Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Ismail Barra Nova de Melo

Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Ensino de Geografia, com ênfase em: Cartografia Escolar; formação inicial; currículo. Atua também na linha de pesquisa em Conflitos Socioambientais: Educação Ambiental; Resíduos sólidos e Uso e ocupação do Solo. É docente do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade em Gestão Ambiental, bem como do curso de Geografia. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade na Gestão Ambiental - PPSGA 2012-2014. Foi coordenador do Curso de Geografia, 2014 - 2016. Possui graduação em Geografia pela Faculdade de Educação São Luís (1991), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3576937472687059 (31/03/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2009-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba. Rodovia João Leme dos Santos, Km 110 Bairro do Itinga 18052-780 - Sorocaba, SP - Brasil Telefone: (15) 32296011 URL da Homepage: www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Geografia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (19)
    1. 2016-Atual. Cartografia e Ensino
      Descrição: A Cartografia Escolar está consolidada como linha de pesquisa no Brasil e sua importância tem aumentado nos últimos anos. A Cartografia é entendida como linguagem no processo de ensino e aprendizagem em Geografia, desta forma, ela deve ser meio e não fim. O entendimento do complexo espaço geográfico é facilitado com a sua representação, por isso, a Cartografia Escolar exerce um papel fundamental nesse processo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Ismail Barra Nova de Melo - Coordenador / Guilherme Gavão Camargo - Integrante / Eliane Pimentel Camillo Barra Nova de Melo - Integrante / Laís Caroline Rodrigues - Integrante. Número de produções C, T A: 4
      Membro: Ismail Barra Nova de Melo.
    2. 2016-Atual. Conflitos Socioambientais
      Descrição: No atual processo do sistema capitalista, destacadamente com a Globalização, muitas alterações ocorreram nas relações sociais e principalmente com a natureza. Diante deste contexto os conflitos socioambientais estão cada vez mais intensos afetando pessoas e também a natureza. O espaço geográfico é fruto das relações sociais existentes, principalmente do exercício do poder efetivado pelos atores. Os atores econômico e estatal, em detrimento da sociedade civil, exercem maiores influências na configuração do território, agravando de forma impar as consequências para as pessoas, principalmente as de menor poder aquisitivo, e a natureza.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (4) . Integrantes: Ismail Barra Nova de Melo - Coordenador / Sílvio César Moral Marques - Integrante / Fernando Silveira FRANCO - Integrante / JOSÉ MARCOS NAYME NOVELLI - Integrante / Marcelo SCHLINDWEIN - Integrante / Baltasar Fernandes Garcia Filho - Integrante / Celson Roberto Canto Silva - Integrante / Camila Aparecida Cruz - Integrante / Cristina Alves do Nascimento - Integrante / Mara Bolfarini Bento - Integrante. Número de produções C, T A: 8
      Membro: Ismail Barra Nova de Melo.
    3. 2015-Atual. O BNDES e as Questoes Ambientais ao Longo do Seculo XX
      Descrição: O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico) foi criado em 20 de junho de 1952 por meio da lei número 1.628 pelo presidente Getúlio Vargas. A criação do banco tinha por objetivo a instalação de uma instituição que pudesse ao mesmo tempo realizar análises de viabilidade de projetos e empreendimentos de grande porte e o financiamento desses projetos. Este projeto visa analisar os tipos de financiamentos do BNDES relacionados ao Meio Ambiente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Ismail Barra Nova de Melo - Coordenador / Jhean Steffan Martines de Camargo - Integrante.
      Membro: Ismail Barra Nova de Melo.
    4. 2015-Atual. Atlas Municipal de Mairinque: Geografico, Historico, Cultural e Ambiental
      Descrição: A justificativa para a Elaboração do Atlas municipal de Mairinque: geográfico, histórico, cultural e ambiental é que os materiais didáticos: livros e Atlas Geográficos, principalmente, usados no processo de ensino e aprendizagem no ambiente escolar não contemplam os temas do local (município) onde o estudante reside. Isto ocorre porque estes materiais são produzidos por grupos editoriais para atender a demanda nacional, dessa forma, não particularizando o estudo local. Diante deste contexto tem se como objetivo a elaboração do Atlas Municipal de Mairinque para que este material sirva de apoio didático para a discussão de temas locais de Geografia, História, Cultura e Meio Ambiente. A metodologia deste trabalho deve ocorrer no campo interdisciplinar da Cartografia Escolar com contribuição de especialista da área e professores da rede oficial de ensino e colaboradores. Esse trabalho será norteado pelos princípios da pesquisa ação em que as atividades do grupo de pesquisadores insiram se na pesquisa colaborativa, integrando universidade e escola.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Ismail Barra Nova de Melo - Coordenador / Lívia de Oliveira - Integrante / Fabio de Lima Leite - Integrante / MARCOS ROBERTO MARTINES - Integrante / FABRICIO DO NASCIMENTO - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de São Carlos - Outra.
      Membro: Ismail Barra Nova de Melo.
    5. 2014-2016. O Gerenciamento dos residuos dos servicos de saude na atencao basica e ambulatorio de especialidades do Sistema Unico de Saude.
