Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Maria Cristina dos Santos Bezerra

Professora Adjunta no Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos DED/UFSCar. Possui graduação em Ciências Sociais pela Associação Limeirense de Educação (1996) Mestrado (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSCar. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação no Campo. Pós-graduanda em Ambiente e Sociedade na Universidade Estadual de Goiás, linha de pesquisa 'Dinâmica socioeconômica nos Ambientes urbano e rural". (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1095065753077001 (20/01/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2010-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas. Rodovia Washington Luiz, Km 235 13561-000 - Sao Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33519643 URL da Homepage: www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2016-Atual. Estudo Comparado: Trabalho do Professor nas escolas rurais do estado de Sao Paulo (Brasil) e ?Projecto das Escolas Rurais? na Regiao Nordeste Alentejo (Portugal)
      Descrição: A pesquisa aqui proposta se enquadra nos estudos de educação comparada. Objetiva investigar as condições de trabalho dos professores das escolas rurais do Estado de São Paulo, tomando como referência o município de Cunha, no litoral paulista e o ?Projecto das Escolas Rurais? na Região do Nordeste Alentejano, no Sul de Portugal. Algumas questões norteadoras se colocam na busca pela compreensão da forma como as escolas rurais são organizadas, as condições físicas, materiais e pedagógicas para que os professores realizem o seu trabalho de forma a garantir a aprendizagem dos alunos das áreas rurais. Buscar-se-á compreender a forma como os professores descrevem os impactos das condições de trabalho a que estão submetidos, verificar a existência (ou não) de práticas intensificadoras e/ou de prolongamento do trabalho; bem como a intensificação de esforços, energias e tarefas desumanas, desgastantes dos docentes sem a ampliação das horas trabalhadas; e, ainda, a precarização do trabalho do professor rural e de que maneira essa precarização impacta na sua atuação pedagógica. Estas questões são problematizadas a partir da explicitação dos sentidos de ?trabalho docente? em circulação tanto na literatura quanto em alguns documentos elaborados nas últimas décadas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Cristina dos Santos Bezerra - Coordenador / Rhaysa de Moraes Lima - Integrante / Alessandra de Sousa dos Santos - Integrante.
      Membro: Maria Cristina dos Santos Bezerra.
    2. 2016-Atual. Trabalho do Professor nas Escolas Rurais do Estado de Sao Paulo
      Descrição: A pesquisa investiga como o processo de reestruturação produtiva tem influenciado nas condições de trabalho dos professores das escolas rurais do estado de São Paulo, tomando como referência o município de Cunha, no litoral paulista. Algumas questões norteadoras se colocam na busca pela compreensão da forma como as escolas rurais são organizadas, quais são as condições físicas, materiais e pedagógicas para que os professores realizem o seu trabalho de forma a garantir a aprendizagem dos alunos do campo. Buscar-se-á compreender ainda a forma como os professores descrevem os impactos das condições de trabalho a que estão submetidos, se há práticas intensificadoras e/ou prolongamento de trabalho; se há intensificação de esforços, energias e tarefas desumanas, desgastantes dos docentes sem a ampliação das horas trabalhadas; se há precarização do trabalho do professor rural; de que maneira essa precarização impacta na sua atuação pedagógica. Estas questões são problematizadas a partir da explicitação dos sentidos de ?trabalho docente? em circulação tanto na literatura quanto a alguns documentos elaborados nas últimas décadas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Cristina dos Santos Bezerra - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.Número de orientações: 2
      Membro: Maria Cristina dos Santos Bezerra.
    3. 2014-Atual. A interiorizacao das instituicoes primarias rurais e a relacao com o desenvolvimento da agricultura no Estado de Sao Paulo
      Descrição: O objetivo central da pesquisa é traçar e analisar o processo de desenvolvimento da escola primária rural na primeira metade do século XX, com foco em algumas regiões do interior do Estado de São Paulo. Busca-se levantar quantas escolas primárias rurais foram criadas, quais modelos e em que regiões se concentraram, qual o público a que atendiam, de forma que possamos apreender, então, os diferentes modelos e finalidades da escola naquele período.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Cristina dos Santos Bezerra - Coordenador / Adriana do Carmo de Jesus - Integrante / Ana Flávia Flores - Integrante / Rhaysa de Moraes Lima - Integrante.
      Membro: Maria Cristina dos Santos Bezerra.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (17)
      1. Seminário Nacional do HISTEDBR: 30 anos do HISTEDBR (1986-2016): contribuições para a história e historiografia da educação brasileira.Educação Infantil do Campo em Município do interior de São Paulo: um estudo sobre as condições do atendimento educacional das crianças que residem no campo. 2016. (Seminário).
      2. X Seminário Nacional do HISTEDBR: 30 anos do HISTEDBR (1986-2016): contribuições para a história e historiografia da educação brasileira.Pedagogia Histórico-crítica. 2016. (Seminário).
