Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Aline Sommerhalder

Professora Adjunto IV do quadro docente efetivo do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, CECH- Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus de São Carlos/SP, atuando nos cursos de Licenciatura em Pedagogia.Professora do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE)/UFSCar, atuando no campo da pesquisa educacional, na linha de Pesquisa Práticas Sociais e Processos Educativos, no eixo temático:Ensino e Aprendizagem de Crianças, Jovens e Adultos e Formação de Educadores (as) em Relações Humanas (orienta mestrado e doutorado). Doutora em Educação Escolar (2010) pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista - UNESP- Campus de Araraquara/SP.Mestre (2004) em Ciências da Motricidade - área de Pedagogia da Motricidade Humana pela mesma Universidade. Pedagoga (Licenciada) (2000) pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Instituto de Biociências- Campus de Rio Claro/SP ; Pesquisadora da área de Educação, com ênfase em investigações no campo dos Estudos da Criança, especialmente nas temáticas:Processos Educativos de Crianças. Educação Infantil. Ensino e Aprendizagem de Crianças em contextos e cotidianos. Formação de Professores. Formação de Educadores para a Infância. Metodologias Lúdicas na Educação Básica. Coordenadora Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos Educativos de Crianças em Contexto/CNPq; Coordenadora Adjunto do Cfei - Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância. Publicações na área de Ensino e de Aprendizagem de Crianças; Lúdico; Educação Infantil; Formação de Professores. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4775432120371947 (13/11/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2011-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, CECH - Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - DTPP. Rodovia Washington Luís, km 235 - SP-310 Guanabara 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 35091546 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2015-Atual. Memorias de Educadoras/es Brincantes: historias e narrativas de infancias em praticas de formacao
      Descrição: A pesquisa investiga experiências brincantes (brincadeiras e jogos, tempo e espaços para brincar) na trajetória de vida (período da infância) de professoras/es e futuros/as professores/as no contexto de um curso de extensão universitária de Formação Lúdica. Parte-se da consideração que essa trajetória lúdica alimenta os modos de pensar e de fazer pedagógico na relação com as crianças em contextos educativos. Nesse sentido, a escrita de docentes e futuros/as professores/as sobre suas experiências lúdicas se constitui em uma ferramenta para melhor conhecimento de si, de reflexão realizada sobre essas experiências e de ressignificação das mesmas. Analisa-se o percurso brincante vivido por esses/as educadores/as utilizando-se da documentação narrativa como caminho metodológico para recolha dos dados, em uma abordagem qualitativa de pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Aline Sommerhalder - Coordenador / Fernando Donizete Alves - Integrante / Carla Ferroni - Integrante / Kayenne Dias Vieira - Integrante.
      Membro: Aline Sommerhalder.
    2. 2014-Atual. Jogos e brincadeiras no cotidiano da Escola de Ensino Fundamental: o que revelam as criancas dos anos iniciais- Processo CNPq n. 472021/2014-1
      Descrição: Na prática social de brincar, crianças ensinam e aprendem um conjunto de saberes e conhecimentos sobre os mais diversos campos de experiência humana. Saberes e conhecimentos que são compartilhados com seus parceiros de jogos e brincadeiras. Nessa troca, novos sabres e conhecimentos são construídos sobre si próprias, sobre a coletividade, sobre a realidade em que vivem. De todo modo, ainda há certo distanciamento entre aquilo que as crianças ensinam e aprendem jogando\brincado e os conteúdos escolares. Nesse contexto, apresentamos como questões de pesquisa: Que jogos e brincadeiras fazem parte do cotidiano das crianças que frequentam os anos iniciais do ensino fundamental, nos momentos de recreio em uma escola pública? Que processos educativos decorrem desses momentos de brincar/jogar? Consequentemente, o objetivo geral dessa pesquisa é identificar e compreender a cultura lúdica vivenciadas por crianças no espaço escolar, mais propriamente nos anos iniciais do ensino fundamental em momentos extra sala. Processo CNPq n. 472021/2014-1. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Aline Sommerhalder - Integrante / Fernando Donizete Alves - Coordenador / Gabriela Dias Sartori - Integrante / Camila Tanure Duarte - Integrante / Luana Zanotto - Integrante / Andressa de Oliveira Martins - Integrante.
      Membro: Aline Sommerhalder.
