de aula como foco, é uma ferramenta importante neste processo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (2) . Integrantes: Ana Paula Gestoso de Souza - Integrante / Carmen Lucia Brancaglion Passos - Integrante / Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigues - Coordenador / Fabiana Marini Braga - Integrante / Rosa Maria Moraes Anunciato - Integrante / Maria da Graça Nicoletti Mizukami - Integrante / Maria Alfredo Moreira - Integrante / Andrea Braga Moruzzi - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Membro: Ana Paula Gestoso de Souza. Descrição: Os primeiros anos da carreira docente são um período particularmente complexo, pois estes professores têm habitualmente as turmas mais complicadas, nas escolas mais difíceis e raramente recebem apoio institucional. Em face da ausência de iniciativas e programas voltados para o acompanhamento e apoio de professores iniciantes em seus primeiros anos de atividade profissional, propõe-se uma pesquisa-intervenção que objetiva investigar as contribuições e limites de um Programa Híbrido de Mentoria para o desenvolvimento profissional de professoras iniciantes e professoras experientes, as mentoras, de diferentes níveis de ensino, a partir de diferentes ênfases, a saber, professores iniciantes, professores experientes e do próprio programa. Procura-se com a sua realização compreender as diferentes implicações do caráter híbrido - compreendido como a articulação de atividades virtuais e presenciais (Vaughan, 2010), de relações mais estreitas entre a formação e a atuação docentes e superação da desconexão usual entre universidade-escola (Zeichner, 2010) - para processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência de professores iniciantes em interação com professores experientes, os mentores. O referencial teórico engloba: professores iniciantes; professores experientes; mentores, programas de mentoria; aprendizagem da docência e desenvolvimento profissional; base de conhecimento; parceria universidade-escola; espaços híbridos de formação; narrativas escritas: Veenman, 1984; Abarca, 1999; Mizukami et al, 2002; Garcia, 2002, 1999; Shulman, 1987 e 2005; Zeichner, 2010; Vaughan, 2010;Slater, 2010 etc.. Adota-se uma abordagem construtivo-colaborativa (Cole e Knowles, 1993) de pesquisa e intervenção. Os instrumentos de coleta de dados serão derivados de diferentes ferramentas de coleta de dados obtidos em ambientes presencias e virtuais tais como: redação de ensaios e biografias, elaboração de diários e participação em fóruns e discussões, seminários, grupos de estudos etc..A análise dos dados se dará processualmente, já que poderá gerar informações e compreensões para definir os contornos da formação e orientar a ação das pesquisadoras. Pretende-se obter subsídios para programas de mentoria com professores de diferentes níveis e a comparação desta proposta com outras já realizadas; analisar o caráter híbrido da iniciativa, bem como aspectos específicos sobre professores iniciantes e de professores experientes atuarem como mentores. O grupo proponente tem ampla experiência em ações presenciais e via internet de formação de professores. Pertence ao quadro de docentes permanentes do PPGE-UFSCar com produção acadêmica consolidada relativa ao tema da proposta. Um dos espaços que o grupo proponente tem utilizado para desenvolver programas, cursos e investigações é o Portal dos Professores da UFSCar, localizado em www.portaldosprofessores.ufscar.br . Esse portal tem ao longo do tempo oferecido informações de diferentes naturezas para qualquer usuário e disponibiliza espaços para a realização de investigações usualmente pautadas num modelo construtivo-colaborativo de interação universidade-escola e tem como foco processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (2) . Integrantes: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali - Coordenador / Carmem Passos - Integrante / Ana Paula Gestoso - Integrante / Maria da Graca Nicoletti Mizukami - Integrante / Andrea Moruzzi - Integrante / Maria Alfredo Moreira - Integrante / Fabiana Marini - Integrante / Rosa Maria M Anunciato - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Membro: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.
