Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Mario Sacomano Neto

Possui graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Foi Visiting Scholar no núcleo de Ciência Política da Universidade de Chicago/EUA com orientação de John Padget e Garry Herrigel. Possui pós-doutorado em Operações junto ao Instituto Fábrica do Milênio (IFM-MCT-CNPQ). Atualmente é professor de Organizações do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos e do Departamento de Engenharia de Produção da UFSCar. Atua como consultor ad hoc da FAPESP (Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado de São Paulo), Capes e CNPq. É pesquisador da Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais e do Núcleo de Sociologia Econômica e das Finanças (NESEFI/UFSCar) e líder do Núcleo de Estudos Organizacionais (NEO/UFSCar) no CNPq. É também Editor Científico da Revista de Administração de Empresas (RAE/FGV) e da Brazilian Administrative Review (BAR). Atua também como avaliador das revistas: RAC, Organizações e Sociedade, Gestão e Produção, JOSCM, BAR, RAI, RECAM, Perspectivas Contemporâneas, BASE, Revista Produção, Production Operations e International Journal of Automotive Technology Management. Recebeu menção honrosa nos anos de 2009, 2011 e 2012 pelo melhor artigo da área no SIMPOI organizado pela Fundação Getúlio Vargas. Recebeu prêmio de melhor artigo na área de operações do ENANPAD 2014. Recebeu indicação de melhor artigo no Strategic Management Society em 2010 e indicação do livro Redes e Sociologia Econômica ao Prêmio Jabuti de literatura na área de Ciências Sociais. Os temas de interesse no ensino, pesquisa e extensão envolvem: teoria das organizações; análise das redes; campos; coordenação e governança; instituições; sociologia econômica e metodologia de pesquisa. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0000793038362058 (08/09/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise: 2013-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia. Universidade Federal de São Carlos Jardim Guanabara 13565905 - São Carlos, SP - Brasil URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Administração
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2016-Atual. Composicao dos grupos de empresas do campo automobilistico: uma analise do dominio de recursos tecnologicos e financeiro
      Descrição: Este projeto de pesquisa decorre do projeto anterior conduzido pelo autor com apoio do CNPq intitulado ?Configuração das coalizões políticas, subgrupos e alianças das subsidiárias brasileiras no campo automotivo? (processo CNPq: 305995/2012-0). É crescente no âmbito da Administração, Economia e da Sociologia Econômica o uso da noção de ?campo? (FLIGSTEIN, 2011; BOURDIEU, 2005; POWELL DIMAGGIO 1991) denominado por Fligstein (2011, p.23) como ?arenas socialmente construídas nas quais indivíduos ou grupos com diferente dotação de recursos competem por vantagens?. Na visão desse autor, a noção de campo envolve a capacidade de ação política dos atores, capazes de estabilizar um conjunto de relações em favor de seus interesses. Um dos mecanismos de estabilização do campo envolve a formação de associações, também denominado de coalizões políticas e grupos. Essas coalizões e grupos podem impor novas lógicas e uma nova ordem através de domínio de recursos e capitais (FLIGSTEIN, 2011). Neste sentido, a busca de mercados e custos de operações cada vez menores leva as empresas automotivas internacionalizar projetos, produtos e operações em uma escala global. Por sua vez, essa internacionalização depende das associações com empresas locais e/ou globais capazes de gerar complementaridades geográficas, tecnológicas, políticas e institucionais. Assim, este projeto tem por objetivo: 1) analisar a composição estrutural e relacional dos grupos de empresas automotivas no nível mundial, a partir da base da Automotive News com base na participação acionária, joint ventures, parceria e alianças; 2) analisar os domínios tecnológicos das empresas e grupos através das patentes a partir da base Derwent Innovation Index; 3) analisar a capacidade de financeirização e/ou domínio de recursos financeiros das empresas pertencentes aos grupos e 4) analisar os impactos dessa composição estrutural e do domínio dos recursos para empresas subsidiárias situadas no Brasil através de estudos de casos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mário Sacomano Neto - Coordenador / Paulo Cesar Matui - Integrante / Augusto Squarsado Ferreira - Integrante / Filippo Savoi de Assis - Integrante.
      Membro: Mario Sacomano Neto.
