Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Franciane Andrade de Padua

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (2001), mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (2004) e doutorado em Ciência e Tecnologia da Madeira pela Universidade Federal de Lavras (2009). Atualmente é professora do quadro permanente do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de São Carlos- campus Sorocaba. É Presidente da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia da Madeira. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Energia de Biomassa Florestal e Qualidade da Madeira, atuando principalmente nos seguintes temas: carvão vegetal, tensões de crescimento, avaliação e amostragem destutiva e não destrutiva da madeira. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2945447364979913 (05/10/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2008-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba. Rodovia João Leme dos Santos km 110 - SP 264 Itinga 18052-780 - Sorocaba, SP - Brasil Telefone: (15) 32295970 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Agrárias
  • Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2014-2014. Programa CAPES Pro-equipamentos
      Descrição: A microscopia de luz polarizada permite aplicações qualitativas e quantitativas nos mais variados campos da ciência como o estudo de fibras naturais e minerais, polímeros naturais e sintéticos, moléculas biológicas, amido, madeira, minerais, cerâmica entre outros, demonstrando assim o caráter multiusuário do equipamento.Especificamente para as pesquisas desenvolvidas nos Programas de Pós-graduação da UFSCar- Sorocaba, o sistema permitirá avaliações do ângulo das microfibrilas da parede celular visando a caracterização tecnológica da madeira, fornecerá resultados acerca da qualidade das sementes florestais por evidenciar a presença de substâncias anisotrópicas como o amido e cristais, possibilitará a determinação da concentração e natureza dos domínios cristalinos nas mais diversas formulações poliméricas, além de pesquisas dos sistemas auto-organizáveis compostos por polímeros aniônicos e catiônicos em sistemas LbL. Ainda, permitirá a análise de estruturas biológicas paracristalinas sob efeito de xenobióticos como matriz extracelular, concreções calcárias celulares, tecido conjuntivo denso, tecido ósseo etc. Desta forma, o caráter multidisciplinar do equipamento Microscópio de Luz Polarizada, munido de sistema compatível para a captura e análise de imagens, irá alavancar as pesquisas nos Programas Pós-graduação da UFSCar- Sorocaba, uma vez que a técnica fornece resultados rápidos, precisos e de fácil interpretação. Por consequência, o uso da técnica será essencial na agilidade de publicações de trabalhos científicos de qualidade, contribuindo nos indicadores de avaliação da CAPES.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Franciane Andrade de Pádua - Integrante / Fábio Minoru Yamaji - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Franciane Andrade de Padua.
    2. 2014-Atual. Processos de compactacao da biomassa para a producao de combustiveis solidos e a cinetica da combustao por analises termogravimetricas
      Descrição: Os estudos para utilização dos materiais de fontes renováveis também precisam ser aprofundados aqui no Brasil. A caracterização da biomassa e o seu comportamento durante a degradação térmica tornam-se imprescindíveis para adequação às normas internacionais. Com a explosão do mercado europeu para biomassa, o Brasil será um grande fornecedor e terá que atender às normas europeias CEN/TS. Acima de tudo, para uso de forma sustentável da biomassa, torna-se obrigatório conhecer suas propriedades durante a cinética da combustão, que é feita pelo TGA-MS. O presente projeto irá estudar as propriedades de decomposição térmica da biomassa lignocelulósica , que são feitas pelas análises termogravimétricas (TGA-MS ), mais precisamente pelas análises termogravimétricas TG, análises derivada termogravimétrica DTG e espectrocospia de massa... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (3) . Integrantes: Franciane Andrade de Pádua - Integrante / Fábio Minoru Yamaji - Coordenador / Carlos Roberto Sette Junior - Integrante / Mariana P Martins - Integrante / HIROYUKI YAMAMOTO - Integrante / Antonio José Félix de Carvalho - Integrante / JOÃO LÚCIO DE BARROS - Integrante / ALEXANDRE MONTEIRO CARVALHO - Integrante / ALESSANDRA LUÍZA DA ROZ - Integrante / Leandro Cardoso de Morais - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Franciane Andrade de Padua.
      Descrição: Os estudos para utilização dos materiais de fontes renováveis também precisam ser aprofundados aqui no Brasil. A caracterização da biomassa e o seu comportamento durante a degradação térmica tornam-se imprescindíveis para adequação às normas internacionais. Com a explosão do mercado europeu para biomassa, o Brasil será um grande fornecedor e terá que atender às normas europeias CEN/TS. Acima de tudo, para uso de forma sustentável da biomassa, torna-se obrigatório conhecer suas propriedades durante a cinética da combustão, que é feita pelo TGA-MS. O presente projeto irá estudar as propriedades de decomposição térmica da biomassa lignocelulósica , que são feitas pelas análises termogravimétricas (TGA-MS ), mais precisamente pelas análises termogravimétricas TG, análises derivada termogravimétrica DTG e espectrocospia de massa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (3) . Integrantes: Fábio Minoru Yamaji - Coordenador / HIROYUKI YAMAMOTO - Integrante / Antonio José Félix de Carvalho - Integrante / João Lúcio de Barros - Integrante / Franciane Andrade de Padua - Integrante / Carlos Sette Júnior - Integrante / Alexandre Monteiro Carvalho - Integrante / Alessandra Luzia Da Róz - Integrante / Mariana Provedel Martins - Integrante / Leandro Cardoso de Morais - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Fabio Minoru Yamaji.
