Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Marcia Rozenfeld Gomes de Oliveira

formada em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (1983), mestrado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo-USP (1988), doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCar (2005) e pós-doc em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo-USP (2007). Atualmente é docente adjunta do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas -DTPP- da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Colabora com a Coordenadoria de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento Profissional na Secretaria de Educação a Distância - CoDAP- SEaD -UFSCar. Tem experiência na área de Educação e Tecnologias,, com ênfase em Formação de docentes (Inicial e Continuada), de tutores, de professores de Ciências e Educação Científica. Pesquisa atualmente a Formação de professores e outros agentes educacionais pela e para a EaD, recursos tecnológicos para a Educação, jogos educacionais e objetos de aprendizagem. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1142442570155148 (08/06/2016)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2011-2016
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas. Rodovia Washington Luis(SP310), km 235 13565-900 - Sao Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518420 URL da Homepage: www.uab.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2013-Atual. Formacao de Professores e outros agentes educacionais para e pela EaD
      Descrição: Este projeto visa investigar e compreender de que maneira docentes e demais profissionais atuantes na modalidade EaD aprendem e desenvolvem conhecimentos, procedimentos e atitudes em relação a docencia virtual. Para isso, estaremos analisando os cursos desenvolvidos no Plano Anual de Capacitação Continuada da CoDAP-SEAD-UFSCar, bem como as atividades propostas no Laboratório de Formação em EaD. Formação de professores para/pela educação a distância Objetivo: Estudar as especificidades do ensino-aprendizagem na modalidade de educação a distância (EaD), analisando aspectos da docência em propostas de formação de professores organizadas nas modalidades de educação presencial e EaD com objetivo de desenvolvimento profissional de docentes para o trabalho em EaD e em cursos presenciais. Atualmente pretendemos estudar as formas de aprendizagem da docência frente aos recursos tecnológicos tomando como base o quadro teórico TPCK. Além disso, destacaremos as possibilidades de articular as tecnologias na Educação em direção a uma Educação Híbrida sem fronteiras.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Marcia Rozenfeld Gomes de Oliveira - Coordenador / Daniel Ribeiro Silva Mill - Integrante / Cleide de Araújo - Integrante / Ohuma, Maria Inês - Integrante / Kenia Rosa de P. Nazario - Integrante / Maria Angélica Zanotto - Integrante / Paulo Montanaro - Integrante / Eunice Martin Rittmeister - Integrante / Fernando Henrique Rossit - Integrante / Julio Melo - Integrante / Helena gordon - Integrante / Douglas Pino - Integrante / Rogerio Bordini - Integrante. Número de orientações: 2
      Membro: Marcia Rozenfeld Gomes de Oliveira.
    2. 2012-Atual. LOA - Laboratorio de Objetos de Aprendizagem Interativos
      Descrição: O Laboratório de Objetos de Aprendizagem (LOA) da UFSCar é um laboratório interdisciplinar de apoio ao desenvolvimento de objetos de aprendizagem (OAs) interativos da SEaD-UFSCar, que está sendo implantado no escopo do Programa de Extensão Universitária do MEC/SESu (Edital n 4 PROEXT 2011- MEC/SESu). Todos os objetos serão produzidos com tecnologias de software livre e ficarão disponíveis para a comunidade no Repositório Digital Livre Saber (livresaber.sead.ufscar.br) da SEaD-UFSCar, podendo ser consultados, adaptados e utilizados por qualquer pessoa. O LOA tem como meta também a formação inicial e continuada de profissionais na área de desenvolvimento de objetos de aprendizagem interativos utilizando tecnologias de software livre, bem como a formação continuada de professores da rede pública de ensino para o uso de Tecnologias na Educação, visando criar condições favoráveis para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem mais alinhados com as reais necessidades desse público, bem como um uso mais efetivo desses recursos na prática docente. qualquer pessoa. .. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marcia Rozenfeld Gomes de Oliveira - Integrante / Joice Lee Otsuka - Coordenador / Claudia Reyes - Integrante / Delano Medeiros Bedder - Integrante / Ivan Rocca - Integrante / Paulo Montanaro - Integrante.
