Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Maria Cecilia Luiz

Possui graduação em Licenciatura Em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1999) e doutorado em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras - Unesp de Araraquara (2004). É professora associada da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar. Ministra nos cursos de graduação presencial e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSCar, na linha de pesquisa: Educação, Cultura e Subjetividade. Participa de pesquisas na área de Políticas Públicas e Gestão Escolar, com ênfases em temas como: violência, juventude, políticas educacionais, Conselho Escolar; Gestão Democrática, gênero, vulnerabilidade e educação. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7425361719028650 (05/07/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2006-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Educação. Rodovia Washington Luís (SP-310), Km 235 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518365 Ramal: 9375
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2013-2016. TRAJETORIA DE ALUNOS PROTAGONISTAS DE VIOLENCIA
      Descrição: Em pesquisa anteriormente realizada, observamos que jovens identificados como violentos no contexto escolar, parecem receber tratamentos diferenciados, dependendo de quem são esses sujeitos, de sua história pessoal, familiar e origem social. Também, que muitos desses alunos não aparecem nos registros dos ?Livros de Ocorrências? das escolas, sendo possível identificar que muitos professores não o fazem por receio de sofrerem perseguições. Entretanto, alguns casos/situações/jovens são encaminhados à delegacia de polícia e posteriormente à Vara da Infância e Juventude, formalizando-se a ação como ato infracional. Esse dado nos faz questionar como a escola identifica os alunos protagonistas de violência e como são tratados/encaminhados os atos/atitudes/comportamentos dos jovens assim identificados. Se a equipe gestora discute coletivamente as ações a serem tomadas, consultando o Conselho escolar, ou se são decisões individuais da direção/coordenação da escola. Nesta perspectiva, analisar se os espaços coletivos e supostamente democráticos da escola, tal como o Conselho Escolar e outros colegiados nos quais os jovens podem ser acusados, atuam nas decisões de criminalização dos alunos. Faz parte desta pesquisa problematizar as possíveis consequências para a vida desses jovens e sua relação posterior com a escola e com o processo de escolarização. Neste contexto é que este projeto de pesquisa se insere, buscando compreender os elementos constitutivos da lógica de criminalização da pobreza e juventude à luz da perspectiva teórica histórico-cultural, refletindo sobre como as instituições escolares e de justiça têm tratado a questão, apontando possíveis conseqüências para a vida dos jovens e para a sociedade contemporânea. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, que terá três momentos de aproximação com o campo (levantamento de dados nas escolas, levantamento de dados junto à Vara da Infância e Juventude e entrevista individual com a equipe escolar, Conselho de Escola e com os jovens protagonistas de violência) e o uso de dois instrumentos de coleta de dados: análise documental e a entrevista individual e grupal. A pesquisa será realizada a partir dos dados de quatro escolas públicas estaduais de duas cidades do interior paulista, que apresentam altos índices de violência.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Cecília Luiz - Integrante / Renata Maria Moschen Nascente - Integrante / Debora Cristina Fonseca - Coordenador / José Reinaldo Riscal - Integrante / Anderson de Lima - Integrante / Rafaela Marchetti - Integrante / RONALDO MARTINS GOMES - Integrante / ARIEL CRISTINA GATTI VERGNA - Integrante / LARISSA BARBOSA FERREIRA - Integrante / José Euzébio de Oliveira Souza Aragão - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 5
      Membro: Maria Cecilia Luiz.
