Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Renata Maria Moschen Nascente

Renata Maria Moschen Nascente é graduada em História pela UNESP (Franca ? SP, 1986), mestra (2000) e doutora (2004) em Educação Escolar pela UNESP (Araraquara ? SP). Foi professora das redes municipal (Campinas, SP), estadual (Campinas e São Carlos, SP) e privada (São Carlos, SP), nos ensinos fundamental e médio (1987-2005). Atuou no ensino superior público (UFSCar, 1999) e privado (Centro Universitário Central Paulista ? São Carlos, 2003-2012), em nível de graduação e pós-graduação, nas áreas de administração, sistemas de informação, turismo, letras e formação de professores e gestores escolares. Foi diretora de escola (São Paulo ? SP, 2008) e supervisora da rede estadual paulista (Araraquara ? SP, 2009-2012). Desde 2013 é professora adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos, atuando nos cursos de Pedagogia Presencial e a Distância e como vice-coordenadora (2013) e coordenadora do Curso de Pedagogia Presencial da UFSCar (2014-2017). Suas áreas de interesse e pesquisa são a administração e organização educacional e escolar, a formação de professores, coordenadores e diretores de escola e a indisciplina em contextos escolares. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3742955383665134 (28/09/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2013-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas. Rodovia Washington Luís, Km 235 Jardim Guanabara 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518365 URL da Homepage: www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2016-Atual. Organizacao escolar: uma meso abordagem
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo compreender a organização de uma escola pública de educação básica em uma perspectiva meso, que se encontra no meio do caminho entre o nível macro, das legislações e políticas públicas, e o micro, referente às salas de aula. Essa abordagem considera a escola como espaço de tomadas de decisões, com organização própria e peculiar, composta por micro regulações, que devem ser identificadas e entendidas como sínteses de instrumentos de regulação externos a escola, que são interpretados, recriados e atualizados pelos seus partícipes: direção, coordenadores, professores, alunos e suas famílias, de acordo com a cultura interna herdada e reconstruída por eles. Em função desse objetivo a metodologia é a qualitativa e exploratória em educação somada à análise documental. Os instrumentos são observações, questionários, entrevistas e grupos focais. São propostos três possíveis eixos temáticos representativos de micro regulações: administração da escola baseada na autonomia, participação e gestão democrática; disciplinarização de estudantes e das relações entre os diversos atores escolares; e formação permanente das equipes escolares. Do ponto de vista teórico, espera-se que seja possível, com base nas investigações de mestrado a serem realizadas, contribuir para a construção de uma teoria da escola pública no Brasil, campo de estudo e pesquisa ainda incipiente. Do ponto de vista prático, ao dar retorno à escola foco das investigações sobre os resultados alcançados, ou seja, dos conhecimentos sobre ela produzidos, talvez se possa introduzir junto aos seus profissionais posturas mais reflexivas sobre sua organização. Assim, quiçá, eles consigam perceber as micro regulações que compõem a organização da escola, podendo reconstruí-las de uma forma mais consciente, autoral e intencional.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Renata Maria Moschen Nascente - Coordenador.
      Membro: Renata Maria Moschen Nascente.
    2. 2014-2015. Concepcoes de professoras/es sobre a gestao democratica da escola publica
      Descrição: O projeto de pesquisa tem como tema as concepções de professores/as sobre a importância da organização escolar e da gestão participativa e democrática da escola. O objetivo geral da pesquisa consiste em fazer um levantamento de dados com professores/as em uma escola pública do município de São Carlos, verificando quais são suas concepções relativas à organização escolar, à gestão democrática, à autonomia e à participação; em quais conhecimentos se baseiam essas concepções e como elas influenciam as relações entre professores/as e a equipe gestora e os processos de ensino e aprendizagem na escola. Portando com a investigação proposta, tentaremos compreender quais as percepções e concepções desses/as professores/as em relação à gestão democrática, baseada nos princípios da autonomia e da participação, incluindo também a possibilidade de identificação desses temas como potenciais contribuições para o aprimoramento de suas condições de trabalho. A coleta de dados será realizada inicialmente, por meio da aplicação de questionários aos/às professores/as para delimitar quais são suas concepções e conhecimentos sobre a temática estudada. Em um segundo momento, serão realizadas entrevistas semiestruturadas, ampliando a base de dados levantados pelo questionário. Espera-se que os resultados da pesquisa contribuam, tanto teoricamente quanto na prática, para a democratização da escola e para o aprimoramento das condições de ensino e aprendizagem dos alunos/as.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Renata Maria Moschen Nascente - Coordenador / Maria Vitória Alves Cayres - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Renata Maria Moschen Nascente.
