Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Luiz Bezerra Neto

Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, especialista em Economia do Trabalho e Sindicalismo com mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, pós doutorado pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Professor da Universidade Federal de São Carlos atuando na graduação e na pós-graduação. Membro de corpo editorial da Revista Eletrônica de Ciências da Educação ? RECE e da Revista de Educação - REVEDUC. É coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo ? GEPEC e coordenador do curso de pedagogia da terra da UFSCar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: educação rural, escola normal rural, movimento dos trabalhadores rurais sem-terra, ruralismo pedagógico. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4809080593333472 (26/10/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2005-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas. Rodovia Washington Luiz, Km 235 Jd. Monjolinho 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518934 Ramal: 8934 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2011-Atual. Concepcao de Educacao e Ensino Rural no Estado de Sao Paulo
      Descrição: A presente pesquisa tem por objetivo discutir a concepção de educação e ensino rural no Estado de São Paulo. Esta necessidade surgiu a partir da constatação de que a discussão sobre educação e ensino no Estado de São Paulo tem se restringido quase que exclusivamente à educação do setor urbano, dado que há um certo discurso tanto na academia, quanto nos meios políticos, de que o Estado não tem mais campo e que toda a formação deve ocorrer nos centros urbanos. Esse discurso tem levado os sucessivos governos do Estado, a partir da década de 1980, a fechar escolas no meio rural e transportar as crianças que habitam no campo para as cidades, com vistas a inseri-las nas escolas urbanas. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luiz Bezerra Neto - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Luiz Bezerra Neto.
    2. 2009-2011. Os pressupostos teoricos e metodologicos do Movimento dos trabalhadores rurais sem terra - MST
      Descrição: A pesquisa investiga os pressupostos teóricos e metodológicos utilizados pelo Movimento dos trabalhadores rurais sem terra (MST), na formação de seus militantes. Nesta pesquisa, utilizamos tanto os documentos em que o MST explicitam suas ideologias, como entrevistas a militantes que dele participam.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luiz Bezerra Neto - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Luiz Bezerra Neto.
    3. 2008-Atual. Trabalho e Estudo na Infancia: Trabalho Infantil na Industria de Semi-Joias e os impactos nos Processos de Escolarizacao
      Descrição: A cidade de Limeira, localizada na região industrial de Campinas/SP, tem se destacado como grande produtora de semi-jóias e essa nova realidade industrial tem trazido uma série de impactos sobre as configurações trabalhistas já que traz consigo novas relações de trabalho incluindo a flexibilização, a terceirização e a conseqüente precarização da força produtiva. Entre essas transformações estão o deslocamento do local de trabalho de um barracão de empresa para salas e fundos de quintais das residências dos trabalhadores culminando com a fusão entre local de trabalho e local de descanso, exacerbando o tempo de dedicação ao trabalho acima dos especificados pela legislação trabalhista, já que nesse caso, o salário é pago por produção de peças e não por horas trabalhadas, além do uso da mão-de-obra infantil e principalmente feminina e de um grande contingente de famílias que envolve pai, filhos e esposa, sendo esta última a principal agenciadora para o trabalho de solda, cravação e montagem das semi-jóias que acaba se tornando a responsável por incluir os filhos menores no processo de produção. Nesta pesquisa pretende-se buscar dados sobre o trabalho infantil no setor na cidade relacionando com o aproveitamento escolar, predominantemente com crianças de 7 a 10 anos, que freqüentam regularmente a escola e que estão na faixa etária em que o trabalho é proibido sob qualquer forma. Espera-se revelar parte desse trabalho invisível e refletir sobre suas conseqüências, identificar as causas, o que permite e o que incentiva o trabalho de crianças e discutir as idéias que estão implícitas no trabalho infantil, ou seja, sua legitimidade social. Além disso, verificar a relação entre escola e trabalho e como o trabalho influencia no desempenho pessoal dos alunos, os impactos nos índices de repetência, na realização dos deveres de casa, se são, quando e onde são feitos, se há um horário específico para dedicação aos estudos em casa. Para atingir tal objetivo convém ainda buscar in. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luiz Bezerra Neto - Integrante / Bezerra, Maria Cristina dos Santos - Integrante / Eduardo Pinto e Silva - Coordenador. Número de orientações: 1
      Membro: Luiz Bezerra Neto.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (86)
      1. 2ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária da UFSCar.2ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária. 2017. (Outra).
