Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Glauber Lucio Alves Santiago

Possui graduação em Bacharelado Em Direito pela Faculdade de Direito de São Carlos (1997), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2002) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Composição Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: educação musical e educação a distância, educação musical, composição musical, música e tecnologia e educação a distância. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9385173410103898 (04/04/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 1998-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Artes. Rod. Washington Luís, Km 235 Monjolinho 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518111 Ramal: 9132 URL da Homepage: http://www.ufscar.br/~glauber
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Artes
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2014-Atual. Analise da relacao entre sujeitos e conhecimento na Sociedade Grafocentrica Digital
      Descrição: Considerando uma visão mais ecológica de compreender a relação fundamental entre os fenômenos sócio-técnicos, entre si e com sujeitos, em sua interação com conhecimento e a formação do cidadão, propomos aqui estudar as transformações que a emergência das Sociedades Grafocêntricas Digitais tem promovido. O estágio de desenvolvimento tecnológico que estamos experienciando, atualmente, trouxe consigo novas possibilidades de experimentar os tempos e espaços; trouxe-nos inéditas maneiras de comunicação ou interação entre sujeitos, novas formas de nos relacionarmos com o conhecimento, seja em termos de formação ou acesso/assimilação do conhecimento. Nesse contexto, propomos esta investigação, que tem como objetivo analisar transformações nas práticas de formação e de acesso ao conhecimento após emergência da sociedade grafocêntrica digital, com atenção especial às suas influências sobre a instituição escolar. A pesquisa considera três aspectos: a) a emergência da Sociedade Grafocêntrica Digital (tecnologias digitais como meio de convivência e formação); b) a relação entre comunicação, linguagem e tecnologia na construção do conhecimento em novos cenários digitais; e c) a dinâmica da Educação a Distância em sua convergência com a Educação Presencial.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (2) . Integrantes: Glauber Lúcio Alves Santiago - Integrante / Joice Lee Otsuka - Integrante / Denise de Paula Martins de Abreu-e-Lima - Integrante / Márcia Rozenfeld Gomes de Oliveira - Integrante / Daniel Ribeiro Silva Mill - Coordenador / Gláucia Maria dos Santos Jorge - Integrante.
      Membro: Glauber Lucio Alves Santiago.
      Descrição: Considerando uma visão mais ecológica de compreender a relação fundamental entre os fenômenos sócio-técnicos, entre si e com sujeitos, em sua interação com conhecimento e a formação do cidadão, propomos aqui estudar as transformações que a emergência das Sociedades Grafocêntricas Digitais tem promovido. O estágio de desenvolvimento tecnológico que estamos experienciando, atualmente, trouxe consigo novas possibilidades de experimentar os tempos e espaços; trouxe-nos inéditas maneiras de comunicação ou interação entre sujeitos, novas formas de nos relacionarmos com o conhecimento, seja em termos de formação ou acesso/assimilação do conhecimento. Nesse contexto, propomos esta investigação, que tem como objetivo analisar transformações nas práticas de formação e de acesso ao conhecimento após emergência da sociedade grafocêntrica digital, com atenção especial às suas influências sobre a instituição escolar. A pesquisa considera três aspectos: a) a emergência da Sociedade Grafocêntrica Digital (tecnologias digitais como meio de convivência e formação); b) a relação entre comunicação, linguagem e tecnologia na construção do conhecimento em novos cenários digitais; e c) a dinâmica da Educação a Distância em sua convergência com a Educação Presencial... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Denise de Paula Martins de Abreu e Lima - Integrante / Daniel Ribeiro Silva Mill - Coordenador / Glauber Lucio Alves Santiago - Integrante / Joice Lee Otsuka - Integrante / Marcia Rozenfeld Gomes de Oliveira - Integrante / Gláucia Maria dos Santos Jorge - Integrante.
      Membro: Denise de Paula Martins de Abreu e Lima.
