Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Dijnane Fernanda Vedovatto Machado

Professora do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos (DME/UFSCar/São Carlos). Possui licenciatura em Educação Física (UFSCar - São Carlos), com Mestrado e Doutorado em Educação (UFSCar/São Carlos). Pós-doutorado (UNESP - RC). Líder do grupo de estudos Docência, Estágio Supervisionado e Formação de Professores em Educação Física (DEFEF/UFSCar/São Carlos), vice-líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no Campo da Educação Física da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (NEEPEF/UNESP/Rio Claro) e atualmente desenvolve pesquisa de Pós- doutorado (FAPESP) junto ao Centre de recherche interuniversitaire sur la formation et profission ensignante (CRIFPE- UdeM). É parecerista dos periódicos: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; Educação: Teoria e Prática; Revista Eletrônica de Educação (REVEDUC); Movimento. Motrivivência; Journal of Sporty Pedagogy e Research; Formation et Profission, e é membro da Association Francophone pour le Savoir (ACFAS). Docente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE - UFSCar). Desenvolve pesquisas sobre Formação de Professores, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado, Saberes e trabalho docente. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6758025601578309 (15/11/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2012-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Metodologia de Ensino. Rodovia Washington Luiz, Km 235 Mojolinho 13560-000 - Sao Carlos, SP - Brasil URL da Homepage: www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2016-Atual. A Reflexao nos Processos de Desenvolvimento Profissional Docente
      Descrição: A reflexão tem se mostrado como elemento estruturante na formação e atuação profissional, desse modo a reflexão sobre a prática educacional é fundamental para os processos formativos de professores. Nesse sentido, é importante descobrir se o professor compreende a reflexão como atividade de sua profissão e se encontra oportunidades para fazê-lo. A partir de alguns questionamentos como: quais são os espaços e tempos de formação continuada dos professores em exercício? A reflexão, mesmo que individual, é incentivada pela escola e realizada pelos professores? Existem outros espaços, como cursos de formação continuada, que proporcionam a análise das práticas dos professores? Propomos Investigar os processos de desenvolvimento profissional no trabalho docente de professores de pedagogia em exercício, tendo como perspectiva a reflexão como elemento estruturante da formação contínua.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado - Coordenador / Maria Renata Campanha Turatti - Integrante.
      Membro: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
    2. 2015-2017. Processos de aprendizagem da docencia no estagio curriuclar supervisionado em Educacao Fisica
      Descrição: Os debates sobre a formação de professores estão pautados, entre outros elementos, nas questões referentes à fragmentação entre teoria e prática, uma vez que há uma valorização dos aspectos teóricos em detrimento às práticas, provocando um desequilíbrio na formação, pois quando nos remetemos aos estágios, tal descompasso se revela na relação, comumente distante, entre universidade e escola. Entretanto, os estágios supervisionados se caracterizam por serem momentos privilegiados de formação, já que oferecem a possibilidade de articulação entre a teoria e a prática na formação de professores, permitindo aproximação do futuro professor com o campo profissional em que irá atuar e a interlocução entre os professores atuantes e os futuros professores de Educação Física. Nessa direção, desenvolvemos uma pesquisa na qual o objetivo está pautado em investigar como ocorrem os processos de iniciação à docência no estágio supervisionado, tendo como perspectiva a compreensão dos estagiários nas relações que estabelecem com os agentes envolvidos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado - Coordenador / Rodrigo Ribeiro - Integrante.
