Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Maria Aparecida Mello

Possui graduação em Educação Física pela Fundação Educacional São Carlos Escola de Educação Física de São Carlos (1983), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (1994), Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1996) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2001). Professora Associada da Universidade Federal de São Carlos no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Atualmente exerce o cargo de Pró-Reitora Adjunta de Assuntos Comunitários e Estudantis junto à PROACE /UFSCar. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Escola de Vigotsky ? NEEVY. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, Aprendizagem e Desenvolvimento Infantis, Criança de 0 a 10 anos, Formação Inicial e Continuada de Professores de Educação Infantil, Atividade de Brincadeira na Infância, Atividade de Movimento na Infância, Consumismo na Infância, A criança e as tecnologias, entre outros. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8338726751746542 (25/05/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 1998-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Metodologia de Ensino. Rodovia Washington Luis Km 235 Monjolinho 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 2608373 Ramal: 8664 Fax: (16) 2608372 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (22)
    1. 2017-Atual. O DESENVOLVIMENTO CULTURAL INFANTIL: ELABORACAO DE INDICADORES DE APRENDIZAGENS E INSTRUMENTOS METODOLOGICOS PARA AS PRATICAS PEDAGOGICAS
      Descrição: Trata-se de sub-projeto do projeto de pesquisa: "O DESENVOLVIMENTO CULTURAL DO SER HUMANO: IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS".. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Aparecida Mello - Coordenador / Douglas Aparecido de Campos - Integrante / Suselaine Aparecida Zaniolo Mascioli - Integrante / González, Abel Gustavo Garay - Integrante / Elsie Alejandrina Pérez Serrano - Integrante.
      Membro: Maria Aparecida Mello.
    2. 2014-Atual. A Atividade Criadora e o Espaco Escolar Infantil
      Descrição: Projeto de Pós-doutorado da Profª Drª Suzelaine A. Z. Mascioli. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Aparecida Mello - Coordenador / Suzelaine Aparecida Zaniolo Mascioli - Integrante.
      Membro: Maria Aparecida Mello.
    3. 2013-2014. Neurociencia e Educacao: O que as Pesquisas dizem sobre os Processos de Ensino e Aprendizagem Escolares.
      Descrição: Esta pesquisa faz parte de um projeto maior intitulado: O Desenvolvimento Cultural do Ser Humano: Implicações nas Práticas Pedagógicas, fundamentado na Teoria Histórico-Cultural e propõe-se a analisar os aportes científicos que a neurociência tem oferecido para os processos de ensino e aprendizagem escolares. O objetivo geral é identificar e analisar os resultados de pesquisas na área da neurociência focalizados nas questões sobre os processos de ensino e aprendizagem escolares. O referencial teórico metodológico que subsidiará a coleta dos dados é a Teoria Histórico-Cultural, apoiados no método dialético marxista. Tais pressupostos envolvem uma prática de pesquisa de ir à busca das raízes do objeto de estudo, analisando-o em sua totalidade, no caso em questão a contribuição da neurociência para educação. O estudo será de cunho e terá como instrumento metodológico um roteiro para leitura a ser construído a partir de três elementos: 1) identificação da obra; 2) caracterização da obra e 3) contribuições da obra para o estudo bibliográfico. Os dados serão agruparemos por semelhanças e diferenças para o levantamento categorias de análise, advindas do referencial teórico Histórico-Cultural e, também dos próprios dados coletados. A análise dos resultados será realizada à luz da Teoria Histórico-Cultural na área da neurociência pelo cruzamento das categorias de análise levantadas a partir do agrupamento dos dados. Esperamos fomentar a discussão sobre a contribuição da neurociência para educação, ampliando as possibilidades do trabalho pedagógico dos professores.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Maria Aparecida Mello - Coordenador / Tárcila Santos de Souza Mascarenhas - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Maria Aparecida Mello.
    4. 2012-2013. Finalizacao de Diagnostico do Acesso aos Bens Culturais, Proporcionado pela Familia e Escola aos Alunos com Deficiencias e Superdotacao.
      Descrição: Esta pesquisa faz parte de um projeto maior intitulado: O Desenvolvimento Cultural do Ser Humano: Implicações nas Práticas Pedagógicas, fundamentado na Teoria Histórico-Cultural, e propõe-se dar continuidade ao projeto realizado no Programa PIBIC/CNPq/UFSCar ?Ampliação do Diagnóstico do Acesso aos Bens Culturais, Proporcionado pela Família e Escola às Crianças e Adolescentes Portadores de Necessidades Especiais? a ser concluído em agosto de 2012. A intenção é finalizar esse diagnóstico iniciado em 2010, junto aos alunos com deficiência e superdotação que estudam na APAE, bem como, às suas famílias e profissionais da instituição. O objetivo geral é finalizar o diagnóstico junto aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação; às famílias e profissionais da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE, sobre o acesso aos bens culturais desses alunos, proporcionados por estas duas instituições. O referencial teórico metodológico que subsidiará a coleta dos dados é a Teoria Histórico-Cultural, apoiados no método dialético marxista. Tais pressupostos envolvem uma prática de pesquisa de ir à busca das raízes do objeto de estudo, analisando-o em sua totalidade, nesse caso, são os bens culturais proporcionados pela escola e famílias a essa população. A partir desse objeto derivamos vários focos de investigação: o acesso a esses bens culturais; os tipos de bens culturais; as expectativas das pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação em relação a esse acesso e os empecilhos para tal. A partir do diagnóstico realizado esperamos elaborar um quadro analítico sobre os bens culturais que essas pessoas têm acesso, tanto na escola como na família e, ainda, os meios pelos quais estas instituições proporcionam tais acessos. A partir da análise dos resultados, pretendemos desenvolver futuras pesquisas de forma a ampliar a investigação em outros âmbitos, tais como: as. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Maria Aparecida Mello - Coordenador / Tárcila Santos de Souza Mascarenhas - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Maria Aparecida Mello.
    5. 2011-2012. Diagnostico do acesso aos bens culturais proporcionados pela familia e escola as criancas e adolescentes portadores de necessidades especiais - IC - PIBIC
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Maria Aparecida Mello - Coordenador / Tárcila Santos de Souza Mascarenhas - Integrante.
      Membro: Maria Aparecida Mello.
    6. 2010-2011. Diagnostico do acesso aos bens culturais proporcionados pela familia e escola as criancas e adolescentes portadores de necessidades especiais
      Descrição: Este projeto está vinculado ao projeto maior: ?O Desenvolvimento Cultural do Ser Humano: Implicações nas Práticas Pedagógicas? e tem como objetivo geral é o de realizar um diagnóstico, junto às famílias, crianças, adolescentes e profissionais da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE, sobre o acesso aos bens culturais de crianças e adolescentes, proporcionados por estas duas instituições.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Maria Aparecida Mello - Coordenador / Tárcila Santos de Souza Mascarenhas - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Maria Aparecida Mello.
