Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Douglas Aparecido de Campos

Possui graduação em Educação Física pela Fundação Educacional São Carlos Escola de Educação Física de São Carlos (1986), graduação em Bacharelado em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito de São Carlos (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2001), doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2005) e pós-doutorado em Estudos Sociais pelo Centro de Estudos Sociais - CES da Universidade de Coimbra, Portugal com apoio da FAPESP. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de São Carlos no Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH do Departamento de Metodologia de Ensino - DME e do Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado Profissional . Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Básica, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física, ensino/pesquisa, escola, Educação Infantil, estágio supervisionado, didática, metodologia, pessoas adultas e políticas públicas, Direito a Educação, Ensino Superior. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7847352503840983 (24/10/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2006-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas. Rod. Washington Luiz Km 235 13560-000 - Sao Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518373 URL da Homepage: www. ufscar.br
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Educação Física
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2014-Atual. Entre imigrantes e nativos digitais: a percepcao docente sobre as novas tecnologias da informacao e comunicacao NTIC e o ensino de Educacao Fisica
      Descrição: Investigar como o nível de percepção docente sobre as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação se dão no âmbito escolar. Em qual medida o nível de percepção sobre as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) do professor ?nativo digital? e do professor ?imigrante digital? influem sobre o uso de recursos tecnológicos nos processos educativos aplicados à Educação Física, e como as possíveis convergências e/ou divergências no nível de percepção apresentado se manifestam no cotidiano escolar e consequentemente na prática docente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Douglas Aparecido de Campos - Coordenador / Anderson Bençal Indalécio - Integrante.
      Membro: Douglas Aparecido de Campos.
    2. 2014-Atual. Colonialismo, Democracia e a Formacao no Ensino Superior Publico: a participacao politica dos alunos nas comunidades academicas nas Universidades Publicas.
      Descrição: A democratização da Universidade continua sendo um movimento atual no Brasil. O sentido de Universalização que pressupõe uma Educação Pública de qualidade apoiada nos três pilares ensino, pesquisa e extensão é hoje uma forte demanda social, amparada por políticas públicas, pela sociedade de maneira geral e pela plena convicção de se garantir os direitos previstos e elencados na Constituição Brasileira. Há uma despolitização ou uma proletarização docentes e discente que afeta diretamente a participação política do corpo discente nos espaços próprios para o seu exercício com motivações históricas que perpassam pelo colonialismo. Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar os fatores que provocam essa despolitização dentro da comunidade acadêmica principalmente os que afetam e criam culturalmente essa omissão desmedida do corpo discente nas deliberações próprias dos setores da Universidade que garantem o direito de participação de todos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Douglas Aparecido de Campos - Coordenador / Boaventura de Sousa Santos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Douglas Aparecido de Campos.
    3. 2013-Atual. ENTRE IMIGRANTES E NATIVOS DIGITAIS: A PERCEPCAO DOCENTE SOBRE AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMACAO E COMUNICACAO (NTIC) E O ENSINO DA EDUCACAO FISICA
      Descrição: Recentemente uma sociedade influenciada pelo progresso tecnológico digital vê uma dinâmica cada vez maior de interação entre indivíduos e técnicas e/ou tecnologias inovadoras, fala-se então de ?Novas Tecnologias da Informação e Comunicação? (NTIC) aplicadas ao ensino. Computadores, tabletes, lousas interativas digitais, internet, wireless, e outros produtos advindos deste fenômeno se configuram em um novo paradigma educacional. Este estudo visa relacionar a formação docente mediada pelos recursos tecnológicos digitais e sua prática educativa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Douglas Aparecido de Campos - Coordenador / Anderson Bençal Indalécio - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Douglas Aparecido de Campos.