    3. 2012-2013. Conhecendo as Necessidades Formativas das/dos profissionais de educacao infantil: um estudo no contexto da rede municipal de ensino de Descalvado/SP
      Descrição: Este projeto de pesquisa articula-se com o Projeto de Extensão: Formação de Professores de Educação Básica: uma parceria colaborativa entre escola e universidade, desenvolvido pelo "Núcleo de Estudos e Pesquisas das Dimensões Educativas da Educação Física" e pelo "Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas Pedagógicas e Processos Formativos para a Educação da Criança". Este projeto de extensão caracteriza-se como uma atividade de formação continuada de professoras/es e gestoras da rede municipal de ensino da cidade de Descalvado, SP, e engloba ações formativas (formação continuada) para um grupo de profissionais constituído por professoras/es e gestoras de educação infantil. Trata-se de uma parceria da UFSCar com a Secretaria Municipal de Educação de Descalvado/SP. O objetivo desta pesquisa é investigar as Necessidades Formativas de profissionais de educação infantil da rede municipal de ensino de Descalvado/SP, participantes deste projeto de extensão. Será adotado o questionário como o instrumento de coleta de dados. Este questionário será composto por questões abertas e fechadas. Buscando responder a questão proposta e o objetivo desta pesquisa, ou seja, conhecer as Necessidades Formativas de um grupo de profissionais de educação infantil, realizaremos uma análise dos dados, na perspectiva da pesquisa qualitativa e à luz do referencial teórico escolhido.Para a análise dos dados serão construídas categorias descritivas, baseando-se no posicionamento teórico assumido para a pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Aline Sommerhalder - Coordenador / Maria Beatriz Jacomini - Integrante.
      Membro: Aline Sommerhalder.
    4. 2011-2014. Formacao de professores/as de educacao basica da rede municipal de ensino de Descalvado/SP: experiencias construidas nos processos de reflexao sobre a docencia e as praticas profissionais
      Descrição: Tem por objetivo central desenvolver ações formativas que tenham como eixo a reflexão sobre os contextos de trabalho e as práticas pedagógicas destes profissionais, buscando a melhoria de qualidade do processo de ensino e de aprendizagem no ensino fundamental e do atendimento à criança na educação infantil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Aline Sommerhalder - Coordenador / Fernando Donizete Alves - Integrante.
      Membro: Aline Sommerhalder.
    5. 2011-2013. Programa Institucional de Bolsa de Iniciacao a Docencia PIBID no curso de Pedagogia a distancia da UAB/ UFSCar
      Descrição: O PIBID é um Programa institucional que visa promover a participação dos estudantes de graduação licenciatura da UFSCar, articulando e coordenando atividades dos conteúdos curriculares e extracurriculares com ações colaborativas junto a professores de escolas públicas da educação básica. O Programa tem em vista promover experiências compartilhadas com as escolas públicas de educação básica de iniciação à docência para os licenciandos envolvidos, a formação continuada de professores em serviço e a promoção da melhoria do ensino e da aprendizagem na educação básica. O referido projeto de pesquisa tem sua gênese e se articula ao subprojeto institucional PIBID Pedagogia: modalidade a distância da UFSCar/UAB e tem por objetivo investigar e produzir conhecimentos científicos sobre as contribuições do Programa PIBID para a formação inicial de licenciandos em Pedagogia a distância da UAB/UFSCar e para a formação continuada em serviço de supervisores e professores das escolas públicas envolvidos neste projeto. Justifica-se pela pertinência do tema relacionado a formação inicial de professores de educação básica na modalidade a distância e ausência de pesquisas na interface PIBID em cursos de Pedagogia a distância no Estado de São Paulo. Este projeto de pesquisa tem como participantes sujeitos dos municípios de Jales e São José dos Campos, sendo estes: alunos bolsistas do curso de Pedagogia a distância dos Pólos de Jales e São José dos Campos e professores da rede municipal de ensino de duas escolas de educação básica, uma localizada no município de Jales/SP e outra em São José dos Campos/SP. Como instrumentos metodológicos, tem-se diversas formas de produções de memórias resultantes de reuniões presenciais, reuniões por meio web conferência, do ambiente Moodle e de atividades realizadas em parceria professores(as) e alunos(as) da rede pública de ensino de Jales e S.J.Campos e estudantes bolsistas da Pedagogia a distância da UAB/UFSCar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (14) . Integrantes: Aline Sommerhalder - Integrante / Fabiana Marini Braga - Integrante / Maria Iolanda Monteiro - Integrante / Maria Betanea Platzer - Integrante / Lucilaine Nunes Lazareto - Integrante / Carlos Eduardo Candido Pereira - Integrante / Marcia Regina Onofre - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Aline Sommerhalder.
