Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Rosemeire de Araujo Rangni

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Guarulhos (2002), graduação em Direito - Faculdades Integradas de Guarulhos (1982), mestrado em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (2005) e doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2012). Atualmente é professora adjunto 3 da Universidade Federal de São Carlos nos cursos de Licenciatura em Educação Especial e Pós - Graduação em Educação Especia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: altas habilidades/superdotação, plabejamento educacional individualizado - avaliação e intervenção, gestão educacional, surdocegueira e educação inclusiva.É lider do Grupo de Pesquisa para o Desenvolvimento do Potencial Humano (GRUPOH) e coordenadora do Laboratório de Pesquisa de Altas Habilidades (LAPAH). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6399149504309769 (15/11/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2013-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas. Universidade Federal de São Carlos Monjolinho 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33066464 Ramal: 6464
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (13)
    1. 2017-Atual. PESSOAS COM ALTAS HABILIDADE NO AMBITO FAMILIAR E SOCIAL
      Descrição: O objetivo principal é investigar, estudar e analisar as altas habilidades/superdotação no âmbito familiar e social. E como objetivos específicos: i) conhecer os desafios e enfrentamentos vividos pela família de pessoas com altas habilidades/superdotação; ii) estudar sobre os aspectos emocionais e psicológicos vivenciados pela família de pessoas com altas habilidades/superdotação; iii) verificar e analisar os apoios recebidos pelas famílias de pessoas com altas habilidades/superdotação; e iv) compreender o que políticas públicas têm sido implementadas para o atendimento familiar de pessoas com altas habilidades/superdotação e seus impactos na vida social delas. O tempo de duração é de cinco (05) anos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Rosemeire de Araujo Rangni - Coordenador / Fernando Arcanjo da Silva - Integrante.
      Membro: Rosemeire de Araujo Rangni.
    2. 2017-Atual. Verificacao de alto potencial em criancas e adolescentes em situacao de acolhimento
      Descrição: A pesquisa objetiva identificar indicadores de dotação e talento em crianças e adolescentes de uma Instituição de Acolhimento do interior do estado de São Paulo e atender os alunos indicados em forma de enriquecimento. Como objetivos específicos: conhecer quais são as concepções dos professores, profissionais e coordenador (es) da Instituição de Acolhimento pesquisada frente à dotação e talento dos alunos indicados e conhecer as concepções sobre a dotação e talento dos professores das escolas em que os alunos acolhidos estão matriculados. Doutorado/ Financiamento Fapesp/ Processo n. 2017/05320-4. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Rosemeire de Araujo Rangni - Coordenador / Amanda Rodrigues de Souza - Integrante.
      Membro: Rosemeire de Araujo Rangni.
    3. 2017-Atual. ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTACAO: IDENTIFICACAO NOS DIFERENTES NIVEIS DE ENSINO
      Descrição: O objetivo principal indicar as altas habilidades/superdotação em pessoas sem condição de deficiência ou transtorno, como também, em aqueles com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, transtornos funcionais, transtorno de conduta nos diferentes níveis de ensino e/ou em instituições especializadas em educação especial, ou seja, com dupla excepcionalidade, visando atendimento educacional às pessoas indicadas, bem como, sugerir intervenção pedagógica a ser realizada pela equipe escolar para o atendimento às pessoas identificadas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Rosemeire de Araujo Rangni - Coordenador / Amanda Rodrigues de Souza - Integrante / Sarah Carolina Furucho - Integrante / Larissa Helena Alves dos Santos - Integrante / Christiane Honorato Taverna - Integrante / Roanne Priscila Castro Almeida - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.
      Membro: Rosemeire de Araujo Rangni.
    4. 2016-2016. Altas habilidades e deficiencia visual: verificando potencialidades.
      Descrição: O objetivo geral desta pesquisa foi verificar indicadores de Altas Habilidades/Superdotação em adultos com Deficiência Visual, por meio da aplicação de um instrumento de identificação. E como objetivos específicos: analisar a trajetória acadêmica dos pesquisados e verificar a existência de processos inclusivos durante as suas vidas acadêmicas. Iniciação Científica/ Financiamento Fapesp/ Processo n. 215/26064-0. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Rosemeire de Araujo Rangni - Coordenador / Renata Natalina Carvalho - Integrante.
      Membro: Rosemeire de Araujo Rangni.
