Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Sandra Aparecida Riscal

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1983) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é associado da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em filosofia da educação, sociologia da educação e gestão atuando principalmente nos seguintes temas: racionalização e modernidade, burocracia e gestão democrática . (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0328618752218708 (20/08/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2004-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Educação. Rodovia Washington Luiz km 235 Sao Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518365 Ramal: 8946 URL da Homepage: http://
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2015-Atual. Max Weber, racionalizacao e educacao
      Descrição: O projeto tem como objetivo estudar o conceito de racionalização sequ Max Weber e o processo de sua propagação no ocidente e suas consequencias para a educação... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . Integrantes: Sandra Aparecida Riscal - Coordenador / Beatriz Alves de Oliveira - Integrante / Ana Maria Stabelini - Integrante / Mayara Freitas - Integrante.
      Membro: Sandra Aparecida Riscal.
    2. 2012-2016. Soberania, racionalidade moderna e processo civilizatorio
      Descrição: O presente projeto tem como objetivo o estudo das praticas sociais, culturais e políticas que possibilitaram a constituição, a partir do século XVI, dos mecanismos de poder que caracterizam as relações políticas nas sociedades modernas. Trata-se de analisar o discurso saber-poder e por meio do estudo de sua gênese na racionalidade ocidental e em que medida determinou a separação entre as noções de ciêntífico e não científico, de racional e não racional , entre o normal e o anormal.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) . Integrantes: Sandra Aparecida Riscal - Coordenador / Beatriz Alves de Oliveira - Integrante / RENATA SERAFIM BERNARDI - Integrante / Guilherme Libanori - Integrante / Sergio Marcus Nogueira Tavares - Integrante / Ana Maria Stabelini - Integrante / Mayara Freitas - Integrante / Gustavo Luiz Augusto - Integrante.
      Membro: Sandra Aparecida Riscal.
    3. 2005-2011. Estado, patrimonialismo e politica educacional em Sao Paulo: a constituicao da ordem escolar, a politica local e o clientelismo .
      Descrição: Análise e avaliação da política educacional e do projeto de modernização e das reformas educacionais paulista e criação do Sistema Estadual de educação a partir de 1885; estudo da Política educacional e implantação da rede estadual de ensino em São Paulo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Sandra Aparecida Riscal - Coordenador / Marina Quintanilha Macedo - Integrante / Carla Alessandra Barros - Integrante / Claudia Carnevskis de Mello - Integrante / Marcia Gomes Gregório - Integrante / Ana Claudia Rocha Souza - Integrante. Número de produções C, T A: 9 / Número de orientações: 4
      Membro: Sandra Aparecida Riscal.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (13)
      1. XI Seminario Internacional de la Red Estrado, 2016, Ciudad de México; México. Anais do XI Seminario Internacional de la Red Estrado. México:.FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: CONSELHOS ESCOLARES, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS.. 2016. (Seminário).
      2. III Congresso IberoAmericano de Polica e Administração da Educação. ANOTAÇÕES SOBRE O CONCEITO DE TRABALHO COMO VOCAÇÃO E AS FINALIDADES DA EDUCAÇÃO NO BRASIL. 2012. (Congresso).
      3. VII Seminario de la Red de Estudios sobre Trabajo Docente-Red ESTRADO.ANOTAÇÕES SOBRE A COMPATIBILIDADE ENTRE AS DIRETRIZES CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PEDAGOGIA E AS DIRETRIZES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. 2008. (Seminário).
      4. II Semana de Educação - UNESP -Marília - Debatedora - As novas Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia - 13/09/2006.II Semana de Educação - UNESP -Marília - Debatedora - As novas Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia -. 2006. (Outra).
      5. VI Congresso Luso-Brasileiro de história da Educação - Percursos e Desafios da Pesquisa e do ensino de história da Educação. A Constituição do Sistema de Ensino Paulista: A Implantação Das Diretorias Regionais De Ensino E doServiço de Inspeção (1935/1936). 2006. (Congresso).
      6. V Semana de Educação - UFSCAR - 11-15/09/2006.Atividades Diferenciadas ao ar livre. 2006. (Oficina).
      7. III Seminário de Teses e Dissertações em Andamento- Programa de Pós Graduação em Educação - Faculdade de educação -UNICAMP.Debatedora - III Seminário de Teses e Dissertações em Andamento- Programa de Pós Graduação em Educação - Faculdade de educação -UNICAMP. 2005. (Seminário).
      8. VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Comunicação - VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. 2005. (Encontro).
      9. VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - ANPED-Forum Sudeste.Apresentação de Comunicações - VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - ANPED-Forum Sudeste. 2005. (Encontro).
      10. V Simpósio ANPAE- Sudeste- 9o. seminário ANPAE São Paulo.Apresentação de Comunicação - V Simpósio ANPAE- Sudeste- 9o. seminário ANPAE São Paulo. 2005. (Simpósio).
      11. V Simpósio de Dissertações e Teses - Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Metodista de Piracicaba -UNIMEP.Debatedora - V Simpósio de Dissertações e Teses - Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Metodista de Piracicaba -UNIMEP. 2005. (Simpósio).
      12. XVII Congresso de Iniciação Científica da Unesp. Participante de Mesa redonda ´Reforma Universitária´ - XVII Congresso de Iniciação Científica da UNESP. 2005. (Congresso).
      13. XXII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação - ANPAE.XXII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação - ANPAE. 2005. (Simpósio).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (0)

      Lista de colaborações



      Data de processamento: 24/11/2017 12:06:56