Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Celso Luiz Aparecido Conti

Graduado em Pedagogia na Universidade Federal de São Carlos (1990), com mestrado em Educação na mesma instituição (1995), doutorado em Educação na Universidade Estadual de Campinas (2003) e formação em nível de doutorado na Universidade de Salamanca - Espanha (1999-2000). Professor Associado da Universidade Federal de São Carlos, com atuação nos cursos de graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa "Educação escolar: teorias e práticas". Como pesquisador, atua na área de Políticas e Gestão da Educação, com ênfase na gestão de unidades escolares. É lider do Grupo de Estudos sobre Políticas e Gestão da Educação - GEPGE, no Diretório do CNPq (2000-atual). Ligados mais diretamente à referida área de pesquisa estão algumas funções exercidas, que não de pesquisador, a saber: a) coordenador do Curso de Especialização em Gestão Escolar, modalidade a distância (2008-2016), oferecido pela UFSCar, em convênio com a SEB/MEC, dentro do Programa do Ministério denominado Escola de Gestores da Educação Básica, b) coordenador de Programa de extensão da UFSCar, denominado Políticas Públicas e Gestão da Educação (2005-atual), c) Comissão de Pós-Graduação do PPGE-UFSCar, d) Conselho Universitário da UFSCar, e) Conselho Diretor da Fundação Educacional de São Carlos, f) Comissão Própria de Avaliação da UFSCar (SINAES/MEC), g) Conselho Municipal de Educação do Município de São Carlos, h) Comissão de Elaboração do Plano Municipal de Educação do mesmo município, i) coordenador de cursos de graduação em pedagogia, j) chefe de departamento acadêmico. Participa de Conselhos Editoriais de periódicos científicos da área de educação: membro do Conselho Editorial Permanente da Editora CRV, Coordenador de Edição da Revista Eletrônica LAPLAGE em Revista, Editor da Revista Eletrônica de Educação ? REVEDUC do PPGE-UFSCar. É ainda parecerista ad hoc de outros períódicos e da FAPESP. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6967887143687279 (19/09/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 1993-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Educação. RDV Washington Luiz, KM 235 Monjolinho 13565905 - Sao Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 2608111 Ramal: 8365 Fax: (16) 2608365 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2014-Atual. Politicas publicas e gestao de unidades escolares
      Descrição: O referido projeto articula um conjunto de pesquisas voltadas ao tema das políticas públicas e da gestão escolar, cada qual com um determinado recorte, em termos de objeto específico, e todos tendo como fonte o Curso de especialização em gestão escolar, executado pela UFSCar, em convênio com o ministério da educação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (3) . Integrantes: Celso Luiz Aparecido Conti - Coordenador / Emilia Freitas de Lima - Integrante / Ednéia Virgìnia Pinheiro - Integrante / Rozemeiry dos Santos Marques Moreira - Integrante / Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silva - Integrante / Michele Adriana de Moraes - Integrante / Luana Maria de Oliveira - Integrante / Caroline Rodrigues Silveira - Integrante.
      Membro: Celso Luiz Aparecido Conti.
    2. 2010-2013. Experiencias de gestao democratica da educacao em alguns municipios paulistas
      Descrição: O projeto consiste no acompanhamento de diferentes experiências de gestão democrática da educação em dois municípios paulistas: Rio Claro e São Carlos. Em cada um deles estão sendo acompanhadas ações distintas, seja no âmbito da gestão de sistema educativo ou no âmbito da gestão de programas e de unidades escolares. Em Rio Claro, está sendo avaliado um programa de formação continuada de professores, centrado nas unidades escolar, incumbidas da elaboração dos seus respectivos Projetos Políticos Pedagógicos. Em São Carlos, está sendo acompanhado o processo de elaboração do Plano Municipal de Educação e o processo de participação dos educadores e da comunidade de pais de alunos junto aos Conselhos Escolares, levando-se em conta o trabalho de mediação feito pelos Gestores Comunitários.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Celso Luiz Aparecido Conti - Coordenador / Renata Pierini Ramos - Integrante / Valéria Aparecida Vieira Velis - Integrante / Márcia Regina Seneme Belini - Integrante.
      Membro: Celso Luiz Aparecido Conti.
    3. 2010-2011. Construcao coletiva do Projeto Pedagogico.
      Descrição: Trata-se de trabalho de construção coletiva do projeto pedagógico das escolas públicas municipais de ensino fundamental de Rio Claro/SP, o que ocorre por meio estudos, sistematização de saberes, orientações, acompanhamento e avaliação das ações realizadas pelas unidades escolares na perspectiva da gestão democrática. O projeto prevê uma ação articulada entre Secretaria Municipal de Educação, Universidade e as próprias unidades escolares, o que lhe confere uma característica muito particular em termos de pesquisa e de formação continuada para diversos profissionais, em diferentes níveis.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Celso Luiz Aparecido Conti - Coordenador / Maria Cecília Luiz - Integrante / Flávio Caetano da Silva - Integrante / Débora Fonseca - Integrante. Número de orientações: 2
      Membro: Celso Luiz Aparecido Conti.
