Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Roberto Antonio Martins

possui graduação em Engenharia de Produção-Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1990), mestrado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de São Carlos lotado no Departamento de Engenharia de Produção. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Medição de Desempenho e Gestão da Qualidade, atuando principalmente nos seguintes temas: medição de desempenho, indicadores de desempenho, sistemas de medição de desempenho, melhoria contínua, gestão da qualidade e ISO 9001. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3518820028045730 (30/08/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 1994-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Departamento de Engenharia da Produção. Via Washington Luís, Km235 Jd Guanabara 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33519531 Fax: (16) 33518240 URL da Homepage: http://www.dep.ufscar.br/docentes_desc.php?uid=140
  • Grande área: Engenharias
  • Área: Engenharia de Produção
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2013-Atual. Estudo Sobre a Relacao entre o Sistema de Gestao da Qualidade ISO 9001 e a Gestao do Conhecimento em Empresas Industriais do Estado de Sao Paulo
      Descrição: Os avanços da tecnologia e o aumento das exigências do consumidor são alguns dos principais elementos de fomento à diversificação e excelência de produtos. Diante desse cenário, as empresas buscam ferramentas, políticas e orientações de gestão, operação e produção para gerir seus negócios a fim de manterem-se vivas e competitivas. Dois instrumentos de gestão recorrentes no leque de opções dos gestores são a gestão da qualidade com base na norma ISO 9001 e a gestão do conhecimento. Com a sua adoção supõe-se que as empresas se tornem mais competitivas, inovando e melhorando a qualidade de seus processos, produtos e serviços. Considerando a importância desses elementos para a maximização dos resultados organizacionais e a lacuna existente na literatura sobre a relação entre eles, este projeto objetiva, por meio de uma pesquisa qualitativa com base em múltiplos estudos de caso em empresas industriais do Estado de São Paulo, identificar a existência de sinergias e antagonismos entre eles de maneira a se formularem recomendações para potencializar seu uso conjunto e integrado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Roberto Antonio Martins - Integrante / Luiz César Ribeiro Carpinetti - Integrante / Marly Monteiro de Carvalho - Integrante / Otávio José de Oliveira - Coordenador / Edson Pacheco Paladini - Integrante / João Pedro Albino - Integrante / José Roberto Dele Luche - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Roberto Antonio Martins.
    2. 2013-Atual. Development of a Maturity Measurement Framework for Supply Chain Flexibility
      Descrição: The objective of this project is threefold. First, a conceptual framework for supply chain flexibility shall be developed, which builds the foundation for integrating a performance measurement system for supply chain flexibility and the corresponding maturity model. Second, the development of performance measures for supply chain flexibility is subject of this research. For this, existing performance measures for supply chain flexibility are analyzed, and a set of key performance indicators which is suitable to measure supply chain flexibility will be developed. In addition, the measurement process and activities that define how to measure supply chain flexibility will be described. The third objective is the design of a maturity model which takes into account supply chains on one hand, and performance measurement systems measuring flexibility in supply chains on the other hand. Within this objective, the maturity models for supply chains with emphasis on flexibility shall be integrated with maturity models for performance measurement systems in order to provide a comprehensive approach which allows determining the maturity of a supply chain with special respect to its flexibility measurement.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Roberto Antonio Martins - Coordenador / Luiz Felipe Roris Rodriguez Scavarda do Carmo - Integrante / Silvio Hamacher - Integrante / Bernd Hellingrath - Integrante.
      Membro: Roberto Antonio Martins.
    3. 2012-Atual. Estudo sobre o Efeito das Praticas de Sustentabilidade na Dinamica das Mudancas nos Sistemas de Medicao de Desempenho (PQ/CNPq)
      Descrição: Historicamente, a área de sistemas de medição de desempenho se comporta de forma reativa às mudanças que ocorrem tanto nos ambientes externos como internos das organizações. Isto pode ser observado desde o início do século passado com o advento da produção em massa, a criação de grandes corporações e a abertura do capital das empresas. Esses eventos foram vetores para o desenvolvimento dos sistemas de medição de desempenho tradicionais, que tinham como característica o fato de serem baseados na contabilidade de custos e em indicadores financeiros e de produtividade dos fatores de produção, com muita ênfase na mão-de-obra direta. Um fenômeno semelhante pôde ser observado nas últimas décadas do século XX. Desta vez, as mudanças nos padrões de competitividade e nas formas de organizar o trabalho e a produção foram vetores de um novo movimento de mudança. Os crescentes desafios de um mercado cada vez mais globalizado têm novamente provocado mudanças nas organizações. A fim de responder proativamente a estes desafios, os processos de gestão exigem atualizações e informações precisas sobre o desempenho dos negócios. Assim, os sistemas de medição de desempenho (SMDs) parecem se desenvolver no sentido de responder a essa tendência global de negócios, de se tornar mais sustentável. Portanto, a adoção de práticas de sustentabilidade nas organizações pode estar exercendo o papel de vetor de mudança dos SMDs. Assim, o objetivo principal desta pesquisa é investigar empiricamente como a adoção do conceito de sustentabilidade vem modificando os sistemas de medição de desempenho das organizações.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Roberto Antonio Martins - Coordenador.
