Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Fabiana Marini Braga

É professora adjunta do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atua na Licenciatura em Pedagogia do curso presencial e a distância e no Programa de Pós-graduação em Educação da UFSCar. Participa como líder do Núcleo de Ação Social e Educativa/Niase, no eixo de Comunidades de Aprendizagem. Possui graduação em Administração de Empresas pela Associação de Escolas Reunidas Ltda (1999), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2007). A ênfase de seu trabalho acadêmico está na linha de Ensino e Aprendizagem, dedicando-se às seguintes temáticas: comunidade de aprendizagem, relação família-escola, criança; escola, aprendizagem dialógica, educação a distância e práticas de ensino e aprendizagem. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1103496815216263 (09/06/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2009-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Educação. Rodovia Washington Luís SP-310 Km235 rodovia 13560-000 - Sao Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518373 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2014-2016. Transformacao da EJA em Comunidade de Aprendizagem: atuacoes educativas de exito para um modelo social de EJA
      Descrição: Trata-se de pesquisa voltada a investigar os processos de participação, aprendizagem e convivência em escola de EJA que se transformou em Comunidade de Aprendizagem. Comunidade de Aprendizagem é proposta elaborada pelo Centro Especial de Investigação em Teorias e Práticas Superadoras de Desigualdades (CREA), da Universidade de Barcelona, envolvendo um conjunto de atuações educativas de êxito (AEE) que favorecem a participação dos estudantes e da comunidade de entorno na tomada de decisão sobre a organização da escola, suas atividades e atuação pedagógica para que seja possível a aprendizagem de todos e o convívio proveitoso na diversidade. Para o desenvolvimento do estudo, será feita revisão bibliográfica a respeito das publicações realizadas nos últimos cinco anos dedicadas a EJA e a Comunidades de Aprendizagem em âmbito nacional e em âmbito internacional. Haverá, ainda, pesquisa de campo a ser realizada numa escola do interior paulista, cuja modalidade de EJA se transformou em Comunidade de Aprendizagem, para verificar se há efetiva melhoria nos processos de aprendizagem dos estudantes e melhoria do clima da instituição decorrente de participação dos estudantes e comunidade de entorno nos processos decisórios e nas práticas educativas, bem como do convívio proveitoso na diversidade. A pesquisa de campo será desenvolvida por meio da Metodologia Comunicativa. O referencial teórico de base tanto de Comunidades de Aprendizagem como de um modelo social de EJA e da Metodologia Comunicativa de Pesquisa é a aprendizagem dialógica... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . Integrantes: Fabiana Marini Braga - Integrante / Roseli Rodrigues de Mello - Coordenador / Paulo Eduardo Gomes Bento - Integrante / Raquel Moreira - Integrante / Adriana Fernandes Coimbra Marigo - Integrante / Rosimara Silva Correa - Integrante / Francisca de Lima Constantino - Integrante / AnselmoJoão Calzolari Neto - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - - Auxílio financeiro.
      Membro: Fabiana Marini Braga.
    2. 2012-2014. Aprendizagem Dialogica: dialogo igualitario, transformacao, solidariedade e criacao de sentido
      Descrição: Pesquisa teórica voltada a quatro dos sete eixos da aprendizagem dialógica: diálogo igualitário, transformação, solidariedade e criação de sentido. Envolve duas partes: a primeira dedicada à análise de autores de base de tais conceitos e a segunda parte à análise de como conceitos correlatos aparecem em três periódicos brasileiros de educação (Educação e Sociedade, Cadernos de Pesquisa e Revista Brasileira de Educação). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Fabiana Marini Braga - Integrante / Roseli Rodrigues de Mello - Coordenador / Paulo Eduardo Gomes Bento - Integrante / Eglen Silvia Pipi Rodrigues - Integrante / Marciele Nazaré Coelho - Integrante / Adriana Fernandes Coimbra Marigo - Integrante / Francisca de Lima Constantino - Integrante / Vanessa Cristina GIROTTO - Integrante / Vanessa Gabassa - Integrante.
      Membro: Fabiana Marini Braga.
    3. 2012-2012. Comunidades de Aprendizagem - NIASE/iNatura
      Descrição: esquisa em parceria com o Instituto Natura com os seguintes objetivos: 1) precisar o conceito de comunidades de aprendizagem e (2) oferecer indicadores de identificação, desenvolvimento ou implantação de comunidades de aprendizagem no Brasil. A pesquisa está estruturada em duas partes concomitantes: a) pesquisa teórica (revisão de conceitos em textos de base, artigos e documentos internacionais e nacionais) e (b) pesquisa de campo, com os objetivos específicos de (i) identificar se experiências educativas brasileiras podem ser entendidas como comunidades de aprendizagem e (ii) caracterizar fatores de sucesso presentes nas experiências e que possam orientar outras experiências nacionais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Fabiana Marini Braga - Integrante / Roseli Rodrigues de Mello - Coordenador / Paulo Eduardo Gomes Bento - Integrante / Eglen Silvia Pipi Rodrigues - Integrante / VANESSA gABASSA - Integrante / Adriana Fernandes Coimbra Marigo - Integrante / Flávia Maria Gonçalves de Sant'Ana - Integrante / Vanessa Cristina GIROTTO - Integrante / adriana Zakia Costa - Integrante / AnselmoJoão Calzolari Neto - Integrante / Lúcio Fábis - Integrante.
