Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Daniel Ribeiro Silva Mill

Professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde trabalha como Docente e Gestor de Educação a Distância (EaD). Doutor em Educação pela UFMG, com pós-doutorado pela Universidade Aberta de Portugal. É membro do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade. É Líder do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens) e, como pesquisador, tem interesse particular pela interseção das temáticas: Trabalho Docente, Tecnologias, Linguagens, Cognição e Educação a Distância. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1515286597269486 (06/09/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2006-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Secretaria Geral de Educação a Distância - SEaD. Rodovia Washington Luís (SP-310), km 235 Campus São Carlos 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33519572 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2016-Atual. TECNOLOGIAS, CULTURA DIGITAL E FORMACAO: desafios para as democracias brasileira e portuguesa
      Descrição: O período de desenvolvimento tecnológico que, atualmente, experienciamos traz consigo novas possibilidades para as pessoas e as sociedades, desde inéditas maneiras de comunicarmos e interagirmos até novas formas de nos relacionarmos com o conhecimento, com ganhos tanto em termos de possibilidades de acesso como de formação. Esta investigação tem como objetivo analisar as transformações nas práticas de acesso ao conhecimento e de formação das pessoas no Brasil e em Portugal após a emergência da chamada sociedade grafocêntrica digital, com atenção especial às transformações que ocorrem em todos os níveis de ensino. Na pesquisa consideram-se quatro grandes eixos temáticos, nos quais colaboram pesquisadores de diferentes áreas: cultura digital, democracia e fluência tecnológica (emancipação pelas TDIC e políticas de indução da sabedoria digital); Sociedade Grafocêntrica Digital (tecnologias digitais como meio de convivência e formação); Comunicação, linguagem e tecnologia na construção do conhecimento em novos cenários digitais (fluxo comunicativo na cultura digital); e dinâmica entre Educação a Distância em sua convergência com a Educação Presencial (transformações dos processos de ensino-aprendizagem tradicionais em decorrência da experiência com a educação virtual e uso intensivo das TDIC). Propomo-nos compreender de modo inovador a relação fundamental entre os fenômenos sócio-técnicos e as pessoas na sua interação com o conhecimento e a formação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (8) . Integrantes: Daniel Ribeiro Silva Mill - Coordenador / Glauber Lúcio Alves Santiago - Integrante / Priscila Cristina Fiocco Bianchi - Integrante / Cleide de Lourdes da Silva Araújo - Integrante / Marcello Ferreira - Integrante / Maria Iolanda Monteiro - Integrante / João Carlos Relvão Caetano - Integrante / Maria Teresa Maia e Carmo - Integrante / Jose Antonio Marques Moreira - Integrante / Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra - Integrante / Daniela Melaré Vieira Barros - Integrante / Gláucia Maria dos Santos Jorge - Integrante / Sérgio Ricardo Borges Júnior - Integrante / Eliza Flora Muniz Araújo - Integrante. Número de orientações: 8
      Membro: Daniel Ribeiro Silva Mill.
    2. 2014-Atual. Analise da relacao entre sujeitos e conhecimento na Sociedade Grafocentrica Digital
      Descrição: Considerando uma visão mais ecológica de compreender a relação fundamental entre os fenômenos sócio-técnicos, entre si e com sujeitos, em sua interação com conhecimento e a formação do cidadão, propomos aqui estudar as transformações que a emergência das Sociedades Grafocêntricas Digitais tem promovido. O estágio de desenvolvimento tecnológico que estamos experienciando, atualmente, trouxe consigo novas possibilidades de experimentar os tempos e espaços; trouxe-nos inéditas maneiras de comunicação ou interação entre sujeitos, novas formas de nos relacionarmos com o conhecimento, seja em termos de formação ou acesso/assimilação do conhecimento. Nesse contexto, propomos esta investigação, que tem como objetivo analisar transformações nas práticas de formação e de acesso ao conhecimento após emergência da sociedade grafocêntrica digital, com atenção especial às suas influências sobre a instituição escolar. A pesquisa considera três aspectos: a) a emergência da Sociedade Grafocêntrica Digital (tecnologias digitais como meio de convivência e formação); b) a relação entre comunicação, linguagem e tecnologia na construção do conhecimento em novos cenários digitais; e c) a dinâmica da Educação a Distância em sua convergência com a Educação Presencial.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (2) . Integrantes: Daniel Ribeiro Silva Mill - Coordenador / Gláucia Maria dos Santos Jorge - Integrante / Glauber Lúcio Alves Santiago - Integrante / Joice Lee Otsuka - Integrante. Número de orientações: 4
      Membro: Daniel Ribeiro Silva Mill.