      Membro: Roberto Antonio Martins.
    4. 2009-2012. Sustentabilidade como um Direcionador de Mudancas nos Sistemas de Medicao de Desempenho (Universal/CNPq)
      Descrição: Historicamente os sistemas de medição de desempenho sempre vêm sendo reativos às mudanças que ocorrem nos ambientes externos e internos das organizações. Isto pode ser observado no início do século passado com o advento da produção em massa, a criação de grandes corporações e a abertura do capital das empresas. Esses eventos foram vetores para o desenvolvimento dos sistemas de medição de desempenho (SMD?s). O resultado foi a supremacia dos sistemas baseados na Contabilidade de Custos e em indicadores financeiros e de produtividade dos fatores de produção, com muita ênfase na mão-de-obra direta. Nas últimas décadas do século XX, pode-se observar o mesmo fenômeno. Desta vez, as mudanças nos padrões de competitividade, nas formas de organizar o trabalho e a produção foram vetores de um novo movimento de mudança previsto por autores como D. Scott Sink, Robert G. Eccles e Andy Neely como uma revolução na medição de desempenho. Novamente, pesquisadores e praticantes se lançaram a busca de novos SMD?s. O resultado mais evidente de todo esse esforço foi o Balanced Scorecard (BSC). Seguindo a mesma lógica, a sustentabilidade pode estar exercendo o mesmo papel de vetor de mudança nos SMD?s. Ainda que as medidas de desempenho de sustentabilidade existam há mais de uma década, os pesquisadores da área de medição de desempenho não vêm aparentemente se preocupando com os efeitos dessas mudanças nos modelos de sistemas de medição de desempenho atuais. Na literatura pesquisada, podem ser encontrados diversos modelos de sistemas de medição de desempenho que de alguma forma contemplam medidas de desempenho sobre sustentabilidade, seja partindo do Triple Bottom Line ou outros referenciais de sustentabilidade. Existem propostas de adaptação das perspectivas do BSC. Logo, é relevante investigar como a sustentabilidade está modificando os sistemas de medição de desempenho das empresas nas organizações.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Roberto Antonio Martins - Coordenador / Luciana Rosa Leite - Integrante / Cintia Akemi Yagasaki - Integrante.
      Membro: Roberto Antonio Martins.
    5. 2008-2013. Novas Tendencias em Gestao e Engenharia da Qualidade: Produtos e Servicos (PROENGE-Capes)
      Descrição: A área de Gestão e Engenharia da Qualidade é um dos pilares da Gestão de Operações e Manufatura (área f do edital), considerada uma das áreas prioritárias desse edital. A presente proposta destina-se a implantação de uma rede de cooperação acadêmica com foco em Gestão e Engenharia de Qualidade envolvendo os Programas de Pós-graduação stricto sensu em Engenharia de Produção das seguintes instituições: POLI/ USP, UFSCar, UFSC e UFRGS. Essas IES são consideradas liderança nacional nessa área, tanto na formação de mestres e doutores como na publicação de artigos e livros. Os principais resultados esperados com essa proposta são, além da constituição da rede, (i) a atualização das ementas das disciplinas dessa área, de modo a compatibilizar os conteúdos nas diferentes IES, ampliando as chances de intercâmbio de docentes e discentes, (ii) criação de novas disciplinas, dedicadas a temas de pesquisa de interesse comum nas IES, as quais seriam operacionalizadas com colaboração de pesquisadores da rede, de forma presencial e à distância, (iii) consolidação de uma listagem de temas voltada a construção de um quadro de tendências de pesquisa na área, (iv) melhoria das teses e dissertações da área, e (v) fomento a publicações, com base na utilização dos recursos humanos e de infra-estrutura das 4 IES envolvidas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Roberto Antonio Martins - Integrante / Marly Monteiro de Carvalho - Coordenador / Edson Pacheco Paladini - Integrante / José Luiz Duarte Ribeiro - Integrante / Flavio Sanson Fogliatto - Integrante.