    3. 2014-2015. Violencia, agressividade e incivilidade: o que nos relatam os livros de ocorrencias escolares?
      Descrição: O objetivo do projeto é, por meio de dados levantados nos livros de ocorrência de uma escola estadual paulista, compreender como a escola entende os atos de violência, agressividade e incivilidade de seus estudantes. A metodologia adotada é a qualitativa, tendo como instrumentos/ procedimentos o levantamento de dados dos livros de ocorrência no ano de 2012 do ensino fundamental ? anos finais dessa escola e entrevistas semiestruturadas com professores/as, membros da equipe gestora e pais. Os objetivos específicos são: identificar quem são os/as alunos/as protagonistas dos atos registrados nos livros de ocorrência; levantar as significações/concepções dos termos violência, agressividade e incivilidade que vigoram na escola foco do estudo e estabelecer se há variações na conceituação desses atos. Pretende-se então, organizar e tematizar os dados relativos a atos cometidos por alunos/as para entender o que eles significam para a escola e se há divergência na caracterização dos atos dos/as alunos/as de uma mesma sala, ano e período.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Renata Maria Moschen Nascente - Coordenador / Paola Karuliny Guarnieri - Integrante.
      Membro: Renata Maria Moschen Nascente.
    4. 2013-2016. Trajetoria de alunos protagonistas de violencia
      Descrição: O projeto baseia-se em uma pesquisa anteriormente realizada, na qual foi observado que jovens identificados como violentos no contexto escolar, parecem receber tratamentos diferenciados, dependendo de quem são esses sujeitos, de sua história pessoal, familiar e origem social. Também, que muitos desses alunos não aparecem nos registros dos ?Livros de Ocorrências? das escolas, sendo possível identificar que muitos professores não o fazem por receio de sofrerem perseguições. Entretanto, alguns casos/situações/jovens são encaminhados à delegacia de polícia e posteriormente à Vara da Infância e Juventude, formalizando-se a ação como ato infracional. Esses dados levam a questionar como a escola identifica os alunos protagonistas de violência e como são tratados/encaminhados os atos/atitudes/comportamentos dos jovens assim identificados. Se a equipe gestora discute coletivamente as ações a serem tomadas, consultando o Conselho escolar, ou se são decisões da direção/ coordenação da escola. Nesta perspectiva, um dos objetivos do projeto é analisar se os espaços coletivos e supostamente democráticos da escola, tal como o Conselho Escolar e outros colegiados nos quais os jovens podem ser acusados, atuam nas decisões de criminalização dos alunos. Faz parte dessa pesquisa ainda, problematizar as possíveis consequências para a vida desses jovens e sua relação posterior com a escola e com o processo de escolarização. Neste contexto é que este projeto de pesquisa se insere, buscando compreender os elementos constitutivos da lógica de criminalização da pobreza e juventude à luz da perspectiva teórica histórico-cultural, refletindo sobre como as instituições escolares e de justiça têm tratado a questão, apontando possíveis conseqüências para a vida dos jovens e para a sociedade contemporânea. A investigação caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, que terá três momentos de aproximação com o campo (levantamento de dados nas escolas, levantamento de dados junto à Vara da Infância e Juventude e entrevista individual com a equipe escolar, Conselho de Escola e com os jovens protagonistas de violência) e o uso de dois instrumentos de coleta de dados: análise documental e a entrevista individual/grupal. A pesquisa será realizada a partir dos dados de quatro escolas públicas estaduais de duas cidades do interior paulista, que apresentam altos índices de violência.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Renata Maria Moschen Nascente - Integrante / Maria Cecília Luiz - Integrante / Débora Cristina Fonseca - Coordenador.
      Membro: Renata Maria Moschen Nascente.