      2. I seminário Internacional e IV seminário Nacional de Estudos e pesquisas sobre Educação no campo: Políticas Educacionais para o meio rural na América Latina.O conceito de trabalho na sociedade capitalista segundo Marx. 2017. (Seminário).
      3. I seminário Internacional e IV seminário Nacional de Estudos e pesquisas sobre Educação no campo: Políticas Educacionais para o meio rural na América Latina.Educação no Campo e condições de acesso à escola: Diagnóstico dos meios de transporte para o acesso à escola no assentamento Guarani. 2017. (Seminário).
      4. I seminário Internacional e IV seminário Nacional de Estudos e pesquisas sobre Educação no campo: Políticas Educacionais para o meio rural na América Latina.Formação de professores: Em busca de elementos para análise do quadro atual no Brasil. 2017. (Seminário).
      5. IX Seminário de Teses e Dissertações do Programa de pós graduação em Educação. 2017. (Seminário).
      6. XVIII semana de ciências sociais; Educação, trabalho e sociedade: Desafios do tempo presente.Entre o campo e a cidade: a questão agrária e os movimentos sociais. 2017. (Encontro).
      7. A escola sem partido e seus efeitos para a educação do campo.A escola sem partido e seus efeitos para a educação do campo. 2016. (Outra).
      8. II Encontro de Educação do campo.A presença do Marsxismo na formação do educador brasileiro. 2016. (Simpósio).
      9. II Encontro de Educação do Campo e I Simpósio de Educação Musical e Artes visuais na Educação do Campo.A presença do Marxismo na formação do Educador brasileiro. 2016. (Simpósio).
      10. I Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária (JURA).Universidades, movimentos sociais e atual conjuntura. 2016. (Outra).
      11. I Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária (JURA).Cine Debate: Eldorado de Carajás - 10 anos. 2016. (Outra).
      12. I Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária (JURA).Quando um mundo sem lugar pode "vir a ser" um mundo com lugar. 2016. (Outra).
      13. VII Simpósio sobre Reforma Agrária e Questões Rurais: 30 anos de assentamentos na Nova República: Qual Agricultura e qual sociedade queremos?.Políticas Públicas ou Políticas Públicas/Estatais: o Estado em ação no capitalismo. 2016. (Simpósio).
      14. V Simpósio Nacional de Educação e XXVI Semana da Pedagogia.Formação de Educadores do Campo. 2016. (Simpósio).
      15. X Seminário Nacional do HISTEDBR: 30 anos do HISTEDBR (1986-2016): contribuições para a história e historiografia da educação brasileira.Educação no Campo: um estudo da política de nucleação no assentamento vila amazônia. 2016. (Seminário).
      16. X Seminário Nacional do HISTEDBR: 30 anos do HISTEDBR (1986-216): contribuições para a história e historiografia da educação brasileira.X Seminário Nacional do HISTEDBR: 30 anos do HISTEDBR (1986-216): contribuições para a história e historiografia da educação brasileira. 2016. (Seminário).
      17. X Seminário Nacional do HISTEDBR: 30 anos do HISTEDBR (1986-216): contribuições para a história e historiografia da educação brasileira.X Seminário Nacional do HISTEDBR: 30 anos do HISTEDBR (1986-216): contribuições para a história e historiografia da educação brasileira. 2016. (Seminário).
      18. X Seminário Nacional do HISTEDBR: 30 anos do HISTEDBR (1986-216): contribuições para a história e historiografia da educação brasileira.X Seminário Nacional do HISTEDBR: 30 anos do HISTEDBR (1986-216): contribuições para a história e historiografia da educação brasileira. 2016. (Seminário).
      19. III Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre educação no campo, V jornada de Educação especial no campo e XIII jornada do HISTEDBr.Educação no campo: História, desafios e perspectivas atuais. 2015. (Seminário).
      20. IX semana de psicologia.Psicologia e as questões da terra. 2015. (Outra).
      21. Seminário Interinstitucional de Educação e Formação de Professores (UFSCar / Unespar).Educação do Campo: história e perspectivas. 2015. (Seminário).
      22. VII Semana da Pedagogia, II Seminário de Pesquisa em Educação do PPGED - UFSCAR, Sorocaba.Educação não Formal e Movimentos Sociais. 2015. (Seminário).
      23. VII Seminário de Dissertações e Teses do Programa de Pós-Graduação em Educação.VII Seminário de Dissertações e Teses. 2015. (Seminário).