    7. 2010-Atual. O DESENVOLVIMENTO CULTURAL DO SER HUMANO: IMPLICACOES NAS PRATICAS PEDAGOGICAS
      Descrição: Apesar de o assunto cultura estar muito presente em textos científicos e no ideário dos professores, ainda nos dias atuais, o ensino dos conteúdos escolares marginaliza as questões culturais. Uma hipótese dessa situação é a falta de instrumentos metodológicos que auxiliem os professores de Educação Básica a conceberem a relevância da reflexão dos aspectos culturais que envolvem suas práticas pedagógicas e suas implicações nas aprendizagens de todos os alunos, bem como a implementação de práticas alternativas que gerem significados e sentidos para os alunos. A questão de pesquisa orientadora desse projeto configura-se da seguinte maneira: será que e, como, as relações culturais e o acesso aos bens culturais estão presentes nas decisões dos professores de Educação Básica e em outros âmbitos educativos, mediante os problemas que enfrentam no cotidiano profissional? O objetivo geral será o de aprofundar a compreensão dos aspectos culturais subjetivos envolvidos nas concepções, práticas pedagógicas e decisões metodológicas dos professores a respeito do desenvolvimento humano e suas implicações nos processos de ensino e aprendizagem de todos os alunos. O referencial teórico a ser utilizado para a coleta e análise dos dados refere-se à Teoria Histórico-Cultural, cujos fundamentos metodológicos estão apoiados no método dialético marxista. Os instrumentos de pesquisa serão: entrevistas semiestruturadas com professores, gestores, funcionários e alunos de Educação Básica e em outros espaços educativos; questionário com as famílias dos alunos, filmagem, fotos, documentos oficiais, estatísticos; etc. Os dados coletados serão organizados e analisados de forma quantitativa, por intermédio de análises estatísticas e de forma qualitativa, a partir do levantamento e análise das concepções e as questões culturais envolvidas, levantamento de demandas de aprendizagens (dúvidas, dificuldades, dilemas) dos professores sobre sua prática pedagógica, etc. As análises finais dos resultados deverão aprofundar o conhecimento no que diz respeito às complexas relações que envolvem as práticas pedagógicas na Educação Básica, ainda, elaborar material de apoio que possibilitem ao professor focalizar suas reflexões nos aspectos culturais intrínsecos nessas relações cotidianas, de forma que os processos de ensino e aprendizagem possibilitem a todos os alunos, indiscriminadamente, o acesso e a apropriação dos conhecimentos produzidos pela humanidade ao longo da história ? bens culturais - e, portanto, o exercício da cidadania.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Maria Aparecida Mello - Coordenador / Douglas Aparecido de Campos - Integrante.
      Membro: Maria Aparecida Mello.
    8. 2009-2009. Desenvolvimento Cultural Humano: Diagnostico de Acesso das Classes Populares aos Bens Culturais
      Descrição: O avanço do conhecimento vem produzindo oportunidades de aprendizagens e desenvolvimento profissional fora dos muros da escola, que envolvem bens culturais, cujos instrumentos não são acessíveis a maioria da população. Isso impede ao indivíduo o necessário desenvolvimento dessas aprendizagens e habilidades fundamentais para a sua inserção no mercado de trabalho, cada vez mais competitivo, seletivo e especializado, limitando-o a sub-empregos. O referencial teórico que subsidia essa pesquisa pressupõe que a apropriação da cultura humana é imprescindível para o desenvolvimento do homem, que sendo um ser social, necessita viver em sociedade para tornar-se humano. A cultura é a própria sociedade, com os seus instrumentos mediadores, entre eles: o signo, que possibilitam ao homem apropriar-se da cultura humana, ao mesmo tempo, que a produz e a transforma. O projeto tem como objetivo a elaboração de um diagnóstico sobre a vida dos indivíduos das camadas populares em relação ao acesso aos bens culturais produzidos pela humanidade. Pretende tornar público esse banco de dados para prefeituras, de modo a contribuir e fomentar para a formulação de políticas públicas de inserção desses indivíduos aos bens produzidos socialmente, bem como a pesquisadores da área de Ciências Humanas e afins que possam desenvolver futuras pesquisas a partir dos relatórios a serem gerados pelo banco de dados que produzirá o diagnóstico.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Doutorado: (2) . Integrantes: Maria Aparecida Mello - Coordenador / Douglas Aparecido de Campos - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Maria Aparecida Mello.
    9. 2009-2009. Conexoes dos Saberes - dialogos entre a universidade e as comunidades populares - financiado pelo MEC
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (33) . Integrantes: Maria Aparecida Mello - Integrante / Ana Luiza Rocha Vieira Perdigão - Integrante / Douglas Aparecido de Campos - Coordenador. Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Maria Aparecida Mello.
    10. 2007-2008. O Desenvolvimento da Crianca na Perspectiva Historico-Cultural: A Percepcao e Explicacao dos Professores sobre as Crises em Diferentes Idades.
      Descrição: As três pesquisas que compõem esse projeto estão vinculadas ao grupo do CNPq: ?Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Escola de Vigotsky? e foram realizadas no âmbito da disciplina: ?O desenvolvimento cultural da criança na perspectiva Histórico-Cultural: implicações para a prática pedagógica?, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. A prática pedagógica dos professores é uma atividade cultural que, por intermédio de signos, possibilita às crianças se apropriar da cultura em que vivem. Por isso, ela é intencional e mediatizadora, devendo estar sob constante reflexão. Em contrapartida, as relações diárias com as crianças exigem dos professores o aprofundamento do seu conhecimento sobre o desenvolvimento infantil, de forma que possam compreender as atitudes das crianças e ajudá-las a superar os momentos críticos desse desenvolvimento, denominados por Vigotsky de ?crises?. O objetivo que articulou as três pesquisas foi o de analisar se os professores percebem e, como explicam os momentos de crise no desenvolvimento das crianças, com base em suas práticas pedagógicas. O referencial metodológico e de análise dos resultados foi pautado na Teoria Histórico-Cultural, apoiado no método dialético- marxista-leninista. Sua importância configura-se na investigação dos produtos da atividade humana, a partir de um processo de objetivação do subjetivo, penetrando nos pensamentos do homem subjacentes à sua ação.O instrumento de coleta de dados consistiu em entrevistas semi-estruturadas com professores de três faixas de idades: 0 a 2 anos; 3 a 5anos e 6 a 7 anos. Como principais resultados obtivemos que os professores percebem momentos críticos do desenvolvimento das crianças e, as explicações oscilam, ora, em concepções biologicistas de desenvolvimento, ora, em concepções inatistas, atribuindo as crises à criança, à sua personalidade e, até à família. Essas análises preliminares merecem aprofundamento sobre a compreensão dos aspectos subjetivos envolvidos nas práticas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (9) Doutorado: (5) . Integrantes: Maria Aparecida Mello - Coordenador / Selva Maria de Guimarães Barreto - Integrante / Muriane Sirlene Silva de Assis - Integrante / Kellen Fabiana Sitta - Integrante / Eunice Martin Rittmeister - Integrante / Douglas Aparecido de Campos - Integrante / Fabiana Aparecida de Moraes - Integrante / Adriana Maria Caram - Integrante / Ester Almeida Helmer - Integrante / Mariana Cristina Pedrino - Integrante / Gisele Maria de Lucca - Integrante / Luciane de Araújo Góes Rissi - Integrante / Lucilene Briganti - Integrante / Rita de Cássia Petrenas - Integrante / Rita de Nazareth Souza Bentes - Integrante / Evandro da Silva Neto - Integrante. Número de produções C, T A: 11 / Número de orientações: 3
      Membro: Maria Aparecida Mello.