      Descrição: Em pesquisa anteriormente realizada, observamos que jovens identificados como violentos no contexto escolar, parecem receber tratamentos diferenciados, dependendo de quem são esses sujeitos, de sua história pessoal, familiar e origem social. Também, que muitos desses alunos não aparecem nos registros dos ?Livros de Ocorrências? das escolas, sendo possível identificar que muitos professores não o fazem por receio de sofrerem perseguições. Entretanto, alguns casos/situações/jovens são encaminhados à delegacia de polícia e posteriormente à Vara da Infância e Juventude, formalizando-se a ação como ato infracional. Esse dado nos faz questionar como a escola identifica os alunos protagonistas de violência e como são tratados/encaminhados os atos/atitudes/comportamentos dos jovens assim identificados. Se a equipe gestora discute coletivamente as ações a serem tomadas, consultando o Conselho escolar, ou se são decisões individuais da direção/coordenação da escola. Nesta perspectiva, analisar se os espaços coletivos e supostamente democráticos da escola, tal como o Conselho Escolar e outros colegiados nos quais os jovens podem ser acusados, atuam nas decisões de criminalização dos alunos. Faz parte desta pesquisa problematizar as possíveis consequências para a vida desses jovens e sua relação posterior com a escola e com o processo de escolarização. Neste contexto é que este projeto de pesquisa se insere, buscando compreender os elementos constitutivos da lógica de criminalização da pobreza e juventude à luz da perspectiva teórica histórico-cultural, refletindo sobre como as instituições escolares e de justiça têm tratado a questão, apontando possíveis conseqüências para a vida dos jovens e para a sociedade contemporânea. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, que terá três momentos de aproximação com o campo (levantamento de dados nas escolas, levantamento de dados junto à Vara da Infância e Juventude e entrevista individual com a equipe escolar, Conselho de Escola e com os jovens protagonistas de violência) e o uso de dois instrumentos de coleta de dados: análise documental e a entrevista individual e grupal. A pesquisa será realizada a partir dos dados de quatro escolas públicas estaduais de duas cidades do interior paulista, que apresentam altos índices de violência.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Cecília Luiz - Integrante / Renata Maria Moschen Nascente - Integrante / Debora Cristina Fonseca - Coordenador / José Reinaldo Riscal - Integrante / Anderson de Lima - Integrante / Rafaela Marchetti - Integrante / RONALDO MARTINS GOMES - Integrante / ARIEL CRISTINA GATTI VERGNA - Integrante / LARISSA BARBOSA FERREIRA - Integrante / José Euzébio de Oliveira Souza Aragão - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 5
      Membro: Maria Cecilia Luiz.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (50)
      1. 4º Ciclo de palestras sobre profissões e vestibulares - Colégio Cecília Meireles.Uma introdução ao curso de pedagogia da UFSCar. 2017. (Outra).
      2. II Encontro Regional de Conselho de Escola.A importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos. 2017. (Encontro).
      3. XV SEMANA DA EDUCAÇÃO.Violência e indisciplina: impactos nas relações escolares. 2017. (Outra).
      4. XXVIII Simpósio de Política e Administração da Educação: Estado, políticas e gestão da educação: Tensões e agendas em (des) construção.Funções prescritas do GOE e do diretor: o que elas revelam sobre a administração escolar?. 2017. (Simpósio).
      5. XXVIII Simpósio de Política e Administração da Educação: Estado, políticas e gestão da educação: Tensões e agendas em (des) construção.Violência e (in) disciplina nas escolas em artigos na área de educação: 1990-2015. 2017. (Simpósio).
      6. 12ª Reunião Científica Regional Sudeste da ANPED.A (in) disciplina como fator de regulação da organização escolar. 2016. (Encontro).
      7. AERA - American Educational Research Association.Teachers' Conceptions About Public School Democratic Management. 2016. (Encontro).
      8. V Congresso Ibero-Americano e VIII Congresso Luso-Brasileiro. Gestão democrática, ensino e aprendizagem: concepções de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. (Congresso).
      9. V Congresso Ibero-Americano e VIII Congresso Luso-Brasileiro. Disciplina e violência em escolas públicas de educação básica: uma análise bibliográfica. 2016. (Congresso).
      10. 37ª Reunião da ANPED - Plano Nacional de Educação: tensões e perspectivas pra a educação pública brasileira.Conflitos e Livros de Ocorrência no cotidiano da escola pública: alguns caminhos de investigação. 2015. (Outra).
      11. 3º Fórum de Debates do Curso de Conselhos Escolares da UFSCar.Planejamento: da escola, na escola e para a escola. 2015. (Outra).
      12. 67ª Reunião Anual da SBPC.O que os Livros de Ocorrências Escolares têm a nos dizer?. 2015. (Outra).
      13. 67ª Reunião Anual da SBPC.Concepções de professores/as sobre a gestão participativa e democrática da escola pública. 2015. (Outra).
      14. 67ª Reunião Anual da SBPC.Livros de Ocorrências Escolares em escolas de educação báscia. 2015. (Outra).