    4. 2008-2009. Conexoes de Saberes: dialogo entre a universidade e as comunidades populares
      Descrição: O projeto tem como base ações e execução de metas que valorizam o protagonismo do estudante universitário de origem popular, identificando seus saberes e as principais dificuldades materiais e simbólicas para a sua permanência, de modo a construir uma política nacional de ações afirmativas no âmbito das instituições federais de ensino superior concatenando ensino, pesquisa e extensão. As ações de extensão-ensino-pesquisa, tem como foco os territórios e grupos sociais em situação mais crítica de vulnerabilidade social;Destaca-se, também, que a articulação nacional do Projeto favorece o desenvolvimento de ações com forte potencial para que estas venham a se constituir como políticas públicas de democratização das condições de acesso e permanência na universidade pública.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Douglas Aparecido de Campos - Coordenador / Maria Aparecida Mello - Integrante / Ana Luiza Rocha Vieira Perdigão - Integrante. Financiador(es): MEC/SECAD - Bolsa.
      Membro: Douglas Aparecido de Campos.
    5. 2008-2008. O desenvolvimento cultural do ser humano: implicacoes nas praticas pedagogicas
      Descrição: Descrição: Apesar do assunto cultura estar muito presente em textos científicos e no ideário dos professores, ainda nos dias atuais, o ensino dos conteúdos escolares marginaliza as questões culturais. Uma hipótese dessa situação é a falta de instrumentos metodológicos que auxiliem os professores de Educação Básica a conceberem a relevância da reflexão dos aspectos culturais que envolvem suas práticas pedagógicas e suas implicações nas aprendizagens dos alunos, bem como a implementação de práticas alternativas que gerem significados e sentidos para os alunos. A questão de pesquisa orientadora desse projeto configura-se da seguinte maneira: será que e, como, as relações culturais estão presentes nas decisões dos professores de Educação Básica, mediante os problemas que enfrentam no cotidiano pedagógico? Portanto, o objetivo geral será o de aprofundar a compreensão dos aspectos culturais subjetivos envolvidos nas concepções, práticas pedagógicas e decisões metodológicas dos professores a respeito do desenvolvimento humano e suas implicações nos processos de ensino e aprendizagem dos alunos. O referencial teórico a ser utilizado para a coleta e análise dos dados refere-se à Teoria Histórico-Cultural, cujos fundamentos metodológicos estão apoiados no método dialético, da filosofia marxista, que trata das leis mais gerais do desenvolvimento da natureza, da sociedade e do pensamento humano sob duas naturezas: a ontológica e gnosiológica. Dele fazem parte dois sub-projetos: Histórias Interativas e cultura, financiado pela PROEX/UFSCar e Crises das Idades... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) . Integrantes: Douglas Aparecido de Campos - Integrante / Maria Aparecida Mello - Coordenador. Número de produções C, T A: 3
      Membro: Douglas Aparecido de Campos.
    6. 2007-2007. AS PERCEPCOES DE EDUCADORAS DE CRECHE SOBRE A CRISE DO PRIMEIRO ANO
      Descrição: O presente trabalho é parte de uma pesquisa maior, desenvolvida no âmbito da disciplina ?O desenvolvimento cultural da criança na perspectiva Histórico-Cultural: implicações nas práticas educativas?do Programa de Pós-graduação em Educação/ UFSCar, na qual buscamos verificar se as educadoras que atuam na Educação Infantil percebem e como explicam os momentos de crises no desenvolvimento infantil. Para tanto, desenvolvemos a pesquisa em uma creche pública, no município de Araraquara, com profissionais que trabalham com a faixa etária de zero a dois anos de idade. Embora, Vigotsky denomina esse momento de ?Crise do Primeiro Ano?, entendemos que ela não ocorre rigorosamente apenas nessa idade. Utilizamos como instrumento de coleta de dados, entrevistas semi-estruturadas, com cinco educadoras de creche. Como principais resultados pudemos identificar que mesmo sem possuírem uma formação adequada, as educadoras percebem a existência da crise no desenvolvimento das crianças. Os pontos mais relevantes, destacados nas diversas falas das professoras foram os momentos em que as crianças começam a falar e a andar, sendo estas as principais características apontadas na Teoria Histórico-Cultural como crise do primeiro ano.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Douglas Aparecido de Campos - Coordenador / Maria Aparecida Mello - Integrante.
