Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Paulo Gomes Lima

Pós-Doutorado pela UNICAMP. Doutorado em Educação Escolar pela - UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), Mestrado em Educação pela - UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (2001) e graduação em Pedagogia pela Universidade de Santo Amaro (1994). A ênfase de seus estudos situa-se no âmbito da Educação Superior e a articulação com a Educação Básica, Políticas Públicas para a Educação Brasileira, Fundamentos da educação e Gestão Educacional. É líder do GEPLAGE - Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, credenciado pela UFSCAR e vinculado ao Diretório dos Grupos de Pesquisas CNPQ. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Educação e Ciências Humanas [DCHE] da UFSCAR- Sorocaba e docente do PPGED UFSCAR-Sorocaba. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5109357037661496 (05/10/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2013-2017
  • Endereço: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - CAMPUS SOROCABA, Departamento de Educação e Ciências Humanas [DCHE]. Rodovia João Leme dos Santos, Km 110 ? SP 264 Bairro do Itinga 18052780 - Sorocaba, SP - Brasil Telefone: (15) 32296130 URL da Homepage: http://www.sorocaba.ufscar.br/ufscar/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2015-Atual. Estado, Politica, Planejamento, Avaliacao e Gestao da Educacao: Experiencias exitosas, desafios e encaminhamentos
      Descrição: O projeto de pesquisa ?Estado, Política, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação? tem por finalidade desenvolver estudos e pesquisas sobre a relação entre Estado, políticas públicas, planejamento, avaliação e gestão da educação com especial atenção às esferas nacional, estaduais, municipais e à interseção das políticas e gestão de redes e escolas, bem como o nível de articulação das mesmas com a universidade brasileira, seu papel no Mercosul, inferências e encaminhamentos para a universalização, democratização e humanização do acesso e qualidade de ensino.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Paulo Gomes Lima - Coordenador / Noemia de Carvalho Garrido - Integrante / Mariclei Przylepa - Integrante / Fabrício do Nascimento - Integrante / Silvio Cesar Moral Marques - Integrante / Edson Segamarchi dos Santos - Integrante / Vitória Azevedo da Fonseca - Integrante / Maria Alice de Miranda Aranda - Integrante / LIMA, ANTONIO BOSCO DE - Integrante / Eliane Pimentel Camillo Barra Nova de Melo - Integrante / Silmara Aparecida Lopes - Integrante / Armando Paulo Ferreira Loureiro - Integrante / Isabel Maria de Carvalho Baptista - Integrante.
      Membro: Paulo Gomes Lima.
    2. 2015-Atual. O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCACAO NO BRASIL E A QUALIDADE SOCIALMENTE REFERENCIADA DO ENSINO
      Descrição: As ações do Conselho Municipal de Educação (CME) quanto à operacionalização/instrumentalização para a qualidade socialmente referenciada do ensino público sinalizam o principal problema a ser abordado nesta proposta de pesquisa. A ênfase nos ?Conselhos de Educação?, bem como a busca da qualidade de ensino são importantes eixos da política educacional brasileira, perceptíveis no transcorrer desses 14 anos do segundo milênio.Considerando que, no geral, o papel desses Conselhos no Brasil é o de articular e mediar as demandas educacionais junto aos gestores municipais desempenhando funções normativa, consultiva, deliberativa, mobilizadora e fiscalizadora, faz-se destaque para a função normativa. Nesta, ao cumprir obediência aos imperativos legais ?na forma da Lei?, pode-se encontrar desafios de várias ordens ao deliberar em diferentes e diferenciados espaços educacionais brasileiros. Desafios estes que podem vir a ignorar o caráter dialético dos fenômenos humanos e sociais, marcando distância com a tão almejada qualidade da educação. A qualidade da educação, por sua vez, também é princípio legal, mas um termo ainda permeado por muitas discussões e debates, inclusive por ocasião da última Conferencia Nacional de Educação (CONAE) em 2010, quando das aprovações de propostas para o Plano Nacional de Educação (2011-2020), portanto um termo ainda carente de uma concepção que demarque a distinção entre ?educação? e ?mercadorização?, daí a utilização da expressão neste Projeto de Pesquisa: ?qualidade socialmente referenciada?. Com esse entendimento, julga-se indispensável e relevante a investigação ao problema aqui delineado, privilegiando os eixos: política educacional, gestão democrática da educação, qualidade do ensino e trabalho docente. São eixos que dizem respeito às linhas de pesquisa dos proponentes, por isso estão interrelacionados, o que demonstra que estão longe de se esgotar como categorias de pesquisa e ao privilegiá-los os pesquisadores demonstram preocupação em aprofundar cientificamente temas que fortalecem o conclamado direito à educação, objetivo primordial dos Conselhos Municipais de Educação. Com a aprovação parcial do Plano Nacional de Educação (PNE 2011-2020), aguardando apenas a sua sanção pela presidência da República, ficou estabelecido, conforme o seu artigo 8º, a necessidade de cada município elaborar o seu Plano Municipal de Educação (PME) no prazo de um ano, nesse ponto está a relevância social deste Projeto de Pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Paulo Gomes Lima - Integrante / Maria Alice de Miranda Aranda - Integrante / Antonio Bosco de Lima - Coordenador / Simone Shimamoto - Integrante.