    5. 2016-Atual. ALTO POTENCIAL EM PESSOAS ADULTAS
      Descrição: As pessoas com altos potenciais, nomeadas na legislação educacional brasileira como alto habilidosas ou superdotadas, têm orientações para seu desenvolvimento garantidas no âmbito acadêmico; em todos os níveis de ensino. Entretanto, salienta-se, que após esse percurso essas pessoas possivelmente continuarão a se desenvolver em suas capacidades na vida cotidiana e profissional . Sendo assim, este projeto tem como objetivo principal estudar sobre os potenciais elevados em pessoas adultas nos diversos campos de atuação. Para tanto, serão utilizados tipos de pesquisas como a exploratória e descritiva com cunho qualitativo para investigar esse público. Como técnicas de pesquisa serão utilizadas: surveys, entrevistas, questionários, aplicação de protocolos de identificação, observações, entre outras. Espera-se com os resultados a serem obtidos oferecer contribuições acadêmicas para estudos que reconheçam potenciais em pessoas adultas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Rosemeire de Araujo Rangni - Coordenador / Danitiele Maria Calazans Marques - Integrante / Eliane M. J. Mani - Integrante / Mayra Berto Massuda - Integrante / Amanda Rodrigues de Souza - Integrante / Renata Natalina Carvalho - Integrante.
      Membro: Rosemeire de Araujo Rangni.
    6. 2015-2016. Conceituacao de suplementacao educacional para estudantes dotados e talentosos
      Descrição: O objetivo geral foi investigar a conceituação de suplementação educacional para educandos dotados e talentosos, tendo como locus uma rede de ensino municipal do interior de São Paulo, no período de 2011 a 2013. Como objetivos específicos: compreender os conceitos de suplementação educacional para alunos dotados e talentosos presentes na literatura atual da área e nos documentos oficiais educacionais e analisar as políticas públicas educacionais da rede de ensino pesquisada pertinentes ao atendimento dos educandos com indicadores de dotação e talento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Rosemeire de Araujo Rangni - Coordenador / Luciane Mirella de Souza Oliveira - Integrante.
      Membro: Rosemeire de Araujo Rangni.
    7. 2014-2016. INDICADORES DE DOTACAO EM EDUCANDOS DIAGNOSTICADOS COM TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENCAO/ HIPERATIVIDADE
      Descrição: O objetivo principal foi: (1) verificar se há indicadores de dotação em alunos diagnosticados com TDA/H. Os objetivos secundários foram: (1.1) levantar e analisar as atitudes dos professores sobre a dotação; e (1.2) capacitá-los para a utilização do instrumento de identificação de dotação. Mestrado/Financiamento Fapesp/Processo n. 214/11818-7. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Rosemeire de Araujo Rangni - Coordenador / Mayra Berto Massuda - Integrante.
      Membro: Rosemeire de Araujo Rangni.
    8. 2014-2014. INDICADORES DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTACAO EM ALUNOS DE UMA ESCOLA PUBLICA DO MUNICIPIO DE SAO CARLOS.
      Descrição: As Altas Habilidades/Superdotação é uma das áreas que compõe o público alvo da Educação Especial, desta forma, tal pesquisa tem como objetivo geral indicar os estudantes com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação do ensino fundamental e médio em uma escola pública, do município de São Carlos, como também, sugerir intervenção pedagógica. Essa pesquisa terá como delineamento metodológico um Estudo Exploratório e o Estudo de Caso. Para tanto, terá a utilização de guia de indicadores de altas habilidades/superdotação para detectar os estudantes com indicadores de potencial junto aos professores da escola participante. Assim, espera-se contribuir para que os estudantes com potencial superior sejam visualizados pelas escolas e os possibilite receber intervenções para responder suas necessidades educacionais especiais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Rosemeire de Araujo Rangni - Coordenador / Rafael Augusto Linhares - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Rosemeire de Araujo Rangni.
    9. 2014-2014. INDICADORES DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTACAO EM ALUNOS DE UMA ESCOLA PUBLICA DO MUNICIPIO DE SAO CARLOS.
      Descrição: O objetivo geral é indicar os estudantes com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação do ensino fundamental e médio em uma escola pública, do município de São Carlos, como também, sugerir intervenção pedagógica. Iniciação Científica/Financiamento Fapesp/ Processo n. 2013/25720-6. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Rosemeire de Araujo Rangni - Coordenador / Rafael Augusto Linhares - Integrante.
      Membro: Rosemeire de Araujo Rangni.