      Descrição: As três pesquisas que compõem esse projeto estão vinculadas ao grupo do CNPq: ?Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Escola de Vigotsky? e foram realizadas no âmbito da disciplina: ?O desenvolvimento cultural da criança na perspectiva Histórico-Cultural: implicações para a prática pedagógica?, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. A prática pedagógica dos professores é uma atividade cultural que, por intermédio de signos, possibilita às crianças se apropriar da cultura em que vivem. Por isso, ela é intencional e mediatizadora, devendo estar sob constante reflexão. Em contrapartida, as relações diárias com as crianças exigem dos professores o aprofundamento do seu conhecimento sobre o desenvolvimento infantil, de forma que possam compreender as atitudes das crianças e ajudá-las a superar os momentos críticos desse desenvolvimento, denominados por Vigotsky de ?crises?. O objetivo que articulou as três pesquisas foi o de analisar se os professores percebem e, como explicam os momentos de crise no desenvolvimento das crianças, com base em suas práticas pedagógicas. O referencial metodológico e de análise dos resultados foi pautado na Teoria Histórico-Cultural, apoiado no método dialético- marxista-leninista. Sua importância configura-se na investigação dos produtos da atividade humana, a partir de um processo de objetivação do subjetivo, penetrando nos pensamentos do homem subjacentes à sua ação.O instrumento de coleta de dados consistiu em entrevistas semi-estruturadas com professores de três faixas de idades: 0 a 2 anos; 3 a 5anos e 6 a 7 anos. Como principais resultados obtivemos que os professores percebem momentos críticos do desenvolvimento das crianças e, as explicações oscilam, ora, em concepções biologicistas de desenvolvimento, ora, em concepções inatistas, atribuindo as crises à criança, à sua personalidade e, até à família. Essas análises preliminares merecem aprofundamento sobre a compreensão dos aspectos subjetivos envolvidos nas práticas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Douglas Aparecido de Campos - Coordenador / Maria Aparecida Mello - Integrante.
      Membro: Douglas Aparecido de Campos.
    11. 2007-2007. As Percepcoes de Educadoras de Creche sobre a Crise do Primeiro Ano
      Descrição: O presente trabalho é parte de uma pesquisa maior, desenvolvida no âmbito da disciplina ?O desenvolvimento cultural da criança na perspectiva Histórico-Cultural: implicações nas práticas educativas?do Programa de Pós-graduação em Educação/ UFSCar, na qual buscamos verificar se as educadoras que atuam na Educação Infantil percebem e como explicam os momentos de crises no desenvolvimento infantil. Para tanto, desenvolvemos a pesquisa em uma creche pública, no município de Araraquara, com profissionais que trabalham com a faixa etária de zero a dois anos de idade. Embora, Vigotsky denomina esse momento de ?Crise do Primeiro Ano?, entendemos que ela não ocorre rigorosamente apenas nessa idade. Utilizamos como instrumento de coleta de dados, entrevistas semi-estruturadas, com cinco educadoras de creche. Como principais resultados pudemos identificar que mesmo sem possuírem uma formação adequada, as educadoras percebem a existência da crise no desenvolvimento das crianças. Os pontos mais relevantes, destacados nas diversas falas das professoras foram os momentos em que as crianças começam a falar e a andar, sendo estas as principais características apontadas na Teoria Histórico-Cultural como crise do primeiro ano.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Aparecida Mello - Integrante / Muriane S. S. de Assis - Integrante / Douglas Aparecido de Campos - Coordenador / Fabiana Aparecida de Moraes - Integrante / Evandro da Silva Neto - Integrante. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 2
      Membro: Maria Aparecida Mello.
      Descrição: O presente trabalho é parte de uma pesquisa maior, desenvolvida no âmbito da disciplina ?O desenvolvimento cultural da criança na perspectiva Histórico-Cultural: implicações nas práticas educativas?do Programa de Pós-graduação em Educação/ UFSCar, na qual buscamos verificar se as educadoras que atuam na Educação Infantil percebem e como explicam os momentos de crises no desenvolvimento infantil. Para tanto, desenvolvemos a pesquisa em uma creche pública, no município de Araraquara, com profissionais que trabalham com a faixa etária de zero a dois anos de idade. Embora, Vigotsky denomina esse momento de ?Crise do Primeiro Ano?, entendemos que ela não ocorre rigorosamente apenas nessa idade. Utilizamos como instrumento de coleta de dados, entrevistas semi-estruturadas, com cinco educadoras de creche. Como principais resultados pudemos identificar que mesmo sem possuírem uma formação adequada, as educadoras percebem a existência da crise no desenvolvimento das crianças. Os pontos mais relevantes, destacados nas diversas falas das professoras foram os momentos em que as crianças começam a falar e a andar, sendo estas as principais características apontadas na Teoria Histórico-Cultural como crise do primeiro ano.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Douglas Aparecido de Campos - Coordenador / Maria Aparecida Mello - Integrante.
      Membro: Douglas Aparecido de Campos.
    12. 2007-2007. A Percepcao dos Professores de Educacao Infantil sobre a Crise dos Tres Anos.
      Descrição: Este trabalho é parte de uma pesquisa maior realizada na disciplina ?O desenvolvimento da criança na perspectiva Histórico-Cultural: implicações nas práticas educativas? oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), cujo objetivo foi verificar a percepção do professor de educação infantil quanto ao conceito vygotskyano de ?crise? no desenvolvimento da criança. Como procedimento metodológico realizamos entrevistas semi-estruturadas com professores de duas creches, localizadas em universidades públicas da cidade de São Carlos/SP. Embora, Vigotsky denomine ?crise dos três anos?, entendemos que ela não ocorre rigorosamente apenas nesta idade. Para tanto enfocamos nesta pesquisa as características específicas de crianças na faixa etária de três a cinco anos, na perspectiva dos professores. Os resultados preliminares demonstram que os professores apresentam indícios de que percebem algumas mudanças no desenvolvimento de crianças no período de três a cinco anos. Esses professores sinalizam aspectos de crise no desenvolvimento, tais como: a rebeldia e o negativismo. Eles apontam, ainda, dificuldades em trabalhar com crianças que apresentam tais manifestações, bem como, sinalizam a necessidade de conhecerem a estrutura psicológica da criança para definir estratégias metodológicas, capazes de contribuir com desenvolvimento das funções psíquicas da criança.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Maria Aparecida Mello - Integrante / Kellen Fabiana Sitta - Integrante / Douglas Aparecido de Campos - Coordenador / Adriana Maria Caram - Integrante / Ester Almeida Helmer - Integrante / Mariana Cristina Pedrino - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Maria Aparecida Mello.
      Descrição: Este trabalho é parte de uma pesquisa maior realizada na disciplina ?O desenvolvimento da criança na perspectiva Histórico-Cultural: implicações nas práticas educativas? oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), cujo objetivo foi verificar a percepção do professor de educação infantil quanto ao conceito vygotskyano de ?crise? no desenvolvimento da criança. Como procedimento metodológico realizamos entrevistas semi-estruturadas com professores de duas creches, localizadas em universidades públicas da cidade de São Carlos/SP. Embora, Vigotsky denomine ?crise dos três anos?, entendemos que ela não ocorre rigorosamente apenas nesta idade. Para tanto enfocamos nesta pesquisa as características específicas de crianças na faixa etária de três a cinco anos, na perspectiva dos professores. Os resultados preliminares demonstram que os professores apresentam indícios de que percebem algumas mudanças no desenvolvimento de crianças no período de três a cinco anos. Esses professores sinalizam aspectos de crise no desenvolvimento, tais como: a rebeldia e o negativismo. Eles apontam, ainda, dificuldades em trabalhar com crianças que apresentam tais manifestações, bem como, sinalizam a necessidade de conhecerem a estrutura psicológica da criança para definir estratégias metodológicas, capazes de contribuir com desenvolvimento das funções psíquicas da criança.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Douglas Aparecido de Campos - Coordenador / Maria Aparecida Mello - Integrante.