2016-2017. Linguagens Tecnologicas em Educacao Infantil Descrição: Este projeto de pesquisa visa possibilitar o uso de linguagens tecnológicas em ambientes educacionais para crianças, jovens e docentes da educação básica de modo a suscitar, a partir de diferentes linguagens e experimentações, discussões relativas aos seguintes temas: - Tecnologia digital - Aparato tecnológico: Kit de Robótica - Linguagem de programação - Letramento digital - Linguagem oral e escrita - Linguagem matemática: resolução de problemas; raciocínio matemático - Cultura científica - Linguagens expressivas: música, dança, arte plástica, dramatização As investigações que se derivarem desta pesquisa terão como eixos norteadores: o trabalho em grupo, realizado por meio da cooperação e do trabalho colaborativo; a realização de intervenções e/ou atividades cujo princípio seja a ludicidade, com ênfase na construção de conhecimentos a partir do uso de ferramentas tecnológicas; a construção de atividades e/ou intervenções que tenham como princípio a interdisciplinaridade e/ou a transversalidade. Em parceria com a empresa PETE, que produz Kit de robótica educacional (composto por peças, sensores, motores e controladores), trabalharemos a experimentação das linguagens tecnológicas, com ênfase na robótica; permitiremos que as crianças lidem, brinquem, experimentem esta linguagem, envolvendo conceitos de lógica e programação de forma lúdica. As crianças poderão ajudar a montar o robô e programar o que ele irá fazer. A programação será na plataforma denominada LEGAL. Mesmo antes de serem alfabetizadas, na língua materna, as crianças já poderão fazer leitura dos ícones e termos e programarem de forma descontraída. Nestes termos a linguagem de programação apoiará o desenvolvimento da linguagem, como expressão da língua materna brasileira, escrita e falada. A intenção é assumir o potencial de tornar a criança produtora, e não, apenas, consumidora de tecnologia digital, pois a construção e manipulação de robôs podem servir de plataforma para fazer conexões entre as diferentes áreas do conhecimento. OBJETIVOS: - fomentar a leitura, escrita e oralidade com a construção de projetos e a programação de robôs, objetivando o desenvolvimento da linguagem da tecnologia digital, do conteúdo curricular, da interdisciplinaridade e transversalidade. - promover as várias linguagens, a concentração, investigação, criação, participação coletiva e dialogada com atividades contextualizadas e lúdicas. - Possibilitar a experimentação das linguagens tecnológicas, com ênfase na robótica, por parte das(os) professoras(es) da educação infantil; - Possibilitar experiências em que as crianças recriem relações quantitativas, medidas, formas, orientações espaço temporais e resolvam problemas a partir da lógica matemática; - Investigar a maneira pela qual os professores lidam, experimentam e utilizam a robótica como linguagem na construção de propostas /ou atividades pedagógicas para crianças na educação infantil; - Investigar quais são as dificuldades das(os) professoras(es) no uso desta linguagem e quais são suas necessidades formativas para ampliar o uso desta linguagem na educação infantil; - Analisar quais são as potencialidades pedagógicas para as(os) professoras(es) do uso da robótica na educação infantil; - Possibilitar a experimentação das linguagens tecnológicas, com ênfase na robótica, por parte das crianças da educação infantil; - Investigar a maneira pela qual as crianças lidam, brincam, experimentam esta linguagem - Analisar quais são as potencialidades pedagógicas para as crianças do uso da robótica na educação infantil. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Andrea Braga Moruzzi - Coordenador / PRISCILA DOMINGUES DE AZEVEDO RAMALHO - Integrante / Giovana Alonso - Integrante. Membro: Andrea Braga Moruzzi.