    2. 2009-2013. Politicas Publicas Municipais e os Conselhos escolares na gestao democratica: formacao continuada a distancia
      Descrição: 1.2. Objetivo Geral. Formar técnicos(as), diretores(as) e professores(as) das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, de forma que estes se tornem multiplicadores de conhecimentos e ações no âmbito dos conselhos escolares, contribuindo assim, para uma efetiva participação dos profissionais da educação e da comunidade, com vistas a uma gestão democrática. 1.3. Objetivos Específicos. ? Promover conhecimentos, a partir de referenciais teóricos, necessários para a qualificação dos técnicos(as), diretores(as) e professores(as) das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação (principalmente os envolvidos com o PAR) para atuarem como multiplicadores do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares; ? Pensar sobre práticas emergentes, levando em conta as realidades de cada município, que favoreçam a democratização da escola e a construção da cidadania; ? Possibilitar aos técnicos(as), diretores(as) e professores(as) das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação reflexões sobre como está o Conselho Escolar de seu município, com o intuito de estudar as regulamentações que legitimam este colegiado e o desenvolvimento de ações efetivas com posturas críticas e criativas; ? Elaborar um Plano de Ação (na Fase II) que propicie a resolução de problemas concretos, propiciando o desenvolvimento de ações como diagnosticar, refletir e executar intervenções referentes a sua realidade; ? Estimular a integração entre os Conselhos Escolares; ? Socializar ações bem sucedidas de CEs, entre as diferentes cidades.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Cecília Luiz - Coordenador / Walter Pinheiro - Integrante / Cefisa Aguiar - Integrante / Swamy Soares - Integrante / Maria Lucia Montemor - Integrante / José Reinaldo Riscal - Integrante / Anderson de Lima - Integrante / Rafaela Marchetti - Integrante / Tiago Nadim Ginebro - Integrante / RENATA PIERINI RAMOS - Integrante / FRANCISCO HERBERT LIMA - Integrante / RONALDO MARTINS GOMES - Integrante / JULIANA CAROLINA BARCELLI - Integrante. Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 20 / Número de orientações: 8
      Membro: Maria Cecilia Luiz.
    3. 2007-2009. Comunidades de aprendizagem: aposta na qualidade da aprendizagem, na igualdade de diferencas e na democratizacao da gestao da escola - FAPESP Proc 52.610-6
      Descrição: pesquisa proposta envolve estudo dos impactos, processos, limites e potencialidades do projeto Comunidades de Aprendizagem (C.A.), desenvolvido desde 2003 na cidade de São Carlos/SP. O projeto C.A. foi elaborado pelo Centro Especial de Investigación em Teorías y Prácticas Superadoras de Desigualdades(CREA) / Universidade de Barcelona, na década de 1990, e estudado pela proponente da presente pesquisa em pós-doutorado, com financiamento da FAPESP, nos anos de 2001/2002.Visa a aprendizagem escolar de máxima qualidade para todas e todos, participação da comunidade de entorno e familaires na escola e convivência na diversidade como valor positivo. A partir de 2003, passou a ser difundido, reelaborado e desenvolvido em escolas públicas da cidade de São Carlos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (19) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (12) / Doutorado: (10) . Integrantes: Maria Cecília Luiz - Integrante / Celso Conti - Integrante / Claudia Raimundo Reyes - Integrante / Paulo Eduardo Gomes Bento - Integrante / Amadeu J. M. Logarezzi - Integrante / Roseli Rodrigues de Mello - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 7 / Número de orientações: 2
      Membro: Maria Cecilia Luiz.
    4. 2006-2008. Gestao democratica da escola publica: os conselhos de escola
      Descrição: Trata-se de pesquisa junto aos conselhos escolares das escolas municipais de de São Carlos/SP, e que visa também intervenção na gestão das escolas municipais via conselho. O trabalho envolve pessoas da Secretaria Municipal de Educação, os educadores das escolas e também os alunos e seus pais, sobretudo aqueles envolvidos com os conselhos escolares. Devido a este caráter de intervenção, o projeto também se configura como trabalho de extensão universitária... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Maria Cecília Luiz - Coordenador / Celso Conti - Integrante / Tatiane Cristina Bianchini - Integrante / Natalia Aparecida Perez Toma - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de São Carlos - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 9
      Membro: Maria Cecilia Luiz.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Professora Homenageada - Formatura do Curso de Pedagogia turma de 2003 - Semestre 2007/1, UFSCar, UFSCar.. 2007.
      Membro: Maria Cecília Luiz.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (30)
    1. 38ª Reunião Nacional da ANPEd (ANPEd Nacional). PROGRAMAS SOBRE PREVENÇÃO DE VIOLÊNCIAS NA ESCOLA ? SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO: CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DO DISCURSO FOUCAULTIANA. 2017. (Congresso).
    2. XXVIII Simpósio de Política e Administração da Educação.CONFLITOS E VIOLÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLOGIA DA EXPERIÊNCIA DE FRANÇOIS DUBET. 2017. (Simpósio).