      Membro: Douglas Aparecido de Campos.
    13. 2007-2007. A Percepcao Dos Professores de Ensino Fundamental sobre a Crise dos Sete Anos.
      Descrição: O objetivo desta pesquisa foi analisar, por meio de respostas obtidas em entrevistas, a concepção dos professores de Ensino Fundamental da rede pública e privada com relação aos comportamentos e às atitudes manifestadas pelos educandos, da faixa etária entre seis e sete anos, durante o seu desenvolvimento no ambiente de ensino-aprendizagem escolar. Este trabalho se constitui de um corpus construído por meio de entrevistas com roteiro semi-estruturado. A compreensão dos dados foi fundamentada à luz dos pressupostos de Vygotski (1996) com relação ao desenvolvimento histórico cultural da criança na fase escolar especificando a crise das idades no decorrer do desenvolvimento da criança. Esta análise foi organizada a partir das seguintes diretrizes: percepção e explicação do processo de periodização do desenvolvimento humano; verificação e análise dos comportamentos e atitudes manifestadas pelos educandos da faixa etária entre seis e sete anos durante o seu desenvolvimento no ambiente de ensino-aprendizagem escolar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (4) . Integrantes: Maria Aparecida Mello - Integrante / Selva Maria de Guimarães Barreto - Integrante / Eunice Martin Rittmeister - Integrante / Douglas Aparecido de Campos - Coordenador / Gisele Maria de Lucca - Integrante / Luciane de Araújo Góes Rissi - Integrante / Lucilene Briganti - Integrante / Rita de Cássia Petrenas - Integrante / Rita de Nazareth Souza Bentes - Integrante.
      Membro: Maria Aparecida Mello.
      Descrição: O objetivo desta pesquisa foi analisar, por meio de respostas obtidas em entrevistas, a concepção dos professores de Ensino Fundamental da rede pública e privada com relação aos comportamentos e às atitudes manifestadas pelos educandos, da faixa etária entre seis e sete anos, durante o seu desenvolvimento no ambiente de ensino-aprendizagem escolar. Este trabalho se constitui de um corpus construído por meio de entrevistas com roteiro semi-estruturado. A compreensão dos dados foi fundamentada à luz dos pressupostos de Vygotski (1996) com relação ao desenvolvimento histórico cultural da criança na fase escolar especificando a crise das idades no decorrer do desenvolvimento da criança. Esta análise foi organizada a partir das seguintes diretrizes: percepção e explicação do processo de periodização do desenvolvimento humano; verificação e análise dos comportamentos e atitudes manifestadas pelos educandos da faixa etária entre seis e sete anos durante o seu desenvolvimento no ambiente de ensino-aprendizagem escolar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Douglas Aparecido de Campos - Coordenador.
      Membro: Douglas Aparecido de Campos.
    14. 2005-2013. Comunidade On Line de Educacao Infantil
      Descrição: O presente projeto propõe-se a utilizar o ambiente Web no formato de uma Comunidade On Line de Educação Infantil para a inovação de linguagens referentes à formação inicial e continuada de professores e professoras de Educação Infantil, visando o aprofundamento das questões relativas às aprendizagens dos professores experientes e futuros professores de Educação Infantil, bem como, a geração de propostas de melhoria da qualidade da educação da criança de 0 a 6 anos. A intenção é de que o conjunto das seções que integram esse ambiente virtual possa gerar aprendizagens e, ao mesmo tempo, funcionar como mediadores dessas aprendizagens entre professores, alunos universitários e demais usuários desse sistema, ampliando os espaços de extensão universitária e investigação científica na área de Educação Infantil. Esse objetivo envolve desafios de duas naturezas: o primeiro, refere-se à implementação de ferramentas de aprendizagens individuais e/ou coletivas em um ambiente educativo inovador e diferente dos tradicionais na área de Educação Infantil; o segundo, diz respeito ao uso da Internet, que apesar do seu inegável potencial de acesso e compartilhamento de conhecimentos a qualquer indivíduo, em espaços e tempos ilimitados, oferece ainda dificuldades de seleção, organização e avaliação dos conhecimentos acadêmicos, publicados em uma linguagem técnica que invariavelmente impede a sua assimilação por indivíduos externos à academia, principalmente, os professores, os quais, geralmente, são os focos das pesquisas desenvolvidas na área da Educação que pretendem contribuir para a melhoria da educação no país. A dispersão desses conhecimentos em diferentes fontes e formas de acesso na internet, geralmente, desmotiva, confunde ou deixa perdido em um turbilhão de informações aqueles que desconhecem os seus meandros, excluindo-os desse benefício social e cultural. Para tanto, o referencial teórico que subsidia o projeto refere-se à Teoria Histórico-Cultural.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (4) . Integrantes: Maria Aparecida Mello - Integrante / Douglas Aparecido de Campos - Coordenador. Financiador(es): Universidade Federal de São Carlos - Bolsa. Número de produções C, T A: 43 / Número de orientações: 15
      Membro: Maria Aparecida Mello.
    15. 2005-2006. A Brincadeira na Educacao Infantil: significado e sentido para professores de Educacao Infantil e de Educacao Fisica
      Descrição: Este projeto faz parte do Grupo do CNPq: Núcleo de Estudos sobre a Escola de Vigotsky - NEEVY. Os objetivos dessa pesquisa são: a) levantar e analisar as influências e conseqüências da concepção de brincadeira expressa por professores de Educação Infantil nas suas atividades com as crianças; b) como elas são propostas por eles; c) quais os tipos de intervenções eles realizam junto às crianças no momento da brincadeira; d) analisar as concepções de corpo subjacentes às brincadeiras; e) discutir as manifestações de preconceito contidas nas brincadeiras das crianças; f) levantar e analisar os espaços e tempos destinados às brincadeiras das crianças. Parte dos resultados dessa pesquisa será utilizado em duas pesquisas de mestrado e uma de doutorado. O projeto conta com um bolsista de iniciação científica da graduação em Educação Física, financiado pela PROEX/UFSCar processo nº23112.003056/2005-49.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Aparecida Mello - Coordenador / Dijnane Fernanda Vedovatto Iza - Integrante / Kellen Fabiana Sitta - Integrante / Gustavo Piccolo - Integrante / Adan Parisi - Integrante / Douglas Aparecido de Campos - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de São Carlos - Bolsa. Número de produções C, T A: 26 / Número de orientações: 4
      Membro: Maria Aparecida Mello.
    16. 2003-2005. Brasil Alfabetizado: Formacao de Professores de Jovens e Adultos I e II. Processo PROEX na 23112.000853/2003-80.
