Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Claudia Raimundo Reyes

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (1989 e 1990), concluiu mestrado (1995) e doutorado (2000) em Educação, pelo Programa de Pós-graduação em Educação na UFSCar. Cursou parte de seu doutorado, na Universidad de Salamanca - Espanha, onde aprofundou seus estudos no Departamento de Teoría y História de la Educación, no Programa " Políticas Educativas y socioculturales:políticas de formación de profesores y profesionales para la Educacion de Adultos", RED PASSB, Proyecto Alfa. É professora da Universidade Federal de São Carlos (1997), Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas e credenciada no Programa de Pós-graduação em Educação (2000). Atua na área de Educação, Linguagem, Formação e Aprendizagem nos seguintes temas: processos de ensino e aprendizagem, leitura e escrita, letramento, aprendizagem da docência, na perspectiva da enunciação bakhtiniana e da teoria histórico-cultural. Pro-reitora de Graduação da UFSCar 2012-2016. Vice-presidente do Colégio de Pró-reitores de Graduação (2014) - do Colégio de Pró-reitores de Graduação. ANDIFES. Presidente do Colégio de Pró-reitores de Graduação (2015). ANDIFES (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5187942717120318 (19/02/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 1997-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. Rodovia Washington Luiz Km 235 Monjolinho 14802010 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 3351
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2010-Atual. Linguagem, formacao e aprendizagem
      Descrição: O grupo tem como meta o estudo da linguagem, dos processos de apropriação da língua, tanto no que diz respeito à aprendizagem do aluno, quanto à atuação de professores nesse processo. Busca contribuir com a investigação de teorias e práticas relacionadas ao ensino e a aprendizagem, em diferentes modalidades (presencial e a distância) e contextos educacionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) . Integrantes: Claudia Raimundo Reyes - Coordenador / Hilda Maria Monteiro - Integrante / Eliana Prado Carlino - Integrante / Danitza Dianderas da Silva - Integrante / Fabiana Giovani - Integrante / Ester de Almeida Helmer - Integrante / Ana Lúcia Masson Lopes - Integrante / Hamilton Édio Vieira - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T A: 8 / Número de orientações: 4
      Membro: Claudia Raimundo Reyes.
    2. 2007-2009. Comunidades de Aprendizagem: aposta na qualidade da aprendizagem, na igualdade de diferencas e na democratizacao da gestao da escola - FAPESP/CNPq
      Descrição: A pesquisa proposta envolverá estudo dos impactos, processos, limites e potencialidades do projeto Comunidades de Aprendizagem (C.A.), desenvolvido desde 2003 na cidade de São Carlos/SP. O projeto C.A. foi elaborado pelo Centro Especial de Investigación em Teorías y Prácticas Superadoras de Desigualdades(CREA) / Universidade de Barcelona, na década de 1990, e estudado pela proponente da presente pesquisa em pós-doutorado, com financiamento da FAPESP, nos anos de 2001/2002.Visa a aprendizagem escolar de máxima qualidade para todos, participação da comunidade de entorno e familaires na escola e convivência na diversidade como valor positivo. A partir de 2003, passou a ser difundido, reelaborado e desenvolvido em escolas públicas da cidade de São Carlos, sob coordenação e acompanhamento da proponente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (24) / Mestrado acadêmico: (12) / Doutorado: (10) . Integrantes: Claudia Raimundo Reyes - Integrante / Roseli Rodrigues de Mello - Coordenador / Paulo Eduardo Gomes Bento - Integrante / Celso Luiz Aparecido Conti - Integrante / Amadeu J.M. Logarezzi - Integrante / Maria Cecilia Luiz - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 8
      Membro: Claudia Raimundo Reyes.
    3. 2005-Atual. Aquisicao da leitura e da escrita:processos de ensino e aprendizagem
      Descrição: O trabalho de investigação centra-se em processos e práticas pedagógicas relacionados ao ensino e à aprendizagem da língua materna, em diferentes níveis, modalidades de ensino, contextos educacionais e diferentes participantes desse processo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) . Integrantes: Claudia Raimundo Reyes - Coordenador / Poliana Bruno Zuin - Integrante / Stella de Lourdes Garcia - Integrante / Eliana Prado Carlino - Integrante / Danitza Dianderas da Silva - Integrante / Fabiana Giovani - Integrante / Larissa de Freitas Vieira - Integrante / Mariana Pedrino - Integrante / Ester de Almeida Helmer - Integrante / Ana Lúcia Masson Lopes - Integrante / Alessandra Marques da Cunha - Integrante. Número de produções C, T A: 41 / Número de orientações: 15
      Membro: Claudia Raimundo Reyes.
    4. 2001-2003. Do projeto coletivo da escola a sala de aula - FAPESP
      Descrição: A pesquisa investigou a construção, implementação e avaliação de uma base de conhecimento individual e coletiva por professoras de uma escola das séries iniciais, tendo em vista os temas transversais indicados nos PCN. Os resultados preliminares indicam que o domínio de conteúdo específico dos diferentes componentes curriculares é uma das maiores barreiras para que a base de conhecimentos seja planejada e implementada de acordo com as prescrições dos PCN.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Claudia Raimundo Reyes - Integrante / Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali - Integrante / Regina Maria Simões Puccineli Tancredi - Integrante / Emília Freitas de Lima - Integrante / Maria da Graça Nicoletti Mizukami - Coordenador.
      Membro: Claudia Raimundo Reyes.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (60)
    1. I Jornada Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão Universitária da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.A contribuição do Ensino, da Pesquisa e da Extensão na Formação Profissional. 2015. (Seminário).
