Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Jorge Luis Faria Meirelles

Possui graduação em Ciências Econômicas - UNESP - Universidade Estadual Paulista. É mestre e doutor em Engenharia de Produção, pela UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS. Professor da área de finanças, do Departamento de Engenharia de Produção de Sorocaba, da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCar). Na área de pesquisa e de extensão (consultoria e treinamento), atua principalmente em Avaliação de Investimentos, Gestão de Valor e de Custos. É Coordenador do Curso de Especialização (pós-graduação lato sensu) MBA Finanças, da UFSCar/Sorocaba. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0026759386506030 (31/10/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2006-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Campus de Sorocaba. Rodv. João Leme dos Santos (SP-264), km 110 Itinga 18052-780 - Sorocaba, SP - Brasil Telefone: (15) 33295969 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Engenharias
  • Área: Engenharia de Produção
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2017-Atual. Analise das demonstracoes contabeis x Julgamento e Tomada de decisao
      Descrição: O presente projeto tem como objetivo geral investigar o uso do processo de análise das demonstrações contábeis como subsídio ao processo decisório dos usuários externos. Ao mesmo tempo, pretende analisar influência dos vieses de julgamento dos preparadores quanto às escolhas contábeis e de demais usuários externos quanto à análise das demonstrações. Para alcançar o objetivo serão realizados estudos teóricos de base, e de campo (junto aos profissionais) através do uso de técnicas qualitativas, ao mesmo tempo em que as análises das demonstrações utilizarão técnicas quantitativas. Espera-se, com o presente estudo, aprofundar o conhecimento sobre tomada de decis]ao dos agentes do mercado financeiro, de maneira a identificar possíveis vieses de julgamento e a reconhecer o processo de análise das demonstrações de maneira mais ampla.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jorge Luís Faria Meirelles - Coordenador / Flávio Leonel de Carvalho - Integrante / Isabel Cristina Sartorelli - Integrante / José César da Cruz Júnior - Integrante.
      Membro: Jorge Luis Faria Meirelles.
      Descrição: O presente projeto tem como objetivo geral investigar o uso do processo de análise das demonstrações contábeis como subsídio ao processo decisório dos usuários externos. Ao mesmo tempo, pretende analisar influência dos vieses de julgamento dos preparadores quanto às escolhas contábeis e de demais usuários externos quanto à análise das demonstrações. Para alcançar o objetivo serão realizados estudos teóricos de base, e de campo (junto aos profissionais) através do uso de técnicas qualitativas, ao mesmo tempo em que as análises das demonstrações utilizarão técnicas quantitativas. Espera-se, com o presente estudo, aprofundar o conhecimento sobre tomada de decis]ao dos agentes do mercado financeiro, de maneira a identificar possíveis vieses de julgamento e a reconhecer o processo de análise das demonstrações de maneira mais ampla.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Isabel Cristina Sartorelli - Coordenador / Flávio Leonel de Carvalho - Integrante / Jorge Luis Faria Meirelles - Integrante.
      Membro: Isabel Cristina Sartorelli.
      Descrição: O presente projeto tem como objetivo geral investigar o uso do processo de análise das demonstrações contábeis como subsídio ao processo decisório dos usuários externos. Ao mesmo tempo, pretende analisar influência dos vieses de julgamento dos preparadores quanto às escolhas contábeis e de demais usuários externos quanto à análise das demonstrações. Para alcançar o objetivo serão realizados estudos teóricos de base, e de campo (junto aos profissionais) através do uso de técnicas qualitativas, ao mesmo tempo em que as análises das demonstrações utilizarão técnicas quantitativas. Espera-se, com o presente estudo, aprofundar o conhecimento sobre tomada de decisão dos agentes do mercado financeiro, de maneira a identificar possíveis vieses de julgamento e a reconhecer o processo de análise das demonstrações de maneira mais ampla.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Flávio Leonel de Carvalho - Integrante / Isabel Cristina Sartorelli - Coordenador / Jorge Luis Faria Meirelles - Integrante.
      Membro: Flavio Leonel de Carvalho.
    2. 2016-Atual. Relacionamento entre geracao e distribuicao de sobras, eficiencia e risco em cooperativas de credito
      Descrição: Descrição: Um fator decisivo para o crescimento econômico é a disponibilização de crédito. No entanto, uma parcela importante da população mundial não tem acesso ao sistema financeiro tradicional e, nesse sentido, o microcrédito e o cooperativismo de crédito inserem-se como formas de disponibilização de crédito a populações mais pobres. O microcrédito, além de contribuir ao desenvolvimento econômico, de forma análoga contribui ao desenvolvimento social, visto que atividades bem sucedidas de financiamento de pessoas carentes mostraram-se um importante fator de resgate humano. No Brasil, medidas regulamentares têm sido estabelecidas com o intuito de estimular o desenvolvimento do microcrédito, sendo as cooperativas de crédito importantes agentes de prestação de serviços financeiros e de democratização do acesso ao crédito. No entanto, essas entidades, por serem geridas e controladas pelos cooperados, oferecem melhores taxas de juros e distribuem maiores volumes de sobras, comprometendo, em algumas situações, a sustentabilidade financeira e o desempenho e provocando um aumento dos riscos das mesmas. Desta forma, a relação entre risco e retorno precisa ser investigada, mas percebe-se a existência de poucos de estudos que analisaram o relacionamento entre desempenho, eficiência operacional e risco de cooperativas de crédito. Diante do exposto, esse projeto de pesquisa tem como objetivo analisar o relacionamento entre geração e distribuição de riqueza, eficiência operacional e risco em cooperativas de crédito por meio da análise envoltória de dados e do emprego de modelos probabilísticos. A atual proposta visa contribuir à escassa literatura brasileira a respeito do desempenho, da eficiência e do risco de cooperativas de crédito. Espera-se contribuir para o entendimento da realidade operacional das cooperativas de crédito e, com isso, possibilitar a proposição de ações com o objetivo de fortalecimento dessas entidades.