      Descrição: Ao longo dos séculos, nos deparamos com o crescente avanço das inovações tecnológicos acarretando muitas vezes na destruição dos recursos naturais, por acreditar que estes seriam infinitos. Assim, a sociedade tem criado mecanismos na busca de ações sustentáveis para diminuir o impacto ambiental conservando para as próximas gerações um meio ambiente saudável. A RDC 306 de 2004 da ANVISA foi construída tendo em vista toda a preocupação ambiental com os RSS, com o objetivo de minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública. Objetivo: Analisar o processo de Gerenciamento dos Resíduos dos Serviços de Saúde visando as ações Sustentáveis nas Unidades de Atenção Básica de Saúde de município paulita. A pesquisa foi de caráter qualitativa e quantitativa, foi adotado como estratégia o Estudo de Caso direcionado ao processo de manejo dos RSS da Atenção Básica de Saúde desenvolvida através do Levantamento de Dados e da Observação Participante. Resultado: As Unidades de Atenção Básica de Saúde do município estudado retratam a prática diária comum da maioria das Instituições de Saúde onde os manejos dos RSS necessitam de diversas adequações, assim o Plano de gerenciamento dos resíduos dos serviços de saúde deve ser incluído nas estratégias governamentais visando à relação harmoniosa do homem com a natureza buscando a sustentabilidade nos campos econômicos, social, cultural e, sobretudo, ambiental, diminuindo os conflitos socioambientais existentes atualmente.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Ismail Barra Nova de Melo - Coordenador / ÂNDREA REGINA DE CAMARGO - Integrante. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Ismail Barra Nova de Melo.
    6. 2014-2016. GESTAO INTEGRADA DE PRODUTOS QUIMICOS CONTROLADOS PELA POLICIA FEDERAL, POLICIA CIVIL E EXERCITO
      Descrição: Várias empresas utilizam em suas atividades produtos controlados pela Polícia Federal, Polícia Civil e Exército Brasileiro. Diante de tal situação o cumprimento das diversas leis de controle, aplicáveis sobre situações relativamente parecidas geram dúvidas e confusão, impactando negativamente nas atividades das empresas. Diante disso, buscou-se analisar as teorias da administração e os regramentos legais do controle de produtos químicos pelos órgãos controladores, contrapondo-os às experiências de alguns casos, para verificar se é possível que uma Empresa atue sistematicamente de forma integrada no gerenciamento das exigências legais que recaem sobre produtos químicos que sejam controlados pelos órgãos citados. O presente projeto trata-se de uma pesquisa bibliográfica, associada à análise empírica de 06 (seis) casos vivenciados, nos quais ocorreram descumprimentos legais com consequências jurídicas. Ao que se verificou com a pesquisa, a utilização de uma gestão integrada de produtos químicos controlados pode revelar-se instrumento facilitador para o atendimento da legislação específica de cada órgão controlador, bem como dos requisitos legais da norma NBR ISO 14001, além de assegurar adequação ambiental dos produtos químicos controlados e segurança social às empresas e seus stakeholders. Ao final, como resultado desta pesquisa foi proposto um Protocolo Administrativo nos moldes gerenciais de um ciclo PDCA que possibilita a gestão integrada de produtos controlados pela Polícia Federal, Polícia Civil e Exército, associado a um roteiro para implementação do Protocolo por meio de checklists.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Ismail Barra Nova de Melo - Coordenador / EDUARDO ANTONIO PIRES MUNHOZ - Integrante.
      Membro: Ismail Barra Nova de Melo.
    7. 2014-2016. ANALISE DA ACESSIBILIDADE DO PARQUE NATURAL MUNICIPAL VICTORIO SIQUIEROLLI (UBERLANDIA/MG) PARA VISITACAO DE PESSOAS COM DEFICIENCIAS FISICA, AUDITIVA E VISUAL
      Descrição: A acessibilidade de pessoas com deficiência como usuários de parques ainda é pouco abordada e, quando trabalhada, as deficiências são tratadas de forma isolada, sendo que os espaços e serviços públicos são utilizados por todas as demais categorias de deficiência simultaneamente. Decorrente disso, esse trabalho tem como objetivo principal analisar a acessibilidade para três tipos de deficiência: física, auditiva e visual nas dependências e atividades oferecidas pelo Parque Natural Municipal Victório Siquierolli, localizado em Uberlândia/MG. Trata-se de um local de relevância na educação ambiental não formal, oferecendo atividades para escolas do município, pesquisadores e a sociedade em geral; que também serve de apoio para as ações de pesquisa e extensão da Universidade Federal de Uberlândia. Apesar de o local possuir alguns acessos para cadeirantes, não existe um projeto específico voltado para a acessibilidade incluindo as demais deficiências. A metodologia da pesquisa foi dividida em pesquisa bibliográfica e documental e pesquisa de campo. A pesquisa de campo incluiu a observação direta por meio de registros fotográficos das estruturas do parque utilizando como instrumento de coleta um protocolo elaborado a partir da NBR 9050/2015, a caracterização do perfil dos mediadores que trabalham no parque e de três associações referentes a cada tipo de deficiência deste estudo, todas a partir da realização de entrevistas semiestruturadas. Com os resultados obtidos, percebe-se que o parque não apresenta todas as estruturas para acessibilidade que a norma NBR 9050 exige e as estruturas existentes, como rampas, placas, sanitário adaptado e espaço livre para deslocamento não estão totalmente adequadas, tendo em vista auxiliarem apenas as pessoas com deficiência física, mais especificadamente os cadeirantes. Logo, se fazem necessárias adaptações que possam beneficiar as demais categorias de deficiência abordadas nesse estudo, de forma a melhorar a estrutura do parque e consequentemente aumentar e diversificar os visitantes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Ismail Barra Nova de Melo - Coordenador / ANA BEATRIZ LEÇA DE LIMA - Integrante.
