Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Lidia Maria Marson Postalli

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (2004), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é Professora Adjunta e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: controle instrucional, aquisição de leitura e escrita, programação de condições de ensino, controle de estímulos e equivalência de estímulos. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2748282330028870 (15/11/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2013-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas. Rodovia Washington Luís, km 235 - SP-310 Monjolinho 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33066463
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2014-Atual. Avaliacao de repertorio e desenvolvimento de estrategias de intervencao em Educacao Especial
      Descrição: Nessa proposta são desenvolvidos estudos destinados a avaliar repertórios comportamentais e desenvolver estratégias de intervenção com potencial de contribuição para o desenvolvimento do indivíduo público alvo da Educação Especial, principalmente em relação ao ensino escolar, a partir de tecnologia de ensino baseada na Análise do Comportamento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Lidia Maria Marson Postalli - Coordenador / Geovana Bragagnolo - Integrante / Ana Elisa Millan - Integrante / Jéssica Matias de Macena - Integrante / Jaqueline Semensato da Silva - Integrante / Claudete Seolin Gonçalves Rosa - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Lidia Maria Marson Postalli.
    2. 2013-Atual. Adaptacao e Validacao da Escala de Intensidade de Suporte - SIS para o Brasil: Uma contribuicao para a avaliacao funcional de jovens e adultos com deficiencia intelectual
      Descrição: Considerando a evolução do conceito de deficiência intelectual e da necessidade de formas mais atualizadas para avaliar comportamentos adaptativos de jovens e adultos com deficiência intelectual na realidade brasileira, propõem-se a realização deste projeto que tem como objetivo adaptar e validar a Escala de Intensidade de Suporte SIS para a realidade brasileira. Este instrumento tem como finalidade mensurar a intensidade da necessidade de suporte/apoio que uma pessoa com deficiência intelectual precisa para relacionar-se, viver e conviver de acordo com as demandas da sociedade atual. Este projeto tem a autorização da Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais para realização da coleta de dados que se dará com 1200 jovens e adultos com deficiência intelectual, de diferentes regiões do país, com idade igual ou superior a 16 anos. Seus pais/familiares próximos, professores e/ou cuidadores, participarão da entrevista junto ao jovem ou adulto, para em caso destes não conseguirem fornecer as informações sobre o nível suporte necessário para desempenhar cada uma das atividades investigadas. Para desenvolvimento do projeto serão desenvolvidas as seguintes etapas: 1. Tradução do Manual do Examinador e do Protocolo de Avaliação dos níveis de Suporte; 2. Análise de conteúdo do material traduzido e adaptação para o contexto brasileiro; 3. Análise semântica do material traduzido e checagem da clareza das informações/Retrotradução da Escala SIS; 4. Teste da versão pré-final da escala; 5. Aplicação da Escala em diferentes regiões e estados do Brasil; 6. Coleta de dados Aplicação das escalas; 7. Procedimento de análise estatística dos dados. A temática a ser abordada está relacionada à avaliação do jovem e/ou adulto com deficiência intelectual, uma vez que propiciará um levantamento das necessidades de apoio necessárias para adaptação de cada individuo, auxiliando na elaboração de planos de intervenção com a finalidade de tornar esta população mais independente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Lidia Maria Marson Postalli - Integrante / Maria Amélia Almeida - Coordenador / Iasmin Zanchi Boueri - Integrante / Christiane Rampaso Luchini - Integrante / Carolina Mesquita Calderan - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Lidia Maria Marson Postalli.
    3. 2013-Atual. Implementacao e avaliacao de procedimentos de ensino de leitura para individuos com deficiencia intelectual e dificuldades de aprendizagem
      Descrição: A leitura e a escrita constituem as mais básicas e essenciais habilidades que as crianças têm que aprender quando começam a frequentar a escola. O presente projeto irá basear-se em um programa individualizado para o ensino das habilidades de leitura e escrita desenvolvido por Rose e colaboradores (1989, 1992) o qual vem sendo sistematicamente avaliado e aperfeiçoado. O programa foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar crianças que apresentam dificuldades em aprender a ler e a escrever nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A presente pesquisa tem como objetivos: 1) aplicar e avaliar o programa de ensino de leitura e escrita desenvolvido por Rose e colaboradores com alunos com deficiência intelectual; 2) desenvolver, implementar e avaliar procedimentos de ensino individualizado de leitura e escrita para alunos com deficiência intelectual e dificuldades de aprendizagem.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Lidia Maria Marson Postalli - Coordenador / Érika Rímoli Mota da Silva - Integrante / Lais Paloma de Oliveira - Integrante / Pauliana do Nascimento Rodrigues - Integrante / Talita Silva Perussi Bertão - Integrante / Jéssica Harume Dias Muto - Integrante / Raíssa Thuane de Lima Sanas - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Lidia Maria Marson Postalli.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Prêmio "Sadao Omote" Modalidade Inovação/Refinamento Metodóligico 3° lugar Trabalho "Avaliação do desempenho em leitura e escrita de jovens e adultos com deficiência intelectual" Érika Rímoli M Silva, I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva e XIII Jornada de Educação Especial.. 2016.