      Membro: Roberto Antonio Martins.
    6. 2007-2009. Desenvolvimento de Instrumento Informatizado para Avaliacao da Maturidade de Sistemas de Medicao de Desempenho (Universal/CNPq)
      Descrição: Este projeto tem por objetivo desenvolver um instrumento informatizado para avaliar a maturidade de sistemas de medição de desempenho de forma a auxiliar a gestão do processo de medição de desempenho. Forças internas e externas às organizações atuam como alavancas para evolução da medição de desempenho. Isto requer mudanças dos sistemas de medição de desempenho de forma a se manterem adequados ao uso. Na literatura pesquisada, foram encontrados modelos de maturidade que podem guiar o desenvolvimento de instrumento, porém esses modelos não tratam da totalidade das dimensões importantes para o desenvolvimento de sistemas de medição de desempenho, tais como: a infra-estrutura ou todas as atividades da medição de desempenho. Desta forma, surge uma oportunidade para o desenvolvimento de uma pesquisa para, primeiro, desenvolver um modelo e, depois, um instrumento informatizado de avaliação da maturidade de sistemas de medição de desempenho. A abordagem de pesquisa será, num primeiro momento, qualitativa, com a realização de estudos de caso, para refinamento do modelo de maturidade concebido de forma dedutiva da revisão bibliográfica. A partir do estado da arte e das informações empíricas, a abordagem será quantitativa para o desenvolvimento do instrumento informatizado de avaliação da maturidade de sistemas de medição de desempenho. Em seguida serão feitas aplicações em algumas organizações parceiras para verificar de forma parcial a validade do instrumento informatizado de desenvolvimento para avaliação da maturidade dos sistemas de medição de desempenho.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Roberto Antonio Martins - Coordenador / Ivan Cavalcante Araújo Junior - Integrante.
      Membro: Roberto Antonio Martins.
    7. 2005-2008. Sistematimatizacao de Arquetipos do Uso da Medicao de Desempenho (PQ/CNPq)
      Descrição: O campo da medição de desempenho vem ganhando nos últimos anos muita atenção tanto da academia quanto dos praticantes. A maioria desses esforços está concentrada na formulação ou implementação de novos modelos de medição de desempenho. Especificamente na academia, os esforços se concentraram mais, num primeiro momento, no estabelecimento de novos modelos e depois, com a consolidação do Balanced Scorecard, na implementação e alguns aspectos desse modelo. Contudo, pouca atenção vem sendo dispensada ao uso da medição de desempenho apesar de ela influenciar e até determinar o sucesso ou fracasso desses esforços. O uso da medição de desempenho não é igual nem para todos os usuários e nem para um mesmo usuário, i.e., existem motivos diferentes para usuários diferentes usarem a medição de desempenho e um mesmo usuário pode ter propósitos em momentos diferentes. Desta forma, é importante o desenvolvimento de sistemas de medição de desempenho que tenham como direcionador-chave o uso da medição de desempenho. O primeiro passo neste sentido é necessário conhecer os tipos de uso e os usuários típicos da medição de desempenho para tornar tal proposta uma realidade. Assim, o objetivo principal deste projeto de pesquisa é sistematizar os arquétipos do uso da medição de desempenho de forma a facilitar o desenvolvimento de sistemas de medição de desempenho que têm como direcionador-chave o uso da medição de desempenho. O ponto central desta proposta é levantar, tanto na literatura como empiricamente, quais são os fatores que facilitam ou limitam o uso da medição de desempenho. Eles permitirão a identificação e sistematização dos arquétipos. Para tanto, primeiramente será feito um levantamento extensivo da literatura pertinente. Depois, com uma pequena defasagem da etapa anterior, será conduzida uma pesquisa empírica utilizando uma abordagem qualitativa com estudos de caso sobre os fatores que influenciam o uso da medição. Por fim, todos os dados coletados serão a base para formulação dos arquétipos que serão sistematização de acordo com os usos típicos da medição de desempenho identificados. O principal resultado esperado é um conjunto de arquétipos que servirá como um conjunto de estruturas genéricas que guiará o desenvolvimento de sistemas de medição de desempenho. Isto pode vir a ser útil tanto para o desenvolvimento de novas pesquisas sobre medição de desempenho quanto para a intervenção nas práticas de medição de desempenho de empresas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Roberto Antonio Martins - Coordenador / Luiz Geraldo Micheletti Goessler - Integrante.