      Membro: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
    3. 2015-2017. (PPGPE - Mestrado) Os processos formativos dos professores de Educacao Fisica nas acoes de formacao continuada em servico: O horario de trabalho pedagogico coletivo de area
      Descrição: Este estudo tem como proposta identificar e analisar os processos formativos realizados dentro das Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPCs), da área especifica de Educação Física, na rede municipal de ensino de Piracicaba, bem como seus impactos na prática docente. Apresenta como orientação teórica a literatura que fundamenta a discussão sobre a aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência, na perspectiva da formação permanente. A pesquisa será desenvolvida no município de Piracicaba, e os sujeitos serão todos os professores de Educação Física que compõem o quadro docente da Prefeitura. A metodologia, de natureza qualitativa, possui características de estudo de caso, com emprego de questionários, entrevistas semiestruturadas e observação participante. A análise dos dados coletados será pautada pela análise de conteúdo estudado na revisão da literatura.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado - Coordenador / Marília Rubino - Integrante.
      Membro: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
    4. 2015-2016. (PIBIC/Cnpq - UFSCar) A Pratica Pedagogica na Formacao Inicial de Professores de Educacao Fisica
      Descrição: Este trabalho refere-se a análise das aprendizagens vinculadas as experiências pedagógicas na formação inicial de professores de Educação Física de uma Universidade Pública do interior do estado de São Paulo. A relação teoria/pratica é uma importante questão dentro dos modelos de formação de professores, visto que a prática aliada às reflexões teóricas tem se mostrado fundamental para a aprendizagem da docência, pois possibilita ter um amplo conhecimento sobre os desafios da realidade de trabalho. Diante desse quadro, o que pretendemos levantar se refere às aprendizagens adquiridas por alunos da licenciatura em Educação Física no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, uma vez que tem a perspectiva de aproximar o futuro professor ao seu campo de atuação profissional desde o início do curso de formação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado - Coordenador / Izabela Pavam - Integrante.
      Membro: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
    5. 2015-Atual. (PPGPE - Mestrado) Processos Formativos de Iniciacao a Docencia de Professores de Educacao Fisica
      Descrição: A presente pesquisa tem como objetivo compreender os processos formativos de iniciação à docência de professores de Educação Física inseridos no programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Assim, espera-se identificar e analisar as concepções e papéis dos licenciandos e supervisores, sobre a aprendizagem da docência, as compreensões de licenciandos e supervisores, sobre o ensino de Educação Física na educação básica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado - Coordenador / Juliana Prata Vieira - Integrante.
      Membro: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
    6. 2015-Atual. (CNPq-471790/2014-1) Os desafios do estagio supervisionado na experiencia internacional e na realidade brasileira sob a perspectiva da profissionalizacao do ensino na Educacao Fisica.
      Descrição: Este projeto tem como objetivo geral compreender o processo de profissionalização do ensino e os novos dispositivos gerados para o estágio supervisionado. Especificamente objetiva-se: (a) identificar os elementos da profissionalização docente no estágio supervisionado, considerando a experiência internacional e a realidade brasileira; (b) averiguar nas políticas docentes de formação de professores os novos dispositivos, agentes, modalidades de orientação e supervisão que estão presentes no estágio supervisionado; (c) analisar nas propostas de estágio supervisionado os fundamentos que emergem desse processo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado - Integrante / Samuel de Souza Neto - Coordenador / Elisangela Venancio Ananias - Integrante / Larissa Cerignoni Benites - Integrante / Roberto Tadeu Iaochite - Integrante / Carlos Federico Ayala Zuluaga - Integrante / Flavia Medeiros Sarti - Integrante / Alberto Albuquerque Gomes - Integrante / Cecilia Borges - Integrante / Taynara Franco de Carvalho - Integrante / Rui Resende - Integrante.
      Membro: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
    7. 2012-Atual. A Pratica de Ensino como etapa de construcao da identidade docente na formacao inicial e na formacao continuada: a parceria universidade-escola.