    2. Seminário ANIFES - Desempenho acadêmico dos estudantes das Universidades Federais.Métricas e sugestões para Otimizar o desempenho acadêmico dos estudantes das Universidades Federais. 2015. (Seminário).
    3. XXVIII Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação - ForGRAD,. 2015. (Outra).
    4. 3ª Reunião Técnica de Formação Continuada: a política nacional de formação de profissionais do magistério da Educação Básica no sistema Nacional de Educação no. 2014. (Outra).
    5. II EnCOMFOR: 2² ENCONTRO NACIONAL DE COORDENADORES DE COMITE GESTOR INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DAS IFEST~E. 2014. (Encontro).
    6. II Encontro Nacional de Coordenadores de Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de profissionais da Educação Básica das IFES. 2014. (Encontro).
    7. II Encontro Nacional de Formação de Professores.FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: ESTADO DA ARTE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2014. (Encontro).
    8. II ENCONTRO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES.GRAMATICA CINEMATOGRÁFICA, FORMAÇÃO DO OLHAR E DA ESCUTA: O CINEMA COMO UM CAMIINHO PARA O ATO RESPONSÁVEL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2014. (Encontro).
    9. III Seminário Internacional: infância e relações etnicoraciais. 2014. (Seminário).
    10. I Jornada Internacional GEMINIS.Ambientes virtuais de aprendizagem: a EaD em uma sociedade conectada. 2014. (Outra).
    11. VI Seminário de Dissertações e Teses do Programa de Pós-graduação em Educação.Avaliação de projetos da pós-graduação. 2014. (Seminário).
    12. XXVII Encontro Regional Sudeste do Fórum de Pró-Reitores de Graduação- FORGRAD.Expansão com qualidade na Educação Superior. 2014. (Encontro).
    13. Compromiso social y equidad universitária.Compromiso social y equidad universitária. 2013. (Seminário).
    14. IV Seminário Inovações em Atividades Curriculares.Interdisciplinaridade na universidades públicas paulistas. 2013. (Seminário).
    15. IV Seminário Inovações em Atividades Curriculares. 2013. (Seminário).
    16. V Seminário de Dissertações e Teses do Programa de Pós-graduação em Educação.Educação Escolar: teorias e práticas. 2013. (Seminário).
    17. XXVI Encontro Nacional de Pró-reitores de Graduação. 2013. (Encontro).
    18. XXVI ForGRAD - Sudeste. 2013. (Outra).
    19. 18º Congresso de Leitura do Brasil (COLE). ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTUDOS, CONCEITOS E PAULO FREIRE. 2012. (Congresso).
    20. I Simpósio Internacional de Educação a Distância.Interseções e fronteiras das modalidades EaD e presencial: organização, qualidade e sustentabilidade. 2012. (Simpósio).
    21. VI Seminário do ensino de graduação da UFSCar. 2012. (Seminário).
    22. X Semana da Educação.Tecnologia digital e Educação: a sociedade em redes. 2012. (Outra).
    23. XVI ENDIPE.Tutoria Virtual e docência na EaD: propostas de formação. 2012. (Encontro).
    24. 9ª Jornada Científica e Tecnológica da UFSCar.Linguagem, formação e aprendizagem. 2011. (Outra).
    25. I Simpósio de políticas públicas em educação.O Sistema UAB na UFSCar: trajetória, possibilidades e desafios. 2011. (Simpósio).
    26. I Simpósio de políticas públicas em educação.Políticas de Educação a distância. Portal dos Professores da UFSCar: bases teórico-metodológicas, programas, desafios e perspectivas. 2011. (Simpósio).
    27. VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Processo colaborativo de planejamento e produção de materiais didáticos. 2011. (Congresso).
    28. VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. A tutoria virtual na perspectiva do aluno. 2011. (Congresso).
    29. X Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Pesquisa em pós-graduação em educação e políticas públicas. 2011. (Encontro).
    30. III Círculo - Rodas de conversa Bakhtiniana. A estética contemporânea sob o signo das imagens. 2010. (Congresso).
    31. III Encontro de Comunidades de Aprendizagem.Comunidades de aprendizagem: aposta na qualidade da aprendizagem, na igualdade de diferenças e na democratização da gestão da escola. 2010. (Encontro).
    32. VII ESUD 2010. Gestão de estágios supervisionados em EaD: uma proposta para o curso de licenciatura em pedagogia. 2010. (Congresso).
    33. XXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2010. (Simpósio).
    34. 17ºCongresso de Leitura do Brasil (COLE). Avaliando a aprendizagem da língua materna em crianças do primeiro ano do ensino fundamental:uma prática em comunidades de aprendizagem. 2009. (Congresso).
    35. A Educação a Distância na UFSCar.Sobre a UAB-UFSCar: experiências e desafios. 2009. (Outra).
    36. Ead na formação inicial e continuada de professores.EaD na formação incial e continuada de professores. 2009. (Seminário).
    37. IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.A construção de instrumentos avaliativos para a compreensão do processo de aquisição da língua materna em crianças do 1 ano do Ensino Fundamental. 2009. (Encontro).
    38. 7ª Jornada do núcleo de Ensino.A construção de conteúdos e instrumentos avaliativos da língua materna para crianças do 1° ano do ensino fundamental. 2008. (Outra).
    39. II Encontro de Comunidades de Aprendizagem.Comunidades de Aprendizagem: Aposta na qualidade da aprendizagem, na Igualdade de diferenças e na democratização da gestão escolar - Eixo leitura e escrita. 2008. (Encontro).
    40. I SIMELP.Os gêneros textuais como conteúdo principal do ensino da língua materna para crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos. 2008. (Simpósio).
    41. VI Seminário de Metodologia para Projetos de Extensão (SEMPE).PESQUISA COLABORATIVA E ENSINO DA LÍNGUA MATERNA: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE. 2008. (Seminário).