      Membro: Fabiana Marini Braga.
    4. 2011-2012. Educacao de Jovens e Adultos: producao de conhecimento em contexto escolar e nao escolar - MEC
      Descrição: Trata-se de pesquisa desenvolvida por equipe coordenada pela Profa. Dra. Roseli Rodrigues de Mello, com equipe composta por docentes e estudantes do curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos, financiado pelo MEC. Aborda a produção de conhecimento sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil, em contexto escolar e não-escolar. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (35) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (8) . Integrantes: Fabiana Marini Braga - Integrante / Roseli Rodrigues de Mello - Coordenador / Paulo Eduardo Gomes Bento - Integrante / Celso Luiz Aparecido Conti - Integrante / Amadeu J. M. Logarezzi - Integrante / Claudia Raimundo Reyes - Integrante / Kelci Anne Pereira - Integrante / Raquel Moreira - Integrante / Adriana Fernandes Coimbra Marigo - Integrante / Francisca Lima Constantino - Integrante / Lucimara Cristina de Paula - Integrante / Flávia Maria Gonçalves de Sant'Ana - Integrante / Emilia Freitas de Lima - Integrante. Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.
      Membro: Fabiana Marini Braga.
    5. 2009-2012. Aprendizagem Dialogica (Edital Universal CNPq e Bolsa Produtividade em Pesquisa): aprofundando a compreensao teorica e ampliando as possibilidades educativas
      Descrição: A pesquisa aqui proposta visa a aprofundar a compreensão do conceito de aprendizagem dialógica e ampliar as possibilidades educativas da escola, tanto no âmbito da aprendizagem de conteúdos escolares, da incorporação de saberes populares, bem como da vivência da diversidade como valor a ser cultivado na igualdade de diferenças. Trata-se de estudo teórico, envolvendo os princípios de diálogo igualitário, inteligência cultural, transformação, criação de sentido, dimensão instrumental, solidariedade e igualdade de diferenças, relacionando-os com discussões feitas por pesquisadores brasileiros desde os anos de 1980 sobre aprendizagem dos conteúdos escolares em sua maneira formal; questionamento das práticas construtivistas; análise dos conceitos de diversidade, multiculturalismo, diferença e interculturalismo. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (6) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . Integrantes: Fabiana Marini Braga - Integrante / Roseli Rodrigues de Mello - Coordenador / Paulo Eduardo Gomes Bento - Integrante / Eglen Silvia Pipi Rodrigues - Integrante / VANESSA gABASSA - Integrante / VANESSA GIROTTO - Integrante / Marciele Nazaré Coelho - Integrante / Raquel Moreira - Integrante / Ana Cristina Bragatto - Integrante / Adriana Fernandes Coimbra Marigo - Integrante / Francisca Lima Constantino - Integrante / Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silva - Integrante / Flávia Maria Gonçalves de Sant'Ana - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Fabiana Marini Braga.
    6. 2009-2011. Aprendizagem Dialogica: (CNPq Proc. 300707/2008-8) aprofundando a compreensao teorica e ampliando as possibilidades educativas
      Descrição: Estudo dos autores e autoras que dão base ao conceito de Aprendizagem Dialógica , elaborado pelo CREA, buscando suas contribuições para os processos de ensino. Revisão de revistas brasileiras: discussão sobre ensino e aprendizagem... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . Integrantes: Fabiana Marini Braga - Integrante / Roseli Rodrigues de Mello - Coordenador / Kelci Anne Pereira - Integrante / Carolina Orquiza Cherfem - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Fabiana Marini Braga.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (12)
      1. Educación y trabajo de jóvenes y adultos a lo largo de la vida. Investigaciones y estudios acerca de las políticas, los sujetos y las experiencias en la educación de jóvenes y adultos?.Educação de jovens e adultos e Trabalho em periódicos brasileiros indexados na base SciELO (2010-2015): temáticas e proposições. 2016. (Encontro).
      2. X Encontro Internacional Fórum Paulo Freire.Las contribuciones del concepto de alfabetización de Paulo Freire para los estudios sobre la Educación en Derechos Humanos.. 2016. (Encontro).
      3. SIED:EnPED:2014.A participação dos/as licenciandos/as do curso de Pedagogia da Ead/Ufscar no PIBID e os reflexos desse processo na formação inicial. 2014. (Simpósio).