    6. 2011-2011. Espacos e Tempos destinados ao brincar na educacao institucionalizada da infancia: o que revela o cotidiano do trabalho pedagogico na educacao infantil?
      Descrição: Considerando que o brincar (lúdico) é uma linguagem, é um elemento revelador da cultura da infância e tem um grande valor educativo, sustenta-se que esta atividade é um direito da criança e de fundamental importância no trabalho pedagógico da educação infantil. O objetivo da presente pesquisa é investigar os espaços e os tempos destinados ao brincar no cotidiano do trabalho pedagógico da educação infantil. Fundamenta-se em uma abordagem qualitativa e terá como instrumentos metodológicos a fotografia e a observação direta não estruturada deste cotidiano. A fotografia será utilizada como recurso para o registro dos espaços físicos e objetos/materiais destinados para brincar e, no caso das observações, será utilizado um Diário de Campo. Serão sujeitos participantes desta pesquisa crianças entre 4 e 5 anos e seus profissionais (professores e demais profissionais), que atuam com estas em uma turma de educação infantil de uma instituição pública de São José do Rio Preto/SP. Os dados serão analisados qualitativamente, a partir de categorias construídas e será realizada uma leitura do conteúdo à luz da literatura escolhida.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Aline Sommerhalder - Coordenador.
      Membro: Aline Sommerhalder.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Professora Homenageada ( turma 2011) - Curso de Licenciatura em Pedagogia - UFSCar, .. 2016.
      Membro: Aline Sommerhalder.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (28)
    1. IX Seminário de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação.Debatedor. 2017. (Seminário).
    2. Congresso Nacional de Primeira Infância. O brincar como base da educação infantil. 2016. (Congresso).
    3. I Encontro A importância do brincar.Brincar como experiência de viver infâncias. 2016. (Encontro).
    4. III Congresso Nacional de Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Interações entre Professora e Crianças em Contextos de Brincadeira: reflexões sobre a formação de professores. 2016. (Congresso).
    5. IV Semana de Formação, Pesquisas e Práticas na Educação Infantil.Minicurso: Contação de Histórias na Educação Infantil. 2016. (Encontro).
    6. VI Jornada de Estudos em Educação Musical. O universo infantil: entre o brincar e o aprender. 2016. (Congresso).
    7. XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2016. (Congresso).
    8. 5o Seminário de Pesquisas em Práticas Sociais e Processos Educativos: Educar-se em direitos humanos.Processos educativos e interculturalidade: o brincar durante o translado do ônibus escolar rural. 2014. (Seminário).
    9. II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. xx. 2014. (Congresso).
    10. Seminário de Aprofundamento de Estudos "Do ser ao agir: ações militantes". 2014. (Seminário).
    11. XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - Endipe. A docência contextualizada na Educação Infantil: aproximando de saberes e de práticas pedagógicas. 2014. (Congresso).
    12. . XII Encontro do Fórum de Licenciaturas, Prograd ? UFSCar, 2012, com participação nas datas de 02 de abril e 28 de maio de 2012. 2012. (Encontro).
    13. II Encontro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) - Pedagogia EaD/UFSCar.As experiências do PIBID no processo de formação inicial de professores. 2012. (Encontro).
    14. I Simpósio Internacional de Educação a Distância e I Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância.O processo de formação inicial e continuada docente no programa institucional de bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenc. em Pedagogia a Distância da UAB/UFSCar, sob a ótica de seus participantes. 2012. (Simpósio).
    15. XVI Endipe - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Reflexões sobre o educar/cuidar de crianças na educação infantil e suas relações com a docência e o fazer pedagógico. 2012. (Congresso).
    16. 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Educar e cuidar na educação infantil: uma análise do documento Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. 2011. (Encontro).
    17. Ciclo de Palestras - Ação Docente na UFSCar: Compartilhando experiências e construindo caminhos. 2011. (Encontro).
    18. DTPP Convida: Diálogo com Helena Singer.A Educação Democrática no Século XXI. 2011. (Outra).
    19. I Conegrad - Congresso de Ensino de Graduação- UFSCar e 9a Jornada Científica e Tecnológica da UFSCar. 2011. (Congresso).
    20. I Conegrad - Congresso de Ensino de Graduação- UFSCar - Palestra: Educação das relações etnicorraciais. 2011. (Congresso).
    21. I Conegrad - Congresso de Ensino de Graduação- UFSCar - Palestra: Políticas Públicas para a Formação de Professores para a EDucação Básica. 2011. (Congresso).