      Membro: Douglas Aparecido de Campos.
    7. 2007-2007. A PERCEPCAO DOS PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A CRISE DOS SETE ANOS.
      Descrição: O objetivo desta pesquisa foi analisar, por meio de respostas obtidas em entrevistas, a concepção dos professores de Ensino Fundamental da rede pública e privada com relação aos comportamentos e às atitudes manifestadas pelos educandos, da faixa etária entre seis e sete anos, durante o seu desenvolvimento no ambiente de ensino-aprendizagem escolar. Este trabalho se constitui de um corpus construído por meio de entrevistas com roteiro semi-estruturado. A compreensão dos dados foi fundamentada à luz dos pressupostos de Vygotski (1996) com relação ao desenvolvimento histórico cultural da criança na fase escolar especificando a crise das idades no decorrer do desenvolvimento da criança. Esta análise foi organizada a partir das seguintes diretrizes: percepção e explicação do processo de periodização do desenvolvimento humano; verificação e análise dos comportamentos e atitudes manifestadas pelos educandos da faixa etária entre seis e sete anos durante o seu desenvolvimento no ambiente de ensino-aprendizagem escolar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Douglas Aparecido de Campos - Coordenador.
      Membro: Douglas Aparecido de Campos.
    8. 2007-2007. A PERCEPCAO DOS PROFESSORES DE EDUCACAO INFANTIL SOBRE A CRISE DOS TRES ANOS.
      Descrição: Este trabalho é parte de uma pesquisa maior realizada na disciplina ?O desenvolvimento da criança na perspectiva Histórico-Cultural: implicações nas práticas educativas? oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), cujo objetivo foi verificar a percepção do professor de educação infantil quanto ao conceito vygotskyano de ?crise? no desenvolvimento da criança. Como procedimento metodológico realizamos entrevistas semi-estruturadas com professores de duas creches, localizadas em universidades públicas da cidade de São Carlos/SP. Embora, Vigotsky denomine ?crise dos três anos?, entendemos que ela não ocorre rigorosamente apenas nesta idade. Para tanto enfocamos nesta pesquisa as características específicas de crianças na faixa etária de três a cinco anos, na perspectiva dos professores. Os resultados preliminares demonstram que os professores apresentam indícios de que percebem algumas mudanças no desenvolvimento de crianças no período de três a cinco anos. Esses professores sinalizam aspectos de crise no desenvolvimento, tais como: a rebeldia e o negativismo. Eles apontam, ainda, dificuldades em trabalhar com crianças que apresentam tais manifestações, bem como, sinalizam a necessidade de conhecerem a estrutura psicológica da criança para definir estratégias metodológicas, capazes de contribuir com desenvolvimento das funções psíquicas da criança.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Douglas Aparecido de Campos - Coordenador / Maria Aparecida Mello - Integrante.
      Membro: Douglas Aparecido de Campos.
    9. 2007-2007. O DESENVOLVIMENTO DA CRIANCA NA PERSPECTIVA HISTORICO-CULTURAL: A PERCEPCAO E EXPLICACAO DOS PROFESSORES SOBRE AS CRISES EM DIFERENTES IDADES.