      Descrição: Os estudos voltados para a identidade profissional do professor e o trabalho docente tem sido objeto de preocupação e investigação nos últimos anos. Estes estudos buscaram por diferentes caminhos colocar em pauta o trabalho do professor; falam sobre a questão da prática pedagógica e dos saberes docentes; debatem a formação inicial e a profissionalização do magistério; refletem sobre o modelo curricular de formação; tratam da questão do lugar da prática na formação do professor, bem como trabalham com o processo de construção dessa identidade. Os desafios apontados põem em cheque as funções clássicas da escola, a formação na universidade, o papel do professor e a própria identidade docente. Este problema leva governos e pesquisadores (educação) a proporem novas metas para a escola e uma nova identidade do profissional professor capaz de lidar com as novas demandas (Alves-Mazzoti, 2007). Neste contexto emergiu a nossa questão de estudo: a nova proposta de formação de professores, no que se refere a prática de ensino , estágio supervisionado, se constitui como um espaço de construção da identidade docente? Ou nos revelará que na prática a teoria é outra? Assim sendo, esta pesquisa tem como objetivos: - identificar na formação inicial do professor Educação Física de uma classe do último ano como se constitui a identidade docente por ocasião do Estágio Curricular Supervisionado; - averiguar junto aos professores de escola que recebem estagiários como que este processo contribui ou não para a sua formação continuada; - Incentivar a criação de um grupo de reflexão, envolvendo os professores da escola, os orientadores da universidade e os estagiários na delimitação da docência (prática de ensino e estágio supervisionado) enquanto um lócus de formação e conhecimento e; - apontar as contribuições da parceria universidade escola no desenvolvimento de proposições vinculadas as competências esperadas de cada um dos agentes envolvidos nesse processo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado - Integrante / Samuel de Souza Neto - Coordenador / Marina Cyrino - Integrante / Larissa Cerignoni Benites - Integrante / Roberto Tadeu Iaochite - Integrante / Kethylin Viotto Recco - Integrante.
      Membro: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (34)
    1. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) - João Coutinho, CAPES.. 2016.
      Membro: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
    2. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) - Caio Mello, CAPES.. 2016.
      Membro: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
    3. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) - Adriana dos Anjos (supervisão), CAPES.. 2016.
      Membro: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
    4. Bolsa de Pesquisa no exterior - Pós-doutorado, FAPESP.. 2016.
      Membro: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
    5. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (Paulo Alexandre Xaves)- CAPES/PIBID, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior... 2015.
      Membro: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
    6. Bolsa de extensão (Izabela Pavam), Universidade Federal de São Carlos - PROEX.. 2015.
      Membro: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
    7. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) - Felipe Rizzoli, CAPES.. 2015.
      Membro: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
    8. Bolsa de Iniciação Científica - PIBIC - Cnpq, Universidade Federal de São Carlos.. 2015.
      Membro: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
    9. Bolsa Monitoria - Caio Mello, DME - CECH - UFSCar.. 2015.
      Membro: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
    10. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência ( Pâmella Ribeiro)- CAPES/PIBID, Universidade Federal de São Carlos.. 2014.
      Membro: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
    11. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (Erick Thesolin Pereira)- CAPES/PIBID, Universidade Federal de São Carlos.. 2014.
      Membro: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
    12. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência ( Talita Bomnardi Marianno)- CAPES/PIBID, Universidade Federal de São Carlos.. 2014.
      Membro: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
    13. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (Maria Laura Bareato)- CAPES/PIBID, Universidade Federal de São Carlos.. 2014.
      Membro: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
    14. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência ( Renan Augusto Mór Fukushima)- CAPES/PIBID, Universidade Federal de São Carlos.. 2014.
      Membro: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
    15. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência ( Diogo Palombarini)- CAPES/PIBID, Universidade Federal de São Carlos.. 2014.
      Membro: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
    16. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência ( Emerson Ricardo Muller)- CAPES/PIBID, Universidade Federal de São Carlos.. 2014.
      Membro: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
    17. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência ( Fabiana Ferreira Alves)- CAPES/PIBID, Universidade Federal de São Carlos.. 2014.
      Membro: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
    18. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência ( Geovane Henrique Farias)- CAPES/PIBID, Universidade Federal de São Carlos.. 2014.
      Membro: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
    19. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência ( Leonardo Vinícius Ferreira Pigossi)- CAPES/PIBID, Universidade Federal de São Carlos.. 2014.