      3. VII Seminário de Dissertações e teses do Programa de Pós-Graduação em Educação.Teses e Dissertações. 2015. (Seminário).
      4. XII Semana de `Pedagogia: formação de professores: políticas públicas, teorias e práticas pedagógicas.Formação de professores para a educação do campo. 2015. (Outra).
      5. IX Seminário do Trabalho - trabalho, educação e neo desenvolvimentismo.Educação Profissional e tecnológica no governo Lula: novo ordenamento jurídico e nova institucionalidade. 2014. (Seminário).
      6. Sessão de Comunicação GEPEC. 2014. (Outra).
      7. Sociedade, História e Educação: Reflexões a partir da Lei 10639/.A Lei 10639/203 e a educação para as relações étnico-raciais no universo escolar: limites e possibilidades. 2014. (Seminário).
      8. VI Seminário de dissertações e teses Programa de Pós graduação em Educação.VI Seminário de dissertações e teses Programa de Pós graduação em Educação. 2014. (Seminário).
      9. II Seminário Internacional Ruralidades, Trabalho e Meio Ambiente,Agronegócio e Sustentabilidade: estratégias discursivas para o convencimento social e domínio capitalista no campo brasileiro.Agronegócio e Sustentabilidade: estratégias discursivas para o convencimento social e domínio capitalista no campo brasileiro. 2013. (Seminário).
      10. II Sem Nac de Est e Pesq sobre educação do campo.Nos caminhos da Escola do Campo. 2013. (Seminário).
      11. IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas ?História, Sociedade e Educação no Brasil.A difícil mas necessária relação entre os movimentos sociais do campo e a universidade: práticas pedagógicas, desafios e novos rumos. 2012. (Seminário).
      12. Anped Sudeste.Educação: quem dá mais? um estudo a respeito dos financiamentos de projetos educativos direcionados às Organizações não governamentais do município de Campinas. 2011. (Encontro).
      13. Colóquio de Educação a distância..Educação a distancia: diferentes abordagens críticas. 2011. (Outra).
      14. Colóquio de Educação a distância..Ensino a distância: diferentes abordagens críticas. 2011. (Outra).
      15. Seminário de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo.Políticas Públicas para educação do Campo. 2011. (Seminário).
      16. Seminário de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo.Apontamentos preliminares sobre as possibilidades de gestão escolar no programa Escola Ativa. 2011. (Seminário).
      17. III Encontro Nacional de Pesquisa em Educação do Campo; III Seminário sobre Educação Superior e as políticas para o Desenvolivmento do Campo Brasileiro; I Enconto Internacional de Educação do Campo.A importância do materialismo histórico na formação do educador do campo. 2010. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (7)
      1. BEZERRA, M. C. S.; SILVA, Eduardo Pinto e. Colóquio de Educação a distância. 2011. Outro
      2. BEZERRA NETO, Luiz ; BEZERRA, Maria Cristina dos Santos ; NASCIMENTO, Manoel Nelito Matheus ; SILVA, Eduardo Pinto e. Seminário de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo. 2011. Outro
      3. BEZERRA, M. C. S.; BEZERRA NETO, Luiz ; SILVA, Eduardo Pinto e. Colóquio do Grupo de Pesquisa História, Trabalho e Educação/HISTEDBR. 2010. Outro
      4. BEZERRA, M. C. S.. V Seminário Memória, ciência e arte: razão e sensibilidade na produção do conhecimento. 2007. (Outro).. . 0.