      Descrição: A presente proposta é parte integrante do Programa Brasil Alfabetizado, lançado pelo Governo Federal do Brasil. Este programa prevê a apresentação de projetos e propostas elaborados por diferentes segmentos da sociedade. Assim, a UFSCar e a Prefeitura Municipal de São Carlos estabeleceram uma parceria para desenvolver o referido programa. O plano de trabalho foi enviado ao MEC/FNDE, em 11 de maio de 2003, tendo sido aprovado, no dia 12 de maio de 2003, pelo Ministro da Educação. O objetivo principal foi articular os esforços que já vêm sendo feitos na cidade de São Carlos para o desenvolvimento de iniciativas de educação de jovens e pessoas adultas, como educação ao longo da vida. Assim, foram reunidas pessoas das duas instituições que desenvolvem trabalho nesta área, possibilitando a expansão da alfabetização de adultos. Objetivos: 1) implementar a formação de alunos de licenciatura da UFSCar e demais universidades e/ou faculdades interessadas; de alunos do magistério do Ensino Médio e CEFAM da cidade de São Carlos para assumirem o papel de educadores e educadoras de educação de jovens e adultos; 2) possibilitar aos formadores o acesso ao conhecimento sobre a alfabetização de jovens e adultos e, ainda, os instrumentos para a sua concretização; 3) discutir, analisar e refletir sobre questões emergentes na alfabetização de jovens e adultos em nossa sociedade. O projeto envolveu três fases, sendo as duas primeiras com duração de 60 horas cada uma e a terceira com 30 horas. A primeira etapa foi dedicada a um curso presencial para formação dos educadores, no qual os estudantes conheceram a temática , as comunidades em que iriam atuar e tiveram acesso ao conhecimento instrumental para alfabetizar. Nesta fase ainda foi realizada a montagem das turmas de alfabetizandos. A segunda etapa referiu-se ao acompanhamento dos educadores durante o período de aulas, por meio de uma disciplina na universidade. A terceira etapa foi a realizaçào de um Congresso na área.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (40) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Maria Aparecida Mello - Coordenador / Roseli Rodrigues de Mello - Integrante / Claúdia Raimundo Reyes - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de São Carlos - Cooperação / Miinistério da Educação - Auxílio financeiro / Prefeitura Municipal de São Carlos - Cooperação. Número de produções C, T A: 13
      Membro: Maria Aparecida Mello.
    17. 2003-2004. Estudos Colaborativos em Formacao Inicial e Continuada de professores. I e II. Processo PROEX no 23112.001771/2002-91
      Descrição: O presente projeto de extensão faz parte da linha de pesquisa "Estudos na Abordagem Histórico-Cultural sobre o Desenvolvimento Humano e sua Implicações Pedagógicas" e tem como finalidade principal a preparação dos alunos da universidade para o exercício profissional por intermédio de ACIEPE e, ainda, a formação continuada dos professores envolvidos nas atividades. Nesta perspectiva, a metodologia empregada no projeto foi a abordagem colaborativa, que proporciona aos professores e alunos envolvidos a chance de desenvolver novas formas de trabalhar as atividades com as crianças, de questionar procedimentos e concepções, de refletir sobre suas ações e reformular sua prática.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Maria Aparecida Mello - Coordenador / Agnaldo Arroio - Integrante / Micheli F Machado - Integrante / Cindi C Prates - Integrante / Hilda Maria Monteiro - Integrante / Erika Regina Bregagnolo - Integrante / Rosana Izabel Cerino de Almeida - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de São Carlos - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 9
      Membro: Maria Aparecida Mello.
    18. 2002-2005. Educacao Infantil: Aprendizagem e desenvolvimento profissional em contextos integrados: A qualidade de educacao infantil nas percepcoes das criancas, professoras e funcionarios de uma creche e pre-escola
      Descrição: Esta pesquisa está sendo desenvolvida na cidade de Araraquara, em um centro de Educação Infantil e é parte da rede de pesquisadores sobre ?Qualidade na Educação Infantil: Contextos Integrados em Educação Infantil? composta por quatro países: Brasil. Espanha, Portugal e Inglaterra. A equipe brasileira é coordenada pela Profª Drª Tizuko M. Kishimoto da Faculdade de Educação ? USP/São Paulo. Esta Rede de Pesquisadores tem por proposta formar pesquisadores em rede para avaliar e desenvolver, em colaboração, a qualidade em contextos integrados de educação infantil. O Projeto de Pesquisa que desenvolvemos em Araraquara tem por interesse a formação de pesquisadores para a área, bem como a definição de caminhos, diretrizes e fundamentos que possam ser partilhados e definidores de novos e profícuos caminhos para a história de qualidade de atendimento nas instituições de Educação Infantil. O foco principal é o desenvolvimento de um projeto integrado de pesquisa sobre as questõe O projeto está baseado no processo de construção de uma parceria entre o grupo de pesquisa e as educadoras da creche escolhida para o desenvolvimento do trabalho. Participantes da pesquisa: professora da UFSCar; professora da UNESP de Araraquara que coordena o projeto; professora da UNIARARAS; uma doutoranda da UNESP e uma mestranda da UFSCar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Maria Aparecida Mello - Integrante / Maristela Angotti - Coordenador / Taciana M. Sambrano - Integrante / Cláudia C.F.Guilherme - Integrante / Muriane S. S. de Assis - Integrante. Número de produções C, T A: 5
      Membro: Maria Aparecida Mello.
    19. 2002-2004. Educacao Infantil na abordagem historico-cultural: Desenvolvimento da Crianca, Movimento, Praticas Pedagogicas e Formacao de Professores
      Descrição: Esta proposta é destinada ao aprofundamento de referenciais teóricos para análise da educação. Deste projeto - de caráter teórico - derivam vários subprojetos dos alunos de mestrado e doutorado. Ligado ao grupo de pesquisa do CNPq intitulado: Estudos na abordagem histórico-cultural sobre o desenvolvimento humano e suas implicações pedagógicas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Maria Aparecida Mello - Coordenador / Itacy Salgado Basso - Integrante / Andréia Cristina Metzner - Integrante / Angélica Maria Durens Cordeiro - Integrante / LETÍCIA ALVAREZ YAMAGUCHI DE MORAES - Integrante / Dijnane Fernanda Vedovatto Iza - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa. Número de produções C, T A: 12 / Número de orientações: 6
      Membro: Maria Aparecida Mello.
    20. 1999-2004. A abordagem historico-cultural sobre o desenvolvimento humano e suas implicacoes pedagogicas: praticas pedagogicas e formacao de professores
      Descrição: Projeto de pesquisa ligado ao grupo de pesquisa do CNPq intitulado ?Estudos na abordagem histórico-cultural sobre o desenvolvimento humano e suas implicações pedagógicas?, fundamentado na perspectiva teórica histórico-cultural de inspiração marxista, visando compreender o desenvolvimento humano - especialmente da criança e adolescente - e estabelecer implicações para o desenvolvimento da prática pedagógica e para a formação de professores. Esta proposta é originária de um grupo de estudo formado por professores, mestrandos e doutorandos do PPGE que se propôs a ler e discutir textos da escola de Vigotski e outros autores ligados à perspectiva histórico-social com a finalidade de aprofundamento de referenciais teóricos para análise da educação. Deste projeto - de caráter teórico - derivaram vários subprojetos dos alunos de mestrado e doutorado.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Maria Aparecida Mello - Integrante / Itacy Salgado Basso - Coordenador / Helma pio Mororó - Integrante / Leila Leane Lopes Leal - Integrante / Leila Pio Mororó - Integrante / Beatriz de Cássia Boriollo - Integrante / Muriane Sirlene Silva de Assis - Integrante / Maria Inês Crnkovic Octaviani - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T A: 30
      Membro: Maria Aparecida Mello.