      Descrição: As três pesquisas que compõem esse projeto estão vinculadas ao grupo do CNPq: ?Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Escola de Vigotsky? e foram realizadas no âmbito da disciplina: ?O desenvolvimento cultural da criança na perspectiva Histórico-Cultural: implicações para a prática pedagógica?, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. A prática pedagógica dos professores é uma atividade cultural que, por intermédio de signos, possibilita às crianças se apropriar da cultura em que vivem. Por isso, ela é intencional e mediatizadora, devendo estar sob constante reflexão. Em contrapartida, as relações diárias com as crianças exigem dos professores o aprofundamento do seu conhecimento sobre o desenvolvimento infantil, de forma que possam compreender as atitudes das crianças e ajudá-las a superar os momentos críticos desse desenvolvimento, denominados por Vigotsky de ?crises?. O objetivo que articulou as três pesquisas foi o de analisar se os professores percebem e, como explicam os momentos de crise no desenvolvimento das crianças, com base em suas práticas pedagógicas. O referencial metodológico e de análise dos resultados foi pautado na Teoria Histórico-Cultural, apoiado no método dialético- marxista-leninista. Sua importância configura-se na investigação dos produtos da atividade humana, a partir de um processo de objetivação do subjetivo, penetrando nos pensamentos do homem subjacentes à sua ação.O instrumento de coleta de dados consistiu em entrevistas semi-estruturadas com professores de três faixas de idades: 0 a 2 anos; 3 a 5anos e 6 a 7 anos. Como principais resultados obtivemos que os professores percebem momentos críticos do desenvolvimento das crianças e, as explicações oscilam, ora, em concepções biologicistas de desenvolvimento, ora, em concepções inatistas, atribuindo as crises à criança, à sua personalidade e, até à família. Essas análises preliminares merecem aprofundamento sobre a compreensão dos aspectos subjetivos envolvidos nas práticas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Douglas Aparecido de Campos - Coordenador / Maria Aparecida Mello - Integrante.
      Membro: Douglas Aparecido de Campos.
    10. 2006-Atual. Comunidade On Line de Educacao Infantil
      Descrição: O presente projeto propõe-se a utilizar o ambiente Web no formato de uma Comunidade On Line de Educação Infantil para a inovação de linguagens referentes à formação inicial e continuada de professores e professoras de Educação Infantil, visando o aprofundamento das questões relativas às aprendizagens dos professores experientes e futuros professores de Educação Infantil, bem como, a geração de propostas de melhoria da qualidade da educação da criança de 0 a 6 anos. A intenção é de que o conjunto das seções que integram esse ambiente virtual possa gerar aprendizagens e, ao mesmo tempo, funcionar como mediadores dessas aprendizagens entre professores, alunos universitários e demais usuários desse sistema, ampliando os espaços de extensão universitária e investigação científica na área de Educação Infantil. Esse objetivo envolve desafios de duas naturezas: o primeiro, refere-se à implementação de ferramentas de aprendizagens individuais e/ou coletivas em um ambiente educativo inovador e diferente dos tradicionais na área de Educação Infantil; o segundo, diz respeito ao uso da Internet, que apesar do seu inegável potencial de acesso e compartilhamento de conhecimentos a qualquer indivíduo, em espaços e tempos ilimitados, oferece ainda dificuldades de seleção, organização e avaliação dos conhecimentos acadêmicos, publicados em uma linguagem técnica que invariavelmente impede a sua assimilação por indivíduos externos à academia, principalmente, os professores, os quais, geralmente, são os focos das pesquisas desenvolvidas na área da Educação que pretendem contribuir para a melhoria da educação no país. A dispersão desses conhecimentos em diferentes fontes e formas de acesso na internet, geralmente, desmotiva, confunde ou deixa perdido em um turbilhão de informações aqueles que desconhecem os seus meandros, excluindo-os desse benefício social e cultural. Para tanto, o referencial teórico que subsidia o projeto refere-se à Teoria Histórico-Cultural.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (4) . Integrantes: Douglas Aparecido de Campos - Integrante / Maria Aparecida Mello - Coordenador / Selva Maria Guimarães Barreto - Integrante / Eunice Rittmeister - Integrante / Fabiana Aaprecida dfe Moraes - Integrante / Adriana Maria Caran - Integrante / Andréia Cristina Metzner - Integrante / Muriane S. S. de Assis - Integrante / Beatriz de Cássia Boriollo - Integrante / Dijnane Fernanda Vedovato Iza - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de São Carlos - Bolsa. Número de produções C, T A: 8
      Membro: Douglas Aparecido de Campos.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Pós Doutor, Centro de Estudos Sociais - CES - Universidade de Coimbra - Portugal.. 2015.
      Membro: Douglas Aparecido de Campos.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (32)
    1. III Colóquio de Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Ensino desenvolvimental e educação: ?L. F. Obukhova e A. Z. Zak. 2016. (Congresso).