      Descrição: Considerando uma visão mais ecológica de compreender a relação fundamental entre os fenômenos sócio-técnicos, entre si e com sujeitos, em sua interação com conhecimento e a formação do cidadão, propomos aqui estudar as transformações que a emergência das Sociedades Grafocêntricas Digitais tem promovido. O estágio de desenvolvimento tecnológico que estamos experienciando, atualmente, trouxe consigo novas possibilidades de experimentar os tempos e espaços; trouxe-nos inéditas maneiras de comunicação ou interação entre sujeitos, novas formas de nos relacionarmos com o conhecimento, seja em termos de formação ou acesso/assimilação do conhecimento. Nesse contexto, propomos esta investigação, que tem como objetivo analisar transformações nas práticas de formação e de acesso ao conhecimento após emergência da sociedade grafocêntrica digital, com atenção especial às suas influências sobre a instituição escolar. A pesquisa considera três aspectos: a) a emergência da Sociedade Grafocêntrica Digital (tecnologias digitais como meio de convivência e formação); b) a relação entre comunicação, linguagem e tecnologia na construção do conhecimento em novos cenários digitais; e c) a dinâmica da Educação a Distância em sua convergência com a Educação Presencial.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (2) . Integrantes: Daniel Ribeiro Silva Mill - Coordenador / Gláucia Maria dos Santos Jorge - Integrante / Glauber Lúcio Alves Santiago - Integrante / Joice Lee Otsuka - Integrante. Número de orientações: 4
      Membro: Daniel Ribeiro Silva Mill.
    2. 2006-2014. Estudo das implicacoes da implementacao do curso de Licenciatura em Educacao Musical pela modalidade EaD (UAB/UFSCar) sobre a educacao basica
      Descrição: A Educação a distância ganhou um novo impulso nos últimos anos principalmente com o desenvolvimento das tecnologias da informação e com o barateamento dos custos operacionais das produções de áudio, vídeo e multimídia com a digitalização dos processos e equipamentos. Estudar este ?novo? momento da EaD em cursos de graduação é algo urgente, devido à acentuada proliferação destes cursos em nosso país. A UFSCar implantou 5 cursos nesta modalidade e um deles é o Curso de Licenciatura em Educação Musical, que, por suas características, necessita de um aporte de recursos audiovisuais (multimídia, áudio, vídeo e internet) bastante expressivo. Neste projeto de pesquisa este curso da UFSCar será utilizado como objeto de estudo no qual será monitorada a sua eficácia no ensino por meio dos recursos audiovisuais utilizados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Glauber Lúcio Alves Santiago - Coordenador. Financiador(es): Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 12
      Membro: Glauber Lucio Alves Santiago.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (8)
    1. 1º lugar na edição de 2016 do Prêmio Unirede com Musikinésia de Fonseca, L. F. Fonseca; Otsuka, J.; Bordini, R. A.; Beber, D.; Nunes, A. P. A.; Santiago, D. L.; Freitas, P. A. G. de; e Santiago, G., Prêmio Unirede - CIESUD - ESUD.. 2016.
      Membro: Glauber Lúcio Alves Santiago.
    2. I Concurso Nacional de Composição para Bandas - NÍVEL 1 - Colocação: 2º Lugar (com a obra: Game by Game), Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos" de Tatuí - AACT.. 2014.
      Membro: Glauber Lúcio Alves Santiago.
    3. I Concurso Nacional de Composição para Bandas - NÍVEL 1 - Menção honrosa (com a obra: Em Quatro, Em Três E Em Dois), Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos" de Tatuí - AACT.. 2014.
      Membro: Glauber Lúcio Alves Santiago.
    4. I Concurso Nacional de Composição para Bandas - NÍVEL 2 - Colocação: 1º Lugar (com a obra: O Ribeiro de Tanger), Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos" de Tatuí - AACT.. 2014.
      Membro: Glauber Lúcio Alves Santiago.
    5. I Concurso Nacional de Composição para Bandas - NÍVEL 5 - Colocação: 1º Lugar (com a obra: Quartas em Campanha), Conservatório Dramático e Musical.. 2014.
      Membro: Glauber Lúcio Alves Santiago.
    6. I Concurso Nacional de Composição para Bandas - NÍVEL 6 - Colocação: 1º Lugar (com a obra: Sonhos de Genevieve), Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos" de Tatuí - AACT.. 2014.
      Membro: Glauber Lúcio Alves Santiago.
    7. Segundo lugar no Concurso Nacional de Composição Camargo Guarnieri com a peça "Vultus est index Animi", Fundação Camargo Guarnieri - Oesquestra Sinfônica da USP.. 2005.
      Membro: Glauber Lúcio Alves Santiago.
    8. Moção de Congratulação a UFSCar a aos Profs Glauber Santiago e Ilza Joly pela instalação do Curso de Licenciatura em Música, Câmera Municipal de São Carlos.. 2003.
      Membro: Glauber Lúcio Alves Santiago.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (39)
    1. III SIED:EnPED - Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância.PUBLICAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: categorizando livros e temáticas. 2016. (Simpósio).