    3. 12ª Reunião Científica Regional Sudeste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós- graduação em Educação (ANPED). ANÁLISE DO DISCURSO DE PROFESSORES E EQUIPE GESTORA: INDISCIPLINA E VIOLÊNCIA NA ESCOLA. 2016. (Congresso).
    4. V Congresso Ibero?Americano e VIII Congresso Luso-Brasileiro. INDISCIPLINA E VIOLÊNCIA NA ESCOLA: CONSELHO ESCOLAR E O DISCURSO DOS SEUS DIFERENTES SEGMENTOS. 2016. (Congresso).
    5. XI Seminario Internacional de la Red Estrado.FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: CONSELHOS ESCOLARES, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS. 2016. (Seminário).
    6. 37a Reunião Nacional da Anped. Conflitos e Livros de Ocorrência no cotidiano da Escola Pública: alguns caminhos de investigação. 2015. (Congresso).
    7. Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira e seus outros - VI JUBRA.Atos de indisciplina e violência de jovens na escola: discurso e procedimentos dos conselhos escolares. 2015. (Simpósio).
    8. XXVII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação.Concepções de Educadores e familiares: Lei 12.796/13 e a obrigatoriedade da Educação Infantil. 2015. (Simpósio).
    9. Congresso Nacional de avaliação em Educação - III CONAVE. AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PARTICIPAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA. 2014. (Congresso).
    10. IV CONGRESSO IBERO AMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO/VII CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO. CONSELHO ESCOLAR E DIVERSIDADE CULTURAL: PERSPECTIVAS DE GESTÃO DEMOCRÁTICA E INCLUSÃO NA ESCOLA. 2014. (Congresso).
    11. XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores e o I Congresso Nacional de Formação de Professores. GRUPOS DE REFERENCIA: ALGO DE NOVO NA FORMAÇÃO DE GESTORES (AS) ESCOLARES?. 2014. (Congresso).
    12. II Seminário Internacional de Gestão da educação: interfaces entre o público e o privado para a oferta educacional realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional.Gestão educacional, diálogo igualitário eo projeto comunidades de aprendizagem: algumas reflexões.. 2009. (Seminário).
    13. VII Simpósio Laboratório de Gestão Educacional: Política e Gestão Educacional: Desafios Contemporâneos.?Caracterização das potencialidades educativas e da participação da comunidade na vida escolar?.. 2009. (Simpósio).
    14. X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. Aprendizagem dialógica e Gestão Escolar: a participação dos familiares dos estudantes na escola. 2009. (Congresso).
    15. XXIV Simpósio Brasileiro III Congresso Interamericano de Política e Administração de Educação.O DIÁLOGIO IGUALITÁRIO NA PARTICIPAÇÃO DE FAMILIARES E ESTUDANTES: O DIREITO À EDUCAÇÃO EM ESCOLAS COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM. 2009. (Simpósio).
    16. I Congresso Latino-Americano de Educação em Direitos Humanos/II Encontro dos Direitos Humanos da UNESP. Gestão Democrática e o direito à educação: escolas comunidades de aprendizagem. 2008. (Congresso).
    17. I Congresso Latino-Americano de Educação em Direitos Humanos/II Encontro dos Direitos Humanos da UNESP. A participação dos(as) alunos(as) em uma escola Comunidades de Aprendizagem: o direito de acesso e permanência como forma de garantia de igualdade. 2008. (Congresso).
    18. II Encontro de Comunidades de Aprendizagem.Comunidades de Aprendizagem: Gestão Democrática e a participação dos familiares e dos estudantes na escola. 2008. (Encontro).
    19. IV Colóquio Luso-brasileiro sobre Questões Curriculares. O desempenho escolar de uma escola do interior paulista e suas metas versus a nova proposta curricular da Secretaria do Estadual de Educação - SEE- do Estado de São Paulo. 2008. (Congresso).
    20. 16º COLE - Congresso de Leitura do Brasil. POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS: OS CONSELHOS ESCOLARES COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA E FORMAÇÃO DA CIDADANIA. 2007. (Congresso).
    21. 30 Reunião Anual da ANPED.O papel dos conselhos de escola no sistema municipal de ensino. 2007. (Outra).