    3. 2011-2014. Analise dos elementos constitutivos da docencia em sistemas de educacao virtual: sobre linguagens, formacao, fazer pedagogicos e profissionalizacao de professores
      Descrição: O objetivo desta investigação é analisar os elementos constitutivos da docência em sistemas de educação a distância virtual, com vistas à compreensão do fazer pedagógico dos professores, sua formação e as particularidades da profissão docente na contemporaneidade. Algumas reflexões baseiam a constituição do problema da pesquisa e justificam o seu estudo, vislumbrando evidenciar o universo de elementos decorrentes da relação entre formação de professores e a EaD. Como se constitui a docência virtual? A relação entre formação de professores e a modalidade de educação a distância (EaD) constitui um campo fértil para estudos e pesquisas, pois ainda há uma infinidade de aspectos ai residentes sem qualquer análise de pesquisadores. Por um lado, os estudos teóricos são em sua maioria insuficientes e superficiais; e, por outro lado, as práticas dos professores tem se baseado em réplicas de iniciativas presenciais de educação. Em qualquer dos casos, há carência de reflexões sobre a constituição do fazer docente na EaD e, portanto, trata-se de um campo merecedor de atenção. Como se caracteriza a docência virtual? Os professores em exercício estão capacitados para a ?nova educação?? Como formar o novo perfil docente demandado? Há possibilidades de liberação (do trabalho) dos docentes para uma formação mais ?adequada?? Qual a melhor maneira de oferecer uma formação aos professores em serviço? Que aspectos da didática, da profissão e da linguagem no ensino-aprendizagem transformaram-se com o advento da educação virtual?. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Daniel Ribeiro Silva Mill - Coordenador / Marcia Rozenfeld Gomes de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de São Carlos - Outra / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 5
      Membro: Daniel Ribeiro Silva Mill.
    4. 2010-2012. Gestao estrategica em educacao a distancia no Brasil e em Portugal: em busca de modelos consolidados
      Descrição: Este trabalho objetiva analisar a prática da gestão educacional na educação a distância (EaD) em modelos de formação brasileiros e portugueses, partindo das raízes e origens deste campo do conhecimento e passando pela gestão empresarial e educacional até os processos de gestão no âmbito da EaD. O texto destacará a importância do processo de gestão no conjunto de elementos que compõe o processo educacional, destacando os diversos desafios que os gestores de sistemas de EaD se vêem defronte cotidianamente. Metodologicamente, pretende-se mapear modelos vigentes de gestão educacional na modalidade de EaD a partir de processos administrativos (planejamento, organização, direção e controle) voltados para recursos disponíveis (recursos humanos, materiais, financeiros e tecnológicos) em busca de uma formação democrática (flexibilidade da matriz pedagógica, dos espaços e tempos e da comunicação, com vistas a um atendimento personalizado). A análise parte de experiências de gestão em EaD já consolidadas em Portugal (e países vizinhos), comparando-as com a realidade brasileira. Espera-se, como resultado, mapear contribuições dos modelos europeus de gestão em EaD para as emergentes experiências brasileiras. Palavras- chaves: gestão, educação a distância, modelos de EaD, democratização do conhecimento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Daniel Ribeiro Silva Mill - Coordenador / Hermano Duarte Almeida Carmo - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T A: 5
      Membro: Daniel Ribeiro Silva Mill.
    5. 2009-2011. Estudo sobre Processos de Gestao da Educacao a Distancia: planejar, organizar, dirigir e controlar
      Descrição: Tendo como base os elementos constitutivos da educação (gestão, docência, aprendizagem e mediação tecnológica no âmbito da educação presencial e da educação a distância), interessa-nos, nesta proposta de investigação, compreender as implicações que esses elementos sofrerão em função do desenvolvimento de um curso a distância da envergadura daqueles que a UFSCar se propôs a oferecer. Assim, esta pesquisa tem por objetivo analisar as implicações diretas e indiretas da implementação de cursos pela modalidade educação a distância em instituições universitárias, considerando questões como: Quais metodologias de produção e gestão da informação e do conhecimento são visíveis e empregáveis na área de educação a distância? Quais as especificidades do sistema de gestão pedagógica e dos processos logísticos na Educação a Distância? Quais os benefícios dos processos de gestão colegiada, democrática e participativa para os envolvidos nos curso de EaD? Quais ferramentas de gestão foram mais adequadas para gerenciamento dos dados obtidos na UAB-UFSCar? Quais resultados podem ser observados pelo modelo de gestão aplicado na UAB-UFSCar? O que os dados sugerem? Qual organização dos diferentes profissionais demonstrou ser mais eficaz para o sucesso dos cursos da UAB-UFSCar? Que dificuldades os docentes da Educação a Distância demonstraram no processo de aplicação da sua disciplina? A relação com os tutores, com o conteúdo e com os alunos sugerem mudanças de postura na gestão do conhecimento e da ?sala de aula?? OBSERVAÇÃO: os estudos de pós-doutorado do coordenador da pesquisa, realizado na Universidade Aberta de Portugal, com foco na Gestão estratégica da EaD, surge como desdobramento desta pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Daniel Ribeiro Silva Mill - Coordenador / Denise de Paula Martins de Abreu e Lima - Integrante / Nara Dias Brito - Integrante. Número de produções C, T A: 12 / Número de orientações: 1
      Membro: Daniel Ribeiro Silva Mill.