      24. 9no Congresso Internacional de Educaión Superior. O Papel do Professor na Educação do Campo. 2014. (Congresso).
      25. Colóquio de Pesquisadores/ Jornada de Estudos sobre Abordagens, Métodos e Técnicas de Pesquisa em Educação.Concepção de Educação do Campo no Estado de São Paulo. 2014. (Simpósio).
      26. Educação, memória e resistência popular na formação social da América latina.Educação no Campo e a luta pelo acesso à escola. 2014. (Seminário).
      27. pesquisa em Educação.Análise de projetos de pesquisa em Educação. 2014. (Seminário).
      28. VI Simpósio sobre Reforma Agrária e Questões Rurais: Por que a Reforma agrária continua atual e necessária?.Educação do Campo e novas políticas educacionais. 2014. (Simpósio).
      29. 11º Congresso de Pós-Graduação da Universidade Metodista de Piracicaba. Formação e Qualificação de Pequenos Produtores Rurais no Estado de São Paulo: Alguns Apontamentos. 2013. (Congresso).
      30. II encontro de pesquisas e práticas em educação do campo.Práticas em Educação do Campo. 2013. (Encontro).
      31. II encontro Nacional de Professores Universitários do MST". 2013. (Encontro).
      32. X Colóquio Nacional e III internacional do museu Pedagógico - A produção do conhecimento no limiar do século XXI: Tendências e Conflitos.Bases epistemológicas na Educação do Campo: Um debate essencial. 2013. (Seminário).
      33. X Colóquio Nacional e III internacional do museu Pedagógico - A produção do conhecimento no limiar do século XXI: Tendências e Conflitos A.Formação de Professores para o campo e a cidade: Problemática da prática social do capitalismo. 2013. (Seminário).
      34. Curso de Especialização em Gestão Escolar.Formação Continuada e a gestão democrática nas escolas da Educação Básica Pública. 2012. (Encontro).
      35. Educação como prática democrática.Educação como prática democrática. 2012. (Outra).
      36. escola de gestores.Educação como prática democrática. 2012. (Outra).
      37. I Seminário Estadual de Educação do Campo.Educação e Movimentos Sociais: práticas pedagógicas, desafios e novos rumos. 2012. (Seminário).
      38. IX seminário nacional de estudos e pesquisas.Pedagogia histórico crítica, movimento dos trabalhadores rurais sem terra e a educação no campo: Contradições na luta pela escola única. 2012. (Seminário).
      39. IX seminário nacional de estudos e pesquisas.A difícil, mas necessária relação entre os movimentos sociais do campo e a universidade. 2012. (Seminário).
      40. Mesa Redonda "Educação como prática democrática".Mesa Redonda "Educação como prática democrática". 2012. (Outra).
      41. V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontrotro Nacional dos pesauisadores da Es. Educação Especial no Campo. 2012. (Congresso).
      42. VIII Seminário do trabalho.Trabalho e Educação na construção da Rússia Socialista. 2012. (Seminário).
      43. colóquio "educação a distância" diferentes abordagens críticas.Ensino a distância: Solução ou novos desafios para a educação. 2011. (Simpósio).
      44. I Seminário de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo.Projetos de Educação Para o Campo. 2011. (Seminário).
      45. Retratos da educação escolar indígena no interior da Amazônia: estudo de caso na localidade Marituba-PA (aldeia Munduruku). 2011. (Outra).
      46. Seminário de Estudos e pesquisas.Educação no Campo. 2011. (Seminário).
      47. Seminário de Estudos e Pesquisas - 2011.Pedagogia da Terra. 2011. (Seminário).
      48. V Ciclo de Seminários em Educação: Trabalho Docentee os Desafios contemporâneos.Educação Quilombola e do Campo: Desafios e Perspectivas. 2011. (Seminário).
      49. X jornada do histedbr.PROGRAMA ESCOLA ATIVA: QUAL EDUCAÇÃO PARA O TRABALHADOR DO CAMPO?. 2011. (Outra).
      50. I Encontro Internacional de Educação do Campo.Trajetórias de pedagogas da Terra do MST no Estado de São Paulo: Atuação posterior à Formação. 2010. (Encontro).
      51. I Encontro Internacional de Educação do Campo.A Importância do Materialismo Histórico na Formação do Educador do Campo. 2010. (Encontro).