    2. III SIED:EnPED - Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância.Convergências, flexibilidade e Educação na cibercultura. 2016. (Simpósio).
    3. SIED-EnPED - 2014.1 RECURSOS TECNOLOGICOS PARA O ALUNO DE EDUCAÇÃO MUSICAL COM BAIXA VISÃO. 2014. (Simpósio).
    4. SIED-EnPED - 2014.1 O uso do HTML 5 no desenvolvimento de aplicações Web como material de apoio no ensino de Educação Musical. 2014. (Simpósio).
    5. XIX Conferência Internacional sobre Informática na Educação. Avaliação do protótipo de um game educacional de Música. 2014. (Congresso).
    6. II simpósio Estadual de Educação Superior Virtual.Inovação das práticas pedagógicas com as técnicas digitais em EaD. 2013. (Simpósio).
    7. 18º CIAED - Congresso Internacional da ABED de Educação a Distância. Uso de recursos tecnológicos para ensino de música: uma proposta de formação continuada em EaD. 2012. (Congresso).
    8. SIED-EnPED - 2012.GESTÃO DE NOTAS E FREQUÊNCIA NO CURSO DE EDUCAÇÃO MUSICAL A DISTÂNCIA DA UFSCAR. 2012. (Simpósio).
    9. Tecnologias na Educação e Redes de Aprendizagem colaborativa: Cenários e perspectivas. 2012. (Outra).
    10. 17º CIAED - Congresso Internacional da ABED. Mesa-Redonda: Mobile Learning e a EAD. 2011. (Congresso).
    11. 17º CIAED - Congresso Internacional da ABED. Mesa-Redonda: Construindo um curso a distância de educação musical: a experiência da UAB - UFSCar. 2011. (Congresso).
    12. Challenges - VII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Educação a distância e mobilidade (m-learning): Maximinivideos como materiais didáticos. 2011. (Congresso).
    13. Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção da UFSCar.Música e engenharia de produção: Experiências em duas pesquisas de pós-graduação.. 2011. (Seminário).
    14. VII ESUD 2010 - Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Educação musical na modalidade a distância: o que pensam os alunos ingressantes e quais suas expectativas. 2010. (Congresso).
    15. 15o Congresso Internacional da ABED - CIAED. Educação a distância e mobilidade: Primeiras ações na UAB - UFSCar. 2009. (Congresso).
    16. I Encontro de Alunos e Tutores do Curso de Educação Musical da UFSCar.Mesa redonda: Educação Musical na UFSCar Caminhos e Perspectivas. 2009. (Encontro).
    17. I Encontro Internacional do Sistema Universidade Aberta do Brasil - de 23 a 25 de novembro de 2009. 2009. (Encontro).
    18. II Encontro de Educação Musical do Instituto de Artes da UNICAMP.O diálogo entre ensino, pesquisa e extensão na realidade dos cursos de licenciatura em Música. 2009. (Encontro).
    19. Primeiro Encontro de Alunos e Tutores do Curso de Educação Musical da UAB-UFSCar.Mesa Redonda - Educação Musical na UAB-UFSCar: Caminhos e Perspectivas. 2009. (Encontro).
    20. XVIII Congresso da Associação Brasileira de Educação Musical / 15˚ Simpósio Paranaense de Educação Musical. Curso Básico de Percepção e Leitura Musica a distâncial: uma proposta de implementação. 2009. (Congresso).
    21. XVIII Congresso da Associação Brasileira de Educação Musical / 15˚ Simpósio Paranaense de Educação Musical. Educação a distância: Licenciaturas em implantação e o compromisso com a Educação Básica. 2009. (Congresso).
    22. II Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar.Curso de Licenciatura em Educação Musical. 2008. (Seminário).
    23. Metodologia de ensino e aprendizagem a distância para EaD.Metodologia de ensino e aprendizagem a distância para EaD - Educação musical. 2008. (Seminário).
    24. XVI Congresso de Iniciação Científica. A metodologia docente na disciplina de percepção musical em ambiente virtual de aprendizagem. 2008. (Congresso).
    25. XVII Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM).A metodologia docente na disciplina de percepção musical em ambiente virtual de aprendizagem. 2008. (Encontro).
    26. Congresso Regional da International Society for Music Education na América Latina (ISME) 2007 e XVI Encontro Anual da ABEM. O equilíbrio entre o presencial e o virtual etc. 2007. (Congresso).
