Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Gerusa Ferreira Lourenco

Graduada em Terapia Ocupacional (UFSCar), especialista em Intervenção em Neuropediatria, mestre e doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Professora Adjunta nível 3 no Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos, no eixo de Atividades e Recursos Terapêuticos, e do Programa de Pós Graduação em Educação Especial (PPGEEs/UFSCar). Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia ocupacional, educação inclusiva, recursos de tecnologia assistiva. Atual coordenadora do curso de graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1474728505225459 (17/11/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2012-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR, Departamento de Terapia Ocupacional. Rod. Washington Luis, Km 235 Monjolinho 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518392 URL da Homepage: http://www.dto.ufscar.br/graduacao
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2017-Atual. CONSTRUCAO DE CONHECIMENTO EM TERAPIA OCUPACIONAL: MAPEAMENTO DA PRODUCAO ACADEMICA DOS PESQUISADORES NA AREA
      Descrição: Projeto aprovado pelo Edital CNPq Universal (2016). Dada a importância da ampliação e consolidação da terapia ocupacional como área de conhecimento, a presente pesquisa pretende realizar um levantamento detalhado dos pesquisadores terapeutas ocupacionais vinculados aos grupos de pesquisa na terapia ocupacional cadastrados junto ao CNPq. Pretende traçar seu perfil, suas trajetórias acadêmicas e as produções na área de forma a apresentar um importante panorama atual. Trata-se de um estudo abrangente sobre a construção de conhecimento produzida pelos pesquisadores da área e a correlação entre suas trajetórias e perfis de pesquisa. Para tanto, serão produzidos banco de dados, cruzamento de informações e serão gerados gráficos, tabelas e outras representações que se fizerem coerentes para apresentação dos resultados. As análises serão importantes para ampliar a compreensão da construção de conhecimento e projetar perspectivas para o campo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Gerusa Ferreira Lourenço - Integrante / Carla Regina da Silva - Coordenador / sabrina helena ferigato - Integrante / Alessandra Rossi Paolillo - Integrante / isadora cardinalli - Integrante / Bruna Maiara Melo de Paula - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Gerusa Ferreira Lourenco.
      Descrição: Projeto aprovado pelo Edital CNPq Universal (2016). Dada a importância da ampliação e consolidação da terapia ocupacional como área de conhecimento, a presente pesquisa pretende realizar um levantamento detalhado dos pesquisadores terapeutas ocupacionais vinculados aos grupos de pesquisa na terapia ocupacional cadastrados junto ao CNPq. Pretende traçar seu perfil, suas trajetórias acadêmicas e as produções na área de forma a apresentar um importante panorama atual. Trata-se de um estudo abrangente sobre a construção de conhecimento produzida pelos pesquisadores da área e a correlação entre suas trajetórias e perfis de pesquisa. Para tanto, serão produzidos banco de dados, cruzamento de informações e serão gerados gráficos, tabelas e outras representações que se fizerem coerentes para apresentação dos resultados. As análises serão importantes para ampliar a compreensão da construção de conhecimento e projetar perspectivas para o campo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Carla Regina Silva - Coordenador / Alessandra Rossi Paolilo - Integrante / Isadora Cardinalli - Integrante / Sabrina Helena Ferigato - Integrante / Bruna Maiara Melo de Paula - Integrante / Gerusa Ferreira Lourenço - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
      Membro: Carla Regina Silva.
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Alessandra Rossi Paolillo - Integrante / Carla Regina Silva - Coordenador / Gerusa Ferreira Lourenço - Integrante / Sabrina Ferigato - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Alessandra Rossi Paolillo.
    2. 2017-Atual. A REPRESENTACAO DAS PESSOAS COM DEFICIENCIA FISICA NO CINEMA E O OLHAR DA TERAPIA OCUPACIONAL
      Descrição: O objetivo geral do projeto é investigar os filmes que abordam a questão da deficiência, buscando analisar sob o olhar da Terapia Ocupacional, a representação das pessoas com deficiência física nas obras cinematográficas selecionadas. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gerusa Ferreira Lourenço - Integrante / Carla Regina da Silva - Integrante / sabrina helena ferigato - Integrante / Alessandra Rossi Paolillo - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Gerusa Ferreira Lourenco.
      Descrição: O objetivo geral do projeto é investigar os filmes que abordam a questão da deficiência, buscando analisar sob o olhar da Terapia Ocupacional, a representação das pessoas com deficiência física nas obras cinematográficas selecionadas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carla Regina Silva - Integrante / Alessandra Rossi Paolilo - Coordenador / Sabrina Helena Ferigato - Integrante / Gerusa Ferreira Lourenço - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Carla Regina Silva.