    42. 16º COLE - Congresso de leitura do Brasil. apresentação oral. 2007. (Congresso).
    43. 15º Congresso de Leitura do Brasil - COLE. Conteúdos e formas no ensino da língua materna: a visão de professores alfabetizadores. 2005. (Congresso).
    44. Encontro Regional do International Council on Education for Teaching (ICET).Encontro Regional do International Council on Education for Teaching (ICET). 2005. (Encontro).
    45. II Congresso REgional de Educação de Pessoas Adultas. Processos de Elaboração conceitual em sujeitos adultos. 2005. (Congresso).
    46. II Congresso Regional de Educação de Pessoas Adultas e I Congresso de Participantes de Educação de Pessoas Adultas. II Congresso Regional de Educação de Pessoas Adultas e I Congresso de Participantes de Educação de Pessoas Adultas. 2005. (Congresso).
    47. I Seminário de Dissertações e Teses do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos.I Seminário de Dissertações e Teses do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. 2005. (Seminário).
    48. Seminário internacional - Ciudadanía y diversidad en américa Latina.Ciudadania y diversidad en América Latina. 2005. (Seminário).
    49. VII Encontro de Pesquisa em Educação no Brasil - Região Sudeste.Avaliando as expectativas de professores alfabetizadores sobre língua materna. 2005. (Encontro).
    50. III Semana da Educação.III Semana da Educação na UFSCar. 2004. (Seminário).
    51. II Semana da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.Mediação e apropriação das regularidades ortográficas. 2004. (Seminário).
    52. VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. Os mediadores que influenciam no processo de apropriação das regularidades ortográficas. 2004. (Congresso).
    53. 14º COLE. O processo evolutivo da produção de texto infantil. 2003. (Congresso).
    54. I CREPA. I Congresso Regional de Pessoas Adultas. 2003. (Congresso).
    55. VII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores: Teorias e Práticas-imagens e projetos. Educação continuada dos profissionais de ensino. 2003. (Congresso).
    56. VII Congresso estadual Paulista sobre formação de educadores: teorias e práticas- imagens e projetos. Pesquisa colaborativa. 2003. (Congresso).
    57. IV Seminário de Metodologia de Projetos de Extensão - SEMPE. 2001. (Seminário).
    58. VI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. VI Congresso EStadual Paulista sobre Formação de Educadores. 2001. (Congresso).
    59. VI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Educação continuada dos profissionais do ensino. 2001. (Congresso).
    60. SIMPOSIO SOBRE LA FORMACION INICIAL DE LOS PROFESIONALES DE LA EDUCACIÓN.Formación de profesores en el modelo constructivo-colaborativo: la reflexión sobre prácticas de clase en la construcción del conocimento pedagogico. 2000. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (3)
    1. REYES, C. R.. I Simpósio Internacional de Educação a Distância. 2012. (Congresso).. . 0.
    2. MELLO, R. R. ; BENTO, P. E. G. ; LOGAREZZI, A. J. M. ; LUIZ, M. C. ; REYES, C. R.. II Encontro de Comunidades de Aprendizagem. 2008. Outro
    3. REYES, C. R.; MELLO, R. R.. I Congresso Regional de Pessoas Adultas. 2003. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (8)
    • Claudia Raimundo Reyes ⇔ Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali (47.0)
      1. REALI, A. M. M. R.; REYES, Claudia Raimundo ; MARTUCCI, E. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; MELLO, Roseli Rodrigues de. Qual a base de conhecimentos que meu aluno deve ter?:uma experiência de ensino e aprendizagem de contrução de indicadores educacionais. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS (IMPRESSO). v. 85, n. 209/210/, p. 67-84, issn: 0034-7183, 2005.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, Claudia Raimundo ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. Public School - University Partneship and the Professional Development of Elementary School Teachers: Analyzing some of the Impacts of a Long-Term Teaching and Learning Experience.. Eric Clearinghouse on Teaching and Teacher Education. v. 4-2003, n. nsp041017, p. 01-27, 2003.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. ; LIMA, E. L. ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. Public-School University Partnership and the Professional Development of Elementary School Teachers: Analyzing some impacts of a long-term teaching and learning experience. Educational Resources - EDRS. n. ED468257, p. 1-27, 2002.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. MIZUKAMI, M. G. N. ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; MARTUCCI, E. ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; MELLO, R. R.. Professional Development of Elementary School Teachers: Constructing and Analyzing Professional Learning through Public School and University Partnership.. Eric Clearinghouse On Teaching And Teacher Education. v. 2001, n. SP039505, p. (ERIC database # ED447069)., 2001.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. REALI, A. M. M. R. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; REYES, C. R. ; MARTUCCI, E. ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; MELLO, R. R.. Let's help our children: a Brazilian Experience Involving the Home-School Interaction. Eric Clearing House On Teaching And Teacher Education. v. 2001, n. sp039472, p. 1-22, 2001.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; LIMA, Emila Freitas de ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; MELLO, Roseli Rodrigues de. Desenvolvimento Profissional da Docência: analisando experiências de ensino e aprendizagem.. Pró-Posições (UNICAMP. Impresso). v. 11, n. n.1, p. 97-109, issn: 0103-7307, 2001.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. REALI, A. M. M. R.; REYES, Claudia Raimundo ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; TANCREDI, R. M. S. P. ; MELLO, Roseli Rodrigues de. How Teachers Assess and Attribute Grades: Report on a Teaching and Learning Experience.. Eric Clearinghouse on Teaching and Teacher Education. v. 2001, n. nED454227, p. 01-17, 2001.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Os cadernos dos alunos e a prendizagem da matemática.. Educaçao e Matemática. v. 01, n. 11, p. 26-33, 2001.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. MIZUKAMI, M. G. N. ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; LIMA, E. F. ; MARTUCCI, E. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; MELLO, R. R.. Desenvolvimento Profissional da Docência: analisando experiências de ensino e aprendizagem. Pro-Posições (UNICAMP. Impresso). v. 11, n. 3, p. 97-109, issn: 0103-7307, 2000.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R.. Reflexões sobre o fazer docente. 1 ed. São Carlos: Edufscar, 2013. v. 3, .