      Membro: Ismail Barra Nova de Melo.
    8. 2014-2014. PROGRAMA FUTURO CIENTISTA
      Descrição: O Programa Futuro Cientista (PFC) visa descobrir futuros talentos para a Ciência por meio de Clubes de Ciências. Cada Clube de Ciência é formado por até cinco alunos do Ensino Fundamental ou Médio e tem a supervisão de um Coordenador Local. Cada clube desenvolve um projeto específico que envolve conhecimentos de diferentes áreas do conhecimento. No final de cada ano os clubes devem apresentar seus resultados no Encontro Regional de Futuros Cientistas que é realizado na UFSCar, Sorocaba. Todos os trabalhos desenvolvidos pelos clubes de ciências são publicados em forma de livro no ano subsequente como forma de divulgar os resultados alcançados. O principal objetivo do PFC é proporcionar perspectivas de continuidade de estudos dos alunos oriundos, principalmente, da escola pública, promovendo, entre outras ações, a aproximação da Universidade pública das escolas públicas por meio de diferentes atividades desenvolvidas durante o ano. O PFC já possui três alunos, oriundos de escola pública, no ensino superior e estes estão atuando nas escolas como multiplicadores de novos talentos para a ciência.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Ismail Barra Nova de Melo - Integrante / Fabio de Lima Leite - Coordenador. Financiador(es): Prefeitura Municipal de Anhembi - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 3
      Membro: Ismail Barra Nova de Melo.
    9. 2014-Atual. ANALISE DA CONTRIBUICAO DE UNIDADES DE CONSERVACAO PARA A PROTECAO E RECUPERACAO DE RECURSOS HIDRICOS, UTILIZANDO COMO ESTUDO DE CASO A APA DE ITUPARARANGA - SP
      Descrição: Mesmo com a implantação de UCs, a proteção devida dos RH não têm sido garantida. Para tal, gestores e elaboradores de políticas precisam de informações que promovam a maximação do potencial de conservação dessas áreas, estudando seus pontos fracos e fortes, bem como ameaças e pressões enfrentadas durante a gestão. Admitindo a incapacidade das instituições no processo de gestão dessas áreas, algumas organizações por todo o mundo têm desenvolvido metodologias que avaliam suas eficácias de gestão. Considerando que a recuperação ou restauração de áreas e recursos ambientais sai quase sempre mais cara que a sua proteção, o estudo da efetividade das UC?s para a proteção das águas é indispensável. Levando em conta a crise hídrica atual e compreendendo o valor das UC?s para a proteção desse recurso, a presente pesquisa pretende analisar a contribuição de Unidades de Conservação para a proteção e recuperação de recursos hídricos, utilizando como estudo de caso a APA de Itupararanga localizada no Estado de SP. Para isso, escolheu-se uma metodologia que em seu procedimento utiliza indicadores que foram testados em diferentes exercícios de avaliação, e foram considerados básicos para a qualidade do manejo, e que incorpora cinco etapas: identificação da área, seleção de atores-chaves, coleta de dados secundários e primários, seleção de indicadores, e aplicação do procedimento de avaliação. Espera-se que os resultados possam servir de base para o desenvolvimento de sugestões de melhoria da gestão da UC, e que possam evitar que a Represa de Itupararanga se iguale as situações atuais das Represas Billings e Guarapiranga. Além disso, pretende-se ao final da pesquisa, desenvolver uma dissertação que sirva como material de divulgação para toda população interessada.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Ismail Barra Nova de Melo - Coordenador / Fernanda Fernandez Chinaque - Integrante.
      Membro: Ismail Barra Nova de Melo.
    10. 2014-Atual. POLITICAS SOCIAIS NO BRASIL
      Descrição: As políticas sociais referem-se aos planos, programas e medidas governamentais necessários ao entendimento, implementação, exercício e usufruto dos direitos sociais reconhecidos em uma certa sociedade, suscitando direitos e deveres aos cidadãos e ao Estado. Esta relação legal abrange, além dos direitos sociais, os direitos políticos e civis, embora estes apresentem distintas evoluções históricas, atualmente estão entrelaçados e ligados ao conceito de cidadania. Este projeto de pesquisa tem como objetivo verificar a situação de algumas famílias com o recebimento da Bolsa Família.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Ismail Barra Nova de Melo - Coordenador / Carla Aparecida Cravo - Integrante.
      Membro: Ismail Barra Nova de Melo.
    11. 2014-Atual. MODELOS SUSTENTAVEIS PARA O TRATAMENTO DE ESGOTO SOB ABORDAGEM DA GESTAO AMBIENTAL
      Descrição: A coleta e o tratamento de esgoto são essenciais para a saúde de uma população e para a qualidade ambiental, pois sem o devido manejo do esgoto ocorre o comprometimento da qualidade da água e com isso o problema de doenças relacionadas à veiculação hídrica. No Brasil mais de metade da população não tem acesso à rede de esgoto, são 31 milhões de domicílios desassistidos. Frente à problemática este trabalho visa analisar alternativas de descentralização baseadas em técnicas de permacultura para o tratamento de esgoto doméstico e elaborar proposta de planejamento para tratamento de forma descentralizada frente a política pública no setor de saneamento. As técnicas abordadas serão sistema de raízes, biofiltro; círculo de bananeiras, bacia de evapotranspiração, sanitário seco compostável e biodigestores. Com a instalação desses sistemas alternativos se visa mais qualidade de vida para a população, com sistemas sustentáveis que não alteram a passagem ou a qualidade ambiental.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Ismail Barra Nova de Melo - Coordenador / Jaqueline Rosele Perjessy - Integrante.