    21. 1999-2004. Diagnostico das Creches Municipais de Sao Carlcos. FAPESP no 99/11608-0
      Descrição: A relevância e o desafio que este trabalho anuncia são de duas ordens principais: a primeira é a possibilidade de se introduzir, em um equipamento de Educação Infantil, uma concepção educacional que esteja baseada em novos pressupostos, pois, até então, estava vinculado a uma perspectiva educacional assentada na assistência e no bem-estar social. A segunda, a necessidade de não escolarizar tal rede, principalmente em seus aspectos normativos e disciplinares. Portanto, o desafio a ser enfrentado será o de introduzir a creche nesta tênue fronteira entre a escola e a educação, desenvolvendo novas possibilidades de práticas para as educadoras de creche e para a elaboração de uma política pública de educação infantil partilhada entre as professoras, as diretoras, a prefeitura e a universidade. A perspectiva desta parceria é delinear políticas de educação de qualidade para as crianças pequenas da cidade de São Carlos, principalmente àquelas provenientes de famílias de baixo poder aquisitivo, maioria da população das creches. Além disso, esperamos que tais políticas transcendam os limites do município e se instalem em outros. Para tanto, o presente projeto caracteriza-se em duas etapas fundamentais: a primeira delas é a elaboração de um diagnóstico da rede municipal de creches de São Carlos, com o intuito de caracterizar as condições atuais de funcionamento dos equipamentos e, ao mesmo tempo, constituir um banco de dados para informatizar essa rede, propiciando condições para uma forma alternativa de gestão, de racionalização, de sistematização, de atualização dos dados desta rede pública e acesso a eles para a produção de políticas municipais no âmbito da Educação Infantil.Participam deste projeto: 3 professoras da UFSCar; um professor da EESC/USP e duas pessoas da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São Carlos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) . Integrantes: Maria Aparecida Mello - Integrante / Itacy Salgado Basso - Integrante / Anete Abramowicz - Coordenador / Admir Basso - Integrante / Dijnane Fernanda Vedovatto Iza - Integrante / Maria Inês Crnkovic Octaviani - Integrante / Isabel Cristina de Jesus Brandão - Integrante / Carlos Eduardo Casarini Geronimo - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de São Carlos - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 23 / Número de orientações: 2
      Membro: Maria Aparecida Mello.
    22. 1999-2001. Estudos sobre a Escola de Vigotski - Educacao Infantil, Educacao Fisica, Movimento e Formacao de Professores
      Descrição: Este projeto é desenvolvido nas atividades docentes no Departamento de Metodologia de Ensino, de forma a estudar e aprofundar aspectos da Escola de Vigotski no que diz respeito às áreas de Educação Infantil, Educação Física, Pedagogia e Formação Continuada de Professores. Nele estão inseridos os trabalhos de conclusão de curso dos alunos orientados pela pesquisadora.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Maria Aparecida Mello - Coordenador. Número de produções C, T A: 30 / Número de orientações: 2
      Membro: Maria Aparecida Mello.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Doutora, Universidade Federal de São Carlos.. 2001.
      Membro: Maria Aparecida Mello.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (66)
    1. IV FÓRUM ISCAR - BRASIL CENÁRIOS DA TEORIA DA ATIVIDADE SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL NOS CONTEXTOS DOS GRUPOS DE PESQUISA DO BRASIL.Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Escola de Vigotsky - NEEVY. 2017. (Outra).
    2. III COLÓQUIO INTERNACIONAL ENSINO DESENVOLVIMENTAL: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos.Ensino Desenvolvimental e Educação: "L. F. Obukhova e A. Z. Zak". 2016. (Simpósio).
    3. VII SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÕES E TESES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO.Avaliador de Trabalhos Científicos. 2015. (Seminário).
    4. 2º Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural e 13ª Jornada do Núcl de Ensino de Marília eo. Uso dos Brinquedos pela Criança na Primeira Infância: focalizando a Teoria Histórico-Cultural. 2014. (Congresso).
    5. Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis.reunião de Coordenação Geral e Comitê coordenador do FONAPRACE. 2014. (Outra).
    6. II Colóquio Internacional: Ensino Desenvovlimental - Vida, Pensamento e Obra dos Principais Representantes Russosto. Valeria S. Mukhina: Teoria do Desenvolvimento Histórico e Ontogenético das Unidades Estruturais de Auto-Consciência.. 2014. (Congresso).
    7. VI Seminário de Dissertações e teses do Programa de Pós-Graduação em Educação.avaliadora de dissertações. 2014. (Outra).
    8. VI SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÕES E TESES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO.Avaliadora de Trabalhos Científicos. 2014. (Seminário).
    9. FONAPRACE. 2013. (Outra).
    10. Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis.Reunião de Trabalho do Observat´rio FONAPRACE. 2013. (Outra).
    11. Fórum regional Sudeste do FONAPRACE.Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis - Regional Sudeste. 2013. (Outra).
    12. V Seminário de Dissertações e teses do Programa de Pós-Graduação em Educação.debatedora e avaliadora de dissertações e teses. 2013. (Outra).
    13. Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis.Reunião Extraordinária do FONAPRACE. 2012. (Outra).
    14. I Colóquio Internacional: Ensino Desenvovlimental - Vida, Pensamento e Obra dos Principais Representantes Russosto.Bases conceituais da obra de A. V. Petrovsky: implicações nos processos de ensinar e aprender na escola.. 2012. (Outra).
    15. I Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural e 11ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília. Diagnóstico do Acesso aos Bens Culturais Proporcionado pela Família e Escolas às Crianças e Adolescentes com deficiências. 2012. (Congresso).
    16. I Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural e 11ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília. Importância da Teoria Histórico-Cultural para os Processos de Ensino e de Aprendizagem. 2012. (Congresso).
    17. IV Seminário de Dissertações e Teses do Programa de Pós-Graduação em Educação.Debatedora e avaliadora dos trabalhos apresentados. 2012. (Seminário).
    18. 9ª Jornada Científica e Tecnológica da UFSCar.DIAGNÓSTICO DO ACESSO AOS BENS CULTURAIS PROPORCIONADO PELA FAMÍLIA E ESCOLA ÀS CRIANÇAS E ADOLESCENTES PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS.. 2011. (Outra).
    19. EIDE - Encontro Iberoamericano de Educação.A Importância do Registro da Prática Pedagógica com Crianças de Zero a três anos. 2011. (Encontro).
    20. EIDE - Encontro Iberoamericano de Educação.Internet: UUm Espaço de Interação ou Mediação na Formação de Docentes de Educação Infantil?. 2011. (Encontro).
    21. V Workshop de Grupos de Pesquisa - 9ª Jornada Científica e Tecnológica da UFSCar.Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Escola de vigotsky - NEEVY. 2011. (Outra).
    22. EECERA - European Early Childhood Education Research Association. Interactive Histories and Culture. 2010. (Congresso).
    23. Congresso de Leitura do Brasil - 17º COLE. Comunidade on-line de Educação Infantil: os desafios e conquistas da leitura em ambiente virtual. 2009. (Congresso).
    24. Extenso 2009 - Extension y Sociedad. A Extensão Universitária e a Dignidade dos Alunos de Origem Popular. 2009. (Congresso).
    25. Extenso 2009 - Extension Y Sociedad. Comunidade On Line de Educação Infantil. 2009. (Congresso).
    26. IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.O Desenvolvimento Cultural do Ser Humano: Implicações nas Práticas Educativas. 2009. (Encontro).
    27. IX ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE.Crises das Idades: os entraves nas Práticas Docentes e as Implicações no Desenvolvimento da Criança. 2009. (Encontro).