      4. III Congresso Regional de pessoas adultas. Mesa redonda. 2013. (Congresso).
      5. V Seminário de dissertações e teses do Programa de Pós-graduação da UFSCaro.Debatedor do V Seminário de dissertações e teses do Programa de Pós-graduação. 2013. (Seminário).
      6. II Encontro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).Curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância. 2012. (Encontro).
      7. IV Encontro de Comunidades de Aprendizagem.Grupos Interativos. 2012. (Encontro).
      8. IV Seminário de dissertações e teses do Programa de Pós-graduação da UFSCar.Debatedor dos trabalhos do IV Seminário de Dissertações e teses do Programa de Pós-graduação em educação da UFSCar. 2012. (Seminário).
      9. Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância.O PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOCENTE NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UAB-UFSCAR SOB A ÓTICA DE SEUS PARTICIPANTES.. 2012. (Simpósio).
      10. 33a Reunião Anutal da ANPED. COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM: DESENVOLVENDO UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA E DIALÓGICA DOS FAMILIARES E DO ENTORNO EM TODOS OS ESPAÇOS. 2011. (Congresso).
      11. III Encontro de Comunidades de Aprendizagem.Comunidades de Aprendizagem: aposta na qualidade da aprendizagem, na igualdade de diferenças e na democratização da gestão da escola. 2010. (Encontro).
      12. II Fórum de extensão da Universidade Federal do Maranhão.Metodologia da Extensão Universitária. 2009. (Outra).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (6)
      1. BRAGA, Fabiana Marini. V Encontro de Comunidades de Aprendizagem. 2015. (Outro).. . 0.
      2. BRAGA, Fabiana Marini; MARIGO, A. F. C.. III CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DE PESSOAS ADULTAS (CREPA). 2013. Congresso
      3. BRAGA, Fabiana Marini; GABASSA, V ; MELLO, R. R.. III Encontro de Comunidades de Aprendizagem. 2010. Outro
      4. BRAGA, Fabiana Marini; MONTEIRO, M. I.. I Encontro do curso de Licenciatura em Pedagogia da UAB/UFSCar. 2010. Outro
      5. BRAGA, Fabiana Marini. II CREPA I CONPar. 2005. 2005. (Congresso).. . 0.
      6. BRAGA, Fabiana Marini. I Congresso Regional de Educação de Pessoas Adultas - CREPA. 2003. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (7)
      • Fabiana Marini Braga ⇔ Roseli Rodrigues de Mello (8.0)
        1. BRAGA, FABIANA MARINI ; MELLO, ROSELI RODRIGUES. Comunidades de Aprendizagem e a participação educativa de familiares e da comunidade: elemento-chave para uma educação de êxito para todos. Educacao Unisinos (Online). v. 18, p. 165-175, issn: 2177-6210, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. MARIGO, A. F. C. ; BRAGA, Fabiana Marini ; CONSTANTINO, F.L ; MOREIRA, R ; MELLO, R. R. ; GIROTTO, V ; GABASSA, V. Comunidades de Aprendizagem: compartilhando experiências em algumas escolas brasileiras. Políticas Educativas. v. 3, p. 1-16, issn: 1982-3207, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. MELLO, R. R. ; BRAGA, Fabiana Marini ; GABASSA, V. Comunidades de Aprendizagem: outra escola é possível. 1 ed. São Carlos: EDUFSCar, 2012. v. 1, p. 176.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. BRAGA, Fabiana Marini; GABASSA, V ; MELLO, R. R.. Aprendizagem dialógica: ações e reflexões de uma prática educativa de êxito para todos(as). 1a ed. São Carlos: EDUFSCar, 2010. v. 1, p. 83p.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. BRAGA, Fabiana Marini; MELLO, R. R. ; LOGAREZZI, A. J. M.. Transformando escolas em Comunidades de Aprendizagem: relflexão e diálogo na formação de educadores e educadoras. Em: Maria Helena Antunes de Oliveira e Souza; Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil. (Org.). Diversificando caminhos na formação de professores na UFSCar. Algumas contribuições. 1ed.São Carlos. : Compacta Gráfica e Editora. 2016.v. 01, p. 29-43.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. GABASSA, V. ; MELLO, R. R. ; BRAGA, Fabiana Marini. COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM: UMA POSSIBILIDADE PARA A ESCOLA CONTEMPORÂNEA. Em: Maria Guiomar Carneiro Tommasiello; Alda Junqueira Marin ; Selma Garrido Pimenta; Luiz Marcelo de Carvalho; José Cerchi Fusari.. (Org.). Didática e Práticas de Ensino na Realidade Escolar Contemporânea: Constatações, Análises e Proposições. 