Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Jarina Rodrigues Fernandes

Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora adjunta no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Educação de Jovens e Adultos. Membro do Fórum estadual de Educação de Jovens e Adultos de São Paulo. Coordenadora de área do Programa Institucional Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Participa do grupo de estudos e pesquisas sobre processos formativos e saberes da docência, com publicações na área de educação de jovens e adultos, tecnologias e formação inicial. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6612611612919706 (10/08/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2013-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. Rodovia Washington Luís, km 235 - SP-310 Jardim Guanabara 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (016) 35091549 URL da Homepage: www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2016-Atual. Pesquisas sobre o PROEJA: um estudo dos resumos de teses e dissertacoes (2007-2015)
      Descrição: O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) trouxe diferenciais e propiciou produção de conhecimentos que precisam ser amplamente conhecidos e divulgados, tendo em vista a construção de currículos emancipatórios na EJA. O objetivo geral da pesquisa é produzir um mapeamento das teses e dissertações sobre o PROEJA defendidas nas Universidades e Institutos Federais das cinco regiões brasileiras, de 2007 a 2015, com categorização de temáticas, objetivos, percursos metodológicos e principais resultados dos referidos trabalhos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jarina Rodrigues Fernandes - Coordenador.
      Membro: Jarina Rodrigues Fernandes.
    2. 2015-2016. Aprendizagens da docencia no Pibid
      Descrição: Este projeto tem como finalidade compreender as aprendizagens no âmbito de atuação de licenciandas em Pedagogia no Programa institucional de bolsa de iniciação à docência (Pibid) da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Para tanto, foram selecionados alguns campos nos quais têm se dado essas aprendizagens, relativos a aspectos específicos que costumam preocupar licenciandas/os no início da docência, assim como outros, relativos a elementos característicos da vivência no Pibid. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa é de natureza qualitativa, tendo como principal instrumento entrevistas semiestruturadas e análise de portfólios, a serem realizadas com pibidianas que participam do programa entre 2011 e 2013. Espera-se com este estudo ampliar a compreensão dos diferentes elementos sobre as aprendizagens da docência propiciados pela atuação no Pibid.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (61) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Jarina Rodrigues Fernandes - Integrante / Heloísa Chalmers Sisla - Coordenador / Renata Maria Moschen Nascente - Integrante.
      Membro: Jarina Rodrigues Fernandes.
    3. 2014-2015. Transformacao da EJA em Comunidade de Aprendizagem: atuacoes educativas de exito para um modelo social de EJA
      Descrição: "Trata-se de pesquisa voltada a investigar os processos de participação, aprendizagem e convivência em escola de EJA que se transformou em Comunidade de Aprendizagem. Comunidade de Aprendizagem é proposta elaborada pelo Centro Especial de Investigação em Teorias e Práticas Superadoras de Desigualdades (CREA), da Universidade de Barcelona, envolvendo um conjunto de atuações educativas de êxito (AEE) que favorecem a participação dos estudantes e da comunidade de entorno na tomada de decisão sobre a organização da escola, suas atividades e atuação pedagógica para que seja possível a aprendizagem de todos e o convívio proveitoso na diversidade. Para o desenvolvimento do estudo, será feita revisão bibliográfica a respeito das publicações realizadas nos últimos cinco anos dedicadas a EJA e a Comunidades de Aprendizagem em âmbito nacional e em âmbito internacional. Haverá, ainda, pesquisa de campo a ser realizada numa escola do interior paulista, cuja modalidade de EJA se transformou em Comunidade de Aprendizagem, para verificar se há efetiva melhoria nos processos de aprendizagem dos estudantes e melhoria do clima da instituição decorrente de participação dos estudantes e comunidade de entorno nos processos decisórios e nas práticas educativas, bem como do convívio proveitoso na diversidade. A pesquisa de campo será desenvolvida por meio da Metodologia Comunicativa. O referencial teórico de base tanto de Comunidades de Aprendizagem como de um modelo social de EJA e da Metodologia Comunicativa de Pesquisa é a aprendizagem dialógica" (MELLO, 2014). Participação da presente pesquisadora na pesquisa bibliográfica demandada pelo projeto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jarina Rodrigues Fernandes - Integrante / Roseli Rodrigues de Mello - Coordenador / Fabiana Marini Braga - Integrante / Paulo Eduardo Gomes Bento - Integrante / Francisca Lima Constantino - Integrante / Raquel Moreira - Integrante / Adriana Fernandes Coimbra Marigo - Integrante / Anselmo João Calzolari Neto - Integrante / Rosimara Silva Correia - Integrante.
      Membro: Jarina Rodrigues Fernandes.
      Descrição: Trata-se de pesquisa voltada a investigar os processos de participação, aprendizagem e convivência em escola de EJA que se transformou em Comunidade de Aprendizagem. Comunidade de Aprendizagem é proposta elaborada pelo Centro Especial de Investigação em Teorias e Práticas Superadoras de Desigualdades (CREA), da Universidade de Barcelona, envolvendo um conjunto de atuações educativas de êxito (AEE) que favorecem a participação dos estudantes e da comunidade de entorno na tomada de decisão sobre a organização da escola, suas atividades e atuação pedagógica para que seja possível a aprendizagem de todos e o convívio proveitoso na diversidade. Para o desenvolvimento do estudo, será feita revisão bibliográfica a respeito das publicações realizadas nos últimos cinco anos dedicadas a EJA e a Comunidades de Aprendizagem em âmbito nacional e em âmbito internacional. Haverá, ainda, pesquisa de campo a ser realizada numa escola do interior paulista, cuja modalidade de EJA se transformou em Comunidade de Aprendizagem, para verificar se há efetiva melhoria nos processos de aprendizagem dos estudantes e melhoria do clima da instituição decorrente de participação dos estudantes e comunidade de entorno nos processos decisórios e nas práticas educativas, bem como do convívio proveitoso na diversidade. A pesquisa de campo será desenvolvida por meio da Metodologia Comunicativa. O referencial teórico de base tanto de Comunidades de Aprendizagem como de um modelo social de EJA e da Metodologia Comunicativa de Pesquisa é a aprendizagem dialógica... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . Integrantes: Fabiana Marini Braga - Integrante / Roseli Rodrigues de Mello - Coordenador / Paulo Eduardo Gomes Bento - Integrante / Raquel Moreira - Integrante / Adriana Fernandes Coimbra Marigo - Integrante / Rosimara Silva Correa - Integrante / Francisca de Lima Constantino - Integrante / AnselmoJoão Calzolari Neto - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - - Auxílio financeiro.
      Membro: Fabiana Marini Braga.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (0)