      Membro: Marcia Rozenfeld Gomes de Oliveira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (8)
      1. II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores - Por uma revolução no campo da formação de professores. 2014. (Congresso).
      2. SEminário Internacional de Educação Comparada e Novas abordagnes na Formação Docente. 2013. (Seminário).
      3. 18° CIAED Congresso Internacional ABED de EaD. USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA ENSINO DE MÚSICA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM EAD. 2012. (Congresso).
      4. I- Simpósio Internacional de Educação a Distância - SIED.EDUCAÇÃO MUSICAL A DISTÂNCIA: OS SABERES DOCENTES RELACIONADOS AO ENSINO DE TECLADO. 2012. (Simpósio).
      5. Ação Docente na UFSCar -compartilhando experiências e construindo caminhos.Experiências docentes compartilhadas. 2011. (Oficina).
      6. ESUD 2011_VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. A busca da Autonomia Docente em EaD como condição para uma Educação Transformadora. 2011. (Congresso).
      7. ESUD 2011_VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. O uso do chat como ferramenta para o trabalho interativo na Comunidade SEaD- UFSCar. 2011. (Congresso).
      8. III- Seminários de Dissertações e Teses, Linha de Pesquisa Formação de Professores.Debatendo os trabalhos em andamento da linha de pesquisa: Formação de Professores e Outros Agentes Educacionais. 2011. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (2)
      1. OLIVEIRA, M. R. G.; Reyes, C. ; Reali, A. ; Mill, D. R. S. ; Rinaldi, R.. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2012. Congresso
      2. Mill, D. R. S. ; Reali, A. ; Abreu e Lima, D. P. M. ; Reyes, C. ; OTSUKA, J. L. ; OLIVEIRA, M. R. G. ; ABIB, S.. Simpósio Internacional de Educação a Distância. 2012. Congresso

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (3)
      • Marcia Rozenfeld Gomes de Oliveira ⇔ Maria Iolanda Monteiro (2.0)
        1. MASSETTO, D. C. ; OLIVEIRA, M. R. G. ; MONTEIRO, M. I.. Os processos de apoio online na formação de professores e seus avanços. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS). v. 7, p. 115-132, issn: 1982-7199, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. CRUZ, T. S. ; MONTEIRO, M. I. ; OLIVEIRA, M. R. G.. A utilização de recursos tecnológicos por professores das escolas de educação básica. EDUCAÇÃO EM FOCO (JUIZ DE FORA). v. 16, p. 69-89, issn: 0104-3293, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Marcia Rozenfeld Gomes de Oliveira ⇔ Claudia Raimundo Reyes (1.0)
        1. REYES, C. R.; OLIVEIRA, M. R. G. ; ARAÚJO, C. L. S. ; MILL, D. R. S. ; LIMA, D. A ; SILVA, A. P. R. ; ARAÚJO, M. J. ; BOTARO, P. C. B. ; PORTELA, R. R. ; CARDOSO, L.. FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES POR MEIO DA EAD: EXPERIÊNCIAS DE UM TRABALHO COLETIVO. 2012. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      • Marcia Rozenfeld Gomes de Oliveira ⇔ Fabiana Marini Braga (1.0)
        1. RIBEIRO. L.R.C ; OLIVEIRA, M.R.G ; BRAGA, Fabiana Marini ; MILL. Daniel. Estágio Supervisionado em Pedagogia a Distância: experiências e reflexões sobre um curso de formação de professores-supervisores de estágio (PRELO). Em: Eucídio Pimenta Arruda. (Org.). Educação a distância no Brasil : a pedagogia em foco. 1eded.Uberlândia. : EduFU. 2012.v. 01, p. 65-80.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 12/10/2020 20:18:50