Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Fernando Donizete Alves

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado em Educação Escolar [Araraquara] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). Atualmente é Professor Associado I do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, ambos na Universidade Federal de São Carlos. É Coordenador do Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância - Cfei e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Física Infantil (NEPEFI) - Diretório de Grupos CNPq. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3812723309905378 (19/10/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2008-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR. Departamento de Educação Física e Motricidade Humana - Rodovia Washington Luís (SP-310), Km 235 Jockey Club 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518294 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2014-Atual. Jogos e brincadeiras no cotidiano da Escola de Ensino Fundamental: o que revelam as criancas dos anos iniciais
      Descrição: Partimos do princípio de que na prática social de brincar as crianças ensinam e aprendem um conjunto de saberes e conhecimentos sobre os mais diversos campos de experiência humana. Saberes e conhecimentos que são compartilhados com seus parceiros de jogos e brincadeiras. Nessa troca, novos sabres e conhecimentos são construídos sobre si próprias, sobre a coletividade, sobre a realidade em que vivem. De todo modo, ainda há certo distanciamento entre aquilo que as crianças ensinam e aprendem jogando\brincado e os conteúdos escolares. Nesse contexto, apresentamos como questões de pesquisa: Que jogos e brincadeiras fazem parte do cotidiano das crianças que frequentam os anos iniciais do ensino fundamental, nos momentos de recreio em uma escola pública? Que processos educativos decorrem desses momentos de brincar/jogar? Consequentemente, o objetivo geral dessa pesquisa é identificar e compreender a cultura lúdica vivenciadas por crianças no espaço escolar, mais propriamente nos anos iniciais do ensino fundamental em momentos extra sala. Serão participantes da pesquisa crianças entre 6 e 10 anos matriculados e freqüentes nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de São Carlos, SP. Os dados serão coletados por meio da observação participante com registro em diários de campo durante o período do recreio escolar. Os dados serão analisados qualitativamente, a partir dos fundamentos da Análise de Conteúdo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Fernando Donizete Alves - Coordenador / Aline Sommerhalder - Integrante / Camila Tanure Duarte - Integrante / Gabriela Dias Sartori - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Fernando Donizete Alves.
      Descrição: Na prática social de brincar, crianças ensinam e aprendem um conjunto de saberes e conhecimentos sobre os mais diversos campos de experiência humana. Saberes e conhecimentos que são compartilhados com seus parceiros de jogos e brincadeiras. Nessa troca, novos sabres e conhecimentos são construídos sobre si próprias, sobre a coletividade, sobre a realidade em que vivem. De todo modo, ainda há certo distanciamento entre aquilo que as crianças ensinam e aprendem jogando\brincado e os conteúdos escolares. Nesse contexto, apresentamos como questões de pesquisa: Que jogos e brincadeiras fazem parte do cotidiano das crianças que frequentam os anos iniciais do ensino fundamental, nos momentos de recreio em uma escola pública? Que processos educativos decorrem desses momentos de brincar/jogar? Consequentemente, o objetivo geral dessa pesquisa é identificar e compreender a cultura lúdica vivenciadas por crianças no espaço escolar, mais propriamente nos anos iniciais do ensino fundamental em momentos extra sala. Processo CNPq n. 472021/2014-1. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Aline Sommerhalder - Integrante / Fernando Donizete Alves - Coordenador / Gabriela Dias Sartori - Integrante / Camila Tanure Duarte - Integrante / Luana Zanotto - Integrante / Andressa de Oliveira Martins - Integrante.
      Membro: Aline Sommerhalder.
    2. 2013-2015. Educacao Fisica Infantil: desafios da pratica pedagogica frente as especificidades da educacao infantil
      Descrição: O objetivo desta pesquisa é investigar como professores de educação física que atuam em instituições de educação infantil organizam sua prática pedagógica frente as especificidades do trabalho com a primeira infância. De modo mais específico, buscamos compreender os princípios teóricos e práticos que norteiam o processo de organização do trabalho pedagógico da Educação Física na educação infantil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernando Donizete Alves - Coordenador / Aline Sommerhalder - Integrante / Yara Aparecida Couto - Integrante / Gabriela Sartori - Integrante / Luana Zanotto - Integrante.