      Membro: Paulo Gomes Lima.
    3. 2014-2016. O PLANO NACIONAL DE FORMACAO DE PROFESSORES DA EDUCACAO BASICA NO ESTADO DE SAO PAULO: UMA AVALIACAO DE POLITICAS PUBLICAS EDUCACIONAIS
      Descrição: Essa pesquisa tem como objetivo analisar o processo de implementação do ?Plano Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério da Educação Básica - PARFOR? no Estado de São Paulo, recortando-se o regime de colaboração entre entes federados (União, o Estado e Municípios) como disposto no artigo 11 do Decreto 6.755 de 29/01/2009 e a adesão das universidades públicas federais e estaduais. Os objetivos específicos são: a) analisar as atribuições de cada ente federativo no âmbito do PARFOR; b) identificar as iniciativas desenvolvidas pelo estado de São Paulo e municípios quanto à viabilização da participação de professores da educação básica nos cursos presenciais ofertados pelo PARFOR, destacando-se a Região Metropolitana de Campinas (RMC) e a Microrregião de Sorocaba/SP; c) Explicitar as relações do PARFOR em São Paulo e as ações das universidades públicas e privadas do Estado quanto à consecução de suas finalidades [formação de professores para a educação básica]. Quanto ao escopo metodológico projeto será desenvolvido por meio de pesquisa qualitativa, consistindo em análise bibliográfica e documental, e como quadro de análise a avaliação de processos por entender o conjunto da eficiência e eficácia na implementação de políticas públicas como eixos em movimento. Dessa última pretende-se inferir os desafios e tensões no Estado de São Paulo quanto à consecução das Metas do PARFOR, tendo em vista o ano de 2014 para equalizar a formação de professores para a Educação Básica no Estado.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Paulo Gomes Lima - Coordenador / Antonio Bosco de Lima - Integrante / Frediana Vezzaro de Medeiros - Integrante / Fabrício do Nascimento - Integrante / Meira Chaves Pereira - Integrante / Flávia Leila da Silva - Integrante.
      Membro: Paulo Gomes Lima.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (41)
      1. Dialogando sobre Paulo Freite.As contribuições de Paulo Freite para as práticas educativas transformadoras. 2017. (Simpósio).
      2. IX Seminário Internacional - As redes educativas e as tecnologias.O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SOROCABA/SP E A GESTÃO DEMOCRÁTICA: A educação socialmente referenciada, a participação e o exercício da cidadania. 2017. (Seminário).
      3. Mesa redonda: "O capitalismo e o Brasil contemporâneo". 2017. (Outra).
      4. Colóquios - café filosófico UNISAL.A educação no tempo histórico: da antiguidade aos nossos dias. 2016. (Encontro).
      5. CROSSSREF LIVE BRASIL. 2016. (Simpósio).
      6. I Congresso Internacional de Educação. A inserção do projeto Alfa Tuning América Latina na Unicamp e seus desdobramentos. 2016. (Congresso).
      7. III Jornada Internacional de Educação Social: Desafios da Educação de Jovens e Adultos Brasil e Portugal.Mesa redonda de apresentação de livro. 2016. (Outra).
      8. Palestra de Abertura de ano letivo (2016).ENSINAR E APRENDER NO ENSINO SUPERIOR: desafios e encaminhamentos. 2016. (Encontro).