      Membro: Roberto Antonio Martins.
    8. 2005-2008. Instituto Fabrica do Milenio (IFM)
      Descrição: Os objetivos gerais do Instituto Fábrica do Milênio (IFM) podem ser entendidos como a proposição, o desenvolvimento e a disseminação de mecanismos para o aumento da competitividade e do conhecimento científico e tecnológico das indústrias de manufatura, especialmente as de bens de capital, instaladas no país. Tais objetivos podem inicialmente parecer muito abrangentes e pretensiosos. Entretanto, o conjunto de instituições e projetos envolvidos formam uma massa crítica que os capacitam a desenvolver um espectro de pesquisas (que abrangem desde o desenvolvimento de tecnologias industriais básicas até elementos de gestão) que podem, se organizadas de forma integrada, contribuir efetivamente para o desenvolvimento das indústrias brasileiras. Desta forma, o papel principal da coordenação do IFM é o de gerir a integração destes projetos e promover a difusão de seus resultados. Com esse propósito, uma das metas deste projeto é a FIM - Fábrica Integrada Modelo: um mecanismo de integração e disseminação de resultados. A FIM será um modelo de empresa ideal que poderá ser visitada pelos profissionais brasileiros, tanto presencialmente como pela Internet, para que todos resultados do projeto possam ser absorvidos de forma mais rápida, efetiva e sustentável. Uma descrição detalhada da FIM é feita nos próximos itens da presente proposta. Um outro objetivo do presente projeto é o de promover uma ampliação na participação de novos grupos de pesquisa na rede IFM. Durante os 3 anos iniciais de projeto tivemos uma quantidade muito grande de solicitações para ingresso em nossa rede. Entendemos que deve haver uma rede principal, formada pelos grupos com mais experiência em atividades colaborativas que deverá apoiar grupos de pesquisa em desenvolvimento para que estes se consolidem como parceiros na busca pelo desenvolvimento industrial brasileiro. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Roberto Antonio Martins - Integrante / José Carlos de Toledo - Coordenador / Dário Henrique Alliprandini - Integrante.
      Membro: Roberto Antonio Martins.
    9. 2005-2007. Gestao da Qualidade como um Fator para Mudanca da Medicao de Desempenho (Universal/CNPq)
      Descrição: A medição de desempenho necessita ser entendida como um mecanismo dinâmico que precisa ser adaptado para acompanhar às condições de mudança referentes ao ambiente (interno e externo) e à estratégia organizacional. Esta foi a causa principal da inadequação da medição de desempenho tradicional que fornecia informações irrelevantes para os tomadores de decisão na maioria das organizações. Existem quatro forças que moldam a evolução e a mudança da medição de desempenho: (i) influências internas, por exemplo, relações de poder e interesses da coalizão dominante; (ii) influências externas, por exemplo, legislação e volatilidade do mercado; (iii) assuntos relacionados aos processos, por exemplo, formas de implementação e gestão de processos políticos; e (iv) assuntos relacionados à transformação organizacional, por exemplo, o grau de suporte da alta administração e risco de ganho ou perda da mudança. Além dessas forças, existem, alguns fatores que afetam a evolução da medição de desempenho: processos - existência de processos para revisar, modificar e desdobrar as medidas; pessoas - existência de indivíduos com habilidades para usar, refletir, modificar e desdobrar as medidas de desempenho; sistema - disponibilidade de um sistema flexível que seja capaz de coletar, analisar e reportar as medidas de desempenho apropriadas; e cultura - existência de uma cultura de medição dentro da organização que garanta que o valor da medição, em termos de manutenção das medidas apropriadas, seja valorizado. Tais fatores podem atuar ora como facilitadores (aqueles que impulsionam a mudança) ora como barreiras (aqueles que dificultam a mudança efetiva) ao desenvolvimento das práticas de medição de desempenho. Além disso, esses mesmos autores propõem um processo para administrar a medição de desempenho de forma que ela se mantenha fornecendo dados e informações relevantes aos tomadores de decisão na organização. A implementação da gestão pela qualidade total (GQT) requer uma