Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Ricardo Coser Mergulhao

Possui graduação em engenharia mecânica e mestrado em engenharia de produção pela Universidade Federal de Itajubá e doutorado em engenharia de produção pela Universidade Federal de São Carlos. Foi professor (2006-2008) e coordenador de curso da graduação (2007-2008) na Universidade Federal de Ouro Preto - campus João Monlevade. É professor associado na Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba, atuando na graduação (2008-atual) e no mestrado em engenharia de produção (2011-atual), sendo que foi vice-coordenador (2011-2013) e coordenador (2013-2015) do programa de pós-graduação em engenharia de produção dessa mesma instituição. Suas especialidades em ensino, pesquisa e extensão são na área de gestão da qualidade em temas relacionados ao seis sigma, medição de desempenho e qualidade em serviços. É autor principal do livro medição de desempenho nos projetos seis sigma e coautor do livro qualidade: gestão e métodos, além de publicar em periódicos e congressos. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0598720328915137 (26/07/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2008-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba. Rodovia João Leme dos Santos, Km 110 - SP-264 Bairro do Itinga 18052780 - Sorocaba, SP - Brasil Telefone: (15) 32296000 URL da Homepage: http://www.sorocaba.ufscar.br
  • Grande área: Engenharias
  • Área: Engenharia de Produção
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2016-Atual. Investigacao dos fatores antecedentes e consequentes da satisfacao de clientes
      Descrição: O setor de serviços vem ganhando destaque nas economias brasileira e mundial, promovendo que as organizações busquem pela excelência nos seus serviços. Diante dessa necessidade, o tema "medição de desempenho do negócio" torna-se fundamental ao possibilitar que as organizações possam conferir posição, comunicar posição, confirmar prioridades e compelir o progresso no sentido de tornar a gestão dos seus serviços um diferencial competitivo. Porém, os sistemas de medição de desempenho dessas organizações carecem de compreensão sobre as relações entre os fatores antecedentes e consequentes da satisfação dos clientes. De fato, pesquisas anteriores não convergem quanto à significância nem grau de relacionamento desses fatores, além de serem abordadas em contextos de diferentes países e segmentos do setor de serviços. Nesse cenário, esse projeto de pesquisa objetiva investigar, via técnicas de revisão da literatura e modelagem multivariada, as múltiplas relações entre os fatores precedentes e antecedentes da satisfação de clientes. Isso pode direcionar os prestadores de serviços na busca da excelência no atendimento ao cliente, além de contribuir com a teoria no sentido de preencher lacunas e aumentar a validade externa de relações já identificadas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ricardo Coser Mergulhão - Coordenador / Glauco Henrique de Sousa Mendes - Integrante / Rute Aparecida Figueiredo - Integrante / Camila Favoretto - Integrante / Monica Fabiana Bento Moreira Thiersch - Integrante / Fabiane Letícia Lizarelli - Integrante.
      Membro: Ricardo Coser Mergulhao.
      Descrição: O setor de serviços vem ganhando destaque nas economias brasileira e mundial, promovendo que as organizações busquem pela excelência nos seus serviços. Diante dessa necessidade, o tema "medição de desempenho do negócio" torna-se fundamental ao possibilitar que as organizações possam conferir posição, comunicar posição, confirmar prioridades e compelir o progresso no sentido de tornar a gestão dos seus serviços um diferencial competitivo. Porém, os sistemas de medição de desempenho dessas organizações carecem de compreensão sobre as relações entre os fatores antecedentes e consequentes da satisfação dos clientes. De fato, pesquisas anteriores não convergem quanto à significância nem grau de relacionamento desses fatores, além de serem abordadas em contextos de diferentes países e segmentos do setor de serviços. Nesse cenário, esse projeto de pesquisa objetiva investigar, via técnicas de revisão da literatura e modelagem multivariada, as múltiplas relações entre os fatores precedentes e antecedentes da satisfação de clientes. Isso pode direcionar os prestadores de serviços na busca da excelência no atendimento ao cliente, além de contribuir com a teoria no sentido de preencher lacunas e aumentar a validade externa de relações já identificadas. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Fabiane Letícia Lizarelli - Integrante / Ricardo Coser Mergulhão - Coordenador / Rute Aparecida Figueiredo - Integrante / Camila Favoretto - Integrante / Monica Fabiana Bento Moreira Thiersch - Integrante.
      Membro: Fabiane Leticia Lizarelli.