    22. 7a Jornada Científica da UFSCar.O conselho escolar no âmbito do Sistema Municipal de ensino de São Carlos. 2007. (Outra).
    23. II Encontro Iberoamericano de Educação.Criação e mobilização dos conselhos de escola como parte da política de democratização da gestão pública. 2007. (Encontro).
    24. I Seminário de Inovações Pedagógicas da UFSCar ? ?experiências didáticas bem sucedidas?.O Curso de Pedagogia e as práticas de estágio supervisionado em Administração, Supervisão Escolar e Orientação Educacional. 2007. (Seminário).
    25. I Seminário internacional de Gestão da Educação: autonomia e regulações da escola.Gestão participativa: o conselho escolar no sistema municipal de ensino. 2007. (Seminário).
    26. IX Congresso Estadual Paulista sobre formação de educadores. A articulação dos saberes na sociedade atual: o papel do educador e sua formação. 2007. (Congresso).
    27. XXIII Simpósio Brasileiro V Congresso Luso-brasileiro I Colóquio Libero-Americano de Política e Administração da Educação. 2007. (Congresso).
    28. Congresso Internacional em Educação Escolar: Necessidades emergentes para a formação do educador na sociedade do conhecimento: mitos e desafios. Os desafios da profissão docente: algumas concepções.. 2006. (Congresso).
    29. Congresso Internacional em Educação Escolar: Necessidades emergentes para a formação do educador na sociedade do conhecimento: mitos e desafios. Medidas Sócio-educativas: a construção de alternativas sociais.. 2006. (Congresso).
    30. II seminário de Dissertações e Teses.II seminário de dissertações e teses. 2006. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (10)
    1. LUIZ, M. C.. 3º Fórum de Debates: Curso de Conselhos Escolares da UFSCar Conselho Escolar e o Projeto Pedagógico da escola: o desafio de construir um planejamento participativo e democrático. 2015. (Congresso).. . 0.
    2. LUIZ, M. C.; PIERINI, R. ; MILORI, A.. FORMAÇÃO PARA ARTICULADORES E TUTORES: CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA CONSELHEIROS ESCOLARES. 2014. Outro
    3. LUIZ, M. C.. 2º Fórum de debates do Curso de Conselhos Escolares da UFSCar: Conselho Escolar e Grêmio Estudantil: a importância da participação dos estudantes na escola. 2014. (Congresso).. . 0.
    4. LUIZ, M. C.; FERRARINI, M. C. L. ; MONTEMOR, M. L. ; PIERINI, R. ; GOMES, R.M. ; PARRA, R. ; WELLICHAN, V. ; SILVA, D. S. ; CONTI, C. L. A.. 1º Fórum de debates do Curso de Conselhos Escolares da UFSCar: ?Conselho Escolar e as possibilidades de participação?. 2013. Congresso
    5. LUIZ, M. C.. 1º Encontro Estadual de São Paulo de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. 2012. (Congresso).. . 0.