      Membro: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
    20. Bolsa Monitoria (Letícia Corat Fernandes), Departamento de Metodologia de Ensino/UFSCar.. 2014.
      Membro: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
    21. Bolsa de extensão ( Murillo Guedes Manalishi), Universidade Federal de São Carlos - PROEX.. 2014.
      Membro: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
    22. Bolsa de extensão ( Caio Mello), Universidade Federal de São Carlos - PROEX.. 2014.
      Membro: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
    23. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência ( Leonardo Oliveira)- CAPES/PIBID, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior... 2014.
      Membro: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
    24. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência ( Elaine Sato)- CAPES/PIBID, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior... 2014.
      Membro: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
    25. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência ( Ricardo Mecca)- CAPES/PIBID, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior... 2014.
      Membro: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
    26. Bolsa de monitoria (Daniela Zamboni) - Universidade Federal de São Carlos., Departamento de Metodologia de Ensino/UFSCar.. 2013.
      Membro: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
    27. Programa de Iniciação à Docência.(Diego Hudari) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior... 2013.
      Membro: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
    28. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência ( Nayara Formenton)- CAPES/PIBID, Universidade Federal de São Carlos.. 2013.
      Membro: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
    29. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (Jéssica Buratti.)- CAPES/PIBID, Universidade Federal de São Carlos.. 2013.
      Membro: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
    30. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (Erica Cristina Pinheiro)- CAPES/PIBID, Universidade Federal de São Carlos.. 2013.
      Membro: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
    31. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência ( Ana Beatriz Matilde. )- CAPES/PIBID, Universidade Federal de São Carlos.. 2013.
      Membro: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
    32. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência ( Letícia Corat Fernandes )- CAPES/PIBID, Universidade Federal de São Carlos.. 2013.
      Membro: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
    33. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência ( Alan de Oliveira Jarina)- CAPES/PIBID, Universidade Federal de São Carlos.. 2013.
      Membro: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.
    34. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (Natasha Reis Ferreira)- CAPES/PIBID, Universidade Federal de São Carlos.. 2013.
      Membro: Dijnane Fernanda Vedovatto Machado.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (37)
    1. 4e Colloque International en éducation et 5e Sommet de l'iPad et du numérique en éducation. 3. LES PARTENARIATS UNIVERSITÉ-ÉCOLE ET LES DISPOSITIFS D?ACCOMPAGNEMENT DE STAGE SUPERVISÉ EN ÉDUCATION PHYSIQUE ET EN PÉDAGOGIE. 2017. (Congresso).
    2. 4e Colloque International en éducation et 5e Sommet de l'iPad et du numérique en éducation. 4. LE STAGE SUPERVISÉ: PARTENARIAT UNIVERSITÉ-ÉCOLE AU SEIN DE LA DIRECTION D?ENSEIGNEMENT DE SÃO CARLOS. 2017. (Congresso).
    3. 85e Congres ACFAS. 1. LE PARTENARIAT ET L'ACCOMPAGNEMENT DES STAGIAIRES SUPERVISÉS: LA RELATION ENTRE L'UNIVERSITÉ-ÉCOLE.. 2017. (Congresso).
    4. 85e Congres ACFAS. 2. VERS UNE PÉDAGOGIE DU STAGE SUPERVISÉ : DÉVELOPPEMENT DE DISPOSITIFS D?ACCUEIL ET D?ACCOMPAGNEMENT DE STAGIAIRES DANS LA DIRECTION D?ENSEIGNEMENT DE SÃO CARLOS.. 2017. (Congresso).
    5. 9ème édition du Colloque Éducatif Présent.. 2017. (Outra).
    6. Journée de promotion d?un mode de vie sain et actif en milieu scolaire.. 2017. (Outra).
    7. 3e COLLOQUE INTERNATIONAL EN ÉDUCATION Enjeux actuels et futurs de la formation et profession enseignante.Teaching Professional Socialization in Physical Education. 2016. (Outra).