      Membro: Fernando Donizete Alves.
    3. 2011-2013. Formacao de professores/as de educacao basica da rede municipal de ensino de Descalvado/SP: experiencias construidas nos processos de reflexao sobre a docencia e as praticas profissionais
      Descrição: Tem por objetivo central desenvolver ações formativas que tenham como eixo a reflexão sobre os contextos de trabalho e as práticas pedagógicas destes profissionais, buscando a melhoria de qualidade do processo de ensino e de aprendizagem no ensino fundamental e do atendimento à criança na educação infantil... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Fernando Donizete Alves - Integrante / Aline Sommerhalder - Coordenador.
      Membro: Fernando Donizete Alves.
      Descrição: Tem por objetivo central desenvolver ações formativas que tenham como eixo a reflexão sobre os contextos de trabalho e as práticas pedagógicas destes profissionais, buscando a melhoria de qualidade do processo de ensino e de aprendizagem no ensino fundamental e do atendimento à criança na educação infantil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Aline Sommerhalder - Coordenador / Fernando Donizete Alves - Integrante.
      Membro: Aline Sommerhalder.
    4. 2011-Atual. Jogos da Infancia: cultura ludica contemporanea
      Descrição: Partindo do princípio de que a infância é uma construção social e, portanto, reflete o espaço e tempo sócio-cultural na qual está inserida, o projeto questiona como se configura a cultura lúdica infantil nesse inicio de século XXI e suas implicações para o trabalho pedagógico na educação física infantil (educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Fernando Donizete Alves - Coordenador / Aline Sommerhalder - Integrante / Gabriela Sartori - Integrante / Luana Zanotto - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Fernando Donizete Alves.
    5. 2011-Atual. Formacao de professores de educacao fisica: experiencias do Pibid-UFSCar
      Descrição: Compreender os processos educativos decorrentes das experiência vivenciadas no sub-projeto PIBID-Educação Física, vinculado ao Projeto PIBID UFSCar, em escolas públicas da cidade de São Carlos, cujo eixo central é a docência.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (11) . Integrantes: Fernando Donizete Alves - Coordenador / Glauco Nunes Souto Ramos - Integrante / Osmar de Souza Junior - Integrante / Dijnane Vedovatto Iza - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.Número de orientações: 14
      Membro: Fernando Donizete Alves.
    6. 2010-2012. O Ensino da Educacao Fisica nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1o ao 5o anos): desafios da pratica pedagogica frente ao ensino fundamental de nove anos
      Descrição: O objetivo desta pesquisa é investigar como professores de educação física que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º anos) organizam sua prática pedagógica a partir do ingresso da criança aos seis anos no 1º ano. De modo mais específico, buscamos compreender os princípios teóricos e práticos que norteiam o processo de organização das aulas de Educação Física na escola, em particular do 1º ao 5º anos do ensino fundamental.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Fernando Donizete Alves - Coordenador / Otoniel Rodrigues dos Santos Filho - Integrante / Flávio Lara da Silveira Zaghi - Integrante / Lívia Medeiros - Integrante / Gabriela Sartori - Integrante.
      Membro: Fernando Donizete Alves.
    7. 2009-2011. O Ensino da Educacao Fisica na Escola: re-significando a pratica do planejamento
      Descrição: É cada vez mais frequente professores de Educação Física que atuam na escola expressarem suas dificuldades em relação a sua prática pedagógica: o que ensinar aos alunos, como ensinar, por que ensinar. Associa-se a este quadro a falta de apoio e estrutura da escola, a desmotivação dos professores pelo trabalho docente e a descrença na prática do planejamento. Isto acarreta uma prática pedagógica restrita e, consequentemente, uma formação empobrecida. Assim sendo, esta pesquisa propõe investigar da prática do planejamento (princípios teóricos e práticos que a sustentam) de professores de Educação Física que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública municipal da cidade de São Carlos, Estado de São Paulo. De modo mais específico, buscamos compreender os princípios teóricos e práticos que norteiam o processo de sistematização e organização dos conteúdos das aulas de Educação Física na escola.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Fernando Donizete Alves - Coordenador / Otoniel Rodrigues dos Santos Filho - Integrante / Lívia Medeiros - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Fernando Donizete Alves.