    6. LUIZ, M. C.; SILVA, A.L.C. DA ; BARCELLI, J.C. ; FERRARINI, M. C. L. ; WELLICHAN, V.. II Evento Presencial ? Aula inaugural Curso de Extensão a Distância de Formação Continuada em Conselhos Escolares. 2011. Outro
    7. LUIZ, M. C.; SILVA, A.L.C. DA ; BARCELLI, J.C. ; GOMES, R.M. ; WELLICHAN, V. ; FERRARINI, M. C. L. ; PARRA, R. ; SILVA, D. S.. 1º Fórum Regional de São Paulo de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. 2011. Congresso
    8. LUIZ, M. C.; SILVA, A.L.C. DA ; BARCELLI, J.C. ; GOMES, R.M. ; WELLICHAN, V. ; FERRARINI, M. C. L.. Evento Presencial do Curso de Extensão a Distância de Formação Continuada em Conselhos Escolares. 2010. Outro
    9. CONTI, C. ; LUIZ, M. C. ; RISCAL, S.. Workshop de Abertura Oficial do Curso de Especialização em Gestão Escolar. 2008. Congresso
    10. MELLO, R. R. ; LOGAREZZI, A. J.M. ; BENTO, P. E. G. ; LUIZ, M. C. ; CONTI, C. ; REYES, C. R.. II Encontro de Comunidades de Aprendizagem. 2008. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (8)
    • Maria Cecília Luiz ⇔ Celso Luiz Aparecido Conti (10.0)
      1. CONTI, C. L. A. ; LUIZ, M. C.. Políticas públicas e gestão demoncrática: o funcionamento do conselho escolar no sistema municipal de ensino. Educação. Teoria e Prática (Rio Claro). v. 17, p. 33-50, issn: 1517-9869, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. CONTI, C. A. ; LUIZ, M. C. ; SILVA, Flávio Caetano da. OS CONSELHOS DE ESCOLA COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA E COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CIDADÃ: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. Em: Romualdo Dias. (Org.). Formação continuada: diálogo entre educadores. 1ed.Jaboticabal, SP. : Editora da Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Extensão - FUNEP. 2010.v. 1, p. 63-82.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. MELLO, R. R. ; LOGAREZZI, A. J. M. ; BENTO, P. E. G. ; CONTI, C. L. A. ; LUIZ, M. C. ; REYES, Claudia Raimundo. Docência Universitária: Ensino, pesquisa e extensão tendo como eixo o desenvolvimento de comunidades de aprendizagem em escolas públicas brasileiras. Em: Alzira Salete Menegat; Losandro Antonio Tedeschi; Marisa de Fátima Lomba de Farias. (Org.). Educação, relações de gênero e movimentos sociais: um diálogo necessário. 1ed.Dourados, MS. : Editora da Universidade Federal da Grande Dourados. 2009.v. 1, p. 91-113.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. LUIZ, M. C. ; CONTI, C. L. A.. FORMAÇÃO CONTINUADA E A REFLEXÃO SOBRE O TRABALHO COLETIVO: A CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA ESCOLA. Em: VIII Encontro Regional da ANPAE Sudeste e XII Encontro Estadual da ANPAE-SP, v. 1, p. 983-994, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. MELLO, R. R. ; LOGAREZZI, A. J. M. ; BENTO, P. E. G. ; LUIZ, M. C. ; CONTI, C. L. A. ; REYES, Claudia Raimundo. Docência Universitária: ensino, pesquisa e extensão tendo como eixo o desenvolvimento de Comunidades de Aprendizagem em escolas públicas brasileiras. Em: V Congreso Internacional de Docencia Universitaria e Innovación: El cambio en la cultura docente universitaria., v. 1, p. 1-18, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. CONTI, C. L. A.; LUIZ, M. C.. O PAPEL DOS CONSELHOS DE ESCOLA NO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO. Em: 30 Reunião Anual da ANPED, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. LUIZ, M. C. ; CONTI, C. L. A.. POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS: OS CONSELHOS ESCOLARES COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA E FORMAÇÃO DA CIDADANIA. Em: 16º Congresso de Leitura do Brasil, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. CONTI, C. L. A.; LUIZ, M. C.. Criação e mobilização dos conselhos de escola como parte da política de democratização da gestão pública. Em: II Encontro Iberoamericano de Educação, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. REIS, L. C. ; CONTI, C. L. A. ; LUIZ, M. C.. O Conselho de escola na Gestão Democrática. Em: XIV Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2006, São Carlos - SP. Anais de Eventos da UFSCar. São Carlos: UFSCar, v. 2, p. 615-615, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. MAIA, J. C. S. ; MARQUES, Waldemar ; REIS, L. C. ; LUIZ, M. C. ; CONTI, C. L. A.. Gestão Democrática da escola: o conselho de escola. Em: XIV congresso de iniciação científica da UFSCar, 2006, São Carlos/SP. Anais de Eventos da UFSCar. São Carlos/SP: UFSCar, v. 2, p. 574-574, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Maria Cecília Luiz ⇔ Flávio Caetano da Silva (4.0)