    28. IX ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE.As Concepções de Corpo e Movimento de Professoras Nas Práticas Educativas: Significado e Sentido de Atividades de Brincadeira s na Educação Infantil. 2009. (Encontro).
    29. V Congresso Paulista de Educação Infantil: balanço de uma década de luta. Coordenadora de Sessão de Comunicação Oral. 2009. (Congresso).
    30. V Congresso Paulista de Educação Infantil: balanço de uma década de luta. Memória: uma década de debate epistemológico sobre a educação da infância. 2009. (Congresso).
    31. 1º Encontro dos Profissionais de Educação Infantil.As Professoras da Infância e suas Práticas. 2008. (Encontro).
    32. III Seminário de Epistemologia e Teorias da Educação e IV Colóquio de Epistemologia da Educação Física.As CONCEPÇÕES DE CORPO E MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.. 2008. (Seminário).
    33. I Seminário de Grupos de Pesquisa sobre crianças e infâncias: Tendências e desafios contemporâneos - 1º GRUPECI.A brincadeira no desenvolvimento infantil. 2008. (Seminário).
    34. I Seminário de Grupos de Pesquisa sobre crianças e infâncias: Tendências e desafios contemporâneos - 1º GRUPECI.Comunidade On Line de Educação Infantil. 2008. (Seminário).
    35. I Seminário de Grupos de pesquisa sobre crianças e infâncias: tendências e desafios contemnporâneos - 1º GRUPECI.O desenvolvimento da criança na perspectiva histórico-cultural: a percepção e explicação dos professores sobre as crises em diferentes idades. 2008. (Seminário).
    36. I Seminário de Grupos de Pesquisa sobre crianças e infâncias: Tendências e desafios contemporâneos - 1º GRUPECI.O desenvolvimento cultural do ser humano: implicações nas práticas pedagógicas. 2008. (Seminário).
    37. Iº Encontro dos Profissionais de Educação Infantil.A percepção dos professores de Educação Infantil sobre a crise dos 3 anos. 2008. (Encontro).
    38. VI Seminário de Metodologia para projetos de Extensão (SEMPE).Estudos sobre a Escola de Vigotsky: metodologia colaborativa de formação inicial e continuada de professores. 2008. (Seminário).
    39. VI SEMINÁRIO DE METODOLOGIA PARA PROJETOS DE EXTENSÃO - SEMPE.Estudo sobre a Escola de Vigotsky: metodologia colaborativa de formação inicial e continuada de professores. 2008. (Seminário).
    40. XIV ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENISNO - ENDIPE. A Percepção dos Professores de Educação Infantil sobre a Crise dos Três Anos. 2008. (Congresso).
    41. XIV ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO - ENDIPE. A Percepção dos Professores de Ensino de Ensino Fundamental sobre a Crise dos Sete Anos. 2008. (Congresso).
    42. XIV ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO - ENDIPE. As Percepções de Educadoras de Creche Sobre a Crise do Primeiro Ano. 2008. (Congresso).
    43. 7ª Jornada Científica da UFSCar. Núcleo de Estudos , Pesquisa e Extensão sobre a Escola de Vigotsky - NEEVY. 2007. (Congresso).
    44. Colóquio: Repercussões do pensamento de Vigtoski na contemporaneidade: temas em debate. 2007. (Encontro).
    45. Colóquio Internacional: A Perspectiva Histórico-Cultural na Rússia: tendências atuais.. 2007. (Encontro).
    46. Congresso de Iniciação Científica - UFSCar. A importância das brincadeiras no desenvolvimento infantil. 2007. (Congresso).
    47. Congresso de Pós-Graduação UFSCar - 7ª Jornada Científica. A brincadeira das crianças de Educação Infantil sob o foco das educadoras. 2007. (Congresso).
    48. Congresso Internacional em Educação Escolar. GEPFEC-FCLAr- Araraquara-SP - "Necessidades emergentes da sociedade do conhecimento para a formação do educador: mitos e dasafios. ANÁLISE DAS MANIFESTAÇÕES PRECONCEITUOSAS NOS JOGOS. 2007. (Congresso).
    49. Mesa Redonda: a perspectiva histórico-cultural na Rússia: tendências atuais. 2007. (Encontro).
    50. A corporeidade na constituição da subjetividade humana. curso ministrado pela Profa. Dra Maria Febles elejalde da Universidad de la Habana - Cátedra de Vygotski, na I Conferência Internacional: O enfoque histórico-cultural em questão. 2006. (Outra).
    51. GT de Educação Infantil - Congresso de formação de professores.Grupo de Trabalho em Educação Infantil. 2006. (Outra).
    52. I Conferência Internacional: O Enfoque Histórico-Cultural em Questão. 2006. (Outra).
    53. II SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÕES E TESES.Sessão de apresentação de trabalhos. 2006. (Seminário).
    54. IV Congresso Paulista de Educação Infantil e I Simpósio Internacional de Educação Infantil. Políticas para a Infância em Creches Universitárias, conveniadas e comunitárias. 2006. (Congresso).
    55. IV Congresso Paulista de Educação Infantil e I Simpósio Internacional de Educação Infantil. Simpósio Infância e Mídia. 2006. (Congresso).
    56. IV Congresso Paulista de Educação Infantil e I Simpósio Internacional de Educação Infantil. Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão sobre a Escola de Vigotsky - NEEVY. 2006. (Congresso).
    57. PSICOLOGIA INFANTIL: paradigmas,.fatos, problemas. curso ministrado pela Profa. Dra Ludmila Filippovna Obukhova da Moscow State University na I Conferência Internacional: O Enfoque Histórico-Cultural em Questão.. 2006. (Outra).
    58. UMA ANÁLISE SEMÂNTICA DA CONCEPÇÃO DE VYGOTSKI. curso ministrado pelo Prof. Dr. Boris Guryevich Meshcheryakov da Moscow State University na I Conferência Internacional: o enfoque histórico-cultural em questão.. 2006. (Seminário).
    59. Vygotsky e Paulo Freire:especificidades e aproximações. curso ministrado pelo Prof. Dr. Guillermo Árias Beatón - Universidad de la Habana - Cátedra Vigotsky e pelo Prof. Dr. Alípio Casali - PUC. - enfoque histórico-cultural em questão. 2006. (Outra).
    60. 13º Congresso de Iniciação Científica. Debatedora no 13º Congresso de Iniciação Científica da UNAERP. 2005. (Congresso).
    61. I Seminário de Dissertações e Teses do programa de Pós-Graduação em Educação.Coordenadora de Sessão e Debatedora de trabalhos sobre a Educação Infantil. 2005. (Seminário).
    62. I Congresso Regional de Educação de Pessoas Jovens e Adultas. I Congresso Regional de Educação de Pessoas Jovens e Adultas. 2003. (Congresso).
    63. Conferência Busca do Futuro.Conferência de Busca do Futuro. 2002. (Outra).
    64. IV SEMPE - SEMINÁRIO DE METODOLOGIA DE PROJETOS DE EXTENSÃO.Coordenadora da Sessão de Comunicações sobre o tema Direitos Humanos e Cidadania.. 2001. (Seminário).
    65. 2º Congresso de Extensão das Universidades Públicas da Região sudeste. Educação Continuada de Professores de 1ª a 4ª Séries do Ensino Fundamental: Planejamentpo, Rotinas de trabalho em sala de aula e avaliação. 1999. (Congresso).
