Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Adriana Garcia Goncalves

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), graduação em Fisioterapia pela Universidade de Marília (1996), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Atualmente é docente da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Tem experiência na área de Pedagogia e Fisioterapia, com ênfase na educação, metodologia e prática educacional no contexto escolar e não-escolar e acessibilidade de crianças com deficiência física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, metodologia científica, tecnologia assistiva, classe hospitalar e estimulação precoce. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3907378784787581 (11/09/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2013-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas. Universidade Federal de São Carlos Jardim Guanabara 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33066464
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2014-Atual. Realidade Virtual na pratica pedagogica de professores de Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) para alunos com deficiencia fisica
      Descrição: O projeto está organizado em dois estudos que se complementam: ESTUDO 1 ? Utilização da Realidade virtual enquanto ferramenta tecnológica para aquisição de habilidades psicomotoras do aluno com DF e ESTUDO 2 - Uso da realidade virtual na prática pedagógica de professores das SEM. Para cumprir com os objetivos será realizada pesquisa com intervenção nas salas de recursos multifuncionais que atendam alunos com DF. Estudo 1: O presente estudo, apresenta o seguinte questionamento: como a realidade virtual, enquanto ferramenta tecnológica pode contribuir para auxiliar e possibilitar o desenvolvimento de habilidades psicomotoras do aluno com deficiência física. O estudo pesquisará sobre as possibilidades de usar a realidade virtual para o ensino de habilidades psicomotoras do aluno com deficiência física, sendo essas habilidades: Coordenação Manual e visomotora entendida como (Praxia Fina) lateralidade e Estruturação Espaço-temporal. Estudo 2: O presente estudo, visa a prática do professor que atua em sala de recurso multifuncional com alunos com deficiência física,tendo como objetivo identificar como a realidade virtual poderá contribuir na prática pedagógica de professores das SRM. Será utilizado o jogo gesture_puzzle para a coleta de dados, além de uma entrevista estruturada antes da intervenção e uma avaliação em escala lickert sobre a atuação do professor com o jogo e o que o mesmo pode contribuir para o desenvolvimento do aluno e para sua prática.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Adriana Garcia Gonçalves - Coordenador / Larissa Pereira da Silva - Integrante / Samara Cristina Ferreira da Costa - Integrante.
      Membro: Adriana Garcia Goncalves.
    2. 2013-Atual. Acessibilidade no contexto pedagogico educacional para alunos com deficiencia fisica e/ou hospitalizados
      Descrição: O objetivo principal do projeto é de analisar como a acessibilidade, especificamente os recursos de Tecnologia Assistiva - TA e os mobiliários adaptados são concebidos para alunos com deficiência física nos espaços escolares e para crianças hospitalizadas nas classes hospitalares. A pesquisa será composta de duas fases: a primeira consistirá em identificar a implementação e o uso da TA e de mobiliários adaptados nos espaços escolares para crianças com deficiência física e para crianças hospitalizadas nos espaços das classes hospitalares. A pesquisa é de caráter transversal, cujo modelo apresenta-se como uma fotografia ou corte instantâneo que se faz numa população por meio de uma amostragem. A segunda fase consistirá de verificar se houve mudanças na prática pedagógica do professor ao longo dos tempos com a introdução da TA nas salas regulares onde estão matriculados alunos com deficiência física, nas salas de recursos multifuncionais e nas classes hospitalares.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Adriana Garcia Gonçalves - Coordenador.
      Membro: Adriana Garcia Goncalves.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (0)

      Organização de eventos

      • Total de organização de eventos (13)
        1. GONÇALVES, A. G.. I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva e XIII Jornada de Educação Especial. 2016. (Congresso).. . 0.
        2. GONÇALVES, A. G.. VII Congresso Brasileiro de Educação Especial (VII CBEE) e do X Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial (X ENPEE). 2016. (Congresso).. . 0.
        3. GONÇALVES, A. G.. V Congresso Brasileiro de Educação "Pesquisa e Formação de Professores: políticas e programas. 2015. (Congresso).. . 0.
        4. GONÇALVES, A. G.. V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. 2012. (Congresso).. . 0.
        5. GONÇALVES, A. G.. X Semana de Pedagogia. 2009. (Outro).. . 0.
        6. GONÇALVES, A. G.. Fisioterapia em Orientação e Mobilidade. 2007. (Outro).. . 0.
        7. GONÇALVES, A. G.. XVII Congresso Brasileiro de Fisioterapia - COBRAF. 2007. (Congresso).. . 0.
        8. GONÇALVES, A. G.. X Simpósio de Ciências Aplicadas da FAEF. 2007. (Outro).. . 0.
        9. GONÇALVES, A. G.. Integrante da Comissão Científica do IX Simpósio de Ciências Aplicadas da FAEF. 2006. (Outro).. . 0.
        10. GONÇALVES, A. G.. Integrante da Comissão Científica do IX Simpósio de Ciências Aplicadas da FAEF. 2006. (Outro).. . 0.
        11. GONÇALVES, A. G.. VIII Simpósio de Ciências Aplicadas da FAEF. 2005. (Outro).. . 0.
        12. GONÇALVES, A. G.. VII Jornada de Educação Especial. 2004. (Outro).. . 0.
        13. GONÇALVES, A. G.. vII Jornada de Educação Especial. 2004. (Outro).. . 0.