    4. 2007-2009. Comunidades de Aprendizagem: aposta na qualidade da aprendizagem, na igualdade de diferencas e na democratizacao da gestao da escola.
      Descrição: Descrição: A pesquisa proposta envolve estudo dos impactos, processos, limites e potencialidades do projeto Comunidades de Aprendizagem (C.A.), desenvolvido desde 2003 na cidade de São Carlos/SP. O projeto C.A. foi elaborado pelo Centro Especial de Investigación em Teorías y Prácticas Superadoras de Desigualdades(CREA) / Universidade de Barcelona, na década de 1990, e estudado pela proponente da presente pesquisa em pós-doutorado, com financiamento da FAPESP, nos anos de 2001/2002.Visa a aprendizagem escolar de máxima qualidade para todas e todos, participação da comunidade de entorno e familaires na escola e convivência na diversidade como valor positivo. A partir de 2003, passou a ser difundido, reelaborado e desenvolvido em escolas públicas da cidade de São Carlos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (24) / Mestrado acadêmico: (12) / Doutorado: (10) . Integrantes: Celso Luiz Aparecido Conti - Integrante / Claudia Raimundo Reyes - Integrante / Roseli Rodrigues de Mello - Coordenador / Maria Cecília Luiz - Integrante / Paulo Eduardo Gomes Bento - Integrante / Amadeu J. M. Logarezzi - Integrante / Tatiane Bianchini - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Celso Luiz Aparecido Conti.
    5. 2007-2009. Comunidades de Aprendizagem e a democratizacao da gestao escolar.
      Descrição: Esta pesquisa é parte de uma outra, denominada ?Comunidades de Aprendizagem: aposta na qualidade da aprendizagem, na igualdade de diferenças e na democratização da gestão da escola?, cuja proposta envolverá estudos dos impactos, processos, limites e potencialidades do projeto ?Comunidades de Aprendizagem?, desenvolvido desde 2003, em três escolas municipais de São Carlos/SP. A pesquisa tem por objetivo descrever e analisar, em conjunto com agentes educativos e estudantes, o desenvolvimento e o impacto de situações de participação da comunidade nas decisões das escolas (conselho de escola, comissão gestora, comissões mistas).A metodologia prevê técnicas quantitativas (questionários e entrevistas curtas) e técnicas qualitativas (entrevistas em profundidades, relatos comunicativos de vida cotidiana, grupos de discussão comunicativos, observação comunicativa e análise documental). Os instrumentos metodológicos serão elaborados e analisados, em conjunto com os pesquisadores da UFSCar e pelos profissionais das escolas, que também participarão da análise dos dados recolhidos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (6) . Integrantes: Celso Luiz Aparecido Conti - Coordenador / Claudia Raimundo Reyes - Integrante / Claudia Cristina Lofrano - Integrante / Roseli Rodrigues de Mello - Integrante / Maria Cecília Luiz - Integrante / Paulo Eduardo Gomes Bento - Integrante / Amadeu J. M. Logarezzi - Integrante / Ednéia Virgìnia Pinheiro - Integrante / Tatiane Cristina Bianchini - Integrante / Sueli de Fátima Barbosa - Integrante / Ana Paula Franzinni Perez - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Celso Luiz Aparecido Conti.
    6. 2006-2007. Escolas multiculturais: uma aposta na qualidade e na igualdade.
      Descrição: Projeto de pesquisa desenvolvido em conjunto com o Centro Especial de Investigação em Teorias e Práticas Superadoras de Desigualdades. Trata-se de estudo comparativo entre aspectos do contexto Espanhol e do contexto Brasileiro.. Finaciador(es): Agência Espanhola de Cooperação Internacional - Auxílio financeiro / Universidade de Barcelona/ Centro Especial de Investigação - Cooperação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (5) . Integrantes: Celso Luiz Aparecido Conti - Integrante / Fernanda H. Fabri - Integrante / Roseli Rodrigues de Mello - Coordenador / Paulo Eduardo Gomes Bento - Integrante / Eglen Silvia Pipi Rodrigues - Integrante / Vanessa Cristina Girotto - Integrante / Vanessa Gabassa - Integrante / Ramón Flecha - Integrante / Renata Paschoalino - Integrante / Fabiana Marini Braga - Integrante / Rosa Maria Valls - Integrante / Marta Soler - Integrante / Ignasi Puigdellívol - Integrante / Laura Ruiz - Integrante / Ainhoa Flecha - Integrante / Sandra Racionero - Integrante / Ligia Menezes - Integrante / Juliana Franzi - Integrante / Sara Regina M. da Silva - Integrante / Francisca Lima Constantino - Integrante / Amadeu J. M. Logarezzi - Integrante / Fernanda Simone Previero - Integrante / Marciele Nazaré Coelho - Integrante / Aline Galhardo - Integrante. Financiador(es): Agência espanhola de cooperação internacional - Auxílio financeiro / Universidade Federal de São Carlos - Cooperação / Universidade de Barcelona/Centro Especial de Investigação - Cooperação. Número de produções C, T A: 5 / Número de orientações: 1
      Membro: Celso Luiz Aparecido Conti.