      9. XVIII ENDIPE - Ecncontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.O direito à educação e a democratização do acesso no Brasil contemporâneo. 2016. (Encontro).
      10. Aula inaugural do PPGED - UFSCar Sorocaba. 2015. (Encontro).
      11. III Congresso de Iniciação Científica do IFSP. Políticas de ações afirmativas o Brasil: a UFSCar como objeto de recorrência. 2015. (Congresso).
      12. III Congresso de Iniciação Científica do IFSP. O Projeto Alfa Tuning América Latina e a Universidade Brasileira: Novos Rumos ou Con(di)vergência ao modelo europeu?. 2015. (Congresso).
      13. II Seminário Internacional Desafios do Trabalho e Educação no Século XXI.Políticas e Reformas Educacionais: o que há de novo?. 2015. (Seminário).
      14. I SEMINÁRIO LUSO-BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO DE ADULTOS/ II JORNADA INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO SOCIAIA L.Educação brasileira: desafios e encaminhamentos. 2015. (Seminário).
      15. Semana Integrada dos Cursos de Pedagogia, Psicologia e Serviço Social do UNISAL.Estágio Curricular Supervisionado. 2015. (Encontro).
      16. V CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO. Influência dos Organismos Multilaterais no Ensino Superior: a Implementação do Projeto Alfa Tuning na Unicamp.. 2015. (Congresso).
      17. VIII SEMINÁRIO POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO DA REGIÃO CENTRO-OESTE.Comitê Científico. 2015. (Seminário).
      18. Ciclo de Atividades: 50 anos do Golpe Militar (1964-2014). 2014. (Outra).
      19. III Jornada Acadêmica de Serviço Social.Desafios e solicitações ao profissional do Serviço Social e bases epistemológicas para a formação. 2014. (Outra).
      20. I Seminário de Pós-Graduação.Mesa sobre Ética na Pesquisa em Ciências Humanas. 2014. (Seminário).
      21. Jornada de Pedagogia Social - Etapa 2.As politicas educacionais para EJA. 2014. (Seminário).
      22. Seminário Internacional de Investigação em Pedagogia Social.La Escuela en Brasil: iniciativas gubernamentales y gestión democrática. 2014. (Seminário).
      23. Seminário PPP: participação, gestão e qualidade da educação.Projeto Político Pedagógico da Escola: possibilidade e gestão democrática da escola. 2014. (Seminário).
      24. XII SEMINÁRIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE - EDUCAÇÃO E REFLEXÃO FREIREANA - A AFRICANIDADE NO CONTEXTODA DIVERSIDADE SOCIAL BRASILEIRALE.Cartas à Guiné-Bissau: contribuições de Paulo Freire. 2014. (Seminário).
      25. 21º Congresso de Iniciação Científica - UFSCAR. Contexto dos cursos de licenciatura na UNIFESP - Campus diadema e a ênfase de atenção ao universitário-trabalhador. 2013. (Congresso).
      26. Atividades do Grupo de Pesquisa Estado, Política e Gestão da Educaçãi.Politicas educacionais: uma leitura sobre a realidade brasileira. 2013. (Encontro).
      27. Congresso de Educação Básica [COEB]. Políticas e gestão da educação: recorrências da escola no Brasil. 2013. (Congresso).
      28. Diálogos com a pesquisa. 2013. (Seminário).
      29. Estudos e Pesquisa do GEPGE.Politicas e gestão da educação. 2013. (Encontro).
      30. I Colóquio Internacional "Trajetórias da Língua e Cultura Portuguesa na Identidade Brasileira". 2013. (Outra).
      31. I Congresso de Iniciação Científica e Práticas Pedagógicas. O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) em oito municípios da região de Sorocaba: desafios e encaminhamentos em seu processo de implementação. 2013. (Congresso).
      32. I Congresso de Iniciação Científica e Práticas Pedagógicas. O universitário-trabalhador nos cursos de licenciatura da UNIFESP - campus DIadema: desafios e encaminhamentos ao seu processo formativo. 2013. (Congresso).
      33. I Congresso de Iniciação Científica e Práticas Pedagógicas. Avaliação do processo de implementação do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) no estado de São Paulo: discussão e encaminhamentos. 2013. (Congresso).
