Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Maria da Piedade Resende da Costa

Possui Formação em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1975), graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco, mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1984) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1992). Participou da formação da profissão de Fonoaudiólogo desde 1965, em Recife, através da Associação Pernambucana de Logopedia. Após o reconhecimento da profissão obteve o título de Fonoaudióloga pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Foi professora dos Departamentos de Psicologia e de Metodologia do Ensino da Universidade Federal da Paraíba e do Departamento de Psicologia da UFSCar. Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos com orientação no mestrado e doutorado e supervisão de pós-doutorado. Foi membro do Conselho Universitário da UFSCar, membro do Conselho do Curso de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar, Chefe e Vice-Chefe do Departamento de Psicologia da UFSCar.Participou do Projeto para a implantação do curso de Licenciatura em Educação Especial da UFSCar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, inclusão, surdocegueira, deficiência visual, deficiência mental, deficiência múltipla e educação de surdos. Iniciou e coordena as atividades do Laboratório de Educação Especial que oferece um atendimento especializado à comunidade desde 1985 até a presente data. É líder do Grupo de Pesquisa Educação Especial desde 1992 até a presente data. Publicou livros sobre Alfabetização para Deficientes Intelectuais, Matemática para Deficientes Intelectuais, Ensino de Surdos, Surdocegueira, Deficiência Múltipla e Educação Especial. Possui pubicações em capítulos de livros e artigos em periódicos especializados.Tem participado de eventos nacionais e internacionais sobre Educação Especial, emitido pareceres para periódicos especializados em Educação e Educação Especial. É membro do corpo editorial de periódicos especializados e conselhos científicos de editoras. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2791098416503955 (09/10/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2014-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia. Rodovia Washington Luis, Km 235 Monjolinho 13565905 - Sao Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: () 33518349 Fax: () 33518357
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (0)

    Prêmios e títulos

    • Total de prêmios e títulos (0)

      Participação em eventos

      • Total de participação em eventos (12)
        1. VI VI CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. A criança surda com implante coclear. 2100. (Congresso).
        2. VI VI CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. Precocidade: obstáculos para o atendimento Especializadoe na Educação Infantil. 2100. (Congresso).
        3. Porto International Conference on Reasearchh in Education ICRE2017. A importância da identificação da precocidade na Educação Infantil. 2017. (Congresso).
        4. Porto International Conference on Reasearchh in Education ICRE2017. Pedagogiaclal resources in the deafblindness for Syndome of Usher in classroom. 2017. (Congresso).
        5. Porto International Conference on Reasearchh in Education ICRE2017. Práticas e percepções de professores de instituiçõaes especializadassobre o ensino da leitura e escrita para o aluno com deficiência intelectual. 2017. (Congresso).
        6. 22º Congressso de Iniciação Científica - 22º CIC UFSCar. A pessoa com surdocegueira e o mescado de trabalho. 2014. (Congresso).
        7. 22º Congressso de Iniciação Científica - 22º CIC UFSCar. A comunicação na perspectiva da surdocegueira. 2014. (Congresso).
        8. 22º Congressso de Iniciação Científica - 22º CIC UFSCar. O professor no ensino do aluno com surdocegueira. 2014. (Congresso).
        9. 22º Congressso de Iniciação Científica - 22º CIC UFSCar. O guia intérprete na educação do aluno com sudocegueira. 2014. (Congresso).
        10. 22º Congressso de Iniciação Científica - 22º CIC UFSCar. A família na educação da pessoa com surdocegueira. 2014. (Congresso).
        11. 22º Congressso de Iniciação Científica - 22º CIC UFSCar. Práticas pedagógicas para alunos com surdocegeuira. 2014. (Congresso).
        12. II Encontro de Educação Matemática nos anos iniciais.O ensino e a prendizagem de aritmética: intervenção pedagógica em uma criança com surdez usuária de implante coclerar. 2014. (Encontro).

      Organização de eventos

      • Total de organização de eventos (0)

        Lista de colaborações



        Data de processamento: 24/11/2017 12:06:54