      Membro: Ismail Barra Nova de Melo.
    12. 2013-2016. EDUCACAO AMBIENTAL NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DA TRILHA PEDAGOGICA NA FLORESTA NACIONAL DE IPANEMA
      Descrição: A Floresta Nacional de Ipanema ? ICMBio está localizada no município de Iperó e hoje se tornou uma opção de passeios turísticos, pesquisa e estudo. Como o Ecoturismo tem dentro de seus objetivos sensibilizar, e até conscientizar as pessoas sobre os problemas ambientais, se torna uma ferramenta muito importante que, unido à Educação Ambiental formal ou informal, consigam mudar o comportamento impactante e o consumo excessivo que a maioria das pessoas tem hoje. Os conflitos socioambientais nos mostram a fragilidade das políticas públicas e a desigualdade social brasileira, assim através da análise dos filhos dos moradores do entorno da Floresta Nacional de Ipanema, que estudam na Escola que está situada dentro da Unidade de Conservação, é que esse trabalho de pesquisa começa a se desenvolver. Junto a uma trilha pedagógica em um dos principais pontos da Floresta Nacional e um questionário envolvendo história, geografia e sustentabilidade, propõe-se que os estudantes absorvam percepções positivas de como envolver-se no meio onde vivem. Como resultado esperado, os alunos conseguiram entender de forma clara vários aspectos, já que moram nos arredores da Unidade de Conservação, e desta forma podem levar este conhecimento a suas famílias e vidas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Ismail Barra Nova de Melo - Coordenador / JACKSON MARCOS SIQUEIRA CAMPOLIM - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Ismail Barra Nova de Melo.
    13. 2013-2015. AVALIACAO DO IMPACTO DE POLITICAS PUBLICAS EM INDICADORES SOCIAIS: TURISMO E DESIGUALDADES NAS ESTANCIAS DE SAO PAULO
      Descrição: As políticas públicas têm crescentemente reconhecido o turismo como um veículo de redução das desigualdades sociais, fomentado o desenvolvimento da atividade em diferentes escalas. Não obstante as expectativas criadas por estas políticas, a atividade turística demonstra ainda não ter consolidado um efetivo reconhecimento entre os diferentes setores da sociedade quanto ao seu papel na agenda do desenvolvimento local. Esse estudo pressupõe que a atenuação das polaridades sociais deveria consistir em objetivo fulcral do desenvolvimento do turismo e se fundamenta na indagação de qual tem sido a contribuição das políticas públicas para o alcance desse papel. Para tanto, investigam-se os municípios paulistas que receberam o título de estância turística entre 1990 e 2010. É empregado o método de diferenças em diferenças como ferramenta de avaliação de políticas públicas, complementado por outras técnicas de análise estatística. Busca-se, assim, confrontar indicadores sociais das municipalidades contempladas pela política com outros municípios não atendidos por esta ação, em períodos anteriores e posteriores à intervenção governamental. Nesse sentido, são apresentados cinco cenários de resultados, conformados a partir de diferentes técnicas de estimação, grupos de municípios e variáveis empregadas. Em complemento às estimativas de impacto, também são interrogados representantes de órgãos públicos de turismo nas estâncias de São Paulo. De forma geral, a política de estâncias representa um incremento positivo em indicadores municipais de renda, ainda que seu impacto para a redução de desigualdades não tenha sido identificado. Infere-se, portanto, que o potencial social do turismo não tem sido aproveitado como uma concepção mais abrangente do fenômeno supõe. Reformulações recentes no quadro normativo das estâncias paulistas indicam que continuam sendo necessários esforços de acompanhamento dos desdobramentos da principal política pública de turismo de São Paulo, sobretudo, no que tange ao estímulo à concorrência entre municípios que dispõem de recursos desiguais para a promoção do turismo. Portanto, as reflexões sobre qual é o papel da atividade para o desenvolvimento e quais são os atores que importam nesse processo permanecem enquanto tarefa basilar do estudo de turismo e assinalam que as desigualdades sociais deveriam ser priorizadas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Ismail Barra Nova de Melo - Coordenador / TIAGO JULIANO - Integrante. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1
      Membro: Ismail Barra Nova de Melo.
    14. 2013-2015. CONCEPCOES E PRATICAS DA EDUCACAO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL II DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE JABOTICABAL-SP
      Descrição: A partir do primeiro encontro internacional em Roma (1968) sobre meio ambiente a educação ambiental passou a ser o instrumento obrigatório para despertar a tomada de consciência da população mundial dos danos ocasionados na natureza. Os avanços posteriores sobre o tema afirmam a economia como o eixo norteador das propostas educacionais e suscitam pontos de vista diferentes sobre a discussão do papel da educação ambiental. Este projeto tem como objetivo identificar os principais pressupostos das correntes ambientais e as relações com o Parâmetro Curricular Nacional e a Proposta Curricular do Estado de São Paulo. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica e documental, além do uso de coleta de dados por meio de um questionário junto aos professores de seis escolas do ensino público estadual. Os resultados mostraram a transformação da consciência ambiental para confrontar o modelo de desenvolvimento econômico atual. Os materiais didáticos não estão entre os saberes mais importantes e as atividades com resíduos são as mais frequentes. A falta de tempo é o principal obstáculo para melhorar a prática dos docentes que desconhecem as legislações específicas referentes à temática. A poluição e o desmatamento são os temas que mais preocupam os docentes pesquisados, bem como a insatisfação com as condições dos seus trabalhos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Ismail Barra Nova de Melo - Coordenador / Baltasar Fernandes Garcia Filho - Integrante.