    6. 2009-2011. Estudo sobre a Educacao a Distancia como Estrategia de Formacao Superior: caracterizando o estudante virtual
      Descrição: Os atuais cursos pela modalidade de educação a distância (EaD) reformulam os tradicionais tempos e espaços da educação em seus quatro elementos constitutivos: gestão, docência, discência e tecnologias. Especialmente por dispor de espaços e tempos mais flexíveis e adaptáveis a perfis mais diversos, a EaD tem sido crescentemente buscada por estudantes sem condições objetivas de freqüentar cursos no campus tradicional. Esta nova realidade apresenta aos educadores da área questões diversas ainda em parte desconhecidas. Nesse contexto, esta proposta de investigação tem como objetivo caracterizar o estudante da EaD, analisar as implicações geradas pela sua participação em cursos a distância sobre o seu cotidiano acadêmico-estudantil, profissional e familiar. Problema de pesquisa: que influências ou mudanças podem ser observadas no dia-a-dia do estudante em decorrência da sua participação na educação a distância? Como campo de investigação para coleta de dados será utilizada a experiência em educação a distância da UAB-UFSCar, que desenvolve cursos de graduação, aperfeiçoamento e especialização.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Daniel Ribeiro Silva Mill - Coordenador / Viviane Laiz Lopes Batista - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de São Carlos - Bolsa. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1
      Membro: Daniel Ribeiro Silva Mill.
    7. 2008-2011. Estudo sobre Educacao e Mobilidade: sobre espacos e tempos da m-educacao (m-learning)
      Descrição: O uso mais ou menos de tecnologias (tradicionais ou digitais) constitui um dos pontos principais de distinção entre as modalidades de educação a distância e presencial ou mesmo entre as diferentes propostas pedagógicas. A adoção de multivariadas mídias (multimídias) é ponto de interseção entre as propostas vigentes atualmente, independente do tipo de trabalho que o docente desenvolve com seus alunos. Assim, esta investigação propõe-se a analisar possibilidades de uso e implicações geradas pelo uso de tecnologias móveis a participação docente em cursos a distância sobre a prática pedagógica presencial. Problema de pesquisa: que influências ou mudanças podem ser observadas na prática docente presencial a partir da sua atuação na educação a distância? Como campo de investigação para coleta de dados será utilizada a experiência em educação a distância da UAB-UFSCar, que desenvolve cursos de graduação, aperfeiçoamento e especialização.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Daniel Ribeiro Silva Mill - Coordenador / Glauber Lúcio Alves Santiago - Integrante / Alberto Geraissate P. de Oliveira - Integrante. Número de produções C, T A: 3
      Membro: Daniel Ribeiro Silva Mill.
    8. 2008-2010. Estudo sobre a Formacao de Professores Universitarios em Servico: o trabalho na educacao a distancia como metaformacao
      Descrição: A implementação de cursos pela modalidade de educação a distância (EaD) reformula o trabalho docente numa perspectiva pedagógica, tecnológica e de gestão do conhecimento; especialmente as estratégias forjadas por professores/tutores para o desenvolvimento de novas competências requeridas em processos de trabalho que incorporam a utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação, como forma de garantir a manutenção de suas capacidades de trabalho e de negociação de seu processo de profissionalização. Nesse contexto, essa pesquisa objetiva analisar as implicações geradas pela participação docente em cursos a distância sobre a prática pedagógica presencial. Problema de pesquisa: que influências ou mudanças podem ser observadas na prática docente presencial a partir da sua atuação na educação a distância? Como campo de investigação para coleta de dados será utilizada a experiência em educação a distância da UAB-UFSCar, que desenvolve cursos de graduação, aperfeiçoamento e especialização.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Daniel Ribeiro Silva Mill - Coordenador / Denise de Paula Martins de Abreu e Lima - Integrante / Valeria Sperduti Lima - Integrante / Aparecida Ribeiro da Silva - Integrante / Marcia Rozenfeld Gomes de Oliveira - Integrante / Joice Lee Otsuka - Integrante / Luis Roberto de Camargo Ribeiro - Integrante. Número de orientações: 3
      Membro: Daniel Ribeiro Silva Mill.
    9. 2007-2010. Estudo sobre Sistemas de Tutoria em Educacao a Distancia: gestao dos saberes docentes em foco
      Descrição: A implementação de cursos pela modalidade de educação a distância (EaD) reformula o trabalho docente numa perspectiva pedagógica, tecnológica e de gestão do conhecimento. A relação que o docente relaciona-se com seus alunos e a própria concepção de educar é reformulada com o surgimento de outras figuras componentes da categoria docente, em especial o docente-tutor. Nesse contexto, professores e tutores convivem e forjam estratégias para o desenvolvimento de novas competências requeridas em processos de trabalho que incorporam a utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação, como forma de garantir a manutenção de suas capacidades de trabalho e de negociação de seu processo de profissionalização. Daí, surge esta investigação interessada em compreender o processo de trabalho dos docentes-tutores no âmbito da EaD. Problema de pesquisa: como se caracteriza o trabalho de docentes-tutores no modelo de EaD estabelecido pela UAB-UFSCar? Como campo de investigação para coleta de dados será utilizada a experiência em educação a distância da UAB-UFSCar, que desenvolve cursos de graduação, aperfeiçoamento e especialização.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Daniel Ribeiro Silva Mill - Coordenador / Denise de Paula Martins de Abreu e Lima - Integrante / Valeria Sperduti Lima - Integrante / Marcia Rozenfeld Gomes de Oliveira - Integrante / Mario Luiz Nunes Alves - Integrante / Joice Lee Otsuka - Integrante / Maria Altimira Tognetti Povoa - Integrante / Fabiana Lopes Klein - Integrante / Fabio Cesar Braga de Abreu-e-Lima - Integrante / Luis Roberto de Camargo Ribeiro - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de São Carlos - Cooperação. Número de produções C, T A: 10
      Membro: Daniel Ribeiro Silva Mill.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (103)
      1. ESUD-CIESUD-2016 - Congresso Internacional de Educação Superior a Distância. Estudos bibliométricos em Educação a Distância. 2016. (Congresso).