      Lista de colaborações

      • Colaborações endôgenas (5)
        • Adriana Garcia Gonçalves ⇔ Gerusa Ferreira Lourenço (18.0)
          1. GONÇALVES, ADRIANA GARCIA; NICOLETTI, BIA ; LOURENÇO, GERUSA FERREIRA. CARACTERIZAÇÃO DO ATENDIMENTO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA EM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR PAULISTA. Educação (Rio Claro. Online). v. 26, p. 484-504, issn: 1981-8106, 2016.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          2. LINO, C. C. A. ; GONCALVES, A. G. ; Lourenço, Gerusa Ferreira. O USO DE RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS E ESCOLAS ESPECIALIZADAS. Temas sobre Desenvolvimento. v. 20, p. 98-108, issn: 0103-7749, 2015.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          3. LOURENCO, G. F. ; GONÇALVES, A. G. ; ELIAS, N. C.. Differentiated Instructional Strategies and Assistive Technology in Brazil: Are We Talking about the Same Subject?. Universal Journal of Educational Research. v. 3, p. 891-896, issn: 2332-3213, 2015.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          4. FANCHINETTI, T. A. ; GONCALVES, A. G. ; LOURENÇO, G. F.. ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) E A OFERTA PARA ALUNOS COM > DEFICIÊNCIA FÍSICA. Crítica Educativa. v. 1, p. 172-186, issn: 2447-4223, 2015.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          5. GONCALVES, A. G. ; LOURENÇO, G. F. ; PERNACOVA, L.. Uso de recurso de auxílio à mobilidade por alunos com deficiência física: avaliação de habilidades e participação nos ambientes escolares. Em: 1º CBTA ? Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva: Engenharia e Design, p. 111-117, 2016.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          6. GONCALVES, A. G. ; LOURENÇO, G. F.. Elaboração de recursos de Tecnologia Assistiva para alunos com paralisia cerebral em Salas de Recursos Multifuncionais. Em: 1º CBTA ? Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva: Engenharia e Design, p. 467-472, 2016.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          7. LINO, C. C. A. ; GONCALVES, A. G. ; LOURENÇO, G. F.. USO DE RECURSOS COM DUAS CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL EM CONTEXTO DE ESCOLA ESPECIAL. Em: VII Congresso Brasileiro de Educação Especial (VII CBEE) e do X Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial (X ENPEE), p. 1-14, 2016.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          8. SILVA, L. P. ; COSTA, S. C. F. ; GONÇALVES, A. G. ; LOURENCO, G. F.. REALIDADE VIRTUAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UMA PROFESSORA DE SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS. Em: VII Congresso Brasileiro de Educação Especial (VII CBEE) e do X Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial (X ENPEE), p. 1-12, 2016.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          9. COSTA, S. C. F. ; SILVA, L. P. ; GONÇALVES, A. G. ; LOURENCO, G. F.. UTILIZAÇÃO DA REALIDADE VIRTUAL POR UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Em: VII Congresso Brasileiro de Educação Especial (VII CBEE) e do X Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial (X ENPEE), p. 1-11, 2016.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          10. SOUZA, K. O. ; GONCALVES, A. G. ; OLIVEIRA, A. R. P. E. ; LOURENÇO, G. F.. Tecnologia Assistiva aplicada ao esporte adaptado: relato de experiência. Em: 12ª Jornada de Educação Especial: ciência e conhecimento em Educação Especial, p. 1-9, 2014.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          11. FANCHINETTI, T. A. ; GONCALVES, A. G. ; LOURENÇO, G. F.. Tecnologia Assistiva no contexto das Salas de Recursos Multifuncionais: o que dizem as professoras. Em: 12ª Jornada de Educação Especial: ciência e conhecimento em Educação Especial, p. 1-9, 2014.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          12. FANCHINETTI, T. A. ; GONCALVES, A. G. ; LOURENÇO, G. F.. O CONTEXTO DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS COM A TECNOLOGIA ASSISTIVA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES. Em: VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, p. 1-16, 2014.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          13. CRIPPA, J. N. ; LOURENCO, G. F. ; GONÇALVES, A. G.. Atuação do professor de Sala de Recursos Multifuncionais junto aos alunos com Paralisia Cerebral. Em: VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, p. 1-10, 2014.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          14. LINO, C. C. A. ; LOURENÇO, G. F. ; GONCALVES, A. G.. CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO PARA ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DA REDE DO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS. Em: VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, p. 1-12, 2014.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          15. SOUZA, B. R. ; LOURENÇO, G. F. ; GONCALVES, A. G.. A parceria entre terapia ocupacional e um professor de Sala de Recursos Multifuncional. Em: VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, p. 1-15, 2014.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          16. MANZINI, A. C. G. ; LOURENÇO, G. F. ; GONCALVES, A. G.. Atendimento educacional especializado: relato do uso de recursos de tecnologia assistiva e de atividades adaptadas. Em: VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, p. 1-11, 2014.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          17. SILVA, M. T. ; GARCES, L. ; LOURENÇO, G. F. ; GONCALVES, A. G.. TECNOLOGIA ASSISTIVA NA ESCOLA: PLANEJAMENTO E CONFECÇÃO DE RECURSOS. Em: VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, p. 1-11, 2014.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          18. PERNACOVA, L. ; LOURENÇO, G. F. ; GONCALVES, A. G.. Uso de dispositivos auxiliares de mobilidade no contexto escolar para alunos com deficiência física. Em: VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, p. 1-16, 2014.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