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alessandra Rossi Paolillo - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Alessandra Rossi Paolillo.
    3. 2016-Atual. Participacao de criancas com paralisia cerebral em seus multiplos contextos de vida e o uso de recursos de tecnologia assistiva
      Descrição: Tendo em vista a importância da implementação adequada de recursos de tecnologia assistiva na superação de barreiras por crianças com paralisia cerebral, o presente projeto tem como intenção delinear caminhos investigativos no que tange o desenvolvimento da área de Tecnologia Assistiva junto ao público alvo da educação especial em seus múltiplos contextos de vida, colaborando para sua participação. São delineados três etapas do estudo a saber: revisão sistemática de literatura sobre o tema; estudo diagnóstico da participação de 20 crianças com paralisia cerebral e o uso de recursos de tecnologia assistiva nos contextos domiciliar e escolar; e a proposição de programas de implementação de recursos conforme as demandas identificadas. Os resultados esperados dizem respeito à produção de conhecimentos teóricos e práticos sobre como aprimorar a participação das crianças com paralisia cerebral nesses contextos por meio o uso de recursos de tecnologia assistiva.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Gerusa Ferreira Lourenço - Coordenador / Adriana Garcia Gonçalves - Integrante / Beatriz Bagatini - Integrante / barbara de brito oliveira - Integrante / Ludmila Boaventura Guimarães - Integrante / camila ayub teixeira - Integrante. Número de orientações: 3
      Membro: Gerusa Ferreira Lourenco.
    4. 2013-2017. ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR: da analise das politicas publicas educacionais ao desenvolvimento de midias instrumentais sobre deficiencia e inclusao (OBEDUC/CAPES/INEP Edital no. 49/2012)
      Descrição: O ensino superior público atravessa um momento histórico-social desafiador. Tornar a educação superior igualmente acessível a todos que desejam cursá-la tem se constituído uma das principais metas dos que legislam sobre o direito básico do acesso à Educação. Trata-se de projeto de pesquisa em rede aprovado pela CAPES, no Edital Observatório em Educação (OBEDUC), que tem como foco discutir as políticas públicas e as condições de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida no Ensino Superior. O projeto está sendo desenvolvido pela FFC/Unesp-Marília - proponente e sede, em colaboração a UFSC-SC e UFSCar-SP, constituídas como Núcleos de desenvolvimento de pesquisa. Conta com a participação de pesquisadores vinculados aos Programas de Pós-Graduação relacionados às áreas da Educação, Psicologia, Comunicação, Linguística e Educação Física, das seguintes universidades: UEM-PR, UEL-PR, UFJF-MG, UFSC-SC, UTP-PR, UNESP-SP (Araraquara, Bauru e Marília), USP/Ribeirão Preto e UFJF-MG. Constituirão como objetivos centrais desta pesquisa: a) levantar e analisar as políticas públicas de Educação Superior; b) analisar a evolução da matrícula de pessoas com deficiência no ensino superior; c) investigar o exame vestibular nas universidades públicas; d) averiguar os projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura e pedagogia; e) examinar as condições de acessibilidade; f) produzir mídias instrumentais que viabilizem o processo de inclusão no ensino superior. Espera-se, por meio da informação qualificada, favorecer a concretização dos direitos sociais relacionados às pessoas com deficiência no acesso ao ensino superior, de forma a desfazer interpretações equivocadas capazes de prejudicar a efetivação de políticas públicas que contribuam para a consolidação da Educação Inclusiva. O projeto conta com 32 subprojetos envolvendo a participação de alunos da graduação, pós-graduação e professores da rede vinculados aos programas e universidades mencionados (28 bolsas de iniciação científica, 10 bolsas de professores da rede pública, 9 bolsas de mestrado e 2 bolsas de doutorado). A minha participação no projeto compreende a orientação de uma bolsa na modalidade de iniciação científica:Proposta de construção de um banco de dados sobre alunos com deficiência da Universidade Federal de São Carlos. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (28) / Mestrado acadêmico: (9) / Doutorado: (2) . Integrantes: Gerusa Ferreira Lourenço - Integrante / Lucia Pereira Leite - Integrante / Ana Claudia Balieiro Lodi - Integrante / Audrei Gesser - Integrante / Claudia Regina Mosca Giroto - Integrante / Carlo José Napolitano - Integrante / Willians Cerozzi Balan - Integrante / Eliana Lucia Ferreira - Integrante / José Luís Bizelli - Integrante / Ana Paula Oliveira Santana - Integrante / Nilza Sanches Tessaro Leonardo - Integrante / Cristina Broglia Feitosa Lacerda - Integrante / Silmara Sartoreto de Oliveira - Integrante / Danilo Rothberg - Integrante / Rosimar Bortolini Poker - Integrante / Lucinéa Marcelino Vilella - Integrante / Ana Paula Cristina Guarinello - Integrante / Ana Paula da Silva Berberian - Integrante / Rosimeire Maria Orlando - Integrante / Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Outra.Número de orientações: 1
      Membro: Gerusa Ferreira Lourenco.
