Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Carolina Severino Lopes da Costa

Psicóloga, mestre e doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente, é professora adjunta do departamento de Psicologia da UFSCar, com atuação nos cursos de Psicologia e Licenciatura em Educação Especial e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Possui experiência na área de Psicologia e Educação Especial atuando principalmente com os seguintes temas: deficiência visual; habilidades sociais; práticas educativas para a prevenção de problemas emocionais e comportamentais na infância; famílias de crianças com diferentes deficiências. Pertence aos grupos de pesquisa CNPQ: Relações Interpessoais e Habilidades Sociais (Coord. Profa. Zilda Ap. Pereira Del Prette e Prof. Almir Del Prette) e do grupo Práticas Educativas na Família e na Escola: Impactos no desenvolvimento infantil (Coord. Fabiana Cia). (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2014-Atual. Habilidades sociais e Publico- Alvo da Educacao Especial
      Descrição: Considerando a importância do estabelecimento de relacionamentos interpessoais satisfatórios para o desenvolvimento humano em geral, em especial para o desenvolvimento de pessoas do Público-Alvo da Educação (pessoas com deficiências, Transtornos do Espectro do Autismo e Altas Habilidades), este projeto tem como objetivo geral: investigar características do repertório de habilidades sociais, propor e avaliar intervenções para alunos, pares, pais e professores do PAEE. Como objetivos específicos: a) descrever o repertório de habilidades sociais de alunos do Público-Alvo da Educação Especial, de seus familiares, pares e/ou professores; b) caracterizar o repertório de habilidades sociais acadêmicas de alunos do PAEE; c) identificar formas de favorecer os relacionamentos interpessoais entre alunos do PAEE e seus pares; d) caracterizar e correlacionar o repertório de habilidades sociais e de habilidades sociais educativas de professores de alunos do PAEE; e) propor e avaliar intervenções para pais e professores de alunos do PAEE.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Carolina Severino Lopes da Costa - Coordenador / Tassia Lopes de Azevedo - Integrante / Ana Claudia Paviani Casalli - Integrante / Laura Knauft - Integrante / Tatiane Cristina Rodrigues Lessa - Integrante / Michele Assis - Integrante / Carmelina Aragon - Integrante. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 4
      Membro: Carolina Severino Lopes da Costa.
    2. 2014-Atual. Escolarizacao e habilidades sociais de alunos com deficiencia visual
      Descrição: O objetivo geral desse estudo é identificar características do desenvolvimento social e acadêmico de alunos com deficiência visual, do envolvimento familiar nas atividades acadêmicas de seus filhos e das práticas pedagógicas de seus professores. Esse objetivo se desdobra nos seguintes objetivos específicos: - Identificar características do repertório de habilidades sociais de pessoas com deficiência visual; - Identificar características do repertório de habilidades sociais educativas parentais de pais de crianças com deficiência visual; - Descrever aspectos da alfabetização de alunos com deficiência visual; - Identificar características do envolvimento familiar com relação à escolarização de alunos com deficiência visual; - Caracterizar e analisar as práticas pedagógicas de professores de alunos com deficiência visual; - Identificar e analisar as adaptações de materiais didáticos para alunos com deficiência visual.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Carolina Severino Lopes da Costa - Coordenador / Carolina Biondo da Silva - Integrante / Paulo Eduardo Zorel - Integrante / Daniele Sentevil da Silva - Integrante / Aline Carreiro Fukuhara - Integrante. Número de produções C, T A: 8 / Número de orientações: 4
      Membro: Carolina Severino Lopes da Costa.
    3. 2013-Atual. Caracteristicas familiares e relacao familia e escola de pre-escolares publico alvo da educacao especial (processo numero: 409277/2013-4)
      Descrição: Diante da importância de conhecer as características das famílias de crianças PAEE e da opinião de pais e professores de crianças pré-escolares incluídas, para estreitar a relação família e escola, assim como as lacunas quanto ao conhecimento de estratégias que favorecem essa relação e quanto às expectativas de pais e professores sobre o papel de cada um no processo educativo da criança, os objetivos deste estudo são: (a) Descrever quais são os recursos, as necessidades, a estimulação recebida no ambiente familiar, o nível de estresse, o nível de empoderamento e o suporte social das famílias de crianças pré-escolares público alvo da educação especial; (b) Descrever como pais e professores de crianças pré-escolares avaliam a relação entre a família e a escola, considerando especificamente o processo de inclusão; (c) Comparar as características familiares de pais de crianças público alvo da educação especial com diferentes faixas etárias; (d) Relacionar a relação família e escola com as características familiares; (e) Implementar e avaliar intervenção com pais sobre as características familiares e para estreitar a relação família e escola; (e) Implementar e avaliar intervenção com professores para estreitar a relação família e escola.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Carolina Severino Lopes da Costa - Integrante / Fabiana Cia - Coordenador / Aline Costa Fantinato - Integrante / Laura Borges - Integrante / Danielli Silva Gualda - Integrante / Roberta Karoline Golçalves Rodrigues - Integrante / Aline Cristina de Souza - Integrante / Tassia Lopes de Azevedo - Integrante / Ana Elisa Millan - Integrante / Cariza de Cássia Spinazola - Integrante / Rebeca Augusto - Integrante / Laura Knauft - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1
      Membro: Carolina Severino Lopes da Costa.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (2)
      1. VI Seminário Internacional de Habilidades Sociais.Habilidades sociais educativas de professores para o atendimento educacional especializado. 2017. (Seminário).
      2. I Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica: Conjugando Igualdade e Diferença como Condição para Assegurar o Direito ao Direito. 2014. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (5)
      1. Mendes ; GONCALVES, A. G. ; COSTA, C. S. L ; LACERDA, C. B. F. ; CIA, F. ; CAMPOS, J. A. P. P. ; POSTALLI, L. M. M. ; DUARTE, M. ; Almeida ; ABREU, M. ; ELIAS, N. C. ; ORLANDO, R. M. ; RANGNI, R. A.. VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e X Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. 2016. Congresso
      2. Mendes ; CIA, F. ; Almeida ; LACERDA, C. B. F. ; GONCALVES, A. G. ; POSTALLI, L. M. M. ; COSTA, C. S. L. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. 2014. Congresso
      3. COSTA, C. S. L. I Encontro Internacional sobre Violência na Família: Abuso Sexual Infantil. 2007. (Outro).. . 0.
      4. COSTA, C. S. L. II Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2005. (Congresso).. . 0.
      5. COSTA, C. S. L. I Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2003. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 24/11/2017 12:06:48