Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Silvio Cesar Moral Marques

Graduado em Administração (1993) e Filosofia (1996) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999) e Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba. Tem experiência na área de Filosofia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia da Educação, Teorias da Educação, Antropologia e Educação, Ética, Utilitarismo e David Hume. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6047434055828372 (11/11/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2006-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba. Rodovia João Leme dos Santos, Km 110 - SP-264 Itinga 18052-780 - Sorocaba, SP - Brasil Telefone: (15) 32295955 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Filosofia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2011-Atual. Concepcao e pratica educativa dos professores da rede publica municipal e estadual de Sorocaba-SP
      Descrição: RESUMO: o presente projeto de pesquisa foi produzido e será desenvolvido pelos integrantes do GPTeFE Grupo de Pesquisa Teorias e Fundamentos da Educação da UFSCar campus Sorocaba. Toma como problema de pesquisa a concepção de educação e de método de ensino de professores das redes públicas, municipal e estadual, de Sorocaba-SP, bem como a prática que desenvolvem em sala de aula. O objetivo da investigação é produzir dados que possibilitem a análise comparativa entre concepção e prática. A metodologia da pesquisa pressupõe três fases de execução e em cada uma delas os docentes e discentes vinculados ao grupo articular-se-ão em subgrupos de trabalho. Na primeira fase os instrumentos de coleta de dados serão a entrevista semi-estruturada e uma situação problema, na segunda serão feitas pesquisas bibliográficas e na terceira a observação da prática de ensino e entrevistas semi-estruturadas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (25) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Sílvio César Moral Marques - Integrante / Martins, Marcos Francisco - Coordenador / Antonio Fernando Gouvêa da Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Silvio Cesar Moral Marques.
      Descrição: RESUMO: o presente projeto de pesquisa foi produzido e será desenvolvido pelos integrantes do GPTeFE ? Grupo de Pesquisa Teorias e Fundamentos da Educação ? da UFSCar campus Sorocaba. Toma como problema de pesquisa a concepção de educação e de método de ensino de professores das redes públicas, municipal e estadual, de Sorocaba-SP, bem como a prática que desenvolvem em sala de aula. O objetivo da investigação é produzir dados que possibilitem a análise comparativa entre concepção e prática. A metodologia da pesquisa pressupõe três fases de execução e em cada uma delas os docentes e discentes vinculados ao grupo articular-se-ão em subgrupos de trabalho. Na primeira fase os instrumentos de coleta de dados serão a entrevista semi-estruturada e uma situação problema, na segunda serão feitas pesquisas bibliográficas e na terceira a observação da prática de ensino e entrevistas semi-estruturadas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (19) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Marcos Francisco Martins - Coordenador / Antonio Fernando Gouvêa da Silva - Integrante / Silvio Cesar Moral Marques - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Marcos Francisco Martins.
      Descrição: O presente projeto de pesquisa foi produzido e será desenvolvido pelos integrantes do GPTeFE Grupo de Pesquisa Teorias e Fundamentos da Educação da UFSCar campus Sorocaba. Toma como problema de pesquisa a concepção de educação e de método de ensino de professores das redes públicas, municipal e estadual, de Sorocaba-SP, bem como a prática que desenvolvem em sala de aula. O objetivo da investigação é produzir dados que possibilitem a análise comparativa entre concepção e prática. A metodologia da pesquisa pressupõe três fases de execução e em cada uma delas os docentes e discentes vinculados ao grupo articular-se-ão em subgrupos de trabalho. Na primeira fase os instrumentos de coleta de dados serão a entrevista semi-estruturada e uma situação problema, na segunda serão feitas pesquisas bibliográficas e na terceira a observação da prática de ensino e entrevistas semi-estruturadas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (19) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Antonio Fernando Gouvêa da Silva - Coordenador / Marcos Francisco Martins - Integrante / Silvio César Moral Marques - Integrante.
      Membro: Antonio Fernando Gouvea da Silva.
    2. 2006-2008. Ceticismo e Naturalismo na obra ?Dialogues Concerning Natural Religion? de David Hume
      Descrição: Neste projeto de pesquisa pretende-se investigar a obra Diálogos sobre a Religião Natural, de David Hume, no que concerne a uma compreensão naturalista deste texto, em contraposição a uma leitura cética do mesmo. Na consecução deste objetivo far-se-á uma revisão da contenda entre as interpretações céticas e naturalistas da filosofia humeana, para então analisar o estatuto epistêmico da posição naturalista a partir dos aspectos retóricos e estéticos do século XVIII.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Sílvio César Moral Marques - Coordenador. Financiador(es): Universidade Federal de São Carlos - Bolsa.