    5. 2013-2015. Recursos de tecnologia assistiva e criancas com deficiencias: possibilidades de intervencao e formacao em terapia ocupacional
      Descrição: A partir da demanda crescente para a terapia ocupacional pela ampliação do uso efetivo de recursos de tecnologia assistiva junto a crianças com deficiência, em seus múltiplos contextos de vida, o objetivo dessa pesquisa é investigar como podem ser estruturadas práticas de ensino e intervenção em terapia ocupacional que habilitem os profissionais envolvidos com essa população a implementarem e avaliarem o impacto desse tipo de tecnologia. Para tanto, os caminhos a serem seguidos dizem respeito às etapas de caracterização da população de crianças com deficiência no município de São Carlos que frequentem espaços de reabilitação; identificação das demandas por recursos para ganhos funcionais nas atividades de vida diária e instrumentais de vida diária, para o setting terapêutico, domicílio e escola; proposição de recursos conforme a disponibilidade de equipamentos presentes na rede; acompanhamento no processo de implementação; e avaliação do impacto. Instrumentos de avaliação específicos estão sendo buscados e construídos de modo a permitir sistematizar os dados da pesquisa. Espera-se com essa pesquisa resultados que colaborem na busca de direcionamentos para a formação teórica e prática do terapeuta ocupacional, além de permitir o acesso a esses recursos pelas crianças com deficiência do município.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Gerusa Ferreira Lourenço - Coordenador. Número de orientações: 2
      Membro: Gerusa Ferreira Lourenco.
    6. 2013-2014. USO DE RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA JUNTO A CRIANCAS COM PARALISIA CEREBRAL NOS ESPACOS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
      Descrição: Tendo em vista a necessidade de se ampliar o acesso das crianças com paralisia cerebral aos recursos de tecnologia assistiva na escola, esse projeto foi delineado no sentido de dar continuidade a uma agenda de pesquisas com objetivo de viabilizar um processo de implementação eficaz dessas ferramentas nos espaços de sala de recursos multifuncionais. Para tanto, compõem esse estudo alunos do curso de graduação em terapia ocupacional e da licenciatura em educação especial, investigando frentes como recursos disponibilizados no espaço de AEE; processo de implementação; formação em parceria colaborativa para atuação na escola.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) . Integrantes: Gerusa Ferreira Lourenço - Coordenador / Adriana Garcia Gonçalves - Integrante.
      Membro: Gerusa Ferreira Lourenco.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Patronesse da Turma 2012 de Formandos em Terapia Ocupacional, UFSCar.. 2017.
      Membro: Gerusa Ferreira Lourenço.
    2. Professora Homenageada pela Turma de Terapia Ocupacional, UFSCar.. 2016.
      Membro: Gerusa Ferreira Lourenço.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (15)
    1. VII Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa. SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL E OS DESAFIOS PARA A PARCERIA COM A SALA COMUM NAS PRÁTICAS COM TECNOLOGIA ASSISTIVA E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AMPLIADA. 2017. (Congresso).
    2. 6º Simpósio de Terapia Ocupacional da UNESP.Recursos de Tecnologia Assistiva na promoção da qualidade de vida de crianças com deficiências. 2016. (Simpósio).
    3. I Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva: engenharia e design. Uso de recurso de auxílio à mobilidade por alunos com deficiência física: avaliação de habilidades e participação nos ambientes escolares. 2016. (Congresso).
    4. I Simpósio Autismo em Foco: compartilhando experiências e possibilidades.Tecnologias e Transtorno do Espectro do Autismo. 2016. (Simpósio).
    5. VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e X Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Tecnologias Aplicadas à Educação Especial. 2016. (Congresso).