    10. 2014-Atual. Perspectivas da biblioteca como organizacao criativa na otimizacao dos recursos de aprendizagem: da acessibilidade a fluencia informacional
      Descrição: O projeto propõe-se a pesquisar a biblioteca do prisma de que é uma organização criativa que visa a otimização do conhecimento para todos, destacando-se os aspectos relativos a seu papel para a inclusão social. Considera-se que para as bibliotecas atuarem como recurso de aprendizagem efetivo e inclusivo, há aspectos a serem adequados quanto à acessibilidade, a fim de que possam atender bem pessoas com deficiência física ou com mobilidade reduzida, e/ou capacidades intelectuais e/ou sensoriais reduzidas e/ou com outras restrições físicas, como a colostomia. Precisam também terem equipes capacitadas a suprir as exigências informacionais daqueles que a procuram já fluentes, seja por excelente capacitação prévia, seja por altas habilidades ou superdotação. Esses usuários da biblioteca, ditos ?especiais?, requerem soluções sustentáveis para superarem as barreiras que restringem o uso dos serviços ofertados. É necessário haver à disposição espaços projetados de forma adequada, com mobiliário e equipamentos específicos, especialmente aqueles de tecnologias assistivas, bem como uma equipe capacitada para operacionalizar o instrumental disponível e oferecer a partir dele tecnologias educacionais socialmente inovadoras para o letramento informacional. A metodologia desta investigação com fins exploratórios é documental, bibliográfica e de campo, utilizando em prol da acessibilidade o ferramental de recursos metodológicos da Ciência da Informação, especialmente os da Biblioteconomia; da Engenharia quanto à qualidade em serviços e tecnologias assistivas e da Educação, notadamente a Especial e a Inclusiva. Como resultados busca-se contribuir na formação em acessibilidade e inclusão de graduandos da Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e de mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB), a partir de aulas sobre o tema, orientações de pesquisas de mestrado e de trabalhos de conclusão de cursos (TCC). Outros produtos são também considerados, como desenvolvimentos de tecnologias assistivas e recomendações para as adequações de bibliotecas consideradas em estudos de casos propostos pelos estudantes envolvidos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Rosemeire de Araujo Rangni - Integrante / Cládice Nóbile Diniz - Coordenador / ? Marcos Luiz Cavalcanti de Miranda - Integrante / ? Márcia Valéria da Silva de Brito Costa - Integrante / Marcos Pastana Santos - Integrante / Marcele do Nascimento Silva Tamashiro - Integrante / Márcia Saraiva Carvalho - Integrante / Sulamita Nicolau de Miranda - Integrante / Vitor Soares Rosa - Integrante / Maria Izabel Rodrigues Cerqueira - Integrante / Heloisa Costa Marrocos de Araujo - Integrante / Daniel Miranda Alves - Integrante / Jorge Sebastião Gentil filho - Integrante / Ednéia Maria de Carvalho - Integrante / Josiane Braz de Assis - Integrante / Alvamaria Valim - Integrante / Silvia Luiza Botelho de Paula - Integrante.
      Membro: Rosemeire de Araujo Rangni.
    11. 2014-Atual. ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTACAO: IDENTIFICACAO E INTERVENCAO PEDAGOGICA NOS DIFERENTES NIVEIS DE ENSINO
      Descrição: Tendo em vista a escassez de serviços educacionais prestados aos educandos com características de altas habilidades/superdotação, este projeto tem como objetivo identificar as altas habilidades/superdotação, seja em pessoas sem condição de deficiência ou transtorno, como também, em aqueles com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, transtornos funcionais, transtorno de conduta nos diferentes níveis de ensino e/ou em instituições especializadas em educação especial, ou seja com dupla excepcionalidade, visando intervenção pedagógica às pessoas indicadas, bem como, sugerir intervenção pedagógica à equipe escolar para o atendimento aos estudantes identificados. O estudo trata-se de pesquisa exploratória de cunho qualitativo que se vale de técnicas metodológicas como protocolos de identificação, questionários e entrevistas Os resultados esperados são: contribuir para a identificação e desenvolvimento dos potenciais em pessoas com altas habilidades/superdotação, também, associadas à deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, transtornos funcionais e transtornos de conduta (dupla excepcionalidade).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Rosemeire de Araujo Rangni - Coordenador / Ana Karolina Lopes Rodrigues - Integrante / Danitiele Maria Calazans Marques - Integrante / Eliane M. J. Mani - Integrante / Roseli Figueiredo Corrê de Oliveira - Integrante / Mayra Berto Massuda - Integrante / Amanda Rodrigues de Souza - Integrante / Renata Natalina Carvalho - Integrante / Luciane Mirella - Integrante.