      Membro: Silvio Cesar Moral Marques.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (14)
      1. IV Congresso Internacional Thomas Hobbes. Racionalidade política e o modelo de ciência em Thomas Hobbes. 2017. (Congresso).
      2. V Congresso Latinoamericano de História Econômica. Entre Adam Smith e Thomas Morus: livre negociação no horizonte da utopia. 2016. (Congresso).
      3. 2o. Congresso de Extensão AUGM. Sétima Arte na 3ª Idade: Cinco Anos de Extensão Universitária em Sorocaba. 2015. (Congresso).
      4. ANPUH-SP - XXII Encontro Estadual de História.Quem se diploma em diversidade étnica? História e Cultura Aro-Brasileira e seus desafios para a frmação dos professores de História. 2014. (Encontro).
      5. International Workshop Professional Master.Professional Master Course in Sustainability: Challenges and Perspectives. 2014. (Oficina).
      6. 13º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.Darwin, teoria e prática da ciência: uma análise do método científico à luz das críticas endereçadas à Origem das Espécies por Fleeming Jenkin. 2012. (Seminário).
      7. VI Colóquio Internacional de Filosofia da Educação. Universidade e relação professor/aluno no ensino de filosofia - o uso das plataformas virtuais. 2012. (Congresso).
      8. III Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar: Inovando nos Processos de Ensino e Aprendizagem. 2009. (Seminário).
      9. I Simpósio UNIFESP de Teoria Crítica. 2008. (Simpósio).
      10. "I Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar: Currículo, Prática Docente e Avaliação". 2007. (Seminário).
      11. Seminário Garantindo a Permanência da Memória: Paisagem Cultural e Marcos Históricos. 2007. (Seminário).
      12. Workshop Flona de Ipanema: Passado, presente, futuro. 2006. (Congresso).
      13. Workshop para Recpção dos Docentes do Campus Sorocaba. 2006. (Oficina).
      14. XII Encontro Nacional de Filosofia. 2006. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (4)
      1. CARON, M. F. ; MARQUES, S. C. M.. A Produção Literária da 1 Grande Guerra Mundial. 2014. Congresso
      2. LANA, R. C. ; CARON, M. F. ; ROSELINO JUNIOR, J. E. S. ; NOVELLI, J. M. N. ; MARQUES, S. C. M.. 1914 - 2014: Cem Anos da Primeira Grande Guerra Mundial. 2014. Congresso
      3. LANA, R. C. ; MARQUES, S. C. M.. Comer, lutar, resistir: a alimentação nas trincheiras da IGGM. 2014. Congresso
      4. MARQUES, S. C. M.; EVANGELISTA, F.. I Encontro de Educação Ambiental - 15 da ECO 92. 2007. Outro

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (6)
      • Sílvio César Moral Marques ⇔ Ismail Barra Nova de Melo (7.0)
        1. FERNANDES, A. N. P. ; MORAES, M. C. P. ; GALETTI, G. ; MARQUES, S. C. M. ; MELO, Ismail Barra Nova de. AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS COM A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA CRIANÇA ECOLÓGICA NA FLORESTA ESTADUAL DE BEBEDOURO (SP). Revista Brasileira de Educação Ambiental (Online). v. 12, p. 12-23, issn: 1981-1764, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. CRUZ, C. A. ; MELO, Ismail Barra Nova de ; MARQUES, S. C. M.. A Educação Ambiental brasileira: história e adjetivações. Revista Brasileira de Educação Ambiental (Online). v. v. 11, p. 183-195, issn: 1981-1764, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. GARCIA FILHO, B. F. ; MELO, Ismail Barra Nova de ; MARQUES, S. C. M.. PERCEPÇÃO AMBIENTAL: CONSCIÊNCIA E ATITUDE EM ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE JABOTICABAL (SP). Revista Brasileira de Educação Ambiental (Online). v. 11, p. 162-173, issn: 1981-1764, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. MINASSE, M. H. S. G. G. ; MARQUES, S. C. M. ; MELO, Ismail Barra Nova de. O Brasil através dos Para-brisas: O Turismo na Primeira Edição da Revista Quatro Rodas. Rosa dos Ventos. v. 6, p. 139-151, issn: 2178-9061, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. DIAS, M. C. A. ; MELO, Ismail Barra Nova de ; MARQUES, S. C. M.. PROGRAMA MUNICÍPIO VERDE AZUL E SUAS POSSIBILIDADES PARA A GESTÃO AMBIENTAL DESCENTRALIZADA EM MUNICÍPIOS DE GRANDE PORTE. Em: Allan Leon Casemiro da Silva, Luís Roberto de Almeida Gabriel Filho e Pedro Fernando Cataneo. (Org.). Gestão ambiental e sustentabilidade. 