    6. XIV Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional. Proposta de uso de recursos de tecnologia assistiva para a atividade de beber líquidos a uma criança com paralisia cerebral. 2016. (Congresso).
    7. VI Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa ISAAC-Brasil. Levantamento de softwares e aplicativos para pranchas de comunicação alternativa digitais disponíveis no mercado nacional. 2015. (Congresso).
    8. The Conference Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Education Needs. Differentiated Instructional Strategies and Assistive Technology. 2014. (Congresso).
    9. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. Uso de dispositivos auxiliares de mobilidade no contexto escolar para alunos com deficiência física. 2014. (Congresso).
    10. XVIII Semana de Estudos em Terapia Ocupacional da UFSCar: TO e suas pluralidades: explorando diferentes práticas profissionais. Terapia Ocupacional na Reabilitação Física: Infância e Juventude: considerações sobre o Estado de São Paulo. 2014. (Congresso).
    11. V Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa. Parceria colaborativa para a formação de profissionais e integração de estratégias de comunicação alternativa no atendimento à criança com paralisia cerebral. 2013. (Congresso).
    12. VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar em Educação Especial. Reflexões para o uso de recursos de TA com alunos com Paralisia Cerebral. 2013. (Congresso).
    13. VII Simpósio de Terapia Ocupacional FMRP USP e I Simpósio de Trabalhos Científicos do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional da FMRP USPT.Inovações em Tecnologia Assistiva. 2013. (Simpósio).
    14. V Congresso Brasileiro de Educação Especial / VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. Didática/Metodologia de Ensino no Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais. 2012. (Congresso).
    15. XVIII Semana de Estudos em Terapia Ocupacional.Atuação do Terapeuta Ocupacional na Inclusão de Crianças com Necessidades Educacionais Especiais. 2012. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. LOURENÇO, G. F.; GONCALVES, A. G.. II Seminário de Tecnologia Assistiva da UFSCar. 2014. Congresso
    2. LOURENÇO, G. F.; GONCALVES, A. G.. I Seminário de Tecnologia Assistiva da UFSCar. 2013. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (16)
    • Gerusa Ferreira Lourenço ⇔ Adriana Garcia Gonçalves (18.0)
      1. GONÇALVES, ADRIANA GARCIA; NICOLETTI, BIA ; LOURENÇO, GERUSA FERREIRA. CARACTERIZAÇÃO DO ATENDIMENTO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA EM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR PAULISTA. Educação (Rio Claro. Online). v. 26, p. 484-504, issn: 1981-8106, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. LINO, C. C. A. ; GONCALVES, A. G. ; Lourenço, Gerusa Ferreira. O USO DE RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS E ESCOLAS ESPECIALIZADAS. Temas sobre Desenvolvimento. v. 20, p. 98-108, issn: 0103-7749, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. LOURENCO, G. F. ; GONÇALVES, A. G. ; ELIAS, N. C.. Differentiated Instructional Strategies and Assistive Technology in Brazil: Are We Talking about the Same Subject?. Universal Journal of Educational Research. v. 3, p. 891-896, issn: 2332-3213, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. FANCHINETTI, T. A. ; GONCALVES, A. G. ; LOURENÇO, G. F.. ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) E A OFERTA PARA ALUNOS COM > DEFICIÊNCIA FÍSICA. Crítica Educativa. v. 1, p. 172-186, issn: 2447-4223, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. GONCALVES, A. G. ; LOURENÇO, G. F. ; PERNACOVA, L.. Uso de recurso de auxílio à mobilidade por alunos com deficiência física: avaliação de habilidades e participação nos ambientes escolares. Em: 1º CBTA ? Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva: Engenharia e Design, p. 111-117, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. GONCALVES, A. G. ; LOURENÇO, G. F.. Elaboração de recursos de Tecnologia Assistiva para alunos com paralisia cerebral em Salas de Recursos Multifuncionais. Em: 1º CBTA ? Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva: Engenharia e Design, p. 467-472, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. LINO, C. C. A. ; GONCALVES, A. G. ; LOURENÇO, G. F.. USO DE RECURSOS COM DUAS CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL EM CONTEXTO DE ESCOLA ESPECIAL. Em: VII Congresso Brasileiro de Educação Especial (VII CBEE) e do X Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial (X ENPEE), p. 1-14, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. SILVA, L. P. ; COSTA, S. C. F. ; GONÇALVES, A. G. ; LOURENCO, G. F.. REALIDADE VIRTUAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UMA PROFESSORA DE SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS. Em: VII Congresso Brasileiro de Educação Especial (VII CBEE) e do X Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial (X ENPEE), p. 1-12, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. COSTA, S. C. F. ; SILVA, L. P. ; GONÇALVES, A. G. ; LOURENCO, G. F.. UTILIZAÇÃO DA REALIDADE VIRTUAL POR UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Em: VII Congresso Brasileiro de Educação Especial (VII CBEE) e do X Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial (X ENPEE), p. 1-11, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. SOUZA, K. O. ; GONCALVES, A. G. ; OLIVEIRA, A. R. P. E. ; LOURENÇO, G. F.. Tecnologia Assistiva aplicada ao esporte adaptado: relato de experiência. Em: 12ª Jornada de Educação Especial: ciência e conhecimento em Educação Especial, p. 1-9, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. FANCHINETTI, T. A. ; GONCALVES, A. G. ; LOURENÇO, G. F.. Tecnologia Assistiva no contexto das Salas de Recursos Multifuncionais: o que dizem as professoras. Em: 12ª Jornada de Educação Especial: ciência e conhecimento em Educação Especial, p. 1-9, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      12. FANCHINETTI, T. A. ; GONCALVES, A. G. ; LOURENÇO, G. F.. O CONTEXTO DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS COM A TECNOLOGIA ASSISTIVA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES. Em: VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, p. 1-16, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      13. CRIPPA, J. N. ; LOURENCO, G. F. ; GONÇALVES, A. G.. Atuação do professor de Sala de Recursos Multifuncionais junto aos alunos com Paralisia Cerebral. Em: VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, p. 1-10, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      14. LINO, C. C. A. ; LOURENÇO, G. F. ; GONCALVES, A. G.. CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO PARA ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DA REDE DO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS. Em: VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, p. 1-12, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      15. SOUZA, B. R. ; LOURENÇO, G. F. ; GONCALVES, A. G.. A parceria entre terapia ocupacional e um professor de Sala de Recursos Multifuncional. Em: VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, p. 1-15, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      16. MANZINI, A. C. G. ; LOURENÇO, G. F. ; GONCALVES, A. G.. Atendimento educacional especializado: relato do uso de recursos de tecnologia assistiva e de atividades adaptadas. Em: VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, p. 1-11, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      17. SILVA, M. T. ; GARCES, L. ; LOURENÇO, G. F. ; GONCALVES, A. G.. TECNOLOGIA ASSISTIVA NA ESCOLA: PLANEJAMENTO E CONFECÇÃO DE RECURSOS. Em: VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, p. 1-11, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      18. PERNACOVA, L. ; LOURENÇO, G. F. ; GONCALVES, A. G.. Uso de dispositivos auxiliares de mobilidade no contexto escolar para alunos com deficiência física. Em: VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, p. 1-16, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Gerusa Ferreira Lourenço ⇔ Eniceia Goncalves Mendes (6.0)
      1. LOURENÇO, Gerusa Ferreira ; Mendes, Enicéia Gonçalves. Adaptação transcultural de um instrumento para avaliar a acessibilidade de alunos com paralisia cerebral ao computador. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar. v. 23, p. 85-100, issn: 2238-2860, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. LOURENÇO, Gerusa Ferreira ; MENDES, E. G. ; TOYODA, Cristina Yoshie. Recursos de Alta-Tecnologia Assistiva Disponíveis no Mercado Nacional: ferramentas para alunos com paralisia cerebral. Informática na Educação (Impresso). v. 15, p. 229-245, issn: 1516-084X, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. Mendes, Enicéia Gonçalves; LOURENÇO, Gerusa Ferreira. En busca de nuevas prácticas pedagógicas: algunas experiencias en Brasil. Em: Anna Augusta Sampaio de Oliveira; Rosimar Bortolini Poker; Fátima Inês Wolf de Oliveira; Yolanda Muñoz Martínez. (Org.). Prácticas Pedagógicas en Educación Especial: havia una escuela inclusiva. 