      52. III Encontro Nacional de Pesquisa em educação do Campo.A importância do materialismo Histórico na Formação do educador do Campo. 2010. (Encontro).
      53. III Seminário sobre Educação Superior e as Políticas para o Desenvolvimento do Campo Brasileiro.A Importância do Materialismo Histórico para a Educação do Campo. 2010. (Seminário).
      54. IV Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar.. 2010. (Seminário).
      55. IX Jornada do HISTEDBR: O Nacional e o local na história da educação.Os princípios Histórico-Filosóficos que fundamentam o projeto educativo do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem terra - MST. 2010. (Seminário).
      56. Conferência Intermunicipal de Educação.Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar. 2009. (Outra).
      57. Conferência Intermunicipal de Educação.Democratização do acesso permanência e sucesso escolar. 2009. (Outra).
      58. I Conferência Nacional de Educação de Campinas.Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar. 2009. (Outra).
      59. IV Jornada de Estudos em assentamentos rurais.A Qualificação do setor de educação do MST: as pedagogas da terra do Estado de São Paulo. 2009. (Encontro).
      60. IX Encontro de pesquisa em educação da região sudeste.Escola da ponte: experiência portuguesa em educação libertária. 2009. (Encontro).
      61. IX Encontro de pesquisa em Educação da Região Sudeste.Trajetória de pedagogas da terra no Estado de São Paulo: Impactos desta formação na Organização do MST. 2009. (Encontro).
      62. V encontro de formação do programa escola ativa. 2009. (Encontro).
      63. VIII semana da Educação: formação docente: das conquisas legais aos desafios cotidianos.A pedagogia da terra na formação crítica docente. 2009. (Encontro).
      64. VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas.As Implicações da Qualificação de militantes do MST: O caso das pedagogas da terra do Estado de São Paulo. 2009. (Seminário).
      65. VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil".A EDUCAÇÃO ANARQUISTA E A EDUCAÇÃO PÚBLICA ESTATAL BRASILEIRA: O ENCONTRO DE DOIS PARADIGMAS. 2009. (Seminário).
      66. Colóquios de Filosofia e História da Educação. 2008. (Encontro).
      67. III congresso brasileiro de educação especial. Avaliação das políticas educacionais no processo de inclusão de pessoas com necessidades especiais. 2008. (Congresso).
      68. V Congresso Brasileiro de História da Educação. A participação dos conselhos de Educação na proposição de políticas públicas: os limites de ação dos sujeitos. 2008. (Congresso).
      69. VI seminário do trabalho.Reestruturação produtiva, Flexibilização eprecarização social: impactos nos processos de escolarização dos filhos dos trabalhadores na indústria de semi-jóias. 2008. (Seminário).
      70. Encontro de Estudos e Pesquisas em História, trabalho e Educação.O Trabalho como função Educativa. 2007. (Encontro).
      71. Encontro de Estudos e Pesquisas em História e Educação. 2007. (Encontro).
      72. Encontro de Estudos e Pesquisas em História Trabalho e Educação.Trabalho como categoria central de análise e como princípio educativo. 2007. (Encontro).
      73. I seminário de Inovações pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar: Currículo, Prática Docente e Avaliação. 2007. (Simpósio).
      74. Programa de Capacitação do Banco de Avaliadores do Sinaes (BASis). 2007. (Encontro).
      75. VII ciclo de atividades academicas e culturais.O movimento dos trabalhadores rurais sem terra e as propostas educacionais para o homem do campo. 2007. (Outra).
      76. V Semana da Educação: Educação Escolar: A educação escolar na sociedade de classes.A educação escolar na sociedade de classe. 2007. (Outra).
      77. Colóquios de Filosofia e História da Educação. 2006. (Encontro).
      78. Colóquios de Filosofia e História da Educação. 2006. (Outra).
      79. Colóquios de História, Sociedade e Educação.Movimentos Sociais e educação. 2006. (Seminário).
      80. II seminário de Dissertações e Teses.II seminário de dissertações e teses. 2006. (Seminário).
      81. VII Seminário de Estudos e Pesuisas.História, Sociedade e Educação. 2006. (Seminário).
      82. VII seminário Nacional de Estudos e pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil".Dorivaldo Damm: O histórico de uma Escola Rural em Limeira. 2006. (Seminário).
      83. Círculo de debates.A Educação Rural e as práticas formativas do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem terra - MST. 2005. (Outra).