    8. 2008-2010. Sentido/Significado do Esporte Escolar
      Descrição: O esporte moderno é um dos maiores fenômenos do século XX e desse inicio de século XXI, arrebanhando multidões em todo o mundo. A paixão do homem pelo esporte faz com que esse tome considerável parte dos seus fazeres cotidianos. Estádios de futebol, clubes, praças públicas, praias e a escola sempre cheios de pessoas vivendo o esporte seja passiva seja ativamente são alguns exemplos dessa paixão, sem contar o espaço dedicado ao esporte pela mídia (principalmente a televisão). Nesse cenário, a escola e, mais propriamente a educação física, tem papel fundamental uma vez que se configura como espaço de aprendizagem do esporte. Portanto, compreender o sentido/significado assumido pelo esporte tanto para o professor de educação física quanto para o aluno possibilita um desenrolar do processo de ensino e de aprendizagem mais rico porque mais significativo. Assim sendo, se torna possível e mais viável pensar uma educação/formação para e pelo esporte mais consistente e articulado com os interesses e necessidades de alunos e professores ante o cenário sócio-cultural em que estão inseridos. Apoiado na Psicanálise como referencial teórico, busca-se investigar o sentido/significado do esporte moderno para os professores e para os alunos escolares do Ensino Fundamental público. Busca-se conhecer como o esporte é acolhido na prática pedagógica do professor de educação física escolar e, como é acolhido e/ou incorporado no cotidiano dos alunos. .. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Fernando Donizete Alves - Coordenador / Otoniel Rodrigues dos Santos Filho - Integrante / Flávio Lara da Silveira Zaghi - Integrante / Lívia Medeiros - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de São Carlos - Bolsa.
      Membro: Fernando Donizete Alves.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (25)
      1. 5o Seminário de Práticas Sociais e Processos Educativos: educar-se em direitos humanos.Práticas de Musicalização com crianças: reflexões sobre processos educativos. 2014. (Seminário).
      2. I Encontro PIBID Educação Física da UFSCar. 2014. (Encontro).
      3. II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Formação Lúdica de Professoras: reflexões a partir da experiência de uma atividade de extensão. 2014. (Congresso).
      4. XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - Endipe. A experiência pibidiana por licenciandos em educação física: contribuições para a formação de professores. 2014. (Congresso).
      5. Experiências e Vivências em Projetos Pibid Interdisciplinar. 2013. (Encontro).
      6. IV Encontro do Pibid Ufscar: novos caminhos para a formação inicial e conntinuada de professores(as)de. 2013. (Encontro).
      7. IV Seminário Seminário de Pesquisas em Práticas Sociais e Processos Educativos. 2013. (Seminário).
      8. II Congresso Internacional de Educação Física, Esporte e Lazer - V Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana. A experiência lúdica em parques públicos: espaços e tempos da cultura lúdica infantil. 2012. (Congresso).
      9. XVI Encontro Nacional de Didática e Práica de Ensino - Endipe.Jogaprend: reflexões sobre a formação lúdica do professor. 2012. (Encontro).
      10. 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Lúdico e educação da infância: uma história de (des)encontros. 2011. (Encontro).
      11. II Encontro Pibid Ufscar. 2011. (Encontro).
      12. III Seminário de Pesquisas em Práticas Sociais e Processos Educativos: 90 anos do nascimento de Paulo Freire.. 2011. (Seminário).
      13. XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores e I Congresso Nacional de Formação de Professores. A CULTURA LÚDICA NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2011. (Congresso).
      14. I Congresso Internacional de Educação Física, Esporte e Lazer. Conteúdos da Educação Física Escolar e Prova do Enem: Interfaces. 2010. (Congresso).
      15. XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. A concepção de educar e cuidar no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: contribuições para pensar a prática educativa da criança. 2010. (Congresso).
      16. 21º Encontro Nacional de Recreação e Lazer - ENAREL.O acolhimento do lúdico na escola de educação infantil: reflexões sobre a prática pedagógica de uma professora. 2009. (Encontro).