      2. ESUD-CIESUD-2016 - Congresso Internacional de Educação Superior a Distância. Aprendizagem da docência: da formação aos saberes necessários à docência na modalidade virtual. 2016. (Congresso).
      3. ESUD-CIESUD-2016 - Congresso Internacional de Educação Superior a Distância. Política e Gestão em Educação a Distância. 2016. (Congresso).
      4. ESUD-CIESUD-2016 - Congresso Internacional de Educação Superior a Distância. Educação a Distância na Educação Superior. 2016. (Congresso).
      5. IV Reunião extraordinária do Fórum Nacional do Sistema UAB. 2016. (Outra).
      6. Seminário Internacional de Educação a Distância da FE-Unicamp.Inovações à educação superior por meio das tecnologias educacionais na cultura digital. 2016. (Seminário).
      7. Encontro de Diretores de Centro e Coordenadores de Polos.Docência em estudos sobre Educação a Distância. 2015. (Encontro).
      8. ESUD-CIESUD-2015 - Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância / Congresso Internacional de Ensino Superior a Distância. Qualidade no ensino-aprendizagem na Educação a Distância. 2015. (Congresso).
      9. ForUAB - 3a Reunião do Fórum Nacional dos Coordenadores Universidade Aberta do Brasil. 2015. (Encontro).
      10. I Colóquio UAB-UNIFESP: a EaD em três dimensões.A dimensão da experiência em EaD: o modelo UFSCar. 2015. (Simpósio).
      11. II ForTEC - Seminário de Formação, Tecnologias, Educação a Distância e Currículo.Formação de professores pela/para Educação a Distância: desafios e estratégias. 2015. (Seminário).
      12. I Seminário de Educação a Distância da UFPel.Gestão da Educação a Distância: desafios para a institucionalização e qualidade da modalidade. 2015. (Seminário).
      13. I Simpósio Interdisciplinar de Tecnologias na Educação [SInTE].Educação e tecnologias: das inovações tecnológicas às inovações pedagógicas. 2015. (Simpósio).
      14. Semana de Práticas e Vivências Educacionais da Graduação.Educação e tecnologias: mudança de mentalidade sobre inovações. 2015. (Encontro).
      15. Semana de Preparação Pedagógica Mackenzie.Polidocência: a gestão da sala de aula online para a modalidade a distância. 2015. (Seminário).
      16. SEMIEDU-2015 - Seminário Educação UFMT.Educação a Distância: cenários, dilemas e perspectivas. 2015. (Seminário).
      17. Seminário de Pesquisa.Pesquisas sobre docência virtual. 2015. (Seminário).
      18. Simpósio Internacional: compartilhamento de práticas e saberes em EaD.Cenários e dilemas na história recente da Educação a Distância. 2015. (Simpósio).
      19. UNIREDE - Reunião Conselho de Representantes Institucionais. 2015. (Encontro).
      20. VIII Fórum Nacional de Coordenadores do Sistema Universidade Aberta do Brasil. 2015. (Encontro).
      21. VI JEALAV - Jornada sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais.Educação, tecnologias e cultura digital. 2015. (Seminário).
      22. XII CONLAB - Congresso Luso-Afro-Brasileiro. Ensino a distância e sociedade em rede de língua portuguesa. 2015. (Congresso).
      23. ESUD 2014 - XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. A tutoria virtual como ampliação da docência. 2014. (Congresso).
      24. Reunião Extraordinária do Fórum Nacional de Coordenadores UAB. 2014. (Encontro).
      25. SIED:EnPED:2014 - Simpósio Internacional de EaD e Encontro de pesquisadores em EaD.Membro do Comitê Científico. 2014. (Simpósio).
      26. SIED:EnPED:2014 - Simpósio Internacional de EaD e Encontro de pesquisadores em EaD.Um estudo sobre saberes na docência virtual. 2014. (Simpósio).
      27. VIII Fórum Nacional de Coordenadores do Sistema Universidade Aberta do Brasil. 2014. (Encontro).
      28. Encontro do Conselho Pleno do Centro de Estudos e Práticas Pedagógicas da Unesp.Das inovações tecnológicas às inovações pedagógicas: sobre antigas e novas formas de ensinar e aprender. 2013. (Encontro).
      29. Encontro dos Coordenadores do Proinfo Integrado. 2013. (Encontro).
      30. Encontro Regional de Polos UAB - MG/SP. 2013. (Encontro).
      31. ESUD 2013 - X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Membro do Comitê Científico. 2013. (Congresso).
      32. I Alagoas CAIITE - Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia. Polidocência e tutoria em Educação a Distância. 2013. (Congresso).
      33. II Seminário de Educação a Distância da UFSJ: inclusão e tecnologia.Processos de gestão e avaliação na EaD: dificuldades, desafios e perspectivas. 2013. (Seminário).
      34. II Seminário de Educação a Distância da UFSJ: inclusão e tecnologia.Gestão em EaD: novos atores e atividades no cenário educacional. 2013. (Seminário).