      15. A Gestão Pública: Desafios em Situações de Conflito.Conflitos e Livros de Ocorrência no Cotidiano da Escola Pública: Alguns Caminhos de Investigação. 2015. (Seminário).
      16. EDUCERE - XII Congresso Nacional de Educação. Gestão democrática da escola pública: concepções de docentes.. 2015. (Congresso).
      17. IX Amostra de Pesquisas em Educação.Gestão democrática: quais são as concepções dos/as professores/as do ensino fundamental?. 2015. (Outra).
      18. V CBE Congresso Brasileiro de Educação. Professores/as e suas concepções sobre a gestão democrática da escola pública. 2015. (Congresso).
      19. VI JUBRA - VI Simpósio Internacional Sobre a Juventude Brasileira.Violência, (In) Disciplina e Punição em Livros de Ocorrências Escolares. 2015. (Simpósio).
      20. X EIDE - Encontro Ibero Americano de Educação.Livros de ocorrências escolares como procedimento de organização escolar: a (in) disciplina como regra?. 2015. (Encontro).
      21. XIII Semana da Educação da Universidade Federal de São Carlos.Síntese da avaliação do Curso de Pedagogia da UFSCar/São Carlos. 2015. (Outra).
      22. XXVII Jornadas Jóvenes Investigadores - Grupo Montevideo.As concepções de violência, agressividade e incivilidade nos livros de ocorrências escolares de uma escola pública de educação básica. 2015. (Outra).
      23. XXVII Simpósio de Política e Administração da Educação.Violência, agressividade e incivilidade nos livros de ocorrências de uma escola pública de educação básica. 2015. (Simpósio).
      24. 22º Congresso de Iniciação Científica - UFSCar. O que os livros de ocorrência nos contam sobre as relações entre escola e famílias?. 2014. (Congresso).
      25. 22º Congresso de Iniciação Científica - UFSCar. Grupos de referência: possíveis articulações entre formação de diretores/as e práticas de gestão escolar. 2014. (Congresso).
      26. 22º Congresso de Iniciação Científica - UFSCar. Concepções de professores/as sobre gestão democrática da escola pública. 2014. (Congresso).
      27. 22º Congresso de Iniciação Científica - UFSCar. Livros de ocorrências: retratos da disciplina na escola?. 2014. (Congresso).
      28. 2º Fórum de debates do curso de Conselhos Escolares da UFSCar.Diretorias Regionais e Grêmio Estudantil: experiências nas escolas. 2014. (Outra).
      29. II Congresso Nacional de Formação de Professores. Pibid: autoria profissional no início da docência. 2014. (Congresso).
      30. II Congresso Nacional de Formação de Professores. Grupos de Referência: algo de novo na formação de gestores (as) escolares?. 2014. (Congresso).
      31. II Fórum Educar para Participar.Formação para a participação: qual o papel da escola?. 2014. (Outra).
      32. III Seminário Internacional: infância e relações étnico-raciais. 2014. (Seminário).
      33. IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação. Diretores de escola em formação: Grupos de Referência da SEE-SP/Brasil. 2014. (Congresso).
      34. IX Congresso de Iniciação Científica da UNIARA. Concepções de professores/as sobre a gestão participativa e democrática da escola pública. 2014. (Congresso).
      35. IX Encontro Regional da ANPAE Sudeste e XIII Encontro Estadual da ANPAE - SP.Grupo de Referência: articulações entre formação e práticas gestoras. 2014. (Encontro).
      36. Reunião de planejamento para gestores escolares da DE de São CArlos.Gestão democrática na escola: planejamento, participação e proposta pedagógica. 2014. (Outra).
      37. VI Encontro Nacional de Fortalecimento do Conselho Escolar.Formação Continuada para Articuladores (as) e Tutores (as). 2014. (Encontro).
      38. XVII ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Sobre a violência escolar: perspectivas, concepções e discursos. 2014. (Encontro).
      39. XVII ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.PIBID: aprendizagens construídas a partir do diálogo entre universidade e escola. 2014. (Encontro).
      40. 1º Fórum de Debates do Curso de Conselhos Escolares da UFSCar.Conselho Escolar e Participação na Escola: Espaços, Possibilidades e Ações. 2013. (Outra).
      41. 4º Encontro de Licenciaturas em Letras - ELIL 2013.Políticas Públicas e Gestão do Ensino de Línguas Estrangeiras. 2013. (Encontro).
