Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Heloisa Chalmers Sisla

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1985), mestrado em Educação em Museus pela Bank Street College of Education (1996) e doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). É professora no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos, campus de São Carlos. Tem experiência na área de educação, com ênfase em formação de professores, atuando na educação de professores/as, tanto em alfabetização, quanto em educação ambiental. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9446133131561056 (09/02/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2006-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. Rodovia Washington Luis, km 235 SP 310 Dep. Metodologia de Ensino Monjolinho 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518670 URL da Homepage: http://www2.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2013-Atual. Contos escolares: Escola Adail Malmegrim Goncalves
      Descrição: Com base em aportes teóricos que investigam práticas pedagógicas bem sucedidas (CONNEL, 2010; CUNHA, 1989; DIAS-DA-SILVA, 1994 ; GUARNIERI, 1990; VARANI, 2007) e pesquisas sobre memórias (GONÇALVES FILHO, 1988; WEIL, 1979) e com fundamentos metodológicos que se encontram na confluência entre memória e história oral (ALBERTI, 2005; BOSI, 1979; MEIHY, 2007), que por sua vez se circunscrevem nas pesquisas narrativas no campo educacional (OLIVEIRA, 2011), a investigação proposta objetiva: Identificar e registrar práticas pedagógicas bem sucedidas ocorridas na escola pública, valorizar as práticas bem sucedidas que ocorrem na escola pública, envolver a comunidade escolar na narrativa do que chamamos contos escolares, aproximar os saberes da escola pública e da universidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Heloisa Chalmers Sisla - Coordenador / Taís Aparecida de Moura - Integrante / Sthefany Sigolo - Integrante / Ana Paula Gestoso de Souza - Integrante / Larissa Jéssica Alves - Integrante / Mariany C. Fardin Preto - Integrante.
      Membro: Heloisa Chalmers Sisla.
    2. 2013-Atual. Aprendizagens da docencia no Pibid
      Descrição: Este projeto tem como finalidade compreender as aprendizagens no âmbito de atuação de licenciandas em Pedagogia no Programa institucional de bolsa de iniciação à docência (Pibid) da Universidade Federal de São Carlos ? UFSCar. Para tanto, foram selecionados alguns campos nos quais têm se dado essas aprendizagens, relativos a aspectos específicos que costumam preocupar licenciandas/os no início da docência, assim como outros, relativos a elementos característicos da vivência no Pibid. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa é de natureza qualitativa, tendo como principal instrumento entrevistas semiestruturadas e análise de portfólios, a serem realizadas com pibidianas que participam do programa entre 2011 e 2013. Espera-se com este estudo ampliar a compreensão dos diferentes elementos sobre as aprendizagens da docência propiciados pela atuação no Pibid.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Heloisa Chalmers Sisla - Coordenador / Jarina Rodrigues Fernandes - Integrante / Renata Maria Moshen Nascente - Integrante.
      Membro: Heloisa Chalmers Sisla.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (5)
      1. II Seminário de Inovações Pedagógicas.. 2008. (Seminário).
      2. XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.A reflexão sobre a própria prática nos primeiros anos de formação. 2008. (Encontro).
      3. I Seminário de Inovações Pedagógicas.O uso do diário reflexivo com discentes em duas disciplinas do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Campus de Sorocaba. 2007. (Seminário).
      4. 29a Reunião Anual da ANPEd. 2006. (Congresso).
      5. V Congresso Ibero-americano de Educação Ambiental. V Congresso Ibero-americano de Educação Ambiental. 2006. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (5)
      1. OLIVEIRA, Haydée Torres de ; CINQUETTI, H. C. S. ; CARVALHO, Luiz Marcelo de ; Bonotto, D. M. B. ; Santana, L. C. ; Cavalari, R. M. F. ; Kawasaki, C. S.. V Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental. 2009. Congresso
      2. LOGAREZZI, Amadeu José Montagnini ; KAWASAKI, Clarice Sumi ; BONOTTO, Dalva Maria Bianchini ; FREITAS, D. ; OLIVEIRA, Haydée Torres de ; CINQUETTI, Heloísa Chalmers Sisla ; SANTANA, Luiz Carlos ; CARVALHO, Luiz Marcelo de ; MOTOKANE, Marcelo Tadeu ; MATOS, Mauricio dos Santos ; CAVALARI, Rosa Maria Feiteiro. IV Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental. Questões Epistemológicas Contemporâneas: o debate modernidade e pós-modernidade. 2007. Congresso
      3. CINQUETTI, H. C. S.. V Congresso Ibero-americano de Educação Ambiental. 2006. (Congresso).. . 0.
      4. OLIVEIRA, Haydée Torres de ; Kunieda, E. ; Lima, T. T. ; CINQUETTI, H. C. S.. EA 2006. 2006. Congresso
      5. CINQUETTI, H. C. S.. A pré-escola em debate. 1990. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 24/11/2017 12:06:51