      5. BEZERRA, M. C. S.. II Colóquio de Educação Sócio-comunitária. 2007. (Outro).. . 0.
      6. BEZERRA, M. C. S.. VII Mostra de Produção Científica. 2007. (Outro).. . 0.
      7. BEZERRA, M. C. S.. Semana de Estudos do Curso de Pedagogia. 2003. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (2)
      • Maria Cristina dos Santos Bezerra ⇔ Luiz Bezerra Neto (15.0)
        1. Bezerra, Maria Cristina dos Santos ; BEZERRA NETO, LUIZ. Escola sem Partido na Educação do Campo. Revista Exitus. v. 7, p. 14-33, issn: 2237-9460, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. BEZERRA NETO, LUIZ; SANTOS. Flávio Reis dos ; Bezerra, Maria Cristina dos Santos. Educação Como Direito Universal: Movimentos Sociais e Políticas Públicas de Educação para as Populações Rurais. Germinal: Marxismo e Educação em Debate. v. 08, p. 89-99, issn: 2175-5604, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. Bezerra, Maria Cristina dos Santos ; BEZERRA NETO, L.. Educação do campo: referenciais teóricos em discussão. Revista Êxitus. v. 1, p. 93-104, issn: 2236-2983, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. BEZERRA NETO, L.; Bezerra, Maria Cristina dos Santos. A importância do materialismo histórico na formação do educador do campo. Revista HISTEDBR On-line. v. 01, p. 251-272, issn: 1676-2584, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. BEZERRA NETO, L.; Bezerra, Maria Cristina dos Santos ; NASCIMENTO. Manoel Nelito M.. A participação dos conselhos de educação na proposição de políticas públicas e seus limites.. Revista HISTEDBR On-line. v. n.39, p. p.197-210, issn: 1676-2584, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. BEZERRA NETO, L.; Bezerra, Maria Cristina dos Santos (Org.) ; LEITE NETO, J. (Org.). Na luta pela terra, a conquista do conhecimento. 1 ed. São Carlos: Pedro João Editores, 2013. v. 1, p. 177.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. BEZERRA NETO, L.; Bezerra, Maria Cristina dos Santos. Pedagogia da Terra: relatos e reflexões sobre uma experiência. Em: Celso Luiz Aparecido Conti; Sandra Aparecida Riscal. (Org.). Politica Nacional de Formação: parceria entre o governo federal e a UFSCar. 1ed.São Carlos. : EdUFSCar. 2015.v. 1, p. 79-93.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        8. BEZERRA NETO, L.; Bezerra, Maria Cristina dos Santos ; BASSO, J. D.. formação de professores para o campo e cidade: problemáticas da prática social do capitalismo. Em: José Alves Dias; Maria Aparecida Silva de Sousa. (Org.). Produção do conhecimento no limiar do século XXI: tendências e conflitos. 1ed.Campinas, SP. : FE/Unicamp. 2015.v. 1, p. 87-97.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        9. Bezerra, Maria Cristina dos Santos ; BEZERRA NETO, L.. O dirigente e os desafios para a educação escolar no campo. Em: João Augusto Gentilini; MAria Cristina da Silveira Galan Fernandes; José Carlos Rothen. (Org.). Gestão da Educação Municipal: contribuições do curso de formação do Programa de Apoio aos dirigentes Municipais de Educação - Pradime-ead. 1ªed.SAO CARLOS. : Editora da Universidade Federal de São CArlos. 2014.v. 1, p. 59-69.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        10. BEZERRA NETO, L.; Bezerra, Maria Cristina dos Santos. EDUCAÇÃO DO CAMPO OU EDUCAÇÃO NO CAMPO?. Em: Alexandra Santos Pinheiro; Losandro Antonio Tedeschi; Walter Roberto Marschner.. (Org.). Saberes da terra : teoria e vivências. 1ed.Dourados. : Universidade da Grande Dourados. 2012.v. 1, p. 135-166.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        11. BEZERRA NETO, L.; Bezerra, Maria Cristina dos Santos. A educação das camadas populares: o repensar da prática cotidiana. Em: Ferreia Junior, Amarilio; Hayashi, Carlos Roberto Massao; Lombardi. José Claudinei.. (Org.). A educação brasileira no século XX e as perspectivas para o século XXI. 1ed.Campinas. : Alinea. 2012.v. 1, p. 179-200.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        12. BEZERRA NETO, L.; Bezerra, Maria Cristina dos Santos ; CAIADO, Kátia Regina Moreno. Escola Ativa: Qual sua contribuição para a Educação do trabalhador do campo?. Em: Luiz Bezerra Neto; Maria Cristina dos Santos Bezerra. (Org.). Educação para o campo em discussão: reflexões sobre o programa escola ativa. São José. : Premier. 2011.v. 1, p. 09-18.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        13. Bezerra, Maria Cristina dos Santos ; BEZERRA NETO, L. ; LIMA, E. N.. Programa Escola Ativa: de que educação para o trabalhador do campo estamos falando?. Em: Luiz Bezerra Neto; Maria Cristina dos Santos Bezerra. (Org.). Educação para o campo em discussão: reflexões sobre o programa escola ativa. São José. : Premier. 2011.v. 1, p. 19-42.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        14. BEZERRA NETO, L.; Bezerra, Maria Cristina dos Santos. ENSINO A DISTÂNCIA: SOLUÇÃO OU NOVOS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO?. Em: Dileno Dustan Lucas de Souza; João dos Reis Silva Junior; Maria das Graças Soares Floresta. (Org.). Educação a Distância: diferentes abordagens críticas. 1ed.São Paulo. : Xamã. 2010.v. 1, p. 139-154.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        15. Bezerra, Maria Cristina dos Santos ; BEZERRA NETO, L.. Programa Escola Ativa: qual educação para o trabalhador do campo?. Em: X Jornada do Histedbr: História da Educação: intelectuais, v. 2, p. 1-16, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Maria Cristina dos Santos Bezerra ⇔ Manoel Nelito Matheus Nascimento (1.0)
        1. BEZERRA NETO, L.; Bezerra, Maria Cristina dos Santos ; NASCIMENTO. Manoel Nelito M.. A participação dos conselhos de educação na proposição de políticas públicas e seus limites.. Revista HISTEDBR On-line. v. n.39, p. p.197-210, issn: 1676-2584, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 24/11/2017 12:06:53