      42. 8º EIDE - Encontro Ibero-americano de Educção.O papel dos Grupos de Referência na formação de gestores (as) escolares. 2013. (Encontro).
      43. II Encontro Estadual de São Paulo de Fortalecimento dos Conselhos Escolares.Formação Continuada em Conselhos Escolares: perspectivas e práticas. 2013. (Encontro).
      44. II FÓRUM REGIONAL: A Gestão Escolar em Ação: Entre a Prudência e a Audácia.Planejamento e Participação na Gestão Democrática da Escola Pública. 2013. (Encontro).
      45. II Seminário sobre Planejamento de Cursos de Línguas.A importância do planejamento na gestão escolar. 2013. (Seminário).
      46. II SIMPPOL - Simpósio de Políticas Públicas em Educação da UFSCar.Gestão do Ensino Fundamental em Pequenos Municípios Paulistas: Desafios aos Sistemas e às Escolas. 2013. (Simpósio).
      47. IX Congresso de Extensão. Formação de Educadores: Leitura de Imagens nos Ensinos Fundamental e Médio. 2013. (Congresso).
      48. VII Seminário sobre Produção do Conhecimento em Educação - Política Educacional do Século XXI: Paradoxos, Limites e Posibilidades.Um estudo sobre a influência dos Grupos de Referência na formação e no trabalho de gestores escolares. 2013. (Seminário).
      49. XXI Congresso de Iniciação Científica - UFSCar. Grupos de Referência: Formação e Trabalho de Gestores Escolares. 2013. (Congresso).
      50. XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação.A construção da participação na gestão escolar: uma proposta de formação. 2013. (Simpósio).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (14)
      1. NASCENTE, R. M. M.; SISLA, H. C.. III SEMINÁRIO DE GRUPOS DE PESQUISA DO CURSO DE PEDAGOGIA. 2016. Outro
      2. NASCENTE, R. M. M.; SISLA, H. C.. II SEMINÁRIO DE GRUPOS DE PESQUISA DO CURSO DE PEDAGOGIA. 2015. Outro
      3. NASCENTE, R. M. M.; SISLA, H. C.. I SEMINÁRIO DE GRUPOS DE PESQUISA DO CURSO DE PEDAGOGIA. 2014. Outro
      4. LUIZ, M. C.; FERRARINI, M. C. L. ; MONTEMOR, M. L. ; PIERINI, R. ; GOMES, R.M. ; PARRA, R. ; WELLICHAN, V. ; SILVA, D. S. ; CONTI, C. L. A.. 1º Fórum de debates do Curso de Conselhos Escolares da UFSCar: ?Conselho Escolar e as possibilidades de participação?. 2013. Congresso
