Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Rosimeire Maria Orlando

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia, com habilitação em Educação Especial: Ensino de Deficientes Mentais, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), mestrado em Metodologia do Ensino pela Universidade Federal de São Carlos (1996), doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e pós-doutorado pela Universidade Federal de São Carlos - Departamento de Psicologia. É coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Direito à Educação - Educação Especial (UFSCar/São Carlos),É coordenadora do Incluir - Núcleo de Acessibilidade da UFSCar e da Coordenadoria de Inclusão e Direitos Humanos (SAADE-UFSCar) É professora adjunta na Universidade Federal de São Carlos, licenciatura em Educação Especial e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial/UFSCar. Tem experiência na área de Educação Escolar Básica e Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos sociais das pessoas com deficiência, formação docente e acessibilidade no ensino superior. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4254571422608459 (18/11/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2013-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia. Via Washington Luis, Km 235 Monjolinho 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518361 Ramal: 6463
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2016-Atual. Educacao e deficiencia na voz de quem vive essa trama: Trajetorias de vida de pessoas com deficiencia que cursam o ensino superior
      Descrição: Historicamente o conceito de deficiência é sinônimo de incapacidade e vulnerabilidade. As práticas sociais foram pautadas pela caridade e filantropia. O estigma da inferioridade na relação com pessoas não deficientes acompanha e constitui o imaginário social e institucionaliza práticas sociais que segregam e marginalizam. Com essas representações, a pessoa com deficiência precisa, permanentemente, provar suas potencialidades. Com certeza o longo percurso entre o início na educação básica à conclusão da graduação tem marcas de muita luta e superação. Como foi este aprendizado? A pesquisa tem como procedimento metodológico as memórias de história de vida produzidas a partir de entrevistas temáticas. Os objetivos do estudo são: 1. Conhecer trajetórias de vida de pessoas com deficiência que concluíram o ensino superior; 2. Estudar as experiências de vida que promoveram o desempenho escolar no processo de escolarização da pessoa com deficiência ? da educação básica à educação superior; 3. Refletir sobre a trama social, a tessitura cotidiana, que possibilitou a superação da deficiência enquanto condição de incapacidade e fracasso escolar. A análise dos dados compreende três eixos temáticos: contexto familiar, processos de escolarização e convívio social. Os resultados esperados são: 1. Subsidiar propostas de formação de professores (inicial e continuada) para atuarem com alunos deficientes no ensino regular; 2. Subsidiar a melhoria das condições de acessibilidade no ensino superior; 3. Conhecer a singularidade de sujeitos que historicamente são representados enquanto categoria determinada pela deficiência; 4. Organizar um acervo digital com entrevistas orais e transcritas de pessoas com deficência; 5. Socializar os resultados parciais e finais em congressos e periódicos da área. Palavras Chave: Pessoas com deficiência. Histórias de vida. Direito à Educação. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rosimeire Maria Orlando - Integrante / Katia Regina Moreno Caiado - Coordenador / Ana Paula Fernandes - Integrante / Taísa Liduenha - Integrante.
      Membro: Rosimeire Maria Orlando.
      Descrição: Historicamente o conceito de deficiência é sinônimo de incapacidade e vulnerabilidade. As práticas sociais foram pautadas pela caridade e filantropia. O estigma da inferioridade na relação com pessoas não deficientes acompanha e constitui o imaginário social e institucionaliza práticas sociais que segregam e marginalizam. Com essas representações, a pessoa com deficiência precisa, permanentemente, provar suas potencialidades. Com certeza o longo percurso entre o início na educação básica à conclusão da graduação tem marcas de muita luta e superação. Como foi este aprendizado? A pesquisa tem como procedimento metodológico as memórias de história de vida produzidas a partir de entrevistas temáticas. Os objetivos do estudo são: 1. Conhecer trajetórias de vida de pessoas com deficiência que concluíram o ensino superior; 2. Estudar as experiências de vida que promoveram o desempenho escolar no processo de escolarização da pessoa com deficiência ? da educação básica à educação superior; 3. Refletir sobre a trama social, a tessitura cotidiana, que possibilitou a superação da deficiência enquanto condição de incapacidade e fracasso escolar. A análise dos dados compreende três eixos temáticos: contexto familiar, processos de escolarização e convívio social. Os resultados esperados são: 1. Subsidiar propostas de formação de professores (inicial e continuada) para atuarem com alunos deficientes no ensino regular; 2. Subsidiar a melhoria das condições de acessibilidade no ensino superior; 3. Conhecer a singularidade de sujeitos que historicamente são representados enquanto categoria determinada pela deficiência; 4. Organizar um acervo digital com entrevistas orais e transcritas de pessoas com deficência; 5. Socializar os resultados parciais e finais em congressos e periódicos da área.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Katia Regina Moreno Caiado - Coordenador / Taísa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves - Integrante / Maria Edith Romano Siems-Marcondes - Integrante / Ana Paula Fernandes - Integrante.