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. MIZUKAMI, M. G. N. (Org.) ; REALI, A. M. M. R. (Org.) ; REYES, C. (Org.) ; MARTUCCI, E. (Org.) ; LIMA, E. L. (Org.) ; TANCREDI, R. M. S. P. (Org.) ; MELLO, R. R. (Org.). Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. 3a ed. São Carlos: INEP / Comped / EDUFSCar, 2010. v. 1, p. 203.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      12. REALI, A. M. M. R.; REYES, Claudia Raimundo. Reflexões sobre o fazer docente. 1 ed. São Carlos: Edufscar, 2009. v. 300, p. 98.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      13. MIZUKAMI, M. G. N. (Org.) ; REALI, A. M. M. R. (Org.) ; REYES, C. R. (Org.) ; LIMA, E. F. (Org.) ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli (Org.). Escola e Aprendizagem da Docência : processos de investigação e formação. 2 ed. São Carlos: EDUFSCAR, 2003. v. 1, p. 203.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      14. MIZUKAMI, M. G. N. (Org.) ; REALI, A. M. M. R. (Org.) ; REYES, C. R. (Org.) ; MARTUCCI, E. (Org.) ; LIMA, E. F. (Org.) ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli (Org.) ; MELLO, R. R. (Org.). Escola e aprendizagem da docência: processos de investigaçao e formaçao. 1 ed. Sao Carlos: EdUFSCar, 2002. v. 1, p. 203.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      15. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; Aline Maria de Medeiros Rodrigues ; REYES, Claudia Raimundo. Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência da UFSCar. Em: Maria de Lourdes Spazziani. (Org.). Profissão de Professor: cenários, tensões e perspectivas. 1ed.São Paulo. : Editora UNESP. 2016.v. 1, p. 241-271.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      16. REALI, A. M. M. R.; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REYES, Claudia Raimundo ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; OLIVEIRA, R. M. M. A. ; MELLO, Roseli Rodrigues de. Concepções, histórias e narrativas de professoras do ensino fundamental sobre seus alunos: compreendendo práticas pedagógicas. Em: Maria da Graça Nicoletti Mizukami; Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. (Org.). Processos formativos da docência: conteúdos e práticas. 1ed.São Carlos. : EDUFSCar. 2005.v. 1, p. 247-268.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      17. REYES, C. R. ; MELLO, Roseli Rodrigues de ; REALI, A. M. M. R. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. Concepções de professoras das séries iniciais do ensino fundamental sobre o ensino da língua materna. Em: Maria da Graça Nicoletti Mizukami; Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. (Org.). Processos formativos da docência: conteúdos e práticas. 1ed.São Carlos. : EDUFSCar. 2005.v. 1, p. 269-284.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      18. TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; MELLO, Roseli Rodrigues de. A construção da base do conhecimentos em matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. Em: Maria da Graça Nicoletti Mizukami; Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.. (Org.). Processos formativos da docência: conteúdos e práticas. 1ed.São Carlos. : EDUFSCar. 2005.v. 1, p. 285-295.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      19. LIMA, E. F. ; MELLO, Roseli Rodrigues de ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; TANCREDI, R. M. S. P.. O practicum e a formação de professores-formadores: uma experiência de ensino e aprendizagem. Em: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali; Maria da Graça Nicoletti Mizukami. (Org.). Formação de Professores, Práticas Pedagógicas e Escola. São Carlos. : Edufscar/COMPED/INEP. 2002.v. 1, p. 339-350.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      20. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, Claudia Raimundo ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. Changing pedagogical practices and promoting the professional development of elementary school teachers. Em: ICET World Assembly 2004 - Teachers as learners: building communities for professional development, v. 1, p. 1-24, 2004.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      21. REYES, Claudia Raimundo ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, A. M. M. R. ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. Pluralidade Cultural: Uma Experiência de ensino e a aprendizagem. Em: V Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste-ANPED Regional, v. 1, p. 1-24, 2002.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      22. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, Claudia Raimundo ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. "Traduzindo" Temas transversais em práticas pedagógicas via parceria colaborativa universidade-escola: o "Projeto-Água". Em: V Encontro de Pesquisa Educacional da Região Sudeste, v. 1, p. 1-23, 2002.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      23. REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; OLIVEIRA, R. M. M. A. ; MELLO, R. R.. Concepções, histórias e narrativas de professoras do ensino fundamental sobre seus alunos: compreendendo práticas pedagógicas. Em: 24º Reunião Anual da Anped, 2001.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      24. TANCREDI, R. M. S. P. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; LIMA, E. F. ; MELLO, R. R.. O ensino de divisão nas séries iniciais do ensino fundamental: conhecendo o que ocorre numa escola paulista. Em: VII ENEM - Encontro Nacional de Matemática, v. 1, 2001.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      25. LIMA, E. L. ; ABIB, M. L. ; MELLO, R. R. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. ; TANCREDI, R. M. S. P.. Concepções de professores das séries iniciais do ensino fundamental sobre problemas de ensino-aprendizagem. Em: V Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Professores, v. 1, 2000.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      26. SILVEIRA, M. F. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; MELLO, R. R.. Alunos copistas: quem são, como são tratados e avaliados pelos professores. Em: V Congresso Estadual Paulista sobre a Foemação de Educadores, v. 1, 2000.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      27. REYES, C. R.; MONTEIRO, H. M. ; MELLO, R. R. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; REALI, A. M. M. R. ; TANCREDI, R. M. S. P.. A formação continuada de professores em uma experiência de ensino e aprendizagem: língua portuguesa. Em: V Congresso Estadual paulista sobre Formação de Professores, v. 1, 2000.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      28. REYES, C. R.; MELLO, R. R. ; MONTEIRO, H. M. ; REALI, A. M. M. R. ; MARTUCCI, E. M. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; TANCREDI, R. M. S. P.. Formación de profesores en el modelo constructivo colaborativo: la reflexión sobre practicas de clase en la construcción del conocimiento pedagogico. Em: Simposio sobre la formación inicial de los profesionales de la educación, v. 1, p. 167-170, 2000.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      29. REALI, A. M. M. R.; REYES, C. ; MARTUCCI, E. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; MELLO, Roseli Rodrigues de. Let's help our children?: a brazilian experience involving home-school interaction. Em: 81st AERA ANNUAL MEETING, p. 1-19, 2000.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      30. ALVES, D. M. ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; MARTUCCI, E. ; LIMA, E. F. ; ABIB, M. L. ; MELLO, Roseli Rodrigues de. Experiência com o Tangram: Formando Conceitos Geométricos em Pofessores. Em: VI Encontro Nacional de Educação Matemática, 1998, São Leopoldo. Anais do VI Encontro Nacional de Educação Matemática, v. 1, p. 504-506, 1998.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      31. TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, Claudia Raimundo ; MARTUCCI, E. ; LIMA, E. F. ; ABIB, M. L. ; MELLO, Roseli Rodrigues de. Os Cadernos dos Alunos e a Aprendizagem da Matemática. Em: IV Encontro Nacional de Educação matemática, 1998, São Leopoldo-RS. Anais do IV Encontro Nacional de Educação Matemática, v. 2, p. 476-478, 1998.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      32. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, Claudia Raimundo ; LIMA, Emila Freitas de ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. Public School-University Partnership and the Professional Development of Elementary School Teachers: analyzing some of the impacts of a long-term teaching and learning experience. Em: 2003 Area On Line Program, 2003, New Orleans. 2003 Area Annual Meeting - Accountability for Educational Quality: shared responsability, v. 4, p. 1-1, 2003.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      33. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, Claudia Raimundo ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. Promoting and investiganting professional development of elementary schoolteachers: contributions of a six-year public school - university collaborative partnership. Em: 2003 American Educational Research Association Annual Meeting, 2003, Chicago, 2003, Chicago. Online Program - AERA - Accountability for Educational Quality: Shared responsability, v. 1, p. 168-168, 2003.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      34. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, Claudia Raimundo ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. Da formação continuada à formação inicial de professores da escola primária: lições de um projeto de parceria universidade escola. Em: 2º Congreso Internacional - Docencia Universitária Innovación, 2002, Tarragona. Anais do 2º Congreso Internacional - Docencia Universitaria Innovación, v. 1, p. 83-83, 2002.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      35. TANCREDI, R. M. S. P. ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, M. G. N.. Políticas Públicas na sala de aula: uma experiência na área de matemática. Em: VI Encontro Paulista de Educação Matemática, 2001, Catanduva, SP. Anais do IV Encontro Paulista de Educação Matemática. Catanduva: SBEM/FAFICA, v. 1, p. 1-4, 2001.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      36. DIDONÉ, F.F.S. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. ; LIMA, E. L. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; MELLO, R. R.. Conhecendo mais de perto o desempenho dos alunos em Matemática: indicações para uma prática pedagógica comprometida com o sucesso escolar. Em: VI Encontro Paulista de Educação Matemática, 2001, Catanduva, SP. Anais do VI Encontro Paulista de Educação Matemática, v. 1, p. 1-4, 2001.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      37. REYES, Claudia Raimundo ; MELLO, Roseli Rodrigues de ; REALI, A. M. M. R. ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. A base de conhecimento no ensino de português: do confronto entre as concepções das professoras e as políticas públicas. Em: 13º COLE, 2001, Campinas. Anais do 13º COLE, v. 1, p. 212-212, 2001.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      38. REALI, A. M. M. R.; REYES, C. R. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. How teachers assess and attribute grades: report on a teaching and learning experience. Em: 82 st AERA ANNUAL MEETING, 2001, Washington. ERIC Clearinghouse un Teaching end Teacher Education. Washington: ERIC Clearinghouse un Teaching end Teacher Education, v. 454227, 2001.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      39. LIMA, E. F. ; MELLO, Roseli Rodrigues de ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. O practicum e a formação de professores formadores: uma experiência de ensino e aprendizagem. Em: VI Simposium Internacional sobre el Practicum. Dasarrollo de competencias personales y profesionales en el practicum, 2001, Poio Pontevedra. AnaisVI Simposium Internacional sobre el Practicum. Dasarrollo de competencias personales y profesionales en el practicum. Espanha: Unicopia, v. 2001, p. 145-147, 2001.