    7. 2006-2007. Os Conselhos Escolares no sistema municipal de ensino de Sao Carlos/SP
      Descrição: Trata-se de pesquisa junto aos conselhos escolares das escolas municipais de de São Carlos/SP, e que visa também intervenção na gestão das escolas municipais via conselho. O trabalho envolve pessoas da Secretaria Municipal de Educação, os educadores das escolas e também os alunos e seus pais, sobretudo aqueles envolvidos com os conselhos escolares. Devido a este caráter de intervenção, o projeto também se configura como trabalho de extensão universitária.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Celso Luiz Aparecido Conti - Coordenador / Maria Cecília Luiz - Integrante / Natália Aparecida Perez Toma - Integrante / Alessandra Campanini Mendes - Integrante / Paula Pires de Camargo - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de São Carlos - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 26 / Número de orientações: 6
      Membro: Celso Luiz Aparecido Conti.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Paraninfo da turma de formandos em Pedagogia - UFSCar, Universidade Federal de São Carlos.. 2011.
      Membro: Celso Luiz Aparecido Conti.
    2. Paraninfo da turma de formandos em Pedagogia - UFSCar, Universidade Federal de São Carlos.. 2010.
      Membro: Celso Luiz Aparecido Conti.
    3. PREMIO GRADO DE SALAMANCA - Melhor trabalho apresentado na Faculdade de Educação da Universidade de Salamanca- ESPANHA, em 2000, Universidade de Salamanca - Espanha.. 2000.
      Membro: Celso Luiz Aparecido Conti.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (87)
    1. VIII Encontro Ibero-americano de Educação e.O processo de construção do projeto político-pedagógico em escolas municipais. 2013. (Encontro).
    2. IV Encontro Nacional de Fortalecimento do Conselho Escolar.IV Encontro Nacional de Fortalecimento do Conselho Escolar. 2012. (Encontro).
    3. IV Seminário de dissertações e teses do Programa de Pós-Graduação.Avaliação de projetos de pesquisa - Mestrado e Doutorado. 2012. (Seminário).
    4. VIII Encontro Regional da ANPAE-Sudeste e XII Encontro Estadual da ANPAE-SP.Formação continuada e a reflexão sobre o trabalho coletivo: a construção democrática do Projeto Político-Pedagógico na escola. 2012. (Encontro).
    5. XVI Semana da Educação 2012 - Políticas Educacionais e o Projeto Político Pedagógico.Reflexões a respeito do Projeto Pedagógico da escola. 2012. (Outra).
    6. 1º Forum Regional de São Paulo de Fortalecimento dos Conselhos Escolares e Encontro Presencial do jCurso de Extensão a Distancia de Formação Continuada em Conselhos Ecolares.Mobilização dos Conselhos Escolares e Formação dos Conselheiros. 2011. (Outra).
    7. 25º Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação e o 2º Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação. Participação e conflitos na gestão de uma escola transformada em Comunidades de Aprendizagem.. 2011. (Congresso).
    8. Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica 2010. O funcionamento dos conselhos escolares na perspectiva da gestão democrática. 2010. (Congresso).
    9. X Simpósio de Dissertações e Teses. 2010. (Simpósio).
    10. Gestão democrática na escola. 2009. (Seminário).
    11. II Seminário Internacional de Gestão da Educação: interfaces entre o público e o privado para oferta educacional..Gestão democrática da educação brasileira: legislação e programas federais (1988-2008). 2009. (Seminário).
    12. II Seminário Internacional de gestão da educação: interfazes entre o público e o privado para a oferta educacional..Seleção de supervisor e diretor escolar em Piracicaba: racionalidade burocrática e patrimonialismo.. 2009. (Seminário).
    13. XXIV Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação e III Congresso Interamericano de Política e Administração da Educação. Gestão democrática da educação: conselhos de escola.. 2009. (Congresso).
    14. XXIV Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação e III Congresso Interamericano de Política e Administração da Educação. Comunidades de Aprendizagem: a gestão de conflitos com base no diálogo igualitário.. 2009. (Congresso).
    15. II Encontro de Comunidades de Aprendizagem.Gestão democrática e descentralização na educação: diretrizes interacionais e nacionais.. 2008. (Encontro).
    16. II Encontro de Comunidades de Aprendizagem.Caracterização e análise dos conflitos em uma escola transformada em Comunidades de Aprendizagem. 2008. (Encontro).
    17. II Encontro de Comunidades de Aprendizagem.Caracterização e análise das relações interpessoais e dos processos de gestão em uma escola transformada em Comunidades de Aprendizagem. 2008. (Encontro).
    18. II Encontro de Comunidades de Aprendizagem.O projeto Comunidades de Aprendizagem e a gestão democrática das escolas. 2008. (Encontro).
    19. XVI Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. Desvelando algumas concepções sobre gestão democrática numa creche. 2008. (Congresso).
    20. XVI Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. Descentralização e gestão participativa no campo educacional: diretrizes internacionais e nacionais. 2008. (Congresso).