      Membro: Lidia Maria Marson Postalli.
    2. Menção honrosa do Prêmio Luiz Marcelino de Oliveira, na Categoria Mestrado, trabalho "Equivalência de estímulos e autismo: Análise de produção científica", autoria de Ana Elisa Millan e LIdia Postalli, 45a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.. 2015.
      Membro: Lidia Maria Marson Postalli.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (29)
    1. 38ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2017. (Congresso).
    2. 47a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Leitura recombinativa com compreensão: Ensino de sentenças e equivalência de estímulos. 2017. (Congresso).
    3. Congresso Brasileiro de Psicologia - Centro Universitário CESMAC. Compreendendo a prática do Analista do Comportamento. 2017. (Congresso).
    4. Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-graduação em Educação - FOPREd. 2017. (Outra).
    5. Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-graduação em Educação - FOPREd. 2017. (Outra).
    6. II Escola de Inverno sobre Cultura, Linguagem e Comportamento Simbólico.Tecnologia comportamental no ensino de leitura e escrita. 2017. (Seminário).
    7. XXVI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental.Estratégias comportamentais para o ensino de leitura e escrita. 2017. (Encontro).
    8. 16ª Jornada de Análise do Comportamento da UFSCar. 2016. (Outra).
    9. 8th Conference of the European Association for Behaviour Analysis.Evaluation of two different types of fading procedures for training conditional discriminations for preschool children. 2016. (Simpósio).
    10. Escola de Inverno sobre Cultura, Linguagem e Comportamento Simbólico.Controle instrucional e equivalência de estímulos. 2016. (Seminário).
    11. VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e X Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Estratégias de ensino e avaliação para habilidades acadêmicas básicas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2016. (Congresso).
    12. XVI Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP. 2016. (Simpósio).
    13. XXV Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental.Generalização recombinativa: Contribuições para eficácia e economia no ensino. 2016. (Encontro).
    14. 14ª Jornada de Análise do Comportamento de São Carlos. 2015. (Outra).
    15. 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Efeitos de um programa de ensino informatizado no desempenho em leitura e escrita de alunos com deficiência intelectual. 2015. (Congresso).
    16. 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Avaliadora/debatedora dos trabalhos apresentados na Sessão de Pôsteres. 2015. (Congresso).
    17. Becoming visible: comparing inclusive and special education policies, practices and research in the Brazil and the UK.Using Supports Intensity Scale (SIS) to develop the Individualized Education Program for people with intellectual disability and autism.. 2015. (Outra).
    18. II Seminário de Tese e Dissertação do PPGEdu - UFGD.Educação e Diversidade. 2015. (Seminário).
    19. I Simpósio Internacional de Avaliação e Ensino de Linguagem. 2015. (Simpósio).
    20. Reunião do Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da ANPEd ? Forpred. 2015. (Outra).
    21. XXIV Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. 2015. (Congresso).
    22. 44ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Procedimentos experimentais para o estudo do seguimento de instruções por crianças de diferentes idades. 2014. (Congresso).
    23. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial / IX Encontro Nacional dos Pesquisadores em Educação Especial. 2014. (Congresso).
    24. XV Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP.Grupo de Trabalho: Análise Comportamental de Processos Simbólicos. 2014. (Simpósio).
    25. II Conversas sobre Psicologia e Educação. 2013. (Outra).
    26. III Conversas sobre Psicologia e Educação. 2013. (Outra).
    27. IV Conversas sobre Psicologia e Educação. 2013. (Outra).
    28. VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial e VIII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Oportunidade de leitura de livros a partir do ensino de palavras retiradas de histórias infantis. 2013. (Congresso).
    29. VIII Encontro Ibero-americano de Educação.Contextos da Educação Especial e formação de professores. 2013. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (1)
    1. POSTALLI, L. M. M.. VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e X Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. 2016. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações



Data de processamento: 24/11/2017 12:06:52