    2. II Jornada de Extensión AUGM: Educación para los Derechos Humanos. 2016. (Congresso).
    3. Reunião Anual da SBPC (67ª : 2015 : São Carlos).. Educação Física e Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC: atitudes de professores imigrantes e nativos digitais frente aos recursos tecnológicos aliados à prática docente.. 2015. (Congresso).
    4. The Postdoc Day 2015. 2015. (Encontro).
    5. II Colóquio Internacional Ensino Desenvolvimental: vida,pensamento e obra dos principais representantes russos.Ensino Desenvolvimental e psicologia histórico-cultural: A.Makarenko; V.S. Mukhina; M.I. Majmutov e A.A. Leontiev.. 2014. (Encontro).
    6. IV Reunión anual Comision permanente de Extension Universitaria.Experiencias Latinoamericanas en vinculación. 2014. (Outra).
    7. V Congresso de Professores Pesquisadores da UNIFEV. Educação Física e Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC: atitudes de professores imigrantes e nativos digitais frente aos recursos tecnológicos aliados à prática docente. 2014. (Congresso).
    8. Seminário sobre o Observatório Nacional FONAPRACE.Observatório FONAPRACE. 2013. (Seminário).
    9. Congresso Paulista de Extensão. 'Histórias Interativas e Cultura: uma experiência metodológica de atuação pedagógica com crianças do Ensino Fundamental'. 2012. (Congresso).
    10. Congresso Paulista de Extensão. Compartilhe Experiências - Comunidade de Educação Infantil: uma ferramenta de discussão, interação e aprendizagem de professores.. 2012. (Congresso).
    11. I Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico Cultural e 11ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marilia. Comunidade on line de Educação Infantil. 2012. (Congresso).
    12. I Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural e 11ª Jornada do Nucleo de Ensino de Marilia 11ª. Historias Interativas e Cultura: uma possibilidade de pratica pedagógica transformadora na Educação Infantil. 2012. (Congresso).
    13. VI Encontro Iberoamericano de Educação, 2011.. . Internet um espaço de interação ou mediação na formação de docentes de Educação Infantil.. 2011. (Congresso).
    14. VI Encontro Iberoamericano de Educação, 2011..As transformações metodológicas nas práticas pedagógicas dos professores que atuam na Educação Infantil: uma perpectiva histórico-cultural. 2011. (Encontro).
    15. VI Encontro Iberoamericano de Educação, 2011..A importância do registro da prática pedagógica com crianças de zero a três anos".. 2011. (Encontro).
    16. XIX Congresso de Iniciação Cientifica da Universidade Federal de São Carlos UFSCar - CIC. A Influencia das Propagandas sobre o Consumo Infantil de Alimentos. 2011. (Congresso).
    17. the 20th EECERA conference: ?KNOWLEDGE AND VOICE IN EARLY CHILDHOOD: who knows, who speaks, who listens?. Interactive Histories and Culture. 2010. (Congresso).
    18. Congresso de Leitura do Brasil - 17º COLE. Comunidade on-line de Educação Infantil: os desafios e conquistas da leitura em ambiente virtual. 2009. (Congresso).
    19. II Seminário Nacional do Programa Conexões de Saberes: Diálogos entre a universidade e as comunidades populares.Ações Afirmativas nas IES: Por uma agenda propositiva de democratização do acesso e de permanência qualificada na universidade pública. 2009. (Seminário).
    20. IX Encontro de Pesquisa em EDucação da Região Sudeste.O desenvolvimento cultural do ser humano: implicações nas práticas educativas. 2009. (Encontro).
    21. 1º Encontro dos Profissionais de Educação Infantil. 2008. (Encontro).
    22. I Seminário de Grupos de pesquisa sobre crianças e infâncias: tendências e desafios contemnporâneos - 1º GRUPECI.O desenvolvimento da criança na perspectiva histórico-cultural: a percepção e explicação dos professores sobre as crises em diferentes idades. 2008. (Seminário).