    22. I Encontro PIDIB UFSCar Pedagogia - UAB.Orientadores PIBID Pedagogia UAB. 2011. (Encontro).
    23. II Seminário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID UFScar. 2011. (Seminário).
    24. Relações Etnicorraciais e educação no Brasil: panorama geral e movimento negro e educação no Brasil - avanços e embates atuais (Evento promovido pelo Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas- UFSCar). 2011. (Outra).
    25. Seminário e Fórum de Debates "Comemoração dos 90 anos do nascimento de Paulo Freire", realizado em parceria com a linha de pesquisa do PPGE: Práticas Sociais e Processos Educativos. 2011. (Seminário).
    26. VI Encontro Iberoamericano de Educação (EIDE).A subjetividade na cultura lúdica da infância: notas sobre a brincadeira de casinha na prática pedagógica da educação infantil. 2011. (Encontro).
    27. X Encontro de Iniciação Científica - ENIC Pedagogia.O Pedagogo e a Pesquisa em Educação. 2011. (Encontro).
    28. XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores e I Congresso Nacional de Formação de Professores. A CULTURA LÚDICA NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2011. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (26)
    1. SOMMERHALDER, ALINE. Comissão Científica do XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores e III Congresso Nacional de Formação de Professores. 2016. (Congresso).. . 0.
    2. SOMMERHALDER, A.. II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. 2014. (Congresso).. . 0.
    3. SOMMERHALDER, A.. Comissão Organizadora do 5o Seminário de Pesquisas em Práticas Sociais e Processos Educativos: educar-se em direitos humanos. 2014. (Congresso).. . 0.
    4. SOMMERHALDER, A.. Avaliadora de Trabalhos científicos no Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de pesquisadores em Educação a Distância - 2014. 2014. (Congresso).. . 0.
    5. SOMMERHALDER, A.. Parecerista AD HOC do 5o Seminário de Pesquisas em Práticas Sociais e Processos Educativos: Educar-se em direitos humanos. 2014. (Congresso).. . 0.
    6. SOMMERHALDER, A.. Debatedor no VI seminário de Dissertações e Teses do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE UFSCar. 2014. (Congresso).. . 0.
    7. SOMMERHALDER, A.. Orientador no VI Seminário de Dissertações e Teses do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE UFSCar. 2014. (Congresso).. . 0.
    8. SOMMERHALDER, A.; MONTRONE, A. V. G. ; GONCALVES JUNIOR, L.. Seminário Aberto ?Linha de Pesquisa: Práticas Sociais e Processos Educativos?/Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSCar 2014. 2014. Congresso
    9. SOMMERHALDER, A.. XXI Congresso de Iniciação Científica da UFSCar (Membro Interno Comitê Pibic). 2013. (Congresso).. . 0.
    10. SOMMERHALDER, A.. 4o Seminário de Pesquisas em práticas sociais e processos educativos: contribuições de Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. 2013. (Congresso).. . 0.
    11. SOMMERHALDER, A.. XX Congresso de Iniciação Científica e V CIDTI/ UFSCar. 2012. (Congresso).. . 0.
    12. SOMMERHALDER, A.. Seminário Fórum de Debates " Comemoração dos 90 anos do nascimento de Paulo Freire", em parceria com a linha de Pesquisa: Práticas Sociais e Processos Educativos - PPGE UFSCar. 2011. (Outro).. . 0.
    13. SOMMERHALDER, A.. III Seminário de Pesquisas em Práticas Sociais e Processos Educativos: 90 anos do nascimento de Paulo Freire. 2011. (Congresso).. . 0.
    14. SOMMERHALDER, A.. Comissão Científica do XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores I Congresso Nacional de Formação de professores. 2011. (Congresso).. . 0.
    15. SOMMERHALDER, A.. Seminário Internacional da Afro-descendência : 20 anos de NEAB/UFSCar: desafios ante a maturidade. 2011. (Congresso).. . 0.
    16. SOMMERHALDER, A.. I Congresso Internacional de Educação Física, Esporte e Lazer. 2010. (Congresso).. . 0.
    17. SOMMERHALDER, A.. I Congresso Internacional de Educação Física, Esporte e Lazer. 2010. (Congresso).. . 0.
    18. SOMMERHALDER, A.. I Congresso Brasileiro de Educadores Claretianos: A Educação Confessional diante dos desafios do Mundo Contemporâneo. 2008. (Congresso).. . 0.