    21. 16º Congresso de Leitura do Brasil. POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS: OS CONSELHOS ESCOLARES COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA E FORMAÇÃO DA CIDADANIA.. 2007. (Congresso).
    22. 30 Reunião Anual da ANPED. O papel dos conselhos de escola no sistema municipal de ensino. 2007. (Congresso).
    23. I Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar: currículo, prática docente e avaliação..Práticas de estágio supervisionado. 2007. (Seminário).
    24. I Seminário Internacional de Gestão da Educação: autonomia e regulações da escola.Gestão participativa: o conselho escolar no sistema municipal de ensino. 2007. (Seminário).
    25. IX Congresso Estadual Paulista sobre formação de educadores. Políticqa de fortalecimento dos conselhos de escola: formação de conselheiros. 2007. (Congresso).
    26. Mini-curso: Introdução ao financiamento da educação no Brasil, oferecido durante o I Seminário Internacional de Gestão da Educação: autonomia e gegulações da escola. 2007. (Outra).
    27. Seminário "Educação: Compromisso de Todos". 2007. (Seminário).
    28. XXIII Simpósio Brasileiro, V Congresso Luso Brasileiro, I Colóquio Iberoamericano de Política e Administração da Educação. 2007. (Congresso).
    29. XXIII Simpósio brasileiro, V Congresso luso-brasileiro, I Colóquio iberoamericano de política e administração da educação. 2007. (Congresso).
    30. 29ª Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Visões sociais acerca do magistério. 2006. (Congresso).
    31. 3º congresso brasileiro de extensão universitária - CBEU. Sensibilização de familiares: construindo uma comunidade de aprendizagem. 2006. (Congresso).
    32. Congresso Internacional em Educação Escolar da FCLAR-UNESP. Imagens da profissão docente. 2006. (Congresso).
    33. II seminário de dissertações e teses.II seminário de dissertações e teses. 2006. (Seminário).
    34. II Seminário de Dissertações e Teses do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar.A gestão democrática da educação no municío de Araraquara: a questão dos conselhos. 2006. (Seminário).
    35. Reunião de Trabalho - Avaliação institucional da UFSCar.Avaliação institucional da UFSCar. 2006. (Outra).
    36. Reunião de Trabalho - Avaliação Institucional UFSCar.Avaliação institucional da UFSCar. 2006. (Outra).
    37. XIV congresso de iniciação científica da UFSCar. O conselho de escola em uma creche municipal. 2006. (Congresso).
    38. 9º Seminário da ANPAE-São Paulo. A Associação de Pais e Mestres (APM): A experiência paulista.. 2005. (Congresso).
    39. Encontro Regional do International Council on Education for Teaching (ICET).Encontro Regional do International Council on Education for Teaching (ICET). 2005. (Encontro).
    40. I Seminário de dissertações e teses.I Seminário de dissertações e teses. 2005. (Seminário).
    41. I Seminário de Dissertações e Teses do Programa de Pós-Graduação em Educação.A implementação dos Conselhos de Participação Popular ligados à educação no Município de Araraquara. 2005. (Seminário).
    42. VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. 2005. (Encontro).
    43. VIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. membro convidado do GT pedagogia. 2005. (Congresso).
    44. XIII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. XIII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. 2005. (Congresso).
    45. XIII Congresso de Iniciação Científica durante a 6a. Jornada da UFSCar. Gestão democrática da escola ública: o conselho de escola. 2005. (Congresso).
    46. 12º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Investigação sobre o planejamento de ensino de professores em uma escola particular e católica de São Carlos/SP. 2004. (Simpósio).
    47. 2º Encontro Regional de Professores de Matemática.Investigação sobre o planejamento de ensino de professores em uma escola particular e católica de São Carlos/SP. 2004. (Encontro).
    48. III Semana da Educação.Debatedor na mesa redonda 'O curso de Pedagogia da UFSCar: trajetórias e perspectivas'. 2004. (Outra).
    49. I Mostra de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas Municipais. 2004. (Outra).
    50. VI Encontro de Pesquisa da Região Sudeste. VI Encontro de Pesquisa da Região Sudeste. 2004. (Congresso).
    51. VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.A Associação de Pais e Mestres (APM): a experiência paulista. 2004. (Encontro).
    52. XII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. XII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. 2004. (Congresso).
    53. XII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. Investigação sobre o planejamento de ensino de professores numa escola particular e católica de São Carlos. 2004. (Congresso).
    54. VII Congresso Estadual Paulista sobre formação de educadores: teorias e práticas, imagens e projetos.. Membro convidado do GT Pedagogia. 2003. (Congresso).
    55. VII Congresso Estadual Paulista sobre formação de educadores: teorias e práticas-imagens e projetos. Grupo de Trabalho de Pedagogia. 2003. (Congresso).
    56. Curso: DACUM Facilitator training, program/competency-based program development and implementation..Curso: DACUM Facilitator training, program/competency-based program development and implementation.. 2001. (Outra).
    57. III Encontro de extensão da UFSCAR: a interação entre universidade e sociedade.III Encontro de extensão da UFSCAR. 2001. (Encontro).