      Membro: Rosemeire de Araujo Rangni.
    12. 2013-2014. TRAJETORIA ACADEMICA DE EDUCANDOS COM PERDAS AUDITIVAS INDICADOS COM TALENTO: UM ESTUDO LONGITUDINAL
      Descrição: Os estudos e pesquisas sobre a Duplicidade de Necessidades Educacionais Especiais (DNEE) ? talento e perdas auditivas - são relativamente escassos; especialmente no Brasil. Com o crescente número de matrículas de educandos com deficiência sensorial nas escolas comuns, aumenta a possibilidade de reconhecimento de seus talentos, caso sejam observados pela equipe escolar. Este projeto tem como objetivo geral. observar e acompanhar o atendimento especializado de dois educandos, com perdas auditivas, indicados com talento por meio da observação direta em sala de aula em escolas da rede estadual de ensino do interior de São Paulo. Ambos são estudantes do ensino médio. Este projeto vale-se de um Estudo de Caso com delineamento Longitudinal. Assim, pretende-se com este estudo contribuir para minimizar a exclusão de educandos com perdas auditivas com características de talento do atendimento educacional especializado no sistema de ensino, como também, dar visibilidade à temática da DNEE na comunidade científica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Rosemeire de Araujo Rangni - Coordenador / Maria da Piedade Resende da Costa - Integrante.
      Membro: Rosemeire de Araujo Rangni.
    13. 2013-Atual. Indicacao e intervencao pedagogica de educandos com talento da rede publica
      Descrição: Tendo em vista a escassez de serviços educacionais prestados aos educandos com características de talento nas redes públicas de ensino, este projeto tem o objetivo principal de indicar esse grupo de estudantes do ensino fundamental e médio em escolas públicas de uma cidade de porte médio do interior de São Paulo, como também, sugerir intervenção pedagógica. O delineamento metodológico será a Pesquisa Exploratória. Os resultados esperados são: a) Observação dos educandos em sala de aula e indicação de suas características de talento; b) Sugestão de intervenções pedagógicas junto aos indicados com essas características; c) Conhecimento dos professores e equipe escolar sobre a temática do talento e a prática de intervenção.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Rosemeire de Araujo Rangni - Coordenador / Cassiana Buck Dias - Integrante / Rafael Augusto Linhares - Integrante / Danitiele Maria Calazans Marques - Integrante.
      Membro: Rosemeire de Araujo Rangni.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (37)
      1. Encontro de Atendimento Educacional Especializado - AEE.Altas habilidades. 2016. (Encontro).
      2. I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva e 13 Jornada de Educação Especial. 2016. (Congresso).
      3. VII encontro Nacional do Conbrasd: altas habilidades/superdotação: direitos, práticas e inovação. 2016. (Encontro).
      4. XI Encuentro Iberoamericano de Educación. 2016. (Encontro).
      5. 1º Seminário de Altas habilidades: disseminando conhecimentos e práticas.Programa de estudio e desarollo de talentos Penta UC.. 2015. (Seminário).
      6. 1º Seminário de Altas habilidades: disseminando conhecimentos e práticas.Altas habilidades no ensino superior. 2015. (Seminário).
      7. Atuações educativas de êxito e inclusão em comunidades de aprendizagem.. 2015. (Outra).
      8. V Semana de Educação Especial: discussões essenciais.Altas habilidades ou superdotação: conceitos e identificação. 2015. (Outra).
      9. V Semana de Educação Especial: discussões essenciais. 2015. (Outra).
      10. X Encontro Internacional de Educadores de Dotados e Talentosos. 2015. (Encontro).
      11. 11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. 2014. (Encontro).
      12. 12 Jornada de Educação Especial.Indicadores de altas habilidades/superdotação em alunos de uma escola pública do município de São Carlos. 2014. (Outra).
      13. 9º Encuentro Iberoamericano de Edcuación EIDE. 2014. (Encontro).
      14. 9º Encuentro Iberoamericano de Educación.RECONHECIMENTO DOS INDICADORES DE PRECOCIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. (Encontro).
      15. 9º Encuentro Iberoamericano de Educación.POLÍTICAS DE INCLUSÃO PARA ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO. 2014. (Encontro).