    19. SOMMERHALDER, A.. IV ENIC - Encontro de Iniciação Científica /Claretiano - Semana de Saúde. 2005. (Congresso).. . 0.
    20. SOMMERHALDER, A.. Coordenação da Sessão Temática: Docência e Contemporaneidade - II Reunião Científica Psicanálise e Educação: Eros e Thanatos- desafios para a educação da criança e do adolescente - Grupo de Pesquisa Psicanálise e Educação/ UNESP. 2005. (Outro).. . 0.
    21. SOMMERHALDER, A.. IV ENIC - Encontro de Iniciação Científica Claretiano - Semana de Educação Física. 2005. (Congresso).. . 0.
    22. SOMMERHALDER, A.. IV ENIC - Encontro de Iniciação Científica - Claretiano - Semana de Educação. 2005. (Congresso).. . 0.
    23. SOMMERHALDER, A.. IV - ENIC Encontro de Iniciação Científica - Claretiano - Semana de Administração. 2005. (Congresso).. . 0.
    24. SOMMERHALDER, A.. Comissao Científica do IV ENIC - Encontro de Iniciaçao Científica - Claretiano. 2005. (Congresso).. . 0.
    25. SOMMERHALDER, A.. II Encontro de Iniciação Científica do Ceuclar. 2003. (Outro).. . 0.
    26. SOMMERHALDER, A.. Comissão de Avaliação do III Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XI Simpósio Paulista de Educação Física. 2003. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (5)
    • Aline Sommerhalder ⇔ Fernando Donizete Alves (32.0)
      1. NICOLIELO, M. E. ; SOMMERHALDER, A. ; ALVES, Fernando Donizete. Brincar na educação infantil como experiência de cultura e de formação para a vida. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE). v. 42, p. 285-298, issn: 1984-6444, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. ZANOTTO, L. ; ALVES, F. D. ; SOMMERHALDER, A. ; NICOLIELO, M. E. ; LIMAO, J. I.. O brincar como prática social identificado entre um grupo de crianças da zona rural. Comunicações (UNIMEP). v. 23, p. 245-260, issn: 0104-8481, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. SOMMERHALDER, ALINE ; NICOLIELO, MARIA ELISA ; ALVES, Fernando Donizete. PARTICIPAÇÃO PEDAGÓGICA NO BRINCAR DE UM GRUPO DE CRIANÇAS: O QUE REVELAM OS FAZERES DOCENTES EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL?. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. v. 11, p. 604-624, issn: 1982-5587, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. MARTINS, A. O. ; ALVES, F. D. ; SOMMERHALDER, A.. Brincar no recreio escolar: ouvindo crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. EDUCAÇÃO EM FOCO (BELO HORIZONTE. 1996). v. 19, p. 241-262, issn: 1519-3322, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. KOBAYASHI, M. C. M. ; SOMMERHALDER, A. ; ALVES, Fernando Donizete. O que temos para brincar? Um estudo sobre os brinquedos encontrados na educação infantil. Revista NUPEM (Online). v. 7, p. 147-162, issn: 2176-7912, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. SARTORI, G. D. ; ALVES, F. D. ; SOMMERHALDER, ALINE. A cultura lúdica infantil em parques públicos: Qual o espaço e tempo para brincar?. Educacao Unisinos (Online). v. 19, p. 401-408, issn: 2177-6210, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. SOMMERHALDER, A. ; ALVES, F. D.. FORMAÇÃO LÚDICA DE PROFESSORAS: A ?VOZ? DAS PARTICIPANTES EM UMA ATIVIDADE DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA A DISTÂNCIA (publicada no v. 16, n. 1). Quaestio: Revista de Estudos de Educação. v. 16, n. 1). Quaestio: Revista de Estudos de Educação, v. 16, p. 105-121, issn: 2177-5796, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. SOMMERHALDER, A. ; ALVES, F. D.. A Educação nas obras de Freud: apontamentos para os processos educativos de crianças. Revista Iberoamericana de Educación (Online). v. 66, p. 1-11, issn: 1681-5653, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. ZANOTTO, L. ; SOMMERHALDER, A. ; ALVES, F. D.. Brincar no ônibus escolar rural: processos educativos construídos por crianças do ensino fundamental. Doxa. Revista Paulista de Psicologia e Educação. v. 18, p. 1-12, issn: 1413-2060, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. SOMMERHALDER, A. ; ALVES, F. D.. Infância e educação infantil: aspectos inconscientes das relações educativas. Paidéia (USP. Ribeirao Preto. Impresso). v. 22, p. 241-250, issn: 0103-863X, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. SOMMERHALDER, A. ; ALVES, F. D.. Brincar Infantil e Subjetividade: reflexões a partir da brincadeira de casinha. Educação (Rio Claro. Online). v. 21, p. jan-jun, issn: 1981-8106, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      12. ALVES, F. D.; SOMMERHALDER, A. ; OLIVEIRA, M. L.. O lúdico e educação escolarizada da criança: implicações para a prática pedagógica. Doxa. Revista Paulista de Psicologia e Educação. v. 15, p. 33-44, issn: 1413-2060, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      13. SOMMERHALDER, A. ; ALVES, Fernando Donizete ; JOLY, I. Z. L.. Educando crianças, formando educadores: práticas educativas desenvolvidas nas relações humanas. 