    27. I Congresso Nacional de Educação Musical. Tecnologias para a obtenção de feedbacks de alunos de música E Curso pré-vestibular para a prova de aptidão em música. 2007. (Congresso).
    28. I Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar: Currículo, Prática Docente e Avaliação.Educação Musical na UFSCar: Construção do conhecimento a partir do saber de experiência prática. 2007. (Seminário).
    29. VIII Encontro Internacional Virtual Educa Brasil.Tecnologias para obtenção de feedbacks de alunos de música. 2007. (Encontro).
    30. II Encontro de Mídia universitária - Trama Universitário. 2005. (Encontro).
    31. IV Encontro de Extensão da UFSCar: Compromisso Social e Conhecimento.Prática de orquestra - ACIEPE. 2003. (Encontro).
    32. IV Encontro de Extensão da UFSCar: Compromisso Social e Conhecimento.Musicalização - ACIEPE. 2003. (Encontro).
    33. IV Encontro de Extensão da UFSCar: Compromisso Social e Conhecimento.Educação musical na UFSCar: a extansão na construção de um projeto de graduação. 2003. (Encontro).
    34. XI Encontro Anual da ABEM.Pesquisa e Formação em Educação Musical. 2002. (Encontro).
    35. III Encontro de Extensão da UFSCar: Integração entre Universidade e Sociedade.Orquestras da UFSCar. 2001. (Encontro).
    36. IV Simpósio de Musicologia Latino-Americana.Orquestra Infantil e Orquestra Experimental da UFSCar: uma proposta para desenvolvimento de conjuntos instrumentais etc. 2000. (Simpósio).
    37. II Encontro de Extensão da UFSCar: A Face Cidadã da Universidade.Orquestra Experimental da UFSC. 1999. (Encontro).
    38. II Encontro de Extensão da UFSCar: A Face Cidadã da Universidade.Orquestra Infantil da Universidade Federal de São Carlos. 1999. (Encontro).
    39. III Congresso AES (Audio Engineering Society) - O som do Novo Milênio. 1999. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. MILL, Daniel ; SANTIAGO, G. L. A. ; et. al.. III SIED:EnPED - Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. 2016. Congresso
    2. MILL, Daniel ; SANTIAGO, G. L. A. ; et. al.. II SIED:EnPED - Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. 2014. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (3)
    • Glauber Lúcio Alves Santiago ⇔ Delano Medeiros Beder (5.0)
      1. BORDINI, ROGERIO AUGUSTO ; OTSUKA, JOICE LEE ; BEDER, Delano Medeiros ; FONSECA, LUCAS FERREIRA ; FREITAS, PABLO AUGUSTO GONCALVES DE ; NUNES, ANTONIO AVANZI ; SANTIAGO, DANIEL LOPES ; SANTIAGO, GLAUBER LUCIO ALVES ; OLIVEIRA, MARCIA ROZENFELD GOMES DE. Musikinésia -- An Educational Adventure Game for Keyboard Learning. Em: 2015 IEEE 15th International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT), p. 142-146, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. BORDINI, ROGÉRIO AUGUSTO ; OTSUKA, JOICE ; BEDER, DELANO ; FONSECA, LUCAS FERREIRA ; FREITAS, PABLO AUGUSTO GONÇALVES DE ; NUNES, ANTÔNIO PEDRO AVANZI ; SANTIAGO, DANIEL LOPES ; SANTIAGO, GLAUBER. Musikinésia: Jogo Eletrônico para o Aprendizado de Teclado Musical. Em: XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 647-646, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. BORDINI, R. A. ; FREITAS, P. A. G. ; FONSECA, L. F. ; SANTIAGO, D. L. ; NUNES, A. P. A. ; OTSUKA, J. L. ; BEDER, D. M. ; SANTIAGO, G. L. A. ; OLIVEIRA, M. R. G.. Musikinésia: Uma Aventura Musical Educativa. Em: II Simpósio Internacional de Educação a Distância (SIED:ENPED 2014), 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. BORDINI, R. A. ; OTSUKA, J. L. ; BEDER, D. M. ; FONSECA, L. F. ; FREITAS, P. A. G. ; NUNES, A. P. A. ; SANTIAGO, D. L. ; SANTIAGO, G. L. A. ; OLIVEIRA, M. R. G.. Processo de Design de um jogo eletrônico para o aprendizado de Teclado Musical. Em: XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGAMES 2014), p. 139-147, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. BORDINI, R. A. ; OTSUKA, J. L. ; BEDER, D. M. ; FONSECA, L. F. ; FREITAS, P. A. G. ; NUNES, A. P. A. ; SANTIAGO, D. L. ; SANTIAGO, G. L. A. ; OLIVEIRA, M. R. G.. Avaliação do protótipo de um game educacional de Música. Em: XIX Conferência Internacional sobre Informática na Educação (TISE2014)., v. 10, p. 327-338, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Glauber Lúcio Alves Santiago ⇔ Joice Lee Otsuka (5.0)