2015-2017. Infancia e formacao profissional na Educacao Infantil Descrição: Esta pesquisa procura mapear e discutir sobre as transformações na carreira e na formação dos profissionais, especialmente de professores que atuam com crianças pequenas nas instituições de educação infantil, e analisar de que maneira estas transformações impactam na experiência da infância das crianças atendidas nestas instituições. A pesquisa tem se desenvolvido em pelo menos duas frentes. A primeira procura analisar as transformações na carreira docente do profissional de educação infantil tendo como foco os Cursos de Especialização Lato Senso em Educação Infantil oferecido em diferentes Universidades Federais em Parceria com o MEC e o FNDE. O lócus inicial para o levantamento dos dados é o curso oferecido pela Universidade Federal de São Carlos. A pesquisa em fase de discussão procura compreender: - quais são as principais demandas destas professoras cursistas, ou seja, quais são suas necessidades formativas, porque buscam o curso de especialização? - Quais são os principais temas estudados pelas professoras cursistas no Trabalho de Conclusão de Curso que se propõe a ser uma Análise Crítica da Prática Pedagógica? - Quais são os impactos do curso em suas práticas? Uma segunda frente de trabalho, já mais encaminhada, procura selecionar Unidades e Instituições de Educação infantil, prioritariamente públicas, que tenham um corpo docente efetivo e/ou que tenham profissionais que atuam na Unidade há pelo menos 5 anos. Este recorte temporal mínimo foi proposto em decorrência das mudanças possíveis de serem observadas a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil (2010). Como lócus inicial desta pesquisa tomou-se como referência a Unidade de Atendimento a Criança ? UAC- UFSCar. A Unidade já completou 23 anos de existência e por ela já passaram diferentes profissionais. Separou-se o grupo de profissionais em três gerações: geração de 1990, geração de 2000 e geração de 2010. A pesquisa envolveu entrevistas em grupo com estas três gerações de profissionais, feitas a partir de um roteiro aberto que pudesse pautar as mudanças na carreira e os impactos para a vivência da infância na UAC. No presente momento (setembro de 2015) a pesquisa está em andamento, os dados estão sendo sistematizados e a equipe envolvida está produzindo textos que possam ilustrar a temática. Vale ressaltar que a pesquisa vem sendo realizada com apoio da Proex (No. do processo: 23112.003360/2014-13) a partir da aprovação desta proposta no Edital Especial de Reconstrução da Memória da UFSCar com previsão de termino em janeiro/fevereiro de 2016. A pesquisa ora apresentada também tem se aberto para os estudos relacionais à formação continuada dos professoras da educação infantil, uma vez que as modalidades formativas que atendem os professores em exercício procuram dialogar com as demandas provenientes da prática pedagógica na educação infantil de modo a transformar as(os) profissionais, suas práticas e consequentemente, a experiência da infância vivida pelas crianças das instituições em que estas profissionais atuam.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Andrea Braga Moruzzi - Coordenador / Ketiene Moreira da Silva - Integrante / Bianca Neves Borges da Silva - Integrante / Mara Silvia Nucci Morassutti - Integrante / Priscila Domingues Ramalho de Azevedo - Integrante / Maria Claudia Bulio Fragelli - Integrante / Michelle Ditomaso - Integrante / Gabriela Pizzolante - Integrante / Maria Jose da Silva Rocha - Integrante. Membro: Andrea Braga Moruzzi.
2015-2015. Educacao Infantil e Pos-estruturalismo Descrição: Vinda de pesquisadores estrangeiros ? Stuart Aitken e Liselott Olsen, para o debate dentro da temática. Apoio da Fapesp.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Andrea Braga Moruzzi - Integrante / ABRAMOWICZ, Anete. - Coordenador / TEBET, Gabriela G. de Campos - Integrante / Ana Cristina Juvenal da Cruz - Integrante / Maria walburga dos santos - Integrante / AQUINO, Ligia Leão de - Integrante / Maria Leticia Barros Nascimento - Integrante. Membro: Andrea Braga Moruzzi.