    2. 2014-Atual. A Integracao Interfuncional sob a perspectiva das Redes Sociais
      Descrição: Assim, o objetivo principal da pesquisa foi analisar a integração interfuncional entre Marketing, Logística e Produção a partir da análise de redes sociais. Para a elaboração das categorias foram utilizadas duas técnicas: a codificação baseada em conceitos e a codificação baseada em dados (GIBBS, 2009). Através dos índices de centralidade e densidade da rede de co-ocorrencia foram então mapeadas as relações interfuncionais. A presença de grupos e reuniões interfuncionais, a consideração aos grupos informais e o trabalho conjunto para resolver conflitos foram identificados como principais fatores que incentivam a integração interfuncional, aliados ao papel integrador que algumas funções específicas desempenham.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mário Sacomano Neto - Integrante / Andrea Lago da Silva - Coordenador / Evandro Saidel - Integrante / Wendy L. Tate - Integrante. Financiador(es): (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Mario Sacomano Neto.
    3. 2014-Atual. Praticas, Colaboracao e Competencias Operacionais na Cadeia de Suprimentos: Estudo em Tres Setores no Brasil
      Descrição: Este projeto tem dois objetivos principais: (a) desenvolver e validar os conceitos de integração da cadeia de suprimentos (ICS) e de recursos e capacitações operacionais, mediante a visão baseada em recursos (VBR); e (b) analisar o relacionamento direto e indireto entre ICS, recursos, capacitações e o desempenho da cadeia. Foi realizada uma breve revisão teórica sobre estes temas, identificando lacunas e problemas de pesquisa, além da elaboração de um modelo conceitual e propostas hipóteses de pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mário Sacomano Neto - Integrante / Eliciane Maria da Silva - Coordenador / Ely Laureano Paiva - Integrante / Ana Paula Fleury de Macedo Soares - Integrante.
      Membro: Mario Sacomano Neto.
    4. 2014-Atual. Relacionamentos Interorganizacionais em Cadeias de Suprimentos: Redes, Colaboracao, Integracao e os Condicionantes de Atracao de Fornecedores
      Descrição: O objetivo geral desta pesquisa é analisar os relacionamentos e a integração de empresas focais com fornecedores locais em Polos Industriais/Zonas Francas distantes dos grandes centros consumidores e fornecedores de insumos, bem como qualificar os condicionantes para a atração de fornecedores estratégicos. A questão de pesquisa que norteará a execução desta pesquisa ficou assim definida: Como estão caracterizados os relacionamentos das empresas focais com fornecedores locais, em termos de colaboração e integração, e quais são os condicionantes para a atração de fornecedores estratégicos para Polos Industriais/Zonas Francas distantes dos grandes centros consumidores e fornecedores de insumos? A configuração do problema de pesquisa pretende avançar na compreensão da questão dos relacionamentos das cadeias de suprimentos, particularmente quando as cadeias são estimuladas por políticas públicas, tais como política fiscal, procurando apreender em que medida os instrumentos das políticas são eficazes para a atração de cadeias com seus principais elementos, ao menos empresas focais e seus fornecedores estratégicos, ou seja, quando as cadeias não surgem naturalmente como resultado das dinâmicas dos mercados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mário Sacomano Neto - Integrante / Ricardo Silveira Martins - Coordenador / Roberto Gonzalez Duarte - Integrante / Alexandre Lopes Gomes - Integrante / Armando Araújo de Souza Júnior - Integrante / Guilherme S. Martins - Integrante.
      Membro: Mario Sacomano Neto.
      Descrição: O objetivo geral desta pesquisa é analisar os relacionamentos e a integração de empresas focais com fornecedores locais em Polos Industriais/Zonas Francas distantes dos grandes centros consumidores e fornecedores de insumos, bem como qualificar os condicionantes para a atração de fornecedores estratégicos. A questão de pesquisa que norteará a execução desta pesquisa ficou assim definida: Como estão caracterizados os relacionamentos das empresas focais com fornecedores locais, em termos de colaboração e integração, e quais são os condicionantes para a atração de fornecedores estratégicos para Polos Industriais/Zonas Francas distantes dos grandes centros consumidores e fornecedores de insumos? A configuração do problema de pesquisa pretende avançar na compreensão da questão dos relacionamentos das cadeias de suprimentos, particularmente quando as cadeias são estimuladas por políticas públicas, tais como política fiscal, procurando apreender em que medida os instrumentos das políticas são eficazes para a atração de cadeias com seus principais elementos, ao menos empresas focais e seus fornecedores estratégicos, ou seja, quando as cadeias não surgem naturalmente como resultado das dinâmicas dos mercados. Para tanto, a abordagem reúne elementos das teorias das Redes Sociais e dos paradigmas que nos auxiliam a compreender a formação e a funcionalidade das cadeias de suprimentos, em termos de seus relacionamentos na base da colaboração e da integração dos processos de caráter interorganizacionais para convergirem para a compreensão de como se formatam estes relacionamentos quando elementos da geoeconomia, tais como distância e características da economia interna, não favorecem ao desenvolvimento dos negócios à base de redes sólidas. Sob um prisma epistemológico, foi assumida para esta pesquisa uma posição de complementaridade entre as perspectivas quantitativa e qualitativa aplicadas a múltiplos casos - subsetores econômicos, para que se obtenha mais assertividade das conclusões. Os relacionamentos entre empresas focais de subsetores econômicos selecionados por conveniência, com os seus fornecedores locais de primeira camada, constituirão as unidades de análise desta pesquisa. As unidades de observação serão constituídas por empresas representativas dos subsetores de atividade econômica e seus fornecedores locais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alexandre Lopes Gomes - Integrante / Ricardo Silveira Martins - Coordenador / Guilherme Silveira Martins - Integrante / Roberto Gonzalez Duarte - Integrante / Mário Sacomano Neto - Integrante / Armando Araújo de Souza Júnior - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Alexandre Lopes Gomes.
