Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Maria Jose Fontana Gebara

Maria Gebara é bacharel e licenciada em Física pela Universidade Estadual de Campinas, mestre em Educação e doutora em Ciências pela mesma instituição. Iniciou a carreira docente como professora de Física na educação básica. Atualmente é professora do Departamento de Física, Química e Matemática (DFQM) da Universidade Federal de São Carlos (campus Sorocaba), atuando no curso de licenciatura em Física; no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd); e no Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). É professora colaboradora do Programa Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM) da Unicamp. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino, atuando principalmente com os seguintes temas: interdisciplinaridade, ensino-aprendizagem, formação de professores e avaliação. Orientadora de pós-graduação em nível de doutorado. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6585493065968961 (23/10/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2013-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba. Rodovia João Leme dos Santos - km 110 Parque Reserva Fazenda Imperial 18052780 - Sorocaba, SP - Brasil Telefone: (15) 32297447 URL da Homepage: www.sorocaba.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2014-2016. A Prova do Enem: Impacto das Variaveis Cognitivas, Economicas e Sociais
      Descrição: Análise qualitativa das questões de Ciências da Natureza e de Matemática na prova do Enem, estabelecendo sua inserção nos PCN e nos currículos escolares. Análise qualitativa das questões de Ciências da Natureza e de Matemática buscando indícios de diferenças de desempenho associados a gênero e rede escolar, suportada por uma análise estatística de desempenho diferencial por sexo e por rede escolar. Mapear o formato de interdisciplinaridade e de contextualização da prova de Ciências da Natureza e de Matemática do Enem. Análise psicométrica da estrutura textual das questões, dos distratores, e das imagens utilizadas nas questões, associadas ao desempenho por gênero, rede escolar e renda/classe econômica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria José Fontana Gebara - Coordenador. Financiador(es): Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria Jose Fontana Gebara.
      Descrição: Análise qualitativa das questões de Ciências da Natureza e de Matemática na prova do Enem, estabelecendo sua inserção nos PCN e nos currículos escolares. Análise qualitativa das questões de Ciências da Natureza e de Matemática buscando indícios de diferenças de desempenho associados a gênero e rede escolar, suportada por uma análise estatística de desempenho diferencial por sexo e por rede escolar. Mapear o formato de interdisciplinaridade e de contextualização da prova de Ciências da Natureza e de Matemática do Enem. Análise psicométrica da estrutura textual das questões, dos distratores, e das imagens utilizadas nas questões, associadas ao desempenho por gênero, rede escolar e renda/classe econômica... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Fernanda Keila Marinho da Silva - Integrante / Maria José Gebara - Coordenador / Mauricio Urban Kleinke - Integrante / Tersio Guilherme de Souza Cruz - Integrante / Sergio Dias Campos - Integrante / Marcos Antonio Florczak - Integrante / Noemi Sutil - Integrante / Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Hussein - Integrante / Luciana Camargo de Oliveira - Integrante / Renato Fernandes Cantão - Integrante. Financiador(es): Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Auxílio financeiro.
      Membro: Fernanda Keila Marinho da Silva.
      Descrição: Análise qualitativa das questões de Ciências da Natureza e de Matemática na prova do Enem, estabelecendo sua inserção nos PCN e nos currículos escolares. Análise qualitativa das questões de Ciências da Natureza e de Matemática buscando indícios de diferenças de desempenho associados a gênero e rede escolar, suportada por uma análise estatística de desempenho diferencial por sexo e por rede escolar. Mapear o formato de interdisciplinaridade e de contextualização da prova de Ciências da Natureza e de Matemática do Enem. Análise psicométrica da estrutura textual das questões, dos distratores, e das imagens utilizadas nas questões, associadas ao desempenho por gênero, rede escolar e renda/classe econômica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . Financiador(es): Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Cleoni dos Santos Carvalho - Coordenador / Maria José Fontana Gebara - Integrante / Fernanda Keila - Integrante.
      Membro: Cleoni dos Santos Carvalho.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (11)
      1. 12th Conference of the European Sci- ence Education Research Association. THE INFLUENCE OF FAMILY INCOME ON THE PERFORMANCE OF STUDENTS IN THE NATIONAL HIGH SCHOOL EXAM (ENEM) IN BRAZIL. 2017. (Congresso).
      2. 12th Conference of the European Sci- ence Education Research Association (ESERA). Cinematographic language: A pedagogical resource for the formation of scientific concepts. 2017. (Congresso).
      3. Séptimo Congreso Internacional sobre Formación de Profesores de Ciencias. Manual de Orientações: o filme como recurso didático nas aulas de ecologia para a formação de conceitos científicos. 2016. (Congresso).
      4. Séptimo Congreso Internacional sobre Formación de Profesores de Ciencias. A educação ambiental e o ensino de física: uma análise de documentos legais. 2016. (Congresso).
      5. Séptimo Congreso Internacional sobre Formación de Profesores de Ciencias. O impacto das Concepções Alternativas nas questões de Biologia do Exame Nacional do Ensino Médio. 2016. (Congresso).
      6. Séptimo Congreso Internacional sobre Formación de Profesores de Ciencias. Os professores e suas concepções de escola sustentável: Implicações para a prática pedagógica. 2016. (Congresso).
      7. VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia. VIII Encontro Regional de Ensino de Biologia 3.Stop Motion: Comunicação visual como recurso didático pedagógico nas aulas de Ciências e Arte. 2016. (Encontro).
      8. VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia. VIII Encontro Regional de Ensino de Biologia 3.Movimentos de horizontalidade e verticalidade: O filme de animação como recurso didático nas aulas de Ciências. 2016. (Encontro).
      9. XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.A EVASÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CAMPUS SOROCABA. 2014. (Encontro).
      10. XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.AS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS EM FÍSICA NO FINAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2014. (Encontro).
      11. 9 Congreso Internacional Sobre Investigación en Didáctica de las Ci Ciencias. Ciências da Natureza e Interdisciplinaridade: A percepção dos estudantes sobre questões de avaliaçòes de larga escala. 2013. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (3)
      1. GEBARA, Maria José Fontana; DELGADO, A. O.. 3a. Semana do Curso de Licenciatura em Física. 2015. Outro
      2. GEBARA, Maria J. F. ; MEREU, A. C. O. ; LOPEZ, J. V. ; DELGADO, A. O. ; DIAS, A. N. C. ; GOMES, L. T. ; SILVEIRA, G. P. ; Santos Jr, J. B. ; MAMBRINI, G. P. ; BENEDETTI FILHO, Edemar ; de MENEZES, A. J. ; CANTAO, R. F.. 2a. Semana dos Cursos de Licenciatura em Física e Matemática e 4a. Semana do Curso de Licenciatura em Química. 2014. Outro
      3. GEBARA, Maria José Fontana; MEREU, A. C.. 1a. Semana dos Cursos de Licenciatura em Física e Matemática da UFSCar Sorocaba. 2013. Outro

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (1)
      • Maria José Fontana Gebara ⇔ Fernanda Keila Marinho da Silva (1.0)
        1. SILVA, F. K. M. ; GEBARA, M. J. F.. Interdisciplinaridade em contexto formativo de professores: possibilidades acenadas pela prática docente. Em: Maurício Compiani. (Org.). Ribeirão Anhumas na Escola: pesquisa colaborativa entre Escola e Universidade gerando conhecimentos contextualizados e interdisciplinares. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2015.v. 1, p. 41-56.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 24/11/2017 12:06:54