2014-2014. III Seminario InternacionaI : Infancia e Relacoes etnico-raciais Descrição: O grupo de pesquisa denominado Estudos da criança, da infância e da educação infantil: políticas e práticas da diferença realizou o III Seminário Internacional sobre a temática da infância e as relações étnico-raciais. Estes seminários internacionais (o I Seminário foi sobre a temática Educação Infantil e Diferença com o Prof. Michel Vandenbroeck da University Ghent o II Seminário foi sobre Sociologia da Infância com o Prof. Manuel Jacinto Sarmento da Universidade do Minho) têm por objetivo aprofundar os debates e às pesquisas no interior do amplo campo da sociologia e educação da infância com o objetivo de subsidiar as práticas, as teorias e as pesquisas realizadas neste campo teórico. A realização de seminários permite que questões práticas e teóricas sejam aprofundadas na medida em que as pesquisas são discutidas a partir de envio antecipado ao professor das questões centrais que serão debatidas. O tema das relações raciais e infância possuem lacunas teóricas importantes as quais pretendemos discutir e procurar equacionar com a ajuda do Prof. Dr. Pap Ndiaye considerado como um dos mais importantes pesquisadores da Europa, cujo livro a Condição Negra é central para aqueles que realizam o debate sobre raça e infância.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (45) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . Integrantes: Andrea Braga Moruzzi - Integrante / ABRAMOWICZ, Anete. - Coordenador / TEBET, Gabriela G. de Campos - Integrante / RODRIGUES, Tatiane Consentino - Integrante / Ana Cristina Juvenal da Cruz - Integrante / Ione Jovino - Integrante / Julia Yoko Tachikawa - Integrante / Débora de Barros Silveira - Integrante / Lucélio Ferreira Simião - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Membro: Andrea Braga Moruzzi.
2013-2016. Politicas Publicas Municipais de Educacao infantil: diagnostico e pesquisa. OBEDUC/CAPES/INEP Descrição: Este projeto pretende propor indicadores para a realização de um diagnóstico da rede municipal de Educação Infantil dos municípios brasileiros que subsidie e avalie a política pública para esta etapa do ensino básico, a partir de um projeto piloto que será desenvolvido no Município de São Carlos em São Paulo. Para a realização dos indicadores e da construção do diagnóstico serão necessárias três etapas concomitantes. A primeira etapa consiste no estabelecimento de indicadores para a realização de um sistema de captação de dados da rede de Educação Infantil do município. A segunda etapa trata-se da análise dos resultados obtidos e a terceira etapa caracteriza-se pela analise dos dados obtidos comparados aos indicadores contidos no Censo Escolar do portal do INEP, com o objetivo central de subsidiar e avaliar as políticas públicas educacionais para a educação infantil. Os indicadores que se pretende construir têm por objetivo traçar um perfil racial, de classe e de gênero do profissional que atua com as crianças pequenas e, ao mesmo tempo, da clientela atendida. Temos por hipótese, a partir dos dados já obtidos no município de São Carlos referentes aos anos de 2000 e 2007 em consonância com o referencial teórico adotado, que a partir da exigência do diploma de nível superior exigido para o cuidado e a educação da criança pequena na primeira etapa da educação básica e nas creches, que este fato levou a exclusão de seus quadros a profissional negra que lá trabalhava produzindo, deste modo, como uma das consequências, uma política de branqueamento como parte da política educacional brasileira existente desde 1917. Esta pesquisa pretende analisar, especialmente, o impacto do recorte racial presente na política educacional, especialmente nas políticas para a infância. Utilizando a obra de Jerry Dávila (2003), Diploma of Whiteness race and social policy in Brazil, 1917-1945, busca-se mostrar a política de branqueamento presente nos princípios e na história da educa. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Andrea Braga Moruzzi - Integrante / ABRAMOWICZ, Anete. - Coordenador / RODRIGUES, Tatiane Consentino - Integrante / luci de oliveira - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1 Membro: Andrea Braga Moruzzi.