      1. LUIZ, M. C. ; SILVA, Flávio Caetano da ; GOMES, R. M.. Participação e democracia na gestão da escola pública: mito ou realidade?. Teoria e Prática da Educação. v. 15, p. 115-128, issn: 1415-837X, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. LUIZ, M. C. ; SILVA, Flávio Caetano da. Políticas públicas, legislação e organização da escola. São Carlos: EDUFSCar. 1 ed. São Carlos - SP: EdUFSCar, 2011. v. 1, p. 80.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. SILVA, Flávio Caetano da; LUIZ, M. C. ; SILVA, A. L. C.. Conselho Municipal de Educação, conselho escolar e formação continuada: democratização, participação e qualidade de ensino. Em: Maria Cecília Luiz ; Renata Maria M. Nascente. (Org.). Conselho Escolar e Diversidade: por uma escola mais democrática. 1ed.São Carlos - SP. : EdUFSCar. 2013.v. 1, p. 263-280.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. CONTI, C. A. ; LUIZ, M. C. ; SILVA, Flávio Caetano da. OS CONSELHOS DE ESCOLA COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA E COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CIDADÃ: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. Em: Romualdo Dias. (Org.). Formação continuada: diálogo entre educadores. 1ed.Jaboticabal, SP. : Editora da Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Extensão - FUNEP. 2010.v. 1, p. 63-82.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Maria Cecília Luiz ⇔ Renata Maria Moschen Nascente (4.0)
      1. LUIZ, M. C. (Org.) ; NASCENTE, R. M. M. (Org.). Conselho escolar e diversidade: por uma escola mais democrática. 1ª ed. São Carlos: EdUFSCar, 2013. v. 01, p. 280.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. LUIZ, M. C. ; NASCENTE, R. M. M.. A importância dos espaços democráticos e participativos na escola: experiências formativas na elaboração coletiva do projeto político pedagógico. Em: Daniela Karine Ramos; Fabio Rafael Segundo. (Org.). Tecnologias, participação e aprendizagem: contribuições à gestão democrática e ao fortalecimento dos Conselhos Escolares. 01ed.Florianópolis/SC. : Editora Saberes em Diálogo. 2016.v. 01, p. 103-121.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. NASCENTE, R. M. M. ; LUIZ, M. C. ; FONSECA, D. C.. Conflitos e Livros de Ocorrência no cotidiano da escola pública: alguns caminhos de investigação. Em: 37ª Reunião da ANPED - Plano Nacional de Educação: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira, v. 001, p. 01-19, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. NASCENTE, R. M. M. ; LUIZ, M. C.. Grupos de Referência: algo de novo da formação de gestores (as) escolares?. Em: II CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES7XII CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, v. 02, p. 5638-5650, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Maria Cecília Luiz ⇔ Paulo Eduardo Gomes Bento (3.0)
      1. MELLO, R. R. ; LOGAREZZI, A. J. M. ; BENTO, P. E. G. ; CONTI, C. L. A. ; LUIZ, M. C. ; REYES, Claudia Raimundo. Docência Universitária: Ensino, pesquisa e extensão tendo como eixo o desenvolvimento de comunidades de aprendizagem em escolas públicas brasileiras. Em: Alzira Salete Menegat; Losandro Antonio Tedeschi; Marisa de Fátima Lomba de Farias. (Org.). Educação, relações de gênero e movimentos sociais: um diálogo necessário. 1ed.Dourados, MS. : Editora da Universidade Federal da Grande Dourados. 2009.v. 1, p. 91-113.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. MELLO, R. R. ; BENTO, P. E. G. ; BRAGA, F. M. ; CONTI, C. L. A. ; GABASSA, V. ; LOGAREZZI, A. J. M. ; LUIZ, M. C. ; REYES, C. R.. Comunidades de Aprendizagem: aposta na qualidade da aprendizagem, na igualdade de diferenças e na democratização da gestão da escola. Em: 3º Encontro de Comunidades de Aprendizagem - Transformando sonhos em realidade, v. 1, 2010.
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      3. MELLO, R. R. ; LOGAREZZI, A. J. M. ; BENTO, P. E. G. ; LUIZ, M. C. ; CONTI, C. L. A. ; REYES, Claudia Raimundo. Docência Universitária: ensino, pesquisa e extensão tendo como eixo o desenvolvimento de Comunidades de Aprendizagem em escolas públicas brasileiras. Em: V Congreso Internacional de Docencia Universitaria e Innovación: El cambio en la cultura docente universitaria., v. 1, p. 1-18, 2008.