    58. Projeto CBO 2000: Reunião de descrição da família ocupacional PROFESSORES DE DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO SUPERIOR.CBO-Classificação Brasileira de Ocupações. 2001. (Outra).
    59. VI congresso estadual paulista sobre formação de educadores: formação de educadores- desafios e perspectivas para o século XXI. Mebro convidado do GT - Pedagogia. 2001. (Congresso).
    60. 23a. Reunião Anual da ANPEd. 23a. Reunião Anual da ANPEd. 2000. (Congresso).
    61. Grupo de trabalho GEPEDISC- Unicamp: Educação, sociedade e cultura.Grupo de trabalho GEPEDISC- Unicamp: Educação, sociedade e cultura. 2000. (Outra).
    62. III Congresso Luso-brasileiro de história da educação: escolas, culturas e identidades. III Congresso Luso-brasileiro de história da educação: escolas, culturas e identidades. 2000. (Congresso).
    63. Reunião de validação da família ocupacional PROFESSORES DE DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO SUPERIOR.Projeto CBO-Classificação Brasileira de ocupações. 2000. (Outra).
    64. VII Seminário Estadual da ANPAE - Pesquisa em gestão da educação: teorias e práticas.VII Seminário Estadual da ANPAE. 2000. (Seminário).
    65. VII Seminário Estadual da ANPAE - Pesquisa em gestão da educação: teorias e práticas..VII Seminário Estadual da ANPAE. 2000. (Seminário).
    66. VII Congresso Nacional de Teoria da Educação. VII Congresso Nacional de Teoria da Educação. 1999. (Congresso).
    67. I Encontro de educação continuada da UFSCar.I Encontro de Educação continuada. 1998. (Encontro).
    68. I Encontro de extensão da UFSCar: o papel e a atuação da UFSCar na sociedade.I Encontro de extensão da UFSCar. 1997. (Encontro).
    69. Mini-curso: sociologia da grande burguesia-experiências e reflexões sobre uma metodologia qualitativa. 1997. (Outra).
    70. Mini-curso: trabalho e educação. 1997. (Outra).
    71. Fórum Paulista de Pedagogia.Fórum Paulista de Pedagogia. 1996. (Outra).
    72. I Congresso Nacional de Educação (CONED). I Congresso Nacional de Educação (CONED). 1996. (Congresso).
    73. IV Congresso Estadual Paulista sobre formação de educadores: formação de educadores - dever do estado, tarefa da universidade. Membro convidado do GT - Pedagogia. 1996. (Congresso).
    74. Etnometodologia aplicada à educação.Etnometodologia aplicada à educação. 1995. (Seminário).
    75. Fórum de debates: política cultural.Fórum de debates: Política cultural. 1995. (Outra).
    76. Fórum Paulista de Pedagogia.Fórum Paulista de Pedagogia. 1995. (Outra).
    77. Fórum Paulista de Pedagogia.Fórum Paulista de Pedagogia. 1995. (Outra).
    78. Fórum Paulista de Pedagogia.Fórum Paulista de Pedagogia. 1995. (Outra).
    79. III Congresso de iniciação científica da UFSCar. III Congresso de iniciação científica da UFSCar. 1995. (Congresso).
    80. multirreferencialidade e complexidade nas ciências humanas e na educação.multirreferencialidade e complexidade nas ciências humanas e na educação. 1995. (Seminário).
    81. Simpósio sobre formação de professores: tendências atuais. 1995. (Simpósio).
    82. Workshop - formação de professores: tendências atuais.Workshop - formação de professores: tendências atuais. 1995. (Outra).
    83. Cultura brasileira: ciclo de estudos sobre aspectos da cultura brasileira.Ciclo de estudos sobre aspectos da cultura brasileira. 1994. (Outra).
    84. Fórum Paulista de Pedagogia.Fórum Paulista de Pedagogia. 1994. (Outra).
    85. III Congresso paulista sobre formação de educadores: tempo de escola... tempo de sociedade. membro do GT - PEDAGOGIA. 1994. (Congresso).
    86. Colóquio da pedagogia 1993: formação profissional e novos campos de atuação para o pedagogo.Colóquio da pedagogia 1993: formação profissional e novos campos de atuação para o pedagogo. 1993. (Outra).
    87. Fórum Paulista de Pedagogia.Fórum Paulista de Pedagogia. 1993. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (13)
    1. CONTI, C. L. A.; SILVA, F. C. ; BEZERRA NETO, L. ; GOMES, L. R. ; MONTEIRO, M. I. ; ALVES, F. D. ; HAYASHI, C. R. M. ; PASSOS, C. L. B.. VI Seminário de Teses e Dissertação do Programa de Pós-graduação em Educação ? PPGE UFSCar 2014. 2014. Outro