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      40. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, Claudia Raimundo ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; MELLO, Roseli Rodrigues de ; MARTUCCI, E.. Professional Development of Elementary School Teachers: Constructing and Analyzing Professional Learning through Public School and University Partnership. Em: 81 st AERA ANNUAL MEETING, 2001, Washington. ERIC Clearinghouse on Teaching and Teacher Education. Washington: ERIC Clearinghouse on Teaching and Teacher Education, v. 2000, 2001.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      41. REALI, A. M. M. R.; REYES, Claudia Raimundo ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; MELLO, Roseli Rodrigues de. Let's help our children: a brazilian experience involving the home-school interaction. Em: 81st AERA ANNUAL MEETING, 2000, New Orleans. ERIC Clearinghouse on Teaching and Teacher Education - ERIC/SP. New Orleans: Clearinghouse on Teaching and Teacher Education - ERIC/SP, v. 446022, 2000.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      42. MELLO, Roseli Rodrigues de ; REYES, C. R. ; REALI, A. M. M. R. ; MARTUCCI, E. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. Concepções de professoras das séries iniciais do ensino fundamental sobre o ensino da lingua. Em: 23º Reunião Anual da ANPEd - Educação não é privilégio, 2000, Caxambu. Anais da 23º Reunião Anual da ANPEd. São Paulo: Editora Parma Ltda, v. 2000, p. 148-149, 2000.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      43. REALI, A. M. M. R.; REYES, C. R. ; MARTUCCI, E. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; MELLO, Roseli Rodrigues de. "Vamos ajudar nossas crianças?" Relato de uma experiência de ensino-aprendizagem sobre relações escola-famílias de alunos das séries iniciais. Em: 22ª Reunião Anual da Anped., 1999, Caxambu. Anais da 22ª Reunião anual da Anped - Diversidade e desigualdade, v. 1, p. 211-212, 1999.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      44. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, Claudia Raimundo ; LIMA, E. F. ; MARTUCCI, E. ; ABIB, M. L. ; MELLO, Roseli Rodrigues de ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. A reflexão sobre a ação pedagógica como estratégia de modificação da escola pública elementar numa perspectiva de formação continuada no local de trabalho. Em: IX Encontro Nacional de Didátia e prática de Ensino, 1998, Águas de Lindoia. IX ENDIPE, v. 1, p. 31-32, 1998.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      45. SILVEIRA, M. F. L. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; MARTUCCI, E. ; ABIB, M. L.. Alunos copistas: quem são, como são tratados e avaliados pelos professores. Em: V Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Professores, 1998, Aguas de São Pedro. Anais do V Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Professores, v. 1, p. 151-151, 1998.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      46. LIMA, E. F. ; ABIB, M. L. ; MARTUCCI, E. ; MELLO, Roseli Rodrigues de ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, Claudia Raimundo ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. Cocepções de professoras das séries iniciais do ensino fundamental sobre "Problemas de Aprendizagem". Em: V Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Professores, 1998, Águas de São Pedro. V Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Professores, v. 1, p. 123-123, 1998.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      47. ALVES, D. M. ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, Claudia Raimundo ; MARTUCCI, E. ; LIMA, E. F. ; MELLO, Roseli Rodrigues de. Conteúdos geométricos encontrados nos cadernos de alunos de 4a.série: indícios de uma prática pedagígica. Em: V Encontro Paulista de Educação Matemática, 1998, São José do Rio Preto. V Encontro Paulista de Educação Matemática, v. 1, p. 60-63, 1998.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Claudia Raimundo Reyes ⇔ Roseli Rodrigues de Mello (20.0)
      1. REALI, A. M. M. R.; REYES, Claudia Raimundo ; MARTUCCI, E. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; MELLO, Roseli Rodrigues de. Qual a base de conhecimentos que meu aluno deve ter?:uma experiência de ensino e aprendizagem de contrução de indicadores educacionais. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS (IMPRESSO). v. 85, n. 209/210/, p. 67-84, issn: 0034-7183, 2005.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. MIZUKAMI, M. G. N. ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; MARTUCCI, E. ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; MELLO, R. R.. Professional Development of Elementary School Teachers: Constructing and Analyzing Professional Learning through Public School and University Partnership.. Eric Clearinghouse On Teaching And Teacher Education. v. 2001, n. SP039505, p. (ERIC database # ED447069)., 2001.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. REALI, A. M. M. R. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; REYES, C. R. ; MARTUCCI, E. ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; MELLO, R. R.. Let's help our children: a Brazilian Experience Involving the Home-School Interaction. Eric Clearing House On Teaching And Teacher Education. v. 2001, n. sp039472, p. 1-22, 2001.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; LIMA, Emila Freitas de ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; MELLO, Roseli Rodrigues de. Desenvolvimento Profissional da Docência: analisando experiências de ensino e aprendizagem.. Pró-Posições (UNICAMP. Impresso). v. 11, n. n.1, p. 97-109, issn: 0103-7307, 2001.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. REALI, A. M. M. R.; REYES, Claudia Raimundo ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; TANCREDI, R. M. S. P. ; MELLO, Roseli Rodrigues de. How Teachers Assess and Attribute Grades: Report on a Teaching and Learning Experience.. Eric Clearinghouse on Teaching and Teacher Education. v. 2001, n. nED454227, p. 01-17, 2001.