    5. 2013-2015. Arranjos contratuais e recursos relacionais: analise de aliancas estrategicas no setor automobilistico brasileiro
      Descrição: O presente projeto de pesquisa traz como objetivo geral objetivo geral analisar a influência dos arranjos contratuais (tratados a partir das perspectivas da doutrina jurídica, das transações relacionais em curso e do condicionamento social) sobre a criação e aquisição de recursos relacionais decorrentes do estabelecimento das alianças estratégicas selecionadas para o estudo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Mário Sacomano Neto - Integrante / Paulo Cesar Matui - Integrante / Edson Ronaldo Guarido Filho - Coordenador / Andrea Lago Silva - Integrante / Samir Adamoglu de Oliveira - Integrante / Denise Moraes Carvalho - Integrante / Luciano Ferreira de Lima - Integrante. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Mario Sacomano Neto.
    6. 2013-Atual. Configuracao das coalizoes politicas, subgrupos e aliancas das subsidiarias brasileiras no campo automotivo
      Descrição: No âmago de manterem-se competitivas, as montadoras de veículos internacionalizam as operações em busca de mercados com demandas crescentes e custos de operações cada vez menores. Por sua vez, a internacionalização dessas empresas depende das associações com empresas locais e/ou globais capazes de gerar complementaridades geográficas, tecnológicas, políticas e institucionais. Essa lógica de cooperação gerou subgrupos competindo com outros subgrupos no setor (GARCIA-PON NOHRIA, 2002) dentro de uma lógica de campo (FLIGSTEIN, 2011; BOURDIEU, 2005; POWELL DIMAGGIO, 1991) Campo é denominado por Fligstein (2011, p.161) como ?arenas socialmente construídas nas quais indivíduos ou grupos com diferente dotação de recursos competem por vantagens?. Na visão desse autor, a noção de campo envolve a capacidade e ação política dos atores, também denominada de habilidades sociais, capazes de estabilizar um conjunto de relações através de coalizões políticas em favor de seus interesses. As organizações dominantes, para manterem-se competitivas e lucrativas, empregam mecanismos de estabilização do campo através da cooperação com outras organizações, criando coalizões políticas, como forma de produzirem ordens locais e estabilidade no campo. Dessa forma, torna-se necessário compreender os processos competitivos, não mais de empresas individuais, mas de grupos e coalizões políticas competindo com outros grupos e coalizões. Nesse sentido, essa pesquisa objetiva analisar: (1) as coalizões políticas, subgrupos e constelações de empresas do campo automobilístico; (2) os recursos relacionais de duas alianças globais com subsidiárias no Brasil e (3) os principais impactos da configuração do campo nas relações intersubsidiárias e nos mandatos locais e supra-locais das subsidiárias brasileiras. Nesse sentido, o estudo envolve um nível meso-analítico, por observar a configuração das coalizões políticas do campo e também um nível relacional das redes, díades e subgrupos de subsidiárias. A. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Mário Sacomano Neto - Coordenador.
      Membro: Mario Sacomano Neto.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Melhor Artigo da Área de Operações do Enampad 2014. Título "O Que Torna a Integração Interfuncional Possível? Um Estudo Exploratório de Fatores Facilitadores e Barreiras", Anpad.. 2014.
      Membro: Mário Sacomano Neto.
    2. Professor Homenageado pela turma de Especialização em Gestão da Produção, UFSCar.. 2013.
      Membro: Mário Sacomano Neto.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (22)
    1. COVIBRA. Incubadoras de empresas de base tecnológica: uma análise sob a perspectiva de recursos. 2016. (Congresso).
    2. Pierre Bourdieu: vers une sociologie des pratiques et des instituitions économique. 2016. (Seminário).
    3. SASE - Annual Meeting of SASE (Society for the Advancement of Socio-Economics).Relational governance of japanese automotive industry: modularity and strategic action field. 2016. (Simpósio).