      17. II Congresso Brasileiro de Educação. A Brinquedoteca na Educação Infantil: espaço de formação da criança e de pesquisa sobre o brincar. 2009. (Congresso).
      18. I Seminário de Psicologia do Esporte e Motricidade Humana.Sentido/Significado do Esporte Escolar. 2009. (Seminário).
      19. IV Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana- III Simpósio sobre Ensino de Graduação em Educação Física - V ShotoWorkshop.Lúdico e educação: a concepção de professoras da educação infantil. 2009. (Simpósio).
      20. VI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XII Simpósio Paulista de Educação Física. Jogando pela cidadania: uma experiência educacional com crianças pobres. 2009. (Congresso).
      21. X Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Cuidar e Educar - da proposta dos Referenciais Curriculares Nacionai para a Educação Infantil às implicações para a formação de professores. 2009. (Congresso).
      22. I Congresso Brasileiro de Educação Sexual. Lúdico, sexualidade, conhecimento e a educação escolar. 2008. (Congresso).
      23. VI Congreso Iberoamericano de Psicología FIAP. El deseo en la relación entre maestro y estudiante en la educación escolar. 2008. (Congresso).
      24. VII Colóquio Internacional do Lepsi - I Congresso do Ruepsy.O lúdico na escola: implicações da prática pedagógica do professor de educação infantil. 2008. (Simpósio).
      25. VII Encontro de Iniciação Científica - Educação Física.Jogos Cooperativos vrs. Jogos Competitivos. 2008. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (17)
      1. ALVES, F. D.. Membro do Comitê Científico do 11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. 2014. (Congresso).. . 0.
      2. ALVES, F. D.. Membro da Comissão Organizadora do V Seminário de Dissertações e Teses do Programa de Pós-Graduação em Educação. 2013. (Congresso).. . 0.
      3. ALVES, F. D.; COUTO, Y. A. ; GONÇALVES JR, L. ; CORREA, D. A. ; LAGE, V.. II Congresso Internacional de Educação Física, Esporte e Lazer - V Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - VI ShotoWorkshop. 2012. Congresso
      4. OLIVEIRA, M. W. ; MONTRONE, A. V. G. ; JOLY, I. Z. L. ; ARAUJO., S. S. O. ; ALVES, F. D. ; SOMMERHALDER, A. ; GONÇALVES JR, L. ; SILVA, P. B. G. E. ; ONOFRE, E. M. C.. III Seminário de Pesquisas em Práticas Sociais e Processos Educativos: 90 anos do nascimento de Paulo Freire. 2011. Congresso
      5. ALVES, F. D.; SILVA, S. R. D. ; TONELLO, M. G. M. ; BARRETO, S. G. ; COUTO, Y. A. ; ZAGHI, F. L. S. ; SANTOS FILHO, O. R.. I Congresso Internacional de Educação Física, Esporte e Lazer. 2010. Congresso
      6. ALVES, F. D.. IV Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana: as lutas no contexto da motricidade / III Simpósio Sobre o Ensino de Graduação em Educação Física: 15 anos do curso de EF da UFSCar/ V Shoto Workshop. 2009. (Congresso).. . 0.
      7. ALVES, F. D.. Membro da Comissão Científica do IV Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana: as lutas no contexto da motricidade/III Simpósio Sobre o Ensino de Graduação em Educação Física: 15 anos do curso de EF da UFSCar/V Shoto Workshop. 2009. (Congresso).. . 0.
      8. ALVES, F. D.. I Congresso Brasileiro de Educadores Claretianos. 2008. (Congresso).. . 0.
      9. ALVES, F. D.. Comissão Organizadora do VI Encontro de Iniciação Científica. 2007. (Congresso).. . 0.
      10. ALVES, F. D.. Comissão Organizadora do V Encontro de Iniciação Científica. 2006. (Congresso).. . 0.
      11. ALVES, F. D.. Comissão Organizadora do IV Encontro de Iniciação Científica. 2005. (Congresso).. . 0.
      12. ALVES, F. D.. Comissão Científica do IV Encontro de Iniciação Científica. 2005. (Congresso).. . 0.
      13. ALVES, F. D.. Comissão Organizadora da II Reunião Científica Psicanálise e Educação: Eros e Thanatos - desafios para a educação da criança e do adolescente. 2005. (Congresso).. . 0.