      Membro: Ismail Barra Nova de Melo.
    15. 2012-2015. PERCEPCAO AMBIENTAL: MUDANCAS E INFLUENCIAS REALIZADAS EM DETERMINADOS ATORES ATRAVES DE UM PROGRAMA DE GESTAO DE RESIDUOS SOLIDOS
      Descrição: A preocupação com as questões ambientais vem diariamente tomando mais espaço nas discussões e debates acerca dos problemas que a humanidade vem enfrentando, considerando o panorama mundial a nós apresentado, com as mais diversas crises humanitárias e desastres ambientais que vem ocorrendo em escalas cada vez maiores e em intervalos mais curtos de tempo. Intrínseco a isso está o problema dos resíduos sólidos e sua contínua busca por soluções adequadas de gestão com o objetivo de minimizar danos ao meio ambiente, assim como a depredação do planeta na busca incessante por recursos estimulada por um consumismo crescente e ilimitado. Consumismo este que é promovido e alardeado através das mais diversas formas e meios, utilizando-se de estratégias de marketing avançadas para convencer cada vez mais pessoas a ter o que não necessita, mostrando ser pessoas que não são para se mostrarem superiores a pessoas que não gostam, em um frenesi de consumo e descarte completamente linear, irresponsável e insustentável. Este trabalho visa apresentar um modelo de Gestão de Resíduos Sólidos num Clube de Campo no interior do Estado de São Paulo que tem sido aperfeiçoado ao longo do tempo, onde foi diagnosticado uma maior necessidade de integração, através de ações práticas voltadas à comunicação e educação ambiental objetivando uma melhora na percepção ambiental dos atores envolvidos, mais especificamente seus colaboradores. A partir da aplicação de um formulário constituído de perguntas específicas à realidade do CCA e seus colaboradores, procurou-se adquirir e compilar dados os quais revelassem o grau da percepção ambiental dos colaboradores entrevistados, assim como de seus conhecimentos relacionados às atividades direcionadas à Gestão de Resíduos Sólidos gerados nas dependências do CCA com o objetivo de compreender a ocorrência ou não de mudanças positivas de tal grau de percepção, e como tal reconhecimento interfere em suas condutas diárias. Diagnosticou-se que a percepção ambiental dos colaboradores envolvidos está diretamente ligada ao seu grau de escolaridade, ao passo que, o grau de envolvimento em ações relacionadas à temática ambiental dos mesmos colaboradores independe completamente do grau de escolaridade. Foi, além disso, diagnosticado a ausência de atividades voltadas para a educação ambiental dos colaboradores do CCA, sendo que tal educação ambiental deve ser trabalhada de forma includente, levando em consideração todas as particularidades e diferenças culturais, sociais, religiosas e etc... com o objetivo de aumentar a participação e o grau de envolvimento destes colaboradores, assim como também, mostrar a eles que são atores sociais de extrema importância e fundamentais para a mudança dos paradigmas ambientais enfrentados pela humanidade e elementos transformadores do meio o qual vivem, percebem e determinam.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Ismail Barra Nova de Melo - Coordenador / Raoni Duarte dos Santos - Integrante. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1
      Membro: Ismail Barra Nova de Melo.
    16. 2012-2015. DIRETRIZES PARA UM MODELO DE GESTAO PUBLICA AMBIENTAL: AVALIACAO DE PADROES DE CONSUMO DOS RECURSOS NATURAIS E DESTINACAO ADEQUADA DOS RESIDUOS NO INSTITUTO BIOLOGICO
      Descrição: O meio ambiente vem sendo estudo de muitas pesquisas em todas as áreas do conhecimento. Diversos trabalhos vêm sendo publicados para tentar esclarecer as consequências ambientais do impacto crescente das ações humanas. Este estudo aborda os padrões de consumo de materiais e recursos naturais, assim como a destinação de resíduos em um órgão público, o Instituto Biológico, vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, com o objetivo de definir diretrizes para um programa de gestão pública ambiental. A partir de um diagnóstico inicial foi revelada a existência de um Programa de Gestão da Qualidade e de um Programa de Gestão de Resíduos, com ações ambientais pontuais e dependentes da vontade de algumas pessoas. Posteriormente foram realizadas entrevistas por questionários semiestruturados avaliando a percepção ambiental dos funcionários. Os dados foram analisados qualitativa e quantitativamente, mostrando que existe separação e destinação de alguns resíduos, principalmente aqueles provenientes de laboratórios; não existe controle de consumo de recursos naturais e as ações ambientais são pontuais e dependentes de algumas pessoas. Há um interesse geral por parte dos funcionários em melhorias ambientais, mas para isso é necessário um setor específico que desenvolva um programa amplamente divulgado. Estudos de percepção ambiental se mostraram importantes na busca de ferramentas para a elaboração de programas de gestão do meio ambiente. A A3P mostrou ser a ferramenta mais adequada para órgãos públicos por ser focada na administração pública, ser gratuita e levar em consideração os interesses individuais de funcionários e colaboradores, quando comparada à ABNT NBR ISO 14001 e Projeto Sigma.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Ismail Barra Nova de Melo - Coordenador / LUIZ FERNANDO VAZ GUIMARÃES - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Ismail Barra Nova de Melo.