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Jorge Luís Faria Meirelles - Coordenador / Ricardo Coser Mergulhão - Integrante / Flávio Leonel de Carvalho - Integrante.
      Membro: Jorge Luis Faria Meirelles.
      Descrição: Um fator decisivo para o crescimento econômico é a disponibilização de crédito. No entanto, uma parcela importante da população mundial não tem acesso ao sistema financeiro tradicional e, nesse sentido, o microcrédito e o cooperativismo de crédito inserem-se como formas de disponibilização de crédito a populações mais pobres. O microcrédito, além de contribuir ao desenvolvimento econômico, de forma análoga contribui ao desenvolvimento social, visto que atividades bem sucedidas de financiamento de pessoas carentes mostraram-se um importante fator de resgate humano. No Brasil, medidas regulamentares têm sido estabelecidas com o intuito de estimular o desenvolvimento do microcrédito, sendo as cooperativas de crédito importantes agentes de prestação de serviços financeiros e de democratização do acesso ao crédito. No entanto, essas entidades, por serem geridas e controladas pelos cooperados, oferecem melhores taxas de juros e distribuem maiores volumes de sobras, comprometendo, em algumas situações, a sustentabilidade financeira e o desempenho e provocando um aumento dos riscos das mesmas. Desta forma, a relação entre risco e retorno precisa ser investigada, mas percebe-se a existência de poucos de estudos que analisaram o relacionamento entre desempenho, eficiência operacional e risco de cooperativas de crédito. Diante do exposto, esse projeto de pesquisa tem como objetivo analisar o relacionamento entre geração e distribuição de riqueza, eficiência operacional e risco em cooperativas de crédito por meio da análise envoltória de dados e do emprego de modelos probabilísticos. A atual proposta visa contribuir à escassa literatura brasileira a respeito do desempenho, da eficiência e do risco de cooperativas de crédito. Espera-se contribuir para o entendimento da realidade operacional das cooperativas de crédito e, com isso, possibilitar a proposição de ações com o objetivo de fortalecimento dessas entidades.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Flávio Leonel de Carvalho - Coordenador / Andrei Aparecido de Albuquerque - Integrante / Jorge Luis Faria Meirelles - Integrante / Jose Cesar Cruz Junior - Integrante.
      Membro: Flavio Leonel de Carvalho.
    3. 2011-Atual. Avaliacao de Investimentos e Gestao de Valor
      Descrição: As organizações geram valor ao realizarem investimentos que proporcionem retornos superiores ao custo do capital investido. Para tanto, a decisão de alocação de recursos em um determinado investimento exige a análise prévia de viabilidade econômica. Uma vez efetuado o investimento, torna-se necessário acompanhar e aprimorar seu desempenho econômico-financeiro, com vistas à eficácia das operações, de tal modo que proporcione geração de riqueza e sua sustentabilidade. Nesse contexto, este projeto visa estudar os fatores inerentes aos métodos de avaliação econômica de investimentos em ativos fixos (avaliação de empresas e de projetos de investimento), como determinação do custo de capital, métodos de gestão de risco, avaliação de intangíveis, fontes alternativas de financiamento e estrutura de capital. Aborda, também, aspectos ligados à medição do desempenho econômico-financeiro e à gestão de valor nos sistemas de produção e nas cadeias produtivas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Jorge Luís Faria Meirelles - Coordenador / Nara Rossetti - Integrante / Flávio Leonel de Carvalho - Integrante / Andrei Aparecido de Albuquerque - Integrante.
      Membro: Jorge Luis Faria Meirelles.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (8)
      1. XXIII International Conference on Industrial Engineering and Operations Management. 2017. (Congresso).
      2. XVI Encontro Brasileiro de Finanças. 2016. (Congresso).
      3. XXXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Análise da sensibilidade do investimento em relação ao fluxo de caixa: um estudo nas empresas da indústria brasileira listadas na bmfbovespa entre os períodos de 2004 a 2008 e 2009 a 2014. 2016. (Congresso).
      4. XXI International Conference on Industrial Engineering and Operations Management. Application of lean accounting for production costs management in lean enterprises: a case study in an auto parts company. 2015. (Congresso).
      5. European Finance Association 41st Annual Meeting. 2014. (Congresso).
      6. XIV Encontro Brasileiro de Finanças. 2014. (Congresso).
      7. XIX International Conference on Industrial Engineering and Operations Management. 2013. (Congresso).
      8. VIII Semana de Ciências Contábeis.Palestra: Mercado de ações: análises técnica e fundamentalista. 2010. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (0)

      Lista de colaborações



      Data de processamento: 24/11/2017 12:06:51