mudança na medição de desempenho. Essa necessidade surge dos problemas tradicionais da medição de desempenho, tais como: foco nos resultados, visão financeira, incentivo à visão de curto prazo, informações muito sintéticas e relativas ao desempenho passado, informação disponível tardiamente etc.; e de características específicas da GQT, tais como: foco no cliente, gestão por processos, gestão baseada em fatos e dados, melhoria contínua, participação de todos os níveis hierárquicos na solução de problemas etc. Neste sentido, torna-se relevante uma investigação empírica por meio de estudo de casos para mapear o processo de mudança realizado na medição de desempenho por empresas que tenham adotado o modelo de gestão pela qualidade total. Tal investigação poderá fornecer elementos importantes para o campo da medição de desempenho na medida em que poderão ser melhor entendidas as forças e os fatores que direcionam a dinâmica dessa área. Esse entendimento pode permitir aos praticantes uma melhor gestão do processo de mudança da medição de desempenho para facilitar a implementação da gestão pela qualidade total. As empresas a serem estudadas serão agrupadas pelo tipo de iniciativa de gestão pela qualidade total adotada por elas: Prêmio Nacional da Qualidade, Programa Six Sigma e ISO 9001:2000.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Roberto Antonio Martins - Coordenador / Ricardo Coser Mergulhão - Integrante / Raïssa Alvares de Matos Miranda - Integrante / Gerusa Tinasi de Oliveira - Integrante.
      Membro: Roberto Antonio Martins.
    10. 2000-2008. Investigacao Empirica sobre Implementacao e Uso de Sistemas de Medicao de Desempenho
      Descrição: Este projeto tem por objetivo investigar como tomadores de decisão em diferentes níveis e com diferentes propósitos utilizam as informações geradas pelos sistemas de medição de desempenho.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (8) Doutorado: (3) . Integrantes: Roberto Antonio Martins - Coordenador.
      Membro: Roberto Antonio Martins.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (6)
      1. . XXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP. 2006. (Congresso).
      2. . XXV Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP). 2005. (Congresso).
      3. XXIV Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP). XXIV Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP). 2004. (Congresso).
      4. . XXIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP). 2003. (Congresso).
      5. . XXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP). 2002. (Congresso).
      6. . XX Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP). 2000. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (2)
      1. MARTINS, Roberto A.; TOLEDO, J. C. ; ALLIPRANDINI, D. H. ; ROZENFELD, H.. 2º Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto. 2000. Congresso
      2. MARTINS, Roberto A.. Encontro Nacional de Engenharia de Produção e I Intenational Congress of Industrial Engineering. 1995. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (11)
      • Roberto Antonio Martins ⇔ Jose Carlos de Toledo (14.0)
        1. SILVA, Sergio Luis da; ALLIPRANDINI, Dário Henrique ; FERRARI, Fernanda Menezes ; TOLEDO, José Carlos de ; MARTINS, Manoel Fernando ; MARTINS, Roberto Antonio. Product development process in the Brazilian autoparts industry: management practices and trends. International Journal of Automotive Technology and Management. v. 4, n. 1, p. 40-61, issn: 1470-9511, 2004.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. MARTINS, Roberto Antonio ; TOLEDO, J. C.. Total quality management programs: a framework proposal. Work Study (Cessou em 2003. Cont. ISSN 1741-0401The International Journal of Productivity and Performance Management). v. 49, n. 4/5, p. 145-151, issn: 0043-8022, 2000.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. TOLEDO, J. C.; MARTINS, Roberto Antonio. Proposta de modelo para elaboração de programas de gestão para a qualidade total. Revista de Administração (FEA-USP). v. 33, n. 2, p. 52-59, issn: 0080-2107, 1998.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. SILVA, Sergio Luis da; TOLEDO, José Carlos de ; MARTINS, Roberto Antonio ; MARTINS, Manoel Fernando. Um estudo de caso sobre Co-Design na Indústria Automotiva Brasileira. Em: João Fernando Gomes de Oliveira; Fábio Müller Guerrini; Daniel Capaldo Amaral. (Org.). Gestão do Ciclo de Vida dos Produtos. 