      Membro: Katia Regina Moreno Caiado.
    2. 2014-2017. ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR: da analise das politicas publicas educacionais ao desenvolvimento de midias instrumentais sobre deficiencia e inclusao (OBEDUC/CAPES/INEP Edital no. 49/2012)
      Descrição: O ensino superior público atravessa um momento histórico-social desafiador. Tornar a educação superior igualmente acessível a todos que desejam cursá-la tem se constituído uma das principais metas dos que legislam sobre o direito básico do acesso à Educação. Trata-se de projeto de pesquisa em rede aprovado pela CAPES, no Edital Observatório em Educação (OBEDUC), que tem como foco discutir as políticas públicas e as condições de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida no Ensino Superior. O projeto está sendo desenvolvido pela FFC/Unesp-Marília - proponente e sede, em colaboração a UFSC-SC e UFSCar-SP, constituídas como Núcleos de desenvolvimento de pesquisa. Conta com a participação de pesquisadores vinculados aos Programas de Pós-Graduação relacionados às áreas da Educação, Psicologia, Comunicação, Linguística e Educação Física, das seguintes universidades: UEM-PR, UEL-PR, UFJF-MG, UFSC-SC, UTP-PR, UNESP-SP (Araraquara, Bauru e Marília), USP/Ribeirão Preto e UFJF-MG. Constituirão como objetivos centrais desta pesquisa: a) levantar e analisar as políticas públicas de Educação Superior; b) analisar a evolução da matrícula de pessoas com deficiência no ensino superior; c) investigar o exame vestibular nas universidades públicas; d) averiguar os projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura e pedagogia; e) examinar as condições de acessibilidade; f) produzir mídias instrumentais que viabilizem o processo de inclusão no ensino superior. Espera-se, por meio da informação qualificada, favorecer a concretização dos direitos sociais relacionados às pessoas com deficiência no acesso ao ensino superior, de forma a desfazer interpretações equivocadas capazes de prejudicar a efetivação de políticas públicas que contribuam para a consolidação da Educação Inclusiva. O projeto conta com 32 subprojetos envolvendo a participação de alunos da graduação, pós-graduação e professores da rede vinculados aos programas e universidades mencionados (28 bolsas de iniciação científica, 10 bolsas de professores da rede pública, 9 bolsas de mestrado e 2 bolsas de doutorado). A minha participação no projeto compreende a(s) orientações de 1 bolsa na modalidade de iniciação científica, responsável(is) pelo(s) subprojeto(s): Formação de professores como referencial para a acessibilidade escolar: Licenciaturas em foco. E outro sem bolsa: A inclusão escolar e as licenciaturas na UFSCAR: análise de matrizes e ementas curriculares. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (28) / Mestrado profissional: (9) / Doutorado: (2) . Integrantes: Rosimeire Maria Orlando - Integrante / Cristina Bróglia Feitosa Lacerda - Integrante / Ana Claudia Balieiro Lodi - Integrante / Ana Cristina Guarinello - Integrante / Ana Paula Berberian Vieira da Silva - Integrante / Ana Paula Oliveira Santana - Integrante / Audrei Gesser - Integrante / Carlo José Napolitano - Integrante / Claudia Regina Mosca Giroto - Integrante / Danilo Rothberg - Integrante / Eliana Lucia Ferreira - Integrante / Gerusa Ferreira Lourenço - Integrante / José Luís Bizelli - Integrante / Lucia Pereira Leite - Integrante / Lucinea Marcelino Villela - Integrante / Nilza Sanches Tessaro Leonardo - Integrante / Rosimar Bortolini Poker - Integrante / Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins - Coordenador / Silmara Sartoreto de Oliveira - Integrante / Willians Cerozzi Balan - Integrante. Número de orientações: 2
      Membro: Rosimeire Maria Orlando.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Paraninfa Turma 013 Licenciatura em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos.. 2017.
      Membro: Rosimeire Maria Orlando.
    2. Premiação de trabalho - Transposição de barreiras e acesso a assistência farmacêutica às pessoas com deficiência, UNESP Araraquara.. 2016.