    3. 2014-Atual. Aprimoramento do Laboratorio de Microscopia do Curso de Engenharia Florestal da UFSCar
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Franciane Andrade de Pádua - Coordenador / Roberta Averna de Oliveira Valente - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de São Carlos - Auxílio financeiro.
      Membro: Franciane Andrade de Padua.
    4. 2014-Atual. Caracterizacao energetica do epicarpo residual do pinhao manso (Jatropha curcas L.) e briquete produzido
      Descrição: Diversos materiais lignoceluósicos podem ser utilizados para a produção de energia como a biomassa florestal e resíduos do seu processamento, vegetais, frutas e bagaço de cana, pelos mais diversos sistemas de transformação, em combustíveis sólidos líquidos e gasosos. Uma fonte de biomassa que tem se destacado para a produção de biodiesel é o pinhão-manso (Jatropha curcas L.). A espécie Jatropha curcas L. é considerada promissora por seu elevado teor de óleo superior ao da maioria das oleaginosas utilizadas como biocombustíveis. Além disso, alguns trabalhos demostram as potencialidades da utilização da casca do pinhão manso produção de energia in natura ou na forma de carvão ou na forma de briquetes com mistura de madeira de eucalipto. Neste contexto, este trabalho propõe a investigação sobre o potencial energético do epicarpo residual do processamento do fruto do pinhão manso, in natura e na forma de blendas com outros tipos de resíduos lignocelulosicos de uso energético conhecido.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Franciane Andrade de Pádua - Coordenador / Fábio Minoru Yamaji - Integrante / Larissa Benassi Valentim - Integrante / João Otávio Tomeleri - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Franciane Andrade de Padua.
    5. 2008-2010. Caracterizacao da Madeira de Eucalipto Proveniente do Programa de Fomento Florestal para a Producao de Celulose
      Descrição: Este estudo tem como objetivo principal, a caracterização da madeira de eucalipto produzida pelo programa de fomento florestal da empresa Aracruz Celulose S.A no Estado do Espírito Santo. Esta caracterização diz respeito a determinação da densidade básica, propriedades anatômicas e químicas da madeira. Tem-se, portanto, como objetivos específicos:caracterizar a madeira de eucalipto proveniente do programa de fomento florestal, com estudo de diferentes materiais genéticos implantado em duas regiões do fomento florestal no Estado do Espírito Santo, com idade de sete anos; caracterizar a madeira de eucalipto proveniente do programa de fomento florestal quanto à sua densidade básica e sua variação na direção radial ao nível de DAP; caracterizar a madeira de eucalipto proveniente do programa de fomento florestal quanto às propriedades anatômicas úteis para a produção de celulose, ao nível de DAP; caracterizar a madeira proveniente do programa de fomento florestal quanto às propriedades químicas úteis para a produção de celulose, ao nível de DAP.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Franciane Andrade de Pádua - Integrante / José Tarcísio da Silva Oliveira - Coordenador / Humberto Fantuzzi Neto - Integrante / Marcelo Nogueira - Integrante. Financiador(es): ARACRUZ CELULOSE S.A. - Auxílio financeiro.
      Membro: Franciane Andrade de Padua.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Professora Homenageada pelos formandos de Engenharia Florestal - Turma 2010 da Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos.. 2010.
      Membro: Franciane Andrade de Pádua.
    2. Professora homenageada dos formandos do curso de Engenharia Florestal 2008/2, Universidade Federal do Espírito Santo.. 2009.
      Membro: Franciane Andrade de Pádua.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (18)
    1. Congresso de Energias Renováveis. Madeira reciclada para a produção de energia. 2017. (Congresso).
    2. III Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira. Caracterização energética do carvão do sistema toco-raiz de Corymbia citriodora. 2017. (Congresso).
    3. II Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira. Caracterização energética de epicarpo residual do pinhão manso (Jatropha curcas L.) e briquete produzido. 2015. (Congresso).
    4. XXIX Semana de Estudos Agropecuários e Florestais de Botucatu.Propriedades da Madeira para fins Energéticos. 2015. (Seminário).