1ed.São Carlos SP. : Instituto Fábrica do Milênio - IFM. 2005.v. III, p. 55-70.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. SILVA, Sergio Luis da; TOLEDO, José Carlos de ; ALLIPRANDINI, Dário Henrique ; MARTINS, Manoel Fernando ; MARTINS, Roberto Antonio. Um panorama geral sobre o desenvolvimento de produto em montadoras francesas recém instaladas no Brasil. Em: 11. Congresso e Exposição Internacionais da Tecnologia da Mobilidade - Congresso SAE Brasil 2002., v. 1, p. 1-10, 2002.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. SILVA, Sergio Luis da; TOLEDO, José Carlos de ; MARTINS, Manoel Fernando ; MARTINS, Roberto Antonio. A case study of co-design in the brazilian automotive industry. Em: 8th International Product Development Management Conference., v. 1, p. 167-181, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. SILVA, Sergio Luis da; TOLEDO, José Carlos de ; MARTINS, Manoel Fernando ; MARTINS, Roberto Antonio ; BERNASCONI, G. C. R. ; FERRARI, Fernanda Menezes. Management of the product development process in the brazilian autoparts industry: current practices and main problems. Em: 8th International Product Development Management Conference., v. 1, p. 183-197, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        8. TOLEDO, J. C.; FERRARI, Fernanda Menezes ; MARTINS, Roberto Antonio. Ferramentas do Processo de Desenvolvimento de Produto Como Mecanismos Potencializadores da Gestão do Conhecimento. Em: 3º Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto, v. CD, p. 73-80, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        9. SILVA, Sergio Luis da; TOLEDO, José Carlos de ; MARTINS, Roberto Antonio ; MARTINS, Manoel Fernando ; FERRARI, Fernanda Menezes ; BERNASCONI, G. C. R.. Gestão do processo de desenvolvimento de produto na indústria brasileira de autopeças: práticas correntes e principais problemas. Em: III Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto, v. CD, p. 337-344, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        10. SILVA, Sergio Luis da; MARTINS, Manoel Fernando ; MARTINS, Roberto Antonio ; TOLEDO, José Carlos de. Um estudo de caso sobre co-design na indústria automotiva brasileira. Em: III Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto, v. CD, p. 353-360, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        11. TOLEDO, J. C.; MARTINS, Manoel Fernando ; MARTINS, Roberto Antonio ; SILVA, Sergio Luis da. Estudo de caso sobre estratégia de co-design na indústria automobilística brasileira. Em: 10. Congresso de Tecnologia da Mobilidade- SAE Brasil, v. CD, p. 3929-3940, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        12. TOLEDO, J. C.; MARTINS, Manoel Fernando ; MARTINS, Roberto Antonio ; SILVA, Sergio Luis da ; ROZENFELD, Henrique. Gestão do processo de desenvolvimento de produto na indústria brasileira de autopeças: práticas correntes e principais problemas. Em: 10. Congresso de Tecnologia da Mobilidade - SAE Brasil, v. CD, p. 3924-3932, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        13. TOLEDO, J. C.; MARTINS, Roberto Antonio. Proposta de modelo para elaboração de programas de gestão pela qualidade total. Em: XV ENEGEP e I International Congress of Industrial Engineering, v. 1, p. 530-534, 1995.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        14. TOLEDO, J. C.; ALLIPRANDINI, Dário Henrique ; MARTINS, Manoel Fernando ; MARTINS, Roberto Antonio. Projeto para capacitação em gestão da qualidade de pequenos e médios fornecedores industriais de São Carlos. Em: XIV Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP, v. 2, p. 929-934, 1994.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Roberto Antonio Martins ⇔ Sergio Luis da Silva (8.0)