      Organização de eventos

      • Total de organização de eventos (2)
        1. FERNANDES, JARINA RODRIGUES; COUTO, S. ; ZAMATTARO, V. ; PIERRO, M. C. ; BRAGA, F. M. ; MELLO, R. R. ; ONOFRE, E. M. C.. VIII Seminário do Fórum Paulista de Educação de Jovens e Adultos. 2016. Outro
        2. FERNANDES, J. R.. V Seminário Nacional sobre Formação de Educadores de Jovens e Adultos. 2015. (Outro).. . 0.

      Lista de colaborações

      • Colaborações endôgenas (4)
        • Jarina Rodrigues Fernandes ⇔ Renata Maria Moschen Nascente (4.0)
          1. FERNANDES, JARINA RODRIGUES ; SISLA, HELOISA CHALMERS ; NASCENTE, RENATA MARIA MOSCHEN. Pibid como espaço de formação docente. Revista Educação (PUCRS. Online). v. 39, p. 291-301, issn: 0101-465X, 2016.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          2. FERNANDES, JARINA RODRIGUES; SISLA, H. C. ; NASCENTE, R. M. M.. PIBID: confluência de projetos em ação. Em: Isabel Maria Sabino de Farias; Maria Socorro Lucena Lima; Maria Marina Dias Cavalcante; José Albio Moreira de Sales. (Org.). Didática e a prática de ensino na relação com a formação de professores. 1ªed.Fortaleza. : Editora da Universidade Estadual do Ceará. 2015.v. 02, p. 05448-05458.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          3. SISLA, H. C. ; NASCENTE, R. M. M. ; FERNANDES, J. R.. Pibid: autoria profissional no início da docência. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Professores, v. 02, p. 0939-0951, 2014.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          4. FERNADES, J. R. ; SISLA, H. C. ; NASCENTE, R. M. M. ; PRODOCIMO, E. ; AYOUB, E. ; LIMA, E. M. ; CASTRO, F. C.. PIBID: aprendizagens construídas a partir do diálogo entre universidade e escola. Em: XVII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2014, Fortaleza. A didática e a prática de ensino nas relações entre escola, formação de professores e sociedade - Caderno de Resumos - pôsteres e painéis. Fortaleza: UECE - Universidade Estadual do Ceará, v. 01, p. 473-474, 2014.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

        • Jarina Rodrigues Fernandes ⇔ Heloisa Chalmers Sisla (3.0)
          1. FERNANDES, JARINA RODRIGUES ; SISLA, HELOISA CHALMERS ; NASCENTE, RENATA MARIA MOSCHEN. Pibid como espaço de formação docente. Revista Educação (PUCRS. Online). v. 39, p. 291-301, issn: 0101-465X, 2016.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          2. FERNANDES, JARINA RODRIGUES; SISLA, H. C. ; NASCENTE, R. M. M.. PIBID: confluência de projetos em ação. Em: Isabel Maria Sabino de Farias; Maria Socorro Lucena Lima; Maria Marina Dias Cavalcante; José Albio Moreira de Sales. (Org.). Didática e a prática de ensino na relação com a formação de professores. 1ªed.Fortaleza. : Editora da Universidade Estadual do Ceará. 2015.v. 02, p. 05448-05458.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          3. SISLA, H. C. ; NASCENTE, R. M. M. ; FERNANDES, J. R.. Pibid: autoria profissional no início da docência. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Professores, v. 02, p. 0939-0951, 2014.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

        • Jarina Rodrigues Fernandes ⇔ Aline Sommerhalder (1.0)
          1. SOMMERHALDER, ALINE ; FERNANDES, JARINA RODRIGUES ; DUARTE, CAMILA TANURE ; SANTOS, CAMILA MARQUES DOS. Estágio curricular supervisionado e a relação teoria e prática: sentidos construídos por licenciandos em Pedagogia. Educação (Rio Claro. Online). v. 26, p. 279-294, issn: 1981-8106, 2016.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

        • Jarina Rodrigues Fernandes ⇔ Dulcinéia de Fátima Ferreira (1.0)
          1. ALMEIDA, E. (Org.) ; CAMARGO, M. R. R. M. (Org.) ; FERNANDES, JARINA RODRIGUES (Org.) ; FERREIRA, D. (Org.) ; JEFFREY, D. (Org.) ; LEITE, S. F. (Org.) ; SANTOS, M. A. (Org.) ; PIERRO, M. C. (Org.). Formação de Educadores de Jovens e Adultos na perspectiva da Educação Popular. 1 ed. São Carlos: Compacta Editora, 2015. v. 1, p. 102.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




      Data de processamento: 24/11/2017 12:06:51