1ed.Araquara. : JunqueiraMarin Editores. 2012.v. 1, p. 001921-001932.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. MELLO, R. R. ; GABASSA, V ; BRAGA, Fabiana Marini. Learning Communities: Being A Teacher At A Communitarian Model Of School. Em: I CIMIE: Congreso Internacional Multidisciplinar de Investigación Educativa, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        8. MELLO, R. R. ; GABASSA, V ; RODRIGUES, E. S. P. ; BRAGA, Fabiana Marini ; Bragatto, A.C. A proposta de Comunidades de Aprendizagem. Em: PBL 2010 Congresso Internacional., v. 1, p. 1-11, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Fabiana Marini Braga ⇔ Aline Sommerhalder (2.0)
        1. CURY, R.M.C ; PEREIRA, C.E.C ; SOMMERHALDER, A. ; BRAGA, Fabiana Marini. O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UAB-UFSCar: QUEM SÃO OS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM FORMAÇÃO?. Em: I Simpósio Internacional de Educação a Distância e I Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, v. 1, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. PLATZER, M.B ; ONOFRE, M.R ; PEREIRA, C.E.C ; SOMMERHALDER, A. ; BRAGA, Fabiana Marini ; MONTEIRO, M. I.. O processo de formação inicial e continuada docente no programa institucional de bolsa de Iniciação à docência (PIBID) do curso de Licenciatira em Pedagogia a Distância da UAB?UFSCar, sob a ótica de seus participantes. Em: SIED:EnPED - Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, v. 1, p. 1-10, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Fabiana Marini Braga ⇔ Marcia Regina Onofre (2.0)
        1. ONOFRE, M.R ; BRAGA, Fabiana Marini ; MONTEIRO, M. I. ; PEDRINO, M. C.. A participação dos(as) licenciandos(as) do curso de Pedagogia da EaD/UFSCar no PIBID e os reflexos desse processo na formação inicial. Em: Simpósio Internacional de Educação a Distância (SIED), v. 2, p. 1-12, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. PLATZER, M.B ; ONOFRE, M.R ; PEREIRA, C.E.C ; SOMMERHALDER, A. ; BRAGA, Fabiana Marini ; MONTEIRO, M. I.. O processo de formação inicial e continuada docente no programa institucional de bolsa de Iniciação à docência (PIBID) do curso de Licenciatira em Pedagogia a Distância da UAB?UFSCar, sob a ótica de seus participantes. Em: SIED:EnPED - Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, v. 1, p. 1-10, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Fabiana Marini Braga ⇔ Daniel Ribeiro Silva Mill (1.0)
        1. RIBEIRO. L.R.C ; OLIVEIRA, M.R.G ; BRAGA, Fabiana Marini ; MILL. Daniel. Estágio Supervisionado em Pedagogia a Distância: experiências e reflexões sobre um curso de formação de professores-supervisores de estágio (PRELO). Em: Eucídio Pimenta Arruda. (Org.). Educação a distância no Brasil : a pedagogia em foco. 1eded.Uberlândia. : EdUFU. 2012.v. 01, p. 65-80.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Fabiana Marini Braga ⇔ Maria Cecília Luiz (1.0)
        1. MELLO, R. R. ; BENTO, P. E. G. ; BRAGA, F. M. ; CONTI, C. L. A. ; GABASSA, V. ; LOGAREZZI, A. J. M. ; LUIZ, M. C. ; REYES, C. R.. Comunidades de Aprendizagem: aposta na qualidade da aprendizagem, na igualdade de diferenças e na democratização da gestão da escola. Em: 3º Encontro de Comunidades de Aprendizagem - Transformando sonhos em realidade, v. 1, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Fabiana Marini Braga ⇔ Maria Iolanda Monteiro (1.0)
        1. PLATZER, M.B ; ONOFRE, M.R ; PEREIRA, C.E.C ; SOMMERHALDER, A. ; BRAGA, Fabiana Marini ; MONTEIRO, M. I.. O processo de formação inicial e continuada docente no programa institucional de bolsa de Iniciação à docência (PIBID) do curso de Licenciatira em Pedagogia a Distância da UAB?UFSCar, sob a ótica de seus participantes. Em: SIED:EnPED - Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, v. 1, p. 1-10, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Fabiana Marini Braga ⇔ Paulo Eduardo Gomes Bento (1.0)
        1. MELLO, R. R. ; BENTO, P. E. G. ; BRAGA, F. M. ; CONTI, C. L. A. ; GABASSA, V. ; LOGAREZZI, A. J. M. ; LUIZ, M. C. ; REYES, C. R.. Comunidades de Aprendizagem: aposta na qualidade da aprendizagem, na igualdade de diferenças e na democratização da gestão da escola. Em: 3º Encontro de Comunidades de Aprendizagem - Transformando sonhos em realidade, v. 1, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 24/11/2017 12:06:50