1 ed. Curitiba/PR: CRV, 2017. v. 1, p. 166.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      14. SOMMERHALDER, A. ; ALVES, F. D.. Jogo e a Educação da Infância: muito prazer em aprender. 1 ed. Curitiba/PR: Editora CRV, 2011. p. 123.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      15. DENZIN, A. S. ; ALVES, Fernando Donizete ; SOMMERHALDER, A.. Significando experiências de ser criança em um contexto escolar. Em: Aline Sommerhalder; Fernando Donizete Alves; Ilza Zenker Leme Joly. (Org.). Educando crianças, formando educadores: práticas educativas desenvolvidas nas relações humanas. 1ed.Curitiba/PR. : CRV. 2017.v. 1, p. 19-34.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      16. ZANOTTO, L. ; SOMMERHALDER, A. ; ALVES, Fernando Donizete. O que crianças fazem em um ônibus escolar rural? Uma pesquisa sobre o brincar como prática social. Em: Aline Sommerhalder; Fernando Donizete Alves; Ilza Zenker Leme Joly. (Org.). Educando crianças, formando educadores: práticas educativas desenvolvidas nas relações humanas. 1ed.Curitiba/PR. : CRV. 2017.v. 1, p. 35-44.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      17. DUARTE, C. T. ; ALVES, Fernando Donizete ; SOMMERHALDER, A.. Relações sociais no brincar de crianças em contextos escolares: contribuições para a construção de identidades. Em: Aline Sommerhalder, Fernando Donizete Alves, Ilza Zenker Leme Joly. (Org.). Educando crianças, formando educadores: práticas educativas desenvolvidas nas relações humanas. 1ed.Curitiba/PR. : CRV. 2017.v. 1, p. 57-70.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      18. DUARTE, C. T. ; ALVES, F. D. ; SOMMERHALDER, A.. Relações entre crianças em contextos de brincadeiras: contribuições para a construção de identidades. Em: Andreza Marques de Castro Leão; Luci Regina Muzzeti. (Org.). Abordagem Panorâmica Educacional: da educação infantil ao ensino superior. 1ed.São Paulo/SP. : Cultura Acadêmica. 2016.v. 1, p. 61-80.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      19. ALVES, F. D. ; SOMMERHALDER, ALINE. Jogaprend: reflexões sobre a formação lúdica do professor. Em: Maria Guiomar Carneiro Tommasiello, Alda Junqueira Marin, Selma Garrido Pimenta, Luiz Marcelo de Carvalho; José Cerchi Fusari. (Org.). Didática e Práticas de Ensino na realidade escolar contemporânea: constatações, análises e proposições. 1ed.Araraquara/SP. : Junqueira Marins. 2012.v. 1, p. 006327-006338.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      20. SOMMERHALDER, A. ; ALVES, F. D.. Práticas pedagógicas com o brincar na educação infantil: a voz das professoras em seus contextos da docência. Em: Maria Guiomar Carneiro Tommasiello, Alda Junqueira Marin, Selma Garrido Pimenta, Luiz Marcelo de Carvalho, José Cerchi Fusari. (Org.). Didática e Práticas de Ensino na realidade escolar contemporânea: constatações, análises e proposições. 1ed.Araraquara/SP. : Junqueira Marins. 2012.v. 1, p. 006339-006350.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      21. ONOFRE, M. R. ; SOMMERHALDER, A. ; ALVES, F. D.. Reflexões sobre o educar/cuidar de crianças na educação infantil e suas relações com a docência e o fazer pedagógico. Em: Maria Isabel de Almeida, Alda Junqueira Marin, Selma Garrido Pimenta, Cristina Cinto Araujo Pedroso, Helenice Ciampi. (Org.). Políticas de formação inicial e continuada de professores. 1ed.Araraquara/SP. : Junqueira Marins. 2012.v. 1, p. 003584-003595.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      22. ALVES, F. D.; SOMMERHALDER, A.. A brinquedoteca na educação infantil: espaço de formação da criança e de pesquisa sobre o brincar. Em: Eliana Marques Zanata; Vera Lúcia Messias Fialho Capellini; Rita Melissa Lepre; Luciene Ferreira da Silva. (Org.). Formação Docente e Universalização do Ensino: proposições para o desenvolvimento humano. 