1ed.Tupã. : ANAP. 2015.v. 01, p. 59-75.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. CAMARGO, A. R. ; MARQUES, S. C. M. ; MELO, Ismail Barra Nova de. A sustentabilidade ambiental e o planejamento do gerenciamento dos resíduos dos serviços de saúde. Em: Allan Leon Casemiro da Silva; Sandra Medina Benini; e Leonice Seolin Dias. (Org.). Fórum Ambiental: uma visão multidisciplinar da questão ambiental. 1ed.Tupã. : ANAP. 2015.v. 1, p. 307-320.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. MELO, Ismail Barra Nova de; NOVELLI, J. M. N. ; MARQUES, S. C. M.. A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL E O CASO DOS TRECHOS OESTE E NORTE DO RODOANEL NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. Em: Sandra Medina Benini e Jeane Aparecida Rombi de Godoy Rosin (Orgs). (Org.). Estudos Urbanos: uma abordagem interdisciplinar da cidade contemporânea. 2ed.Tupã - SP. : ANAP. 2015.v. 1, p. 41-59.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Sílvio César Moral Marques ⇔ José Marcos Nayme Novelli (1.0)
        1. MELO, Ismail Barra Nova de; NOVELLI, J. M. N. ; MARQUES, S. C. M.. A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL E O CASO DOS TRECHOS OESTE E NORTE DO RODOANEL NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. Em: Sandra Medina Benini e Jeane Aparecida Rombi de Godoy Rosin (Orgs). (Org.). Estudos Urbanos: uma abordagem interdisciplinar da cidade contemporânea. 2ed.Tupã - SP. : ANAP. 2015.v. 1, p. 41-59.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Sílvio César Moral Marques ⇔ Marcelo Nivert Schlindwein (1.0)
        1. Lopes, P.R. ; FRANCO, FERNANDO SILVEIRA ; SCHLINDWEIN, M. N. ; MELLO, I. B. N. ; MARQUES, S. M.. Pedagogia da Alternância ? A experiência do curso de Agronomia com Ênfase em Agroecologia e Sistemas Rurais Sustentáveis (UFSCar/Pronera). Cadernos de Agroecologia. v. 10, p. 1-5, issn: 2236-7934, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Sílvio César Moral Marques ⇔ Marcos Francisco Martins (1.0)
        1. MARTINS, M. F. ; MARQUES, S. C. M.. Concepções de natureza humana e educação: idealismo platônico e marxismo originário. Em: Katia Regina Moreno Caiado; Cládio Roberto Baptista; Denise Meyrelles de Jesus. (Org.). Deficiência mental e deficiência intelectual em debate. 1ed.Uberlândia-MG. : Navegando Publicações. 2017.v. 1, p. 49-78.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Sílvio César Moral Marques ⇔ Paulo Gomes Lima (1.0)
        1. LIMA, PAULO GOMES; Pereira, M.C. (Org.). Fundamentos da Educação: recortes e Discussões Volume 5. 1 ed. Jundiai-SP: Paco Editorial, 2015. v. 1, p. 280.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Sílvio César Moral Marques ⇔ Rita de Cássia Lana (1.0)
        1. LANA, R. C. ; MARQUES, S. C. M.. QUEM SE DIPLOMA EM DIVERSIDADE ÉTNICA? História e Cultura Afro-Brasileiras e seus Desafios para a Formação dos Professores de História. Em: Francisco Evangelista; Lucineia Chrispim Pinho Micaela; Rubia Cristina Cruz. (Org.). Africanidades, afrodescendências e educação. 1aed.Curitiba. : CRV. 2017.v. 1, p. 107-127.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 24/11/2017 12:06:57