    2. 2012-2013. Avaliacao da colaboracao logistica entre parceiros do setor varejista considerando criterios de sustentabilidade
      Descrição: O objetivo deste projeto é avaliar a colaboração logística entre o operador logístico e seus parceiros embarcadores, transportadores e varejistas, adicionando critérios de práticas sustentáveis. A pesquisa será exploratória, por meio de um estudo de caso no operador logístico e descritiva, por meio do levantamento de dados nas empresas parceiras. Entre os resultados esperados do projeto destacam-se as contribuições teóricas sobre as práticas sustentáveis adotadas pelos participantes da cadeia de abastecimento do varejo; ampliar o conjunto de elementos para avaliar a colaboração na cadeia de abastecimento do varejo; oferecer às empresas formas de avaliar parcerias já existentes e novos parceiros, além de oferecer meios para capacitar parceiros estratégicos; eleger um conjunto de critérios para seleção e classificação de fornecedores com base em elementos de colaboração e de práticas sustentáveis.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ricardo Coser Mergulhão - Integrante / João Eduardo Azevedo Ramos da Silva - Integrante / Miriam Catarina Soares Aharonovitz - Integrante / José Geraldo Vidal Vieira - Coordenador / Suzi Sanae Suyama - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Ricardo Coser Mergulhao.
      Descrição: O objetivo deste projeto é avaliar a colaboração logística entre o operador logístico e seus parceiros embarcadores, transportadores e varejistas, adicionando critérios de práticas sustentáveis. A pesquisa será exploratória, por meio de um estudo de caso no operador logístico e descritiva, por meio do levantamento de dados nas empresas parceiras. Entre os resultados esperados do projeto destacam-se as contribuições teóricas sobre as práticas sustentáveis adotadas pelos participantes da cadeia de abastecimento do varejo; ampliar o conjunto de elementos para avaliar a colaboração na cadeia de abastecimento do varejo; oferecer às empresas formas de avaliar parcerias já existentes e novos parceiros, além de oferecer meios para capacitar parceiros estratégicos; eleger um conjunto de critérios para seleção e classificação de fornecedores com base em elementos de colaboração e de práticas sustentáveis. Valor captado: R$ 45.749,12. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: José Geraldo Vidal Vieira - Coordenador / JOãO EDUARDO AZEVEDO RAMOS DA SILVA - Integrante / Suzi Sanae Suyama - Integrante / Juliana Veiga Mendes - Integrante / Ricardo Coser Mergulhão - Integrante / Miriam Catarina Soares Aharonovitz - Integrante / Nadya Regina Galo - Integrante / Vitória Silva Lazzarin - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 9 / Número de orientações: 2
      Membro: Jose Geraldo Vidal Vieira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Paraninfo da turma 2009 do curso de Engenharia de Produção, UFOP - João Monlevade.. 2009.
      Membro: Ricardo Coser Mergulhão.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (10)
    1. Workshop Enhancing Relevance and Impact in Brazil for Research in Green Technology Management Product Service Systems?.Business Model Simulation for PSS. 2016. (Outra).
    2. XV Simpósio de Engenharia de Produção Sul-Americano.Introdução ao Programa Seis Sigma: teoria e prática. 2015. (Simpósio).
    3. Encontro Nacional de PPG´s em Engenharia de Produção (ENPEPRO). 2014. (Encontro).
    4. XXXIV Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Modelo de programação inteira para seleção de projetos Seis Sigma. 2014. (Congresso).
    5. Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produtos. O Design of Experiments (DOE) no desenvolvimento de novos produtos com qualidade Seis Sigma. 2013. (Congresso).
    6. Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produtos. Proposta de ensino de projeto e desenvolvimento de produtos baseada na integração e sequenciamento de conteúdos: o caso da UFSCar, campus Sorocaba. 2013. (Congresso).
    7. II Semana da Engenharia de Produção de Sorocaba.O Papel do Engenheiro de Produção no mercado de trabalho. 2010. (Simpósio).
    8. Semana da Sustentabilidade - UFSCar-Sorocaba.Relação entre sistemas de medição de desempenho e projetos Seis Sigma. 2008. (Simpósio).
    9. XIII Semana da Engenharia - UNESP. Programa Seis Sigma. 2008. (Congresso).
    10. XV Simpósio de Engenharia de Produção - SIMPEP`.Diagnóstico das atividades de melhoria contínua em uma empresa do setor metal-mecânico: um estudo de caso. 2008. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (0)

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 24/11/2017 12:06:56