Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Monica Filomena Caron

Graduação (1995) em Psicologia pela USP, campus Ribeirão Preto/SP - Bacharelado, Licenciatura e Formação de Psicólogo, pós-graduação lato-senso (1996) em Psicopedagogia Aplicada à Neurologia Infantil, na Faculdade de Medicina da UNICAMP, pós-graduação lato-senso (2003), no Laboratoire d´Études sur l´Acquisition et la Pathologie su Langage (LEAPLE) - Université René Descartes, Faculté des Sciences Humaines et Sociales - Sorbonne - Paris V, mestrado (2000) e doutorado (2004) em Linguística Aplicada ao Ensino/Aprendizagem de Língua Materna, pela UNICAMP, no Instituto de Estudos da Linguagem. Pós-doutorado (2012-2013) em Linguística no Instituto de Estudos da Linguagem, UNICAMP, junto ao Projeto Integrado em Neurolinguística: práticas com a linguagem e documentação de dados. Tutora do Grupo PET/Saberes Indígenas da UFSCar (início em Dez/2016). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3408975195954782 (07/11/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2007-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, campus de Sorocaba. Rodovia José Leme dos Santos Km 110 Itinga 18052780 - Sorocaba, SP - Brasil Telefone: (15) 32296009 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Lingüística
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2016-Atual. Grupo PET - Saberes Indigenas (MEC)
      Descrição: Ainda que o Brasil seja caracterizado pela diversidade cultural existem inúmeros preconceitos aliados a uma desvalorização dos saberes e técnicas das comunidades indígenas do território nacional. O Grupo PET/Indígenas é formado por 12 estudantes de diferentes etnias e cursos de graduação da UFSCar; tem como objetivo principal conceber ações voltadas à proteção e valorização do conhecimento indígena, permitindo a integração da sociedade indígena e da sociedade não-indígena através de ações de coleta, tratamento e organização de informação e formação de agentes multiplicadores, contribuindo para a permanência e sucesso acadêmico desses alunos na instituição.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) . Integrantes: Monica Filomena Caron - Coordenador / Hylio Lagana Fernandes - Integrante / Maria Cristina Comunian Ferraz - Integrante / Maria Walburga dos Santos - Integrante / Luzia Sigoli Fernandes Costa - Integrante.
      Membro: Monica Filomena Caron.
    2. 2014-2016. Concepcao de espacos de acao politico-pedagogica voltados a Educacao Superior Indigena: da tradicao oral aos relatos de viagens
      Descrição: O projeto tem como objetivo principal analisar duas importantes fontes de informação, as histórias indígenas (como os indígenas explicavam/explicam o seu mundo) e os relatos de viagens (como os europeus explicavam/explicam o mundo indígena) para conceber espaços de ação político-pedagógica voltados à Educação Superior Indígena.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Monica Filomena Caron - Integrante / Hylio Lagana Fernandes - Integrante / Maria Cristina Comunian Ferraz - Coordenador / Márcia Bracciali - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Monica Filomena Caron.
    3. 2014-2015. Producao de Material Didatico para o Ensino de Ciencias
      Descrição: Projeto que busca o desenvolvimento de material didático para o ensino de ciências e a educação ambiental. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Monica Filomena Caron - Coordenador.
      Membro: Monica Filomena Caron.
    4. 2012-2013. Como se configuram as familias no processo de aprendizagem da leitura e da escrita de seus filhos: experiencias de diagnosticos
      Descrição: Projeto que dá continuidade ao estudo de crianças encaminhadas para tratamentos diversos (hospitalares e/ou médicos, fonoaudiológicos, psicológicos, etc) por apresentarem dificuldades no aprendizado formal da escrita, temática desenvolvida em pesquisas anteriores pela autora do projeto e pelo grupo que compõem o Projeto Integrado em Neurolinguística: práticas com a linguagem e documentação de dados. CNPq 307227/2009-0. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Doutorado: (1) . Integrantes: Monica Filomena Caron - Coordenador / Maria Irma Hadler Coudry - Integrante / Sonia M. S. Bordin - Integrante.
      Membro: Monica Filomena Caron.
    5. 2009-2014. Sustentabilidade: os sentidos criados e veiculados na midia e suas repercussoes no discurso dos universitarios da UFSCAR campus Sorocaba
      Descrição: Procura-se recuperar, em primeiro lugar, um pouco da história do surgimento do discurso sobre a sustentabilidade na atualidade; em seguida, explorar a diversidade de interpretações que constituem a sustentabilidade como um campo discursivo em crescente expansão e inserção nos mais diversos setores sociais; e, finalmente, criar subsídios para fomentar o debate em torno do tema visando a colaborar com a formação discente do campus universitário.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Monica Filomena Caron - Coordenador / Gabriela R. Lopes - Integrante / Sarah Santos Ferreira - Integrante.