        1. SILVA, Sergio Luis da; ALLIPRANDINI, Dário Henrique ; FERRARI, Fernanda Menezes ; TOLEDO, José Carlos de ; MARTINS, Manoel Fernando ; MARTINS, Roberto Antonio. Product development process in the Brazilian autoparts industry: management practices and trends. International Journal of Automotive Technology and Management. v. 4, n. 1, p. 40-61, issn: 1470-9511, 2004.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. SILVA, Sergio Luis da; TOLEDO, José Carlos de ; MARTINS, Roberto Antonio ; MARTINS, Manoel Fernando. Um estudo de caso sobre Co-Design na Indústria Automotiva Brasileira. Em: João Fernando Gomes de Oliveira; Fábio Müller Guerrini; Daniel Capaldo Amaral. (Org.). Gestão do Ciclo de Vida dos Produtos. 1ed.São Carlos SP. : Instituto Fábrica do Milênio - IFM. 2005.v. III, p. 55-70.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. SILVA, Sergio Luis da; TOLEDO, José Carlos de ; ALLIPRANDINI, Dário Henrique ; MARTINS, Manoel Fernando ; MARTINS, Roberto Antonio. Um panorama geral sobre o desenvolvimento de produto em montadoras francesas recém instaladas no Brasil. Em: 11. Congresso e Exposição Internacionais da Tecnologia da Mobilidade - Congresso SAE Brasil 2002., v. 1, p. 1-10, 2002.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. SILVA, Sergio Luis da; TOLEDO, José Carlos de ; MARTINS, Manoel Fernando ; MARTINS, Roberto Antonio. A case study of co-design in the brazilian automotive industry. Em: 8th International Product Development Management Conference., v. 1, p. 167-181, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. SILVA, Sergio Luis da; TOLEDO, José Carlos de ; MARTINS, Manoel Fernando ; MARTINS, Roberto Antonio ; BERNASCONI, G. C. R. ; FERRARI, Fernanda Menezes. Management of the product development process in the brazilian autoparts industry: current practices and main problems. Em: 8th International Product Development Management Conference., v. 1, p. 183-197, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. SILVA, Sergio Luis da; TOLEDO, José Carlos de ; MARTINS, Roberto Antonio ; MARTINS, Manoel Fernando ; FERRARI, Fernanda Menezes ; BERNASCONI, G. C. R.. Gestão do processo de desenvolvimento de produto na indústria brasileira de autopeças: práticas correntes e principais problemas. Em: III Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto, v. CD, p. 337-344, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. SILVA, Sergio Luis da; MARTINS, Manoel Fernando ; MARTINS, Roberto Antonio ; TOLEDO, José Carlos de. Um estudo de caso sobre co-design na indústria automotiva brasileira. Em: III Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto, v. CD, p. 353-360, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        8. MARTINS, Roberto A.; ABÍLIO, L. S ; CABRAL, S. ; CARVALHO, L. G. S ; SILVA, S. L.. Impacto da Utilização de Técnicas de Gestão da Produção no Desenvolvimento de Produtos no Ramo Automotivo. Em: XVII ENEGEP e III International Congress of Industrial Engineering, v. CD-ROM, 1997.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Roberto Antonio Martins ⇔ Manoel Fernando Martins (4.0)
        1. SILVA, Sergio Luis da; ALLIPRANDINI, Dário Henrique ; FERRARI, Fernanda Menezes ; TOLEDO, José Carlos de ; MARTINS, Manoel Fernando ; MARTINS, Roberto Antonio. Product development process in the Brazilian autoparts industry: management practices and trends. International Journal of Automotive Technology and Management. v. 4, n. 1, p. 40-61, issn: 1470-9511, 2004.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. SILVA, Sergio Luis da; TOLEDO, José Carlos de ; MARTINS, Roberto Antonio ; MARTINS, Manoel Fernando. Um estudo de caso sobre Co-Design na Indústria Automotiva Brasileira. Em: João Fernando Gomes de Oliveira; Fábio Müller Guerrini; Daniel Capaldo Amaral. (Org.). Gestão do Ciclo de Vida dos Produtos. 1ed.São Carlos SP. : Instituto Fábrica do Milênio - IFM. 2005.v. III, p. 55-70.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. SILVA, Sergio Luis da; TOLEDO, José Carlos de ; ALLIPRANDINI, Dário Henrique ; MARTINS, Manoel Fernando ; MARTINS, Roberto Antonio. Um panorama geral sobre o desenvolvimento de produto em montadoras francesas recém instaladas no Brasil. Em: 11. Congresso e Exposição Internacionais da Tecnologia da Mobilidade - Congresso SAE Brasil 2002., v. 1, p. 1-10, 2002.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. TOLEDO, J. C.; ALLIPRANDINI, Dário Henrique ; MARTINS, Manoel Fernando ; MARTINS, Roberto Antonio. Projeto para capacitação em gestão da qualidade de pequenos e médios fornecedores industriais de São Carlos. Em: XIV Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP, v. 2, p. 929-934, 1994.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Roberto Antonio Martins ⇔ Itamar Aparecido Lorenzon (3.0)
