Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Tersio Guilherme de Souza Cruz

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Londrina (1995), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Foi professor do CESET ( hoje Faculdade de Tecnologia da Unicamp) da Unicamp de 2002 a 2009. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São Carlos/campus Sorocaba/Departamento de Física Química e Matemática. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: filmes finos, eletroquímica, células solares. Na área de ensino e formação de professores, ministra disciplinas para os cursos de licenciatura em Física, Química e Matemática. Foi Coordenador de Área do Subprojeto de Física do PIBID/CAPES - Campus de Sorocaba e orienta no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física/Polo UFSCar/Sorocaba. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0705292304279277 (14/06/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2009-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos. Rodovia João Leme dos Santos, Km 110 Itinga 18052-780 - Sorocaba, SP - Brasil Telefone: (15) 32296000 URL da Homepage: htmlhttp://www.ceset.unicamp.br/~tersio
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Física
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2014-2016. A Prova do Enem: Impacto das Variaveis Cognitivas, Economicas e Sociais no desempenho
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Tersio Guilherme de Souza Cruz - Integrante / Maurício Urban Kleinke - Integrante / MARIA JOSé FONTANA GEBARA - Coordenador.
      Membro: Tersio Guilherme de Souza Cruz.
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sérgio Dias Campos - Integrante / Maria José Fontana Gebara - Coordenador / Maurício Urban Kleinke - Integrante / Fernanda Keila Marinho da Silva - Integrante / Térsio Guilherme de Souza Cruz - Integrante / Cleoni dos Santos Carvalho - Integrante / Renato Fernandes Cantão - Integrante. Financiador(es): Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Auxílio financeiro.
      Membro: Sergio Dias Campos.
      Descrição: Análise qualitativa das questões de Ciências da Natureza e de Matemática na prova do Enem, estabelecendo sua inserção nos PCN e nos currículos escolares. Análise qualitativa das questões de Ciências da Natureza e de Matemática buscando indícios de diferenças de desempenho associados a gênero e rede escolar, suportada por uma análise estatística de desempenho diferencial por sexo e por rede escolar. Mapear o formato de interdisciplinaridade e de contextualização da prova de Ciências da Natureza e de Matemática do Enem. Análise psicométrica da estrutura textual das questões, dos distratores, e das imagens utilizadas nas questões, associadas ao desempenho por gênero, rede escolar e renda/classe econômica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria José Fontana Gebara - Coordenador. Financiador(es): Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria Jose Fontana Gebara.
      Descrição: Análise qualitativa das questões de Ciências da Natureza e de Matemática na prova do Enem, estabelecendo sua inserção nos PCN e nos currículos escolares. Análise qualitativa das questões de Ciências da Natureza e de Matemática buscando indícios de diferenças de desempenho associados a gênero e rede escolar, suportada por uma análise estatística de desempenho diferencial por sexo e por rede escolar. Mapear o formato de interdisciplinaridade e de contextualização da prova de Ciências da Natureza e de Matemática do Enem. Análise psicométrica da estrutura textual das questões, dos distratores, e das imagens utilizadas nas questões, associadas ao desempenho por gênero, rede escolar e renda/classe econômica... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Fernanda Keila Marinho da Silva - Integrante / Maria José Gebara - Coordenador / Mauricio Urban Kleinke - Integrante / Tersio Guilherme de Souza Cruz - Integrante / Sergio Dias Campos - Integrante / Marcos Antonio Florczak - Integrante / Noemi Sutil - Integrante / Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Hussein - Integrante / Luciana Camargo de Oliveira - Integrante / Renato Fernandes Cantão - Integrante. Financiador(es): Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Auxílio financeiro.
      Membro: Fernanda Keila Marinho da Silva.