    17. 2012-2014. RESIDUOS SOLIDOS
      Descrição: O PROJETO TEM COMO OBJETIVO APONTAR SOLUÇÕES PARA A REDUÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Ismail Barra Nova de Melo - Coordenador / Damaris Paoli - Integrante. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1
      Membro: Ismail Barra Nova de Melo.
    18. 2011-2013. BALANCO ENERGETICO COM PROCESSO BIOTECNOLOGICO DE COMPOSTAGEM PARA A RECICLAGEM DOS RESIDUOS DE VEGETAIS DE JARDINAGEM EM CONDOMINIOS RESIDENCIAIS
      Descrição: O PROJETO TEM COMO OBJETIVO ESTUDAR MEIOS EFICAZES DE REDUZIR OS RESÍDUOS DE PODAS EM ÁREAS DE CONDOMÍNIOS. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Ismail Barra Nova de Melo - Coordenador / EVÔNIO MARQUES DE OLIVEIRA JÚNIOR - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Ismail Barra Nova de Melo.
    19. 2011-2013. A Participacao Social no Planejamento Urbano Municipal de Itu-SP
      Descrição: O PROJETO VISA ENTENDER A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL NA ELABORAÇÃO DO PLANO DIRETOR DE ITU-SP. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Ismail Barra Nova de Melo - Coordenador / TADEU AUGUSTO BORTOLUCCI FERRARI - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Ismail Barra Nova de Melo.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Congratulações Ao Programa Futuro Cientista (Homenagem), Câmara do Município de Sorocaba., Câmara Municipal de Sorocaba.. 2015.
      Membro: Ismail Barra Nova de Melo.
    2. Certificado de Tecnologia Social para o Programa Futuro Cientista, Fundação Banco do Brasil, Banco do Brasil.. 2015.
      Membro: Ismail Barra Nova de Melo.
    3. Titulo de Cidadão Jaboticabalense Decreto 533/09, Câmara Municipal de Jaboticabal.. 2010.
      Membro: Ismail Barra Nova de Melo.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (31)
    1. 1º ENCONTRO DO PPGSGA.Concepções e Práticas da Educação Ambiental no Ensino Fundamental II das Escolas Estaduais de Jaboticabal_SP. 2016. (Encontro).
    2. 23º Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. Cartografia Tátil: alguns desafios. 2016. (Congresso).
    3. VII SEMANA DE ESTUDOS DA GEOGRAFIA.A GEOGRAFIA DAS DESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS (COORDENADOR DA MESA). 2016. (Outra).
    4. XVIII Encontro Nacional dos Geógrafos.Iniciação Cartográfica para o 1º ano do Ensino Fundamental. 2016. (Encontro).
    5. II SIMPÓSIO SOBRE ESTÁGIO CURRICULAR NOS CURSOS DE LICENCIATURA. 2014. (Outra).
    6. I ESCOLA PREPARATÓRIA PARA FUTUROS CIENTISTAS. 2013. (Outra).
    7. Seminário de Acompanhamento de Programas de Pós-Graduação da Área de de Ciências Ambientatais. 2013. (Seminário).
    8. VIII ENCONTRO NACIONAL DE MESTRADOS PROFISSIONAIS FOPROF. 2013. (Encontro).
    9. I ENCONTRO REGIONAL DE GEOGRAFIA URBANA E ENSINO INCLUSIVO DE GEOGRAFIA DA AMAZÔNIA.A CARTOGRAFIA ESCOLAR NA FORMAÇÃO INICIAL EM GEOGRAFIA. 2012. (Encontro).
    10. I Seminário de Ensino de Geografia da UFBA.A Cartografia no Ensino de Geografia. 2011. (Seminário).
    11. I Workshop de Clube de Ciências.Apresentação dos clubes de ciências. 2011. (Outra).
    12. VII Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares.Contribuição do componente curricular Cartografia Escolar na Formação Inicial dos Estudantes de Geografia. 2011. (Outra).
    13. V Worksop de Grupos de Pesquisa.Programa Futuro Cientista (PFC). 2011. (Outra).
    14. A atuação docente no ensino universitário: reflexões e possibilidades. 2010. (Oficina).
    15. CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.O PAPEL DO ESTADO NA GARANTIA DO DIREITO A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. 2010. (Encontro).
    16. I Gincana Científica do PFC. 2010. (Outra).
    17. I Jornada Científica UFSCar, Sorocaba. 2010. (Outra).
    18. I SEMANA DE ESTUDOS GEOGRÁFICOS (COORD. MESA REDONDA)."URBANIZAÇÃO, ESCOLA PÚBLICA E ENSINO DE GEOGRAFIA" MESA REDONDA. 2010. (Outra).
    19. I Semana de Esudos da Geografia.Estudo do Lugar. 2010. (Outra).
    20. I Semana de Esudos da Geografia.Urbanização, Escola Pública e Ensino da Geografia. 2010. (Outra).
    21. IV SEMINÁRIO DE INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS. 2010. (Seminário).
    22. IV SEMINÁRIO DE INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS. 2010. (Outra).
    23. Tendências pedagógicas no ensino superior. 2010. (Oficina).
    24. UNIVERSIDADE ABERTA."Curso de Geografia". 2010. (Outra).
    25. XVI ENCONTRO NACIONAL DOS GEÓGRAFOS."A CARTOGRAFIA COMO LINGUAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA". 2010. (Encontro).