      35. II Workshop de Educação a Distância do IFSULMINAS.O modelo de Educação a Distância da UAB-UFSCar. 2013. (Seminário).
      36. II WTEaD - Workshop de Tecnologia em EaD.Membro do Comitê Científico. 2013. (Simpósio).
      37. IX SIMPOED - Simpósio de Formação e Profissão Docente.Trabalho docente e tecnologias digitais. 2013. (Simpósio).
      38. Seminário de Educação a Distância - UAB.Sistemas de Educação a Distância: uma análise da proposta da SEaD-UFSCar. 2013. (Seminário).
      39. Seminário Internacional Educação Comparada e Novas Abordagens na Formação Doente. 2013. (Seminário).
      40. V Seminário Internacional de Educação a Distância.Tipos de configurações da Educação a distância e da Docência para a modalidade .. 2013. (Seminário).
      41. V Seminário Internacional de Educação a Distância.Membro do Comitê Científico. 2013. (Seminário).
      42. II Ciclo de Palestras no Núcleo de Formação de Profesores. 2012. (Outra).
      43. I Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância.Pesquisas em Educação a Distância: fundamentos epistemológicos, dificuldades e perspectiva. 2012. (Simpósio).
      44. IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA VIRTUAL NO BRASIL E EM PORTUGAL: um estudo sobre as dificuldades de educadores e gestores. 2012. (Congresso).
      45. VI Fórum Nacional de Coordenadores UAB. 2012. (Outra).
      46. XVI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: didática e práticas de ensino: compromisso com a escola pública, laica, gratuita e de qualidade. 2012. (Encontro).
      47. 7º Congresso do Sinpro Campinas. Educação, Novas Tecnologias, Intensificação do Trabalho Docente: sobre os desafios da gestão da EaD. 2011. (Congresso).
      48. CHALLENGES-2011: VII Conferência Internacional de TIC na Educação.GESTÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA VIRTUAL NO BRASIL E EM PORTUGAL: Em busca de modelos consolidados. 2011. (Outra).
      49. Ciclo de Debates PPGE-UNIMEP: reflexões contemporâneas sobre EaD.Reflexões sobre os desafios da gestão da educação a distância brasileira. 2011. (Outra).
      50. Conferência Conjunta ICEMSIIE'2011. 2011. (Congresso).
      51. Congreso Galego-Portugués de Psicopedagoxía. 2011. (Congresso).
      52. Congresso "Literacia, Media e Cidadania". 2011. (Congresso).
      53. ED-MEDIA - World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia Telecommunications.Analysis of Management Systems in Virtual Distance Education in Brazil and Portugal. 2011. (Outra).
      54. Futurália: Salão de Oferta Educativa, Formação e Empregabilidade. 2011. (Outra).
      55. Seminário Nacional de Tutores da Educação a Distância ? ANATED.Desafios da gestão da EaD: as condições de trabalho dos tutores sob análise. 2011. (Seminário).
      56. Simpósio de Educação a Distância no Ensino Superior.Desafios da gestão da EaD: uma análise sobre a tutoria como docência. 2011. (Simpósio).
      57. VII Congresso da SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação. Elementos para reflexões sobre educação, comunicação e tecnologia: nada é tão novo sobre redes, linguagem e aprendizagem. 2011. (Congresso).
      58. VIII SENAED - Seminário Nacional ABED de EaD.Gestão da educação a distância e da polidocência: desafios contemporâneos. 2011. (Seminário).
      59. Encontro do Grupo de Pesquisa Techne - UFOP.Proposta de formação para educação a distância na UAB-UFSCar. 2010. (Encontro).
      60. ESUD 2010 - VII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Tutoria a distância: construindo competências. 2010. (Congresso).
      61. II Fórum Nacional de Coordenadores da Área de Pedagogia do Sistema UAB.Ambientes virtuais de aprendizagem: mediação, interação e processos de ensino e aprendizagem. 2010. (Simpósio).
      62. III Encontro de Coordenadores da Região Sudeste do Sistema UAB. 2010. (Encontro).
      63. II Seminário de Pesquisa em EaD: experiências e reflexões sobre as interrelações ensino presencial e a distância.Processos de gestão da EaD e do ensino presencial mediado. 2010. (Seminário).
      64. Seminário O Futuro da EaD e da UAB na UFSCar.Educação a distância na UFSCar: Estado atual, Sustentabilidade, Perspectivas. 2010. (Seminário).
      65. XI CONSINPRO - Congresso do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais. Mundo do trabalho e educação a distância. 2010. (Congresso).
      66. XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Convergências e tensões na formação de professores em educação a distância. 2010. (Encontro).
      67. XVI Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Gestão de organizações de ensino superior a distância. 2010. (Congresso).
      68. Encontro de Alunos e Tutores do Curso de Educação Musical da UAB-UFSCar.Educação musical na UAB-UFSCar: caminhos e perspectivas. 2009. (Encontro).
      69. Encontro Internacional Claretiano de Educação a Distância.Modelos de EaD e trabalho em rede: o caso UAB-UFSCar. 2009. (Encontro).
      70. ESUD 2009 - VI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Não é uma Questão de Ser Mais Difícil ou Mais Fácil, é Apenas Diferente: a Docência Virtual versus Presencial sob a Ótica dos Professores. 2009. (Congresso).