1ed.Alcalá de Henares. : Universidad de Alcalá. 2014.v. 1, p. 115-134.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. MENDES, E. G.; LOURENÇO, Gerusa F. Recursos computadorizados de tecnologia assistiva para estudantes com paralisia cerebral em múltiplos contextos. Em: Enicéia Gonçalves Mendes; Maria Amélia Almeida. (Org.). Dimensões pedagógicas nas práticas de inclusão escolar. 1ed.Marília. : Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. 2012.v. 2, p. 421-444.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. MENDES, E. G.; BARBIERI, Lydia C. Marques ; LOURENÇO, Gerusa F. A abordagem colaborativa em pesquisas na Educação Especial: aliando produção de conhecimento com formação e prestação de serviço. Em: Enicéia Gonçalves Mendes; Maria Amélia Almeida. (Org.). A Pesquisa Sobre Inclusão Escolar em suas Múltiplas Dimensões Teoria, Políticas e Formação. 1ed.Marília. : Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. 2012.v. 1, p. 383-396.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. LOURENÇO, Gerusa F ; Mendes, Enicéia Gonçalves. Proposta preliminar de etapas para a implementação de recursos de alta tecnologia assistiva com alunos com paralisia cerebral. Em: V Congresso Brasileiro de Educação Especial / VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, v. 1, p. 11037-11052, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Gerusa Ferreira Lourenço ⇔ Claudia Maria Simões Martinez (5.0)
      1. MANZINI, M. G. ; MARTINEZ, CLAUDIA MARIA SIMOES ; LOURENCO, G. F ; OLIVEIRA, B.. FORMAÇÃO DE INTERLOCUTORES DE UMA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL PARA O USO DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional. v. 25, p. 553-564, issn: 2526-8910, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. MANZINI, M. G. ; MARTINEZ, C. M. S. ; ALMEIDA, M. A. ; MORESCHI, C. L. ; MANZINI, A. C. G. ; LOURENÇO, G. F.. Avaliação de um Programa de Comunicação Alternativa para Mães de Crianças com Paralisia Cerebral. Em: VI Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa ISAAC- Brasil, p. 1-10, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. MORESCHI, C. L. ; MANZINI, M. G. ; LOURENÇO, G. F. ; MARTINEZ, C. M. S. ; ALMEIDA, M. A.. Capacitação dos alunos do curso de terapia ocupacional para confecção de recursos de comunicação alternativa. Em: VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, p. 1-12, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. MANZINI, M. G. ; MORESCHI, C. L. ; MANZINI, A. C. G. ; MARTINEZ, C. M. S. ; ALMEIDA, M. A. ; LOURENÇO, G. F.. Processo de elaboração de pranchas de comunicação alternativa: parceria com mães de crianças não verbais. Em: V Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa - ISAAC Brasil: Comunicar para incluir, p. 1-16, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. MANZINI, M. G. ; MARTINEZ, C. M. S. ; LOURENÇO, G. F. ; OLIVEIRA, B. B. ; MANZINI, A. C. G.. Confecção de recursos de comunicação alternativa: participação da família, do profissional de saúde e da educação. Em: I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva e XIII Jornada de Educação Especial, 2016, Marília. I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva e XIII Jornada de Educação Especial. Marília: Fundepe Editora, v. 1, p. 1-5, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Gerusa Ferreira Lourenço ⇔ Carla Regina Silva (4.0)
      1. FERIGATO, Sabrina Helena ; SILVA, Carla Regina ; LOURENÇO, G. F.. Cyberculture and Occupational Therapy: Creating Connections. South African Journal of Occupational Therapy. v. 47, p. 45-48, issn: 2310-3833, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Ferigato, Sabrina Helena; SILVA, CARLA REGINA ; LOURENÇO, GERUSA FERREIRA. A convivência e o com-viver como dispositivos para a Terapia Ocupacional. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar. v. 24, p. 849-857, issn: 2238-2860, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. SILVA, Carla Regina; LOURENÇO, G. F. ; FERIGATO, Sabrina Helena ; PAOLILO, Alessandra Rossi ; CARDINALLI, Isadora ; SILVESTRINI, M. S.. INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PELAS ATIVIDADES HUMANAS NA TERAPIA OCUPACIONAL ?AHTO UFSCAR. Em: XV Encontro de Docentes de Terapia Ocupacional e IV Seminário de Pesquisa em Terapia Ocupacional, 2016. Anais do XV Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional e IV Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional ?. São Carlos: Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, v. 24, p. 