      14. ALVES, F. D.. Comissão Organizadora do Projeto de Atenção ao Desenvolvimento do Educador. 2004. (Outro).. . 0.
      15. ALVES, F. D.. Comissão Científica do II Encontro de Iniciação Científica. 2003. (Congresso).. . 0.
      16. ALVES, F. D.. Comissão de Avaliação do III Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XI Simpósio Paulista de Educação Física. 2003. (Congresso).. . 0.
      17. ALVES, F. D.. Comissão Audio-Visual do II Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e VIII Simpósio Paulista de Educação Física. 2001. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (4)
      • Fernando Donizete Alves ⇔ Aline Sommerhalder (32.0)
        1. NICOLIELO, M. E. ; SOMMERHALDER, A. ; ALVES, Fernando Donizete. Brincar na educação infantil como experiência de cultura e de formação para a vida. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE). v. 42, p. 285-298, issn: 1984-6444, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. ZANOTTO, L. ; ALVES, F. D. ; SOMMERHALDER, A. ; NICOLIELO, M. E. ; LIMAO, J. I.. O brincar como prática social identificado entre um grupo de crianças da zona rural. Comunicações (UNIMEP). v. 23, p. 245-260, issn: 0104-8481, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. SOMMERHALDER, ALINE ; NICOLIELO, MARIA ELISA ; ALVES, Fernando Donizete. PARTICIPAÇÃO PEDAGÓGICA NO BRINCAR DE UM GRUPO DE CRIANÇAS: O QUE REVELAM OS FAZERES DOCENTES EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL?. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. v. 11, p. 604-624, issn: 1982-5587, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. MARTINS, A. O. ; ALVES, F. D. ; SOMMERHALDER, A.. Brincar no recreio escolar: ouvindo crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. EDUCAÇÃO EM FOCO (BELO HORIZONTE. 1996). v. 19, p. 241-262, issn: 1519-3322, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. KOBAYASHI, M. C. M. ; SOMMERHALDER, A. ; ALVES, Fernando Donizete. O que temos para brincar? Um estudo sobre os brinquedos encontrados na educação infantil. Revista NUPEM (Online). v. 7, p. 147-162, issn: 2176-7912, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. SARTORI, G. D. ; ALVES, F. D. ; SOMMERHALDER, ALINE. A cultura lúdica infantil em parques públicos: Qual o espaço e tempo para brincar?. Educacao Unisinos (Online). v. 19, p. 401-408, issn: 2177-6210, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. SOMMERHALDER, A. ; ALVES, F. D.. FORMAÇÃO LÚDICA DE PROFESSORAS: A ?VOZ? DAS PARTICIPANTES EM UMA ATIVIDADE DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA A DISTÂNCIA (publicada no v. 16, n. 1). Quaestio: Revista de Estudos de Educação. v. 16, n. 1). Quaestio: Revista de Estudos de Educação, v. 16, p. 105-121, issn: 2177-5796, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        8. SOMMERHALDER, A. ; ALVES, F. D.. A Educação nas obras de Freud: apontamentos para os processos educativos de crianças. Revista Iberoamericana de Educación (Online). v. 66, p. 1-11, issn: 1681-5653, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        9. ZANOTTO, L. ; SOMMERHALDER, A. ; ALVES, F. D.. Brincar no ônibus escolar rural: processos educativos construídos por crianças do ensino fundamental. Doxa. Revista Paulista de Psicologia e Educação. v. 18, p. 1-12, issn: 1413-2060, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        10. SOMMERHALDER, A. ; ALVES, F. D.. Infância e educação infantil: aspectos inconscientes das relações educativas. Paidéia (USP. Ribeirao Preto. Impresso). v. 22, p. 241-250, issn: 0103-863X, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        11. SOMMERHALDER, A. ; ALVES, F. D.. Brincar Infantil e Subjetividade: reflexões a partir da brincadeira de casinha. Educação (Rio Claro. Online). v. 21, p. jan-jun, issn: 1981-8106, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        12. ALVES, F. D.; SOMMERHALDER, A. ; OLIVEIRA, M. L.. O lúdico e educação escolarizada da criança: implicações para a prática pedagógica. Doxa. Revista Paulista de Psicologia e Educação. v. 15, p. 33-44, issn: 1413-2060, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        13. SOMMERHALDER, A. ; ALVES, Fernando Donizete ; JOLY, I. Z. L.. Educando crianças, formando educadores: práticas educativas desenvolvidas nas relações humanas. 