      71. I Congresso de Estudantes do Curso de Engenharia Ambiental da UAB-UFSCar. Desafios da oferta de cursos de engenharias pela EaD. 2009. (Congresso).
      72. I Encontro Internacional do Sistema Universidade Aberta do Brasil.Das inovações tecnológicas às inovações pedagógicas: considerações sobre a UAB-UFSCar. 2009. (Encontro).
      73. II Encontro Regional de Coordenadores da Região Sudeste - UAB. 2009. (Encontro).
      74. III Encontro Nacional de Coordenadores UAB (Universidade Aberta do Brasil). 2009. (Encontro).
      75. III Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar: inovando nos processos de ensino e aprendizagem. 2009. (Seminário).
      76. III Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar: inovando nos processos de ensino e aprendizagem.A construção de mapas conceituais em diferentes áreas do conhecimento - educação, ciências humanas e sociais aplicadas. 2009. (Oficina).
      77. III Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar: inovando nos processos de ensino e aprendizagem.A formação de professores. 2009. (Oficina).
      78. IX Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul. A gestão da sala de aula virtual e os novos saberes para a docência na modalidade de educação a distância. 2009. (Congresso).
      79. X Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Tutoria online e profissão docente. 2009. (Congresso).
      80. XV CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Qualidade de Processos em Educação a Distância: o caso UAB-UFSCar. 2009. (Congresso).
      81. II Encontro CAPES-MECD/DGU: Linguagem, Educação e Virtualidade.Educação e Virtualidade. 2008. (Encontro).
      82. II Seminário Nacional de Coordenadores de Pólos de Apoio Presencial UAB. 2008. (Seminário).
      83. V ESUD - Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Ambiente de gerenciamento administrativo e pedagógico de cursos a distância: uma proposta para a gestão e acompanhamento de desempenho de tutores e estudantes. 2008. (Congresso).
      84. VI SENAED - Seminário Nacional ABED de Educação a Distância. 2008. (Seminário).
      85. XXIV JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa. A política da educação a distância e seus reflexos. 2008. (Congresso).
      86. 16º COLE - Congresso de Leitura do Brasil. Sociedades grafocêntricas digitais: sobre letramento, cognição e processos de inclusão. 2007. (Congresso).
      87. 4º Encontro de Professores da Educação Superior da Rede Privada.A educação a distância e os impactos no trabalho docente. 2007. (Encontro).
      88. Educação a Distância: propostas e reflexões.A educação a distância na UFSCar: sobre a proposta da UAB. 2007. (Seminário).
      89. Formação de Professores para a Educação Básica - 10 anos da LDB.Formação de professores a distância. 2007. (Seminário).
      90. II Encontro Nacional dos Coordendores IFES-UAB. 2007. (Encontro).
      91. I Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar.Universidade Aberta do Brasil (UAB): novas posibilidades de democratização do conhecimento na UFSCar. 2007. (Seminário).
      92. IV Simpósio Trabalho e Educação.Trabalho Docente na Educação a Distância Virtual. 2007. (Simpósio).
      93. IV Simpósio Trabalho e Educação: Gramsci, Política e Educação.Coordenador da Mesa: Trabalho, Tecnologia e educação. 2007. (Simpósio).
      94. Seminário Nacional de Coordenadores de Pólos de Apoio Presencial UAB. 2007. (Seminário).
      95. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE).Robótica Pedagógica Livre: Instrumento de Criação, Reflexão e Inclusão Sócio-Digital. 2007. (Simpósio).
      96. UFSCar - Universidade Aberta.Sobre os cursos de EaD da UFSCar: a UAB em foco. 2007. (Seminário).
      97. Virtual Educa 2007. Sobre tutoria virtual na Educação a Distância: caracterizando o teletrabalho docente. 2007. (Congresso).
      98. 16ème CARREFOUR DE LA PENSÉE. 2006. (Congresso).
      99. 22nd ICDE World Conference on Distance Education. 2006. (Congresso).
      100. Journée d'Étude sur les Nouveaux Marches Multimedia. 2006. (Congresso).
      101. L'Histoire des Sciences et des Tecniques dans la Formation Continue. 2006. (Congresso).
      102. Rencontre-Débat FEMMES DANS LA MIGRATION. 2006. (Encontro).
      103. Seminário CAPES Brasil / Mecd-DGU Espanha.EAD na UFSCAR: da experiência com ambientes virtuais à participação no projeto UAB. 2006. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (24)