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Os cadernos dos alunos e a prendizagem da matemática.. Educaçao e Matemática. v. 01, n. 11, p. 26-33, 2001.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. MIZUKAMI, M. G. N. ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; LIMA, E. F. ; MARTUCCI, E. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; MELLO, R. R.. Desenvolvimento Profissional da Docência: analisando experiências de ensino e aprendizagem. Pro-Posições (UNICAMP. Impresso). v. 11, n. 3, p. 97-109, issn: 0103-7307, 2000.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. MIZUKAMI, M. G. N. (Org.) ; REALI, A. M. M. R. (Org.) ; REYES, C. R. (Org.) ; LIMA, E. F. (Org.) ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli (Org.). Escola e Aprendizagem da Docência : processos de investigação e formação. 2 ed. São Carlos: EDUFSCAR, 2003. v. 1, p. 203.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. MIZUKAMI, M. G. N. (Org.) ; REALI, A. M. M. R. (Org.) ; REYES, C. R. (Org.) ; MARTUCCI, E. (Org.) ; LIMA, E. F. (Org.) ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli (Org.) ; MELLO, R. R. (Org.). Escola e aprendizagem da docência: processos de investigaçao e formaçao. 1 ed. Sao Carlos: EdUFSCar, 2002. v. 1, p. 203.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. MELLO, R. R. ; LOGAREZZI, A. J. M. ; BENTO, P. E. G. ; CONTI, C. L. A. ; LUIZ, M. C. ; REYES, Claudia Raimundo. Docência Universitária: Ensino, pesquisa e extensão tendo como eixo o desenvolvimento de comunidades de aprendizagem em escolas públicas brasileiras. Em: Alzira Salete Menegat; Losandro Antonio Tedeschi; Marisa de Fátima Lomba de Farias. (Org.). Educação, relações de gênero e movimentos sociais: um diálogo necessário. 1ed.Dourados, MS. : Editora da Universidade Federal da Grande Dourados. 2009.v. 1, p. 91-113.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. REALI, A. M. M. R.; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REYES, Claudia Raimundo ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; OLIVEIRA, R. M. M. A. ; MELLO, Roseli Rodrigues de. Concepções, histórias e narrativas de professoras do ensino fundamental sobre seus alunos: compreendendo práticas pedagógicas. Em: Maria da Graça Nicoletti Mizukami; Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. (Org.). Processos formativos da docência: conteúdos e práticas. 1ed.São Carlos. : EDUFSCar. 2005.v. 1, p. 247-268.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      12. REYES, C. R. ; MELLO, Roseli Rodrigues de ; REALI, A. M. M. R. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. Concepções de professoras das séries iniciais do ensino fundamental sobre o ensino da língua materna. Em: Maria da Graça Nicoletti Mizukami; Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. (Org.). Processos formativos da docência: conteúdos e práticas. 1ed.São Carlos. : EDUFSCar. 2005.v. 1, p. 269-284.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      13. TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; MELLO, Roseli Rodrigues de. A construção da base do conhecimentos em matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. Em: Maria da Graça Nicoletti Mizukami; Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.. (Org.). Processos formativos da docência: conteúdos e práticas. 1ed.São Carlos. : EDUFSCar. 2005.v. 1, p. 285-295.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      14. LIMA, E. F. ; MELLO, Roseli Rodrigues de ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; TANCREDI, R. M. S. P.. O practicum e a formação de professores-formadores: uma experiência de ensino e aprendizagem. Em: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali; Maria da Graça Nicoletti Mizukami. (Org.). Formação de Professores, Práticas Pedagógicas e Escola. São Carlos. : Edufscar/COMPED/INEP. 2002.v. 1, p. 339-350.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      15. MELLO, R. R. ; LOGAREZZI, A. J. M. ; BENTO, P. E. G. ; LUIZ, M. C. ; CONTI, C. L. A. ; REYES, Claudia Raimundo. Docência Universitária: ensino, pesquisa e extensão tendo como eixo o desenvolvimento de Comunidades de Aprendizagem em escolas públicas brasileiras. Em: V Congreso Internacional de Docencia Universitaria e Innovación: El cambio en la cultura docente universitaria., v. 1, p. 1-18, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      16. MELLO; ZAINUN, Joice Aparecida Trisltz ; LIMA, Leila Aparecida Mendonça ; REYES, Cláudia Raimundo ; MELLO, Roseli Rodrigues de. Projeto Brasil Alfabetizado. Em: 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária e 3º Encontro Nacional de Avaliação Institucional de Extensão Universitária, 2004.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      17. MELLO, R. R. ; BENTO, P. E. G. ; MELLO, M. A. ; REYES, C. R. ; ZAINUM, Joice Ap. Trislz ; LIMA, Leila Ap. Mendoça. Alfabetização de jovens e adultos e inclusão digital. Em: 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária e 3º Encontro Nacional de Avaliação Institucional de Extensão Universitária, v. CD, p. 1-8, 2004.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      18. CAMPOS, D. A. ; REYES, C. R. ; MELLO, R. R. ; MELLO, M. A. ; ZAINUM, Joice Ap. Trislz ; LIMA, Leila Ap. Mendoça. Congresso Regional de Pessoas Adultas. Em: 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária., 2004.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      19. REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; TANCREDI, R. M. S. P. ; OLIVEIRA, R. M. M. A. ; MELLO, R. R.. Concepções, histórias e narrativas de professoras do ensino fundamental sobre seus alunos: compreendendo práticas pedagógicas. Em: 24º Reunião Anual da Anped, 2001.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      20. REYES, C. R.; MELLO, R. R. ; MONTEIRO, H. M. ; REALI, A. M. M. R. ; MARTUCCI, E. M. ; LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, M. G. N. ; TANCREDI, R. M. S. P.. Formación de profesores en el modelo constructivo colaborativo: la reflexión sobre practicas de clase en la construcción del conocimiento pedagogico. Em: Simposio sobre la formación inicial de los profesionales de la educación, v. 1, p. 167-170, 2000.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Claudia Raimundo Reyes ⇔ Paulo Eduardo Gomes Bento (3.0)