2013-2013. II Seminario Internacional Infancia e sociologia da Infancia Descrição: O Grupo de pesquisa Estudos sobre a Criança, a infância e a educação infantil realizou em 2013 o II Seminário Internacional sobre infância e sociologia da infância e contou com a presença do professor visitante Manuel jacinto Sarmento, membro do Centro de estudos e pesquisas em educação da Universidade do Minho.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) . Integrantes: Andrea Braga Moruzzi - Integrante / ABRAMOWICZ, Anete. - Coordenador / TEBET, Gabriela G. de Campos - Integrante / RODRIGUES, Tatiane Consentino - Integrante / Ana Cristina Juvenal da Cruz - Integrante / Ione Jovino - Integrante / Débora de Barros Silveira - Integrante / Lucélio Ferreira Simião - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Membro: Andrea Braga Moruzzi.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (0)
Participação em eventos
Total de participação em eventos (25)
6th international conference on the Geographies of Children, Youth and Families. 2019.. INFÂNCIA E VIRTUALIDADE: CARTOGRAFANDO NOVOS TERRITÓRIOS.. 2019. (Congresso).
8º Seminário Brasileiro e 5º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação.PROTAGONISMO E AUTORIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA COMO POSSIBILIDADE DE OLHAR E CONTEMPLAR AS CULTURAS DA INFÂNCIA. 2019. (Seminário).
Seminários de Teses e Dissertações PPGE UFSCar.Seminários de Teses e Dissertações PPGE UFSCar. 2019. (Seminário).
VIII Congresso Paulista de Educação Infantil e IV Simpósio Internacional de Educação Infantil: Educação como prática de liberdade!.. MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA ESTABELECENDO DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO INFANTIL E SEUS ATORES. 2019. (Congresso).
VII Seminário Educação em Foco.Documentação Pedagógica como instrumento de prática e avaliação.. 2019. (Seminário).
V Seminário Luso Brasileiro de Educação Infantil e II CLABIE - Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação.Sociologia da infância: configurando os conceitos de socialização e cultura infantil.. 2019. (Seminário).
6º Seminário de Grupos de Pesquisa em Educação Infantil.CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA, DE CRIANÇA, DE EDUCAÇÃO INFANTIL E DE FORMAÇÃO.. 2018. (Seminário).
GRUPECI.Educação Infantil e Pequena Infância em Contexto. 2018. (Encontro).
Recherche Avec.A pesquisa "de" e a pesquisa "com" professores de educação infantil - a formação de professores da pequena infância.. 2018. (Simpósio).
Seminário Luso-brasileiro de Educação Infantil - políticas, direitos e pedagogias das infâncias. 2017. (Seminário).
V Semana de Formação, Pesquisas e Práticas em Educação Infantil.Documentação pedagógica na educação infantil: detalhando e compreendendo suas potencialidades na formação de professores da pequena infância. 2017. (Encontro).
IV Encontro de Teorias e Práticas Pedagógicas em Educação Infantil.Infância , gênero e as políticas atuais. 2016. (Encontro).
67ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência ? SBPC.As diferentes dimensionalidades do brincar e suas possibilidades na educação infantil. 2015. (Encontro).
III Encontros de Teorias e Práticas Pedagógicas? do Curso de Especialização em Educação Infantil da UFSCar. 2015. (Encontro).
IV Seminário Internacional ? Educação Infantil e Pós estruturalismo.Representações da criança negra na década de 1970 e 1980: um estudo sobre a ?Revista Pedagógica Brasileira ? técnicas de ensino? e a ?Nova Escola?. 2015. (Seminário).
Participação na 67ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência ? SBPC, julho de 2015.Educação Infantil nas Universidades Federais: trajetórias, lutas e adequações frente ás políticas públicas. 2015. (Encontro).
Participação na 67ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência ? SBPC, julho de 2015.A cultura infantil em Florestan Fernandes. 2015. (Encontro).
Participação na Aula Inaugural do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil promovida pelo DTPP. 2015. (Outra).
II Encontro de teorias e práticas pedagógicas ? questões formativas na Educação Infantil? do curso de Especialização em Educação Infantil. 2014. (Encontro).
III Seminario Internacional - Infãncia e Relações Etnico raciais.A criança pobre e negra: políticas e tratamentos do início do século XX.. 2014. (Seminário).