    23. I Seminário de Grupos de Pesquisa Sobre Crianças e Infâncias: Tendências e Desafios Contemporâneos.A brincadeira no desenvolvimento infantil. 2008. (Seminário).
    24. I Seminário de grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias: tendências e desafios Contemporâneos - 1º GRUPECI.Comunidade on line de Educação Infantil. 2008. (Seminário).
    25. I Seminário de Grupos de Pesquisa sobre crianças e infâncias: Tendências e Desafios Contemporâneos - 1º GRUPECI.O desenvolvimento Cultural do ser humano: implicações nas práticas pedagógicas. 2008. (Seminário).
    26. VI Seminário de Metodologia para Projetos de Extensão -SEMPE.Estudos sobre a Escola de Vigotsky: metodologia colaborativa de formação inicial e continuada de professores. 2008. (Seminário).
    27. XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE. A Percepção dos Professores de Educação Infantil sobre a Crise dos três anos. 2008. (Congresso).
    28. XIV ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO - ENDIPE. As Percepções de Educadoras de Creche Sobre a Crise do Primeiro Ano. 2008. (Congresso).
    29. XIV Ensontro Nacional de Didática e Prática de Ensnio ENDIPE. A Percepção dos Professores de Ensino Fundamental sobre a Crise dos Sete Anos. 2008. (Congresso).
    30. XVI Congresso de Iniciação Científica UFSCar. As abordagens teórico-metodológicas em Educação Física escolar: sua utilização nas práticas pedagógicas dos professores na Educação Básica. 2008. (Congresso).
    31. Sétima Jornada Científica da UFSCar.AS ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: SUA UTILIZAÇÃO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA.. 2007. (Outra).
    32. Curso de Licenciatura em Música/Educação Musical - Encontros - Tópicos em Educação, Cultura e Sociedade.Projeto Sócio-Educacional: reflexôes sobre seu sucesso na perspectiva histórico-critica (Jurgen Habermas, Paulo Freire e Leontiev). 2006. (Oficina).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (3)
    1. CAMPOS, D. A.; MELLO, Maria Aparecida. IV Seminário de Extensão sobre a Escola de Vigotsky. 2016. Outro
    2. CAMPOS, D. A.. XVIII Jornadas de Jovens Investigadores. 2010. (Congresso).. . 0.
    3. CAMPOS, D. A.; VIEIRA, P. C. ; CANEVAROLO, M. E. A. P.. Salão sobre estudos na Franças - Campus France. 2009. Exposição

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (2)
    • Douglas Aparecido de Campos ⇔ Maria Aparecida Mello (23.0)
      1. Mello, Maria Aparecida; CAMPOS, Douglas Aparecido de. A Teoria Histórico-Cultural e a Problemática dos Processos de Ensino e de Aprendizagem.. Cadernos da Pedagogia (Ufscar. Online). v. 7, p. 6/14-18, issn: 1982-4440, 2014.
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      2. González, Abel Gustavo Garay ; CARAM, Adriana Maria ; CAMPOS, Douglas Aparecido de ; Mello, Maria Aparecida. Internet: um espaço de interação ou mediação na formação de docentes de Educação Infantil?. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. v. 8, p. 896-909, issn: 1982-5587, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. CAMPOS, Douglas Aparecido de ; Mello, Maria Aparecida. Inclusão: Acesso e Permanência no Ensino Superior Brasileiro. Políticas Educativas. v. 5, p. 15-31, issn: 1982-3207, 2012.