      16. Braga 2014 Embracing Inclusive Approaches. 2014. (Congresso).
      17. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. Ações para o desenvolvimento dos talentos. 2014. (Congresso).
      18. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. Coordenador de Sessão de Pôster. 2014. (Congresso).
      19. VI Congresso de Educação Especial. Sessão de Comunicação Oral. 2014. (Congresso).
      20. VI Congresso de Educação Especial. Sessão de Comunicação Oral. 2014. (Congresso).
      21. VI Encontro Nacional do Conbrasd, X Congreso Iberoamericano de superdotación talento y creatividad e do Ii Congresso Internacional sobre Altas habilidades/superdotação. 2014. (Congresso).
      22. VI Encontro Nacional do ConBraSD e X Congreso Iberoamericano de superdotación talento y creatividad e do II Congresso Internacional sobre altas habilidades/superdotação. 2014. (Congresso).
      23. VI Seminário Nacional sobre Educação e Inclusão Social de Pessoas com Necessidades Educacionais Epeciais. 2014. (Seminário).
      24. VI Seminário Nacional sobre Educação e Inclusão Social de Pessoascom Necessidades Educacionais Especiais.Os mitos da criança com inddicadores de precocidade na Educação Infantil. 2014. (Seminário).
      25. VI Seminário Nacional sobre Educação e Inclusão Social de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiaisi.Altas habilidades ou superdotação na perspectiva do atendimento especializado e da inclusão. 2014. (Seminário).
      26. II Colóquio de Educação e Inclusão. 2013. (Encontro).
      27. II conversas sobre Psicologia e Educação. 2013. (Seminário).
      28. III Congresso Internacional Educação Inclusiva e Equidade. Inclusão de educandos talentosos com duplicidade de necessidades educacionais especiais: o atendimento em pauta.. 2013. (Congresso).
      29. III Congresso Internacional Educação Inclusiva e Equidade. INCLUSAO DE EDUCANDOS TALENTOSOS COM DUPLICIDADE DE NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: O ATENDIMENTO EM PAUTA.. 2013. (Congresso).
      30. III conversas sobre Psicologia e Educação. 2013. (Seminário).
      31. III Semana da Licenciatura em Educação Especial.Altas habilidades/superdotação. 2013. (Outra).
      32. I Seminário Internacional do Grupo Interdisciplinar de Educação e Inclusão: universidade, sustentabilidade e inclusão. 2013. (Seminário).
      33. IV CBE - Congresso Brasileiro de Educação. Educação inclusiva para educandos com duplicidade de necessidades educacionais especiais:breves contextualizações e reflexões.. 2013. (Congresso).
      34. IV CBE - Congresso Brasileiro de Educação. 2013. (Congresso).
      35. VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. Altas habilidades/superdotação: levantamento em eventos científicos e acadêmicos no Brasil.. 2013. (Congresso).
      36. VIII Encontro Ibero Americano de Educação.As terminologias em altas habilidades/superdotação e perda auditiva. 2013. (Encontro).
      37. VIII Seminário Internacional de Pesquisa do LAHMIEI: Experimental and Apllied Be Bahavior Analysis of Complex Bahaviors. 2013. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (10)
      1. RANGNI, R.A. 2º Seminário de Altas habilidades e 1ª Mostra do Grupo de Pesquisa para o Desenvolvimento do Potencial Humano. 2017. (Outro).. . 0.
      2. RANGNI, R.A. VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e X Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. 2016. (Congresso).. . 0.
      3. RANGNI, R.A. V Semana de Educação Especial:discussões essenciais. 2015. (Outro).. . 0.
      4. RANGNI, R.A. 1º Seminário de altas habilidades: disseminando conhecimentos e práticas. 2015. (Outro).. . 0.
      5. RANGNI, R.A. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e VIII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. 2014. (Congresso).. . 0.
      6. RANGNI, R.A. V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. 2012. (Congresso).. . 0.
      7. RANGNI, R.A. IV Encontro de Educadores de Educação Inclusiva: Linguagem, Diversidade e Inclusão.. 2011. (Outro).. . 0.
      8. RANGNI, R.A. 13º Seminário de Educação Inclusiva. 2011. (Outro).. . 0.
      9. RANGNI, R.A. Seminário Internacional de Educação Inclusiva - 15 anos após Salamanca. 2009. (Outro).. . 0.
      10. RANGNI, R.A. 4º Seminário de Educação Inclusiva. 2008. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 24/11/2017 12:06:56