1 ed. Curitiba/PR: CRV, 2017. v. 1, p. 166.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        14. SOMMERHALDER, A. ; ALVES, F. D.. Jogo e a Educação da Infância: muito prazer em aprender. 1 ed. Curitiba/PR: Editora CRV, 2011. p. 123.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        15. DENZIN, A. S. ; ALVES, Fernando Donizete ; SOMMERHALDER, A.. Significando experiências de ser criança em um contexto escolar. Em: Aline Sommerhalder; Fernando Donizete Alves; Ilza Zenker Leme Joly. (Org.). Educando crianças, formando educadores: práticas educativas desenvolvidas nas relações humanas. 1ed.Curitiba/PR. : CRV. 2017.v. 1, p. 19-34.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        16. ZANOTTO, L. ; SOMMERHALDER, A. ; ALVES, Fernando Donizete. O que crianças fazem em um ônibus escolar rural? Uma pesquisa sobre o brincar como prática social. Em: Aline Sommerhalder; Fernando Donizete Alves; Ilza Zenker Leme Joly. (Org.). Educando crianças, formando educadores: práticas educativas desenvolvidas nas relações humanas. 1ed.Curitiba/PR. : CRV. 2017.v. 1, p. 35-44.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        17. DUARTE, C. T. ; ALVES, Fernando Donizete ; SOMMERHALDER, A.. Relações sociais no brincar de crianças em contextos escolares: contribuições para a construção de identidades. Em: Aline Sommerhalder, Fernando Donizete Alves, Ilza Zenker Leme Joly. (Org.). Educando crianças, formando educadores: práticas educativas desenvolvidas nas relações humanas. 1ed.Curitiba/PR. : CRV. 2017.v. 1, p. 57-70.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        18. DUARTE, C. T. ; ALVES, F. D. ; SOMMERHALDER, A.. Relações entre crianças em contextos de brincadeiras: contribuições para a construção de identidades. Em: Andreza Marques de Castro Leão; Luci Regina Muzzeti. (Org.). Abordagem Panorâmica Educacional: da educação infantil ao ensino superior. 1ed.São Paulo/SP. : Cultura Acadêmica. 2016.v. 1, p. 61-80.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        19. ALVES, F. D. ; SOMMERHALDER, ALINE. Jogaprend: reflexões sobre a formação lúdica do professor. Em: Maria Guiomar Carneiro Tommasiello, Alda Junqueira Marin, Selma Garrido Pimenta, Luiz Marcelo de Carvalho; José Cerchi Fusari. (Org.). Didática e Práticas de Ensino na realidade escolar contemporânea: constatações, análises e proposições. 1ed.Araraquara/SP. : Junqueira Marins. 2012.v. 1, p. 006327-006338.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        20. SOMMERHALDER, A. ; ALVES, F. D.. Práticas pedagógicas com o brincar na educação infantil: a voz das professoras em seus contextos da docência. Em: Maria Guiomar Carneiro Tommasiello, Alda Junqueira Marin, Selma Garrido Pimenta, Luiz Marcelo de Carvalho, José Cerchi Fusari. (Org.). Didática e Práticas de Ensino na realidade escolar contemporânea: constatações, análises e proposições. 1ed.Araraquara/SP. : Junqueira Marins. 2012.v. 1, p. 006339-006350.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        21. ONOFRE, M. R. ; SOMMERHALDER, A. ; ALVES, F. D.. Reflexões sobre o educar/cuidar de crianças na educação infantil e suas relações com a docência e o fazer pedagógico. Em: Maria Isabel de Almeida, Alda Junqueira Marin, Selma Garrido Pimenta, Cristina Cinto Araujo Pedroso, Helenice Ciampi. (Org.). Políticas de formação inicial e continuada de professores. 1ed.Araraquara/SP. : Junqueira Marins. 