    2. CONTI, C. L. A.. IV Encontro Nacional de Fortalecimento do Conselho Escolar. 2012. (Outro).. . 0.
    3. CONTI, C. L. A.; LUIZ, M. C. ; RISCAL, S. A. ; ROTHEN, José Carlos. Cerimônia da abertura e aula inaugural de cursos de formação para gestores. 2011. Outro
    4. LUIZ, M. C. ; CONTI, C. L. A.. 1º Fórum Regional de São Paulo de Fortalecimentos dos Conselhos Escolares e Encontro Presencial do Curso de Extensão a Distancia de Formação Continuada em Conselhos Escolares. 2011. Outro
    5. CONTI, C. L. A.. II Encontro de Comunidades de Aprendizagem. 2008. (Congresso).. . 0.
    6. CONTI, C. L. A.; RISCAL, S. A. ; LUIZ, M. C.. Workshop de abertura do Curso de Especialização em Gestão escolar. 2008. Outro
    7. MELLO, R. R. ; BENTO, P. E. G. ; RODRIGUES, E. S. P. ; MOREIRA, R. ; CUNHA, A. M. ; LIMA, L. A. M. ; LORETI ; CONTI, C. L. A. ; LOGAREZZI, A.. I Encontro de Comunidades de Aprendizagem. 2006. Congresso
    8. ARCE, A. ; CONTI, C. L. A. ; LANDINI, S. R.. concurso público de provas e títulos para professor do ensino superior. 2006. Concurso
    9. PIERSON, A. H. A. ; CONTI, C. L. A. ; NOGUEIRA, E. ; TEIXEIRA, B. A. N. ; BONELI, M. G.. Grupo de avaliação institucional da UFSCar. 2006. Outro
    10. CONTI, C. L. A.. VII Seminário Estadual da ANPAE-Grupo de trabalho. 2000. (Outro).. . 0.
    11. CONTI, C. L. A.. Escola pública estadual na UFSCar. 1998. (Outro).. . 0.
    12. CONTI, C. L. A.. III Congresso de iniciação científica da UFSCar. 1995. (Outro).. . 0.
    13. CONTI, C. L. A.. Colóquio da Pedagogia 1993: formação profissional e novos campos de atuação para o pedagogo.. 1993. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (9)
    • Celso Luiz Aparecido Conti ⇔ Maria Cecília Luiz (10.0)
      1. CONTI, C. L. A. ; LUIZ, M. C.. Políticas públicas e gestão demoncrática: o funcionamento do conselho escolar no sistema municipal de ensino. Educação. Teoria e Prática (Rio Claro). v. 17, p. 33-50, issn: 1517-9869, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. CONTI, C. A. ; LUIZ, M. C. ; SILVA, Flávio Caetano da. OS CONSELHOS DE ESCOLA COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA E COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CIDADÃ: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. Em: Romualdo Dias. (Org.). Formação continuada: diálogo entre educadores. 1ed.Jaboticabal, SP. : Editora da Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Extensão - FUNEP. 2010.v. 1, p. 63-82.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. MELLO, R. R. ; LOGAREZZI, A. J. M. ; BENTO, P. E. G. ; CONTI, C. L. A. ; LUIZ, M. C. ; REYES, Claudia Raimundo. Docência Universitária: Ensino, pesquisa e extensão tendo como eixo o desenvolvimento de comunidades de aprendizagem em escolas públicas brasileiras. Em: Alzira Salete Menegat; Losandro Antonio Tedeschi; Marisa de Fátima Lomba de Farias. (Org.). Educação, relações de gênero e movimentos sociais: um diálogo necessário. 1ed.Dourados, MS. : Editora da Universidade Federal da Grande Dourados. 2009.v. 1, p. 91-113.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. LUIZ, M. C. ; CONTI, C. L. A.. FORMAÇÃO CONTINUADA E A REFLEXÃO SOBRE O TRABALHO COLETIVO: A CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA ESCOLA. Em: VIII Encontro Regional da ANPAE Sudeste e XII Encontro Estadual da ANPAE-SP, v. 1, p. 983-994, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. MELLO, R. R. ; LOGAREZZI, A. J. M. ; BENTO, P. E. G. ; LUIZ, M. C. ; CONTI, C. L. A. ; REYES, Claudia Raimundo. Docência Universitária: ensino, pesquisa e extensão tendo como eixo o desenvolvimento de Comunidades de Aprendizagem em escolas públicas brasileiras. Em: V Congreso Internacional de Docencia Universitaria e Innovación: El cambio en la cultura docente universitaria., v. 1, p. 1-18, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. CONTI, C. L. A.; LUIZ, M. C.. O PAPEL DOS CONSELHOS DE ESCOLA NO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO. Em: 30 Reunião Anual da ANPED, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. LUIZ, M. C. ; CONTI, C. L. A.. POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS: OS CONSELHOS ESCOLARES COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA E FORMAÇÃO DA CIDADANIA. Em: 16º Congresso de Leitura do Brasil, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. CONTI, C. L. A.; LUIZ, M. C.. Criação e mobilização dos conselhos de escola como parte da política de democratização da gestão pública. Em: II Encontro Iberoamericano de Educação, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. REIS, L. C. ; CONTI, C. L. A. ; LUIZ, M. C.. O Conselho de escola na Gestão Democrática. Em: XIV Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2006, São Carlos - SP. Anais de Eventos da UFSCar. São Carlos: UFSCar, v. 2, p. 615-615, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. MAIA, J. C. S. ; MARQUES, Waldemar ; REIS, L. C. ; LUIZ, M. C. ; CONTI, C. L. A.. Gestão Democrática da escola: o conselho de escola. Em: XIV congresso de iniciação científica da UFSCar, 2006, São Carlos/SP. Anais de Eventos da UFSCar. São Carlos/SP: UFSCar, v. 2, p. 574-574, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Celso Luiz Aparecido Conti ⇔ Flávio Caetano da Silva (6.0)