      1. MELLO, R. R. ; LOGAREZZI, A. J. M. ; BENTO, P. E. G. ; CONTI, C. L. A. ; LUIZ, M. C. ; REYES, Claudia Raimundo. Docência Universitária: Ensino, pesquisa e extensão tendo como eixo o desenvolvimento de comunidades de aprendizagem em escolas públicas brasileiras. Em: Alzira Salete Menegat; Losandro Antonio Tedeschi; Marisa de Fátima Lomba de Farias. (Org.). Educação, relações de gênero e movimentos sociais: um diálogo necessário. 1ed.Dourados, MS. : Editora da Universidade Federal da Grande Dourados. 2009.v. 1, p. 91-113.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. MELLO, R. R. ; LOGAREZZI, A. J. M. ; BENTO, P. E. G. ; LUIZ, M. C. ; CONTI, C. L. A. ; REYES, Claudia Raimundo. Docência Universitária: ensino, pesquisa e extensão tendo como eixo o desenvolvimento de Comunidades de Aprendizagem em escolas públicas brasileiras. Em: V Congreso Internacional de Docencia Universitaria e Innovación: El cambio en la cultura docente universitaria., v. 1, p. 1-18, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. MELLO, R. R. ; BENTO, P. E. G. ; MELLO, M. A. ; REYES, C. R. ; ZAINUM, Joice Ap. Trislz ; LIMA, Leila Ap. Mendoça. Alfabetização de jovens e adultos e inclusão digital. Em: 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária e 3º Encontro Nacional de Avaliação Institucional de Extensão Universitária, v. CD, p. 1-8, 2004.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Claudia Raimundo Reyes ⇔ Celso Luiz Aparecido Conti (2.0)
      1. MELLO, R. R. ; LOGAREZZI, A. J. M. ; BENTO, P. E. G. ; CONTI, C. L. A. ; LUIZ, M. C. ; REYES, Claudia Raimundo. Docência Universitária: Ensino, pesquisa e extensão tendo como eixo o desenvolvimento de comunidades de aprendizagem em escolas públicas brasileiras. Em: Alzira Salete Menegat; Losandro Antonio Tedeschi; Marisa de Fátima Lomba de Farias. (Org.). Educação, relações de gênero e movimentos sociais: um diálogo necessário. 1ed.Dourados, MS. : Editora da Universidade Federal da Grande Dourados. 2009.v. 1, p. 91-113.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. MELLO, R. R. ; LOGAREZZI, A. J. M. ; BENTO, P. E. G. ; LUIZ, M. C. ; CONTI, C. L. A. ; REYES, Claudia Raimundo. Docência Universitária: ensino, pesquisa e extensão tendo como eixo o desenvolvimento de Comunidades de Aprendizagem em escolas públicas brasileiras. Em: V Congreso Internacional de Docencia Universitaria e Innovación: El cambio en la cultura docente universitaria., v. 1, p. 1-18, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Claudia Raimundo Reyes ⇔ Maria Aparecida Mello (2.0)
      1. MELLO; ZAINUN, Joice Aparecida Trisltz ; LIMA, Leila Aparecida Mendonça ; REYES, Cláudia Raimundo ; MELLO, Roseli Rodrigues de. Projeto Brasil Alfabetizado. Em: 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária e 3º Encontro Nacional de Avaliação Institucional de Extensão Universitária, 2004.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. MELLO, R. R. ; BENTO, P. E. G. ; MELLO, M. A. ; REYES, C. R. ; ZAINUM, Joice Ap. Trislz ; LIMA, Leila Ap. Mendoça. Alfabetização de jovens e adultos e inclusão digital. Em: 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária e 3º Encontro Nacional de Avaliação Institucional de Extensão Universitária, v. CD, p. 1-8, 2004.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Claudia Raimundo Reyes ⇔ Maria Cecília Luiz (2.0)
      1. MELLO, R. R. ; LOGAREZZI, A. J. M. ; BENTO, P. E. G. ; CONTI, C. L. A. ; LUIZ, M. C. ; REYES, Claudia Raimundo. Docência Universitária: Ensino, pesquisa e extensão tendo como eixo o desenvolvimento de comunidades de aprendizagem em escolas públicas brasileiras. Em: Alzira Salete Menegat; Losandro Antonio Tedeschi; Marisa de Fátima Lomba de Farias. (Org.). Educação, relações de gênero e movimentos sociais: um diálogo necessário. 1ed.Dourados, MS. : Editora da Universidade Federal da Grande Dourados. 2009.v. 1, p. 91-113.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. MELLO, R. R. ; LOGAREZZI, A. J. M. ; BENTO, P. E. G. ; LUIZ, M. C. ; CONTI, C. L. A. ; REYES, Claudia Raimundo. Docência Universitária: ensino, pesquisa e extensão tendo como eixo o desenvolvimento de Comunidades de Aprendizagem em escolas públicas brasileiras. Em: V Congreso Internacional de Docencia Universitaria e Innovación: El cambio en la cultura docente universitaria., v. 1, p. 1-18, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Claudia Raimundo Reyes ⇔ Maria Iolanda Monteiro (1.0)
      1. MONTEIRO, M. I. ; REYES, C. R.. Proposta de formação de educadores a distância na área de alfabetização e letramento. Em: 5.º Seminário Nacional - O Professor e a Leitura de Jornal, 2010, Campinas. Seminário Nacional O Professor e a Leitura do Jornal. Campinas: Associação de Leitura do Brasil, v. 1, p. 76-76, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Claudia Raimundo Reyes ⇔ Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira (1.0)
      1. REALI, A. M. M. R.; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REYES, Claudia Raimundo ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; OLIVEIRA, R. M. M. A. ; MELLO, Roseli Rodrigues de. Concepções, histórias e narrativas de professoras do ensino fundamental sobre seus alunos: compreendendo práticas pedagógicas. Em: Maria da Graça Nicoletti Mizukami; Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. (Org.). Processos formativos da docência: conteúdos e práticas. 1ed.São Carlos. : EDUFSCar. 2005.v. 1, p. 247-268.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 24/11/2017 12:06:49