2012.v. 1, p. 003584-003595.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        22. ALVES, F. D.; SOMMERHALDER, A.. A brinquedoteca na educação infantil: espaço de formação da criança e de pesquisa sobre o brincar. Em: Eliana Marques Zanata; Vera Lúcia Messias Fialho Capellini; Rita Melissa Lepre; Luciene Ferreira da Silva. (Org.). Formação Docente e Universalização do Ensino: proposições para o desenvolvimento humano. 1ed.São Paulo. : Cultura Acadêmica. 2011.p. 227-234.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        23. ALVES, F. D. ; SOMMERHALDER, ALINE ; DUARTE, C. T.. Interações entre professora e crianças em contextos de brincadeira: reflexões sobre a formação de professores. Em: III Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e III Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE), v. 1, p. 4883-4894, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        24. NICOLIELO, M. E. ; SOMMERHALDER, A. ; LIMAO, J. I. ; ZANOTTO, L. ; ALVES, F. D.. Educação para os direitos humanos: crianças da zona rural no âmbito escolar urbano. Em: V CBE - Congresso Brasileiro de Educação: Pesquisa e Formação de Professores: politicas e programas, v. 1, p. 1-10, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        25. MARTINS, A. O. ; SOMMERHALDER, ALINE ; ALVES, F. D.. Brincando no recreio escolar: conhecendo processos educativos de crianças do ensino fundamental. Em: XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, v. 1, p. 2772-2786, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        26. SOMMERHALDER, A.; OLIVEIRA, L. N. ; SARTORI, G. D. ; ALVES, F. D.. Formação Lúdica de Professoras: reflexões a partir da experiência de uma atividade de extensão. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, v. 1, p. 2430-2442, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        27. DUARTE, C. T. ; SANTOS, C. M. ; SARTORI, G. D. ; ALVES, F. D. ; SOMMERHALDER, A.. Práticas de Musicalização com crianças: reflexões sobre processos educativos. Em: 5o Seminário de Práticas Sociais e Processos Educativos: educar-se em direitos humanos, v. 5, p. 99-109, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        28. ZANOTTO, L. ; NICOLIELO, M. E. ; LIMAO, J. I. ; SOMMERHALDER, A. ; ALVES, F. D.. Processos Educativos e interculturalidade: o brincar durante o translado do ônibus escolar rural. Em: 5o Seminário de Práticas Sociais e Processos Educativos: educar-se em direitos humanos, v. 5, p. 121-132, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        29. SOMMERHALDER, A. ; ALVES, F. D.. A CULTURA LÚDICA NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Em: XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores e I Congresso Nacional de Formação de Professores, v. 1, p. 47-57, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        30. SOMMERHALDER, A. ; DUARTE, C. T. ; ALVES, F. D. ; ZANOTTO, L. ; NICOLIELO, M. E.. Interações docentes com crianças em práticas pedagógicas: implicações no processo de ensino e de aprendizagem. Em: XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino : Didática e Prática de Ensino no Contexto Político Contemporâneo: cenas da educação brasileira, 2016, Cuiabá. Caderno de Resumos do XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino : Didática e Prática de Ensino no Contexto Político Contemporâneo: cenas da educação brasileira. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso/Instituto de Educação, v. 1, p. 165-166, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        31. SOMMERHALDER, A. ; ALVES, F. D.. A subjetividade na cultura lúdica da infância: notas sobre a brincadeira de casinha na prática pedagógica da educação infantil. Em: VI Encontro Iberoamericano de Educação, 2011, Araraquara/SP. Anais do VI Encontro Iberoamericano de Educação, v. 1, p. 1-1, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        32. ZANOTTO, L. ; ALVES, Fernando Donizete ; SOMMERHALDER, A.. Relações educativas de professoras com crianças de zona rural: uma leitura das práticas pedagógicas em um contexto de escola urbana. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO. 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Fernando Donizete Alves ⇔ Glauco Nunes Souto Ramos (3.0)