    8. 3e COLLOQUE INTERNATIONAL EN ÉDUCATION Enjeux actuels et futurs de la formation et profession enseignante.Le partenariat entre l?université et l?école dans les stages : un processus en constitution. 2016. (Outra).
    9. III Congresso Nacional de Formação de Professores, e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de de Educadores. Os processos de reflexão e planejamento para o exercício profissional docente. 2016. (Congresso).
    10. III Congresso Nacional de Formação de Professores, e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de de Educadores. Formação de Professores de Educação Física: contribuições do PIBID. 2016. (Congresso).
    11. III Congresso Nacional de Formação de Professores, e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de de Educadores. Estágios Supervisionados em Educação Física: entre o discurso e a ação. 2016. (Congresso).
    12. III Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores do Brasil.Docência, Estágio Supervisionado e Formação de Professores de Educação Física. 2016. (Simpósio).
    13. 2e Colloque international en éducation: enjeux actuels et futurs de la formation et de la profession enseignante. The challenges of supervised professional teaching practice in physical education considering the relationship between university and school. 2015. (Congresso).
    14. 2e Colloque international en éducation: enjeux actuels et futurs de la formation et de la profession enseignante. Le stage dans la formation des enseignants d?éducation physique : perceptions des enseignants associés et des stagiaires, a largement contribué. 2015. (Congresso).
    15. III CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL E VIII SEMINÁRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA. Articulações entre teoria e prática no estágio supervisionado em Educação Física. 2015. (Congresso).
    16. II Semana da Educação Física.Ser professor nos diferentes campos de atuação. 2015. (Outra).
    17. XII EDUCERE, III SIRSSE, V SIPD ? Cátedra UNESCO e IX ENAEH. RELAÇÕES ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE NA PARCERIA E ACOMPANHAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS. 2015. (Congresso).
    18. XII EDUCERE, III SIRSSE, V SIPD ? Cátedra UNESCO e IX ENAEH. PROFESSORAS EM CENA: PARTILHANDO EXPERIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL.. 2015. (Congresso).
    19. II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual sobre Formação de Educadores. Parceria Universidade e Escola: o caso dos estágios curriculares supervisionados em Educação Física. 2014. (Congresso).
    20. II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual sobre Formação de Educadores. A cultura colaborativa entre docentes na Educação Infantil. 2014. (Congresso).
    21. II Semana de formação, pesquisas e práticas em educação infantil.Estágio na Educação Física no ensino infantil - relato de experiência.. 2014. (Outra).
    22. I Simpósio de Estágio das Licenciaturas da UFSCar. 2014. (Simpósio).
    23. Colloque International en éducation: Enjeux actuels et futurs de la formation et de la profession enseignante.Teacher Indetify in Brazil: Various teaching perspectives. 2013. (Outra).
    24. Colloque International en éducation: Enjeux actuels et futurs de la formation et de la profession enseignante.The Organization of supervised stages in physical education as a faciliting or hindering factor for professional insertion. 2013. (Outra).
    25. Curso temático: Experiências e Vivências: projetos de subprojetos do PIBID.Experiências em Educação Física. 2013. (Outra).
    26. III Encontro Pibid - UFSCar. 2013. (Encontro).
    27. I Semana de Formação Pesquisas e Práticas em Educação Infantil..O trabalho docente entre professores de Educação Física e pedagogas na Educação Infantil. 2013. (Outra).
    28. IV Encontro PIBID UFSCAR: Novos caminhos para a formação inicial e continuada de Professores.A percepção escolar sob o ponto de vista discente e docente: reflexão de bolsistas PIBID Educação Física. 2013. (Encontro).
    29. VII Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana XIV. Identidade do Professor de Educação Física. 2013. (Congresso).
    30. VII Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana XIV. Ser Professor de Educação Física: Caminhos Trilhados. 2013. (Congresso).