    26. CONAE - ESTADUAL.O Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade. 2009. (Outra).
    27. CONAE- intermunicipal.Papela do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade. 2009. (Encontro).
    28. CONAE- Municipal.O Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade. 2009. (Outra).
    29. III Semana de Sustentabilidade.A CONSTRUÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO CONTEXTO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO. 2009. (Outra).
    30. III Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação UFSCAR. 2009. (Outra).
    31. VI Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares II Fórum Latinoamericano de Cartografia para Escolares.PROPOSTA METODOLÓGICA DE CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA O ENSINO. 2009. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (13)
    1. MELO, Ismail Barra Nova de. VIII Geografando: comemoração ao dia do Geógrafo. 2016. (Outro).. . 0.
    2. Lima Leite, Fabio; Melo, I. B. N. ; Faria, L. C. ; Reis, T. O. ; Brandini, C. P.. II ESCOLA PREPARATÓRIA PARA FUTUROS CIENTISTAS. 2014. Congresso
    3. Lima Leite, Fabio; Melo, I. B. N. ; Brandini, C. P. ; Reis, T. O.. V ENCONTRO REGIONAL DE FUTUROS CIENTISTAS. 2014. Exposição
    4. BRANDINI, C. P. ; LEITE, F. L. ; SILVA, F. K. M. ; PADUA, F. A. ; MELO, I. B. N. ; FARIA, L. C. ; REIS, T. O.. III ENCONTRO REGIONAL DE FUTUROS CIENTISTAS. 2013. Exposição
    5. Leite, Fabio L.; Melo, I. B. N. ; Verdi, F. L. ; Waltmann, W. R.. I ESCOLA PREPARATÓRIA PARA FUTUROS CIENTISTAS. 2013. Exposição
    6. FARIA, L. C. ; LEITE, F. L. ; PADUA, F. ; MELO, Ismail Barra Nova de. III Encontro Regional de Futuros Cientistas. 2012. Exposição
    7. LEITE, F. L. ; MELO, Ismail Barra Nova de ; MURILLO RODRIGO PETRUCELLI HOMEM ; FRANCIANE ANDRADE DE PADUA. I Workshop Clube de Ciências. 2011. Outro
    8. SILVA, C. H. C. ; ARRUDA, E. M. ; MARIANO, N. F. ; MELO, Ismail Barra Nova de. UNIVERSIDADE ABERTA. 2010. Outro
    9. MARIANO, N. F. ; SILVA, C. H. C. ; ARRUDA, E. M. ; MELO, Ismail Barra Nova de. I Semana de Estudos da Geografia. 2010. Outro
    10. LEITE, F. L. ; MELO, Ismail Barra Nova de. I GINCANA DO PROGRAMA FUTURO CIENTISTA. 2010. Outro
    11. SIMABUKURO, E. A. ; LEITE, F. L. ; RIUL JÚNIOR, A. ; MELO, Ismail Barra Nova de ; TONELLO, K. C. ; CHRISOSTOMO, W. ; FARIA, L. C. ; FÉLIX, A. ; FERNANDES, H. L.. I Jornada Científica da UFSCar de Sorocaba. 2010. Congresso
    12. SILVA, C. H. C. ; ARRUDA, E. M. ; MARIANO, N. F. ; MELO, Ismail Barra Nova de. PERSPECTIVAS DA ATUAÇÃO E DA REPRESENTAÇÃO DO PROFISSIONAL EM GEOGRAFIA. 2010. Outro
    13. Fátima Rodrigues ; Fábio Yamaji ; Adilson Brandão ; Andréa Rabinovici ; de MENEZES, A. J. ; Carlos A. M. de Souza et al.. III Semana da Sustentabilidade da UFSCar campus Sorocaba. 2009. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (7)
    • Ismail Barra Nova de Melo ⇔ Sílvio César Moral Marques (7.0)
      1. FERNANDES, A. N. P. ; MORAES, M. C. P. ; GALETTI, G. ; MARQUES, S. C. M. ; MELO, Ismail Barra Nova de. AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS COM A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA CRIANÇA ECOLÓGICA NA FLORESTA ESTADUAL DE BEBEDOURO (SP). Revista Brasileira de Educação Ambiental (Online). v. 12, p. 12-23, issn: 1981-1764, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. CRUZ, C. A. ; MELO, Ismail Barra Nova de ; MARQUES, S. C. M.. A Educação Ambiental brasileira: história e adjetivações. Revista Brasileira de Educação Ambiental (Online). v. v. 11, p. 183-195, issn: 1981-1764, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. GARCIA FILHO, B. F. ; MELO, Ismail Barra Nova de ; MARQUES, S. C. M.. PERCEPÇÃO AMBIENTAL: CONSCIÊNCIA E ATITUDE EM ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE JABOTICABAL (SP). Revista Brasileira de Educação Ambiental (Online). v. 11, p. 162-173, issn: 1981-1764, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. MINASSE, M. H. S. G. G. ; MARQUES, S. C. M. ; MELO, Ismail Barra Nova de. O Brasil através dos Para-brisas: O Turismo na Primeira Edição da Revista Quatro Rodas. Rosa dos Ventos. v. 6, p. 139-151, issn: 2178-9061, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. DIAS, M. C. A. ; MELO, Ismail Barra Nova de ; MARQUES, S. C. M.. PROGRAMA MUNICÍPIO VERDE AZUL E SUAS POSSIBILIDADES PARA A GESTÃO AMBIENTAL DESCENTRALIZADA EM MUNICÍPIOS DE GRANDE PORTE. Em: Allan Leon Casemiro da Silva, Luís Roberto de Almeida Gabriel Filho e Pedro Fernando Cataneo. (Org.). Gestão ambiental e sustentabilidade. 