303-303, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. LOURENÇO, G. F. ; CID, M. F. B. ; BARBA, Patricia Carla S. Della ; MARCOLINO, Tais Quevedo ; Silva, Carla Regina ; MATSUKURA, T. S. ; JOAQUIM, Regina Helena V. T. REFORMULAÇÃO CURRICULAR 2015 DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL DA UFSCAR. Em: XV Encontro de Docentes de Terapia Ocupacional e IV Seminário de Pesquisa em Terapia Ocupacional, 2016, Vitória. Anais do XV Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional e IV Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional. Vitória: Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, v. 24, p. 245-245, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Gerusa Ferreira Lourenço ⇔ Patrícia Carla de Souza Della Barba (4.0)
      1. LOURENÇO, G. F. ; CID, M. F. B. ; BARBA, Patricia Carla S. Della ; MARCOLINO, Tais Quevedo ; Silva, Carla Regina ; MATSUKURA, T. S. ; JOAQUIM, Regina Helena V. T. REFORMULAÇÃO CURRICULAR 2015 DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL DA UFSCAR. Em: XV Encontro de Docentes de Terapia Ocupacional e IV Seminário de Pesquisa em Terapia Ocupacional, 2016, Vitória. Anais do XV Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional e IV Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional. Vitória: Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, v. 24, p. 245-245, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Joaquim, Regina H. Torkomian ; DELLA BARBA, P. C. S. ; LOURENCO, G. P. ; SANTOS, C. A. V. ; MARTINEZ, Cláudia Maria Simões ; Emmel, MLG ; FIGUEIREDO, M. ; MARTINEZ, L. A. ; BOMBARDA, T. B.. Laboratório de Atividade e Desenvolvimento - LAD/UFSCar: 25 anos de construções científicas. Em: XV Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional e IV Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional, 2016, Vitória - ES. Cadernos de Terapia Ocupacional - suplemento especial. São Carlos: Cadernos de Terapia Ocupacional, v. 24, p. 47-47, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. ZAMBULIM, M. C. ; OLIVEIRA, M. F. ; EMMEL, M. L. G. ; GOZZI, A. P. N. F. ; LOURENÇO, G. F. ; JOAQUIM, R. H. V. T. ; BARBA, P. C. S. D.. Terapia Ocupacional: uma profissão relacionada ao feminino.. História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Impresso). 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. BARBA, P. C. S. D. ; LUIZ, E. A. M. ; PINHEIRO, R. C. ; LOURENÇO, G. F.. Prevalence of Developmental Coordination Disorder signs in children 5 to 14 years in São Carlos.. Motricidade (Santa Maria da Feira). 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Gerusa Ferreira Lourenço ⇔ Sabrina Helena Ferigato (2.0)
      1. FERIGATO, Sabrina Helena ; SILVA, Carla Regina ; LOURENÇO, G. F.. Cyberculture and Occupational Therapy: Creating Connections. South African Journal of Occupational Therapy. v. 47, p. 45-48, issn: 2310-3833, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Ferigato, Sabrina Helena; SILVA, CARLA REGINA ; LOURENÇO, GERUSA FERREIRA. A convivência e o com-viver como dispositivos para a Terapia Ocupacional. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar. v. 24, p. 849-857, issn: 2238-2860, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Gerusa Ferreira Lourenço ⇔ Taís Quevedo Marcolino (2.0)
      1. BEUTEL, P. S. ; LOURENCO, G. F. ; MARCOLINO, T. Q.. Ensino e aprendizagem da pr?tica profissional: o caso dos supervisores de est?gio do curso de gradua??o em Terapia Ocupacional da UFSCar. REVISTA DE TERAPIA OCUPACIONAL DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. v. 28, p. 27-35, issn: 2238-6149, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. LOURENÇO, G. F. ; CID, M. F. B. ; BARBA, Patricia Carla S. Della ; MARCOLINO, Tais Quevedo ; Silva, Carla Regina ; MATSUKURA, T. S. ; JOAQUIM, Regina Helena V. T. REFORMULAÇÃO CURRICULAR 2015 DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL DA UFSCAR. Em: XV Encontro de Docentes de Terapia Ocupacional e IV Seminário de Pesquisa em Terapia Ocupacional, 2016, Vitória. Anais do XV Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional e IV Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional. Vitória: Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, v. 24, p. 245-245, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Gerusa Ferreira Lourenço ⇔ Alessandra Rossi Paolillo (1.0)