        1. ALVES, Fernando Donizete (Org.) ; RAMOS, Glauco Nunes Souto (Org.) ; SOUZA JÚNIOR, Osmar Moreira de (Org.). Formação inicial de professores de Educação Física: experiências do PIBID/UFSCar. 1 ed. Curitiba-PR: Editora CRV, 2015. v. 1, p. 117.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. FERREIRA, Lílian Aparecida ; RAMOS, Glauco N. S. ; ALVES, F. D. ; SOUZA JUNIOR, O. M.. O OLHAR DE PROFESSORES INICIANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE O PAPEL DO SUPERVISOR PARA A FORMAÇÃO DE FUTUROS DOCENTES. Em: V Congreso Internacional sobre el Profesorado Principiante y la Inducción a la Docencia, v. 1, p. 765-775, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. CORRÊA, Denise Aparecida ; ALVES, Fernando Donizete ; RAMOS, Glauco Nunes Souto ; SOUZA JÚNIOR, Osmar Moreira de ; FERREIRA, Lílian Aparecida. Interação, saberes docentes e reflexão na Educação Física: construindo um grupo de estudos. Em: IV COLÓQUIO DE PESQUISA QUALITATIVA EM MOTRICIDADE HUMANA: AS LUTAS NO CONTEXTO DA MOTRICIDADE (ISSN 1981-7142) / III SIMPÓSIO SOBRE O ENSINO DE GRADUAÇÃO EM EF: 15 ANOS DO CURSO DE EF DA UFSCar / V SHOTO WORKSHOP, v. 1, p. 431-444, 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Fernando Donizete Alves ⇔ Osmar Moreira de Souza Júnior (3.0)
        1. FERREIRA, Bruno M. ; SOUZA JÚNIOR, Osmar Moreira de ; ZANOTTO, Luana ; ALVES, Fernando Donizete. Jovens: escola, futebol e projetos de vida. Revista Motrivivência. v. 29, p. 174-191, issn: 2175-8042, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. ALVES, Fernando Donizete (Org.) ; RAMOS, Glauco Nunes Souto (Org.) ; SOUZA JÚNIOR, Osmar Moreira de (Org.). Formação inicial de professores de Educação Física: experiências do PIBID/UFSCar. 1 ed. Curitiba-PR: Editora CRV, 2015. v. 1, p. 117.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. CORRÊA, Denise Aparecida ; ALVES, Fernando Donizete ; RAMOS, Glauco Nunes Souto ; SOUZA JÚNIOR, Osmar Moreira de ; FERREIRA, Lílian Aparecida. Interação, saberes docentes e reflexão na Educação Física: construindo um grupo de estudos. Em: IV COLÓQUIO DE PESQUISA QUALITATIVA EM MOTRICIDADE HUMANA: AS LUTAS NO CONTEXTO DA MOTRICIDADE (ISSN 1981-7142) / III SIMPÓSIO SOBRE O ENSINO DE GRADUAÇÃO EM EF: 15 ANOS DO CURSO DE EF DA UFSCar / V SHOTO WORKSHOP, v. 1, p. 431-444, 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Fernando Donizete Alves ⇔ Dijnane Fernanda Vedovatto Machado (2.0)
        1. FERREIRA, N. ; FACHINE, J. ; FERNANDES, L. ; Silva, N. ; Alves, Fernando Donizete ; Vedovatto Iza, Dijnane Fernanda. Perspectivas de bolsistas do PIBID Educação Física em uma escola municipal. Em: Fernando Donizete Alves; Glauco Nunes Souto Ramos; Osmar Moreira de Souza Júnior. (Org.). Formação inicial de professores de Educação Física: experiências do PIBID/UFSCar. 1ed.Curitiba/PR. : CRV. 2015.v. 1, p. 31-46.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. Hudari, D. ; Jarina, A. ; Alves, Fernando Donizete ; Pinheiro, E ; PEGHINELI, A. ; Mititier, J. ; Vedovatto Iza, Dijnane Fernanda. Jogos cooperativos nas aulas de Educação Física: a experiência do PIBID Educação Física. Em: Fernando Donizete Alves; Glauco Nunes Souto Ramos; Osmar Moreira de Souza Júnior. (Org.). Formação inicial de professores de Educação Física: experiências do PIBID/UFSCar. 1ed.Curitiba/PR. : CRV. 2015.v. 1, p. 103-114.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 24/11/2017 12:06:50