    66. 2º Congresso de Extensão das Universidades Públicas da Região Sudeste. Escola Pública Estadual na UFSCar: 1º Encontro de Educação Continuada. 1999. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (12)
    1. MELLO; CAMPOS, Douglas Aparecido de ; MASCARENHAS, Tárcila Santos Souza ; MASCIOLI, S. A. Z. ; GAMA, C. F. ; MANTOVANI, L. ; VIEIRA, L. ; LIMA, R. A. B. ; GRANZOTTI, F. D. G. ; GONZALEZ, A. G. G. ; BOLZAN, W. J.. II Seminário de Projetos de Extensão sobre a Escola de Vigotsky. 2014. Outro
    2. MELLO; CAMPOS, Douglas Aparecido de. Seminário de Projetos de Extensão sobre a Escola de Vigotsky. 2012. Outro
    3. MELLO; MELLO, Suely Amaral ; ANGOTTI, Maristela ; FARIA, Ana Goulart de ; NASCIMENTO, M. L. B. ; PINAZZA, Mônica Appezatto ; YAZLLE, Elisabeth Gelli. V Congresso Paulista de Educação Infantil - COPEDI. 2009. Congresso
    4. MELLO; MELLO, Sueli Amaral ; NASCIMENTO, M. L. B. ; ANGOTTI, Maristela ; YAZLLE, Elisabeth Gelli ; SERRAO, C. ; Faria. V COPEDI - CONGRESSO PAULISTA DE EDUCAÇÃO INFANTIL. 2008. Congresso
    5. MELLO; PINAZZA, Mônica Apezzato ; YAZLLE, Elisabeth Gelli ; ANGOTTI, Maristela ; FARIA, Ana Goulart de. IV CONGRESSO PAULISTAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL. 2006. Congresso
    6. MELLO; ABRAMOWICZ, Anete ; MELLO, Suely Amaral ; PALHARES, M. ; ASSUNCAO, L. B.. Seminário sobre o Ensino Fundamental de 9 Anos: Implicações para a Educação Infantil. 2006. Outro
    7. MELLO; MELLO, Roseli Rodrigues de ; REYES, Cláudia Raimundo ; CAMPOS, Douglas Aparecido de. I Congresso Regional de Educação de Pessoas Adultas - CREPA. 2004. Congresso
    8. MELLO; PINAZZA, Mônica Apezzato. Seminário Pedagogia da Infância: questões conceituais em confronto. 2004. Congresso
    9. MELLO. I Congresso Regional de Educação de Pessoas Adultas - CREPA. 2004. (Congresso).. . 0.
    10. MELLO. III Congresso Paulista de Educação Infantil - COPEDI. 2003. (Congresso).. . 0.
    11. MELLO; ABRAMOWICZ, Anete ; BASSO, Itacy Salgado. I Congresso de Educação Infantil de São Carlos: A Hora e a Vez da Professora de Educação Infantil. 2000. Congresso
    12. MELLO; ABRAMOWICZ, Anete. I Encontro de Educação Infantil de São Carlos: A Hora e a Vez da Educação Infantil. 1999. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (7)
    • Maria Aparecida Mello ⇔ Douglas Aparecido de Campos (23.0)
      1. Mello, Maria Aparecida; CAMPOS, Douglas Aparecido de. A Teoria Histórico-Cultural e a Problemática dos Processos de Ensino e de Aprendizagem.. Cadernos da Pedagogia (Ufscar. Online). v. 7, p. 6/14-18, issn: 1982-4440, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. González, Abel Gustavo Garay ; CARAM, Adriana Maria ; CAMPOS, Douglas Aparecido de ; Mello, Maria Aparecida. Internet: um espaço de interação ou mediação na formação de docentes de Educação Infantil?. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. v. 8, p. 896-909, issn: 1982-5587, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. CAMPOS, Douglas Aparecido de ; Mello, Maria Aparecida. Inclusão: Acesso e Permanência no Ensino Superior Brasileiro. Políticas Educativas. v. 5, p. 15-31, issn: 1982-3207, 2012.
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    • Maria Aparecida Mello ⇔ Claudia Raimundo Reyes (2.0)
      1. MELLO; ZAINUN, Joice Aparecida Trisltz ; LIMA, Leila Aparecida Mendonça ; REYES, Cláudia Raimundo ; MELLO, Roseli Rodrigues de. Projeto Brasil Alfabetizado. Em: 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária e 3º Encontro Nacional de Avaliação Institucional de Extensão Universitária, 2004.
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    • Maria Aparecida Mello ⇔ Roseli Rodrigues de Mello (2.0)
      1. MELLO; ZAINUN, Joice Aparecida Trisltz ; LIMA, Leila Aparecida Mendonça ; REYES, Cláudia Raimundo ; MELLO, Roseli Rodrigues de. Projeto Brasil Alfabetizado. Em: 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária e 3º Encontro Nacional de Avaliação Institucional de Extensão Universitária, 2004.
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      2. MELLO, R. R. ; BENTO, P. E. G. ; MELLO, M. A. ; REYES, C. R. ; ZAINUM, Joice Ap. Trislz ; LIMA, Leila Ap. Mendoça. Alfabetização de jovens e adultos e inclusão digital. Em: 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária e 3º Encontro Nacional de Avaliação Institucional de Extensão Universitária, v. CD, p. 1-8, 2004.
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    • Maria Aparecida Mello ⇔ Ana Luiza Rocha Vieira Perdigão (1.0)
      1. MELLO; BASSO, Itacy Salgado ; PREDIGÃO, A. L. V. R. ; FREITAS, D. ; MAZZEU, F. J. C. ; MELLO, Suely Amaral de ; Rittmeister, E. M. m. ; SILVA, S. A. M. ; OCTAVIANI, M. I.. Educação continuada de Professores de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental: planejamento, rotinas de trabalho em sala de aula e avaliação. Em: II Encontro de Extensão da UFSCar: A Face Cidadã da Universidade, 1999, São Carlos. Cadernos de Resumo do II Encontro de Extensão da UFSCar: A face cidadã da Universidade. São Carlos: UFSCAR, v. único, p. 54-54, 1999.
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    • Maria Aparecida Mello ⇔ Denise de Freitas (1.0)
      1. MELLO; BASSO, Itacy Salgado ; PREDIGÃO, A. L. V. R. ; FREITAS, D. ; MAZZEU, F. J. C. ; MELLO, Suely Amaral de ; Rittmeister, E. M. m. ; SILVA, S. A. M. ; OCTAVIANI, M. I.. Educação continuada de Professores de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental: planejamento, rotinas de trabalho em sala de aula e avaliação. Em: II Encontro de Extensão da UFSCar: A Face Cidadã da Universidade, 1999, São Carlos. Cadernos de Resumo do II Encontro de Extensão da UFSCar: A face cidadã da Universidade. São Carlos: UFSCAR, v. único, p. 54-54, 1999.
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    • Maria Aparecida Mello ⇔ Luiz Gonçalves Junior (1.0)
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    • Maria Aparecida Mello ⇔ Paulo Eduardo Gomes Bento (1.0)
      1. MELLO, R. R. ; BENTO, P. E. G. ; MELLO, M. A. ; REYES, C. R. ; ZAINUM, Joice Ap. Trislz ; LIMA, Leila Ap. Mendoça. Alfabetização de jovens e adultos e inclusão digital. Em: 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária e 3º Encontro Nacional de Avaliação Institucional de Extensão Universitária, v. CD, p. 1-8, 2004.
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Data de processamento: 24/11/2017 12:06:53