1ed.São Paulo. : Cultura Acadêmica. 2011.p. 227-234.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      23. ALVES, F. D. ; SOMMERHALDER, ALINE ; DUARTE, C. T.. Interações entre professora e crianças em contextos de brincadeira: reflexões sobre a formação de professores. Em: III Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e III Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE), v. 1, p. 4883-4894, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      24. NICOLIELO, M. E. ; SOMMERHALDER, A. ; LIMAO, J. I. ; ZANOTTO, L. ; ALVES, F. D.. Educação para os direitos humanos: crianças da zona rural no âmbito escolar urbano. Em: V CBE - Congresso Brasileiro de Educação: Pesquisa e Formação de Professores: politicas e programas, v. 1, p. 1-10, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      25. MARTINS, A. O. ; SOMMERHALDER, ALINE ; ALVES, F. D.. Brincando no recreio escolar: conhecendo processos educativos de crianças do ensino fundamental. Em: XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, v. 1, p. 2772-2786, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      26. SOMMERHALDER, A.; OLIVEIRA, L. N. ; SARTORI, G. D. ; ALVES, F. D.. Formação Lúdica de Professoras: reflexões a partir da experiência de uma atividade de extensão. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, v. 1, p. 2430-2442, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      27. DUARTE, C. T. ; SANTOS, C. M. ; SARTORI, G. D. ; ALVES, F. D. ; SOMMERHALDER, A.. Práticas de Musicalização com crianças: reflexões sobre processos educativos. Em: 5o Seminário de Práticas Sociais e Processos Educativos: educar-se em direitos humanos, v. 5, p. 99-109, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      28. ZANOTTO, L. ; NICOLIELO, M. E. ; LIMAO, J. I. ; SOMMERHALDER, A. ; ALVES, F. D.. Processos Educativos e interculturalidade: o brincar durante o translado do ônibus escolar rural. Em: 5o Seminário de Práticas Sociais e Processos Educativos: educar-se em direitos humanos, v. 5, p. 121-132, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      29. SOMMERHALDER, A. ; ALVES, F. D.. A CULTURA LÚDICA NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Em: XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores e I Congresso Nacional de Formação de Professores, v. 1, p. 47-57, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      30. SOMMERHALDER, A. ; DUARTE, C. T. ; ALVES, F. D. ; ZANOTTO, L. ; NICOLIELO, M. E.. Interações docentes com crianças em práticas pedagógicas: implicações no processo de ensino e de aprendizagem. Em: XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino : Didática e Prática de Ensino no Contexto Político Contemporâneo: cenas da educação brasileira, 2016, Cuiabá. Caderno de Resumos do XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino : Didática e Prática de Ensino no Contexto Político Contemporâneo: cenas da educação brasileira. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso/Instituto de Educação, v. 1, p. 165-166, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      31. SOMMERHALDER, A. ; ALVES, F. D.. A subjetividade na cultura lúdica da infância: notas sobre a brincadeira de casinha na prática pedagógica da educação infantil. Em: VI Encontro Iberoamericano de Educação, 2011, Araraquara/SP. Anais do VI Encontro Iberoamericano de Educação, v. 1, p. 1-1, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      32. ZANOTTO, L. ; ALVES, Fernando Donizete ; SOMMERHALDER, A.. Relações educativas de professoras com crianças de zona rural: uma leitura das práticas pedagógicas em um contexto de escola urbana. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO. 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Aline Sommerhalder ⇔ Maria Iolanda Monteiro (4.0)