      1. SILVA, Carla Regina; LOURENÇO, G. F. ; FERIGATO, Sabrina Helena ; PAOLILO, Alessandra Rossi ; CARDINALLI, Isadora ; SILVESTRINI, M. S.. INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PELAS ATIVIDADES HUMANAS NA TERAPIA OCUPACIONAL ?AHTO UFSCAR. Em: XV Encontro de Docentes de Terapia Ocupacional e IV Seminário de Pesquisa em Terapia Ocupacional, 2016. Anais do XV Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional e IV Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional ?. São Carlos: Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, v. 24, p. 303-303, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Gerusa Ferreira Lourenço ⇔ Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali (1.0)
      1. MARCOLINO, TAÍS QUEVEDO ; LOURENÇO, GERUSA FERREIRA ; Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. ?Isso eu levo para a vida!?: aprendizagem da prática profissional em uma Comunidade de Prática. Interface (Botucatu. Online). v. 61, p. 411-420, issn: 1807-5762, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Gerusa Ferreira Lourenço ⇔ Carolina Severino Lopes da Costa (1.0)
      1. TORRES, J. P. ; COSTA, C. S. L. ; LOURENÇO, G. F.. Substituição Sensorial Visuo-Tátil e Visuo-Auditiva em Pessoas com Deficiência Visual: uma Revisão Sistemática1. Revista Brasileira de Educacao Especial. v. 22, p. 605-618, issn: 1980-5470, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Gerusa Ferreira Lourenço ⇔ Daniel Marinho Cezar da Cruz (1.0)
      1. CALHEIROS, D. S. ; LOURENÇO, G. F. ; CRUZ, D. M. C.. A atuação da terapia ocupacional no contexto escolar: educação inclusiva perspectiva social. Em: Jorge Lopes Cavalcante Neto; Osni Oliveira Noberto da Silva (Orgs.). (Org.). DIVERSIDADE E MOVIMENTO: diálogos possíveis e necessários. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2016.v. 1, p. 505-534.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Gerusa Ferreira Lourenço ⇔ Maria Fernanda Barboza Cid (1.0)
      1. LOURENÇO, G. F. ; CID, M. F. B. ; BARBA, Patricia Carla S. Della ; MARCOLINO, Tais Quevedo ; Silva, Carla Regina ; MATSUKURA, T. S. ; JOAQUIM, Regina Helena V. T. REFORMULAÇÃO CURRICULAR 2015 DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL DA UFSCAR. Em: XV Encontro de Docentes de Terapia Ocupacional e IV Seminário de Pesquisa em Terapia Ocupacional, 2016, Vitória. Anais do XV Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional e IV Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional. Vitória: Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, v. 24, p. 245-245, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Gerusa Ferreira Lourenço ⇔ Maria Luísa Guillaumon Emmel (1.0)
      1. ZAMBULIM, M. C. ; OLIVEIRA, M. F. ; EMMEL, M. L. G. ; GOZZI, A. P. N. F. ; LOURENÇO, G. F. ; JOAQUIM, R. H. V. T. ; BARBA, P. C. S. D.. Terapia Ocupacional: uma profissão relacionada ao feminino.. História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Impresso). 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Gerusa Ferreira Lourenço ⇔ Nassim Chamel Elias (1.0)
      1. LOURENCO, G. F. ; GONÇALVES, A. G. ; ELIAS, N. C.. Differentiated Instructional Strategies and Assistive Technology in Brazil: Are We Talking about the Same Subject?. Universal Journal of Educational Research. v. 3, p. 891-896, issn: 2332-3213, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Gerusa Ferreira Lourenço ⇔ Regina Helena Vitale Torkomian Joaquim (1.0)
      1. LOURENÇO, G. F. ; CID, M. F. B. ; BARBA, Patricia Carla S. Della ; MARCOLINO, Tais Quevedo ; Silva, Carla Regina ; MATSUKURA, T. S. ; JOAQUIM, Regina Helena V. T. REFORMULAÇÃO CURRICULAR 2015 DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL DA UFSCAR. Em: XV Encontro de Docentes de Terapia Ocupacional e IV Seminário de Pesquisa em Terapia Ocupacional, 2016, Vitória. Anais do XV Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional e IV Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional. Vitória: Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, v. 24, p. 245-245, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Gerusa Ferreira Lourenço ⇔ Tatiana Barbieri Bombarda (1.0)
      1. Joaquim, Regina H. Torkomian ; DELLA BARBA, P. C. S. ; LOURENCO, G. P. ; SANTOS, C. A. V. ; MARTINEZ, Cláudia Maria Simões ; Emmel, MLG ; FIGUEIREDO, M. ; MARTINEZ, L. A. ; BOMBARDA, T. B.. Laboratório de Atividade e Desenvolvimento - LAD/UFSCar: 25 anos de construções científicas. Em: XV Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional e IV Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional, 2016, Vitória - ES. Cadernos de Terapia Ocupacional - suplemento especial. São Carlos: Cadernos de Terapia Ocupacional, v. 24, p. 47-47, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 24/11/2017 12:06:51