      5. NASCENTE, R. M. M.. II SIMPPOL - II Símpósio de Políticas Públicas em Educação da UFSCar. 2013. (Outro).. . 0.
      6. NASCENTE, R. M. M.. 1º Fórum Regional de Gestão Escolar: Possíveis Articulações. 2012. (Outro).. . 0.
      7. NASCENTE, R. M. M.. Oficinas de Prática de Língua Inglesa. 2010. (Outro).. . 0.
      8. NASCENTE, R. M. M.. XXV JELI Jornada de Ensino de Língua Inglesa. 2009. (Congresso).. . 0.
      9. NASCENTE, R. M. M.. APLIESP Regional One Day Seminar. 2009. (Congresso).. . 0.
      10. NASCENTE, R. M. M.. 4th APLIESP Regional One-Day Seminar. 2008. (Outro).. . 0.
      11. NASCENTE, R. M. M.. XXIV JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa. 2008. (Congresso).. . 0.
      12. NASCENTE, R. M. M.. XXII Spring Conference. 2008. (Congresso).. . 0.
      13. NASCENTE, R. M. M.. 1st APLIESP Regional One-Day Seminar. 2007. (Outro).. . 0.
      14. NASCENTE, R. M. M.. BRAZ-TESOL Regional Chapter - Ribeirão Preto Region. 2003. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (5)
      • Renata Maria Moschen Nascente ⇔ Jarina Rodrigues Fernandes (4.0)
        1. FERNANDES, JARINA RODRIGUES ; SISLA, HELOISA CHALMERS ; NASCENTE, RENATA MARIA MOSCHEN. Pibid como espaço de formação docente. Revista Educação (PUCRS. Online). v. 39, p. 291-301, issn: 0101-465X, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. FERNANDES, JARINA RODRIGUES; SISLA, H. C. ; NASCENTE, R. M. M.. PIBID: confluência de projetos em ação. Em: Isabel Maria Sabino de Farias; Maria Socorro Lucena Lima; Maria Marina Dias Cavalcante; José Albio Moreira de Sales. (Org.). Didática e a prática de ensino na relação com a formação de professores. 1ªed.Fortaleza. : Editora da Universidade Estadual do Ceará. 2015.v. 02, p. 05448-05458.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. SISLA, H. C. ; NASCENTE, R. M. M. ; FERNANDES, J. R.. Pibid: autoria profissional no início da docência. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Professores, v. 02, p. 0939-0951, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. FERNADES, J. R. ; SISLA, H. C. ; NASCENTE, R. M. M. ; PRODOCIMO, E. ; AYOUB, E. ; LIMA, E. M. ; CASTRO, F. C.. PIBID: aprendizagens construídas a partir do diálogo entre universidade e escola. Em: XVII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2014, Fortaleza. A didática e a prática de ensino nas relações entre escola, formação de professores e sociedade - Caderno de Resumos - pôsteres e painéis. Fortaleza: UECE - Universidade Estadual do Ceará, v. 01, p. 473-474, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Renata Maria Moschen Nascente ⇔ Maria Cecília Luiz (4.0)
        1. LUIZ, M. C. (Org.) ; NASCENTE, R. M. M. (Org.). Conselho escolar e diversidade: por uma escola mais democrática. 1ª ed. São Carlos: EdUFSCar, 2013. v. 01, p. 280.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. LUIZ, M. C. ; NASCENTE, R. M. M.. A importância dos espaços democráticos e participativos na escola: experiências formativas na elaboração coletiva do projeto político pedagógico. Em: Daniela Karine Ramos; Fabio Rafael Segundo. (Org.). Tecnologias, participação e aprendizagem: contribuições à gestão democrática e ao fortalecimento dos Conselhos Escolares. 01ed.Florianópolis/SC. : Editora Saberes em Diálogo. 2016.v. 01, p. 103-121.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. NASCENTE, R. M. M. ; LUIZ, M. C. ; FONSECA, D. C.. Conflitos e Livros de Ocorrência no cotidiano da escola pública: alguns caminhos de investigação. Em: 37ª Reunião da ANPED - Plano Nacional de Educação: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira, v. 001, p. 01-19, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. NASCENTE, R. M. M. ; LUIZ, M. C.. Grupos de Referência: algo de novo da formação de gestores (as) escolares?. Em: II CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES7XII CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, v. 02, p. 5638-5650, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Renata Maria Moschen Nascente ⇔ Heloisa Chalmers Sisla (3.0)
        1. FERNANDES, JARINA RODRIGUES ; SISLA, HELOISA CHALMERS ; NASCENTE, RENATA MARIA MOSCHEN. Pibid como espaço de formação docente. Revista Educação (PUCRS. Online). v. 39, p. 291-301, issn: 0101-465X, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. FERNANDES, JARINA RODRIGUES; SISLA, H. C. ; NASCENTE, R. M. M.. PIBID: confluência de projetos em ação. Em: Isabel Maria Sabino de Farias; Maria Socorro Lucena Lima; Maria Marina Dias Cavalcante; José Albio Moreira de Sales. (Org.). Didática e a prática de ensino na relação com a formação de professores. 1ªed.Fortaleza. : Editora da Universidade Estadual do Ceará. 2015.v. 02, p. 05448-05458.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. SISLA, H. C. ; NASCENTE, R. M. M. ; FERNANDES, J. R.. Pibid: autoria profissional no início da docência. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Professores, v. 02, p. 0939-0951, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Renata Maria Moschen Nascente ⇔ Celso Luiz Aparecido Conti (1.0)
        1. NASCENTE, RENATA MARIA MOSCHEN ; CONTI, Celso Luiz Aparecido ; LIMA, EMÍLIA FREITAS DE. Macro e micro regulações da/na escola: avaliações externas em foco. EDUCAÇÃO (UFSM). v. 42, p. 99-112, issn: 0101-9031, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Renata Maria Moschen Nascente ⇔ Emilia Freitas de Lima (1.0)
        1. NASCENTE, RENATA MARIA MOSCHEN ; CONTI, Celso Luiz Aparecido ; LIMA, EMÍLIA FREITAS DE. Macro e micro regulações da/na escola: avaliações externas em foco. EDUCAÇÃO (UFSM). v. 42, p. 99-112, issn: 0101-9031, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 24/11/2017 12:06:56