      84. Colóquio de Filosofia e História da Educação. 2005. (Outra).
      85. Colóquios de Filosofia e História da Educação. 2005. (Outra).
      86. I Seminário de Dissertações e Teses do Programa de Pós-Graduação em Educação.I Seminário de Dissertações e Teses do Programa de Pós-Graduação em Educação. 2005. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (4)
      1. BEZERRA NETO, LUIZ. I seminário Internacional e IV seminário Nacional de Estudos e pesquisas sobre Educação no campo: Políticas Educacionais para o meio rural na América Latina. 2017. (Outro).. . 0.
      2. BEZERRA NETO, L.. III Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo, V Jornada de Educação Especial no Campo e XIII jornada do HISTEDBR. 2015. (Congresso).. . 0.
      3. BEZERRA NETO, L.. II SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO DO CAMPO E IV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CAMPO. 2013. (Outro).. . 0.
      4. BEZERRA NETO, L.. Seminário de Estudos e Pesquisas sobre Educação do campo. 2011. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (6)
      • Luiz Bezerra Neto ⇔ Maria Cristina dos Santos Bezerra (15.0)
        1. Bezerra, Maria Cristina dos Santos ; BEZERRA NETO, LUIZ. Escola sem Partido na Educação do Campo. Revista Exitus. v. 7, p. 14-33, issn: 2237-9460, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. BEZERRA NETO, LUIZ; SANTOS. Flávio Reis dos ; Bezerra, Maria Cristina dos Santos. Educação Como Direito Universal: Movimentos Sociais e Políticas Públicas de Educação para as Populações Rurais. Germinal: Marxismo e Educação em Debate. v. 08, p. 89-99, issn: 2175-5604, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. Bezerra, Maria Cristina dos Santos ; BEZERRA NETO, L.. Educação do campo: referenciais teóricos em discussão. Revista Êxitus. v. 1, p. 93-104, issn: 2236-2983, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. BEZERRA NETO, L.; Bezerra, Maria Cristina dos Santos. A importância do materialismo histórico na formação do educador do campo. Revista HISTEDBR On-line. v. 01, p. 251-272, issn: 1676-2584, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. BEZERRA NETO, L.; Bezerra, Maria Cristina dos Santos ; NASCIMENTO. Manoel Nelito M.. A participação dos conselhos de educação na proposição de políticas públicas e seus limites.. Revista HISTEDBR On-line. v. n.39, p. p.197-210, issn: 1676-2584, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. BEZERRA NETO, L.; Bezerra, Maria Cristina dos Santos (Org.) ; LEITE NETO, J. (Org.). Na luta pela terra, a conquista do conhecimento. 1 ed. São Carlos: Pedro João Editores, 2013. v. 1, p. 177.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. BEZERRA NETO, L.; Bezerra, Maria Cristina dos Santos. Pedagogia da Terra: relatos e reflexões sobre uma experiência. Em: Celso Luiz Aparecido Conti; Sandra Aparecida Riscal. (Org.). Politica Nacional de Formação: parceria entre o governo federal e a UFSCar. 1ed.São Carlos. : EdUFSCar. 2015.v. 1, p. 79-93.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        8. BEZERRA NETO, L.; Bezerra, Maria Cristina dos Santos ; BASSO, J. D.. formação de professores para o campo e cidade: problemáticas da prática social do capitalismo. Em: José Alves Dias; Maria Aparecida Silva de Sousa. (Org.). Produção do conhecimento no limiar do século XXI: tendências e conflitos. 1ed.Campinas, SP. : FE/Unicamp. 2015.v. 1, p. 87-97.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        9. Bezerra, Maria Cristina dos Santos ; BEZERRA NETO, L.. O dirigente e os desafios para a educação escolar no campo. Em: João Augusto Gentilini; MAria Cristina da Silveira Galan Fernandes; José Carlos Rothen. (Org.). Gestão da Educação Municipal: contribuições do curso de formação do Programa de Apoio aos dirigentes Municipais de Educação - Pradime-ead. 1ªed.SAO CARLOS. : Editora da Universidade Federal de São CArlos. 2014.v. 1, p. 59-69.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        10. BEZERRA NETO, L.; Bezerra, Maria Cristina dos Santos. EDUCAÇÃO DO CAMPO OU EDUCAÇÃO NO CAMPO?. Em: Alexandra Santos Pinheiro; Losandro Antonio Tedeschi; Walter Roberto Marschner.. (Org.). Saberes da terra : teoria e vivências. 1ed.Dourados. : Universidade da Grande Dourados. 2012.v. 1, p. 135-166.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        11. BEZERRA NETO, L.; Bezerra, Maria Cristina dos Santos. A educação das camadas populares: o repensar da prática cotidiana. Em: Ferreia Junior, Amarilio; Hayashi, Carlos Roberto Massao; Lombardi. José Claudinei.. (Org.). A educação brasileira no século XX e as perspectivas para o século XXI. 1ed.Campinas. : Alinea. 2012.v. 1, p. 179-200.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        12. BEZERRA NETO, L.; Bezerra, Maria Cristina dos Santos ; CAIADO, Kátia Regina Moreno. Escola Ativa: Qual sua contribuição para a Educação do trabalhador do campo?. Em: Luiz Bezerra Neto; Maria Cristina dos Santos Bezerra. (Org.). Educação para o campo em discussão: reflexões sobre o programa escola ativa. São José. : Premier. 2011.v. 1, p. 09-18.