      Membro: Rosimeire Maria Orlando.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (23)
    1. XVI Congresso Estadual das APAES - SC. Formação docente, prática pedagógica e acessibilidade ao ensino para pessoas com deficiência intelectual. 2017. (Congresso).
    2. IV encontro Técnico Científico: acessibilidade e inclusão no Ensino Superior.Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade. 2016. (Encontro).
    3. VII Congreso Brasileiro de Educação Especial e X Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Espqcial. Relações no contexto da Educação de Jovens e Adulto: conviviência escolar de estudantes com deficiência. 2016. (Congresso).
    4. II Colóquio de Educação Especial e Pesquisa: história, política, formação e práticas pedagógicas. 2015. (Outra).
    5. Ciclo de palestras e reuniões técnico científicas do Projeto em Rede " Acessibilidade no Ensino Superior". 2014. (Encontro).
    6. I Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica: Conjugando igualdade e diferença como condição para assegurar o direito ao direito. 2014. (Congresso).
    7. II Encontro técnico-científico: acessibilidade e inclusão no ensino superior.Políticas educacionais sobre inclusão e acessibilidade no ensino superior: relato de experiência na UFSCar. 2014. (Encontro).
    8. IV Colóquio sobre trabalho pedagógico na educação especial: aluno com deficiência no ensino superior. 2014. (Outra).
    9. VI Congresso Brasileiro de Educação Especia/IX Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial. Deficiência visual adquirida: Conhecendo o impacto na vida escolar. 2014. (Congresso).
    10. VI Congresso Brasileiro de Educação Especia/IX Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial. Deficiência visual adquirida: Conhecendo o impacto na vida escolar. 2014. (Congresso).
    11. VI Congresso Brasileiro de Educação Especia/IX Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial. A aquisição da leitura e escrita por aluns com deficiência intelectual: mapeamento de produções bibliográficas. 2014. (Congresso).
    12. VI Congresso Brasileiro de Educação Especia/IX Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial. Deficiência e Autoaceitação. 2014. (Congresso).
    13. VI Congresso Brasileiro de Educação Especia/IX Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial. INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. 2014. (Congresso).
    14. VI Congresso Brasileiro de Educação Especia/IX Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial. Benefícios do Uso do Cão-Guia pela Pessoa com Cegueira. 2014. (Congresso).
    15. VI Congresso Brasileiro de Educação Especia/IX Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial. A INCLUSÃO ESCOLAR E AS LICENCIATURAS EM FOCO: ANÁLISE DAS GRADES CURRICULARES DAS LICENCIATURAS DA UFSCAR. 2014. (Congresso).
    16. 8º EIDE - Encontro Ibero-americano de Educação.Formação de professores e ensino colaborativo: proposta de aproximação. 2013. (Encontro).
    17. I Colóquio Educação Especial e Pesquisa: história, política, formação e práticas pedagógicas.Trajetórias escolares dos sujeitos da Educação Especial. 2013. (Outra).
    18. II Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação do campo. 2013. (Seminário).
    19. Seminário de Tecnologia Assistiva. 2013. (Seminário).
    20. V CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. Inclusão na Educação Básica: limites e possibilidades da Conferência Mundial de Educação para todos e da Declaração de Salamanca. 2013. (Congresso).
    21. VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial e VIII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO: LEVANTAMENTO EM EVENTOS ACADÊMICOS E CIENTÍFICOS NO BRASIL. 2013. (Congresso).
    22. VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial e VIII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Mapeamento de teses e dissertações sobre a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior no Brasil. 2013. (Congresso).
    23. VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial e VIII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. A organização da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. 2013. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (4)
    1. MENDES, E. G. ; ZEPPONE, R. M.O.. VII CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL/X ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2016. Congresso
    2. ORLANDO, R.M.; MARTINS, S. E. S. O. ; LEITE, L. P.. IV Encontro Técnico-Científico: acessibilidade e inclusão no ensino superior. 2016. Outro
    3. MENDES, E. G. ; GONCALVES, A. G. ; COSTA, C. S. L. ; LACERDA, C. B. F. ; CIA, F. ; CAMPOS, J. A. P. P. ; POSTALLI, L. M. M. ; DUARTE, M. ; ALMEIDA, M. A. ; ABREU, M. ; RANGNI, R. A. ; ORLANDO, R.M. ; ELIAS, N. C.. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial / IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. 2014. Congresso
    4. ZEPPONE, R. M.O.. Seminário de dissertações e teses da linha de pesquisa trabalho docente. 2001. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



Data de processamento: 24/11/2017 12:06:56