    4. XL Enanpad. Campos, Redes e Grupos dos Programas de Pós-Graduação de São Paulo. 2016. (Congresso).
    5. ENEGEP. Estudo de Arranjos Produtivos Locais (APLs) sob diferentes perspectivas teóricas. 2015. (Congresso).
    6. Society for the Advancement of Socio-Economics. RELATIONAL STRUCTURE OF GLOBAL AUTOMOTIVE INDUSTRY: GROUPS, NETWORKS AND FIELDS. 2015. (Congresso).
    7. Workshp sobre análise bibliométrica e redes sociais. 2015. (Seminário).
    8. Enampad - Encontro da Anpad. O que torna a integração interfuncional possível? Um estudo exploratório de facilitadores e barreiras.. 2014. (Congresso).
    9. II Congresso Brasileiro de Estudos Organizacioais. CAMPOS E REDES NA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DAS ORGANIZAÇÕES E DA ECONOMIA: EXPLORANDO DISTINÇÕES E COMPLEMENTARIEDADES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS. 2014. (Congresso).
    10. Perspectivas em Engenharia de Produção.Instituições, Organizações e Trabalho. 2014. (Seminário).
    11. XVII SIMPOI (Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais SIMPOI 2014).Relações de poder em redes de negócios : um estudo bibliométrico a partir da web of science. 2014. (Simpósio).
    12. XVII SIMPOI (Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais SIMPOI 2014).Análise da internacionalização e das redes internacionais da Embraer nos Estados Unidos e China. 2014. (Simpósio).
    13. 21 Congresso de Iniciação Científica da 11a Mostra Acadêmica da UNIMEP. Capitalismo e burocracia no Brasil: reflexões a partir da indústria textil. 2013. (Congresso).
    14. 21 Congresso de Iniciação Científica da 11a Mostra Acadêmica da UNIMEP. Estudo das características do relacionamento das montadoras entrantes com os grupos locais para distribuição e montagem de veículos. 2013. (Congresso).
    15. 21 Congresso de Iniciação Científica da 11a Mostra Acadêmica da UNIMEP. Redes sociais e sua influência na aprendizagem. 2013. (Congresso).
    16. Encontro da ANPAD - EnANPAD. Influência das Práticas do Green Supply Chain Management no setor automotivo brasileiro. 2013. (Congresso).
    17. Encontro da ANPAD - EnANPAD. A Produção Acadêmica Internacional em Gestão de Operações:. 2013. (Congresso).
    18. European Operation Managemet Association. Operational capabilities developed by supply chain integration in the automotive and chemical supply chains. 2013. (Congresso).
    19. Jornada Científica da UFSCar. 2013. (Congresso).
    20. The role of purchasing in supply chain management.The role of purchasing in supply chain management. 2013. (Seminário).
    21. XVI SIMPOI.Fator de Impacto em bases de dados em Administração. 2013. (Simpósio).
    22. XX Simpósio de Engenharia de Produção.A logística reversa no setor automotivo brasileiro. 2013. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (8)
    1. SACOMANO NETO, M.; PAIVA, E. L.. Coordenador de tema da Área S10 do SIMPOI/FGV ? Pesquisa e Ensino em Administração da Produção e Operações. 2017. Congresso
    2. SACOMANO NETO, M.. Coordenador de tema da Área S10 do SIMPOI/FGV ? Pesquisa e Ensino em Administração da Produção e Operações. 2016. (Congresso).. . 0.
    3. SACOMANO NETO, M.. Coordenador de tema da Área S10 do SIMPOI/FGV ? Pesquisa e Ensino em Administração da Produção e Operações. 2015. (Congresso).. . 0.
    4. SACOMANO NETO, M.. Debatedor de painel no XXI Congresso de Iniciação Científica. 2014. (Congresso).. . 0.
    5. SACOMANO NETO, M.. Debatedor de painel no VI Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. 2014. (Congresso).. . 0.
    6. Sacomano Neto, Mário. V Prêmio de Varejo - Serviço e Indústria de Responsabilidade Social e Sustentabilidade. 2012. (Concurso).. . 0.
    7. SACOMANO NETO, M.. 8º Congresso de Pós-Graduação da Universidade Metodista de Piracicaba. 2010. (Congresso).. . 0.
    8. SACOMANO NETO, M.. 3º Prêmio Varejo Serviço de Responsabilidade Social e Sustentabilidade. 2010. (Concurso).. . 0.

Lista de colaborações



Data de processamento: 24/11/2017 12:06:54