Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Ana Luiza Rocha Vieira Perdigao

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1982), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1987) e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (2000). Atualmente é professora adjunta, nível IV da Universidade Federal de São Carlos. Desde o ano de 1995, tem sido responsável pela articulação de coordenação de projetos de extensão de grande porte, envolvendo grande número de docentes. A partir de 1998, responsabilizou-se pela implantação e coordenação de um projeto de extensão universitária, na área de educação, dirigido a segmentos empobrecidos da população e à formação de professores, por meio da participação de estudantes universitários em sua gestão e nas atividades educacionais do projeto. Este projeto, atualmente, envolve 60 alunos da universidade, atende, anualmente, a cerca de 450 jovens e adultos da comunidade de São Carlos e tem possibilitado experiências de inovação curricular que começam a ser objeto de pesquisa. Essa experiência tem possibilitado a identificação de um conjunto de problemas relevantes de pesquisa e a organização de uma equipe de pesquisa que iniciou o planejamento e desenvolvimento de investigações sistemáticas que possibilitem a produção de conhecimentos nas áreas de educação de jovens e adultos, formação de professores, currículo e políticas públicas. Ao mesmo tempo, mantém um vínculo estreito com a formação inicial de professores na área de Ciências Biológicas, o que possibilita a manutenção da trajetória acadêmica inicial com ênfase em processos de ensino-aprendizagem e formação de professores. Dedica-se, assim, prioritariamente à graduação e à formação dos alunos por meio de sua inserção em projetos de extensão e em iniciação científica (caracterizados aqui, em sua maioria, como trabalhos de conclusão de curso de graduação). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2296895720144665 (19/06/2011)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 1988-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Metodologia de Ensino. Rodovia Washington Luiz, Km 235 Monjolinho 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil Telefone: (016) 33518433 Fax: (016) 33518372
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (0)

    Prêmios e títulos

    • Total de prêmios e títulos (0)

      Participação em eventos

      • Total de participação em eventos (3)
        1. I Congresso Regional de Educação de Pesoas Adultas. Mesa Redonda "Formação de professores para educação de pessoas adultas". 2003. (Congresso).
        2. XLVI Congresso Nacional de BotÂnica. Mesa Redonda "O Ensino de Botânica em sua dimensão psico-pedagógica : o ensino, o currículo e a formação e a formação profissional". 1995. (Congresso).
        3. II Encontro REgional do Ensino das Ciências.Mesa Redinda "A formaçao do Professor das ciências e a Licenciatura no Estado de São Paulo". 1994. (Encontro).

      Organização de eventos

      • Total de organização de eventos (0)

        Lista de colaborações

        • Colaborações endôgenas (3)
          • Ana Luiza Rocha Vieira Perdigão ⇔ Denise de Freitas (1.0)
            1. MELLO; BASSO, Itacy Salgado ; PREDIGÃO, A. L. V. R. ; FREITAS, D. ; MAZZEU, F. J. C. ; MELLO, Suely Amaral de ; Rittmeister, E. M. m. ; SILVA, S. A. M. ; OCTAVIANI, M. I.. Educação continuada de Professores de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental: planejamento, rotinas de trabalho em sala de aula e avaliação. Em: II Encontro de Extensão da UFSCar: A Face Cidadã da Universidade, 1999, São Carlos. Cadernos de Resumo do II Encontro de Extensão da UFSCar: A face cidadã da Universidade. São Carlos: UFSCAR, v. único, p. 54-54, 1999.
              [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

          • Ana Luiza Rocha Vieira Perdigão ⇔ Maria Aparecida Mello (1.0)
            1. MELLO; BASSO, Itacy Salgado ; PREDIGÃO, A. L. V. R. ; FREITAS, D. ; MAZZEU, F. J. C. ; MELLO, Suely Amaral de ; Rittmeister, E. M. m. ; SILVA, S. A. M. ; OCTAVIANI, M. I.. Educação continuada de Professores de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental: planejamento, rotinas de trabalho em sala de aula e avaliação. Em: II Encontro de Extensão da UFSCar: A Face Cidadã da Universidade, 1999, São Carlos. Cadernos de Resumo do II Encontro de Extensão da UFSCar: A face cidadã da Universidade. São Carlos: UFSCAR, v. único, p. 54-54, 1999.
              [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

          • Ana Luiza Rocha Vieira Perdigão ⇔ Roseli Rodrigues de Mello (1.0)
            1. REALI, A. M. M. R. ; PERDIGÃO, A. L. R. V. ; BUENO, M. B. O. ; MELLO, R. R.. O desenvolvimento de um modelo 'construtivo-colaborativo'de formação continuada, centrado na escola: relato de uma experiência. Cadernos Cedes Educação Continuada. v. 36, n. 36, p. 65-76, issn: 0101-3262, 1995.
              [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




        Data de processamento: 24/11/2017 12:06:47