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        13. Bezerra, Maria Cristina dos Santos ; BEZERRA NETO, L. ; LIMA, E. N.. Programa Escola Ativa: de que educação para o trabalhador do campo estamos falando?. Em: Luiz Bezerra Neto; Maria Cristina dos Santos Bezerra. (Org.). Educação para o campo em discussão: reflexões sobre o programa escola ativa. São José. : Premier. 2011.v. 1, p. 19-42.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        14. BEZERRA NETO, L.; Bezerra, Maria Cristina dos Santos. ENSINO A DISTÂNCIA: SOLUÇÃO OU NOVOS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO?. Em: Dileno Dustan Lucas de Souza; João dos Reis Silva Junior; Maria das Graças Soares Floresta. (Org.). Educação a Distância: diferentes abordagens críticas. 1ed.São Paulo. : Xamã. 2010.v. 1, p. 139-154.
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      • Luiz Bezerra Neto ⇔ Alessandra Arce Hai (1.0)
        1. ZINGARELLI, J. E. B. ; BEZERRA NETO, L. ; Arce, Alessandra. O público e o privado na ampliação do ensino fundamental de nove anos e a educação infantil. Em: Alessandra Arce e Mara Regina Martins Jacomeli. (Org.). Educação infantil versus educação escolar? Entre a (des)escolarização e a precarização do trabalho pedagógico nas salas de aula. 1ed.Campinas. : Autores Associados. 2012.v. 01, p. 129-150.
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      • Luiz Bezerra Neto ⇔ Douglas Aparecido de Campos (1.0)
        1. CAMPOS, Douglas Aparecido de (Org.) ; BEZERRA NETO, L. (Org.) ; MOURA Maria Isabel de (Org.) ; MIOTELLO, Valdemir (Org.). Dias de luta e de vitória: Construindo novas formas identitárias e novas relações de sociabilidade em assentamentos no Estado de São Paulo. 1 ed. São Carlos: Pedro e João editores, 2008. v. 01, p. 242.
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      • Luiz Bezerra Neto ⇔ Eduardo Pinto e Silva (1.0)
        1. BEZERRA NETO, Luiz ; SILVA, Eduardo Pinto e ; BEZERRA, Maria Cristina dos Santos ; LOCALI, T. T.. O trabalho infantil na indústria de semi-jóias e suas repercussões nos processos de escolarização. Revista HISTEDBR On-line. v. 1, p. 264-284, issn: 1676-2584, 2009.
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      • Luiz Bezerra Neto ⇔ Joelson Gonçalves de Carvalho (1.0)
        1. CARVALHO, J. G. ; BEZERRA NETO, L.. Poder extraeconômico da terra e movimentos sociais campesinos: a luta pela democratização fundiária no Brasil. Educacao em Perspectiva (Impresso). v. VII, p. 303-323, issn: 2178-258X, 2016.
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      • Luiz Bezerra Neto ⇔ Manoel Nelito Matheus Nascimento (1.0)
        1. BEZERRA NETO, L.; Bezerra, Maria Cristina dos Santos ; NASCIMENTO. Manoel Nelito M.. A participação dos conselhos de educação na proposição de políticas públicas e seus limites.. Revista HISTEDBR On-line. v. n.39, p. p.197-210, issn: 1676-2584, 2010.
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    Data de processamento: 24/11/2017 12:06:53