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    • Maria Cecília Luiz ⇔ Claudia Raimundo Reyes (2.0)
      1. MELLO, R. R. ; LOGAREZZI, A. J. M. ; BENTO, P. E. G. ; CONTI, C. L. A. ; LUIZ, M. C. ; REYES, Claudia Raimundo. Docência Universitária: Ensino, pesquisa e extensão tendo como eixo o desenvolvimento de comunidades de aprendizagem em escolas públicas brasileiras. Em: Alzira Salete Menegat; Losandro Antonio Tedeschi; Marisa de Fátima Lomba de Farias. (Org.). Educação, relações de gênero e movimentos sociais: um diálogo necessário. 1ed.Dourados, MS. : Editora da Universidade Federal da Grande Dourados. 2009.v. 1, p. 91-113.
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      2. MELLO, R. R. ; LOGAREZZI, A. J. M. ; BENTO, P. E. G. ; LUIZ, M. C. ; CONTI, C. L. A. ; REYES, Claudia Raimundo. Docência Universitária: ensino, pesquisa e extensão tendo como eixo o desenvolvimento de Comunidades de Aprendizagem em escolas públicas brasileiras. Em: V Congreso Internacional de Docencia Universitaria e Innovación: El cambio en la cultura docente universitaria., v. 1, p. 1-18, 2008.
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    • Maria Cecília Luiz ⇔ Roseli Rodrigues de Mello (2.0)
      1. MELLO, R. R. ; LOGAREZZI, A. J. M. ; BENTO, P. E. G. ; CONTI, C. L. A. ; LUIZ, M. C. ; REYES, Claudia Raimundo. Docência Universitária: Ensino, pesquisa e extensão tendo como eixo o desenvolvimento de comunidades de aprendizagem em escolas públicas brasileiras. Em: Alzira Salete Menegat; Losandro Antonio Tedeschi; Marisa de Fátima Lomba de Farias. (Org.). Educação, relações de gênero e movimentos sociais: um diálogo necessário. 1ed.Dourados, MS. : Editora da Universidade Federal da Grande Dourados. 2009.v. 1, p. 91-113.
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      2. MELLO, R. R. ; LOGAREZZI, A. J. M. ; BENTO, P. E. G. ; LUIZ, M. C. ; CONTI, C. L. A. ; REYES, Claudia Raimundo. Docência Universitária: ensino, pesquisa e extensão tendo como eixo o desenvolvimento de Comunidades de Aprendizagem em escolas públicas brasileiras. Em: V Congreso Internacional de Docencia Universitaria e Innovación: El cambio en la cultura docente universitaria., v. 1, p. 1-18, 2008.
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    • Maria Cecília Luiz ⇔ Sandra Aparecida Riscal (2.0)
      1. RISCAL, S. ; LUIZ, MARIA CECÍLIA ; RISCAL, J. R.. PISA 2015: when significant responsibility of school principals and teachers for management decisions make a difference in the indexes. Journal of Education & Social Policy. v. 07, p. 94-105, issn: 2375-0790, 2017.
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      2. RISCAL, Sandra A.; LUIZ, M. C. ; RIBEIRO JUNIOR, J. R.. Conselhos Escolares e a valorização da diversidade: uma dimensão mais democrática na escola. Em: Maria Cecília Luiz ; Renata Maria M. Nascente. (Org.). Conselho Escolar e Diversidade: por uma escola mais democrática. 1ed.São Carlos - SP. : EdUFSCar. 2013.v. 1, p. 21-40.
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    • Maria Cecília Luiz ⇔ Fabiana Marini Braga (1.0)
      1. MELLO, R. R. ; BENTO, P. E. G. ; BRAGA, F. M. ; CONTI, C. L. A. ; GABASSA, V. ; LOGAREZZI, A. J. M. ; LUIZ, M. C. ; REYES, C. R.. Comunidades de Aprendizagem: aposta na qualidade da aprendizagem, na igualdade de diferenças e na democratização da gestão da escola. Em: 3º Encontro de Comunidades de Aprendizagem - Transformando sonhos em realidade, v. 1, 2010.
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Data de processamento: 24/11/2017 12:06:53