      1. SILVA, FLAVIO CAETANO DA; CONTI, CELSO LUIS APARECIDO. Desdobramentos locais de políticas educacionais globais. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos). v. 10, p. 61-71-71, issn: 1982-7199, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. SILVA, Flávio Caetano da; CONTI, C. L. A.. Subsídios para a construção do projeto político-pedagógico em escolas municipais.. Revista HISTEDBR On-line. v. 14, p. 199-210, issn: 1676-2584, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. SILVA, Flávio Caetano da; CONTI, C. L. A. ; SILVA, R. G. C. ; DUARTE JR., P. C.. Financiamento da Educação Básica, segundo Dirigentes Municipais de Educação. Em: João Augusto Gentilini, Maria Cristina da Silveira Fernandes, José Carlos Rothen. (Org.). Gestão da educação municipal: contribuições do curso de formação do programa de apoio aos dirigentes municipais de educação - Pradime-EaD. 1ed.São Carlos. : Editora da Universidade Federal de São Carlos - EDUFSCar. 2014.v. 1, p. 97-108.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. CONTI, C. A. ; LUIZ, M. C. ; SILVA, Flávio Caetano da. OS CONSELHOS DE ESCOLA COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA E COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CIDADÃ: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. Em: Romualdo Dias. (Org.). Formação continuada: diálogo entre educadores. 1ed.Jaboticabal, SP. : Editora da Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Extensão - FUNEP. 2010.v. 1, p. 63-82.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. CONTI, C. A. ; SILVA, Flávio Caetano da. Conselho Escolar: alguns pressupostos teóricos. Em: Maria Cecília Luiz. (Org.). Conselho escolar: algumas concepções e propostas de ação.. 1ed.São Paulo. : Editora Xamã. 2010.v. 1, p. 59-70.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. CONTI, C. A. ; SILVA, Flávio Caetano da. GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO E CONSELHOS DE ESCOLA. Em: XXIV Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação e III Congresso Interamericano de Política e Administração da Educação, 2009.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Celso Luiz Aparecido Conti ⇔ Sandra Aparecida Riscal (4.0)
      1. RISCAL, Sandra A.; LUIZ, M. C. ; CONTI, C. L. A.. Caminhos e ( Des) caminhos da da gestão democrática da escola pública: obstáculos, resistências e perspectivas para a democratização dos conselhos escolares. Revista HISTEDBR On-line. v. 13, p. 279-302, issn: 1676-2584, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. CONTI, C. L. A. (Org.) ; RISCAL, Sandra A. (Org.). Política Nacional de Formação : Pareceria entre Governo Federal e a UFSCar. 1a. ed. São Carlos: Edufscar, 2015. v. 1, p. 417.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. CONTI, C. L. A. (Org.) ; RISCAL, Sandra A. (Org.) ; SANTOS, F. R. (Org.). Organização Escolar: Da administração tradicional à gestão democratica. 1a. ed. São Carlos: EDUFSCar, 2012. v. 1, p. 105.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. RISCAL, Sandra A.; CONTI, C. L. A.. A Gestão Democrática da Escola, o Projeto Político-Pedagógico e a função do Coordenador Pedagógico. Em: Edgar Marçal e Francisco Ari de Andrade. (Org.). Gestão, ensino e tecnologias - práticas docentes, experiências e as tecnologias digitais. 1ed.Campinas/SP. : Pontes Editores. 2016.v. 1, p. 132-148.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Celso Luiz Aparecido Conti ⇔ Paulo Eduardo Gomes Bento (3.0)
      1. MELLO, R. R. ; BENTO, P. E. G. ; CONTI, C. L. A. ; LOGAREZZI, A. J. M. ; LUIZ, M. C. ; REYES, Claudia Raimundo. Formação de professorado em perspectiva dialógica/comunicativa: articulação entre ensino-pesquisa-extensão. Em: Alice H.C. Pierson; Maria Helena A. Souza. (Org.). Formação de professores na UFSCar - concepção, implantação e gestão de projetos pedagógicos das licenciaturas. 1ed.São Carlos. : Editora da Universidade Federal de São Carlos. 2010.v. 1, p. 283-295.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. MELLO, R. R. ; LOGAREZZI, A. J. M. ; BENTO, P. E. G. ; CONTI, C. L. A. ; LUIZ, M. C. ; REYES, Claudia Raimundo. Docência Universitária: Ensino, pesquisa e extensão tendo como eixo o desenvolvimento de comunidades de aprendizagem em escolas públicas brasileiras. Em: Alzira Salete Menegat; Losandro Antonio Tedeschi; Marisa de Fátima Lomba de Farias. (Org.). Educação, relações de gênero e movimentos sociais: um diálogo necessário. 