      1. MILL, D.. ESUD-CIESUD-2016 - Congresso Internacional de Educação Superior a Distância. 2016. (Congresso).. . 0.
      2. MILL, D.. SIED:EnPED:2016 - Simpósio Internacional de Educação a Distância. 2016. (Congresso).. . 0.
      3. MILL, D.; SILVA, F. C.. VIII Seminário de Teses e Dissertações em Educação - PPGE-UFSCar. 2016. Outro
      4. CARMO, M. T. M. E. ; MILL, D. ; SANTIAGO, G.. Escrita para a tela (ecran): aplicando técnicas jornalísticas. 2016. Outro
      5. MOREIRA, J. A. M. ; MILL, D. ; SANTIAGO, G.. Cinema e Video: (des)(re)construções pedagógicas em ambientes de aprendizagens flexíveis. 2016. Outro
      6. ESPINOSA-CONTRERAS, R. S. ; MILL, D. ; SANTIAGO, G.. Educação Baseada em Jogos: entretenimento, motivação e aprendizagem. 2016. Outro
      7. MILL, D. R. S.; REALI, A. ; SANTIAGO, G. ; OTSUKA, J. L. ; BRAGA, F. M. ; ABIB, S. ; JUSTI, J. E.. SIED:EnPED:2014 - Simpósio Internacional de EaD e Encontro de Pesquisadores de EaD. 2014. Congresso
      8. MILL, D. R. S.; REALI, A. ; ABREU-E-LIMA, D. ; OLIVEIRA, M. R. G. ; OTSUKA, J. L. ; REYES, C. ; ABIB, S.. I Simpósio Internacional de Educação a Distância e o Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância (SIED:EnPED)I. 2012. Congresso
      9. MILL, D. R. S.; REALI, A. ; LIMA, V. ; OTSUKA, J. L.. I Seminário sobre Educação a Distância. 2009. Outro
      10. MILL, D. R. S.; REALI, A. ; ABREU-E-LIMA, D. ; LIMA, V. ; OTSUKA, J. L.. II Seminário sobre Educação a Distância. 2009. Outro
      11. MILL, D. R. S.. VII Semana Presencial do Veredas - Formação Superior de Professores a Distância. 2005. (Outro).. . 0.
      12. MILL, D. R. S.. III Seminário Sociedade da Informação e Educação. 2005. (Congresso).. . 0.
      13. MILL, D. R. S.. VI Semana Presencial do Veredas - Formação Superior de Professores a Distância. 2004. (Outro).. . 0.
      14. MILL, D. R. S.. V Semana Presencial do Veredas - Formação Superior de Professores a Distância. 2004. (Outro).. . 0.
      15. MILL, D. R. S.. II Simpósio sobre Trabalho e Educação. 2004. (Congresso).. . 0.
      16. MILL, D. R. S.. III Semana Presencial do Veredas - Formação Superior de Professores a Distância. 2003. (Outro).. . 0.
      17. MILL, D. R. S.. IV Semana Presencial do Veredas - Formação Superior de Professores a Distância. 2003. (Outro).. . 0.
      18. MILL, D. R. S.. IX Feira Trabalho e Educação. 2003. (Outro).. . 0.
      19. MILL, D. R. S.. Ciclo de Oficinas do NECT. 2003. (Outro).. . 0.
      20. MILL, D. R. S.. I Semana Presencial do Veredas - Formação Superior de Professores a Distância. 2002. (Outro).. . 0.
      21. MILL, D. R. S.. II Semana Presencial do Veredas - Formação Superior de Professores a Distância. 2002. (Outro).. . 0.
      22. MILL, D. R. S.. I Simpósio Trabalho e Educação. 2001. (Congresso).. . 0.
      23. MILL, D. R. S.. Salão do Debate. 2001. (Outro).. . 0.
      24. MILL, D. R. S.. XIV Encontro Mineiro dos Estudantes de Direito. 1999. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (7)
      • Daniel Ribeiro Silva Mill ⇔ Glauber Lúcio Alves Santiago (4.0)
        1. MILL, D. R. S. ; SANTIAGO, G. L. A.. A educação a distância na literatura científica: uma reflexão sobre temas saturados e silenciados. EaD UFBA em Revista. v. 1, p. 76-90, issn: 0101-0202, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. SANTIAGO, G. L. A.; MILL, Daniel ; OLIVEIRA, A. G. P.. Princípios da mobilidade na educação virtual: primeiras iniciativas de educação móvel na UFSCar. Em: Daniel Mill e Cristiano Maciel. (Org.). EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: Elementos para pensar o ensino-aprendizagem contemporâneo. 1ed.Cuiabá. : EDUFMT. 2013.p. 195-220.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. MILL, Daniel ; SANTIAGO, G. L. A.. PUBLICAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CATEGORIZANDO LIVROS E TEMÁTICAS. Em: III SIED:EnPED - Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, v. 3, p. 1-10, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. MILL, Daniel ; OLIVEIRA, A. G. P. ; SANTIAGO, G. L. A.. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E MOBILIDADE (M-LEARNING): maximinivídeos como materiais didáticos. Em: CHALLENGES-2011: VII Conferência Internacional de TIC na Educação, 2011, Braga. Anais Challenges 2011. Braga: Universidade do Minho, v. 1, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Daniel Ribeiro Silva Mill ⇔ Joice Lee Otsuka (4.0)
