Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Fernanda Keila Marinho da Silva

Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Estadual de Campinas (1998), mestrado em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação Inicial e Continuada de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, ensino de biologia, ensino de física, educação ambiental, imagem e educação, investigação em sala de aula, propostas interdisciplinares e formação de professores.É professora adjunta II do Departamento de Física, Química e Matemática da UFSCar - Sorocaba. Coordenou projeto de pesquisa da linha auxílio regular apoiado pela FAPESP (2012/06170-2) intitulado: " Pesquisa do professor e pesquisa colaborativa na formação continuada com temas geocientíficos" (2012-2014). Coordena projeto de pesquisa que investiga o desenvolvimento profissional docente de futuros professores de Física (2014-atual) e coordena também, junto a outros pesquisadores, sub projeto interdisciplinar do PIBID (2014-atual). Atua como professora do Programa de Pós Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6390725197649567 (22/09/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2013-2017
  • Endereço: Centro de Ciências, Tecnologia e Sustentabilidade / UFSCAr - Sorocaba. Rodovia João Leme dos Santos - até km 104,000 Parque Reserva Fazenda Imperial 18052780 - Sorocaba, SP - Brasil Telefone: (15) 32295964
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2014-Atual. A prova do Enem: impacto das variaveis cognitivas, economicas e sociais no desempenho
      Descrição: Análise qualitativa das questões de Ciências da Natureza e de Matemática na prova do Enem, estabelecendo sua inserção nos PCN e nos currículos escolares. Análise qualitativa das questões de Ciências da Natureza e de Matemática buscando indícios de diferenças de desempenho associados a gênero e rede escolar, suportada por uma análise estatística de desempenho diferencial por sexo e por rede escolar. Mapear o formato de interdisciplinaridade e de contextualização da prova de Ciências da Natureza e de Matemática do Enem. Análise psicométrica da estrutura textual das questões, dos distratores, e das imagens utilizadas nas questões, associadas ao desempenho por gênero, rede escolar e renda/classe econômica... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Fernanda Keila Marinho da Silva - Integrante / Maria José Gebara - Coordenador / Mauricio Urban Kleinke - Integrante / Tersio Guilherme de Souza Cruz - Integrante / Sergio Dias Campos - Integrante / Marcos Antonio Florczak - Integrante / Noemi Sutil - Integrante / Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Hussein - Integrante / Luciana Camargo de Oliveira - Integrante / Renato Fernandes Cantão - Integrante. Financiador(es): Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Auxílio financeiro.
      Membro: Fernanda Keila Marinho da Silva.
      Descrição: Análise qualitativa das questões de Ciências da Natureza e de Matemática na prova do Enem, estabelecendo sua inserção nos PCN e nos currículos escolares. Análise qualitativa das questões de Ciências da Natureza e de Matemática buscando indícios de diferenças de desempenho associados a gênero e rede escolar, suportada por uma análise estatística de desempenho diferencial por sexo e por rede escolar. Mapear o formato de interdisciplinaridade e de contextualização da prova de Ciências da Natureza e de Matemática do Enem. Análise psicométrica da estrutura textual das questões, dos distratores, e das imagens utilizadas nas questões, associadas ao desempenho por gênero, rede escolar e renda/classe econômica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . Financiador(es): Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Cleoni dos Santos Carvalho - Coordenador / Maria José Fontana Gebara - Integrante / Fernanda Keila - Integrante.
      Membro: Cleoni dos Santos Carvalho.
    2. 2014-Atual. O desenvolvimento profissional docente no curso de Fisica ? UFSCar / Sorocaba
      Descrição: O projeto em questão teve início em 2014 e envolve a participação de estudantes do curso de Licenciatura em Física como os principais sujeitos da pesquisa. Por meio de entrevistas e análise de material produzidos pelos mesmos, pretende-se avaliar o impacto que a vivência na escola desconstrói visões equivocadas sobre a mesma, sobre o professor, sobre os estudantes. Dessa maneira e de forma mais geral, o projeto pretende analisar o desenvolvimento profissional docente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernanda Keila Marinho da Silva - Coordenador.
      Membro: Fernanda Keila Marinho da Silva.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (1)
      1. 5.o Encontro Regional de Ensino de Geografia.Práticas colaborativas e interdisciplinares na formação docente: contribuições do prof. Maurício Compiani. 2016. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (1)
      1. BRANDINI, C. P. ; LEITE, F. L. ; SILVA, F. K. M. ; PADUA, F. A. ; MELO, I. B. N. ; FARIA, L. C. ; REIS, T. O.. IV Encontro Regional de Futuros Cientistas. 2013. Congresso

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 24/11/2017 12:06:50