      1. BORDINI, ROGERIO AUGUSTO ; OTSUKA, JOICE LEE ; BEDER, Delano Medeiros ; FONSECA, LUCAS FERREIRA ; FREITAS, PABLO AUGUSTO GONCALVES DE ; NUNES, ANTONIO AVANZI ; SANTIAGO, DANIEL LOPES ; SANTIAGO, GLAUBER LUCIO ALVES ; OLIVEIRA, MARCIA ROZENFELD GOMES DE. Musikinésia -- An Educational Adventure Game for Keyboard Learning. Em: 2015 IEEE 15th International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT), p. 142-146, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. BORDINI, ROGÉRIO AUGUSTO ; OTSUKA, JOICE ; BEDER, DELANO ; FONSECA, LUCAS FERREIRA ; FREITAS, PABLO AUGUSTO GONÇALVES DE ; NUNES, ANTÔNIO PEDRO AVANZI ; SANTIAGO, DANIEL LOPES ; SANTIAGO, GLAUBER. Musikinésia: Jogo Eletrônico para o Aprendizado de Teclado Musical. Em: XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 647-646, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. BORDINI, R. A. ; FREITAS, P. A. G. ; FONSECA, L. F. ; SANTIAGO, D. L. ; NUNES, A. P. A. ; OTSUKA, J. L. ; BEDER, D. M. ; SANTIAGO, G. L. A. ; OLIVEIRA, M. R. G.. Musikinésia: Uma Aventura Musical Educativa. Em: II Simpósio Internacional de Educação a Distância (SIED:ENPED 2014), 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. BORDINI, R. A. ; OTSUKA, J. L. ; BEDER, D. M. ; FONSECA, L. F. ; FREITAS, P. A. G. ; NUNES, A. P. A. ; SANTIAGO, D. L. ; SANTIAGO, G. L. A. ; OLIVEIRA, M. R. G.. Processo de Design de um jogo eletrônico para o aprendizado de Teclado Musical. Em: XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGAMES 2014), p. 139-147, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. BORDINI, R. A. ; OTSUKA, J. L. ; BEDER, D. M. ; FONSECA, L. F. ; FREITAS, P. A. G. ; NUNES, A. P. A. ; SANTIAGO, D. L. ; SANTIAGO, G. L. A. ; OLIVEIRA, M. R. G.. Avaliação do protótipo de um game educacional de Música. Em: XIX Conferência Internacional sobre Informática na Educação (TISE2014)., v. 10, p. 327-338, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Glauber Lúcio Alves Santiago ⇔ Daniel Ribeiro Silva Mill (4.0)
      1. MILL, D. R. S. ; SANTIAGO, G. L. A.. A educação a distância na literatura científica: uma reflexão sobre temas saturados e silenciados. EaD UFBA em Revista. v. 1, p. 76-90, issn: 0101-0202, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. SANTIAGO, G. L. A.; MILL, Daniel ; OLIVEIRA, A. G. P.. Princípios da mobilidade na educação virtual: primeiras iniciativas de educação móvel na UFSCar. Em: Daniel Mill e Cristiano Maciel. (Org.). EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: Elementos para pensar o ensino-aprendizagem contemporâneo. 1ed.Cuiabá. : EDUFMT. 2013.p. 195-220.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. MILL, Daniel ; SANTIAGO, G. L. A.. PUBLICAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CATEGORIZANDO LIVROS E TEMÁTICAS. Em: III SIED:EnPED - Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, v. 3, p. 1-10, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. MILL, Daniel ; OLIVEIRA, A. G. P. ; SANTIAGO, G. L. A.. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E MOBILIDADE (M-LEARNING): maximinivídeos como materiais didáticos. Em: CHALLENGES-2011: VII Conferência Internacional de TIC na Educação, 2011, Braga. Anais Challenges 2011. Braga: Universidade do Minho, v. 1, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 24/11/2017 12:06:51