        1. LORENZON, I. A. ; MARTINS, Roberto A.. Mudanças na Medição de Desempenho Ocorridas com a Adoção da Construção Enxuta: Estudos de Caso. Em: XIII Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ENTAC), v. 1, p. 1-11, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. LORENZON, I. A. ; MARTINS, Roberto A.. Avaliação do Nível de Adoção da Construção Enxuta por meio de seus Princípios. Em: VI Simpósio Brasileiro de Gestão e Economia da Construção - VI SIBRAGEC, v. 1, 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. LORENZON, I. A. ; MARTINS, Roberto A.. Discussão sobre a Medição de Desempenho na Lean Construction. Em: XIII Simpósio de Engenharia de Produção - SIMPEP, p. 1-10, 2006.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Roberto Antonio Martins ⇔ Edemilson Nogueira (2.0)
        1. COSTAL, Graziele C. S. Z. ; MARTINS, Roberto A. ; NOGUEIRA, Edemilson. A Medição de Desempenho na Estratégia de Produção: Importância e Uso de Sistemas Informatizados. Em: XXXI Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), v. 1, p. 1-12, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. GOESSLER, L. G. M. ; VOTTO, R. G. ; NOGUEIRA, Edemilson ; MARTINS, Roberto A.. A Medição de Desempenho como Base para a Evolução do Papel Estratégico da Função Operações. Em: XXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP, v. 1, p. 1-8, 2007.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Roberto Antonio Martins ⇔ Gustavo Silveira de Oliveira (2.0)
        1. OLIVEIRA, G.S. ; CORRÊA, J.E. ; BALESTRASSI, P.P. ; MARTINS, R.A. ; TURRIONI, J.B.. Investigation of TQM implementation: empirical study in Brazilian ISO 9001-registered SMEs. TOTAL QUALITY MANAGEMENT & BUSINESS EXCELLENCE. v. onl1st, p. 1-19, issn: 1478-3363, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. AZEVEDO, D. C. G. ; SANTOS, A. R. ; OLIVEIRA, G. S. ; MARTINS, ROBERTO. TQM e seu impacto na performance organizacional : construção de um modelo baseado na literatura. Em: XXIII Simpósio Paulista em Engenharia de Produção - SIMPEP, v. 1, p. 1-11, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Roberto Antonio Martins ⇔ Ricardo Coser Mergulhão (2.0)
        1. MARTINS, Roberto A.; MERGULHÃO, Ricardo Coser. Relação entre sistemas de medição de desempenho e projetos Seis Sigma: estudo de caso múltiplo. Produção (São Paulo. Impresso). v. 18, p. 342-358, issn: 0103-6513, 2008.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. MARTINS, Roberto A.; MIRANDA, R. A. M. ; OLIVEIRA, Gerusa Tinasi de ; MERGULHÃO, Ricardo Coser. Quality Management as Trigger to Performance Measurement Systems Evolution. Em: Industrial Engineering Research Conference - IIE Annual Conference, v. 1, p. 308-313, 2008.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Roberto Antonio Martins ⇔ Alceu Gomes Alves Filho (1.0)
        1. MELLO, R. ; MARTINS, Roberto Antonio ; ALVES FILHO, A. G.. Revisão Sistemática da Literatura: Relações entre Big Data e Estratégia. Em: XXI Simpósio de Engenharia de Produção - SIMPEP, v. 1, p. 1-12, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Roberto Antonio Martins ⇔ Julio Cesar Donadone (1.0)
        1. FANTTI, M. B. L. ; DONADONE, Júlio C. ; MARTINS, Roberto A.. The Influence of Financial Logic on the Evolution of Six Sigma. Em: SASE Annual Conference 2011, v. 1, p. 1-12, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Roberto Antonio Martins ⇔ Mario Otavio Batalha (1.0)
        1. CARNEIRO, M. P. ; MARTINS, Roberto Antonio ; BATALHA, M. O.. Agronegócio e Medição de Desempenho: Análise de Tendências de Pesquisa por meio da Bibliometria. Em: XXXIV Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP)a, v. 1, p. 1-12, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Roberto Antonio Martins ⇔ Moacir Godinho Filho (1.0)
        1. Frederico, Guilherme F. ; GODINHO FILHO, Moacir ; MARTINS, Roberto A.. A Estratégia de Operações nos Operadores Logísticos: um Estudo de Caso sobre as Prioridades Competitivas e as Decisões Estruturais. Em: XXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), p. 1-12, 2008.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 24/11/2017 12:06:56