1ed.Dourados, MS. : Editora da Universidade Federal da Grande Dourados. 2009.v. 1, p. 91-113.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. MELLO, R. R. ; LOGAREZZI, A. J. M. ; BENTO, P. E. G. ; LUIZ, M. C. ; CONTI, C. L. A. ; REYES, Claudia Raimundo. Docência Universitária: ensino, pesquisa e extensão tendo como eixo o desenvolvimento de Comunidades de Aprendizagem em escolas públicas brasileiras. Em: V Congreso Internacional de Docencia Universitaria e Innovación: El cambio en la cultura docente universitaria., v. 1, p. 1-18, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Celso Luiz Aparecido Conti ⇔ Roseli Rodrigues de Mello (3.0)
      1. MELLO, R. R. ; LOGAREZZI, A. J. M. ; BENTO, P. E. G. ; CONTI, C. L. A. ; LUIZ, M. C. ; REYES, Claudia Raimundo. Docência Universitária: Ensino, pesquisa e extensão tendo como eixo o desenvolvimento de comunidades de aprendizagem em escolas públicas brasileiras. Em: Alzira Salete Menegat; Losandro Antonio Tedeschi; Marisa de Fátima Lomba de Farias. (Org.). Educação, relações de gênero e movimentos sociais: um diálogo necessário. 1ed.Dourados, MS. : Editora da Universidade Federal da Grande Dourados. 2009.v. 1, p. 91-113.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. MELLO, R. R. ; LOGAREZZI, A. J. M. ; BENTO, P. E. G. ; LUIZ, M. C. ; CONTI, C. L. A. ; REYES, Claudia Raimundo. Docência Universitária: ensino, pesquisa e extensão tendo como eixo o desenvolvimento de Comunidades de Aprendizagem em escolas públicas brasileiras. Em: V Congreso Internacional de Docencia Universitaria e Innovación: El cambio en la cultura docente universitaria., v. 1, p. 1-18, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. RODRIGUES, E. S. P. ; CONTI, C. L. A. ; LOGAREZZI, A. J. M. ; FABBRI, F. ; MELLO, R. R.. Sensibilização de familiares: construindo uma comunidade de aprendizagem. Em: 3º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária - CBEU, 2006, Florianópolis. Anais do 3º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária - CBEU. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, v. vol. 1, p. 1-1, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Celso Luiz Aparecido Conti ⇔ Claudia Raimundo Reyes (2.0)
      1. MELLO, R. R. ; LOGAREZZI, A. J. M. ; BENTO, P. E. G. ; CONTI, C. L. A. ; LUIZ, M. C. ; REYES, Claudia Raimundo. Docência Universitária: Ensino, pesquisa e extensão tendo como eixo o desenvolvimento de comunidades de aprendizagem em escolas públicas brasileiras. Em: Alzira Salete Menegat; Losandro Antonio Tedeschi; Marisa de Fátima Lomba de Farias. (Org.). Educação, relações de gênero e movimentos sociais: um diálogo necessário. 1ed.Dourados, MS. : Editora da Universidade Federal da Grande Dourados. 2009.v. 1, p. 91-113.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. MELLO, R. R. ; LOGAREZZI, A. J. M. ; BENTO, P. E. G. ; LUIZ, M. C. ; CONTI, C. L. A. ; REYES, Claudia Raimundo. Docência Universitária: ensino, pesquisa e extensão tendo como eixo o desenvolvimento de Comunidades de Aprendizagem em escolas públicas brasileiras. Em: V Congreso Internacional de Docencia Universitaria e Innovación: El cambio en la cultura docente universitaria., v. 1, p. 1-18, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Celso Luiz Aparecido Conti ⇔ Emilia Freitas de Lima (2.0)
      1. NASCENTE, RENATA MARIA MOSCHEN ; CONTI, Celso Luiz Aparecido ; LIMA, EMÍLIA FREITAS DE. Macro e micro regulações da/na escola: avaliações externas em foco. EDUCAÇÃO (UFSM). v. 42, p. 99-112, issn: 0101-9031, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. CONTI, Celso Luiz Aparecido ; LIMA, Emilia Freitas de. CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA BRASILEIRA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE DIRETORES DE ESCOLA. Revista Iberoamericana de Educación (Impresa). v. 69, p. 47-68, issn: 1022-6508, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Celso Luiz Aparecido Conti ⇔ José Carlos Rothen (1.0)
      1. ROTHEN, José Carlos; CONTI, Celso L. A.. Política pública, o trabalho e a formação docente. Referências para uma agenda de pesquisa. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos). v. 4, p. 37-49, issn: 1982-7199, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Celso Luiz Aparecido Conti ⇔ Renata Maria Moschen Nascente (1.0)
      1. NASCENTE, RENATA MARIA MOSCHEN ; CONTI, Celso Luiz Aparecido ; LIMA, EMÍLIA FREITAS DE. Macro e micro regulações da/na escola: avaliações externas em foco. EDUCAÇÃO (UFSM). v. 42, p. 99-112, issn: 0101-9031, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 24/11/2017 12:06:48