      34. I Seminário Desafios do Trabalho e educação no século XXI.Escola no Brasil: entre iniciativas governamentais e encaminhamentos para uma gestão democrática. 2013. (Seminário).
      35. IV Ciclo de Debates - universidade e educação básica: a atualidade do pensamento de Paulo Freire.Contribuições de Paulo Freire para a área educacional. 2013. (Seminário).
      36. Memorial Paulo Freire: diálogo com a Educação - XI Seiminário Intenacional.Paulo Freire: o homem, a educação e uma janela para o mundo. 2013. (Seminário).
      37. Seminário de Políticas Públicas Educacionais.Debatedor Políticas Educacionais. 2013. (Seminário).
      38. VII Simpósio Internacional: O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente.Estado e políticas educacionais para a educação superior e profissional: reformas educativas para a educação superior. 2013. (Simpósio).
      39. VII Simpósio Internacional: O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente. 2013. (Simpósio).
      40. VII Simpósio Internacional: O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente.O ensino fundamental de nove anos e a organização curricular para os anos iniciais no Mato Grosso do Sul. 2013. (Simpósio).
      41. VII Simpósio Internacional: O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente.Universalização da educação superior no Brasil: contrapontos e possibilidades. 2013. (Simpósio).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (19)
      1. LIMA, Paulo Gomes. MEMBRO DO COMITÊ CIENTÍFICO DA ANPED-SUDESTE. 2016. (Outro).. . 0.
      2. LIMA, PAULO GOMES. I Congresso Internacional de Educação - UNISO. 2016. (Congresso).. . 0.
      3. LIMA, PAULO GOMES. 1º Congresso Internacional de Educação Infantil da UNICAMP| 1º Congresso de Creches Universitárias da América Latina e Caribe/UDUAL. 2016. (Congresso).. . 0.
      4. LIMA, PAULO GOMES. III Jornada Internacional de Educação Social: Desafios da Educação de Jovens e Adultos Brasil e Portugal. 2016. (Outro).. . 0.
      5. LIMA, PAULO GOMES. Educação de Jovens e Adultos: poarta além dos muros da escola - 2ª Edição. 2015. (Outro).. . 0.
      6. LIMA, PAULO GOMES. Produção de Material em Áudio para Pós-Graduandos (UFSCAR- Tecnologia Assistiva). 2015. (Outro).. . 0.
      7. LIMA, PAULO GOMES. VIII Seminário de Administração da Educação da Região Centro-Oeste. 2015. (Congresso).. . 0.
      8. LIMA, PAULO GOMES; FONSECA, V.A. da.. Educação pelo cinema. 2015. Outro
      9. LIMA, PAULO GOMES. Membro do Comitê Científico do V Seminário Nacional de Educadores de Jovens e Adultos. 2015. (Outro).. . 0.
      10. LIMA, Paulo Gomes. Educação de Jovens e Adultos: para além dos muros escola. 2014. (Outro).. . 0.
      11. LIMA, Paulo Gomes. I Seminário de Pós-Graduação em Educação da UFSCAR Sorocaba. 2014. (Outro).. . 0.
      12. LIMA, Paulo Gomes. 11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. 2014. (Congresso).. . 0.
      13. LIMA, Paulo Gomes. Seminário de Políticas Públicas Educacionais. 2013. (Outro).. . 0.
      14. LIMA, Paulo Gomes. Comissão Científica da V Semana de Educação e V Seminário de Pesquisa da FAED/UFGD. 2011. (Outro).. . 0.
      15. LIMA, Paulo Gomes. Comissão organizadora do Projeto de Extensão "Feira das Faculdades 2011".. 2011. (Exposição).. . 0.
      16. LIMA, Paulo Gomes. Universidade e socialização do conhecimento. 2010. (Outro).. . 0.
      17. LIMA, Paulo Gomes. II Ciclo de Debates: Universidade e Educação Básica - a atualidade do pensamento de Paulo Freire. 2010. (Outro).. . 0.
      18. LIMA, Paulo Gomes. I CICLO DE DEBATES - UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA: A ATUALIDADE DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE. 2009. (Outro).. . 0.
      19. LIMA, Paulo Gomes. MATEMÁTICA PARA PROFESSORES DE SÉRIES INICIAIS. 2009. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 24/11/2017 12:06:55