1ed.Tupã. : ANAP. 2015.v. 01, p. 59-75.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. CAMARGO, A. R. ; MARQUES, S. C. M. ; MELO, Ismail Barra Nova de. A sustentabilidade ambiental e o planejamento do gerenciamento dos resíduos dos serviços de saúde. Em: Allan Leon Casemiro da Silva; Sandra Medina Benini; e Leonice Seolin Dias. (Org.). Fórum Ambiental: uma visão multidisciplinar da questão ambiental. 1ed.Tupã. : ANAP. 2015.v. 1, p. 307-320.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. MELO, Ismail Barra Nova de; NOVELLI, J. M. N. ; MARQUES, S. C. M.. A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL E O CASO DOS TRECHOS OESTE E NORTE DO RODOANEL NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. Em: Sandra Medina Benini e Jeane Aparecida Rombi de Godoy Rosin (Orgs). (Org.). Estudos Urbanos: uma abordagem interdisciplinar da cidade contemporânea. 2ed.Tupã - SP. : ANAP. 2015.v. 1, p. 41-59.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Ismail Barra Nova de Melo ⇔ Fernando Silveira Franco (2.0)
      1. LOPES, P. R. ; FRANCO, Fernando Silveira ; MELO, I. B. N. ; Schlindwein, M.N. ; MARQUES, S. C. M.. Pedagogia da Alternância ? A experiência do curso de Agronomia com Ênfase em Agroecologia e Sistemas Rurais Sustentáveis (UFSCar/Pronera). Cadernos de Agroecologia. v. 10, p. 1-5, issn: 2236-7934, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. ALVARES, S. M. R. ; BORRASCH, J. S. ; FRANCO, F. S. ; GONZAGA, A. M. ; ROSA, J. S. V. ; MELO, Ismail Barra Nova de. Caravana Agroecológica e Cultural na Região Sorocabana: uma proposta metodológica de pesquisa participativa. Cadernos de Agroecologia. v. 9, p. 1-8, issn: 2236-7934, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Ismail Barra Nova de Melo ⇔ José Marcos Nayme Novelli (2.0)
      1. MELO, Ismail Barra Nova de; NOVELLI, J. M. N. ; MARQUES, S. C. M.. A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL E O CASO DOS TRECHOS OESTE E NORTE DO RODOANEL NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. Estudos Urbanos:uma abordagem interdisciplinar na cidade contemporânea.. 2ªed.Tupã. Em: Sandra Medina Benini Jeane Ap. Rombi de Godoy Rosin. (Org.). Estudos Urbanos: uma abordagem interdisciplinar da cidade contemporanea. 2ANed.Tupa - SP. : ANAP. 2016.v. 2, p. 41-58.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. MELO, Ismail Barra Nova de; NOVELLI, J. M. N. ; MARQUES, S. C. M.. A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL E O CASO DOS TRECHOS OESTE E NORTE DO RODOANEL NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. Em: Sandra Medina Benini e Jeane Aparecida Rombi de Godoy Rosin (Orgs). (Org.). Estudos Urbanos: uma abordagem interdisciplinar da cidade contemporânea. 2ed.Tupã - SP. : ANAP. 2015.v. 1, p. 41-59.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Ismail Barra Nova de Melo ⇔ Fabio de Lima Leite (1.0)
      1. de Oliveira, A. J. Ap. (Org.) ; Brandini, C. P. (Org.) ; LEITE, F. L. (Org.) ; Melo, I. B. N. (Org.) ; Reis, T. O. (Org.). Encontro Regional de Futuros Cientistas Vol. 2. 1ª ed. Jundiaí: Paco, 2015. v. 2, p. 157.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Ismail Barra Nova de Melo ⇔ Fernanda Keila Marinho da Silva (1.0)
      1. BRANDINI, C. P. (Org.) ; LEITE, F. L. (Org.) ; SILVA, F. K. M. (Org.) ; PÁDUA, F. A. de (Org.) ; MELO, I. B. N. (Org.) ; FARIA, L. C. (Org.) ; REIS, T. O. (Org.). Encontro Regional de Futuros Cientistas: Experimentos e projetos de pesquisa. 1ª ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2014. v. 1, p. 185.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Ismail Barra Nova de Melo ⇔ Franciane Andrade de Pádua (1.0)
      1. BRANDINI, C. P. (Org.) ; LEITE, F. L. (Org.) ; SILVA, F. K. M. (Org.) ; PÁDUA, F. A. de (Org.) ; MELO, I. B. N. (Org.) ; FARIA, L. C. (Org.) ; REIS, T. O. (Org.). Encontro Regional de Futuros Cientistas: Experimentos e projetos de pesquisa. 1ª ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2014. v. 1, p. 185.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Ismail Barra Nova de Melo ⇔ Luiz Carlos de Faria (1.0)
      1. BRANDINI, C. P. (Org.) ; LEITE, F. L. (Org.) ; SILVA, F. K. M. (Org.) ; PÁDUA, F. A. de (Org.) ; MELO, I. B. N. (Org.) ; FARIA, L. C. (Org.) ; REIS, T. O. (Org.). Encontro Regional de Futuros Cientistas: Experimentos e projetos de pesquisa. 1ª ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2014. v. 1, p. 185.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 24/11/2017 12:06:51