        • Adriana Garcia Gonçalves ⇔ Eniceia Goncalves Mendes (2.0)
          1. MATURANA, A. P. P. M. ; PAULINO, V. ; MENDES, ENICÉIA G. ; GONÇALVES, Adriana Garcia. ANÁLISE DE MATERIAIS DE REFERÊNCIA NA ÁREA DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL DESTINADOS À FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. Educere et Educare (versão eletrônica). v. 11, p. 455-468, issn: 1981-4712, 2016.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          2. Mendes, Enicéia Gonçalves; PASIAN, M. S. ; GONÇALVES, Adriana Garcia. Pesquisa Qualitativa em Educação Especial. Em: Fabiane Adela Tonetto Costas; Silvia Maria de Oliveira Pavão. (Org.). Pesquisa em Educação Especial: referências, percursos e abordagens. 1ed.Curitiba. : Appris. 2015.v. 1, p. 123-146.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

        • Adriana Garcia Gonçalves ⇔ Lidia Maria Marson Postalli (2.0)
          1. CABRAL, L. S. A. ; POSTALLI, L. M. M. ; ORLANDO, R. M. ; GONCALVES, A. G.. Formação de professores e Ensino Colaborativo: Proposta de aproximação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. v. 9, p. 390-401, issn: 1982-5587, 2014.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          2. GONÇALVES, ADRIANA GARCIA; POSTALLI, L. M. M.. Orientações aos pais de crianças com deficiência nas salas de espera em ambulatórios pediátricos. Em: VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial e VIII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, v. 1, p. 3085-3093, 2013.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

        • Adriana Garcia Gonçalves ⇔ Nassim Chamel Elias (1.0)
          1. LOURENCO, G. F. ; GONÇALVES, A. G. ; ELIAS, N. C.. Differentiated Instructional Strategies and Assistive Technology in Brazil: Are We Talking about the Same Subject?. Universal Journal of Educational Research. v. 3, p. 891-896, issn: 2332-3213, 2015.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

        • Adriana Garcia Gonçalves ⇔ Rosimeire Maria Orlando (1.0)
          1. CABRAL, L. S. A. ; POSTALLI, L. M. M. ; ORLANDO, R. M. ; GONCALVES, A. G.. Formação de professores e Ensino Colaborativo: Proposta de aproximação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. v. 9, p. 390-401, issn: 1982-5587, 2014.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




      Data de processamento: 24/11/2017 12:06:47