    5. XIV Encontro Brasileiro em Madeiras e em Estruturas de Madeira.Efeito da umidade em propriedades de briquetes de acículas e casca de Pinus sp. 2014. (Encontro).
    6. 8º Congresso Internacional de Bioenergia. 2013. (Congresso).
    7. Congresso Florestal no Cerrado e 3º Simpósio sobre Eucaliptocultura. Uso de acículas de Pinus Taeda para a confecção de briquetes com potencial bioenergético. 2013. (Congresso).
    8. I Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira. Modelo de variação longitudinal de densidade básica da madeira de eucalipto em diferentes classes diamétricas. 2013. (Congresso).
    9. III Simpósio de Meio Ambiente e Tecnologia Florestal.Tamanho amostral para a estimativa da densidade básica da árvore por forma de amostragem e classe de diâmetro em um clone de híbrido de Eucalyptus sp.. 2013. (Simpósio).
    10. 7º Congresso Internacional de Bioenergia. Briquetes como forma de gestão dos resíduos arborização urbana. 2012. (Congresso).
    11. XIII Encontro Brasileiro em Madeiras Estruturas de Madeira.Variação radial da densidade em diferentes materiais genéticos de Eucalyptus e Corymbia citriodora aos três anos de idade. 2012. (Encontro).
    12. 6º Congresso Internacional de Bioenergia. 2011. (Congresso).
    13. II Seminário de Florestas Plantadas do MS.Usos de madeira de reflorestamento. 2011. (Seminário).
    14. I Simpósio de Meio Ambiente e Tecnologia Florestal.ESTIMATIVA DE MASSA SECA DA MADEIRA DE UM HÍBRIDO DE Eucalyptus grandis x Eucalyptus urophylla. 2011. (Simpósio).
    15. Workshop Internacional em Compósitos e Nanocompósitos Lignocelulósicos. 2011. (Outra).
    16. XII Encontro Brasileiro em Madeiras e Estruturas de Madeira.Distribuição periférica das tensões de crescimento em dierentes classes diamétricas em um clone de Eucalyptus. 2010. (Encontro).
    17. 1º Congresso Brasileiro sobre Florestas Energéticas. Amostragem Longitudinal do Tronco para Determinação da Densidade Básica da Madeira e seu Padrão de Variação. 2009. (Congresso).
    18. I Simpósio Capixaba de Tecnologia da Madeira.Resíduo e Energia. 2008. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (10)
    1. Fábio Minoru Yamaji; PADUA, F. A. ; SANTOS, L. R. O. ; BARROS, J. L. ; NAKASHIMA, G. T. ; BELINI, G. B. ; HANSTED, A. L. S. ; PADILLA, E. R. D. ; SILVA, D. A.. Congresso de Energias Renováveis - ConER. 2017. Congresso
    2. YAMAJI, F. M. ; PÁDUA, F. A. de. II Congresso de Ciência e Tecnologia Florestal e Ambiental. 2016. Congresso
    3. PÁDUA, F. A. de; Da Dilva, J. P. ; VALENTIM, L. B. ; SAITO, A. M. ; GEROMEL, L. ; BARROS, L. C. A. ; SOUZA, T. B.. Universidade Aberta. 2016. Outro
    4. YAMAJI, F. M. ; FERREIRA FILHO, P.J. ; PÁDUA, F. A. de ; SILVA, J. M. S.. 1° Congresso de Tecnologia Florestal. 2014. Congresso
    5. YAMAJI, F. M. ; PÁDUA, F. A. de ; SILVA, J. M. S. ; FERREIRA FILHO, P.J.. III Simposio de Meio Ambiente e Tecnologia Florestal. 2013. Congresso
    6. BRANDINI, C. P. ; LEITE, F. L. ; SILVA, F. K. M. ; PADUA, F. A. ; MELO, I. B. N. ; FARIA, L. C. ; REIS, T. O.. III Encontro Regional de Futuros Cientistas. 2013. Congresso
    7. Melo, I. B. N. ; Pauda, F. A. ; Faria, L. C. ; LEITE, F. L.. III Encontro Regional de Futuros Cientistas. 2012. Congresso
    8. YAMAJI, F. M. ; Tonello, K.C. ; PÁDUA, F. A. de. I Simpósio de Meio Ambiente e Tecnologia Florestal. 2011. Outro
    9. PÁDUA, F. A. de. Universidade Aberta. 2009. (Outro).. . 0.
    10. OLIVEIRA, J. T. S. ; FIEDLER, N.C. ; NOGUEIRA, M. ; PÁDUA, F. A. de ; FANTUZZI NETO, H. ; GOES, J.N. ; PEREIRA, J.O ; SUDRÉ, J.L.N.. I Simpósio Capixaba de Tecnologia da Madeira - SIMCATEM. 2008. Outro

Lista de colaborações



Data de processamento: 24/11/2017 12:06:50