      Descrição: Análise qualitativa das questões de Ciências da Natureza e de Matemática na prova do Enem, estabelecendo sua inserção nos PCN e nos currículos escolares. Análise qualitativa das questões de Ciências da Natureza e de Matemática buscando indícios de diferenças de desempenho associados a gênero e rede escolar, suportada por uma análise estatística de desempenho diferencial por sexo e por rede escolar. Mapear o formato de interdisciplinaridade e de contextualização da prova de Ciências da Natureza e de Matemática do Enem. Análise psicométrica da estrutura textual das questões, dos distratores, e das imagens utilizadas nas questões, associadas ao desempenho por gênero, rede escolar e renda/classe econômica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . Financiador(es): Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Cleoni dos Santos Carvalho - Coordenador / Maria José Fontana Gebara - Integrante / Fernanda Keila - Integrante.
      Membro: Cleoni dos Santos Carvalho.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (5)
      1. VI Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC), V Encontro Nacional de Coordenadores do PIBID, V Seminário Nacional do PIBID, X Seminário Institucional PIBID/PUCPR.Crise na Formação de Professores de Física: Um breve Paralelo entre a Situação Brasileira e a Americana.. 2016. (Encontro).
      2. VI Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC), V Encontro Nacional de Coordenadores do PIBID, V Seminário Nacional do PIBID, X Seminário Institucional PIBID/PUCPR.O Ensino de Astronomia de uma Forma Interativa: Descrição das Atividades do Subprojeto de Física Pibid/Ufscar Sorocaba.. 2016. (Encontro).
      3. XXXVII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada.Study of Porous Alumina on Glass and Si Substrates. 2014. (Encontro).
      4. XXXVI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada.OPTICAL AND MORPHOLOGICAL CHARACTERIZATION OF THIN FILMS OF TITANIUM OXIDE DEPOSITED BY R. F. SPUTTERING.. 2013. (Encontro).
      5. XXXV Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada. DEPOSITION AND CHARACTERIZATION OF THIN FILMS OF TITANIUM OXIDE DEPOSITED BY R. F. SPUTTERING. 2012. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (1)
      1. DELGADO-SILVA, Adriana de Oliveira; BRANDL, A. L. ; MENEZES, A. J. ; CRUZ, T. G. S.. IV Workshop de Pesquisa e Tecnologia em Ciência dos Materiais, UFSCar/Sorocaba. 2016. Congresso

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (3)
      • Tersio Guilherme de Souza Cruz ⇔ Fabio de Lima Leite (1.0)
        1. OLIVEIRA, R. R. L. ; ALBUQUERQUE, D. A. C. ; CRUZ, T. G. S. ; YAMAJI, F. M. ; LEITE, F. L.. Measurement of the Nanoscale Roughness by Atomic Force Microscopy: Basic Principles and Applications. Em: Victor Bellitto. (Org.). Atomic Force Microscopy ? Imaging, Measuring and Manipulating Surfaces at the Atomic Scale. 1ed.Rijeka. : In Tech. 2012.v. 1, p. 147-174.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Tersio Guilherme de Souza Cruz ⇔ Fábio Minoru Yamaji (1.0)
        1. OLIVEIRA, R. R. L. ; ALBUQUERQUE, D. A. C. ; CRUZ, T. G. S. ; YAMAJI, F. M. ; LEITE, F. L.. Measurement of the Nanoscale Roughness by Atomic Force Microscopy: Basic Principles and Applications. Em: Victor Bellitto. (Org.). Atomic Force Microscopy ? Imaging, Measuring and Manipulating Surfaces at the Atomic Scale. 1ed.Rijeka. : In Tech. 2012.v. 1, p. 147-174.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Tersio Guilherme de Souza Cruz ⇔ Fernanda Keila Marinho da Silva (1.0)
        1. SILVA, F. K. M.; OLIVEIRA, F. G. ; CRUZ, T. G. S.. ?Qual física se aprende? Qual física se observa? Qual física se ensina? E, afinal, qual professor de física se forma?? Reflexões sobre a potencialidade do estágio supervisionado num cenário controverso. Laplage em Revista. v. 2, p. 51-62, issn: 2446-6220, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 24/11/2017 12:06:57