    31. XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, II Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE e IV Seminário Internacional sobre Profissiionalização Docente - SIPD/Cátedra UNESCO. Olhares sobre Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física. 2013. (Congresso).
    32. XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, II Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE e IV Seminário Internacional sobre Profissiionalização Docente - SIPD/Cátedra UNESCO. Os Estágios Curriculares Supervisionados em Educação Física na Visão dos Professores Colaboradores. 2013. (Congresso).
    33. ?Formação do Professor para um novo desenvolvimento profissional?,. 2012. (Outra).
    34. I Encontro de Formação Continuada para Tutores Virtuais. 2012. (Encontro).
    35. II Congresso Internacional de Formação Profissional em Educação Física e VI Seminário de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no Campo da Educação Física. 2012. (Congresso).
    36. V Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana/ II Congresso Internacional de Educação Física, Esporte e Lazer. Os Estágios na Formação Inicial dos Professores de Educação Física. 2012. (Congresso).
    37. XVI ENDIPE.Identidade docente: as várias faces da constituição do ser professor. 2012. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (9)
    1. Vedovatto Iza, Dijnane Fernanda. 9ème édition du Colloque Éducatif Présent. 2017. (Congresso).. . 0.
    2. Vedovatto Iza, Dijnane Fernanda. 4e Colloque International en éducation et 5e Sommet de l'iPad et du numérique en éducation. 2017. (Congresso).. . 0.
    3. Vedovatto Iza, Dijnane Fernanda. IV Congresso Internacional de Formação Profissional e IX Seminário de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no Campo da Educação Física. 2016. (Congresso).. . 0.
    4. Vedovatto Iza, Dijnane Fernanda. Dificuldades e avanços ocorridos no âmbito do PIBID-UFSCar. 2015. (Outro).. . 0.
    5. Vedovatto Iza, Dijnane Fernanda. IV Encontro PiBID UFSCAR: Novos Caminhos Para a Formação Inicial e Continuada de Professores. 2013. (Outro).. . 0.
    6. Vedovatto Iza, Dijnane Fernanda. VI Corrida Unicep. 2011. (Outro).. . 0.
    7. Vedovatto Iza, Dijnane Fernanda. I Congresso Internacional de Formação Profissional e V Seminário de Estudos e Pesquisa em Formação Profissional no Campo da Educação Física. 2010. (Congresso).. . 0.
    8. Vedovatto Iza, Dijnane Fernanda. V Corrida UNICEP. 2010. (Outro).. . 0.
    9. Vedovatto Iza, Dijnane Fernanda. IV Coloquio de pesquisa qualitativa em motricidade humana. 2009. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Dijnane Fernanda Vedovatto Machado ⇔ Fernando Donizete Alves (2.0)
      1. FERREIRA, N. ; FACHINE, J. ; FERNANDES, L. ; Silva, N. ; Alves, Fernando Donizete ; Vedovatto Iza, Dijnane Fernanda. Perspectivas de bolsistas do PIBID Educação Física em uma escola municipal. Em: Fernando Donizete Alves; Glauco Nunes Souto Ramos; Osmar Moreira de Souza Júnior. (Org.). Formação inicial de professores de Educação Física: experiências do PIBID/UFSCar. 1ed.Curitiba/PR. : CRV. 2015.v. 1, p. 31-46.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Hudari, D. ; Jarina, A. ; Alves, Fernando Donizete ; Pinheiro, E ; PEGHINELI, A. ; Mititier, J. ; Vedovatto Iza, Dijnane Fernanda. Jogos cooperativos nas aulas de Educação Física: a experiência do PIBID Educação Física. Em: Fernando Donizete Alves; Glauco Nunes Souto Ramos; Osmar Moreira de Souza Júnior. (Org.). Formação inicial de professores de Educação Física: experiências do PIBID/UFSCar. 1ed.Curitiba/PR. : CRV. 2015.v. 1, p. 103-114.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 24/11/2017 12:06:49