      Membro: Monica Filomena Caron.
    6. 2008-2010. A importancia de atentar para os aspectos linguisticos na educacao ambiental de criancas
      Descrição: O projeto é desenvolver um trabalho sobre educação ambiental considerando a peculiaridade do funcionamento lingüístico da faixa etária a que se destina o projeto, de modo a influenciar a atuação dos sujeitos modificando o comportamento ambiental antrópico, seja ele praticado no lar, na escola ou no lazer. Inicialmente realizaremos uma pesquisa teórica sobre o desenvolvimento da Educação Ambiental e sobre os principais conceitos que ela engloba, como sustentabilidade e ecologia, na atualidade. Também será feito um levantamento teórico que permita identificar o funcionamento da linguagem na infância. Num segundo momento do trabalho de pesquisa buscar-se-á a concretização de uma proposta de trabalho por intervenção direta numa pré-escola pública.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Monica Filomena Caron - Coordenador / Graziela Montanhim - Integrante / Heloísa Cinquetti - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Monica Filomena Caron.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (36)
      1. 18 th AILA World Congress of Applied Linguistics. HIstória de vida na experiência de aprendizagem de português brasileiro: uma narrativa de aluna africana. 2017. (Congresso).
      2. Jornadas Antropológicas 2017: Fazeres conjuntxs: transbordando saberes.Sobre as tecnologias indígenas. 2017. (Outra).
      3. I Encontro de Ensino de Leitura e Escrita. 2016. (Encontro).
      4. XI Congresso Internacional da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira. Histórias Indígenas em Oficina de Língua Portuguesa. 2016. (Congresso).
      5. 63 Seminário do GEL.As famílias e suas relações com as escolas nos processos de aprendizado da leitura e da escrita de crianças: experiências de diagnóstico. 2015. (Simpósio).
      6. III Colóquio Internacional de Turismo em Terras Indígenas e Comunidades Tradicionais.Turismo de Estudos: os saberes dos alunos indígenas nas universidades e os saberes da universidade nas aldeias. 2015. (Outra).
      7. IV Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade e II Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade. 2015. (Simpósio).
      8. IV Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade II Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade.Eventos e Práticas de Letramento: Contos de Povos Indígenas. 2015. (Simpósio).
      9. III Simpósio Internacional de Estudos Discursivos.Blog para a inclusão social e digital de universitários indígenas e estrangeiros. 2014. (Simpósio).
      10. VIII Congresso da Rede Latino-americana para Transformação Docente em Linguagem. Análise Indiciária de uma narrativa auto-biográfica, em português brasileiro, de estudante africana. 2013. (Congresso).
      11. 18 Congresso de Leitura do Brasil. Curtas-metragens produzidos em atividade de ensino de língua portuguesa brasileira para indígenas e estrangeiros. 2012. (Congresso).
      12. Congresso de Ensino Universitário. 2012. (Congresso).
      13. II Congresso Paulista de Extensão. A Lenda de Adana: preservação de Patrimônio Imaterial em Oficina de Língua Portuguesa. 2012. (Congresso).
      14. VI Simposio Linguagens e Identidades da/na Amazonia.Estudantes indígenas como agentes mediadores entre culturas. 2012. (Simpósio).
      15. I Simpósio Internacional do Grupo de Pesquisa "Avaliação da fala e linguagem": Perspectivas Interdisciplinares em Fonoaudiologia. 2011. (Simpósio).
      16. IX Congresso da Federação Lusófona de Ciências da Comunicação. Análise de Textos Jornalísticos e seus Indícios ao Discutir Temas Tangentes à Sustentabilidade. 2011. (Congresso).
      17. VII Seminário da Pós-graduação em Filosofia da UFSCar. 2011. (Seminário).
      18. Auto-Regulação da Aprendizagem no Ensino Superior: possibilidades de ação docente. 2010. (Oficina).
      19. Congresso Internacional Linguagem e Interação II. 2010. (Congresso).
      20. Congresso Internacional Linguagem e Interação II. Análise de Psicodiagnósticos de Crianças, consideradas portadoras de Dificuldades de Aprendizagem, Produzidos em Hospital Universitário. 2010. (Congresso).
      21. Inovação na Educação em um Mundo de Mudanças. 2010. (Oficina).
      22. I Seminário Internacional Sobre História do Ensino de Leitura e Escrita."Reflexões sobre laudos psicológicos de crianças consideradas portadoras de Dificuldades de Aprendizagem. 2010. (Seminário).
      23. I Simpósio Contribuições de Bakhtin à Linguística e à Educação. 2010. (Simpósio).
      24. IV Seminário de Inovações Pedagógicas. 2010. (Seminário).
      25. Grupo de Trabalho Prodocência "A formação de professores". 2009. (Outra).
      26. III Seminário de Inovações Pedagógicas. 2009. (Seminário).
      27. Palestra proferida para o Grupo de Pesquisa em Psicolinguística /FFCLH-USP."Os selos da exclusão: das lettres de cachet aos psicodiagnósticos. 2009. (Outra).