        1. MILL, D.R.S. ; OTSUKA, J. L. ; OLIVEIRA, M. R. G. ; Zanotto, M. A. C.. Prática polidocente em ambientes virtuais de aprendizagem: reflexões sobre questões pedagógicas, didáticas e de organização sociotécnica. Em: MACIEL, C. (org.). (Org.). Educação a Distância: ambientes virtuais de aprendizagem em foco. 1ed.Cuiabá. : EdUFMT. 2013.p. 219-259.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. LIMA, V. S. ; OTSUKA, J. L. ; MILL, D.R.S. ; Abreu-e-Lima, D.. Formação docente para a modalidade a distância na UAB-UFSCar: um olhar sobre o professor coordenador de disciplina na polidocência. Em: MILL, D.; RIBEIRO, L.R.C.; OLIVEIRA, M.R.G.. (Org.). Polidocência na Educação a Distância: múltiplos enfoques. 1ed.São Carlos. : EdUFSCar (prelo). 2010.p. 149-172.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. MILL, D. R. S. ; REALI, A. M. M. R. ; ABREU-E-LIMA, D. P. M. ; LIMA, V. S. ; OTSUKA, J.L.. Sobre a Universidade Aberta do Brasil na Universidade Federal de São Carlos (UAB-UFSCar): um relato de experiência de educação a distância. Em: Mill, Daniel; Ribeiro, Luis Roberto de Camargo Ribeiro; Oliveira, Marcia Rozenfeld Gomes de. (Org.). Polidocência na Educação a Distância. 1ed.São Carlos. : EdUFSCar. 2010.v. 1, p. 173-190.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. OLIVEIRA, C. D. ; MILL, D.R.S. ; OTSUKA, J. L.. DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO POR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL E AUDITIVA: Uso/Produção de Tecnologias Assistivas. Em: SIED:EnPED:2014 - Simpósio Internacional de EaD e Encontro de pesquisadores em EaD, 2014, São Carlos. Anais do SIED:EnPED:2014. São Carlos: Grupo Horizonte/SEaD/UFSCar, v. 2, p. 1-6, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Daniel Ribeiro Silva Mill ⇔ Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali (3.0)
        1. MILL, D. (Org.) ; Reali, Aline M. M.R. (Org.). Educação a distância, qualidade e convergências: sujeitos, conhecimentos, práticas e tecnologias. 1a ed. São Carlos: EdUFSCar, 2016. v. 1000, p. 266.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. REALI, ALINE MARIA DE MEDEIROS RODRIGUES; Mill, Daniel (Org.). Educação a Distância e Tecnologias Digitais: reflexões sobre sujeitos, saberes, contextos e processos. 1 ed. São Carlos: EdUFSCar, 2014. p. 330.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. Mill, Daniel ; REALI, ALINE MARIA DE MEDEIROS RODRIGUES. Organização de eventos por meio de tecnologias digitais de informação e comunicação: relato de experiência do SIED:EnPED:2012. Em: Aline M. de m. R. Reali; Daniel Mill. (Org.). Educação a Distância e Tecnologias Digitais: reflexões sobre sujeitos, saberes, contextos e processos. 1ed. : EdUFSCar. 2014.v. 1, p. 305-330.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Daniel Ribeiro Silva Mill ⇔ Denise de Paula Martins de Abreu e Lima (2.0)
        1. MILL, D. R. S. ; REALI, A. M. M. R. ; ABREU-E-LIMA, D. P. M. ; LIMA, V. S. ; OTSUKA, J.L.. Sobre a Universidade Aberta do Brasil na Universidade Federal de São Carlos (UAB-UFSCar): um relato de experiência de educação a distância. Em: Mill, Daniel; Ribeiro, Luis Roberto de Camargo Ribeiro; Oliveira, Marcia Rozenfeld Gomes de. (Org.). Polidocência na Educação a Distância. 1ed.São Carlos. : EdUFSCar. 2010.v. 1, p. 173-190.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. ABREU-E-LIMA, D. P. M.; MILL, D. R. S. ; LIMA, V. S. ; SITNIK, D.. Ambiente de gerenciamento administrativo e pedagógico de cursos a distância: uma proposta para a gestão e acompanhamento de desempenho de tutores e estudantes. Em: V ESUD - Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2008.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Daniel Ribeiro Silva Mill ⇔ Maria Iolanda Monteiro (2.0)
        1. UEHARA, F. M. ; Monteiro, M. I. ; MILL, D. R. S. ; FISCARELLI, S. H.. O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO. v. 12, p. 1539-1553, issn: 1982-5587, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. LOPES, ANA HELENA R. G. P. ; Monteiro, Maria Iolanda ; MILL, DANIEL R. S.. Tecnologias Digitais no contexto escolar: Um estudo bibliométrico sobre seus usos, suas potencialidades e fragilidades. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos). v. 8, p. 30-43, issn: 1982-7199, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Daniel Ribeiro Silva Mill ⇔ Fabiana Marini Braga (1.0)
        1. RIBEIRO. L.R.C ; OLIVEIRA, M.R.G ; BRAGA, Fabiana Marini ; MILL. Daniel. Estágio Supervisionado em Pedagogia a Distância: experiências e reflexões sobre um curso de formação de professores-supervisores de estágio (PRELO). Em: Eucídio Pimenta Arruda. (Org.). Educação a distância no Brasil : a pedagogia em foco. 1eded.Uberlândia. : EdUFU. 2012.v. 01, p. 65-80.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Daniel Ribeiro Silva Mill ⇔ Joao dos Reis Silva Junior (1.0)
        1. SILVA JR, João dos Reis; MARTINS, T. B.. Expansão do Ensino Superior: trabalho docente na Universidade Aberta do Brasil. Em: Maria de Loudes Pinto de Almeida; Afrânio Mendes Catani. (Org.). Educação Superior na América Latina: políticas, impasses e impossibilidades. 1ed.Campinas, SP. : Pearson Education do Brasil. 2012.v. 1, p. 239-266.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 24/11/2017 12:06:49