      1. ONOFRE, M. R. ; SOMMERHALDER, A. ; PEREIRA, C. E. C. ; BRAGA, F. M. ; PLATZER, M. B. ; MONTEIRO, M. I.. O programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) do curso de Pedagoga a distância/UFSCar sob a ótica dos(as) participantes envolvidos(as) no processo. Em: Yoshie Ussami Ferrari Leite; Alda Junqueira Marin; Selma Garrido Pimenta; Marineide de Oliveira Gomes; Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. (Org.). Políticas de formação inicial e continuada de professores [recurso eletrônico]. 1ed.Araraquara. : Junqueira Marin. 2012.v. 1, p. 003162-003173.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. SOMMERHALDER, A. ; PEREIRA, C. E. C. ; BRAGA, F. M. ; Monteiro, Maria Iolanda ; PLATZER, M. B. ; ONOFRE, M. R.. Parceria colaborativa escola e universidade: compartilhando experiências construídas no PIBID do Curso de Pedagogia a distância da UFSCar. Em: ESUD 2012 ? IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distancia ? UNIREDE, v. 1, p. 1-10, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. PLATZER, M.B ; ONOFRE, M.R ; PEREIRA, C.E.C ; SOMMERHALDER, A. ; BRAGA, Fabiana Marini ; MONTEIRO, M. I.. O processo de formação inicial e continuada docente no programa institucional de bolsa de Iniciação à docência (PIBID) do curso de Licenciatira em Pedagogia a Distância da UAB?UFSCar, sob a ótica de seus participantes. Em: SIED:EnPED - Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, v. 1, p. 1-10, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. ONOFRE, M. R. ; SOMMERHALDER, A. ; PEREIRA, C. E. C. ; BRAGA, F. M. ; LASARETO, L. N. ; MONTEIRO, M. I.. PIBID DO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTANCIA DA UFSCAR: COMPARTILHANDO SONHOS DAS ESCOLA REAL À ESCOLA IDEAL. Em: 6º Congresso de Extensão Universitária da Unesp, 2011, Águas de Lindóia. 6º congresso de extensão universitária da unesp. São Paulo: Editora Unesp, v. 1, p. 0590-0590, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Aline Sommerhalder ⇔ Marcia Regina Onofre (3.0)
      1. ONOFRE, M. R.; MARTINS, A. O. ; SOMMERHALDER, A.. Professoras de Educação Infantil em uma formação colaborativa: colocando em cena a construção e a ressignificação da identidade docente. Em: Aline Sommerhalder; Fernando Donizete Alves; Ilza Zenker Leme Joly. (Org.). Educando crianças, formando educadores: praticas educativas desenvolvidas nas relações humanas. 1ed.Curitiba. : CRV. 2017.v. 1, p. 145-158.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. SOMMERHALDER, A. ; PEREIRA, C. E. C. ; BRAGA, F. M. ; Monteiro, Maria Iolanda ; PLATZER, M. B. ; ONOFRE, M. R.. Parceria colaborativa escola e universidade: compartilhando experiências construídas no PIBID do Curso de Pedagogia a distância da UFSCar. Em: ESUD 2012 ? IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distancia ? UNIREDE, v. 1, p. 1-10, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. PLATZER, M.B ; ONOFRE, M.R ; PEREIRA, C.E.C ; SOMMERHALDER, A. ; BRAGA, Fabiana Marini ; MONTEIRO, M. I.. O processo de formação inicial e continuada docente no programa institucional de bolsa de Iniciação à docência (PIBID) do curso de Licenciatira em Pedagogia a Distância da UAB?UFSCar, sob a ótica de seus participantes. Em: SIED:EnPED - Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, v. 1, p. 1-10, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Aline Sommerhalder ⇔ Fabiana Marini Braga (2.0)
      1. CURY, R.M.C ; PEREIRA, C.E.C ; SOMMERHALDER, A. ; BRAGA, Fabiana Marini. O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UAB-UFSCar: QUEM SÃO OS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM FORMAÇÃO?. Em: I Simpósio Internacional de Educação a Distância e I Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, v. 1, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. PLATZER, M.B ; ONOFRE, M.R ; PEREIRA, C.E.C ; SOMMERHALDER, A. ; BRAGA, Fabiana Marini ; MONTEIRO, M. I.. O processo de formação inicial e continuada docente no programa institucional de bolsa de Iniciação à docência (PIBID) do curso de Licenciatira em Pedagogia a Distância da UAB?UFSCar, sob a ótica de seus participantes. Em: SIED:EnPED - Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, v. 1, p. 1-10, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Aline Sommerhalder ⇔ Jarina Rodrigues Fernandes (1.0)
      1. SOMMERHALDER, ALINE ; FERNANDES, JARINA RODRIGUES ; DUARTE, CAMILA TANURE ; SANTOS, CAMILA MARQUES DOS. Estágio curricular supervisionado e a relação teoria e prática: sentidos construídos por licenciandos em Pedagogia. Educação (Rio Claro. Online). v. 26, p. 279-294, issn: 1981-8106, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 24/11/2017 12:06:47