      28. Oficina 3 - Procedimentos diversificados de avaliação da aprendizagem. 2009. (Oficina).
      29. XVII Congresso de Iniciação Científica. 2009. (Congresso).
      30. "Desafios da Construção dos Projetos Pedagógicos do Campus Sorocaba". 2008. (Outra).
      31. II Colóquio da Associação Latinoamericana de Estudos do Discurso.Memórias de Leituras: Eventos e Práticas de Letramento Relatadas por Jovens Universitários. 2008. (Outra).
      32. III Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso.Emoções e ethos em textos de indivíduos psicodiagnosticados. 2008. (Simpósio).
      33. II Seminário de Inovações Pedagógicas.. 2008. (Seminário).
      34. Expo Literária. 2007. (Outra).
      35. I Seminário de Inovações Pedagógicas. 2007. (Seminário).
      36. VI Congresso Internacional Português como Língua Estrangeira. 2007. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (2)
      1. LANA, R. C. ; Marques, S. C. M. ; CARON, M. F.. Centenário da I Grande Guerra Mundial. 2014. Outro
      2. Fátima Rodrigues ; Fábio Yamaji ; Adilson Brandão ; Andréa Rabinovici ; de MENEZES, A. J. ; Carlos A. M. de Souza et al.. III Semana da Sustentabilidade da UFSCar campus Sorocaba. 2009. Congresso

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (2)
      • Monica Filomena Caron ⇔ Maria Cristina Comunian Ferraz (5.0)
        1. CARON, M. F.; FERRAZ, M. C. C. ; BRACCIALI, M. ; FERNANDES, H. L.. O grupo PET-Saberes Indígenas. Em: Ana Elisa de Castro Freitas. (Org.). Intelectuais indígenas e a construção da universidade pluriétnica no Brasil. 1ed.Rio de Janeiro. : E-papers. 2015.v. 1, p. 213-226.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. GABRIEL, C. S. ; CALAMEZORE, D. ; MASSI, A. ; MASSI, G. F. ; CRUZ, A. G. ; MAYURUNA, J. S. ; KALAPALO, J. ; BUTSE, G. T. ; NHAMBIQUARA, D. ; TSIMBARANAO, L. ; OLIVEIRA, E. C. ; RODRIGUES, E. S. ; MANDOWSKY, D. ; PIO, J. ; CANDELARIO, V. ; SOUZA, H. ; FERNANDES, H. L. ; MORAES, J. C. ; CARON, M. F. ; BRACCIALI, M. ; FERRAZ, M. C. C.. Os saberes indígenas nas universidades brasileiras: uma questão de políticas públicas. Em: XXI Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2013, São Carlos/SP. Anais do XXI Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, v. 10, p. 607-607, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. PIO, J. ; FERRAZ, M. C. C. ; BRACCIALI, M. ; FERNANDES, H. L. ; CANDELARIO, V. ; CARON, M. F.. Outras sociedades, outros saberes. Em: IX Congresso de Extensão, 2013. Anais de Eventos da UFSCar. São Carlos: UFSCar, v. 10, p. nc-nc, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. CARON, M. F.; MANDOWSKY, D. ; GARRIDO, D. ; NHAMBIQUARA, D. ; OLIVEIRA, E. C. ; BUTSE, G. T. ; KALAPALO, J. ; MARINHO, J. N. R. ; UMNHATE, J. R. ; BOROPONEPA, M. ; BRACCIALI, M. ; FERRAZ, M. C. C.. Estudantes Indígenas na Universidade e o Pensamento Abissal. Em: XII Congreso Iberoamericano de Extensión Universitaria, 2013, Quito. Anais do XII Congreso Iberoamericano de Extensión Universitaria, v. 10, p. nc-nc, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. OLIVEIRA, E. C. ; KALAPALO, J. ; BUTSE, G. T. ; Bracciali, M. R. P. ; FERNANDES, H. L. ; FERRAZ, M. C. C. ; CARON, M. F.. Cultura Indígena na sala de aula não indígena. Em: 2o Congresso Paulista de Extensão Universitária, 2012, São Paulo. Anais do 2o Congresso Paulista de Extensão Universitária, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Monica Filomena Caron ⇔ Heloisa Chalmers Sisla (1.0)
        1. Montanhim, G. C. ; Caron, M. F. ; CINQUETTI, H. C. S.. Aspectos Linguísticos e Educação Ambiental na Aprendizagem Infantil. Pesquisa em Educação Ambiental (Online). v. 6, p. 1-19, issn: 2177-580X, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 24/11/2017 12:06:54