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      4. MELLO, Maria Aparecida ; CAMPOS, D. A. ; GONZALEZ, A. G. G. ; CARAN, A. M. ; LOPES, A. L. M. ; METZNER, A. C. ; RITTMEISTER, Eunice ; LAZARETTI, L. M.. As Linguagens Corporais e suas Implicações nas Práticas Pedagógicas: Cultura, Corpo e Movimento. 1 ed. São Carlos: EdUFSCar, 2010. v. 01, p. 060.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. CAMPOS, Douglas Aparecido de ; Mello, Maria Aparecida. As Linguagens Corporais e suas implicações nas Práticas Pedagógicas: Brinquedos, Brincadeiras, Jogos, Tecnologias, Consumo e Modismos. 1a ed. São Carlos: Edufscar, 2010. v. 01, p. 76.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. MELLO, M.A.; CAMPOS, Douglas Aparecido de. Valeria S. Mukhina: Teoria do Desenvolvimento Histórico e Ontogenético das Unidades Estruturais de Auto-Consciência. Em: Roberto Valdés Puentes; Andréa Maturano Longarezi. (Org.). Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russo - Livro II. 1ªed.Uberlândia. : Editora da Universidade Federal de Uberlândia. 2016.v. 2, p. 267-293.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. CAMPOS, Douglas Aparecido de ; Mello, Maria Aparecida. Student Access and Retention in Brazilian Higher Education: Reflections and Commentary on Public Federal Universities. Em: Virginia Stead. (Org.). International Perspectives on Higher Education Admission Policy: A Reader. 1ªed.New York. : Peter Lang. 2015.v. 1, p. 251-258.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. Mello, Maria Aparecida; CAMPOS, Douglas Aparecido de. Bases conceituais da obra de A. V. Petrovski: implicações nos processos de ensinar e aprender na escola. Em: Andréa Maturano Longarezi; Roberto Valdés Puentes. (Org.). Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obras dos principais representantes russos. 2ed.Uberlândia. : Editora Universidade Federal de Uberlândia - EDUFU. 2014.v. 1, p. 275-293.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. Mello, Maria Aparecida; CAMPOS, Douglas Aparecido de. Bases conceituais da obra de A. V. Petrovski: implicações nos processos de ensinar e aprender na escola. Em: Andréa Maturano Longarezi; Roberto Valdés Puentes. (Org.). Ensino Desenvolvimental vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. 1ed.Uberlândia. : EDUFU. 2013.v. 1, p. 263-281.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. MELLO, M.A.; CAMPOS, Douglas Aparecido de. Estudos sobre a Escola de Vigotsky: Metodologia Colaborativa de Formação Inicial e Continuada de Professores. Em: Targino de Araújo Filho; Michel Jean-Marie Thiollent.. (Org.). Metodologia para projetos de extensão: apresentação e discussão. 1ed.São Carlos. : Cubo Multimídia. 2008.v. 1, p. 293-304.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. MELLO, M.A.; CAMPOS, Douglas Aparecido de. A Teoria Histórico-Cultural de Vigotsky em Foco: reflexões acerca de seu aparato conceitual, metodológico e histórico nas práticas educativas. Em: Anete Abramowicz; Cármen Lúcia Brancaglion Passos; Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira. (Org.). Desafios e Perspectivas das Práticas em Educação e da Formação de Professores.. 1ed.São Carlos. : Pedro João Editores. 2007.v. 1, p. 41-58.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      12. Faria Waldirene dos Santos ; MELLO, M.A. ; CAMPOS, Douglas Aparecido de. 'A importância do registro da prática pedagógica com crianças de zero a três anos'. Em: VI Encontro Iberoamericano de Eucação - EIDE, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      13. Souza, Carlos Eduardo de ; METZNER, Andréia Cristina ; CAMPOS, Douglas Aparecido de ; MELLO, M.A.. As transformações metodológicas nas práticas pedagógicas dos professores que atuam na Educação Infantil: uma perspectiva histórico-cultural. Em: VI Encontro Iberoamericano de Educação, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
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    • Douglas Aparecido de Campos ⇔ Luiz Bezerra Neto (1.0)
      1. CAMPOS, Douglas Aparecido de (Org.) ; BEZERRA NETO, L. (Org.) ; MOURA Maria Isabel de (Org.) ; MIOTELLO, Valdemir (Org.). Dias de luta e de vitória: Construindo novas formas identitárias e novas relações de sociabilidade em assentamentos no Estado de São Paulo. 1 ed. São Carlos: Pedro e João editores, 2008. v. 01, p. 242.
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Data de processamento: 24/11/2017 12:06:49