IV Seminário de Grupos de Pesquisas sobre crianças e infâncias: ética e diversidade na pesquisa.Reformas políticas e impactos nas Unidades de Educação Infantil das IFES - reflexões a partir da unidade de atendimento a criança - UAC - UFSCar.. 2014. (Seminário).
Participação da Aula Inaugural do Curso de Especialização Docência em Educação Infantil, turma 2014-2016 realizada pelo Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da UFSCar, janeiro de 2015.. 2014. (Encontro).
Encontro Iberoamericano de Educação.Perigosa e em perigo: a criança, a infância e as práticas educativas do século XIX. 2013. (Encontro).
II Seminário Internacional : Sociologia da Infância.A representação da criança e da infância na iconografia brasileira de 1890 a 1940. 2013. (Seminário).
II Seminário Internacional : Sociologia da Infância.A sociologia da Infância: uma genealogia em construção. 2013. (Seminário).
Organização de eventos
Total de organização de eventos (9)
MORUZZI, Andrea Braga; ABRAMOWICZ, Anete. ; COUTINHO, A. ; SOUZA, C. R. ; TOMAZZETTI, C. ; FINCO, D. ; TEBET, G. G. C. ; LINS, H. M. ; BARBOSA, L. M. R. ; GOBBI, M. ; Maria Aparecida Guedes Monção ; NASCIMENTO, M. L. ; PINAZZA, M. A. ; SIQUEIRA, R. M. ; COCO, V. ; SANTOS, W.. Homens na Educação Infantil: debates e proposições científicas em defesa das crianças pequenas. 2019. Outro
ABRAMOWICZ, Anete. ; MORUZZI, Andrea Braga ; CRUZ, Ana Cristina J. da ; MUNARI, S.. IV Seminário Internacional ? Educação Infantil e Pós estruturalismo. 2015. Outro
ABRAMOWICZ, Anete. ; MUNARI, S. ; MORUZZI, Andrea Braga. IV Seminário Internacional ? Educação Infantil e Pós estruturalismo. 2015. Outro
MORUZZI, Andrea Braga; SANTOS, M. W. ; LOMBARDI, L. ; COSTA, L. ; OLIVEIRA, M. D.. III Encontros de Teorias e Práticas Pedagógicas? do Curso de Especialização em Educação Infantil da UFSCar. 2015. Outro
SILVA, A. R. N. ; MORUZZI, Andrea Braga ; BORIOLLO, B. ; FARIAS, M. A. ; MELLO, S. ; ABRAMOWICZ, Anete. ; TOMAZETTI, C. ; SANTOS, M. W. ; TEBET, Gabriela G. de Campos ; RODRIGUES, Tatiane Consentino. Congresso Paulista de Educação Infantil ? COPEDI - Comissão Organizadora Local. 2015. Congresso
MORUZZI, Andrea Braga; AL, E. G. E.. III Seminario Internacional Infancia e relações etnico raciais. 2014. Outro
MORUZZI, Andrea Braga; SILVA, B. N. B. ; PIZZOLANTE, G. ; SILVA, K. M. ; MORASSUTTI, M. S. N. ; FRAGELLI, M. C. B. ; ROCHA, M. J. S. ; OLIVEIRA, Rosa Maria M. A.. II Semana de Formação, Pesquisas e Práticas em Educação Infantil da UAC. 2014. Outro
MORUZZI, Andrea Braga; ABRAMOWICZ, Anete. ; SILVEIRA, D. B. ; SIMIAO, L. F. ; RODRIGUES, Tatiane Consentino ; TEBET, Gabriela G. de Campos ; SANTOS, M. W.. II Seminário Internacional : Sociologia da Infância. 2013. Outro
MORUZZI, Andrea Braga. I Semana de Formação, Pesquisas e Práticas em Educação Infantil. 2013. (Outro).. . 0.
ABRAMOWICZ, Anete. ; CRUZ, Ana Cristina J. da ; MORUZZI, Andrea Braga. ALGUNS APONTAMENTOS: A QUEM INTERESSA A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL?. Debates em Educação. v. 8, p. 46-65, issn: 2175-6600, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
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